Museu

Diante de mais uma mudança de template, e como eu tenho prints dos anteriores, decidi criar essa página, que servirá tanto para que quem conhece o átomo há mais tempo relembre o passado quanto para que quem chegou depois o conheça. Espero que gostem!


Versão 1.0

Data de estreia: 4 de março de 2003
Primeiro post: Bem-Vindos (primeiro post do átomo)

Esse foi o primeiro template do átomo. Simplesmente escolhi um template padrão qualquer do Blogger sem fazer edição nenhuma, apenas preenchendo as lacunas. Notem que, na época, o subtítulo era "O Menor Blog da Internet". Com meus posts enormes, em menos de um ano isso deixou de ser verdade.


Características:

- Uma figura que eu mesmo fiz como título. Isso se tornaria um padrão, até hoje o título é sempre uma figura que eu mesmo faço, e, sempre que mudo o template, mudo a figura do título.
- Banner de propaganda do Blogger no alto da tela.
- Meu Perfil na coluna da esquerda, com algumas curiosidades sobre mim e meus favoritos nas categorias música, filmes, livros, RPG, histórias em quadrinhos, anime, desenhos animados, jogos de tabuleiro e games. Ao longo dos anos, essa lista mudou um pouco. Até hoje alguns posts fazem referência a esse Perfil.
- Cada post abria com um trecho de uma música que tenha a ver com o assunto da semana. Até hoje alguns posts também fazem referência a essas músicas.
- Links para os blogs dos meus amigos e para alguns sites dos quais eu gostava.
- Figurinhas que redirecionavam para o BLOGuil, meu outro blog, para a Rede BLOGuil, página que criamos com links para os blogs dos colunistas e entusiastas do BLOGuil, para o Blogger e para o Enetation, que fornecia o sistema de comentários (na época, o Blogger só tinha comentários na versão paga).
- Duas coisas que não saíram direito no print, não sei por que, são o contador de visitantes (presente até hoje, mas que já teve vários formatos diferentes) e o Arquivo, que era composto por links para os posts anteriores. Ambos eram padrão do Blogger, com o Arquivo agrupando os posts por data.

- Em 2006, decidi fazer algumas mudanças. Como o template era o mesmo, faz sentido chamar o resultado de 
Versão 1.1.


- Título novo e mais bonitinho.
- Substituí o Arquivo pelos Textos Passados, feito manualmente por mim, que colocava todos os posts em ordem cronológica e com títulos, para as pessoas saberem exatamente onde clicar.
- Não dá pra ver no print, mas a figurinha do Enetation foi trocada por uma do Haloscan, já que eu troquei de serviço de comentários.
- Eu ia esperar para colocar essas mudanças no ar no dia do aniversário do blog, mas não aguentei e coloquei quase um mês antes, aproveitando o post 150.
- Mudei o subtítulo do blog para "Ideias em Fusão".
- Três meses depois, o BLOGuil deixaria de ser atualizado. Ainda em 2006, eu tiraria as figurinhas do BLOGuil e da Rede BLOGuil do átomo.


- Não me lembro exatamente quando, mas um dia fiz mais duas mudanças, e criei uma Versão 1.2.
- O título ganhou um fundo com figuras de coisas que eu gosto (e com "ideias" já sem acento, por causa da reforma ortográfica.
- Incluí um ícone de átomo que aparece na aba do navegador na qual o blog está aberto.


Versão 2.0

Data de estreia: 10 de junho de 2010
Primeiro post: Futebol (I)

Sete anos depois da estreia do blog, resolvi tomar vergonha na cara e colocar um template que parecesse mais profissional. Escolhi e editei um dos templates gratuitos da BTemplates para que ele se adequasse ao que eu queria.


Características:

