domingo, 27 de dezembro de 2020

Escrito por em 27.12.20 com 0 comentários

Tiro com Arco (II)

Em 2016, em meu intuito ainda não declarado de falar sobre todos os esportes das Olimpíadas, escrevi um post sobre tiro com arco. Na ocasião, optei por falar apenas das competições oficiais da World Archery (WA), a federação internacional desse esporte, porque o tiro com arco é um esporte muitíssimo abrangente, existindo centenas de provas e competições diferentes nas quais o objetivo é acertar uma flecha em um alvo usando um arco. Enquanto eu fazia as figuras com os esportes da Olimpíadas, entretanto, acabei ficando curioso e decidi pesquisar sobre as regras das provas que foram disputadas entre 1900 e 1920, antes da fundação da WA, e acabei descobrindo que existe uma dezena de provas que não são oficiais da WA, mas são disputadas em torneios nacionais e até internacionais até hoje, reguladas por diversas federações nacionais. Essa curiosidade me levou a escrever esse post que vocês estão lendo agora, no qual eu vou falar sobre algumas dessas provas. Hoje, mais uma vez, é dia de tiro com arco no átomo!


Após sua fundação, em 1931, a WA (que até 2011 se chamava FITA, da sigla em francês para Federação Internacional de Tiro com Arco) buscou padronizar as regras do esporte, pois existiam dezenas de arcos e dezenas de provas diferentes, e ela não queria sancionar todos eles. Em provas oficiais da WA, portanto, só são utilizados três tipos de arco, o recurvo, o composto e o barebow, e são disputadas provas em cinco modalidades. Dessas, a mais famosa no mundo é a que a WA chama de target archery, aquela que estamos acostumados a ver nas Olimpíadas, na qual os arqueiros se posicionam a uma certa distância de um alvo, em um campo aberto, e disparam uma certa quantidade de flechas, sendo vencedor aquele que obtiver a maior pontuação.

Essa competição disputada nas Olimpíadas é chamada pela WA apenas de Target Archery, mas, em campeonatos onde eram disputadas provas de target archery com regras diferentes das dela, era necessário que ela recebesse outro nome; por causa das Olimpíadas, ela ficaria conhecida como Olympic Round. Relembrando, no Olympic Round o alvo, que tem 122 cm de diâmetro, é posicionado a 70 m do ponto de onde os arqueiros disparam, e a prova é realizada em duas fases. Na primeira fase, cada arqueiro dispara 72 flechas, de três em três, e sua pontuação total é somada; a segunda fase é disputada em um sistema de sets, no qual os arqueiros são emparelhados dois a dois, e a cada set cada um dispara três flechas, com aquele que tiver a maior pontuação nos disparos ganhando 2 pontos e cada um ganhando 1 ponto em caso de empate, sendo vencedor do confronto aquele que primeiro somar 6 pontos - ou seja, são disputados no mínimo 3 e no máximo 5 sets. Se ambos estiverem empatados em 5 a 5, é usada a "flecha de ouro", com cada arqueiro disparando uma única flecha e aquele que obtiver a maior pontuação sendo vencedor. Cada arqueiro tem um tempo-limite de 2 minutos para disparar suas três flechas, não importa a fase.

Pois bem, após a fundação da WA, as demais provas de target archery que existiam na época não foram imediatamente abandonadas. Algumas delas foram sumindo por falta de praticantes, mas algumas são disputadas até hoje, com inclusive 11 delas sendo reconhecidas como provas oficiais pela WA, e constando de alguns campeonatos nacionais e internacionais. Essas provas são hoje divididas em dois tipos, as métricas e as imperiais, usando como critério se as distâncias entre os arqueiros e o alvo são medidas em metros ou em jardas. Quase todas essas provas atualmente usam o arco recurvo, então as informações que eu darei aqui, inclusive as que já falei do Olympic Round, são referentes a esse tipo de arco - o Olympic Round com arco composto possui algumas diferenças, que estão listadas lá no primeiro post sobre tiro com arco. Quando a informação disser respeito a outro tipo de arco, isso estará explicado.

