segunda-feira, 4 de março de 2013

Escrito por em 4.3.13 com 0 comentários

Sentai (XVII)

Hoje o átomo completa 10 anos. Isso mesmo, nada menos que 3.653 dias se passaram desde o 4 de março de 2003, quando eu postei aqui um texto que não falava exatamente sobre nada, mas que ajudou a dar a partida em meu segundo blog - que logo se tornaria meu único, e uma parte da minha vida que eu já não consigo imaginar ausente.

Eu até pensei em preparar um post especial para hoje, mas, como já preparei um post especial para o Post 500, que foi ao ar outro dia mesmo, achei que ia ficar meio repetitivo - além do que, postar dois posts especiais em um intervalo de dois meses não é lá muito produtivo. Aliás, também tinha pensado em pular algumas semanas ano passado e esse ano para que o Post 500 viesse ao ar hoje, mas a expectativa por colocar o 500 no ar era tanta que acabei desistindo. Finalmente, pensei em escolher um assunto bem especial para marcar o dia em que o átomo comemora 10 anos, mas não consegui pensar em nenhum.

Diante disso, hoje teremos mais um post sobre os Sentai. Sim, o "certo" seria que ele só viesse ao ar ano que vem, mas a Toei produziu dois Sentai ao invés de um no ano passado, então já temos assunto para mais um post. Além disso, Sentai é um dos meus assuntos preferidos, então eu fico satisfeito abordando-o nesse post dos 10 anos. Finalmente, um post que é parte de uma série me dá liberdade para fazer a introdução falando dos 10 anos do átomo, que poderia ficar meio deslocada junto a uma introdução de outro assunto qualquer.

Assim, feliz aniversário para o átomo, obrigado a todos que estiveram conosco nesses dez anos, e vamos ver os dois Sentai que a Toei lançou em 2012:

Tokumei Sentai Go-Busters
2012

Há treze anos, foi descoberta uma nova forma de energia revolucionária chamada Enetron. Para controlar o uso dessa energia, foi criado o Centro de Gerenciamento de Energia, que contava com funcionários humanos, mas, na verdade, era controlado por um supercomputador. Esse computador acabaria sendo infectado por um vírus, e criaria um ser de puro Enetron chamado Messiah, cujo objetivo era destruir a humanidade e subsituí-la por uma sociedade governada por máquinas movidas a Enetron. Seguiu-se uma guerra entre os cientistas do CGE e as máquinas criadas por Messiah, que terminaria com o sacrifício dos cientistas para prender Messiah no subespaço.

Durante a batalha, três crianças seriam atingidas por raios de Enetron e ganhariam poderes especiais. Não querendo descartar a possibilidade de um evento semelhante ocorrer no futuro - ou até mesmo de o próprio Messiah conseguir fugir do subespaço - o CGE criaria uma divisão especial, que montaria robôs conscientes alimentados por Enetron, chamados Buddyroids, e treinaria essas três crianças para agir em conjunto com eles. Juntos, os três jovens e seus Buddyroids formariam uma equipe conhecida como Go-Busters.

O líder dos Go-Busters é Red Buster, cujas pernas se movem em uma velocidade tão impressionante que ele parece ter a habilidade de se teletransportar de um lugar para o outro, quando, na verdade, só está correndo incrivelmente rápido. Seu Buddyroid é Cheeda Nick, que pode se transformar na motocicleta Cheetah Bike, tão veloz quanto Red Buster. Cheeda Nick atua como um irmão mais velho para Red Buster, está sempre otimista, mas, apesar de se transformar em uma moto, não tem o menor senso de direção. Além dos poderes especiais, a infusão de Enetron também fez com que cada Go-Buster sofresse de um curioso efeito colateral. O de Red Buster é que, apesar de sua velocidade, ele não pode ver uma galinha, ou ficará completamente paralisado, como se fosse uma estátua.

O mais velho dos três Go-Busters é Blue Buster, que possui superforça e sabe lutar todas as artes marciais do planeta. Seu efeito colateral é que, se permanecer em movimento, seu corpo superaquece, precisando ser resfriado para não explodir - com Blue Buster deitando em uma banheira de gelo, por exemplo. Seu Buddyroid é Gorisaki Banana, gorila que atua como mecânico da equipe, e que, apesar do tamanho e força, tem bom coração, é levemente medroso, e se preocupa muito com o bem-estar de Blue Buster. Já a única mulher da equipe, Yellow Buster, tem a capacidade de dar pulos imensos e chutes superpoderosos, mas se cansa facilmente, precisando comer doces para recuperar as energias. Seu Buddyroid é Usada Lettuce, coelho que atua no processamento e controle de dados da equipe. Diferentemente dos outros Buddyroids, Usada é egoísta e teimoso, e frequentemente se vê às turras com Yellow Buster.

