domingo, 7 de fevereiro de 2021

Escrito por em 7.2.21 com 0 comentários

Toei Fushigi Comedy Series (II)

E hoje daremos prosseguimento à série de posts sobre as Toei Fushigi Comedy Series, com mais duas séries e um bônus! Mas começando com uma informação que eu esqueci de colocar no post anterior: fushigi significa algo como incrível, fantástico ou maravilhoso, não no sentido de ser muito bom, mas no de ser algo que não pertence ao nosso mundo. O nome traduzido do programa, portanto, era "a série de comédias fantásticas da Toei".

Pettonton
1983

Em 1982, estrearia nos Estados Unidos, e logo em seguida no Japão, o filme E.T. - O Extraterrestre, dirigido por Steven Spielberg. E.T. faria um imenso sucesso no Japão, o que levaria a TV Fuji a pedir à Toei que a terceira série das Toei Fushigi Comedy Series fosse protagonizada não por um robô, mas por um alienígena; além disso, o canal exigiria que, assim como E.T., esse alienígena não passasse a impressão de ser apenas uma pessoa fantasiada, como era comum com alienígenas de tokusatsu. Para atender a essas duas exigências, Ishinomori e o produtor Yoshio Urasawa, que também assumiria o papel de roteirista da série, criariam Pettonton.

Pettonton é um alienígena verde, baixinho e gorducho, que foi abandonado por sua nave no quintal da família Hataya, fazendo amizade com o pequeno Negita, que, ao invés de escondê-lo, como Elliott fez com E.T., decide integrá-lo à sociedade, mesmo com o óbvio fato de que ele é um alienígena. A maior parte das confusões nas quais Pettonton se mete, aliás, ocorrem porque a sociedade dos humanos é muito diferente da dele, e ele sempre tende a agir como se estivesse em seu próprio planeta.

Pettonton tem longos braços que podem se esticar ainda mais, e, quando é beijado por uma garota bonita, infla e pode voar como um balão, mas, quando está triste, fica murcho e incapaz de se mover. Ele tem a habilidade de se comunicar com qualquer animal, e come todos os vegetais que encontra - todos mesmo, não só frutas, verduras e legumes, mas também folhas, flores e pequenos arbustos; sua fome parece não ter fim, e, segundo boatos, ele foi expulso da nave porque eles estavam numa missão recolhendo plantas de diversos planetas, e ele comeu todas. Outra habilidade bizarra de Pettonton é que seu cabelo, após arrancado, pode ser moldado para se transformar em diversas ferramentas, incluindo a Varinha do Tempo, que pode parar o tempo durante alguns segundos para todos os que não estiverem segurando nela, e o Círculo da Amizade, que tem um funcionamento curioso: se Pettonton e seus amigos estiverem todos segurando o círculo ao mesmo tempo, logo eles terão uma boa ideia para solucionar um problema ou sair de uma enrascada, mas, se alguém tentar usar o Círculo sem Pettonton, ficará paralisado.

Além de Pettonton, a série conta com dois outros alienígenas. Jamorer é um inseto espacial que vive dentro do cabelo de Pettonton, do qual se alimenta; inicialmente, somente Pettonton podia vê-lo e falar com ele, mas, lá pela metade da série, aparentemente se esqueceram disso, e os humanos passaram a também interagir com Jamorer - que não é seu nome, mas sua "nacionalidade", já que ele nasceu no planeta Jamor. Já Omichan é o produtor de um espetáculo intergaláctico, que vem à Terra tentar convencer Pettonton a trabalhar para ele; ele odeia humanos, especialmente Negita, que sempre convence Pettonton a não partir, mas não aceita não como resposta, tramando planos elaborados para convencer Pettonton a assinar contrato.

Os principais personagens humanos da série são a família Hataya, cujo filho, Negita ("cebolinha"), encontra Pettonton e se torna seu melhor amigo. Para sorte do alienígena, Negita é um menino calmo e de muita paciência, que sempre está disposto a perdoar seus erros e o ensinar como é viver na Terra. O pai de Negita é Nasuotto ("berinjela"), que trabalha em um cartório da cidade e tem medo de tudo, principalmente de seu chefe. A mãe, Tomato ("tomate"), é amorosa e compreensiva, mas vive às turras com a sogra, Serori ("aipo"), a avó de Negita e mãe de Nasuotto, que é quem realmente manda na família, uma idosa de personalidade forte, fã de rock, péssima com computadores, disposta a tudo para defender sua família, e que também se afeiçoa a Pettonton. Os nomes desses personagens realmente são nomes de vegetais em japonês, e não são usados como nomes de pessoas no mundo real.