Vamos começar pelas métricas, que usam o mesmo alvo do Olympic Round. Relembrando, esse alvo tem 10 círculos concêntricos e coloridos, com cada círculo valendo um número de pontos crescente de fora para dentro, ou seja, o maior de todos, mais perto da borda, vale 1 ponto, e o menor de todos, lá no centro, vale 10 pontos; para melhor contraste, os círculos de valor 1 e 2 são de cor branca, os 3 e 4 são pretos, 5 e 6 azuis, 7 e 8 vermelhos, e os de valor 9 e 10 são amarelos. Dentro do círculo de valor 10 há um "décimo-primeiro círculo", de 2 cm de diâmetro, também amarelo, conhecido como X, que também vale 10 pontos, mas que serve como desempate - o número de X conseguidos por cada arqueiro é devidamente registrado, e, caso uma disputa termine empatada, quem conseguiu mais X será o vencedor, só sendo verdadeiramente empate se ambos tiverem o mesmo número de acertos no X. Caso uma flecha acerte sobre a linha que separa um círculo do outro, ela marca sempre a pontuação maior.

Dentre as provas reconhecidas pela WA, a mais famosa é a 1440 Round, que, até 2011, se chamava FITA Round. A 1440 Round é composta de quatro etapas; em cada uma delas, cada arqueiro dispara 36 flechas (para um total de 144, por isso o nome 1440 Round, sendo 1440 a pontuação máxima que ele pode fazer), de três em três, com sua pontuação total sendo somada para determinar o vencedor. Caso a prova seja um Double 1440 Round, ela é disputada em dois dias, com os melhores do primeiro dia repetindo a prova no segundo, e o arqueiro com a maior pontuação no segundo dia sendo o vencedor da prova; em caso de empate, é usada a flecha de ouro entre os empatados. As distâncias do alvo para os arqueiros no masculino são 90 m na primeira etapa, 70 m na segunda, 50 m na terceira e apenas 30 m na quarta; no feminino, são 70 m, 60 m, 50 m e 30 m. Os alvos nas duas primeiras etapas têm 122 cm de diâmetro, e, nas duas últimas, 80 cm de diâmetro.

A prova 720 Round (até 2011 conhecida como Half FITA Round) usa as mesmas regras da 1440 Round, mas com cada arqueiro disparando 18 flechas por etapa (para um total de 72, a metade de 144, por isso o nome Half FITA Round, já que half é metade em inglês). Mais uma vez, existe a prova do Double 720 Round, disputada em dois dias.

Já a prova 900 Round (e a Double 900 Round) é disputada em três etapas, todas usando o alvo de 122 cm, nas distâncias de 60 m, 50 m e 40 m, tanto no masculino quanto no feminino; em cada etapa, cada arqueiro dispara 30 flechas, para um total de 90 (daí o 900, que é a pontuação máxima, no nome). A Standard Round (e a Double Standard Round) tem duas etapas, nas quais os alvos, de 122 cm, são posicionados a 50 m de distância na primeira e a 30 m na segunda, e cada arqueiro dispara 36 flechas por etapa. Finalmente, temos três provas compostas de uma única etapa, nas quais os arqueiros disparam as flechas de três em três e quem fizer mais pontos é o campeão: a WA 70, a WA 60 e a WA 50 (até 2011, elas eram FITA 70, FITA 60 e FITA 50). Em cada uma delas, o número depois do WA corresponde à distância do alvo (70 m na WA 70, 60 m na WA 60, 50 m na WA 50), e em todas elas são usados os alvos de 122 cm e cada arqueiro dispara 72 flechas.

Vamos começar as provas que não são reconhecidas pela WA pela Metric Round, que usa as exatas mesmas regras da 1440 Round (existindo, inclusive, a Double Metric Round, disputada em dois dias). A Metric Round possui cinco versões, sendo a diferença entre elas a distância entre o alvo e os arqueiros em cada etapa: na Metric Round I eles ficam a 70 m, 60 m, 50 m e 30 m (mesmas distâncias da 1440 Round feminina); na Metric Round II as distâncias são 60 m, 50 m, 40 m e 30 m; na Metric Round III são 50 m, 40 m, 30 m e 20 m; na Metric Round IV, 40 m, 30 m, 20 m e 10 m; e na Metric Round V, 30 m, 20 m, 15 m e 10 m. Assim como existe a 720 Round, existem as Half Metric Rounds (e Double Half Metric Rounds), de Half Metric Round I a Half Metric Round V, nas quais são disparadas 18 flechas por etapa ao invés de 36.

