segunda-feira, 12 de março de 2012

Escrito por em 12.3.12 com 0 comentários

Sentai (XVI)

Lá no ano de 2005, eu fiz aqui no átomo uma série sobre os sentai. Como os sentai não pararam de ser produzidos, a cada dois anos desde então eu procuro atualizar a série, falando sobre os dois novos seriados que saíram no período. Das duas outras vezes em que fiz isso, esses posts ganharam os números 250 e 350. Eu bem que queria fazer um novo no 450, mas, por alguma razão, eu completei 50 posts mais cedo que de costume, e, no final de janeiro, quando o post 450 foi ao ar, Gokaiger, o sentai de 2011, ainda não havia acabado, e eu não queria falar dele antes disso. Pois bem, agora ele já acabou, o que significa que hoje, mesmo com um pouquinho de atraso, é dia de sentai no átomo de novo! E, se ainda existir átomo daqui a dois anos - até o post 500 é questão de honra, depois disso, só o tempo dirá - é provável que lá pelo post 550 tenhamos mais um.

Tensou Sentai Goseiger
2010



Como tem se tornado costume entre os últimos sentai, Goseiger (pronunciado "gossêijer", e não "gozêiguer", o que até ficaria um nome meio pornográfico) é a fusão de duas palavras, gosei e ranger. Ranger, como todo mundo já deve saber, é o "patrulheiro"; já gosei pode significar "cinco estrelas" (no sentido de um hotel ou restaurante cinco estrelas, por exemplo), "sabedoria" ou "compreensão". E tensou são os "escolhidos pelos céus". Se eu tivesse de traduzir esse sentai, iria de Esquadrão Escolhido pelos Céus dos Patrulheiros Sábios. Ou qualquer coisa parecida com isso.

A história é a seguinte: assim como no mundo de Harry Potter, existem dentre os humanos comuns pessoas diferentes, com alguns poderes mágicos. Essas pessoas são conhecidas como Gosei Tenshi (algo como os "anjos sábios") e são descendentes de anjos vindos de outra dimensão, o Gosei World, que se liga a nosso mundo através da Ten no Tou, a Torre do Céu. Na maior parte do tempo, os Gosei Tenshi ficam no Gosei World, só vindo ao nosso mundo quando precisam resolver algum assunto importante.

Um dia, a Terra é invadida por um império galáctico chamado Warstar, que deseja destruir tudo e escravizar a humanidade. Sabendo que os Gosei Tenshi representam uma ameaça a seus planos, eles começam sua invasão destruindo a Torre do Céu, o que deixa nosso mundo sem comunicação com o Gosei World, e à mercê dos Warstar.

Para nossa sorte, entretanto, cinco jovens Gosei Tenshi em treinamento estavam visitando a Terra quando a Torre do Céu foi destruída, disfarçados como estagiários do Instituto Amachi de Astronomia, e ficaram presos aqui. Com seus poderes, o líder dos Gosei Tenshi e governante do Gosei World, conhecido como Master Head - porque se parece com uma gigantesca máscara flutuante - conseguiu contactá-los, e lhes imbuiu de incríveis poderes, transformando-os noa Goseigers, os únicos capazes de impedir a invasão dos Warstar.

Como de costume, os Goseigers são cinco: Gosei Red, Gosei Black, Gosei Blue, Gosei Yellow e Gosei Pink (essas duas últimas, mulheres). Dependendo da tribo em qua cada um nasceu, cada Gosei Tenshi tem alguns poderes mágicos: Red e Pink são da tribo Skick, com poderes sobre o ar; Black e Yellow são da tribo Landick, com poderes sobre a terra; e Blue é da tribo Seaick, com poderes sobre a água. Através de um equipamento chamado Tensouder, eles também têm acesso a incríveis armaduras feitas de energia mística, que multiplicam sua força, agilidade e resistência; bem como a armas de última geração desenvolvidas pela ciência Gosei: cada Goseiger conta com uma Gosei Blaster, uma pistola que dispara energia mística, e uma arma personalizada - a espada Skick Sword (Red), o taser Skick Shot (Pink), o machado Landick Axe (Black), a manopla Landick Claw (Yellow) e a besta Seaick Bowgun (Blue). Juntas, as cinco armas personalizadas formam a Gosei Buster, a bazuca que destrói os monstros. As armas Skick também podem ser combinadas separadamente para formar a pistola Sky Buster; e as armas Landick e Seaick para formar o canhão Landsea Buster.

