segunda-feira, 23 de março de 2015

Escrito por em 23.3.15 com 0 comentários

Sentai (XVIII)

Hoje teremos mais um post sobre os sentai, porque já se passaram mais dois anos desde o último (sério, como passa rápido!) e a Toei já produziu mais dois. Sem mais delongas, vamos a eles!

Zyuden Sentai Kyoryuger
2013


Na época pré-histórica, um alienígena de nome Deboth veio à Terra visando destruí-la com seu exército. Ele não contava, porém, que um de seus generais, Torin, iria traí-lo: encantado pela Terra e vendo seu potencial para se tornar um grande planeta no futuro, Torin usaria seus poderes para alterar 23 animais pré-históricos; dez deles se tornariam os Zyudenryus (algo como "lagartos com poder das feras"), enquanto os outros 13 se tornariam seus Guardiões. Os Zyudenryus e os Guardiões conseguiriam derrotar Deboth e aprisioná-lo no gelo, mas não sem um alto custo: cinco dos Zyudenryus e todos os Guardiões morreriam na batalha. Sabendo que o exército de Deboth não desistiria tão fácil, os cinco Zyudenryus restantes decidiriam entrar em um estado de hibernação, e Torin prometeu treinar um grupo de guerreiros para lutar ao lado deles quando chegasse a hora.

Milênios se passaram, até que, na época atual, o exército de Deboth decidiria retornar, para tentar libertar seu líder e, finalmente, destruir a Terra. Torin, sentindo o perigo, aletaria os Zyudenryus, e escolheria um grupo de cinco jovens para receber treinamento, armas e armaduras capazes de derrotar os Deboth. Juntos, esses cinco jovens ficariam conhecidos como o esquadrão do poder das feras dos patrulheiros dinossauros. Ou Kyoryugers.

Os cinco Kyoryugers são Kyoryu Red, Kyoryu Black, Kyoryu Blue, Kyoryu Green e Kyoryu Pink, sendo que Pink é a única mulher. Cada um deles possui uma moto DeinoChaser, e está armado com uma pistola Gaburivolver e uma espada Gaburicalibur, que podem se combinar e formar o Gaburucannon.

Cada Kyoryuger possui também duas formas, a normal e a "armada", sendo que a única diferença em suas armaduras é uma cotoveleira com espinhos no braço direito; na forma armada, entretanto, eles podem usar as Zyuden Arms, armas de grande poder deixadas pelos Zyudenryus: a arma de Red é a luva Gabutyra Fang, no formato de uma cabeça de dinossauro, que pode ser usada para socar ou morder os inimigos; a de Black é a Parasa Shot, uma besta que lança raios de energia; a de Blue é o escudo com espinhos Stego Shield; a de Green é a garra Zakutor Slasher; e a de Pink é a broca Drice Lance. Essas armas podem ser combinadas para formar quatro outras: a Gabutyra Fang e o Parasa Shot podem se combinar para formar o Fang Shot, que dispara dois poderosos raios de energia de uma só vez; Stego Shield, Zakutor Slasher e Drice Lance se combinam para formar o Shield LanSlasher, que pode ser usado como escudo ou lança; Parasa Shot, Stego Shield e Zakutor Slasher se combinam para formar a espada Slash Shield Shot; e, finalmente, todas as cinco armas se combinam para formar o Kentrospiker Zyudenchi, lança usada para o golpe final que destrói os monstros da semana.

Mais tarde na série, Red ganha uma habilidade semelhante às dos Kamen Riders: uma nova armadura, chamada Carnival, que permite diversas combinações diferentes de armas. Acessando a forma Samba Carnival, por exemplo, ele pode usar o Stegotchi Shield (versão mais poderosa do Stego Shield) em uma das mãos e a Dricera Drill (versão mais poderosa da Drice Lance) na outra; com a Western Carnival ele usa a Parasa Beam Gun (versão mais poderosa da Parasa Shot) e a Zakutor Sword (versão mais poderosa da Zakutor Slasher); com a Macho Carnival ele usa o martelo Ankydon Hammer e a Dricera Drill; com a Kung Fu Carnival ele usa o Ankydon Hammer e a maça Bunpachy Ball; e com a Samba Special, que só apareceu em um episódio, ele usou o bumerangue Spino Boomerang em sua mão direita e o escudo Spino Defenser na esquerda. Usando a armadura Carnival, Red também pode usar a pistola GaburiCarnival, mais poderosa que a Gaburivolver.