Em seguida temos a Advanced Metric Round (e a Double Advanced Metric Round), que usa apenas duas etapas, ambas com o alvo de 122 cm e com cada arqueiro disparando 36 flechas por etapa. No masculino, o alvo está a 90 m na primeira etapa e a 70 m na segunda; no feminino, a 70 m na primeira e a 60 m na segunda. A mesma regra é usada na Long Metric Round (e na Double Long Metric Round), que tem cinco versões: na Long Metric Round I o alvo fica a 70 m na primeira etapa e a 60 m na segunda (mesmas distâncias da Advanced Metric Round feminina); na Long Metric Round II a 60 m e a 50 m; na Long Metric Round III a 50 m e a 40 m; na Long Metric Round IV a 40 m e a 30 m; e na Long Metric Round V a 30 m e a 20 m. A Short Metric Round (e a Double Short Metric Round) também usa as mesmas regras, mas com o alvo de 80 cm de diâmetro e distâncias menores: na Short Metric Round I ele fica a 50 m na primeira etapa e a 30 m na segunda; na Short Metric Round II a 40 m e a 30 m; na Short Metric Round III a 30 m e a 20 m; na Short Metric Round IV a 20 m e a 10 m; e na Short Metric Round V a 15 m e a 10 m. A única prova não-reconhecida ainda disputada que consiste de apenas uma etapa é a Balmoral Round, que usa o alvo de 122 cm, a 50 m de distância, e cada arqueiro dispara 60 flechas.

Dentre as que têm regras diferentes, a mais famosa é a Hailes Round, que usa um sistema de sets semelhante à segunda fase do Olympic Round. Ao invés de pareados dois a dois, os arqueiros disputam todos juntos, com aquele que fizer a maior pontuação no set ganhando 10 pontos, o segundo 9, o terceiro 8, e assim por diante até o décimo, que ganha 1 ponto. São disputados 10 sets, sendo campeão quem tiver mais pontos após o décimo. É usado o alvo de 80 cm; para o arco recurvo e o composto, ele fica a 50 m de distância, com cada arqueiro disparando 48 flechas por set, e, para o barebow e longbow, a 30 m, com cada arqueiro disparando 30 flechas por set. A Hailes Round também pode ser disputada na versão longa, com 20 sets e somente os cinco primeiros pontuando (com o primeiro ganhando 5 pontos, o segundo 4 etc.) ou na versão curta, com 5 sets e os dez primeiros pontuando, mas com o dobro dos pontos (20 para o primeiro, 18 para o segundo, 16 para o terceiro, até 2 para o décimo). Em todas as três versões, a pontuação máxima é 100.

Finalmente, temos a Cawdor Round, na qual cada arqueiro dispara as flechas não de três em três, mas de cinco em cinco, sendo disparadas, ao todo, 100 flechas, em um alvo que fica a 50 m de distância. Para o arco recurvo é usado um alvo de 60 cm de diâmetro, e para o composto o de 40 cm. A Cawdor Round também possui a versão curta, na qual são disparadas apenas 50 flechas.

As provas métricas são muito populares até hoje na França, Itália, Alemanha e Japão, mas, por causa da WA, vêm perdendo praticantes a cada dia, mesmo nesses países. O mesmo não acontece com as provas imperiais, extremamente populares no Reino Unido, onde são mais praticadas até do que o Olympic Round; um dos motivos para isso é a tradição: a Grand National Archery Society (hoje conhecida como GB Archery) não foi uma das fundadoras da FITA, e durante muito tempo resistiu a se filiar, justamente porque a FITA não quis reconhecer as provas imperiais como oficiais, e isso fez com que elas acabassem tendo mais torneios disputados no Reino Unido que as provas da FITA, e, consequentemente, mais praticantes.

As provas imperiais usam o mesmo alvo das métricas, mas com um sistema de pontuação diferente: os dois círculos brancos valem 1 ponto, os dois pretos valem 3 pontos, os dois vermelhos valem 7 pontos, e os dois amarelos e o X valem 9 pontos - com o X ainda servindo em caso de desempate. A principal característica das provas imperiais, porém, é que as medidas dos alvos e das distâncias são em polegadas e jardas, respectivamente. Existem apenas três tamanhos de alvo nas provas imperiais: para as provas nas quais o alvo fica a 20 jardas (18,288 m) ou menos do arqueiro, ele tem 16 polegadas (40,64 cm) de diâmetro; nas provas nas quais o alvo fica entre 30 (27,432 m) e 50 jardas (45,72 m) do arqueiro, ele tem 32 polegadas (81,28 cm) de diâmetro; e em provas nas quais o alvo fica a 60 jardas (54,86 m) ou mais do arqueiro, tem 48 polegadas (121,92 cm) de diâmetro. Todas as provas imperiais possuem uma versão Double xxx Round, na qual os arqueiros de maior pontuação no primeiro dia voltam para disputar as medalhas em uma prova igualzinha no segundo.