Através de um dispositivo chamado Morphin Brace, os Go-Busters ganham acesso a suas armaduras, que aumentam sua resistência e os tornam invulneráveis a frio e calor intensos. Cada Go-Buster conta ainda com três equipamentos, um Transpod, que permite que eles marscarem suas vozes; uma Ichigan Buster, câmera digital de alta resolução que se transforma em pistola laser; e um Sougan Blade, binóculo de longo alcance que se transforma em espada. A Ichigan Buster e o Sougan Blade se combinam para formar o Ichigan Buster Special Buster Mode, que dispara um raio poderoso.

Os veículos dos G-Busters são conhecidos como Buster Machines, e, para se tornarem funcionais, precisam se combinar com os Buddyroids - sem se combinar com um Buddyroid, uma Buster Machine só serve para ocupar espaço. Cada Buster Machine também possui duas formas, uma de veículo e uma de animal mecânico: Red pilota o CB-01 Cheetah, carro de corrida que se transforma em guepardo; Blue pilota o GT-02 Gorilla, caminhão que se transforma em gorila; e Yellow pilota o RH-03 Rabbit, helicóptero que se transforma em coelho. O CB-01 Cheetah possui uma forma de robô, pilotada pelos três Go-Busters e chamada Go-Buster Ace. As três Buster Machines também podem se combinar para formar um robô mais poderoso, o Go-Buster Oh, embora essa transformação seja complicada e possa falhar, principalmente se os veículos forem atacados em plena transformação - algo, até onde eu saiba, inédito em um Sentai.

Lá pela metade da série, os Go-Busters ganham dois novos membros. Um deles, Beet Buster, era um dos cientistas que originalmente se sacrificaram para aprisionar Messiah no subespaço. Beet Buster, na verdade, não morreu, e sim ficou aprisionado lá com Messiah, usando seus conhecimentos científicos para criar uma armadura de Go-Buster, de cor dourada, e um Buddyroid para si, Beet J. Stag, que também tem a capacidade de se transformar em um Go-Buster, Stag Buster, de armadura prateada. Como não sofreram a infusão de Enetron, Beet Buster e Stag Buster não possuem superpoderes ou efeitos colaterais.

Os novos Go-Busters também possuem Buster Machines: Beet pilota o BC-04 Beetle, guindaste que se transforma em besouro-rinoceronte japonês, enquanto Stag pilota o SJ-05 Stag, jato que se transforma em lucano, aquele besouro dos dentões. BC-04 Beetle também possui uma forma de robô, chamada Go-Buster Beet. Já SJ-05 Stag pode se combinar com Go-Buster Beet para formar o Go-Buster Hercules, ou com Go-Buster Ace para formar o Go-Buster Ace Stag Custom. Finalmente, todas as cinco Buster Machines podem se combinar para formar o Great Go-Buster, único robô com capacidade de viajar ao subespaço.

Mais para o final da série, surgem duas Buster Machines novas, FS-00 Frog, um submarino que se transforma em sapo pilotado por Ene-tan, um pequeno Buddyroid em forma de sapo, e LT-06 Tategami Lioh. Criado para ser parceiro de Go-Buster Ace, LT-06 Tategami Lioh é menos uma Buster Machine e mais um Buddyroid gigante, já que possui consciência e inteligência equivalentes às dos demais Buddyroids. Ele possui três formas, uma de leão, uma de robô gigante e uma de motocicleta, que pode ser pilotada por Go-Buster Ace. A forma de robô gigante pode se combinar a GT-02 Gorilla e a RH-03 Rabbit para formar o Go-Buster Lioh, ou a esses dois e mais BC-04 Beetle e SJ-05 Stag para formar o Go-Buster King.

Os vilões da série, e o motivo para que os Go-Busters finalmente deixem seu treinamento de lado e ponham em prática o que aprenderam, são os membros de uma organização conhecida como Vaglass. Originária do subespaço, a Vaglass é secretamente controlada por Messiah, que planeja enfraquecer as defesas da Terra para que seu retorno não seja impedido, enquanto torna o mundo mais apropriado para o domínio das máquinas. Para todos os efeitos, o líder da Vaglass é Enter, que tem duas formas, uma humana e uma semelhante a um Buddyroid. O segundo em comando é Escape, que também possui duas formas - embora a forma humana de Escape seja feminina, enquanto a de Enter é masculina - e se vê como filha de Messiah. Os soldados da Vaglass são conhecidos como Buglers, e pilotam insetos gigantes chamados Bugzords. A Vaglass se utiliza de dois tipos de monstros da semana, os de tamanho humano, chamados Metaloids, e os gigantes, chamados Megazords.

