segunda-feira, 15 de maio de 2017

Escrito por em 15.5.17 com 0 comentários

Sentai (XIX)

Já se passaram dois anos desde que eu fiz meu último post sobre os Sentai. O que significa que a Toei já produziu duas novas séries. O que significa que já está na hora de escrever mais um. O que significa que hoje, mais uma vez, é dia de Sentai no átomo!

Shuriken Sentai Ninninger
2015


Confesso que eu estava esperando ansiosamente pelo dia de hoje chegar, porque o esquadrão shuriken dos patrulheiros ninja (o primeiro "nin" de "Ninninger" não significa nada, é só num jogo de palavras), apesar do tema já pra lá de batido (outro esquadrão ninja), foi um dos que eu achei mais divertidos. Sua história começa há 444 anos, quando o maligno senhor feudal Gengetsu Kibaoni planejou matar o Imperador e controlar todo o Japão, mas foi derrotado pelo clã ninja Igasaki. Para se vingar dessa derrota, Kibaoni venderia sua alma, se tornando um youkai (uma espécie de fantasma maligno do folclore japonês), e usaria seus novos poderes para erradicar os Igasaki da face da Terra. O último deles, Yoshitaka Igasaki, porém, conseguiria derrotá-lo, aprisionando-o em um selo místico. Depois do evento, Yoshitaka se casaria, e incumbiria todos os seus descendentes de proteger o selo, para evitar o retorno de Kibaoni.

Três gerações se passariam, até que um misterioso homem chamado Kyuemon Izayoi conseguiria romper o selo sem o conhecimento dos Igasaki, libertando Kibaoni. Ao perceber a ameaça que mais uma vez pairava sobre o Japão, Tsumuji Igasaki, descendente de Yoshitaka e atual guardião dos tesouros do clã, decidiria reunir uma equipe de cinco jovens, todos eles com o sangue dos Igasaki correndo em suas veias - sendo dois deles seus próprios filhos, e os demais, seus sobrinhos - para formar o esquadrão Ninninger, que usaria os tesouros do clã para derrotar Kibaoni mais uma vez.

Os cinco Ninningers são AkaNinger (vermelho, filho mais velho de Tsumuji), AoNinger (azul), KiNinger (amarelo), ShiroNinger (branca, filha mais nova de Tsumuji) e MomoNinger (rosa). Como parte dos tesouros do clã, cada um deles recebeu um Ninja Ichibantou (a "espada ninja número um", nome que parece mais um slogan), o "dispositivo de transformação" da vez, que, ao ser combinado com uma Nin-Shuriken, libera uma energia mística capaz de ampliar sua força, agilidade e resistência. Cada Ninninger tem sua própria Nin-Shuriken, e por isso as cores de seus uniformes e os poderes que eles recebem ao se transformar são diferentes. Quando estão transformados, os Ninningers também podem usar a Ichibantou como uma espada normal, sendo ela sua principal arma; sua arma secundária é a Karakuri Hengen, um shuriken gigante que possui três formas: espada (uma lâmina sai de uma das pontas do shuriken), arco (duas hastes saem de duas das pontas do shuriken, dispara flechas de energia) e "garra" (dois espetos saem de duas das pontas do shuriken, usado para ataques corpo a corpo), além de poder ser arremessado como um shuriken normal. Para destruir os monstros da semana, os Nininger usam a pistola Gama Gama Gun, que tem formato de sapo (é sério) e dispara um laser em formato de língua de sapo (juro, é sério).

Mais para o meio da série, os três rapazes (AkaNinger, AoNinger e KiNinger) ganham uma segunda forma, chamada Chozetsu, com as quais conseguem canalizar a força do lendário leão Ha-Ojo, guardião espiritual do clã Igasaki. Nessa forma, a armadura é vermelha e dourada, com apenas a máscara e o símbolo no peito sendo da cor do Ninninger em questão, e se parece com uma armadura de samurai, sendo mais resistente e tendo ataques mais poderosos que a armadura padrão. Em um dos últimos episódios, AkaNinger também consegue canalizar os poderes de famosos ninja do passado, se transformando em Ninja Red (de Kakuranger), Hurricane Red (de Hurricanger) e até mesmo em Jiraiya.

Dentre os tesouros do clã também estão os OtomoNin, artefatos místicos de grande poder cuja forma pode ser moldada pela vontade do Ninninger associado a ele. A principal função dos OtomoNin é formar o robô gigante Shurikenjin, com o qual os Ninningers vão destruir qualquer youkai gigante que Kibaoni mande contra eles. Os cinco Otomonin originais são Shinobimaru, que tem formato humanoide; Dragomaru, um dragão que cospe fogo e voa; Dumpmaru, um caminhão basculante (ou KiNinger não teve infância, ou é fanático por construção civil); o cachorro Wanmaru; e Byunmaru, que é a locomotiva de um trem-bala. Além de sua forma normal, o robô também pode assumir, com os mesmos componentes, a forma Shurikenjin Drago, na qual sua cabeça é a de Dragomaru e as asas do dragão ficam livres, permitindo que ele cuspa fogo e voe como o OtomoNin.

Um pouco mais adiante, os Ninningers descobrem novos OtomoNin: o elefante Paonmaru, o disco voador UFOmaru e o submarino Surfermaru. Cada um dos três, além de sua forma normal, possui uma forma humanoide, ou seja, pode se transformar em robô por si só. As formas humanoides de Paonmaru e UFOmaru também podem substituir Shinobimaru na formação de Shurikenjin para se obter, respectivamente, as formas Shurikenjin Paon e Shurikenjin UFO. Finalmente, Surfermaru pode se transformar em uma prancha de surf usada por Shurikenjin na forma Shurikenjin Surfer. Em um único episódio, todos os OtomoNin se combinam, formando o Shurikenjin Paon-UFO-Surfer.

Seguindo a tradição, na metade da série os Ninningers ganham um sexto membro, StarNinger, de armadura dourada, que é um caçador de youkai nascido nos Estados Unidos. Para se transformar, StarNinger usa sua Nin-Shuriken em conjunto com o Ninja Starburger, uma espécie de telefone celular em formato de hambúrguer (afinal de contas, ele é americano), e sua principal arma é Star SwordGun, espada que se parece com uma guitarra (novamente: americano) e pode ser usada como espada ou como rifle laser. StarNinger possui uma segunda forma, mais poderosa que a normal, chamada Super StarNinger, que usa chapéu e botas de caubói e poncho (nunca é demais lembrar: americano), e, em um dos episódios, assume temporariamente uma forma Chozetsu.

StarNinger também possui seu próprio OtomoNin, Rodeomaru, que, assim como Shinobimaru, tem formato humanoide. Bizarramente, Rodeomaru possui seu próprio veículo, um quadriciclo com cara de bisão chamado Bison King Buggy, e, mais bizarramente ainda, Rodeomaru e Bison King Buggy podem se combinar para formar o robô BisonKing. BisonKing também pode se combinar a Dragomaru para obter a forma BisonKing Drago, a Surfermaru para a forma BisonKing Surfer, e, também mantendo a tradição, BisonKing e Shurikenjin podem se combinar para formar o gigantesco robô King Shurikenjin.

Também lá pela metade da série, cada Ninninger descobre que também tem um "companheiro espiritual", um animal de grande poder associado ao clã, que, por algum motivo, também serve como veículo: o de AkaNinger é a fênix Hououmaru, o de AoNinger é o dragão Seiryumaru (que tem formato de motocicleta), o de KiNinger é a tartaruga Genbumaru, o de ShiroNinger é o tigre Byakkomaru, o de MomoNinger é o panda Pandamaru, e o de StarNinger é a carpa Magoimaru (que serve como submarino). Os seis, adivinhem só, podem formar um novo robô, chamado Gekiatsu Dai-Oh.

Um dos principais aliados dos Ninningers é Shishi-Oh, que aparentemente está vivo desde a primeira batalha contra Kibaoni, e tem vários poderes estranhos. Isso só ocorre porque Shishi-Oh, na verdade, é a forma humana do leão Ha-Ojo, que, como já foi dito, é o guardião espiritual do clã Igasaki. Ha-Ojo também é um OtomoNin (mas seu nome não termina com "maru" porque tanto o nome "Lionmaru" quanto "Shishimaru", no Japão, são registrados pela P-Productions, criadora do seriado de tokusatsu Lionman; a razão pela qual "Shishimaru" também é registrado é que shishi significa "leão" em japonês), mas é tão poderoso que só pode ser pilotado por AkaNinger em sua forma Chozetsu. Ha-Ojo possui duas formas (além da humana), uma de tanque voador com aparência leonina, chamada Sky OtomoNin Lion Ha-Ojo, e uma humanoide, chamada Lion Henge Lion Ha-Oh (o por que de "Lion" duas vezes é um mistério), ou seja, assim como Paonmaru, UFOmaru e Surfermaru, ele vira robô por si só; é claro que isso não o impede, porém, de se combinar com King Shurikenjin e formar o ainda mais gigantesco Ha-Oh Shurikenjin. Ele também pode se combinar a Gekiatsu Dai-Oh e BisonKing para formar o Ha-Oh Gekiatsu Dai-Oh.

Os vilões são o Exército Kibaoni ("dente do demônio"), liderado por Gengetsu Kibaoni, que vendeu sua alma e se tornou um youkai. Aparentemente ele também vendeu a alma de sua esposa, Ariake no Kata, pois ela também é um youkai (ou, vai ver, ele se casou com ela depois de se transformar) e serve como sua principal conselheira. Seu braço direito é Kyuemon Izayoi, que, adivinhem, também é um youkai, já fazia parte das tropas de Kibaoni quando ele foi derrotado por Yoshitaka, mas foi enviado por Kibaoni para o futuro, antes de ele ser aprisionado, para libertá-lo - por isso ele pôde quebrar o selo antes que Tsumuji percebesse. Outros vilões de destaque são Raizo Gabi, youkai que odeia profundamente os Igasaki; Masakage Tsugomori, que já fazia parte do exército de Kibaoni em sua primeira tentativa de dominar o Japão, e foi transformado em youkai por ele como recompensa, sendo seu general mais leal; e Mangetsu Kibaoni, filho de Kibaoni e Ariake (e que também é um youkai). Os monstros da semana são youkai selecionados pelos generais dentre uma vasta tropa de outra dimensão, e as tropas do Exército são compostas por centenas de Jukkarage (os soldados-rasos que só servem para apanhar dos Ninningers em todos os episódios), Hyakkarage (versões de elite dos Jukkarage, dez vezes mais fortes) e Hitokarage (versões mais fracas dos Jukkarage, mas armados com lanças).

Ninninger teve 47 episódios, dois especiais lançados diretamente para DVD e dois filmes para o cinema; um deles foi o tradicional crossover Ninninger vs. ToQger, enquanto no outro, Kyoryu Tono-sama Appare Ninpochou ("o maravilhoso pergaminho ninja do lorde dinossauro"), surge um novo OtomoNin, o tiranossauro Dinomaru, que também possui forma de robô e pode se combinar a Shurikenjin para a forma Shurikenjin Dino. Dinomaru também apareceria no especial para DVD Shuriken Sentai Ninninger Returns: Ninnin Girls vs. Boys Final Wars, no qual o grupo ganha mais uma integrante, a moça MidoNinger (verde), o que leva a equipe, por algum motivo, a se dividir em dois times de três (um com os rapazes, AkaNinger, AoNinger e KiNinger, e outro com as moças, ShiroNinger, MomoNinger e MidoNinger) e competirem entre si. O segundo especial, AkaNinger vs. StarNinger Hundred Nin Battle!, é uma competição entre AkaNinger e StarNinger para ver quem derrota mais youkai. Finalmente, os Ninningers também participariam do filme Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3.

