domingo, 17 de janeiro de 2021

Escrito por em 17.1.21 com 3 comentários

Jolin Tsai

Por volta de 2005, eu li no jornal uma reportagem sobre as cantoras chinesas que estavam fazendo sucesso no exterior. Na época, eu ainda me interessava por descobrir cantores novos, e meu principal método era baixar músicas no Kazaa. Decidi procurar pelas músicas das cantoras que estavam na reportagem, mas só encontrei de uma, Jolin Tsai. Achei um total de 19 músicas, baixei, ouvi bastante, mas depois, visto que não tinha como encontrar mais, nem saber quantas ela já tinha lançado ao todo, acabei largando pra lá. De tanto que ouvi, entretanto, essas músicas acabaram entrando pro meu jukebox mental (como diz um amigo meu), e de vez em quando eu me vejo cantarolando uma delas.

Pois bem, no final do ano passado, fiz aqui um post sobre MakSim, cantora russa que eu descobri sem querer e da qual gosto muito. Depois de colocá-lo no ar, fiquei com uma música na cabeça - que depois percebi que não era dela, e sim da Jolin, o que me deu vontade de tentar descobrir o que ela estaria fazendo da vida. Graças ao advento da Wikipédia, eu descobri que Jolin ainda canta, já tendo lançado 14 álbuns, e, graças ao Amazon Music, pude não somente ouvir um monte de músicas novas dela sem recorrer à pirataria, como também descobrir que as que eu tinha faziam parte de seis álbuns diferentes. Após mais de uma semana ouvindo Jolin, é claro que eu iria ficar com vontade de escrever um post sobre ela - inclusive me surpreendi que encontrei as informações necessárias, diferentemente do que ocorre, por exemplo, com Nina Persson, sobre a qual eu quero escrever há anos, mas não consigo descobrir quase nada sobre ela. Enfim, sem mais delongas, hoje é dia de Jolin Tsai no átomo!


Jolin nasceu Cai Yi-Ling, em Hsinchuang, Taiwan, em 15 de setembro de 1980. Seu pai, Cai Chu-Chen, é chinês da etnia Han, tendo imigrado para Taiwan pouco depois da Revolução Comunista, e sua mãe, Huang Chun-Mei, é descendente dos Papora, o povo indígena de Taiwan. Desde criança, Jolin foi considerada uma menina prodígio, com suas notas estando sempre dentre as três mais altas de sua turma, e ganhando várias medalhas em competições de atletismo, com sua prova preferida sendo a dos 200 m. Aos 15 anos, uma fratura no tornozelo fez com que ela tivesse de abandonar as competições, e Jolin, que sempre gostou de cantar, decidiu trocar os esportes pela música. No ano seguinte, ela faria sua estreia nos palcos, cantando Zombie, dos Cranberries, na cerimônia de boas-vindas aos novos alunos da escola; seus professores de música viram que ela tinha grande potencial, e a inscreveram em um festival escolar, no qual ela cantou The Rose, de Bette Midler, sendo ovacionada pela plateia.

Em 1998, buscando conseguir uma bolsa de estudos para a universidade através da música, Jolin se inscreveria em uma competição de jovens talentos promovida pela Mtv de Taiwan. Ela planejava apenas conseguir créditos extracurriculares, mas foi avançando cada vez mais, até que, na final, após cantar Greatest Love of All, de Whitney Houston, foi aclamada vencedora com notas máximas de todos os jurados. Dentre os prêmios que ganhou estava um contrato com a Universal Music Taiwan; mesmo com essa oportunidade, ela decidiria seguir com seus planos de fazer um curso universitário, cursando literatura inglesa na Universidade Católica de Fu Jen.

É importante fazer aqui uma pausa para explicar que "Jolin Tsai" não é exatamente um nome artístico. Quando palavras e nomes em chinês são escritas com o nosso alfabeto, é preciso realizar um processo chamado transliteração, que atribui a cada ideograma um "valor", uma forma de escrever aquele ideograma que se aproxime de sua pronúncia. Existem vários sistemas diferentes de transliteração do chinês, e, na maioria deles, a letra C tem som de TS; além disso, em chinês, a ordem dos nomes é invertida em relação ao que estamos acostumados, com o sobrenome vindo primeiro, e o nome escolhido pelos pais vindo depois. Jolin Tsai, em outras palavras, é apenas outra forma de se escrever Cai Yi-Ling, cuja pronúncia seria semelhante a "Tsai Djã-Linh".

O primeiro single de Jolin, He Shijie Zuo Linju ("vivendo nesse mundo"), seria lançado em julho de 1999, quando ela tinha apenas 18 anos. A música logo se tornaria uma das mais tocadas nas rádios de Taipé, capital de Taiwan, e, pouco após seu lançamento, ela já estaria no estúdio para gravar seu primeiro álbum, 1019, lançado em setembro de 1999. Impulsionado pelo sucesso do single, o álbum venderia 400 mil cópias somente em Taiwan, número absurdamente expressivo para uma artista nova; a imprensa local apelidaria Jolin de "a encantadora de adolescentes", devido à avidez com que cada vez mais jovens procuravam o álbum para comprar e ligavam para as rádios pedindo para que elas tocassem suas músicas. As músicas de trabalho de 1019 foram Wo Zhi Dao Ni Hen Nan Guo ("eu sei que você está triste"), que entraria para o Top 100 dos singles mais vendidos do ano, chegando à trigésima posição; e Guai Wo Tai Nian Qing ("culpe a minha idade"), que se tornaria uma espécie de hino adolescente na virada do ano 2000.