Go-Busters teve 50 episódios e mais dois filmes, sendo que um deles foi um crossover com Gokaiger, além de um episódio lançado somente em DVD, no qual os Go-Busters recebem a ajuda de Gavan, e de terem participado do já duas vezes citado aqui no átomo Kamen Rider x Super Sentai: Super Hero Taisen.

Para terminar, falta a já tradicional tradução do nome, embora essa seja complicada. Tokumei, em japonês, pode significar "anônimo", "pseudônimo" ou "missão". Eu ficaria com "anônimo" (Esquadrão Anônimo Go-Busters), embora reconheça que isso não faz muito sentido, e que o intuito da Toei tenha sido usar "missão" - já que cada episódio da série é identificado como "Missão 1", "Missão 2", e assim por diante. Já buster, em inglês significa algo como "destruidor" ou "demolidor" (Ghostbusters são os "destruidores de fantasmas"), e o go eu imagino que seja do inglês também, "vai", já que em japonês significa "cinco", e eles originalmente só eram três - aliás, vale citar também que Go-Busters é o primeiro Sentai a não ter "ranger" ou uma contração dessa palavra no nome desde Go Go V, de 1999.

Hikounin Sentai Akibaranger
2012

Akibaranger não faz parte da cronologia oficial dos Sentai, o que fica claro já pelo seu nome: Esquadrão Não-Oficial Akibaranger - sendo que "Akibaranger" é uma contração de "Ranger" com "Akihabara", bairro famoso de Tóquio por suas lojas relacionadas a mangá e anime. A série foi produzida como uma espécie de homenagem em tom de paródia, sendo voltada ao público já adulto, mas que cresceu assistindo aos Sentai.

A história começa quando a Dra. Hiroyo Hakase, cientista e dona da lanchonete Sentai Café Himitsukichi - o que significa "base secreta" em japonês - recruta três jovens frequentadores de Akihabara - um fanático por Sentai, uma artista marcial fã de anime e uma cosplayer, aquelas pessoas que se fantasiam de personagens de games e anime - para formar uma equipe secreta, com o intuito de deter uma organização criminosa. Ela lhes fornece um equipamento chamado Moe Moe Z-Cune (abreviado MMZ-01), com o qual eles terão acesso a armaduras que ampliam sua força e resistência, e a incríveis armas e poderes.

Na verdade, a tal organização criminosa só existe na mente de Hakase, e o que o MMZ-01 faz é envolver os três jovens em uma espécie de alucinação coletiva, na qual eles se transformam em Akibarangers e enfrentam os vilões apenas em sua imaginação. Mas, quando o líder da organização criminosa descobre uma forma de passar de mundo da imaginação para o mundo real, os Akibarangers também passam a poder se transformar realmente em nosso mundo, tornando-se verdadeiros heróis.

O líder dos Akibarangers é Nobuo Akagi, jovem de 29 anos que ainda mora com a mãe, trabalha como entregador para o serviço Sasaki Pom Poko Delivery e é fanático por Sentai, conhecendo a história de todos os seriados, bem como as habilidades e poderes de todos os integrantes de todas as equipes. Com o MMZ-01, Akagi (que, em japonês, significa "cor vermelha") se transforma em Akiba Red, e usa seu extenso conhecimento dos Sentai para emular as habilidades e poderes dos heróis do passado. Além de Sentai, Akagi também é fanático por um anime de grande sucesso, Nijiyome Academy Z-Cune Aoi.

A segunda escolhida para a equipe é Mitsuki Aoyagi (sobrenome que significa "cor azul"), artista marcial de 18 anos muito séria e dedicada, mas que, em segredo, também é fã de Nijiyome Academy Z-Cune Aoi. Aoyagi se transforma em Akiba Blue, e, a princípio, não sabe nada sobre os Sentai, e se sente extremamente desconfortável ao ter que fazer poses, gritar os nomes dos golpes e se referir aos colegas por suas cores ao invés de seus nomes. Com o tempo, porém - e após assistir vários episódios de Boukenger - ela vai entrando mais no clima.

Completa a equipe Yumeria Moegi ("cor amarela"), nome artístico da cosplayer Yuko Yamada, de 23 anos. Apesar da aparência e comportamento infantis, Moegi é extremamente responsável, trabalhando em um escritório durante o dia e escrevendo seu próprio mangá em seu tempo livre. Frequentemente Moegi está fazendo cosplay quando se transforma em Akiba Yellow, retendo as características e habilidades do personagem do qual estava fantasiada.

