domingo, 28 de fevereiro de 2021

Escrito por em 28.2.21 com 0 comentários

Toei Fushigi Comedy Series (III)

Hoje voltamos à Toei Fushigi Comedy Series, com mais três séries!

Katte Ni! Kamitaman
1985


Shinsuke Nemoto é um menino tímido que não tem muitos amigos e sonha em ser um super-herói. Um dia, ao derramar água em uma tigela de lamen mágica, ele faz surgir o duende Kamitaman, que se torna seu melhor amigo. Em retribuição pela amizade do menino, Kamitaman decide usar seus poderes para transformar Shinsuke em um super-herói, chamado Nemotoman.

Como quiser, Kamitaman! era mais um dos seriados de "mascotes", o terceiro após Pettonton e Nemurin. Assim como Nemurin, Kamitaman, uma espécie de duende narigudo com cabelo punk (que, no original japonês, não é um duende, e sim um "deus", e não somente isso, mas um deus de terceira classe, o que denota que ele não é muito competente em suas funções) era uma mistura de boneco com animatronic, sendo animado parte como um fantoche, parte através de controle remoto. O boneco de Kamitaman era mais avançado que o de Nemurin, sendo mais realístico e contando com mais expressões faciais. Curiosamente, após o problema com a Bandai, o patrocinador dessa série foi uma empresa de cosméticos, o que fez com que nenhum brinquedo de Kamitaman fosse lançado enquanto a série estava no ar, algo extremamente incomum para um tokusatsu.

Kamitaman é bagunceiro, mal-educado, briguento, e adora usar seu cabelo como bumerangue para pregar peças; por causa disso, seus colegas duendes (ou deuses, como queiram) o rejeitam, e ele só tem um único amigo, Mosga, uma mariposa gigante, que é ainda mais desagradável do que ele. Ao ser acolhido por Shinsuke, ele decide realizar o sonho do menino e lhe confere poderes; Shinsuke não fica na forma de Namotoman o tempo todo, podendo se transformar e voltar ao normal quando quiser, e, quando está como Namotoman, tem super força, super velocidade e é praticamente indestrutível. Infelizmente, Shinsuke é muito atrapalhado e péssimo em relacionamentos sociais, o que faz com que algum desastre aconteça sempre que ele tenta usar seus poderes para ajudar os outros. Pelo menos Namotoman acaba sendo bem sucedido em frustrar os planos do arqui-inimigo de Kamitaman, Tatari, toda vez que ele aparece. Tatari é um youkai (algo como um espírito maligno), parecido com uma pessoa vestindo uma roupa colante prateada, que quer destruir todos os deuses, começando por Kamitaman e Mosga.

Shinsuke mora com seu pai, Taro, que, como já está ficando costumeiro nessas séries, é meio incompetente e não gosta de trabalhar, sendo sua mãe, Yuko, que tem mania de limpeza e odeia quando o marido fuma, quem realmente manda na casa. Shinsuke tem uma irmãzinha, Mari, que também se afeiçoa a Kamitaman, mas o trata como se fosse uma mistura de uma de suas bonecas com um animal de estimação, sendo sua diversão preferida brincar de faz de conta com ele. Outro personagem humano de destaque é Seiko Tobaru, menina da escola de Shinsuke por quem ele é a apaixonado e que não dá bola pra ele, a quem ele sempre tenta impressionar quando está transformado em Namotoman.

Kamitaman teve 51 episódios, exibidos entre 7 de abril de 1985 e 30 de março de 1986, e fez um sucesso moderado. Também foi criado por Ishinomori, que, com Namotoman, quis fazer uma paródia dos henshin heroes, os heróis que se transformam típicos do tokusatsu, cujas séries são voltadas para um público um pouquinho mais velho que o de Kamitaman. Produzida com uma certa contenção de custos devido ao patrocínio menor, a série acabou se tornando de produção muito difícil para a Toei, que, mesmo assim, conseguiu manter sua qualidade característica - mas, para a seguinte, convenceu a TV Fuji a voltar para os robôs, para poder usar um ator vestido ao invés de um boneco.

Morimori Bokkun
1986


A decisão da Toei de voltar para os robôs pegou Ishinomori e sua equipe de surpresa, com pouco tempo para criar a nova série. Ishinomori, então, decidiria usar um conceito abandonado que havia desenvolvido para Robocon, renomeando-o para Bokkun. Apesar de a Bandai ter lançado uma linha de brinquedos baseada no personagem, a série seria considerada fraca pela crítica, teria baixa audiência, e acabaria sendo encurtada. Até Urasawa, roteirista da série, declararia em entrevistas que essa foi a pior das Toei Fushigi Comedy Series.

