domingo, 10 de janeiro de 2021

Escrito por em 10.1.21 com 0 comentários

Toei Fushigi Comedy Series (I)

Dez anos atrás, em 2011, eu fiz aqui uma série sobre heróis de tokusatsu produzidos pela Toei que não se enquadram como Kamen Riders, Sentai ou Metal Heroes, as três séries que eu já tinha escrito, e decidi chamá-la de Toei Heroes. No último post dessa série, ao escrever sobre Patrine, eu descobri a existência de um programa chamado Toei Fushigi Comedy Series, exibido pela TV Fuji entre 1981 e 1993, que trouxe seriados de tokusatsu voltados para crianças, criados por Shotaro Ishinimori, o mais famoso autor desse estilo. Na época, eu fiquei com vontade de escrever também sobre essas séries, mas, como costuma acontecer, não encontrei as informações necessárias. Acabei deixando pra lá e esquecendo. Ano passado, porém, quando fui colocar as tabelas nas séries de posts, que ligam uns aos outros para facilitar a leitura, acabei me lembrando disso, e decidi pesquisar pra ver se tinha mais sorte. De fato tive, de forma que comecei a me planejar para escrever essa nova série, que começa hoje.

Ao todo, foram produzidas 14 séries para a Toei Fushigi Comedy Series. Sobre uma delas, Patrine, eu já falei lá na série dos Toei Heroes, então ela não será repetida aqui; eu vou incluir, porém, dois bônus, um deles hoje, sobre uma série que não fez parte da Toei Fushigi Comedy Series, mas que eu não conhecia antes de começar a pesquisar sobre ela, então será abordada hoje ao invés de em um post solto. Além disso, como de costume, os posts dessa série serão intercalados com outros assuntos, pra eu não passar o mês inteiro falando sobre tokusatu. Tudo isso esclarecido, comecemos. Hoje é dia de Toei Fushigi Comedy Series no átomo!

Robotto 8-Chan
1981

O jovem Takeru Haruno e seus amigos encontram um estranho robô tentando fugir de um homem mais estranho ainda, o ajudam a escapar, e o escondem na residência dos Haruno. Apelidado de 8-Chan, esse robô está sem memória, e tudo do que se lembra é de que ele veio do outro lado do universo, e o homem que o persegue, chamado Scatterman, quer desmontá-lo. Takeru se compadece da situação do novo amigo, e planeja ajudá-lo; em troca, 8-Chan se compromete a ajudar nas tarefas domésticas - mas, para desespero da família Haruno, ele é extremamente atrapalhado e desastrado.

Oito anos haviam se passado desde a última série produzida pela Toei para a TV Fuji, Robotto Keiji K, de 1973, e, nesse meio tempo, Ishinomori havia criado Robocon, personagem de enorme sucesso estrela da série Ganbare!! Robocon, exibida pela TV Asahi entre 1974 e 1977, que, diferentemente das séries produzidas pela Toei para a Fuji, era voltada ao público infantil. Ao contratar a Toei para produzir sua nova série para crianças, portanto, a Fuji praticamente exigiria que seu protagonista fosse um robô. Como Ishinomori era o criador de Robocon, a Toei o incumbiu de criar a nova série da Fuji; ele chamaria sua criação de 8-Chan como uma referência ao fato de que, em todo o Japão, a Fuji é dona de 8 canais de TV.

8-Chan é um robô redondo e vermelho, com um enorme 8 amarelo na barriga. Ele não tem memória, mas, através de outros eventos, os Haruno acabam descobrindo que ele é perseguido por não ter registro na Agência Galáctica de Gerenciamento de Robôs, o que dá a Scatterman o direito de desmontá-lo. Para que isso não aconteça, Takeru o esconde em sua casa, e seu pai, Omi Haruno, o coloca para trabalhar em sua oficina de reparo de robôs - aparentemente, robôs são parte do dia a dia no Japão onde a série é ambientada, e a única diferença de 8-Chan para os demais é que ele é alienígena. 8-Chan adora batatas fritas, não pode comer pimenta, e tem dois modos especiais ativados em situações de estresse: no "modo briga" ele fica violento e super forte, e no "modo amor" ele consegue recuperar energia e regenerar danos flertando com jovens moças (ou robôs femininas). 8-Chan também tem a habilidade de se transformar em um carro, e possui um capacete especial com uma hélice, chamado Helichombo, que pode encaixar em sua cabeça para voar como um helicóptero.