- Título novo e mais limpo. Propositalmente, usei a mesma fonte que o álbum Version 2.0, do Garbage, mas com um átomo de hidrogênio no lugar do primeiro "o".
- Colunas menores, para ficar melhor ajustado aos monitores widescreeen.
- Com isso, aproveitei e criei um papel de parede.
- Ao lado do título tinha um slider, que mostrava figuras de coisas que eu gosto (no print, é a figura dos jogos de tabuleiro).
- Uma barra de menu com links para a página inicial, para os Textos Passados, para as Categorias, um FAQ, a Linha do Tempo e um link que levava a um post aleatório.
- Falando nisso, foi para esse template que eu criei a Linha do Tempo e o FAQ.
- As Categorias eu tinha começado a usar alguns posts antes (não me lembro exatamente quando, desculpem), mas somente com esse template elas passaram a ter uma página com links para todas elas.
- Os Textos Passados já estavam uma lista enorme (já eram 363), então também foi bom criar uma página só para eles. Aproveitei e, além da lista em ordem cronológica, passei a atualizar também uma lista em ordem alfabética.
- Meu Perfil, os Links, o contador de visitantes e a figurinha do Blogger continuaram lá; a do Haloscan foi retirada algum tempo antes, quando o serviço deixou de ser necessário.
- Aproveitei e coloquei um painel de Seguidores, um adsense e uma ferramenta de busca.
- A principal característica desse template (e que eu manteria nos dois posteriores) seria que, ao invés de posts completos na página inicial, ele traria apenas resumos, sendo necessário clicar em um botão para acessar o restante do texto. Esse template trazia cinco resumos (ou deveria trazer; como o Blogger tem um limite de caracteres na página principal, às vezes eram só quatro ou até só três), sendo o do post da semana maior e os dos quatro imediatamente anteriores menorzinhos e dispostos dois a dois abaixo dele.
- Mudei o fundo dos posts de cinza para branco, para facilitar a leitura. um efeito colateral foi que todo mundo descobriu que as tabelas de posts como os das Olimpíadas e da Fórmula 1 eram, na verdade, figuras, já que elas continuaram cinza (não tinha como fazer tabelas dentro de posts na época).
- A partir desse template, deixei de abrir os posts com trechos de música, e todos os posts passaram a ter título.
- Também a partir desse template, o átomo deixou de ter subtítulo.
- Esse template também teve uma segunda versão, a Versão 2.1, com três mudanças, listadas abaixo.
- Um dia eu me cansei do meu Perfil e o substituí pelos Posts Aleatórios, serviço do Blogger que mostra links para cinco posts quaisquer, escolhidos aleatoriamente. Com isso, tirei o link do Post Aleatório do menu. Quando fiz isso, inverti a ordem da Linha do Tempo e do FAQ.
- Removi os Links para outros blogs e sites (a maioria nem existia mais) e mudei o adsense de lugar (era no pé da página), colocando-o onde eram os Links.
- Também tirei a figurinha do Blogger, mas não me lembro o motivo (provavelmente me cansei dela).
- Um dia o slider deu defeito e sumiu. Nunca consegui fazer ele voltar.


Versão 3.0

Data de estreia: 16 de abril de 2018
Primeiro post: Chocolate

Criei esse template porque meti na cabeça que queria um slider. Ironicamente, três anos depois me cansei desse slider e resolvi mudar o template de novo, o que fez com que ele fosse o que ficou menos tempo no ar. Mais uma vez, peguei um template gratuito da BTemplates e editei para ficar do jeito que eu queria.


Características:

- Mais uma vez, um título novo. Muita gente não entendeu, mas eu juro que está escrito "átomo" - o primeiro átomo é um "á", o segundo é um "t", e assim por diante. Assim como o slider, na época me pareceu uma boa ideia, mas depois eu quis trocar, então matei dois coelhos com uma cajadada só quando mudei o template.
- Primeiro template no qual a coluna lateral é na esquerda, e não na direita.
- Único template amarelo e verde ao invés de amarelo e azul.
- O fundo dos posts não era branco, e sim amarelo bem clarinho.
- Além dos Posts Aleatórios, a coluna lateral trazia também os Posts Similares (posts aleatórios da mesma Categoria do post da semana) e os Posts Populares (aqueles que tinham mais acessos).
- No final de cada post também havia links para Posts Relacionados, ou seja, outros posts da mesma Categoria.
- A principal característica desse template era o slider, que trazia sempre o post da semana, o da semana anterior, um dos antigos, um aleatório e um cujo assunto tivesse a ver com o da semana. Um dos motivos pelos quais eu me cansei do slider foi que eu tinha que atualizar ele manualmente toda semana, já que a função automática não funcionava direito.
- Mais uma vez, apenas resumos dos posts estavam na página principal, mas agora todos do mesmo tamanho.
- Quando eu comecei a escrever para o Crônicas de Categoria, coloquei na coluna da esquerda uma figura com link para lá.


Versão 4.0

Data de estreia: 2 de maio de 2021
Primeiro post: Roupa Nova (sim, eu fiz de propósito)

O template atual. Tentei deixar o blog mais limpo e mais fácil de ler (com o texto em uma fonte maior, por exemplo). Dessa vez editei um template gratuito da NewBloggerThemes.


Características:

- Título novo e minimalista.
- Do template anterior, só foram mantidos a figura do Crônicas de Categoria, o adsense, a ferramenta de busca, o painel de seguidores, o contador de visitantes e os Posts Aleatórios. Os Posts Relacionados continuam no final de cada post.
- Acrescentei uma ferramenta pra traduzir automaticamente o blog para outros idiomas.
- O fundo dos posts voltou a ser branco, e a barra de menu agora é branca também. Mais uma vez, a página principal traz apenas resumos dos posts, todos do mesmo tamanho.
- Acrescentei na barra de menu um link para o Museu, que é essa página aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário