sábado, 23 de março de 2024

Escrito por em 23.3.24 com 0 comentários

Super Loja

Hoje eu vou falar sobre uma série de comédia que eu facilmente colocaria no meu Top 10 do gênero, mas que, infelizmente, é pouco conhecida por aqui - até onde eu saiba, não passou em nenhum canal aberto ou a cabo, embora possa ser encontrada em diversos serviços de streaming. Hoje é dia de Super Loja no átomo!


Super Loja (também conhecida aqui no Brasil como Superstore: Uma Loja de Inconveniências, sendo Superstore seu título original) acompanha o dia a dia dos funcionários de uma fictícia loja de departamentos típica dos Estados Unidos, do tipo Target ou Wal-Mart (da qual o mais próximo que temos aqui no Brasil são as Lojas Americanas, que não têm esse nome por acaso), chamada Cloud 9, mais especificamente da filial do bairro de Ozark Highlands, na cidade de St. Louis, Missouri. O foco é nas relações interpessoais dos funcionários, com as práticas do dia a dia de uma loja de varejo ficando em segundo plano ou servindo como pano de fundo para algumas situações; de certa forma, é uma série parecida com The Office, embora não seja no formato mockumentary.

A protagonista da série é Amy Dubanowski (America Ferrera), nascida Amelia Sosa, mas que usa o nome de casada, descendente de hondurenhos que trabalha há décadas na filial de Ozark Highlands, no início da série ocupando o cargo de supervisora; em cada episódio, Amy usa um nome diferente em seu crachá, porque não se sente confortável com estranhos a chamando por seu nome verdadeiro, e detesta trabalhar na Cloud 9, mas se vê presa ao local por ter engravidado na adolescência e se casado com seu namorado da época, um homem imaturo que gasta mais do que ganha e não para em nenhum emprego fixo, o que faz com que ela tenha a responsabilidade de ganhar dinheiro para sustentar a casa, ele e a filha do casal. Amy é a funcionária preferida do gerente da loja, Glenn Sturgis (Mark McKinney), super religioso, sempre positivo e irritantemente ingênuo. Completa o trio de funcionários de alto escalão Dina Fox (Lauren Ash), a subgerente e chefe de segurança, que é rigorosa, mandona e não tem nenhum senso de humor, mesmo assim sendo uma amiga leal que faz de tudo para proteger seus colegas - menos Glenn, com quem ela tem uma rivalidade.

Logo no primeiro episódio, a loja contrata dois novos empregados, Jonah Simms (Ben Feldman) e Mateo Fernando Aquino Liwanag (Nico Santos). Jonah é de família rica e superqualificado para o cargo, tendo abandonado um curso superior de administração, mas decidiu trabalhar no varejo por estar em uma encruzilhada em sua vida, sem conseguir encontrar seu lugar no mundo e se sentindo sufocado junto a seus pais; engajado em causas sociais e ecológicas e sempre disposto a demonstrar seu conhecimento, ele se apaixona por Amy à primeira vista, e tem problemas para disfarçar essa atração. Já Mateo é um imigrante filipino que, apesar de ter um bom coração, está disposto e passar por cima de tudo e de todos para subir na vida, inclusive fazendo fofocas sobre os colegas, muitas delas inventadas, e que vê Jonah como um rival e cobiça o cargo de Amy. Completam o elenco principal Garrett McNeil (Colton Dunn), cadeirante que trabalha no setor de trocas da loja, sendo responsável também pelos anúncios feitos no sistema de autofalantes, que é sarcástico, não gosta de se envolver em nada que exija que ele faça mais do que o mínimo exigido por seu trabalho, e se torna o melhor amigo de Jonah, pelo menos em horário comercial; Cheyenne Lee (Nichole Sakura, creditada como Nichole Bloom, exceto na última temporada), adolescente cabeça de vento apaixonada por moda e com uma visão muito peculiar do mundo, que começou a trabalhar na Cloud 9 por não poder contar financeiramente com os pais, e que na primeira temporada está grávida do namorado; e Sandra Kaluiokalani (Kaliko Kauahi), havaiana tímida e atrapalhada que se mete em confusões sem querer e costuma ser o alvo da ira de Dina.