Além de emular os poderes dos guerreiros do passado, os Akibarangers contam com um poder chamado Inordinate Power, que lhes permite criar uma arma baseada em um Sentai do passado. Ao longo da série, eles usam Inordinate Powers baseados em Deka Ranger (o par de algemas Deka Wappa), Boukenger (a pá Bouken Scooper) e Jetman (a mochila a jato Jet Winger). Essas três armas se combinam para formar o canhão Inordinate Cannon. Ao usar uma arma pela primeira vez, os Akibarangers recebem o Inordinate Power das mãos de um dos líderes do Sentai passado, o que significa que Deka Red, Bouken Red e Red Hawk também fazem participações na série.

Além de instrumento de transformação e comunicador, o MMZ-01 também serve como arma, podendo disparar o raio Normal Attack (Temporary) - sim, o nome é esse mesmo - individualmente, ou os mais poderosos Moe Magnum e Mega Moe Fire, disparando os três simultaneamente. Para destruir os monstros, os Akibarangers também podem executar o poderoso Akibaship Attack.

E, lógico, os Akibarangers não seriam um Sentai de verdade se não tivesse um robô. O carro usado pela equipe para se locomover, um Toyota Prius chamado Machine Itashar, pode se transformar no robô Itashar Robo. A única diferença para um Sentai tradicional é que esse robô não é gigante, mas do tamanho que seria o carro caso ele se transformasse, mais ou menos como um Transformer. Itashar Robo possui o curioso poder de transformar partes de Akihabara em armas, como um outdoor no escudo Kanban Bang, um poste nas espadas Tsundere Swords, e um semáforo no rifle Signage Rifle.

Personagens coadjuvantes da série incluem KozuKozu Mita, garçonete desastrada do Sentai Café Himitsukichi que tem o hábito de se vestir como personagens de Sentai e dançar para os clientes; Sayaka Honiden, que trabalha na editora Nine Watt, por quem Akagi é apaixonado e vê em sua imaginação como a donzela em perigo; e Takuma Tsuzuki, agente da Interpol e meio-irmão de Hakase, que chega a substituir Akagi na equipe adotando o nome de New Akiba Red.

Os vilões da série são a Organização Maligna Stema Otsu, cujo propósito é destruir a cultura própria de Akihabara, transformando-o em apenas outro bairro comum de Tóquio. Originalmente, a Stema Otsu só existe na imaginação de Hakase e dos Akibarangers, sendo a explicação inventada pela mente da cientista para uma série de crimes sem relação uns com os outros que aconteceu recentemente no bairro. Em dado momento, porém, o líder da organização consegue passar para o mundo real, transformando-a em uma ameaça também real e renomeando-a para Delusion Empire (o "império da alucinação" ou coisa assim).

Para todos os efeitos, o líder da organização é Malseena, mestre dos disfarces, capaz de mudar de aparência e voz instantaneamente, que está sempre tramando destruir Akihabara. Seu principal general é Delu Knight, que pilota o robô gigante Boomerang Titan e vê Takuma como seu rival. Os soldados da Stema Otsu são chamados Shatieeks, e os monstros da semana são os Chief Clerks, cujos nomes são formados pela combinação do nome de um dos bairros de Tóquio com o de um animal.

O verdadeiro líder da Stema Otsu é Doctor Z, que na verdade é ninguém menos que Takehiro Tsuzuki, cientista renomado e pai de Hakase e de Takuma. Takehiro é o criador do famoso anime Nijiyome Academy Z-Cune Aoi, e criou a Stema Otsu em sua mente para ser antagonista do desenho, sendo Malseena sua visão de um vilão ideal. Quando o anime foi cancelado e Takehiro caiu no ostracismo, não conseguiu se conformar, e usou sua pesquisa com as partículas Moeshinsuki para criar uma realidade alternativa na qual a Stema Otsu realmente seria uma ameaça, armazenando-a nos MMZ-01. Quando Hakase entrou em contato com os aparelhos, o efeito das partículas em seu cérebro fez com que ela passasse a achar que a ameaça era real. As partículas também afetaram Takehiro, fazendo com que ele passasse a acreditar ser Doctor Z.

Akibaranger teve 13 episódios, exibidos entre abril e junho de 2012 no canal por assinatura de propriedade da TV Asahi (que transmite os Sentai), o BS Asahi, e, com uma semana de atraso, no canal aberto Tokyo MX. A série fez tanto sucesso que uma segunda temporada já está em produção, prevista para estrear ainda esse ano.

Série Sentai

Go-Busters
Akibaranger

0 Comentários:

Postar um comentário