Doubutsu Sentai Zyuohger
2016


Acidentalmente, o jovem zoólogo Yamato Kazakiri encontra um mundo perdido dentro de nosso planeta, chamado Zyuland, habitado por animais antropomórficos inteligentes capazes de falar (japonês), chamados Zyumans, que construíram sua própria civilização ocultos dos olhos dos homens. Coincidentemente, bem quando Yamato está na Zyuland confraternizando com os Zyumans, a Terra é atacada pelos Deathgaliens, um grupo de renegados alienígenas que singra o universo em busca de "voluntários" e de arenas para um sangrento esporte no qual gostam de apostar - e querem transformar nosso planeta na edição mais sangrenta de todas, já que será a comemorativa de número 100. Usando artefatos conhecidos como Ouja no Shikaku (as "credenciais reais"), Yamato e quatro dos Zyumans se transformam no esquadrão animal dos patrulheiros reis das feras, ou Zyuohgers, para deter a ameaça dos Deathgaliens. Ah, sim, e cada um dos quatro Zyumans assume, também, uma forma humana, para que animais antropomórficos não saiam andando por aí quando eles retornarem a Tóquio.

Os Deathgaliens são liderados por Ginis, criador do tal esporte sangrento, visto por todos como o dono (e não líder) do grupo, e que controla seus subordinados de dentro de sua nave, a Arca Sagitário, de onde envia monstros capturados nos confins do universo para tentar derrotar os Zyuohgers. Sua segunda em comando é a Secretária Naria, que usa Continue Coins para aumentar os monstros de tamanho e permitir que eles continuem lutando após serem derrotados pelos Zyuohgers (e dar ao robô gigante do grupo algo o que fazer). Abaixo de Naria estão os três generais, Azald, Quval e Jagged. Os soldados rasos se chamam Moeba, e, como de costume, pouco fazem além de apanhar. Vale citar também o quase-vilão Bangray, um caçador que singra o espaço matando animais gigantes por prazer, que vem à Terra atrás de um dos habitantes da Zyuland; Ginis tenta contratá-lo para fazer parte dos Detahgaliens e ele recusa, mas, mesmo assim, dá bastante trabalho aos Zyuohgers.

Os cinco Zyuohgers atendem pelos nomes de Zyuoh Eagle (Yamato, vermelho), Zyuoh Shark (azul, mulher), Zyuoh Lion (amarelo), Zyuoh Elephant (verde) e Zyuoh Tiger (branco, mulher). Acoplando sua Ouja no Shikaku a um artefato parecido com uma mistura de cubo mágico com telefone celular chamado Zyuoh Changer, eles têm acesso à tradicional armadura que amplia sua força, agilidade e resistência. Cada Zyuohger está armado com uma Zyuoh Buster, arma que tem dois modos, espada e pistola; Zyuoh Eagle também possui a espada EagRiser, que pode se transformar em chicote, e é usada para destruir os monstros da semana. Cada Zyuohger também possui uma forma Yasei Kaiho ("despertar o instinto"), na qual seus poderes animais vêm à tona: Eagle ganha asas e pode voar, Shark ganha uma nadadeira nas costas e a habilidade de nadar por dentro do solo como se estivesse na água, Lion e Tiger ganham garras nas mãos e agilidade ampliada, e Elephant ganha pés de elefante capazes de criar terremotos.