O enorme sucesso do álbum fez com que a Universal colocasse Jolin em turnê para promovê-lo o mais rápido possível, com uma agenda de seis shows por todo o país, a maioria deles contando com lotação máxima; um desses shows, realizado em 4 de dezembro de 1999 no clube Nankang 101, em Taipé, foi gravado e lançado como um álbum ao vivo, chamado 1019 Wo Keyi Yanchang Hui (algo como "eu sei cantar", lançado como 1019 I Can Concert no mercado internacional); para testar as águas, a Universal decidiria lançar esse álbum também na China, mas ele não foi muito bem sucedido em nenhum dos dois países.

A Universal continuava acreditando no potencial internacional da moça, porém, e, assim que ela terminou a turnê, já estava no estúdio para gravar seu segundo álbum, Don't Stop, que seria lançado em Taiwan, China, Hong Kong e Macau em 26 de abril de 2000. Além da faixa-título, o álbum teria outras três músicas de trabalho, Ni Kuaile Ma ("você está feliz?"), Shenme Yang de Ai ("que tipo de amor") e You Gotta Know, além de um cover de Sugar Sugar, da banda The Archies. Don't Stop, a música, entraria para o Top 100 dos singles mais vendidos do ano, chegando à 14a posição, e o álbum venderia 450 mil cópias, sendo até hoje seu álbum de maior vendagem em Taiwan. Mas o mais importante é que o álbum também venderia bem na China, com suas quatro músicas de trabalho dominando as paradas de sucessos chinesas ao longo do ano 2000, o que ajudaria a consolidar Jolin como uma artista de sucesso internacional.

Para não perder tempo, a Universal mandou Jolin de volta ao estúdio o mais rápido possível, para que seu terceiro álbum, Show Your Love, fosse lançado ainda em 2000 - em dezembro, para ser mais exato - mais uma vez em Taiwan, China, Hong Kong e Macau. Além da faixa-título, as músicas de trabalho foram Ni Hai Ai Wo Ma ("você ainda me ama?"), que chegaria à trigésima posição do Top 100, Gudan De Ren Zong Shuo Wusuowei ("me apaixonei por uma rua"), que ganharia um Mtv Video Music Award de Melhor Videoclipe Estrangeiro, e She Bu De ("relutante"). O álbum seria elogiado por trazer letras mais maduras e por Jolin ter aperfeiçoado suas técnicas vocais, mas muitos cantores taiwaneses criticariam o fato de ele ter sido gravado às pressas apenas para aproveitar o sucesso de Don't Stop; Sandee Chan, uma das mais famosas cantoras de Taiwan, em entrevista, elogiaria a voz de Jolin, mas completaria dizendo que "ter uma boa voz não é garantia de um bom álbum".

Show Your Love faria tanto sucesso na China que chamaria atenção para Jolin em outros países; isso renderia não somente a já citada premiação no Mtv Video Music Award de Melhor Videoclipe Estrangeiro (da Mtv dos EUA, vale frisar), mas também um convite para cantar sua faixa-título no festival Asia Super Live, realizado em Tóquio, Japão, em 10 de março de 2001, e televisionado ao vivo pela TV Fuji. A turnê de Show Your Love contaria com nove shows em Taiwan, com um deles, realizado no estádio de beisebol de Hsinchuang, cidade natal de Jolin, em 25 de fevereiro de 2001, sendo gravado e lançado em Taiwan e na China como um álbum duplo chamado Show Your Love Concert. Em junho de 2001, Jolin teria mais uma prova de sua popularidade internacional ao ser convidada pela Disney para gravar a versão em mandarim da canção Where the Dream Takes You, do filme Atlantis: O Reino Perdido.

Após retornar da turnê de Show Your Love, Jolin começaria a gravação de seu quarto álbum, Lucky Number, que seria lançado em julho de 2001. Mais uma vez ela chamaria atenção pela maturidade, com os críticos dizendo que nem parecia se tratar de uma cantora de apenas 20 anos, e o álbum seria elogiado também por Jolin tentar diversificar seu estilo, ao invés de investir mais uma vez na fórmula dos três anteriores. Apesar disso, ele não faria sucesso junto ao público, vendendo apenas 150 mil cópias em Taiwan; suas músicas de trabalho seriam a faixa-título, Ni Zenme Lian Hua Dou Shuo Bu Qingchu ("por que você não consegue falar claramente?") e Ruguo Buxiang Yao ("se você não quiser"), com essa última sendo considerada a mais bem sucedida, ao entrar para o Top 100 na posição 94. Lucky Number também traria a segunda cover gravada por Jolin, Bridge Over Troubled Water, de Simon & Garfunkel.