A família Haruno é composta por Omi, o pai, um cientista e mecânico dono de uma oficina de robôs; Kasumi, a mãe, sempre de alto astral e que tem como principal passatempo assistir TV; Yumeko, a filha, que não tem bom caráter e quer a atenção exclusiva de 8-Chan; e Takeru, o menino que encontra 8-Chan, que gosta de brincar de detetive e tem um grupo de amigos com quem tenta resolver os mistérios do bairro. Outros personagens humanos de destaque são o Dr. Aoi, cientista de robôs amigo de Omi, que é viciado em doces, fuma cachimbo e é secretamente apaixonado por Kasumi; Hirshi, Koji e Osamu, os amigos de Takeru que atuam como detetives junto com ele; e o Dr. Ashida, diretor do Instituto de Pesquisa de Robôs, que tem inveja do talento de Omi e quer dissecar 8-Chan para tentar usar sua tecnologia em seus próprios robôs. 

8-Chan é apaixonado por Mylodi, uma robô feminina que fala como se estivesse cantando ópera e trabalha como secretária do Dr. Aoi. Outros robôs que aparecem na série são o robô policial Evapolis, que patrulha a cidade em seu carro Evacar; Telecomy, que tem um telefone público no peito, que pode ser usado por qualquer pessoa; Yakisora, um galo robô cujo peito é um forno, dispara ketchup pelos dedos, e consegue preparar qualquer prato desde que os ingredientes sejam inseridos em seu bico; Garbageski, robô lixeiro equipado com um poderoso aspirador de pó; Postola, robô carteiro com um orifício no peito para que as cartas sejam depositadas, e que possui patins para entregá-las mais depressa; Cockroach, robô exterminador de insetos que come baratas; e os Dachoon, pinguins-robô onipresentes pela cidade, que desempenham várias funções.

O principal vilão é Scatterman, cujo nome verdadeiro é Shichiro Kuroki, um agente da Agência Galáctica de Gerenciamento de Robôs, com permissão para desmontar qualquer um que não tenha registro ou que tenha quebrado as regras da Agência. Como 8-Chan conseguiu escapar, ele se tornou uma obsessão, sendo seu principal objetivo desmontar o robozinho. Lá pelo meio da série, o ator que interpretava Scatterman teve que reduzir sua participação na série devido a outros compromissos, e, para substituí-lo, veio à Terra uma outra agente, Mei Shiratori, que usava o nome de Scattergal; a personagem não fez muito sucesso, porém, e Scatterman voltou na parte final. No episódio 33, surge mais um vilão, Marius, um robô criado pelo Dr. Ashida, que tem o poder de hipnotizar outros robôs, e tem como ponto fraco as charadas, que ele não consegue compreender.

Ao todo, 8-Chan teria 52 episódios, exibidos entre 4 de outubro de 1981 e 26 de setembro de 1982. No início, a série foi um gigantesco fracasso, perdendo em audiência para todos os concorrentes do horário. Muitos creditam esse insucesso à decisão do produtor Yoshio Urasawa, que não gostava de seriados de tokusatsu, e pediu para que Ishinomori não fizesse de 8-Chan um herói, querendo uma série puramente de comédia, algo que a Toei nunca tinha feito. Vendo que a série iria para o buraco, após o episódio 13 Urasawa daria carta branca a Ishinomori, e a série ganharia grandes doses de ação e aventura; além disso, seriam trocados o dublador de 8-Chan, o menino que interpretava Takeru, a aparência da robô Mylodi, e a série ganharia uma nova abertura, com uma nova música, e um segmento antes do encerramento no qual os atores liam cartas enviadas pelos espectadores. Essas mudanças surtiriam efeito, a audiência aumentaria cada vez mais a partir do episódio 14, e 8-Chan seria considerado um grande sucesso pela Fuji, que encomendaria uma segunda série estrelada por um robô para substituí-lo.