A mais famosa prova imperial é a York Round, disputada em três etapas: na primeira, o alvo fica a 100 jardas (91,44 m) de distância e cada arqueiro dispara 72 flechas; na segunda, o alvo fica a 80 jardas (73,15 m) de distância, e cada arqueiro dispara 48 flechas; e, na terceira, o alvo fica a 60 jardas de distância, e cada arqueiro dispara 24 flechas - a pontuação máxima, caso alguém esteja interessado, é 1296 pontos, lembrando que o máximo de pontos por flecha nas provas imperiais é 9. O Saint George Round segue a mesma regra, mas com os arqueiros disparando 36 flechas por etapa; a Hereford Round também segue a mesma regra, mas com os alvos posicionados a 80, 60 e 50 jardas; e a Albion Round usa as mesmas distâncias da Hereford Round, mas com os arqueiros disparando 36 flechas por etapa. Na Windsor Round, os arqueiros disparam 36 flechas por etapa, e os alvos estão a 60, 50 e 40 jardas (36,576 m); enquanto na Short Windsor Round estão a 50, 40 e 30 jardas. A American Round também é composta de três etapas, com os alvos posicionados a 60, 50 e 40 jardas, e os arqueiros disparando 30 flechas por etapa; e na Columbia Round os arqueiros disparam 12 flechas em cada etapa, com os alvos a 50, 40 e 30 jardas

A Bristol Round tem cinco versões; todas elas são disputadas em três etapas, sendo que na primeira os arqueiros disparam 72 flechas, na segunda, 48 flechas, e na terceira, 24 flechas. Na Bristol Round 1 os alvos são posicionados a 80, 60 e 50 jardas; na Bristol Round 2 a 60, 50 e 40 jardas; na Bristol Round 3 a 50, 40 e 30 jardas; na Bristol Round 4 a 40, 30 e 20 jardas; e na Bristol Round 5 a 30, 20 e 10 jardas (apenas 9,144 m). A National Round é disputada em duas etapas, com os arqueiros disparando 48 flechas na primeira e 24 na segunda; na New National Round os alvos ficam a 100 e a 80 jardas; na Long National Round a 80 e 60 jardas; na National Round padrão, a 60 e 50 jardas; e, na Short National Round, a 50 e 40 jardas. As New Western Round, Long Western Round, Western Round e Short Western Round usam as mesmas distâncias, mas com os arqueiros disparando 48 flechas em cada etapa, assim como as New Warwick Round, Long Warwick Round, Warwick Round e Short Warwick Round, nas quais os arqueiros disparam 24 flechas em cada etapa. Finalmente, temos a Saint Nicholas Round, em duas etapas, a 40 e 30 jardas, com os arqueiros disparando 48 flechas na primeira e 36 na segunda.

O tiro com arco fez parte das Olimpíadas de 1900, 1904, 1908 e 1920, depois foi retirado justamente porque, na falta de um órgão que o regulasse internacionalmente, cada país-sede escolhia as provas que seriam disputadas, o que sempre gerava controvérsia. Apesar de a FITA ter sido fundada em 1931, somente em 1972 o tiro com arco retornaria ao programa olímpico, já com a Olympic Round. Em 1904 e 1908, foram disputadas provas imperiais: em 1904, a Double York Round e a Double American Round masculinas, e a Double Columbia Round e a Double National Round femininas; e, em 1908, a Double York Round e a Continental Style masculinas, e a Double National Round feminina. A Continental Style era uma prova que já não é mais disputada hoje, na qual os arqueiros disparavam 40 flechas em um alvo a 50 jardas, de cinco em cinco, em uma única etapa. Em 1920, foi disputada uma outra modalidade, chamada field archery, e, em 1900, foram disputadas seis provas, todas com nomes em francês, das quais eu não consegui descobrir as regras nem a modalidade, e que imagino que não sejam mais disputadas hoje.

Já nas Paralimpíadas, o tiro com arco faz parte do programa desde a primeira edição, em 1960, mas a Olympic Round só começou a ser disputada em 1992; a FITA Round foi disputada de 1960 a 1988, a Saint Nicholas Round de 1960 a 1972, a Columbia Round de 1960 a 1968, a Windsor Round em 1960, a Albion Round em 1964 e 1968, e a Advanced Metric Round e a Short Metric Round de 1976 a 1988, todas essas no masculino e feminino, e a Short Western Round em 1972, apenas no masculino.