Ao longo da série, Yamato ganha a habilidade de se transformar em dois outros Zyuohgers diferentes (ambos, porém, também de cor vermelha): ao receber parte do poder da Ouja no Shikaku de Larry, um Zyuman gorila aliado dos Zyuohgers, ele passa a poder se transformar em Zyuoh Gorilla, que já entra em Yasei Kaiho imediatamente após a transformação, possuindo superforça (e bíceps e um peitoral enormes para demonstrar). Zyuoh Gorilla também possui um ataque capaz de destruir os monstros da semana, o Gorilla Super Punch, no qual, após receber energia dos outros Zyuohgers, seu punho cresce até ficar gigantesco e desferir um poderoso soco. A segunda transformação é em Zyuoh Whale, obtida através da Whale Change Gun, artefato conferido a Yamato pela Cube Whale, o tal animal gigante que Bangray tenta caçar. Zyuoh Whale usa a Whale Change Gun como arma, e não tem forma Yasei Kaiho.

Falando nisso, talvez inspirado em Minecraft, todos os animais da Zyuland (com exceção dos Zyuman) se transformam em cubos, e, em suas formas originais, são cheios de ângulos retos ("todos quadrados", em linguagem popular); até mesmo os robôs que eles formam possuem essa característica, parecendo que estão pixelados (aliás, até mesmo a lâmina da EagRiser é assim, se parecendo com aquela espada de Minecraft).

Rompendo com a tradição, o primeiro robô dos Zyuohgers, chamado ZyuohKing, é formado apenas por três dos animais, a águia Cube Eagle, o tubarão Cube Shark e o leão Cube Lion. Ele também possui uma forma alternativa, chamada ZyuohKing 1*5*4, formada por Cube Eagle, o elefante Cube Elephant e o tigre Cube Tiger, mas os cinco animais originais não se combinam simultaneamente em nenhuma forma. Depois que Yamato ganha a habilidade de se transformar em Zyuoh Gorilla, ele ganha acesso também ao gorila Cube Gorilla, que pode se unir a Cube Elephant e Cube Tiger para formar o robô ZyuohWild, que possui a forma alternativa ZyuohWild 6*2*3, formada por Cube Gorilla, Cube Shark e Cube Lion.

Como vocês devem estar imaginando, ao longo da série surgem novos animais, a começar pela girafa Cube Kirin, que pode se transformar em uma bazuca e ser usada por qualquer das duas formas de ZyuohKing. Em seguida, surge a toupeira Cube Mogura, que se transforma em uma "mão de broca", que pode ser usada por qualquer das duas formas de ZyuohWild. ZyuohKing pode se combinar com ZyuohWild, Cube Kirin e Cube Mogura simultaneamente para formar o gigantesco robô Wild ZyuohKing. O polvo Cube Octopus pode se transformar em uma espécie de hélice, se acoplando a uma das formas de ZyuohKing, com ou sem bazuca, e permitindo que ele voe. O urso Cube Kuma e o panda Cube Panda podem se transformar cada um em um machado, que são usados como armas por Wild ZyuohKing. Com os novos animais, ZyuohWild pode usar a broca de Cube Mogura e o machado de Cube Kuma ao mesmo tempo; e Cube Gorilla, Cube Tiger, Cube Lion, Cube Elephant, Cube Kirin e Cube Mogura podem se combinar e formar o ZyuohWild Special, que também pode usar o machado de Cube Panda.

Assim como novos animais, ao longo da série também surgem novos Zyuohgers, começando por Zyuoh The World, que tem o nome de integrante de sentai mais bizarro que eu já vi. Originalmente, ele era um experimento de Ginis e Naria, um humano que recebeu a energia vital de três Zyumans diferentes; por causa disso, ele tem uma armadura multicolorida (embora majoritariamente preta) e três formas diferentes (cada uma com um capacete diferente, mas a mesma armadura): a de rinoceronte é a principal e a mais resistente, a de lobo é a mais ágil, e a de crocodilo é a mais forte. Ele também possui uma forma Uasei Dai Kaiho ("grande despertar do instinto"), na qual recebe uma armadura mais fortificada, garras em sua mão esquerda, e sua mão direita se transforma em uma cauda de crocodilo. Zyuoh The World se transforma usando a lanterna Zyuoh The Light, e sua arma é a Zyuoh The GunRod, que tem três modos: espada, bastão e rifle.