A princípio, o pai e a mãe de Negita são contra abrigar Pettonton, com medo de se colocarem no meio de uma guerra espacial ou algo assim, mas são convencidos a ficar com ele por Inchou Nohara, o veterinário da cidade, amigo da família e avô de Sayuri, menina por quem Negita é apaixonado e que também se torna amiga de Pettonton; Nohara também faz amizade com o alienígena, mas porque sua habilidade de falar com os animais é bem útil pra ele. Outros personagens humanos de destaque são Tomoko, a enfermeira da clínica veterinária de Nohara, que é alérgica a Pettonton; Yoko, moça por quem Pettonton é apaixonado, apesar de ela ser humana; Ganta Hayashi, menino rico que considera Negita seu melhor amigo e tem ciúmes de Pettonton; Kiyoshi Nemoto, menino metido a intelectual da turma de Negita, que não gosta de Pettonton por considerá-lo uma criatura atrasada em relação aos humanos; e o Dr. Happa Hanami, cientista que vive em uma mansão nos limites da cidade, que quer capturar Pettonton para examiná-lo e tentar obter uma forma de ganhar dinheiro com ele.

O responsável por vestir a roupa de Pettonton seria Masato Takagi, mesmo ator que usava a roupa de Robomaru, e que passaria por maus momentos, já que, como foi dito, havia a exigência de que não parecesse haver um ator ali dentro; Takagi, porém, estava sempre de bom humor, e até se comprometeu a gravar algumas cenas incrivelmente difíceis, como uma na qual Pettonton aparecia andando de skate, o que lhe rendeu elogios de toda a equipe de produção, por seu profissionalismo. Como uma espécie de prêmio, Takagi ganharia um papel sem fantasia na série, o de Masato, dono de uma barraquinha de macarrão frequentada por Negita e seus amigos, que também costuma se encontrar com eles quando quando está fazendo cooper.

Pettonton teve 46 episódios, exibidos entre 2 de outubro de 1983 e 26 de agosto de 1984. A série teria uma audiência altíssima, o que daria a Urasawa uma ideia ousada: gravar um episódio especial em Hong Kong, onde Pettonton também se tornou bastante popular. Esse episódio não conta para os 46 da série, e foi exibido no dia seguinte ao último, numa segunda-feira à noite (as Toei Fushigi Comedy Series eram exibida aos domingos de manhã).

Dokincho! Nemurin
1984

Após o grande sucesso de Pettonton, a TV Fuji decidiu continuar investindo nos "mascotes" ao invés de em robôs; ela pediria, entretanto, que a série seguinte fosse voltada para meninas, já que as três séries das Toei Fushigi Comedy Series exibidas até então, apesar de protagonizadas por meninos e voltadas para os meninos, tinham muitas meninas em sua audiência. Se inspirando nos mangás voltados para meninas, conhecidos em japonês como shojo, Ishinomori criaria uma história que envolvia fadas e magia, e era protagonizada por uma menina.

A menina, no caso, é Mako Oiwa, que, após um dia especialmente triste, vai dormir chorando. Como ela tem o coração puro, as energias de seu sonho acordam um trio de fadas, que estavam adormecidas há 800 milhões de anos. As três fadinhas passam a ser suas amigas e conselheiras, acompanhando-a durante o dia e ouvindo seus problemas durante a noite.