Jolin atribuiria o insucesso do álbum à Universal, que parecia estar muito afoita para lucrar com ela, lançando um álbum após o outro, e à firma que atuava como sua empresária, a D Sound, com a qual já estava insatisfeita desde o lançamento de Show Your Love. O pai de Jolin chegaria a processar a D Sound, alegando "termos inapropriados" em seu contrato; para rompê-lo e ficar livre da agência, Jolin aceitaria pagar 9 milhões de dólares novos taiwaneses. Aproveitando que havia se livrado dos empresários, ela decidiria negociar também o fim de seu contrato com a Universal, que ainda valeria até 2004; a gravadora permitiria que ela saísse com duas condições: que não lançasse um álbum novo em 2002, e que a Universal ainda pudesse lançar quatro outros álbuns dela com o material que já tinha. Dois desses álbuns seriam Together, coletânea lançada em novembro de 2001, com as principais faixas dos quatro álbuns lançados pela Universal, e Dian Yin Wu Dao Guan ("o ginásio da dança eletrônica", lançado internacionalmente como Dance Collection), que trazia remixes das faixas mais "dançantes" desses quatro álbuns; ambos foram lançados, além de em Taiwan e na China, em vários países asiáticos, incluindo Malásia, Cingapura, Filipinas e Vietnã, numa tentativa da Universal de ganhar uns trocados extras, mas nenhum dos dois foi especialmente bem sucedido.

Enquanto estava impedida de lançar um novo álbum, Jolin teria uma breve carreira de atriz, fazendo participações de um episódio cada nas séries da TV taiwanesas Qingchun 6 Renxing ("seis jovens amigas"), Lai Wojia Ba ("venha à minha casa") e Toutu Ai Shang Ni ("me apaixonando secretamente por você"). Em julho de 2002, ela assinaria contrato com a Sony Music Taiwan, e, pouco depois, apareceria com visual renovado, cabelos cortados e tingidos, como se quisesse deixar para trás a imagem de princesinha do pop que a Universal fazia questão de construir.

O primeiro single de Jolin pela Sony seria Qi Shi Jing Shen ("o espírito do cavaleiro"), um dueto com o rapper Jay Chou, lançado em agosto de 2002, e que seria incluída em seu quinto álbum, Magic, lançado em março de 2003. Esperadíssimo e lançado em quase toda a Ásia (à exceção do Oriente Médio e de alguns países como Irã e Paquistão), o álbum fez um grande sucesso, vendendo mais de 1,5 milhão de cópias, sendo 360 mil em Taiwan, o que fez com que ela se tornasse a cantora mais vendida do país naquele ano. Além de Qi Shi Jing Shen, as músicas de trabalho seriam Kan Wo 72 Bian ("veja minhas 72 mudanças"), que alcançou a posição 24 no Top 100, Shuo Ai Ni ("diga que me ama"), Jia Mian De Gao Bai ("confissões falsas"), Prague Square e Zuo Yi Tian De Ni ("sendo você por um dia"). Magic renderia a Jolin suas duas primeiras indicações ao Golden Melody Awards, a principal premiação da música asiática, nas categorias Melhor Álbum Pop Vocal e Melhor Cantora em Mandarim, além de uma indicação ao prêmio de Melhor Artista do Ano da Mtv de Taiwan.

2003 seria um ano muito atarefado para Jolin: quase que simultaneamente ao lançamento de Magic, a Universal decidiria lançar mais uma coletânea das principais canções de seus quatro primeiros álbuns, chamada The Age of Innocence. Ela também voltaria à carreira de atriz, protagonizando a série Hai Shangban Nulang ("oi, garota trabalhadora"), de 23 episódios, que gerou críticas divididas e teve audiência considerada "satisfatória". Em agosto, Jolin gravaria Wo Hen Pa Hei ("tenho medo do escuro"), que estaria na trilha sonora da comédia romântica Shiyi Jie Nuwang ("rainha da amnésia", lançado internacionalmente como Why Me, Sweetie?!), produzida em Hong Kong, e, em outubro, ela gravaria outra música, Marage, dessa vez para a trilha do filme chinês de aventura Guerreiros do Céu e da Terra. Ainda em 2003, ela ajudaria Madonna a traduzir para o chinês seu livro infantil The English Roses; as duas cantoras se tornariam amigas, e Jolin traduziria outros cinco livros de Madonna nos anos seguintes - como curiosidade, alguns anos mais tarde, Jolin ganharia da imprensa o apelido de "Madonna asiática", devido a seu grande sucesso na Ásia e à grandiosidade de seus shows. Finalmente, 2003 seria o ano em que Jolin se formaria na universidade, sendo considerada a melhor aluna da turma, mesmo tendo que conciliar seus estudos com sua carreira.