Zyuoh The World possui acesso a três animais, o rinoceronte Cube Rhinos, o crocodilo Cube Crocodile e o lobo Cube Wolf. Os três podem se combinar e formar o robô Tousai Zyuoh. Mais tarde, ele ganha acesso também ao morcego Cube Komori, que se transforma em um bumerangue que pode ser usado como arma por Tousai Zyuoh. ZyuohKing, ZyuohWild, Tousai Zyuoh, Cube Kirin, Cube Mogura, Cube Kuma e Cube Komori podem se combinar e formar o robô gigantesco Wild Tousai King.

O sétimo Zyuohger é Zyuoh Bird, de cor laranja, um Zyuman renegado, que, secretamente, guiou Yamato até a Zyuland. Um aliado desde o início, ele só se transforma efetivamente em Zyuoh Bird durante uma batalha, para salvar a vida de Yamato. Zyuoh Bird tem seu próprio Zyuoh Changer e sua própria Zyuoh Buster, pode usar a EagRider, e sua forma Yasei Kaiho também lhe dá asas que lhe permitem voar.

Para terminar, temos a baleia Cube Whale, que se transforma em um robô por si só, o Dodekai-Oh. Dodekai-Oh pode se combinar a ZyuohKing, ZyuohWild, Tousai Zyuoh, Cube Kirin, Cube Mogura, Cube Kuma e Cube Komori para formar o robô gigantesco Wild Tousai Dodeka King. Em alguns episódios, também aparecem animais que se transformam em cubos, mas não se combinam com nenhum robô: o leopardo Cube Hyou, o ornitorrinco Cube Kamonohashi, a zebra Cube Shimauma e a coruja Cube Fukurou.

Zyuohger teve 48 episódios, um especial lançado diretamente em DVD (que conta com um novo Zyuohger, Zyuoh Condor, de cor roxa, e com um Cube Condor, que se transforma no robô CondorWild) e dois filmes, sendo um deles o crossover Zyuohger vs. Ninninger. Os Zyuohgers também participam de de quatro episódios especiais que contam com a presença de vários integrantes de sentai do passado, em homenagem aos 40 anos dos Sentai.

Kamen Sentai Gorider
2017


Não, esse não é um Sentai que faça parte da série oficial. Mas eu achei a ideia tão legal que resolvi falar rapidinho dele também.

Em 25 de março de 2017, seria lançado nos cinemas do Japão o filme Kamen Rider x Super Sentai: Ultra Super Hero Taisen. Criado para celebrar os 40 anos dos Sentai e os 10 anos de Kamen Rider Den-O (sabe-se lá o porquê), ele traz personagens de quase todas as séries de Kamen Rider e de Sentai, divididos em times e disputando uma espécie de torneio mortal (ao estilo de Battle Royale, ou, para quem quer uma referência norte-americana, de Jogos Vorazes), visando impedir a destruição da Terra. Em dado momento, as coisas ficam ainda mais loucas do que já são, e cinco ex-Kamen Riders se veem com novos poderes e formando o esquadrão mascarado dos cinco cavaleiros.

A participação dos Goriders no filme é bem pequena, mas alguém na Toei deve ter gostado da ideia, pois eles acabariam ganhando também uma websérie de três episódios, lançados exclusivamente no Japão, o primeiro no mesmo dia do filme e um dos outros em cada um dos dois sábados seguintes. Nessa série, os Goriders, cujos uniformes são uma mescla do usado pelo primeiro Kamen Rider com os usados pelos Gorangers, o primeiro Sentai, e que atendem pelos nomes de Aka-Rider, Ao-Rider, Ki-Rider, Mido-Rider e Momo-Rider, tentam descobrir quem estaria controlando o tal torneio mortal. A série atua como uma espécie de continuação do filme, e, infelizmente, não estão previstos novos episódios.

Série Sentai

Ninninger
Zyuohger

0 Comentários:

Postar um comentário