Bokkun é ambientado em um mundo no qual pessoas, robôs e animais antropomórficos convivem normalmente - ou quase, já que há muito preconceito entre as pessoas e os animais, e ambos os grupos veem os robôs como meras máquinas, ignorando que eles têm sentimentos. Nesse mundo, o cientista Dr. Chiran tem o sonho de criar a Chiran Land, um local onde os três grupos possam conviver em paz, deixando suas diferenças de lado. Para ajudá-lo nesse propósito, ele cria um robô especial, o qual chama de Morimorobo-kun - Bokkun para os íntimos.

Bokkun é um robô redondo e vermelho que lembra um pouco Robocon - evidentemente, já que foi baseado em um rascunho descartado dele. Ele foi criado pelo Dr. Chiran com todas as habilidades necessárias para permitir a integração entre humanos, robôs e animais, seja lá quais forem. A principal habilidade de Bokkun vem de uma engrenagem no peito que se parece com um dial de rádio, mas que na verdade é uma espécie de relógio, que lhe permite avançar e retornar no tempo, e fazer o tempo passar mais rápido ou mais devagar, mas apenas durante alguns segundos. Canalizando essa "energia" temporal para a cabeça, Bokkun também pode fazer com que objetos leves flutuem por um curto período de tempo. O peito do robô também tem uma portinha que guarda um telefone com ligação direta com o Dr. Chiran, e às suas costas pode ser acoplado um acessório chamado Piccolo Bird, que permite que ele voe por curtas distâncias.

Bokkun tira sua energia de vegetais, que insere em um compartimento parecido com uma boca, que fica oculto quando ele não está "comendo", o que faz com que, além de tudo, ele tenha uma fonte de energia limpa e sustentável. Ele inclusive pode comer qualquer coisa, não só vegetais, sendo fã de sorvete, mas apenas os vegetais lhe conferem energia - exceto cenoura, à qual ele é "alérgico". Quando Bokkun come cenouras, ou se ele comer uma quantidade muito grande de qualquer comida, seu mecanismo de viagem no tempo dá defeito, e ele pode até voltar no tempo sem querer. Quando Bokkun está deprimido, sua cabeça se retrai, e ele não consegue expor a "boca" para comer.

Além de Bokkun, o Dr. Chiran inventou outros três robôs para ajudá-lo em sua missão: Gakushu é um robô feito de madeira desenvolvido para ajudar os humanos a aprender, que pode se transformar em escrivaninha e conta com várias gavetas para guardar material escolar; Kutaro é um robô médico, que conta com um sistema avançado de diagnóstico, um telefone de emergência na cabeça, e pode se transformar em uma ambulância caso seja necessário levar o paciente para um hospital; e Momoko é a já tradicional robô feminina que atua como secretária do Dr. Chiran, que conta com uma pia e um espelho dentro de um compartimento na barriga e uma toalha num suporte na cabeça, caso o cientista precise lavar as mãos.

Os quatro robôs fazem amizade com três animais antropomórficos que decidem ajudá-los na construção da Chiran Land: Mog Lamp é uma toupeira apaixonada por ovos, que não enxerga direito, odeia estudar, e acha Gakushu um robô muito inútil; Raviclin é uma coelha com mania de limpeza, que se torna namorada de Kutaro; e Jai Tiger é um tigre que está sempre se abanando com um leque e fala como se fosse um samurai. Além do Dr. Chiran, os personagens humanos da série incluem Makoto Nakayama, menino fã de futebol que se torna amigo de Bokkun; Fumiya, o pai de Makoto; Keiko, a mãe; e a Tia Iron, ciborgue que joga futebol e acaba fazendo amizade com o menino. O guia oficial da série também cita três personagens chamados Madoka, Kakefu e Masami, mas eu não consegui descobrir o que eles fazem da vida.

Morimori, em japonês, é um termo usado quando alguém faz alguma coisa de bom grado, ou seja, gostando do que está fazendo; não sei se o nome da série teria alguma tradução, mas provavelmente é por isso que o robô se chama Morimorobo-kun (kun é um sufixo honorífico usado para amigos de longa data). Bokkun teve apenas 39 episódios, exibidos entre 6 de abril e 28 de dezembro de 1986; como de costume, o cancelamento foi avisado com antecedência, para que pudesse ser gravado um último episódio. Depois de seu fracasso, a Toei conversaria com a TV Fuji e decidiria investir em algo diferente.