Os Zyudenryus foram despertados por Torin, e são eles que fornecem os poderes das armaduras dos Kyoryugers, podendo também aparecer para ajudá-los se isso for extremamente necessário (para derrotar um monstro gigante, por exemplo). Cada Kyoryuger vê um Zyudenryu como seu parceiro: o parceiro de Red é o tiranossauro Gabutyra; o de Black é o parassaurolofo Parasagun; o de Blue é o estegossauro Stegotchi; o de Green é o velocirraptor Zakutor; e o de Pink é o triceratops Dricera. Gabutyra pode se combinar a Stegotchi e Dricera para formar o robô gigante Kyoryuzin, ou a Parasagun e Zakutor para formar o Western Kyoryuzin. Mais para o meio da série, surge um novo Zyudenryu, o braquiossauro Bragigas, que estava morto mas foi ressucitado pelo poder dos Guardiões (mais sobre isso em breve); Bragigas pode assumir uma forma de robô gigante chamada Bragioh, que pode se combinar aos cinco Zyudenryus originais e formar o robô Gigant Kyoryuzin.

Pouco tempo após começarem sua luta contra o Exército Deboth, os Kyoryugers ganharam um sexto membro, Kyoryu Gold, um samurai que ficou aprisionado em um vórtice temporal por 400 anos. Gold tem uma arma chamada Gabrichanger, que pode atuar como pistola ou espada, e sua Zyuden Arm é a Zandar Thunder, uma espada que lança raios elétricos. Seu parceiro é o pterodáctilo Pteragordon, que pode se transformar no robô Pteraiden-Oh, que se combina com Gabutyra, Stegotchi e Dricera para formar o Raiden Kyoryuzin.

Mais para o meio da série, surgem quatro novos Kyoryugers. No passado, Torin chegou a treinar outros Kyoryugers, que nunca tiveram a oportunidade de enfrentar o Exército Deboth; esses Kyoryugers, porém, aprenderam a projetar sua energia para o futuro, aparecendo na forma de espíritos. Primeiro, eles possibilitaram que os Kyoryugers originais usassem seus Zyodenryus como se também fossem seus parceiros; depois, eles decidiram transmitir seus poderes a quatro outros jovens, que, assim, se tornaram esses quatro novos Kyoryugers.

Os quatro novos Kyoryugers são Kyoryu Cyan (mulher e de uniforme azul claro), que tem como parceiro o anquilossauro Ankydon; Kyoryu Grey, parceiro do paquicefalossauro Bunpachy; Kyoryu Violet (outra mulher), parceira do plesiossauro Plezuon; e Kyoryu Silver, cujo Kyoryuger original era o próprio Torin, e é parceiro de Bragigas. Cada um dos novos Kyoryugers possui um Gaburivolver, mas, por algum motivo, somente Violet possui uma Gaburicalibur, e somente Silver possui uma Zyuden Arm, a espada Feather Edge.

Além de Bragigas, o único dos Zyudenryus dos novos Kyoryugers que pode se transformar em robô é Plezuon, que se transforma em Plezu-Oh. Os outros, entretanto, podem se combinar de uma infinidade de maneiras com os originais - e até mesmo os originais passariam a se combinar de maneiras diferentes, dando origem a uma lista imensa de robôs: Macho Kyoryuzin (Gabutyra, Dricera e Ankydon), Kung Fu Kyoryuzin (Gabutyra, Ankydon e Bunpachy), Bakuretsu Kyoryuzin (Gabutyra, Bunpachy e Plezuon), Kyoryuzin Stegotchi-Zakutor (Gabutyra, Stegotchi e Zakutor), Kyoryuzin Parasagun-Stegotchi (Gabutyra, Parasagun e Stegotchi), Western Pteraiden-Oh (Pteragordon, Parasagin e Zakutor), Pteraiden-Oh Ankydon (Pteragordon e Ankydon), Pteraiden-Oh Bunpachy (Pteragordon e Bunpachy), Pteraiden-Oh Parasagun (Pteragordon e Parasagun), Pteraiden-Oh Dricera (Pteragordon e Dricera), Plezu-Oh Bunpachy (Plezuon e Bunpachy), Plezu-Oh Zakutor (Plezuon e Zakutor), Plezu-Oh Parasagun (Plezuon e Parasagun), e Plezu-Oh Ankydon (Plezuon e Ankydon).