O sexto álbum de Jolin, Castle, seria lançado em fevereiro de 2004, vendendo 2 milhões de cópias na Ásia, sendo 300 mil em Taiwan, tornando-a mais uma vez a cantora mais vendida do país. Sua primeira música de trabalho, Jiu Shi Ai ("é amor"), seria a mais bem sucedida de sua carreira até então, alcançando oitavo lugar no Top 100; a segunda, Ai Qing 36 Li ("36 estratégias do amor"), chegaria à posição 78, e se tornaria um grande hit na China. O álbum teria nada menos que cinco outras músicas de trabalho, para um total de sete: Love Love Love, Ning Meng Cao De Wei Dao ("o cheiro do capim-limão"), Di Yi You Xian ("prioridades"), Dao Dai ("regressando") e Pirates, cujo clipe seria indicado ao prêmio de melhor do ano no Video Music Awards da Mtv japonesa - falando nisso, Castle renderia a Jolin sua segunda indicação ao prêmio de Melhor Artista do Ano da Mtv de Taiwan.

Em agosto de 2004, Jolin sairia em sua primeira turnê desde Show Your Love, e sua primeira turnê internacional. Chamada J1 World Tour, contando com oito shows, sendo um em Taiwan (em Taipé), dois na China (Xangai e Pequim), um em Cingapura, dois na Malásia (ambos em Kuala Lumpur) e dois nos Estados Unidos (Atlantic City e Irvine, cidade próxima a Los Angeles que tem uma grande colônia taiwanesa). Também em 2004, a Universal lançaria a quarta e última coletânea a que tinha direito, Born to Be a Star, e, pela Sony, Jolin lançaria mais um álbum de remixes, J9, que trazia novas versões de músicas originalmente presentes em Magic e Castle, além de duas faixas inéditas, Zhao Pai Dong Zuo ("gestos característicos"), que chegaria à posição 61 do Top 100, e Dan Shen Gong Hai ("estando solteira").

Em fevereiro de 2005 ela faria uma apresentação especial, cantando Ai Qing 36 Li no Festival de Ano Novo da CCTV, o principal canal de TV da China. No mês seguinte, ela assinaria contrato com a editora YuanShen para lançar uma série de livros em inglês; o primeiro Jolin's English Diary Book, venderia mais de um milhão de cópias na Ásia, sendo um quarto disso em Taiwan. O segundo livro, Jolin's Party, seria lançado em dezembro de 2005, também vendendo um milhão de cópias na Ásia, sendo 180 mil em Taiwan. Também vale citar que, em setembro de 2005, ela gravaria uma versão em mandarim de Under the Sea, de A Pequena Sereia, para a inauguração da Disneylândia de Hong Kong; no mesmo mês seria lançado o álbum ao vivo J1 Live Concert, gravado durante o show de Taipé, realizado no estádio de futebol de Chungshan; e em outubro ela gravaria um dueto com o cantor Show Lo, Destiny Guy, para o álbum de Lo Hypnosis Show, que chegaria à posição 35 do Top 100.

Antes disso, em abril de 2005 chegaria às lojas seu sétimo álbum, J-Game, que seria aclamado pela crítica, vendendo 2 milhões de cópias na Ásia, 260 mil em Taiwan, fazendo dela pelo terceiro ano seguido a cantora mais vendida do país e rendendo sua terceira indicação seguida ao prêmio de Melhor Artista do Ano da Mtv de Taiwan. A faixa-título alcançaria a posição 26 no Top 100, Zheng Yi Zhiyan Bi Yi Zhiyan ("negligenciando propositalmente") alcançaria a posição 65, mas o maior sucesso do álbum seria a lindíssima Tiankong ("céu"), que chegaria ao segundo lugar do Top 100. J-Game seria o último disco do contrato de Jolin com a Sony; pouco antes de seu lançamento, ocorreria uma fusão da Sony Music Taiwan com a BMG, criando a Sony BMG Taiwan, e a cantora não ficaria satisfeita com os termos propostos pela nova gravadora para a renovação, preferindo assinar, em fevereiro de 2006, com a Capitol Music Taiwan.

Mesmo após o encerramento do contrato, a Sony BMG manteria o direito de lançar três coletâneas, todas apenas com músicas de Magic, Castle e J-Game. A primeira, J-Top, seria lançada em maio de 2006 e teria também duas faixas inéditas, Wo Yao De Xuanze ("minha escolha") e Yifu Zhan Xinshu ("as roupas demonstram a intenção"); a segunda, Favorites, de novembro de 2006, trazia remixes das principais faixas dos três álbuns; e a terceira, Meng Qi De ("lindos sonhos", lançado internacionalmente como Final Wonderland), de setembro de 2007, trazia, além dos maiores sucessos dos três álbuns, dois remixes, e seria a coletânea mais bem sucedida de Jolin, chegando ao quinto lugar na lista dos álbuns mais vendidos do ano em Taiwan.