Mas os artefatos mais incríveis dos Goseigers são as Gosei Headders, artefatos vivos que vivem na Headder Island, e ajudam os Goseigers quando em necessidade. Cada Goseiger tem uma Headder própria: a de Red é a Dragon Headder, a de Pink a Phoenix Headder, a de Black é a Snake Headder, a de Yellow a Tiger Headder, e a de Blue é a Shark Headder. Cada Headder pode ser combinada à Gosei Blaster de cada Goseiger para aumentar o poder de seu disparo, ou a um veículo para formar uma Gosei Machine, o veículo/pedaço do robô/avatar de cada Goseiger: o jato Gosei Dragon, a nave Gosei Phoenix, o trem Gosei Snake, a escavadeira Gosei Tiger e o submarino Gosei Shark. Juntas, as cinco Gosei Machines formam o robô Gosei Great.

Além das cinco Headders principais, existem outras, pertencentes às tribos: os Skick Brothers são a águia Taka Headder, o corvo Crow Headder e o pterodáctilo Ptera Headder; os Landick Brothers são o besouro Kuwaga Headder, o rinoceronte Sai Headder e o tiranossauro Tyranno Headder; e os Seaick Brothers são a arraia Manta Headder, o peixe-serra Sawshark Headder e o tubarão-martelo Hammershark Headder. Cada um desses grupos de Headders pode se combinar ao Gosei Great para transformá-lo em Skick Gosei Great, Landick Gosei Great ou Seaick Gosei Great, cada uma dessas formas com ataques diferentes.

No meio da série, surgem ainda os Exotic Brothers, quatro Headders de dragão que podem se combinar ao Gosei Great para transformá-lo em Exotic Gosei Great; e a Gosei Machine Mystic Runner, uma avestruz controlada pela Egg Headder, em forma de ovo, que pode se combinar ao Gosei Great para transformá-lo em Mystic Gosei Great. Finalmente, Gosei Great pode se combinar ao mesmo tempo com os Skick Brothers, Landick Brothers, Seaick Brothers, Exotic Brothers, ao Mystic Runner e a Datas Hyper (veja adiante) para se transformar em Hyper Gosei Great, uma forma final superpoderosa, mas com tempo limitado de operação.

Também lá pelo meio da série, os Goseigers ganham um importante aliado, o Gosei Knight. Na verdade, o Gosei Knight não é humano nem Gosei, e sim um Headder, a Groundion Headder, que recebeu forma humana da própria Terra para ajudar os Goseigers a protegê-la. Os equipamentos do Gosei Knight incluem o Leon Cellular, que permite que ele execute vários ataques pré-programados; o Leon Laser, arma que pode ser usada tanto como pistola quanto como espada; e a Vulcan Headder, que se combina com o Leon Laser para transformá-lo em metralhadora. Combinando seus três equipamentos, o Gosei Knight obtém o Dynamic Leon Laser, um canhão quase tão poderoso quanto a Gosei Buster.

Voltando à sua forma de Headder, o Groundion Headder - que se parece com um leão - pode se combinar a um caminhão e se transformar em uma Gosei Machine chamada Groundion. Groundion pode se combinar a outras duas Gosei Machines parecidas com leões e conhecidas como Knight Brothers, o navio Sealeon e o dirigível Skyon, para formar o robô Gosei Ground. Que, por sua vez, pode se combinar com Gosei Great para formar o Ground Gosei Great.

Além do Gosei Knight e de Master Head, os Goseigers têm como aliados o Professor Shuichiro Amachi, diretor do Instituto Amachi de Astronomia; seu filho, o menino Nozomu; e o robô Datas, enviado por Master Head para atuar como conselheiro e canal de comunicação dos Goseigers com o Gosei World. Datas se parece com um arcade ambulante, vive dormindo, mas consegue identificar imediatamente quando e onde os vilões estão atacando. Ele também possui uma Headder, a Hyper Change Headder, e pode se combinar com ela para se transformar no robô gigante Datas Hyper. No primeiro episódio, existia ainda um sexto Goseiger, o Gosei Green, da tribo Seaick, mas ele foi morto durante a primeira luta do Goseigers contra os Warstar.

Finalmente, mais para o final da série, cada Goseiger recebe uma Miracle Gosei Headder, com a qual pode se combinar para assumir a forma de Super Goseiger, muito mais poderosa que a forma normal, e com acesso a uma incrível espada Gosei Tensword, que ainda pode ser combinada ao Tensouder para se transformar em uma Super Tensword.