Batten Robomaru
1982

O sucesso de 8-Chan levaria à criação de uma série bastante parecida, também de autoria de Ishinmori: Robomaru é um robô do planeta Mammaru, que está viajando pelo espaço buscando uma forma de acabar com a guerra entre seu povo e o planeta vizinho, Pequer. Quando ele está passando pela Terra, sua nave á atingida por uma bola de beisebol rebatida pela menina Nanako Unno, e, avariada, cai em nosso planeta. Ou quase, já que a cidade onde Robomaru cai, chamada Calint New Town, embora aparentemente fique no Japão, é povoada, além de por humanos, por robôs e dinossauros. Seja como for, Robomaru decide ficar por aqui e ajudar a família Unno, enquanto conserta sua nave e procura por uma arma capaz de encerrar a guerra entre Mammaru e Pequer.

Diferentemente de 8-Chan, Robomaru é um robô guerreiro, o que faz com que várias partes de seu corpo sejam próprias para o combate: seus braços podem ser esticados até longas distâncias, suas botas possuem rodas escondidas para aumentar sua velocidade, e o X em sua barriga pode ser destacado e usado como arma; sua principal característica, porém, é a cabeça, que pode assumir várias formas: a forma padrão é redonda; se ela ficar com formato de triângulo de cabeça para baixo, ele fica super forte; um triângulo com a ponta para cima faz com que ele se torne praticamente indestrutível; uma elipse curta faz com que ele ganhe audição ultrassônica; uma elipse longa aumenta sua habilidade e dá a Robomaru a capacidade de pilotar qualquer veículo; e uma cabeça em forma de folha significa que Robomaru ganhou supervelocidade. Robomaru só pode acessar cada um desses modos (chamados, respectivamente, Morimori, Gachigachi, Bebe, Mechamecha e Gogo) por um curto período de tempo, com sua cabeça ficando redonda e suas habilidades extras desaparecendo quando ele se esgota. Robomaru é apaixonado por cerejas, extremamente atrapalhado quando tenta realizar tarefas simples do dia a dia, e seu ponto fraco é o "umbigo", um círculo no meio do X que tem na barriga. Seu formato lembra um 8, mais uma vez, em referência aos oito canais da TV Fuji.

A maior amiga de Robomaru na Terra é Nanako Unno, menina bastante madura para sua idade, que tem sentimentos controversos em relação a ajudar o robô, já que, quando sua missão estiver completa, ele irá embora. Nanako é filha de Daisuke Unno, dono de um estúdio fotográfico, extremamente gentil e sempre bem humorado, mas com uma memória péssima, extremamente incompetente nos negócios, e pouco confiável para realizar tarefas domésticas. Quem manda em casa, diante disso, é sua esposa, Haruka Unno, que trata Robomaru como se fosse seu filho, e é muito mais decidida, confiante e competente do que o marido. Outros personagens humanos de destaque são o Prefeito Himada, um ex-ator de cinema riquíssimo que decidiu se tornar político meio que sem saber o que faz um prefeito, cozinha extremamente bem, e quer transformar Robomaru e sua nave em atrações turísticas; o Dr. Tonden, cientista amigo do Prefeito, que quer desmontar Robomaru para estudar seus componentes e usar o conhecimento adquirido para criar robôs mais avançados; Sayuri, policial lindíssima que é uma espécie de celebridade da cidade, a qual patrulha em um triciclo motorizado, que é a melhor amiga de Haruka e cunhada do Prefeito, já que ele é casado com sua irmã, Midori; e mais Goro, Mitsuro, Kenji e Makoto, que fazem parte do time de beisebol de Nanako e são os quatro apaixonados por ela, tendo, cada um, uma característica da qual ela gosta: Goro é forte, Misturu é inteligente, Kenji é atlético e Makoto é piadista.