Quando os Guardiões morreram, suas almas foram aprisionadas em âmbar, e preservadas por Torin para que eles também passassem a fazer parte do arsenal dos Kyoryugers. O âmbar do guardião Deinochaser (dinonico) é usado para conjurar a moto Deinochaser; o de Kentrospiker (kentrossauro) dá o poder necessário para o tiro do Kentrospiker Zyudenchi que irá destruir o monstro da semana; o de Deinosgrander (dinossuco), pode ser combinada com a armadura na forma armada para aumentar sua proteção e força; e o de Beyonsmo (sismossauro), pode ser usado por Gabutyra para que ele consiga esticar seu pescoço e enxergar mais longe. Os outros nove âmbares podem ser combinados à Gaburivolver para efeitos variados: o de Stymero (estiracossauro), por alguma razão, faz quem for atingido pelo tiro do Gaburivolver se apaixonar pela primeira pessoa que vê; o de Alomerus (alossauro) faz com que seja disparado um tiro de magma superquente; o de Ovirappoo (ovirraptor) cria uma cortina de fumaça; o de Igeranodon (iguanodonte) faz com que quem seja atingido sinta cócegas; o de Gurimonite (amonita) faz com que quem seja atingido fique tonto; o de Archenolon (archelon) cria um campo gravitacional que diminui a velocidade de quem for atingido; o de Pukuptor (fukuirraptor) faz com que qualquer coisa atingida infle como um balão; e o de Futabain (futabassauro) cria um clone de qualquer coisa atingida. Foi após os Kyoryugers reunirem todos os 13 âmbares que seu poder reunido conseguiu ressucitar Bragigas.

Os vilões da série são o Exército Deboth. Criado no início dos tempos por uma entidade chamada Devius, o Exército era liderado por um comandante também chamado Deboth, que criou dois generais, Chaos e Torin, usando suas próprias células. Deboth vagava pelo universo procurando planetas para destruir, e decidiu que o próximo seria a Terra. Torin se rebelou e, com a ajuda dos Zyudenryus, criados por seu poder, derrotou o Exército e aprisionou Deboth no gelo. Chaos, porém, fugiu, e passou milênios reunindo um novo Exército, que agora ruma para a Terra para libertar Deboth e garantir sua destruição. Além de Deboth e Chaos, outros vilões de destaque são o Sacerdote Salamaz; o superforte Endolf; Dogold, que enfrentou e aprisionou Gold no passado; Aigaron, que luta com um machado enorme e chora o tempo todo; e Candelila, que, ao contrário, está sempre rindo e de bem com a vida. Os soldados rasos do Exército se chamam Zorima; mais para o meio da série, Chaos cria uma versão mais forte, chamada Cambrima. Os monstros da semana são criados pelo próprio Deboth, e se chamam Debos.

Um dos vilões merece um destaque especial: Dethryuger, que só aparece na segunda metade da série. Dethryuger tem poderes semelhantes aos dos Kyoryugers, podendo se transformar como eles, usando uma armadura parecida, de cor azul marinho; tem uma moto semelhante, chamada D-Racer; e até conseguiu escravizar um Zyudenryu, o espinossauro Tobaspino, a quem controla com sua flauta Flutebuster. Após algum tempo, os Kyoryugers conseguem libertar Tobaspino do controle de Dethryuger, e passam a usá-lo também como parceiro. Tobaspino pode se combinar a Ankydon e Bunpachy para formar o robô SpinoDaiOh; ou a Parasagun e Zakutor para formar o Western SpinoDaiOh. Em um dos episódios, Red tentou estabelecer com Tobaspino a mesma ligação que tem com Gabutyra, e acabou se transformando em Kyoryu Navy. Como ele não conseguia controlar esse poder corretamente, porém, a transformação era imperfeita, e ele preferiu não usá-la novamente.

Kyoryuger teve um total de 48 episódios, dois especiais em DVD e dois filmes. Um deles era o tradicional crossover, Kyoryuger vs. Go-Busters. O outro, Gaburincho of Music, marcou a estreia de Dethryuger e Tobaspino, que somente após a estreia do filme nos cinemas passariam a aparecer regularmente na série. Bizarramente, porém, esse filme era um musical, com os Kyoryugers e os vilões a toda hora interpretando canções. Dizem que foi por causa do sucesso de Glee no Japão.

Ressha Sentai ToQger
2014


Verdade seja dita, ToQger (que se pronuncia "toquiújer") merece alguns pontos pela criatividade: ao invés de dinossauros, animais místicos ou ninjas, o tema desse Sentai é... trens. Isso mesmo, trens, piuí. Por qual motivo, não faço a menor ideia.

Se a criatividade já foi bastante exercitada na hora de se escolher um tema, na hora de inventar o nome do Sentai ela foi até exagerada: tirando "Sentai", o resto do nome é composto por jogos de palavras (como o uso do Q, letra que em inglês de chama "quil", ao invés de um "kyu"), de forma que é muito difícil fazer uma tradução direta. Uma tradução aproximada seria o esquadrão ferroviário dos patrulheiros expressos.