Uma semana depois do lançamento de J-Top chegaria às lojas o oitavo álbum de Jolin, primeiro pela Capitol, Dancing Diva. A faixa-título e primeira música de trabalho seria cantada por Jolin no Mtv Asia Awards, em uma apresentação que incluiria movimentos de ginástica rítmica, ovacionada pela plateia; nessa mesma premiação, ela ganharia um prêmio de Melhor Estilo. O álbum ainda renderia a Jolin dois Golden Melody Awards, de Melhor Cantora em Mandarim e Melhor Cantora por Voto Popular, além de uma indicação ao de Melhor Álbum em Mandarim; o prêmio de Melhor Cantora em Mandarim seria bastante contestado, com os críticos reclamando que ela ganharia mais por seu carisma que por seu talento, o que levaria Jolin, em entrevistas, a agradecer aos haters, dizendo que cada ataque que ela sofre só faz com que ela queira trabalhar mais. Além da faixa-título, que alcançaria a posição 33 no Top 100, as músicas de trabalho seriam Jiazhuang ("falsa aparência"), que alcançaria o terceiro lugar, e A Wonder in Madrid, que chegaria à posição 14. Dancing Diva venderia 2,5 milhões de cópias na Ásia, sendo 260 mil em Taiwan, se tornando o álbum mais vendido do ano no país.

Em setembro de 2006, a Capitol lançaria Dancing Forever, álbum que contaria com seis remixes de canções de Dancing Diva, seis faixas inéditas que ficaram de fora desse álbum, e Jitian Nai Yao Jia Gei Wo ("case-se comigo hoje"), um dueto com o cantor taiwanês David Tao lançado no mês anterior, que alcançaria o primeiro lugar no Top 100, onde ficaria por oito semanas, e renderia à dupla um Golden Melody Award de Música do Ano; Jolin e Tao cantariam Jitian Nai Yao Jia Gei Wo em fevereiro de 2007, no Festival de Ano Novo da CCTV.

Também em setembro de 2006, Jolin embarcaria em sua primeira mega-turnê, a Dancing Forever World Tour, que, entre 15 de setembro de 2006 e 8 de fevereiro de 2009, contaria com 28 shows em seis países: Taiwan, China, Hong Kong, Malásia, Estados Unidos (incluindo um show em Las Vegas), e o primeiro show de Jolin na Austrália, em Sydney. As apresentações contariam com movimentos de yoga, ginástica rítmica, e até mesmo de ginástica artística, incluindo um cavalo com alças. Muitos críticos reclamaram que as apresentações continham mais "malabarismo" do que música, mas a imprensa especializada ficaria encantada, alçando Jolin ao posto de diva das multidões. O show realizado na Taipei Arena, em Taipé, seria gravado e lançado como um álbum ao vivo, em junho de 2007, chamado De Cai ("minha terra", lançado internacionalmente como If You Think You Can, You Can!).

Nos intervalos entre os shows da turnê, Jolin gravaria e lançaria seu nono álbum, Agent J, de setembro de 2007, lançado na China com o nome Aiqing Renwu ("missão do amor"). Mais uma vez, o álbum venderia 2,5 milhões de cópias na Ásia, sendo 200 mil em Taiwan, ainda assim o suficiente para que ele fosse o álbum mais vendido do ano no país. As músicas de trabalho seriam a faixa-título, que alcançou a posição 14 no Top 100, Bravo Lover, que alcançaria a posição 41, e Ru Bi Luo ("o sol nunca vai se por"), primeira canção solo de Jolin ao alcançar o topo da parada do Top 100, onde ficaria por cinco semanas. O álbum renderia a Jolin um prêmio da Mtv Ásia de Artista Favorita de Taiwan, e seria o responsável por sua estreia nos cinemas, em um filme também chamado Agent J, concebido especialmente para promover o álbum, no qual Jolin interpretava uma jovem que sofria lavagem cerebral para se tornar agente secreta. Dirigido por Jeff Chang, Kuang Sheng e Marlboro Lai, e contando no elenco, além de Jolin, com Kim Jaewon, Stephen Feng e Carl Ng, o filme, distribuído pela Capitol, estrearia em Taiwan em 14 de setembro de 2007, e faria um sucesso moderado, com a atuação de Jolin sendo considerada "surpreendente" pela crítica.

Em novembro de 2007, Jolin faria um dueto com a cantora australiana Kylie Minogue, na canção In My Arms, incluída em seu álbum X exclusivamente na versão lançada na Ásia, que alcançaria a posição 27 no Top 100. Em abril de 2008, ela seria uma das cantoras chinesas selecionadas para participar da canção Beijing Welcomes You, tema das Olimpíadas de 2008, realizadas em Pequim. Em julho, ela receberia o Butterfly Award, prêmio conferido pelo Ministério do Trabalho de Taiwan a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, por ser considerada "um modelo para os jovens e para a música". Em outubro, seria lançado seu terceiro livro, Love Exercise, bem como um álbum de mesmo nome, que continha apenas covers de canções em inglês, incluindo Kiss Me, do Sixpence None the Richer, Lovefool, dos Cardigans, e I Won't Last a Day Without You, dos Carpenters, sua única música de trabalho, que alcançou a sétima posição no Top 100. O álbum não foi bem recebido pela crítica, que o considerou mal produzido, mas, mesmo assim, e sem contar com nenhuma campanha de marketing, vendeu 30 mil cópias em Taiwan, se tornando o álbum em língua estrangeira mais vendido do ano no país.