Outros funcionários da loja incluem o sem-noção Marcus White (Jon Barinholtz), que posteriormente é colocado para trabalhar no estoque; Myrtle Vartanian (Linda Porter), que tem mais de 80 anos e frequentemente se vê em apuros por sua mente não funcionar como antigamente ou por não entender como funciona o mundo moderno; Sal (Sean Whalen), que é meio sinistro e visto como tarado; o tímido e calado Elias (Danny Gura); o taciturno Brett (Jon Miyahara), que não fala uma palavra a série inteira, mas é tema de uma piada recorrente de que ele seria muito sábio e bem-humorado; Tate Staskiewicz (Josh Lawson), farmacêutico mulherengo, desonesto e que adora contar vantagem, que trabalha na farmácia da loja; e os praticamente figurantes Heather (Mariana Tosca), Sarah (Selisha Shertick) e Reggie (Charles Chen). Outros personagens coadjuvantes de destaque são o namorado de Cheyenne, Bo Thompson (Johnny Pemberton); o marido de Amy, Adam Dubanowski (Ryan Gaul); e a filha do casal, Emma (Isabelle Day). Participações especiais incluem a repórter Cynthia (Eliza Coupe), responsável pela revista de circulação interna da rede Cloud 9; e Steve (Dan Bucatinsky), contato da filial de Ozark Highlands com a matriz.

A série seria uma criação do roteirista Justin Spitzer, que escreveu episódios de The Office e Scrubs, e conseguiria vender sua ideia à recém-criada produtora The District, fundada por Ruben Fleischer, diretor de Zumbilândia (e, mais tarde, de Venom e Uncharted), que havia conseguido um acordo de dois anos com a Universal Television. Fleischer produziria pilotos para três séries diferentes, que seriam oferecidos pela Universal a vários canais de TV; Super Loja seria a única aprovada, recebendo a luz verde do canal NBC, que encomendaria 13 episódios - mas, por problemas de grade, cinco meses depois reduziria o pedido para 11, prometendo renovar a série para uma segunda temporada de 13 caso a audiência fosse satisfatória. Os dois primeiros episódios seriam exibidos um após o outro na sequência do programa The Voice, em 30 de novembro de 2015, com os outros nove sendo exibidos entre 4 de janeiro e 22 de fevereiro de 2016.

O piloto de Super Loja, escrito por Spitzer e dirigido por Fleischer, seria filmado em uma loja real, da rede K-Mart, na cidade de Burbank, Califórnia (com algumas propagandas da K-Mart, que não puderam ser removidas nem efetivamente cobertas pelas da Cloud 9, sendo visíveis durante o episódio); após a série conseguir a luz verde, uma loja da Cloud 9 seria construída nos estúdios da Universal Studios Hollywood, com seu interior ocupando dois estúdios - e não tendo os corredores dispostos da mesma forma que uma loja real, com amplos espaços para que as câmeras pudessem se movimentar - e a fachada sendo construída em um estacionamento, parte do qual serviria como o estacionamento da Cloud 9. A série seria integralmente filmada em estúdio, com até mesmo as externas usando as ruas privativas dos Universal Studios. Quase todos os produtos das prateleiras da Cloud 9 seriam reais, embora muitos fossem alugados e devolvidos às lojas de origem após as filmagens, com apenas os que fossem ser consumidos ou danificados durante as filmagens sendo comprados; muitos também eram apenas embalagens vazias, feitas pelas mesmas fabricantes das embalagens dos produtos reais. Assim como as principais redes de departamentos dos Estados Unidos, a Cloud 9 também tinha produtos de sua marca própria, nesse caso criados pela equipe de cenografia da Universal.

No início, a crítica ficaria dividida, dizendo que o elenco tinha potencial, mas os roteiros eram fracos e previsíveis. Ao longo da temporada, as críticas melhorariam, e Super Loja acabaria eleita uma das melhores séries de comédia de 2016. A audiência também se manteria constante durante toda a temporada, apesar de uma leve queda no final. Assim, conforme prometido, no dia seguinte à exibição do último episódio, a NBC renovaria para uma segunda temporada de 13 episódios, aumentando o pedido para 22 episódios um dia antes da estreia da segunda temporada. O canal também mudaria o dia de exibição da série de segundas para quintas-feiras, colocando Super Loja como a atração principal do bloco do horário nobre. Os 22 episódios da segunda temporada seriam exibidos entre 19 de agosto de 2016 e 4 de maio de 2017.