A nave de Robomaru se chama Batten Saucer, e, no momento, está estacionada no quintal da casa dos Unno, servindo, também, de casa para Robomaru - com tudo que uma casa tem direito, como sofá, televisão, fogão, geladeira, e até um banheiro, só não me perguntem por que ele carregava todas essas coisas dentro da nave, nem por que um robô precisa de um banheiro. Diferentemente de 8-Chan, Robomaru não pode se transformar em carro, então precisa de um veículo, o quadriciclo Batten Bike, que se transforma em uma espécie de cápsula para ocupar menos espaço dentro da nave. Falando nisso, esse batten do título da série é uma espécie de trocadilho com as palavras "bateria" (no sentido de fornecedor de energia, não de instrumento musical) e "rebatida", já que, assim como Nanako, Robomaru se torna fã de beisebol enquanto está em nosso planeta - em alguns episódios, ele até usa sua arma como um bastão de beisebol, assumindo postura de rebatedor e tudo. 

Como foi dito, Calint New Town é povoada por robôs, a maioria deles criada pelo Dr. Tonden. Os três principais são Good, robô em formato de monstro que tem superforça, mas é frágil e vive doente, termina suas frases com "dadoo" e adora batata doce; Chokit, robô em formato de inseto com capacidade de processar milhões de dados por segundo, tem dois chifres que se acendem quando ele tem uma ideia, e adora comer maçãs; e Parat, robô em forma de folha com uma enorme língua preênsil, age como se fosse um playboy, e é apaixonado por bananas; os três se consideram irmãos, e possuem um "chip de empatia", que faz com que eles sempre queiram se proteger e se ajudar mutuamente. Outros robôs de destaque são Run Run Aiko, repórter da Calint TV; Component Sensei, apresentador do jornal da Calint TV, que tem a habilidade de se transformar em um rádio; Wanbuya, robô em forma de cachorro que é cameraman e responsável por entregar as correspondências da Calint TV, tem a habilidade de transformar a mão direita em um lápis e conta com uma impressora dentro da boca; Capetan, robô em formato de besouro que atua como carpinteiro, fazendo serviços para toda a cidade; e o bizarro Buzzcan, cavalo-robô que vive no alto de uma montanha, produz gás em sua barriga (que conta com um medidor de pressão), e tem uma bazuca dentro da boca, que só pode disparar quando o medidor está no vermelho.

Como também já foi dito, Calint New Town também é povoada por dinossauros, sendo que a maioria deles só aparece nas cenas como elementos de fundo ou animais de estimação. O único dinossauro de destaque é Pochi, o brontossauro de estimação do Prefeito, que, diferentemente dos demais, é extremamente inteligente e consegue falar. Outro personagem não-humano e não-robô de destaque é Nekurage, alienígena que pegou uma carona com Robmaru e caiu na terra com ele. Nekurage é um encrenqueiro, e está sempre se metendo em confusões, tendo de ser salvo por Robomaru e Nanako.

Robomaru teve 51 episódios, exibidos entre 3 de outubro de 1982 e 25 de setembro de 1983. Para aproveitar o sucesso de 8-Chan, os atores que interpretaram Haruka e Daisuke foram os mesmos que haviam interpretado Kasumi e Omi. Também vale citar que a voz de Robomaru ficou a cargo de Machiko Soga, uma das mais famosas atrizes japonesas, intérprete, dentre outros papéis, da feiticeira Bandora, mais conhecida aqui no Brasil como a Rita Repulsa dos Power Rangers. A série de Robomaru não fez tanto sucesso quanto a de 8-Chan, mas sua linha de brinquedos, lançada pela Bandai, foi uma grande campeã de vendas - com destaque para um boneco de Robomaru com cabeça maleável, para que as crianças conseguissem colocá-la nas formas que ela assumia na série, uma grande novidade para a época.

Robotto 110-Ban
1977


E agora vamos ao bônus que eu prometi lá na abertura, o Robô Número 110, série criada por Ishinomori da qual eu confesso que nunca havia ouvido falar até começar a pesquisar sobre a Toei Fushigi Comedy Series - e, mesmo assim, só descobri porque o nome de 8-Chan foi uma espécie de homenagem a 100-Ban, trocando a palavra ban, "número" em japonês, pelo sufixo honorífico chan, usado quando se fala com uma pessoa querida, normalmente crianças.