Love Exercise deveria ter sido lançado no ano novo chinês (em fevereiro), mas acabou adiado para outubro e não tendo nenhuma campanha de marketing por causa de um problema sério que afetaria a carreira de Jolin: no início de 2008, ocorreria uma reestruturação da EMI asiática, que culminaria no encerramento de todas as atividades da EMI na China, Hong Kong, Macau e Taiwan. Como a EMI é a controladora da Capitol, isso significava que, desde março de 2008, Jolin estava sem gravadora. Somente em agosto o ex-presidente da EMI Ásia, Norman Cheng, anunciaria ter fundado uma nova gravadora, chamada Gold Typhoon, que adquiriu todo o catálogo da EMI chinesa. Love Exercise, portanto, seria lançado pela Gold Typhoon, assim como Jeneration, coletânea lançada em fevereiro de 2009 com os principais sucessos de Dancing Diva, Dancing Forever e Agent J, e mais três faixas inéditas. Aos artistas que faziam parte do catálogo da Capitol, foi dada a opção de continuar com a Gold Typhoon ou encerrá-lo; em dezembro de 2008, Jolin decidiria encerrar seu contrato e assinar com a Warner Music Taiwan.

O décimo álbum de Jolin, seu primeiro com a Warner, seria Butterfly, lançado em março de 2009. O álbum seria duramente criticado, acusado de ser uma "colcha de retalhos", com canções que não combinavam umas com as outras, mas mesmo assim venderia mais de um milhão de cópias na Ásia, sendo 190 mil em Taiwan - pouco se comparado com os anteriores, mas mais uma vez o suficiente para que ela fosse a cantora mais vendida do país. O álbum só teria duas músicas de trabalho, a faixa-título, que alcançaria a décima posição no Top 100, e Da Zhang Fu ("um homem de verdade"), um dueto com Nick Chou, que alcançaria a posição 25. Jolin emendaria uma turnê na outra ao começar, em março de 2009, a Butterfly Campus Tour, que previa dez apresentações, mas, após apenas quatro, todas em Taiwan, o restante da turnê teve de ser cancelada quando ela deslocou a escápula, torceu o tornozelo e distendeu o músculo do quadril, tudo ao mesmo tempo, durante um treino de uma acrobacia que faria durante um dos shows. Dois dos shows da turnê, em Taipé e Taichung, seriam parcialmente gravados e dariam origem a mais um álbum ao vivo, Love & Live, lançado em outubro de 2009.

Em agosto de 2010, ela lançaria seu décimo-primeiro álbum, Myself, que dividiu a crítica e vendeu pouco, apenas 65 mil cópias em Taiwan e sequer alcançando um milhão na Ásia, se tornando seu álbum de pior vendagem até então. Ainda assim, a primeira música de trabalho, Meiren Ji ("armadilha do mel"), alcançaria a primeira posição no Top 100, onde ficaria por uma semana, e seu clipe, que tinha passos de dança inspirados em Vogue, de Madonna, receberia uma indicação ao Golden Melody Award de Melhor Videoclipe. As duas outras músicas de trabalho seriam Wuyan Yi Dui ("nada mais a ser dito"), vigésimo lugar no Top 100, e Love Player, que alcançou a posição 55. A turnê de lançamento do álbum, Myself World Tour, contaria com 35 shows, incluindo a primeira apresentação de Jolin na Europa, em Londres; os outros países contemplados foram Taiwan, China, Hong Kong, Cingapura, Malásia e Austrália. Durante um ensaio para uma apresentação de pole dance que ocorreria em um show em Taipé, em dezembro de 2012, Jolin cairia e fraturaria uma vértebra, o que faria com que ela tivesse de abrir mão das acrobacias nos shows por um tempo; ela conseguiria se recuperar para realizar a apresentação de pole dance no último show da turnê, em abril de 2013, em Kaohsiung, também em Taiwan. O show em Taipé no ensaio do qual Jolin se contundiu seria gravado e lançado como um álbum ao vivo, também chamado Myself World Tour, em outubro de 2013.

Em julho de 2011, Jolin lançaria seu quarto livro, Living Slim, que ensinava como fazer dieta para ter a mesma silhueta que ela, e seria um grande sucesso de vendas. Em agosto de 2012, a Sony lançaria Ultimate, coletânea negociada durante anos com Jolin e com a Universal, que continha músicas de seus sete primeiros álbuns. 
Um mês depois, seria a vez do lançamento de Muse, décimo-segundo álbum de Jolin. Se Myself ficou abaixo das expectativas, Muse superou todas elas: aclamado pela crítica, que chegou a classificá-lo como "uma obra prima do pop", vendeu 2,5 milhões de cópias na Ásia e 100 mil em Taiwan, se tornando, mais uma vez, o álbum mais vendido do ano no país. Muse teria três músicas de trabalho: Da Yishujia ("a grande artista") chegaria à segunda posição no Top 100; Shiren Manbu ("o poeta andarilho") à décima; e Dr. Jolin à posição 25. Outra música do álbum, Mi Huan ("fantasia"), se tornaria um hino gay, e seria uma das mais tocadas nos clubes noturnos de Taiwan. O álbum receberia quatro indicações ao Golden Melody Awards, Melhor Álbum em Mandarim, Melhor Cantora em Mandarim, Melhor Videoclipe e Música do Ano (esses dois últimos para Da Yishujia), ganhando esse último; Jolin também receberia uma indicação de Melhor Performance de um Artista Asiático no Music Awards da Mtv europeia.