Seja como for, ToQger é ambientado em uma realidade alternativa, na qual os trens são o principal meio de transporte de longa distância, e todas as cidades são conectadas por uma extensa malha ferroviária. A paz nesse universo é ameaçada pela Shadow Line, uma companhia de trens maligna sediada no Castelo Terminal, que usa o poder das emoções humanas para alimentar suas máquinas, que por sua vez são usadas para devastar as cidades por onde passam, colhendo a energia do desespero de seus moradores.

Para combater a Shadow Line, um misterioso homem conhecido apenas como Condutor, que trabalha para a companhia Rainbow Line junto com seu mascote e parceiro, o macaquinho Ticket, e com a robô-garçonete Wagon, recruta cinco jovens que sobreviveram ao ataque da Shadow Line à sua cidade, e lhes confere armas e armaduras de incrível poder, com as quais conseguirão combater os asseclas da Shadow Line. Quando usam essas armas e armaduras, os cinco jovens pssam a ser conhecidos como ToQgers.

Em mais um arroubo de criatividade, os ToQgers não são nomeados de acordo com suas cores, mas com um número, sendo conhecidos, portanto, como ToQ1gou, ToQ2gou, ToQ3gou, ToQ4gou e ToQ5gou (sendo ToQ3gou e ToQ5gou mulheres). Isso ocorre porque, apesar de cada um ter uma "cor padrão" (vermelho, azul, amarelo, verde e rosa, respectivamente), eles podem trocar as chaves que usam em seus dispositivos de transformação livremente, para que uns tenham acesso aos poderes e armas dos outros - se ToQ1gou usar a chave de ToQ2gou, por exemplo, ele continuará se transformando em ToQ1gou, mas com um uniforme azul ao invés de vermelho, e podendo usar as armas de ToQ2gou. Esse procedimento é conhecido como Transfer Change.

Cada ToQger possui uma arma que atende pelo comprido nome de Revolving Gun-Sword ToQ Blaster, que possui dois modos, o de pistola e o de espada. Cada um também possui uma arma própria, que, graças ao Transfer Exchange, pode ser usada por qualquer um dos ToQgers quando ele estiver com aquela cor: a do vermelho é a espada Rail Slasher, a do azul a pistola Home Trigger, a do amarelo o martelo Shingo Hammer, a do verde o machado Tunnel Ax, e a do rosa a garra Tekkyou Claw. As cinco se combinam para formar a Renketsu Bazooka, que dispara o tiro que destrói os monstros da semana. Mais adiante na série, os ToQgers também ganham acesso a uma nova armadura, a Hyper Mode, mais poderosa que a comum e capaz de usar o Daikaten Cannon, canhão que dispara um raio ainda mais poderoso que o da bazuca.

Os veículos dos ToQgers são, evidentemente, trens - ou melhor, suas locomotivas. O de ToQ1gou é a maria-fumaça Red Ressha, o de ToQ2gou o trem-bala Blue Ressha, o de ToQ3gou o trem de passageiros Yellow Ressha, o de ToQ4gou o maglev Green Ressha, e o de ToQ5gou o metrô Pink Ressha. Os cinco se combinam para formar o robô ToQ-Oh. Ao longo da série, os ToQgers encontram outras seis locomotivas, que haviam sido cortadas da linha férrea devido à expansão da Shadow Line; reintegrando-as à Rainbow Line, eles passam a também poder usá-las: o trem movido a diesel Diesel Ressha, o trem blindado Shield Ressha, o trem de transporte de carga Car Carrier Ressha, o trem de transporte de combustível Tank Ressha, o "trem dos bombeiros" Fire Ressha, e o "trem da polícia" (?) Police Ressha. Diesel Ressha, Tank Ressha e Car Carrier Ressha podem se combinar para formar um novo robô, Diesel-Oh, que, por sua vez, pode se combinar com ToQ-Oh e formar o super robô Cho ToQ-Oh.