Ao longo da série, os Goseigers enfrentarão três grupos de vilões. Os primeiros são o Exército de Aniquilação Universal Warstar, alienígenas insetoides que destroem a Torre do Céu e planejam destruir a Terra e escravizar a raça humana. Seu líder é o Grande Rei Mons Drake, que se parece com uma mariposa gigante. O segundo em comando é Dereputa, cujo corpo é feito de lava. Os monstros da Warstar se parecem com insetos gigantes, e se tornam ainda mais gigantes com os poderes de Buredoran, cientista e feiticeiro dos vilões, quando então devem ser enfrentados pelo Gosei Great.

No episódio 17, Dereputa sem querer liberta os Yuumajuu, monstros que haviam sido derrotados e aprisionados pelos Gosei Tenshin há dez mil anos - é o retorno dos Yuumajuu que leva ao surgimento do Gosei Knight. Seu líder é Makuin, uma bolha horrenda que quer refazer o mundo à sua imagem e semelhança. Seu principal comandante é Kinggon, uma mistura de gorila, esqueleto e palhaço. Os demais Yuumajuu atuam como monstros da semana. Os Yuumajuu também corrompem Buredoran, que passa a tornar seus monstros gigantes também.

No episódio 33, surgem os Matrintis, uma raça de robôs vivos que também tem interesse em dominar a Terra. Inicialmente, eles manipulam os Warstar e os Yuumajuu para fazer seu trabalho, mas no fim acabam encarando os Goseigers pessoalmente. Seu líder é o Imperador Robogugu, um robô-samurai que acredita que a única função dos seres vivos é servir às máquinas. Sua consorte e principal general é Metal Alice, uma robô feminina que cria os monstros robóticos dos Matrintis, chamados Matroids, e os deixa gigantes após derrotados.

Finalmente, no episódio 44 os Goseigers descobrem que o verdadeiro grande vilão da série é Buredoran. Que, na verdade, se chama Brajira, e é um Gosei Tenshi renegado. Brajira tem os mesmos poderes dos Goseigers, suas próprias Headders, e comanda o que restou dos Warstar, Yuumajuu e Matrintis em uma ofensiva final contra os heróis.

Tensou Sentai Goseiger teve 50 episódios, dois filmes para o cinema e dois especiais lançados diretamente em DVD. O primeiro especial é apenas mais um episódio normal, mas o segundo atua como uma espécie de epílogo, mostrando as vidas dos Goseigers após garantirem a paz na Terra. Dos filmes, um é o filme tradicional, no qual os Goseigers enfrentam os Warstar enquanto tentam impedir dois meteoros em rota de colisão de se chocarem com a Terra; e o outro é um crossover entre Goseiger e Shinkenger - o que também já se tornou tradicional nos últimos sentai - que, curiosamente, conta com a participação especial dos Gokaigers, o sentai seguinte.

Para finalizar, vale mencionar a característica mais bizarra dos Goseigers: seus poderes operam através de cartas, tipo de um card game, chamadas Gosei Cards - para se transformar, por exemplo, eles precisam inserir a Gosei Card correspondente no Tensouder, para disparar a Gosei Buster precisam "carregá-la" com a carta correspondente, e assim por diante. Isso, na verdade, foi uma jogada de marketing da Toei, que, junto com o seriado, lançou, em parceria com a Bandai e a Carddass, o jogo de arcade Super Sentai Battle: Dice-O, no qual o jogador deve inserir cartas de um baralho próprio para usar os poderes dos personagens. A ideia era que, os Goseigers tendo a mesma necessidade, os jogadores se sentiriam como Goseigers quando jogando, ou coisa do tipo.

Kaizoku Sentai Gokaiger
2011



O Esquadrão Pirata dos Patrulheiros Heroicos foi o 35o sentai produzido pela Toei. Para comemorar a marca, a série faz várias referências aos 34 seriados anteriores, e conta com muitas participações especiais, de heróis e vilões dos sentai do passado.

Os Gokaigers, heróis da vez, são, na verdade, um grupo de quatro jovens piratas espaciais, liderados pelo Capitão Marvelous. Acompanhados pelo papagaio robótico Navi, os cinco singram o espaço à bordo do navio Gokai Galleon, em busca do Maior Tesouro do Universo. Seguindo um antigo mapa, eles acabam chegando à Terra, onde acreditam que o tesouro está enterrado. E aí começam seus problemas.