Jolin é uma das artistas de maior sucesso na Ásia dentre o público gay, e diversas vezes se posicionou a favor dos direitos dos homossexuais. Em 2012, ela assinou e entregou ao governo de Taiwan uma petição para a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que lhe valeu um Icon Award, prêmio conferido a pessoas que se destacam na luta pelos direitos dos homossexuais na Ásia. Jolin por várias vezes também defendeu os direitos dos homossexuais na China (o que não é coisa pouca, diga-se de passagem), e em diversas entrevistas declarou que a definição de amor varia de pessoa para pessoa. Durante um show em 2015, ela fez um discurso em defesa dos transexuais, e contra o bullying sofrido por crianças e adolescentes em geral, mas em especial por adolescentes gays.

Em janeiro de 2013, Jolin se apresentaria pela primeira vez na França, como convidada do concerto Taiwan Music Night. Em outubro, ela gravaria um single promocional para os cristais Swarowski, chamado Journey, que chegaria à posição 15 do Top 100. Em junho de 2014, ela gravaria mais um single, Now is the Time, incluído em um álbum promocional com artistas de vários países diferentes chamado Pepsi Beats of the Beautiful Game, lançado por ocasião da Copa do Mundo de futebol. No mesmo mês, ela gravaria Kaleidoscope, trilha sonora do filme chinês Xiao Shidai: Ci Jin Shidai (lançado internacionalmente como Tiny Times 3). Também em outubro, ela se tornaria uma das juradas do reality show Rising Star, uma espécie de The Voice de Taiwan.

Em novembro de 2014, Jolin lançaria seu décimo-terceiro álbum, Play. Segundo ela, o nome seria uma alusão ao ato de interpretar papéis, fazendo referência à sua carreira de atriz, que, segundo ela, a ajudou muito a interpretar melhor sua música, principalmente nos shows. O videoclipe da faixa-título faria uma alusão a pessoas que interpretam papéis para se tornarem famosas na internet e a celebridades que fazem de tudo para se manterem famosas, sendo extremamente elogiado pela crítica especializada, se tornando um dos mais tocados na Mtv de Taiwan, e sendo considerado por muitos como o melhor videoclipe pop do ano. O álbum como um todo seria aclamado pela crítica, sendo considerado por muitos como o melhor de sua carreira, e venderia quase 3 milhões de cópias na Ásia, mas apenas 85 mil em Taiwan, ainda assim o suficiente para fazer de Jolin mais uma vez a cantora mais vendida do ano no país. As três músicas de trabalho seriam a faixa-título, mais uma de Jolin a alcançar o primeiro lugar do Top 100, onde ficaria por oito semanas; Di San Rencheng ("a terceira pessoa e eu"), que alcançaria a oitava posição; e Dianhua Huanghou ("rainha de mentirinha"), que mal entraria no Top 100, alcançando apenas a posição 99.

Play receberia nada menos que dez indicações ao Golden Melody Awards, recorde para um artista taiwanês (empatado com Fantasy, do cantor Jay Chou, de 2001, e com Amit, da cantora A-Mei, de 2009). Dos dez, ela ganharia dois, de Melhor Álbum em Madarim e Melhor Álbum com Vocais, além de um prêmio de Melhor Artista de Taiwan concedido pela Mtv europeia e de um Asian Music Awards de Melhor Artista da Ásia. A turnê de promoção do álbum, chamada Play World Tour, contaria com 34 shows, realizados em Taiwan, China, Hong Kong, Malásia, Cingapura e Estados Unidos; os quatro primeiros shows, em Taipé, seriam parcialmente gravados e lançados como um álbum ao vivo, também chamado Play World Tour, em janeiro de 2018. Seriam 35 shows, mas, infelizmente, um teve de ser cancelado devido a uma tragédia: em outubro de 2015, no Centro de Esportes Guangxi, em Nanning, China, uma estrutura que incluía iluminação, microfones e câmeras desabou e matou um profissional que trabalhava em sua montagem.

Em fevereiro de 2016, Jolin faria sua estreia como dubladora, sendo escolhida pela Disney para dublar a coelhinha Judy Hopps na versão em mandarim de Zootopia. Em setembro, ela e o DJ sueco Alesso gravariam juntos o single I Wanna Know, que alcançaria a posição 25 no Top 100. Jolin e Alesso se engajariam em uma série de palestras, incluindo uma no fechamento da Cúpula Internacional da Música da Ásia-Pacífico, que discutiam quais seriam as melhores formas de se criar pontes entre o ocidente e o oriente em termos de música, para permitir que mais artistas orientais fizessem sucesso no ocidente. A dupla interpretaria ao vivo I Wanna Know e um remix especial de Play feito por Alesso em um festival de música em Xangai, em outubro de 2016. No mesmo mês, ela lançaria um novo single colaborativo, Ego-Holic, dessa vez com o DJ taiwanês Starr Chen, que alcançaria a posição 52 no Top 100. Em maio de 2017, ela lançaria uma canção especial para o Dia das Mães, Give Love, que faria parte de uma campanha do canal de TV taiwanês Dai Ai. Em junho, mais um single colaborativo, We Are One, com o DJ holandês Hardwell, sua segunda canção a entrar no Top 100 na posição 99. Em novembro, ela gravaria On The Road, para a trilha sonora de um filme taiwanês de mesmo nome. Em dezembro, mais uma música de trilha sonora, Stand Up, para o filme chinês Monster Hunt 2. Em junho de 2018, ela gravaria uma música para a trilha sonora do game online Dragon & Fighter, chamada The Player.