Shield Ressha, Police Ressha e Fire Ressha não se combinam para formar um novo robô, mas podem se combinar aos robôs já existentes, substituindo partes de seus corpos e criando formas alternativas: Shield Ressha pode substituir os braços de ToQ-Oh para criar Toq-Oh Shield; Police Ressha pode subsituir as mãos de um dos robôs e criar ToQ-Oh Police, Diesel-Oh Police ou Cho ToQ-Oh Police; Fire Ressha pode subsituir as mãos e criar ToQ-Oh Fire, Diesel-O Fire ou Cho ToQ-Oh Fire; Police Ressha pode subsituir o braço direito e Fire Ressha o esquerdo, criando Diesel-Oh Fire Police ou Cho ToQ-Oh Police Fire; Fire Ressha subsituir o braço direito e Police Ressha o esquerdo (o contrário do anterior), criando Cho ToQ-Oh Fire Police; ou Police Ressha substituir o braço direito e Shield Ressha o esquerdo, criando Cho ToQ-Oh Police Shield. Car Carrier Ressha e Tank Ressha também podem se combinar de forma semelhante a ToQ-Oh, com Car Carrier Ressha substituindo o braço direito para criar ToQ-Oh Car Carrier; Tank Ressha substituindo as mãos para criar ToQ-Oh Tank; ou Car Carrier Ressha substituindo o braço direito e Tank Ressha o esquerdo para criar ToQ-Oh Car Carrier Tank.

Como já está se tornando costumeiro, lá pelo meio da série os ToQgers ganham um sexto integrante, ToQ6gou, cuja cor padrão é o laranja. ToQ6gou não possui uma ToQ Blaster, mas tem uma arma própria, o bastão Yudo Breaker, e pode usar o Hyper Mode. Ele não consegue, porém, usar a Transfer Change para assumir as cores dos outros ToQgers, e o único outro ToQger que consegue assumir a cor laranja e usar o Yudo Breaker é ToQ1ger. ToQ6ger também possui sua própria locomotiva, o "trem de construção" (que parece uma mistura de trem, trator e escavadeira) Build Ressha, que pode se transformar no robô Build DaiOh. Build DaiOh também pode ter suas mãos substituídas por Tank Ressha para se tornar Build DaiOh Tank, ou seus braços substituídos por Shield Ressha para se tornar Build DaiOh Shield, e pode se combinar a Cho ToQ-Oh para criar o robô gigantesco Cho Cho ToQ-Oh. Build Ressha, por sua vez, também pode substituir os braços de ToQ-Oh, criando ToQ-Oh Build. ToQ6gou também seria o responsável por "roubar" uma locomotiva da Shadow Line e convertê-la para uso dos ToQgers, a Drill Ressha, que tem uma broca enorme na frente. Drill Ressha pode substituir o braço direito de ToQ-Oh ou de Build DaiOh, criando, respectivamente, ToQ-Oh Drill ou Build DaiOh Drill.

Como se já não tivéssemos robôs o bastante, quando ToQ1gou está em seu Hyper Mode, ele passa a poder controlar um trem lendário, o Hyper Ressha, que pode se transformar no robô Hyper Reissha TeiOh. E, como se isso não fosse o suficiente, Hyper Reissha TeiOh pode se combinar a todos os outros 13 Reisshas que existem simultaneamente, criando um robô colossal chamado ToQ Rainbow.

Falando em ToQ1gou, além de poder usar as cores de todos os outros cinco ToQgers, em alguns episódios ele acabaria usando uma cor diferente, que não pertencia a nenhum dos demais: em um deles, ao não ter uma chave para usar durante uma batalha, ele ficaria branco; em outro, ao ter sua chave corrompida, ficaria preto; em um dos últimos, ficaria transparente e multicolorido, como um reflexo da luz no óleo; e, ao receber o poder de todos os ToQgers simultaneamente, ficaria colorido como um arco-íris.

Os vilões da série são o Exército do Mal Shadow Line, que planeja interligar todas as cidades com sua linha férrea, obtendo poder ilimitado e dominando o mundo. Seu líder é um homem misterioso conhecido apenas como Z, que tem como principais generais o Barão Nero, a Madame Noir e o General Schwartz (todos os três, aliás, se chamam "preto", mas cada um em um idioma), que estão sempre se desentendendo quanto à melhor forma de enfrentar os ToQgers - o barão é mais cauteloso, o general é mais beligerante, e Madame Noir prefere ignorá-los e concentrar seus esforços para convencer Z a se casar com sua filha, Gritta. Os soldados rasos se chamam Kuros (mais uma vez, "pretos"), e os monstros da semana são criados pelo poder da Shadow Line a partir de objetos inanimados, tendo como missão liderar tropas de Kuros na expansão de sua linha férrea. Para se locomover na linha férrea, os monstros e os Kuros usam "trens do mal" chamados Kuliners.

ToQger teve um total de 47 episódios, um especial em DVD e dois filmes, sendo que um deles foi o já tradicional crossover, ToQger vs. Kyoryuger. Os ToQgers também fizeram uma participação em Heisei Rider vs. Showa Rider: Kamen Rider Taisen feat. Super Sentai, filme no qual os Kamen Riders da Era Heisei enfrentaram os da Era Showa.

Série Sentai

Kyoryuger
ToQger

0 Comentários:

Postar um comentário