A segunda temporada estrearia durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, para as quais a NBC tinha exclusividade de transmissão na TV aberta norte-americana; a pedido do canal, seria produzido um episódio especial com as Olimpíadas como tema, escrito por Jonathan Green e dirigido por Fleischer, que contaria com a participação dos medalhistas olímpicos norte-americanos Tara Lipinski, Apolo Ohno e McKayla Maroney, além da atriz Cecily Strong interpretando a medalhista olímpica fictícia Missy Jones. Esse episódio acabaria sendo o de maior audiência da série e um dos de maior audiência da história das sitcoms da NBC, com mais de 9,5 milhões de espectadores. Como a primeira temporada terminava em um cliffhanger, Spitzer pediria para que o "episódio olímpico" fosse ambientado durante a primeira temporada, e não no início da segunda, o que fez com que Cheyenne ainda estivesse grávida - sua filha, Harmonica, nasceu no último episódio da primeira temporada - e com que muitos espectadores achassem que se tratava de um episódio gravado para a primeira temporada mas não exibido.

O último episódio também teria uma curiosidade: nele, um tornado destrói a loja, levando a uma reformulação completa não só do local, mas também das vidas de muitos dos personagens. Acontece que, na cidade de Forth Worth, Texas, um tornado naquele mesmo ano de 2017 realmente destruiu vários prédios, incluindo lojas de departamentos, de forma que a afiliada local da NBC, a KXAS, responsável por toda a área de Dallas-Fort Worth, decidiria não exibir o episódio, em respeito às vítimas do tornado real.

O mais importante novo personagem da segunda temporada é Jeff Sutton (Michael Bunin), o gerente regional da Cloud 9, responsável por todas as lojas de St. Louis; meio atrapalhado, e certo de que tem uma importância maior para a empresa do que realmente tem, embora competente em seu trabalho, Jeff acaba sendo namorado de Mateo por um tempo, o que faz com que ele tenha uma certa predileção pela loja de Ozark Highlands. Novos funcionários da loja que passam a aparecer com frequência a partir da segunda temporada são Carol Maloon (Irene White), invejosa, ambiciosa, arrogante e que tem uma rivalidade com Sandra; Justine Sikowitz (Kelly Schumann), que ama festas, está sempre de bom humor e vive inventando namorados imaginários; Janet (Carla Renata), mãe solteira que, assim como Garrett, só faz o mínimo possível; o machista Isaac (Steve Agee), cheio de opiniões impopulares; o bobalhão Eugene (Dave Ferguson); e Cody (Felipe Esparza), que trabalha no depósito.

Satisfeita com as críticas e com a audiência da série, a NBC a renovaria para uma terceira temporada, de mais 22 episódios, em fevereiro de 2017, praticamente na metade da segunda temporada. Exibida entre 28 de setembro de 2017 e 3 de maio de 2018, a terceira temporada teria audiência menor que as duas anteriores e decrescente, mas as críticas continuariam extremamente positivas. A principal nova personagem é a recém-divorciada e super simpática Kelly Watson (Kelly Stables), que tem um romance com Jonah - que não dura muito, já que, nessa temporada, Jonah e Amy finalmente se dão conta de que foram feitos um para o outro, o que faz com que Amy peça o divórcio para Adam, descobrindo pouco depois que está grávida novamente dele. Garrett também começa um romance com Dina, que decide ser barriga de aluguel para que Glenn e sua esposa consigam ter um filho.

Novos funcionários da loja a partir da terceira temporada incluem o grandalhão, irritado e preguiçoso Earl (Will McLaughlin); Corey (Travis Coles), que trabalha no depósito; e Ken (Baron Vaughn), segurança da loja, que fica parado ao lado da porta de entrada. A terceira temporada também introduz finalmente na série a esposa de Glenn, a até então somente mencionada Jerusha (Kerri Kenney-Silver), e introduz Jerry (Chris Grace), havaiano meio lento de raciocínio por quem Sandra se apaixona, mas que, inicialmente, namora Carol, o que acirra ainda mais a rivalidade entre as duas. Outra personagem recorrente de importância na terceira temporada é Laurie Neustadt (Jennifer Irwin), que trabalha na matriz e detesta a filial de Ozark Highlands, principalmente Glenn e Amy. O famoso dublador Phil LaMarr faz uma participação especial como o também dublador Erick Evans, e o comediante Howie Mandel participa como ele mesmo, confundido por Dina com uma novo funcionário.