A fada principal da série é Nemurin (ou Nemrin), a Rainha das Fadas de uma civilização que existiu em nosso planeta há milhões de anos. Nemurin parece uma borboleta, tem o poder de dar vida a objetos inanimados (segundo ela, eles são inanimados porque estão dormindo, e ela apenas os acorda), e tem poderes limitados para criar objetos do nada e realizar desejos (que nunca saem conforme o esperado). A segunda fadinha se chama Vivian, se parece com um morcego, e sofre bullying tanto de Nemurin quanto da família Oiwa, embora se torne a principal confidente de Mako, que sempre conta todos os seus pesadelos para ela, que os faz ir embora. A terceira se chama Monroe (talvez em homenagem à Marilyn), é feita de pedra, tem uma fome eterna, é capaz de comer qualquer coisa, possui superforça e dá a seus desafetos pedras mágicas que deixam a pessoa infeliz e causam confusão. Vivian e Monroe eram de tamanho humano e interpretadas por atores vestidos, mas Nemurin era um boneco, meio marionete meio animatronic; nos primeiros episódios ele era difícil de ser manejado e tinha poucas expressões faciais, mas depois a equipe de produção conseguiu criar um mais maleável e realístico.

Mako é uma menina sonhadora, romântica, e parece ser o membro mais equilibrado da família Oiwa. Seu pai, Yosuke, é preguiçoso e propenso a ataques de raiva, mas se torna amigo das fadas e aprova a amizade da filha com elas. A mãe, Sachiko, é uma dona de casa que sonha acordada, e quer que os filhos consigam bons empregos, vendo a amizade de Mako com as fadas como um perigo, já que pode deixá-la despreparada para o mundo real. Mako tem um irmão mais velho, Tamasaburo, cujo maior sonho é ser popular na escola, o que não consegue por ser tímido e não tirar boas notas; em alguns episódios, ele aparece vestido de mulher, o que causou uma certa controvérsia na época.

Outros personagens humanos de destaque na série são Nakayama, o melhor amigo de Tamasaburo, nerd que adora ler, é apaixonado por Mako, e deseja estudar as fadas; Masato, dono de uma leiteria frequentada por Mako, Tamasaburo e Nakayama, interpretado por Masato Takagi; e o Tio Time Slip, idoso de origem desconhecida que tem o poder de viajar no tempo, que deseja conhecer o Reino das Fadas, mas sempre acaba errando e levando as fadas para outra época, as envolvendo em várias confusões. Também merece destaque o Fantasma Roncador, um monstro que era inimigo das fadas há milhões de anos, assim com elas estava dormindo, e também foi acordado pelo sonho de Mako. O Fantasma pode ser considerado o vilão da série, já que seus objetivos são destruir Nemurin e fazer com que nenhum ser humano jamais consiga dormir novamente, o que aumentará seus poderes e permitirá que ele domine o mundo.

Acorde! Nemurin teve 31 episódios, exibidos entre 2 de setembro de 1984 e 31 de março de 1985. Foi considerada uma série bem sucedida, e acabou encurtada por causa de um problema que não tinha a ver com audiência: a Bandai, principal patrocinadora das Toei Fushigi Comedy Series, planejou uma gigantesca linha de brinquedos baseados em Nemurin, que seriam lançados enquanto a série estava no ar, incluindo uma boneca de Nemurin que imitava algumas das expressões faciais que a fada demonstrava na série. Infelizmente, a Bandai não conseguiu se planejar para dar conta do lançamento, produzindo pouquíssimas unidades e tendo de cancelar vários pedidos dos revendedores; isso fez com que a empresa tivesse um gigantesco prejuízo, e tivesse de suspender o patrocínio do programa de TV. Sem o dinheiro da Bandai, a Toei se veria incapaz de produzir novos episódios, e negociaria com a TV Fuji o encerramento da série para que ela pudesse concentrar seus esforços em tentar garantir um patrocínio para a seguinte.

TV Obake Telemonja
1985


Devido ao enorme sucesso de Pettonton, a TV Fuji decidiria ousar, e encomendaria à Toei um seriado semelhante, para ser exibido às quintas-feiras, dia reservado à programação considerada de melhor qualidade no Japão, em horário nobre. Atendendo a esse pedido, Ishinomori criaria o Fantasma da TV Telemonja.

A história começa quando Tonbo Hayashi, jovem apaixonado por TV, se revolta porque sua família não quer comprar um televisão nova - sendo que a deles está quebrada e só pega os oito canais da Fuji. Ele trama, então, um plano para obrigar a compra de uma TV nova, que envolve destruir a antiga, mas, quando vai fazê-lo, descobre que, dentro de sua TV vive uma criatura (chamada por todos de "fantasma", embora não seja um espírito de uma pessoa morta), chamada Telemonja, que logo ganha o apelido de Lemon. Lemon e Tonbo, então, se tornam amigos e passam a viver grandes aventuras.