Ao chegar à Terra, os jovens piratas acidentalmente intereferem com a invasão do Império Espacial Zangyack, que já dominou inúmeros planetas do Universo, e agora lança uma ofensiva para tentar dominar o nosso. Comandado pelo maligno Warz Gill, filho do Imperador Akudos Gill, que deseja conquistar a Terra para mostrar a seu pai que não se trata apenas de um pirralho mimado, os Zangyack usam como base o enorme navio Gigant Horse, estacionado entre a Terra e a Lua.

Após a interferência dos piratas, Warz Gill põe suas cabeças a prêmio, oferecendo uma gorda recompensa por cada um deles. Para combater os muitos Zangyack que vêm então a seu encalço, Marvelous decide usar um conjunto de artefatos que recebeu no passado de Aka Red - o herói coadjuvante de GoGo Sentai Boukenger vs. Super Sentai. Com esses artefatos - cinco aparelhos semelhantes a celulares chamados Mobirates, ativados por chaves conhecidas como Ranger Keys - os piratas podem não somente se transformar nos Gokaigers, mas também, com o uso das Ranger Keys apropriadas, emular os poderes de qualquer sentai do passado - criativamente, os próprios Gokaiger dizem que esses poderes estão sendo "pirateados".

Assim, Marvelous e seus piratas se transformam em Gokai Red, Gokai Blue, Gokai Green, Gokai Yellow e Gokai Pink (as duas últimas, mulheres). Além de armaduras ao estilo pirata, capazes de aumentar sua força, resistência e agilidade, cada Gokaiger conta com uma espada Gokai Sabre e uma pistola Gokai Gun. Combinando essas armas com suas Ranger Keys originais, os Gokaigers têm acesso ao Final Wave Attack, usado para destruir os monstros.

Mas os principais - e mais interessantes - poderes dos Gokaigers vêm mesmo das Ranger Keys: usando as Ranger Keys dos Go Rangers, por exemplo, eles ganham não só os poderes dos Go Rangers, mas também sua aparência - e isso vale para todos os 34 sentai do passado. Ao contrário das Ranger Keys principais - as dos Gokaigers - as demais Ranger Keys não possuem "dono", embora quase sempre eles usem as correspondentes à sua própria cor de Gokaiger - Marvelous, portanto, usa sempre as dos vermelhos, como Aka Ranger, Change Dragon, Red Flash etc. Quando todo o grupo se transforma junto, caso o sentai que eles estão pirateando não tenha as mesmas cinco cores dos Gokaigers, alguns mudam de cor sem problemas - ao se transformar em Changeman, por exemplo, Gokai Green (verde) vira Change Griffin (preto), e Gokai Yellow (amarela) vira Change Mermaid (branca). Uma curiosidade sobre a transformação é que o Gokaiger não vira propriamente o membro do sentai que está pirateando, e sim veste seu uniforme, o que significa que pode ocorrer uma ou outra mudança de sexo - quando os Gokaigers viram Magi Rangers, Magi Blue, que originalmente é mulher, fica com um uniforme masculino, já que Gokai Blue é homem, e Magi Yellow ganha um uniforme feminino, com sainha, já que Gokai Yellow é mulher.

Como de costume, os Gokaiger possuem cinco veículos que se unem para formar um robô, o GokaiOh. Um desses veículos é o próprio Gokai Galleon; os demais são o avião azul Gokai Jet, o caminhão amarelo Gokai Trailer, o carro de corrida verde Gokai Racer e o submarino rosa Gokai Marine. No decorrer da série, os Gokaigers também ganham acesso aos chamados Great Powers, um para cada sentai do passado. Os Great Powers normalmente são novos poderes para GokaiOh - como um ataque conjunto com Geki Tiger, Geki Cheetah e Geki Jaguar, de Geki Ranger - mas três deles são novos, digamos, veículos: o dragão mecânico Magi Dragon, que representa os poderes dos Magi Rangers, e pode se combinar a GokaiOh para formar o MagiGokaiOh; o carro de polícia Gokai Pat Strike, que representa os poderes dos Deka Rangers, e se combina a GokaiOh para formar o DekaGokaiOh; e Gao Lion, o Animal do Poder de Gao Red, de Gao Ranger, que pode servir de montaria para GokaiOh no modo GaoGokaiOh, ou se combinar a ele e ao Great Power dos Shinkengers para formar o ShinkenGokaiOh. Mais para o final da série, os Gokaigers usam o Great Power dos Oh Rangers para transformar o Gokai Galleon em uma poderosíssima arma, a bazuca Gokai Galleon Buster.