Uma quarta temporada, de mais 22 episódios, seria exibida entre 4 de outubro de 2018 e 16 de maio de 2019. Além do nascimento do filho de Glenn, gestado por Dina, do desenvolvimento do romance entre Amy e Jonah, e de uma subtrama envolvendo um assassino serial que descarta os pés de suas vítimas na loja, a quarta temporada traria o clímax de uma subtrama começada lá no início da série, quando Mateo descobre que é um imigrante ilegal, e, para não ser deportado, passa a fingir que está em situação legal - o que leva, inclusive, ao fim de seu namoro com Jeff, que oferece a ele um cargo de maior importância, mas precisa de seus documentos. Outro ponto de virada da quarta temporada é que Amy decide se inscrever em um programa da Cloud 9 para treinamento de gerentes, visando um dia ocupar um cargo melhor na rede. O principal novo personagem da quarta temporada é Sayid (Amir M. Korangy), um refugiado sírio que passa a trabalhar na loja. Eden Sher, de The Middle, faz uma participação especial como Penny, uma funcionária contratada em caráter temporário por Garrett e Jonah.

A audiência da quarta temporada seria a pior até então, caindo a cada episódio, mas as críticas seguiriam extremamente positivas, o que reforçaria a confiança da NBC na série e garantiria a renovação para uma quinta temporada, que inicialmente seria de mais 22 episódios, mas cujas filmagens tiveram de ser interrompidas por causa da pandemia, o que fez com que ela ficasse apenas com 21, exibidos entre 26 de setembro de 2019 e 23 de abril de 2020. Linda Porter faleceria um dia antes da estreia da temporada, o que faria com que os roteiristas decidissem que Myrtle também faleceria, fazendo um episódio em homenagem a ela.

Na quinta temporada, Amy seria promovida a gerente após Glenn decidir voltar a ser um funcionário comum, por achar que o cargo de gerente está acabando com sua saúde; mas as duas principais subtramas da temporada seriam os funcionários da loja se organizando para formar um sindicato, e a rede Cloud 9 sendo comprada por uma empresa chamada Zephra, que decide investir na parte de tecnologia, privilegiando as compras online. Personagens novos incluem os pais de Jonah, Richard (Fred Melamed) e Marilyn (Meagen Fey); os pais de Amy, Ron (Tony Plana) e Connie (Marlene Forte); o irmão de Amy, Eric (George Salazar), que passa a ser o novo namorado de Mateo; Dan (David Wain), optometrista que trabalha na seção de óculos da loja; o veterinário Brian Patterson (Rory Scovel), namorado de Dina; Maya Fonseca (Justina Machado), contato de Amy com a matriz; Colleen Wisniewski (Heidi Gardner), nêmese de Dina, subgerente da filial do bairro de Bel-Ridge (que, desde o início da série, é uma espécie de rival da filial de Ozark Highlands, com Colleen inclusive sendo citada por Dina várias vezes nas temporadas anteriores); e Kira Moon (Jee Young Han), CEO da Zephra. Dean Norris, de Breaking Bad, faz uma participação especial como Howard Fox, pai de Dina.

A NBC renovaria Super Loja para uma sexta temporada já em fevereiro de 2020. Cerca de uma semana depois, America Ferrera anunciaria que não iria renovar seu contrato, querendo participar de novos projetos e passar mais tempo com sua família. Quando a produção da quinta temporada teve de ser interrompida devido à pandemia, os produtores decidiriam passar o episódio que não foi gravado para a sexta temporada (ele acabaria sendo o segundo, por razões que veremos em breve) e convenceriam Ferrera a participar dos dois primeiros episódios (sem contar esse remanejado), para que Amy não precisasse sair sem explicação. Em novembro de 2020, a NBC comunicaria a District de que a sexta temporada seria a última, independentemente de seu sucesso, o que fez com que os roteiristas tivessem tempo para amarrar as pontas soltas e criar um final apropriado; Ferrera também seria convencida a voltar para os três últimos episódios, para que Amy estivesse presente no encerramento da série.