Como de costume, a série é ambientada em uma versão do Japão na qual os robôs são presença constante no dia a dia; no caso, eles foram criados pelo cientista de nome pouco criativo Dr. Robot, fundador do Robot Service Center (RSC). Quatro desses robôs têm o sonho de construir um novo laboratório para seu criador, e, para isso, decidem trabalhar para ganhar dinheiro, empregando tudo o que recebem, exceto o usado para comprar baterias, na construção. Infelizmente, ao contrário do que se pudesse esperar de robôs altamente especializados, eles são muito incompetentes, e acabam se metendo em várias confusões.

O líder do quarteto é Gangaragan, apelido Gan-Chan, o tal "robô número 110", que é alaranjado e tem um enorme G azul na barriga. Gan-Chan foi construído com restos de sucata do laboratório, e não tem função especializada, embora seja muito bom em matar baratas eletrocutadas. Gan-Chan adora crianças, tem um bom coração - foi dele a ideia da construção do novo laboratório - mas não faz ideia da própria força, constantemente destruindo coisas aleatórias quando está envolvido em algum trabalho. Como é comum nos robôs de Ishinmori, ele pode se transformar em um triciclo motorizado ou voar com a ajuda de uma hélice acoplada nas costas. Sua principal fraqueza é que uma porta em sua barriga se abre com um comando sonoro que parece um telefone tocando, o que faz com que, toda vez que um telefone toque perto dele, a porta se abra e ele fique vulnerável.

O robô mais inteligente, mas mais fraco, do grupo é Kei-Kun, cujo corpo é um relógio. Kei-Kun trabalha como detetive, mas também é muito bom como mecânico de carros; ele faz bullying com Gan-Chan, a quem considera estúpido, e costuma responder a suas perguntas com sarcasmo. Sua fraqueza é o magnetismo, que interfere com o funcionamento de seu relógio, o que atrapalha seu raciocínio. Outro robô do grupo é Mr. Chief, que trabalha como contador e é responsável por calcular quanto que o grupo já ganhou, o que fica registrado em um contador em sua barriga; sua aparência é baseada na de Robby, de Planeta Proibido, com corpo preto e um domo transparente na cabeça, que mostra seu cérebro eletrônico trabalhando. Finalmente, temos Pearl-Chan, androide feminina que trabalha como telefonista, mas também é uma hábil enfermeira e babá. Ela compartilha a paixão de Gan-Chan por crianças, e os dois normalmente trabalham em dupla.

Os principais personagens humanos da série são a família Nakamura, de quem os robôs alugam o jardim para montar sua base de operações. O pai, Hideo, chamado por Gan-Chan de "papai", é um ex-jogador de futebol que trabalha em uma empresa de importação e exportação, mas com um salário baixíssimo, o que o leva a aceitar a proposta dos robôs. A mãe, Kimiko, é um tanto neurótica com limpeza e arrumação, e se desespera com o fato de que Gan-Chan (que, evidentemente, a chama de "mamãe") vive quebrando tudo, mas, como adora fazer compras, aceita o dinheiro dos robôs de muito bom-grado. A filha adolescente, Akemi, chamada pelos robôs de Kemi-Chan, é a responsável por encontrar trabalhos para eles, e o filho, Yoshio, é o principal parceiro de Gan-Chan e Pearl-Chan em suas aventuras. Outra personagem de destaque é a Oficial Minamida, policial que sempre é chamada quando os robôs se metem em confusão, que é afeiçoada a Gan-Chan e não gosta quando agem com violência contra ele.

Robotto 110-Ban foi produzida a pedido da TV Asahi para substituir Ganbare!! Robocon, que ficou três anos no ar sempre com boa audiência; infelizmente, não conseguiu repetir seu sucesso, e teve apenas 37 episódios, exibidos entre 8 de abril e 30 de dezembro de 1977. Seria substituída no horário pela série Red Vickies, estrelada por um time infantil de beisebol, que, por sua vez, inauguraria uma longa sequência de séries estreladas por times esportivos infantis, sem robôs, monstros, ou qualquer outro elemento fantástico.


Toei Fushigi Comedy Series

8-Chan
Robomaru
110-Ban

0 Comentários:

Postar um comentário