Omoikkiri Tantei-dan Hardgumi
1987


Quando Ishinomori estava criando Bokkun, pensou em colocar na série um grupo de meninos detetives, como havia em 8-Chan, mas depois desistiu, preferindo focar nos robôs e nos animais antropomórficos. Após o fracasso de Bokkun, ele sugeriu à Toei partir em uma direção diferente, fazendo uma série protagonizada apenas pelos meninos detetives, sem robôs, alienígenas, fadas ou duendes. Séries protagonizadas por grupos de crianças que se envolvem em aventuras não eram incomuns no Japão, com a maioria delas focando em times esportivos, mas essa seria uma série com o toque Ishinomori, e protagonizada por uma equipe de detetives, o que não era inédito, mas era mais raro. A TV Fuji gostou da ideia, e deu luz verde.

O nome da série tem tradução, mas precisa de uma explicação: omoikkiri significa algo como "completo" ou "total", tantei-dan é detetive, e gumi é algo como grupo ou equipe; hard é uma palavra em inglês que significa "duro", mas também é usada no sentido de "difícil", e aqui eu acredito que tenha sido usada como sinônimo para "casca-grossa", no sentido de valente (expressão que, em inglês, é hard boiled, originalmente usada para se referir a um ovo cozido de gema dura). Se eu tivesse que traduzir, portanto, seria o Grupo Casca-Grossa de Detetives Completos.

Hardgumi também é o nome que o grupo de detetives mirins, formado por quatro meninos (Hiroshi Kuroki, Satoru Shiro, Susumu Aono e Takeo Kimihara) e uma menina (Yasuko Akakawa), dá a si mesmo. Todos eles têm por volta de 11 ou 12 anos, são filhos únicos e estudam na mesma turma do Colégio Takehaya; nenhum deles, exceto Yasuko, gosta muito de estudar, e cada um tem um traço marcante de personalidade, sendo um bom com computadores, um comilão, um bom em esportes e por aí vai. Infelizmente, eu não consegui descobrir qual é qual, e, como nunca assisti à série, vou ficar devendo essa informação.

As aventuras do grupo começam quando a turma ganha um novo professor, Toshihiko Ochiai, que age como o personagem de Robin Williams em Sociedade dos Poetas Mortos. Ele passa um trabalho no qual cada grupo tem que criar um filme de fantasia, e Hiroshi e seus amigos decidem criar um filme de ação protagonizado pelo Ladrão Fantasma Matenro, criado por Hiroshi em seu computador. Para a surpresa do grupo, porém, pouco tempo depois Matenro aparece na casa de Hiroshi e rouba seu computador, desafiando as crianças a usarem sua inteligência para descobrir quem ele é, e partindo para cometer vários crimes. Perplexos ao ver que seu personagem ficcional ganhou vida, os amigos decidem se tornar jovens detetives, adotando o nome Hardgumi, para descobrir quem estaria se passando por Matenro, e interromper sua onda de crimes de uma vez por todas.

Hardgumi foi parcialmente inspirado em uma série de livros do escritor Edogawa Rampo, conhecida fora do Japão como O Clube dos Meninos Detetives, especialmente no primeiro, Kaijin Niju Menso, ou "O Demônio de Vinte Faces", publicado originalmente em 1936. O vilão, nesse livro, é Heikichi Endo, um ladrão cavalheiro e mestre dos disfarces, que acaba se tornando o arqui-inimigo dos meninos detetives, aparecendo em praticamente todos os livros da série. Curiosamente, esse livro também serviria de inspiração para um game de Playstation 3 e 4 extremamente popular no Japão, Persona 5.

Hardgumi teve 50 episódios, exibidos entre 11 de janeiro e 27 de dezembro de 1987; fez um enorme sucesso, e revitalizou o interesse do público japonês em histórias de mistério protagonizadas por jovens detetives - aumentando, inclusive, as vendas dos livros de Rampo. Um dos elementos da série que fazia mais sucesso eram seus "equipamentos de detetive", como um detector de metais, um "coletor de sons", uma minicâmera, um misto de walkie-talkie e binóculos, e, principalmente, o cartão decriptador de mensagens secretas, que virou um brinquedo e se tornou uma verdadeira febre no Japão. Hardgumi também ganharia um game para o Famicom (o NES japonês), lançado pela Bandai, e, após seu término, as aventuras de Hiroshi e seus amigos seriam contadas em um mangá, publicado na revista Comic Bonbon entre 1988 e 1990. A história da série de TV também seria publicada como mangá na revista TV Land em 1988.

Toei Fushigi Comedy Series

Kamitaman
Bokkun
Hardgumi

0 Comentários:

Postar um comentário