Todas as provas que eu mencionei até agora são outdoor, ou seja, disputadas ao ar livre; antes de terminar, falta falar sobre as provas indoor, que são disputadas em um ginásio coberto. A WA tem três provas oficiais indoor: na WA 18 o alvo está posicionado a 18 m de distância do arqueiro, na WA 25 ele está posicionado a 25 m de distância, e na WA Combined são disputadas duas etapas, a primeira com o alvo a 18 m, a segunda com o alvo a 25 m (vale dizer que, até 2011, essas provas eram conhecidas como FITA 25, FITA 18 e FITA Combined). Na WA 18 é usado um alvo de 40 cm de diâmetro, na WA 25 é usado um de 60 cm, e cada uma das etapas da WA Combined usa o alvo correspondente ao da sua distância. Na WA 18 e na WA 25 cada arqueiro dispara 60 flechas, e, na WA Combined, dispara 120, sendo 60 em cada etapa.

Todas essas três provas usam um alvo conhecido como WA 3-Spot (FITA 3-Spot até 2011), que se parece com um semáforo, com três alvos um embaixo do outro, cada um com apenas seis círculos concêntricos (o mais de fora, azul, de valor 6, dois vermelhos, de valor 7 e 8, dois amarelos, de valor 9 e 10, e o X, também amarelo). Cada uma das três flechas disparadas pelo arqueiro a cada rodada deve acertar um dos três alvos; se mais de uma flecha acertar o mesmo alvo, as que o acertarem depois da primeira valem zero pontos. A razão pela qual são usados três alvos é que, como a distância é muito pequena, os arqueiros frequentemente tentavam imitar Robin Hood, acertando a primeira flecha no X e então a própria flecha para ganhar mais pontos, o que era perigoso por causa dos ricochetes e estilhaços; com três círculos de valor 10, os arqueiros podem tentar acertar uma flecha em cada um deles.

A única outra prova indoor reconhecida pela WA é a Match Round, na qual é usado um alvo conhecido como Vegas Triple, composto por três alvos de 40 cm de diâmetro cada, dispostos no formato de um triângulo (um em cima e dois embaixo). A Match Round usa uma regra parecida com a do Olympic Round, com os arqueiros sendo pareados dois a dois, mas sem sets, com aquele que obtiver mais pontos avançando, e sendo usada a flecha de ouro em caso de empate; o alvo fica a 18 m de distância, e cada arqueiro dispara 12 flechas. Também usam o Vegas Triple as provas não-reconhecidas Vegas Round, na qual cada arqueiro dispara 60 flechas; e Dalahosie Round, na qual cada arqueiro dispara 54 flechas. Em ambas o alvo fica a 18 m, e em ambas é usado o sistema normal, sem pareamento. Assim como no WA 3-Spot, no Vegas Triple cada flecha deve acertar um alvo diferente, com as seguintes após a primeira que acertarem cada alvo valendo zero.

Dentre as demais não reconhecidas, a única métrica é a Stafford Round, que usa o alvo de 80 cm a 30 m de distância, com cada arqueiro disparando 72 flechas. A Portsmouth Round, que tem alvo de 60 cm a 20 jardas e cada arqueiro disparando 60 flechas; a Rosyth Round, que tem alvo de 60 cm a 20 jardas e cada arqueiro disparando 36 flechas; a Bray Round I, que tem alvo de 40 cm a 20 jardas e cada arqueiro disparando 30 flechas; e a Bray Round II, que tem alvo de 60 cm a 25 jardas (22,86 m) e cada arqueiro disparando 30 flechas, são híbridas, com distâncias em jardas mas usando o WA 3-Spot como alvo.

A única prova indoor imperial ainda disputada é a Worcester Round, que usa um alvo especial chamado Worcester Five Spot, que tem cinco círculos dispostos como se fossem o número 5 em um dado (dois em cima, dois embaixo e um no meio). Cada um desses círculos tem 16 polegadas de diâmetro e possui cinco círculos concêntricos, sendo que o central é branco, e os outros quatro são pretos, divididos por linhas brancas. O círculo central vale 5 pontos, e os demais, do centro para a borda, valem 4, 3, 2 e 1. Os arqueiros disparam um total de 60 flechas de cinco em cinco, com cada uma das flechas obrigatoriamente tendo que acertar um dos cinco alvos - se mais de uma flecha acertar o mesmo alvo, as que o acertarem depois da primeira valem zero pontos. A Worcester Round também possui uma versão disputada em dois dias, a Double Worcester Round.

0 Comentários:

Postar um comentário