Em meados de 2018, Jolin começaria a negociar a renovação de seu contrato com a Warner, mas seria procurada pela Sony, que havia voltado a ser apenas Sony Music Taiwan, sem a BMG, e lhe ofereceria um contrato muito mais vantajoso, o que fez com que ela decidisse retornar à sua antiga gravadora. Seu décimo-quarto e mais recente álbum, Ugly Beauty, seria lançado em dezembro de 2018, mais uma vez aclamado pela crítica e se tornando um fenômeno de vendas, com mais de 3 milhões de cópias vendidas na Ásia e mais de 200 mil em Taiwan. Ugly Beauty chegaria ao topo da lista dos álbuns mais vendidos de 2019 em Taiwan, China, Hong Kong, Macau, Malásia, Cingapura, Filipinas e Camboja, e ficaria dentre os dez mais vendidos no ano no Vietnã, na Turquia, e, surpreendentemente, no Chile. Na China, o álbum venderia mais de meio milhão de cópias, o que faria com que Jolin se tornasse a artista nascida fora da China Continental de maior vendagem em todos os tempos no país.

A faixa-título, cujo clipe, que faz referência à busca pelos padrões de beleza estabelecidos pela mídia, seria mais uma vez elogiadíssimo pela crítica e se tornaria um dos mais tocados na Mtv taiwanesa, entraria para o Top 10 em Hong Kong, Cingapura e Filipinas, e se tornaria a primeira canção de Jolin ao alcançar o topo da parada de sucessos na China e na Malásia, além de se tornar a quinta música solo de Jolin a alcançar o topo do Top 100 de Taiwan, recorde absoluto para uma cantora no país. Outra música de trabalho do álbum, Womxnly, alcançaria a sétima posição e ajudaria Jolin a cravar mais um recorde absoluto, ao se tornar a primeira artista com 39 músicas no Top 100. O álbum receberia oito indicações ao Golden Melody Awards, ganhando o de Álbum do Ano e o de Música do Ano para Womxnly.

Em janeiro de 2019, Jolin se tornaria uma das juradas do reality show chinês Idol Producer; no mesmo mês, ela seria um dos artistas a participar da música Happy New Year Do Re Mi, usada em uma campanha do serviço de streaming de filmes chinês Douyin. Em novembro, Jolin e o cantor chinês Karry Wang gravariam um dueto chamado Gravity, e, no mês seguinte, ela sairia em turnê com a a Ugly Beauty World Tour. Ao todo, 39 shows estavam previstos, com 20 confirmados, todos em Taiwan e na China, mas, após apenas seis shows, em dezembro de 2019 e janeiro de 2020, todos em Taipé, a turnê foi suspensa devido à pandemia global. Jolin se mostrou decepcionadíssima, pois planejava que a turnê comemorasse seus vinte anos de carreira. Em abril de 2020, ela lançaria um dueto com o cantor de Hong Kong Eason Chan, chamado Fight as One, cuja renda foi toda revertida para a pesquisa de uma vacina. Em novembro de 2020, graças ao relaxamento das normas de quarentena em Taiwan, Jolin pôde realizar mais seis shows da turnê, todos em Kaohsiung. No momento, ainda é incerto se mais shows serão realizados, mas a carreira de Jolin parece ser irrefreável.

3 comentários:

  1. Olá, amei o post, sou fã de Jolin Tsai e seus trabalhos revolucionários para a indústria musical chinesa. Só fiquei em dúvida em uma coisa, sobre a informação das vendas do álbum Ugly Beuaty, que está escrito que ela vendeu cerca de 3 milhões de cópias em toda a Ásia, queria saber onde obteve essa informação, pois, não consegui encontrar nada sobre as vendas totais de Ugly Beuaty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito provavelmente eu peguei essa informação na Wikipédia, que é a minha fonte principal quando escrevo os posts, embora não possa precisar exatamente o artigo (fui agora no artigo sobre o álbum e só diz que vendeu mais de 800 mil cópias na China)

      Excluir
    2. Então, foi isso que achei também, eu escrevo as vezes sobre o universo da música chinesa, e possuo conhecimentos em mandarim, tentei pesquisar em fontes chinesas, mas também não encontrei nada 😕, o máximo que achei foi a informação sobre Agente J ter 3 milhões de cópias vendidas. Às 800 mil cópias se referente somente a China né, duvido muito que a Queen só vendeu por lá, nenhum lugar coloca as vendas mundiais dela (nível Ásia)

      Excluir