As gravações da sexta temporada começariam em setembro de 2020, com todos os protocolos de segurança da pandemia. Enquanto os episódios estavam sendo escritos, a NBC sugeriria que a série, como muitas outras gravadas na época, ignorasse que estava ocorrendo uma pandemia no mundo real, sendo ambientada antes que a quarentena fosse imposta nos Estados Unidos, sem a necessidade de os personagens usarem máscaras, por exemplo; os roteiristas, porém, não concordariam, alegando que, além de Super Loja não ser uma série que combina com escapismo, ela era ambientada em uma loja de departamentos, o que significava que a pandemia traria boas oportunidades de histórias - como a aparentemente desnecessária busca desenfreada por papel higiênico no início da quarentena, a loja ter de ficar fechada nas semanas de lockdown, ou a constante higienização dos carrinhos de compras quando ela reabriu. Os roteiristas concordariam, entretanto, que seria crueldade com o público, que ainda estava sentindo os efeitos da pandemia, ambientar todos os episódios em seus piores meses, e adiantaram a passagem do tempo para que, lá pelo quarto episódio, 2020 já estivesse no fim e as coisas já estivessem melhorando.

A sexta temporada introduziria duas novas funcionárias da loja, Nicki (Nicole Lynn Evans) e Nia (Franchesca Ramsey), e traria Maria Thayer em uma participação especial como Hannah, advogada de Carol que tem um romance com Jonah. Inicialmente, ela teria 22 episódios, mas, ao comunicar os produtores do cancelamento, a NBC também a encurtaria para 15 (apenas 9 deles sem Amy), exibidos entre 29 de outubro de 2020 e 25 de março de 2021. O último episódio, dirigido por Fleischer (que, ao todo, dirigiria sete episódios ao longo da série) e com roteiro de Jonathan Green e Gabe Miller a partir de uma ideia de Spitzer, seria um especial de uma hora de duração, posteriormente dividido em dois para as reprises. Ao todo, Super Loja teria 113 episódios.

Em dezembro de 2020, após a notícia do cancelamento, os produtores pensariam em fazer um spin-off centrado na vida em família de Cheyenne, Bo e Harmonica; conversas com a NBC chegaram a acontecer, mas, no dia seguinte ao da exibição do último episódio de Super Loja, a NBC comunicaria à District que não tinha interesse. Um mês antes, a District seria procurada pela TV Azteca, do México, interessada em fazer uma versão em espanhol de Super Loja. Chamada Supertitlán e estrelada por Jesús Zavala e Sofía Espinosa, a série seria ambientada em um supermercado do bairro de Tacubaya, na Cidade do México, e teria 48 episódios, exibidos no canal a cabo Azteca 7 entre 30 de maio e 18 de agosto de 2022. A série foi renovada em dezembro pra uma segunda temporada, que ainda não entrou em produção.

Falando nisso, embora não seja verdade, Super Loja é considerada por muitos como a versão norte-americana da série britânica Trollied, que teve 71 episódios e 5 especiais de Natal exibidos pelo canal Sky One entre 4 de agosto de 2011 e 23 de dezembro de 2018. Criada por Anne Marie O'Connor, a série é ambientada em um supermercado chamado Valco, na pequena cidade de Warrington, em Cheshire, Inglaterra, e tem como protagonistas Julie Cook (Jane Horrocks), que trabalha no Valco desde que terminou a escola, mas detesta o que faz, e ainda por cima é amarga com todo mundo porque seu noivo a trocou por outra mulher; Andy Richmond (Mark Addy, de Game of Thrones), o açougueiro do mercado, mulherengo que se diverte pregando peças em seus colegas de trabalho; e Gavin Strong (Jason Watkins), o delicado, sempre bem-humorado, um tanto ingênuo e viúvo gerente do mercado, por quem Julie tem uma quedinha, mas ele não nota. Outros personagens de destaque são o açougueiro-assistente Kieran (Nick Blood); as operadoras de caixa Katie (Chanel Cresswell) e Lisa (Beverly Rudd); os vendedores Leighton (Joel Fry) e Colin (Carl Rice); Margaret (Rita May), que faz parte do programa Emprego na Terceira Idade e trabalha na delicatessen; Sue (Lorraine Cheshire) e Linda (Faye McKeever), que trabalham no atendimento ao cliente; o segurança Ian (Victor McGuire); e Neville (Dominic Coleman), divorciado e pai de dois filhos que perdeu tudo para a ex-mulher e decidiu recomeçar trabalhando no Valco. Ao ser questionado, Spitzer evidentemente disse que nunca tinha assistido Trollied na vida, mas que, quando as comparações começaram, decidiu assistir a alguns episódios, e concluiu que não podem ser traçados paralelos entre as duas séries, nem em termos de histórias, nem de personagens.

0 Comentários:

Postar um comentário