Lemon é uma criatura alaranjada e de cabelos desgrenhados, que tem o poder de viajar nas ondas de rádio, e acaba estabelecendo residência dentro da TV da família Hayashi, se tornando viciado na programação da Fuji - dentre outros motivos, porque ele se alimenta de ondas de rádio, e as da Fuji, segundo ele, são as mais saborosas. Quando está fora da TV, Lemon tem o poder de trazer objetos e pessoas da programação para o mundo real por um curto pedaço de tempo - na realidade, ele não os teletransporta nem nada assim, mas cria uma cópia de curta duração; um personagem trazido dessa forma, portanto, agirá como o personagem, e não como o ator que o interpreta. Falando em interpretar, quem vestia a roupa de Lemon era, mais uma vez, Masato Takagi.

Após revelar sua existência, Lemon se torna o melhor amigo de Tonbo, jovem tímido e atrapalhado viciado em televisão. Tonbo mora em uma pequena casa com seus pais, Ageha, uma dona de casa que adora a programação da Fuji, não se importando de a TV não ter outros canais, e Kabuto, que trabalha em um escritório e não liga para televisão. Assim como em Pettonton os membros da família principal tinham nomes de vegetais, em Telemonja eles têm nomes de insetos naturais do Japão, sendo tonbo uma espécie de libélula, ageha uma espécie de borboleta, e kabuto aquele famoso besouro japonês que tem dois "dentões" - mais uma vez, nenhum desses nomes costuma ser usado como nome de pessoas. Outros personagens humanos da série são Sayaka, a melhor amiga de Tonbo, que também se torna amiga de Lemon; Radon, amigo de Tonbo que é apaixonado por Ageha; e Yatai, dono de uma barraquinha de lamen onde Tonbo e Sayaka costumam comer, também interpretado por Takagi.

O principal vilão da série é Denki Omata, dono da loja de eletrodomésticos Omata Electric, que considera, por alguma razão, Lemon uma ameaça a seus negócios e quer destruí-lo. Utilizando alta tecnologia, ele consegue se transformar em Daimyojin, que tem o poder de controlar qualquer eletrodoméstico. Um dos planos malignos de Omata envolve dar uma televisão de última geração para os Hayashi se eles aceitarem destruir a TV onde Lemon mora, mas, depois que Tonbo faz amizade com Lemon, ele passa a defender sua TV com todas as suas forças. Daimyojin tem um "parceiro", Technicolor Boy, um fantasma da mesma raça de Lemon, que também vive em uma TV e se alimenta de ondas de rádio, e tem o poder de transformar qualquer coisa de colorida em preto-e-branco; ele tem inveja de Lemon, e aceita se aliar a Omata para destruí-lo.

Diferentemente dos outros seriados da Toei na época, Telemonja não seria filmado em película, e sim em vídeo (como, por exemplo, Cybercop, da Toho), o que normalmente era feito para cortar custos, mas, no caso, foi uma tentativa de criar efeitos especiais mais realísticos. Infelizmente o tiro saiu pela culatra, e a maior parte dos espectadores consideraram os efeitos fracos e pobres, o que fez com que a Toei não recorresse mais às filmagens em vídeo até Chagerion, de 1996.

Seja por causa dos efeitos pobres, seja por causa do horário em que era exibido, Telemonja não conseguiu fazer sucesso, tendo baixa audiência desde o início, e foi cancelado após apenas 11 episódios, exibidos entre 10 de janeiro e 28 de março de 1985 - pelo menos a Fuji avisou a Toei com antecedência de que não queria mais a série, dando tempo para que eles gravassem um último episódio, por isso o número de 11, dez que já estavam prontos na estreia e um para encerrar. Algumas fontes incluem Telemonja como parte das Toei Fushigi Comedy Series, o que claramente não é verdade, já que, inclusive, essa série era exibida em dia e horário diferentes, mas, devido à sua estreita relação com Pettonton, e por ela ter sido criada por Ishinomori, eu achei que cabia incluí-la aqui como um bônus.

Toei Fushigi Comedy Series

Pettonton
Nemurin
Telemonja

0 Comentários:

Postar um comentário