Também como de costume, no meio da série os Gokaigers ganham um novo membro, Gokai Silver. Originalmente, Gokai Silver não era um pirata espacial, mas um jovem da terra, fanático por tudo o que envolve os sentai, e que decide ajudar os Gokaigers após receber seu próprio artefato de transformação, o Gokai Cellular, dos espíritos de três heróis do passado, que o visitam em um sonho. Gokai Silver usa como arma a Gokai Spear, que possui três formas, tridente, arma laser e âncora; e com suas Ranger Keys pode se transformar nos "sextos integrantes" dos sentai do passado, como Dragon Ranger (de Zyu Ranger) ou Time Fire (de Time Ranger). Gokai Silver também possui seu próprio robô, o Goujyujin, que também tem três formas, perfuradeira, tiranossauro e robô. Goujyujin pode se unir a GokaiOh e a Machalcon - o veículo de Go-On Red e Great Power dos Go-Ongers - para formar o robô KanzenGokaiOh.

Além de Warz Gill, dos monstros da semana e dos soldados - nesse caso, marujos - que apanham dos Gokaigers a cada episódio, o Império Zangyack conta com o Chefe Damarasu, o homem mais forte do universo, armado com uma espada energizada; com a Oficial Técnica de Desenvolvimento Insarn, cientista do grupo, que conta com seu próprio robô gigante; e com o Oficial Especial Barizorg, um ciborgue que, quando era totalmente humano, era amigo de Gokai Blue. No maio da série, o prórpio Imperador Akudos Gill vêm à Terra, para tentar acabar com os Gokaigers de uma vez por todas, e traz consigo seu guarda-costas, Dairando, que se torna o novo segundo em comando no lugar de Damarasu. Em vários episódios, vilões dos sentai do passado - como o Black Cross King (de Go Ranger) ou Brajira (de Goseiger), dentre outros - fazem participações especiais, ajudando os Zangyack.

Mas o vilão mais curioso da série se chama Basco ta Jolokia, e é, assim como os Gokaigers, um pirata espacial, que singra o espaço no navio Free Joker, acompanhado da robô-babuíno Sally e de alguns monstros. Basco é o rival amistoso, que não pertence ao Zangyack, mas deseja derrotar os Gokaigers de olho na recompensa. Embora não tenha uma transformação própria, Basco também possui várias Ranger Keys, e com elas pode se transformar em personagens coadjuvantes dos sentai, como Signalman (de Car Ranger) ou a Shinken Red feminina (de Shinkenger).

Kaizoku Sentai Gokaiger teve 51 episódios, dois filmes lançados direto em DVD e três para o cinema. O primeiro filme lançado direto em DVD, A Day of One Hero (assim mesmo, em inglês) é um falso documentário sobre a vida do jovem que acaba se tornando Gokai Silver. O segundo, Kaizoku Sentai Gokaiger Kin Kin ni! Dohade ni Ikuze! Sanjuroku Dan Gokai Chenji ("vamos fazer isso lindamente! Bruscamente! 36 rounds de transformação heroica") é nada mais, nada menos que Marvelous se transformando em todos os 35 rangers vermelhos possíveis. o DVD traz ainda informações sobre alguns itens e vilões do seriado.

Já o primeiro filme para o cinema, Gokaiger Goseiger Super Sentai 199 Hero Great Battle, é um crossover com Goseiger e a comemoração dos 35 anos dos sentai, com a participação especial dos 199 membros dos sentai anteriores, todos combatendo os Zangyack juntos. O segundo, Kaizoku Sentai Gokaiger Za Mubi Sora Tobu Yureisen ("o navio fantasma que voa pelos céus") põe os Gokaigers para lutar contra a tripulação de um navio pirata espacial fantasma. O mais curioso é o terceiro, Kaizoku Sentai Gokaiger vs. Space Sheriff Gavan: The Movie, lançado no início desse ano para comemorar os 30 anos dos Metal Heroes, e que traz Gavan lutando ao lado dos Gokaigers contra um inimigo comum, sendo o primeiro filme que mistura duas franquias diferentes da Toei.

Aparentemente, essa nova fórmula fez sucesso, já que o segundo já está a caminho: previsto para esse ano, Kamen Rider × Super Sentai: Super Hero Taisen ("taisen" significa "disputa" ou "competição") colocará os heróis de Kamen Rider Decade e Kamen Rider Fourze contra os Gokaigers, que eles consideram vilões ameaçando a Terra em busca do Tesouro Definitivo do Universo.

Série Sentai

Goseiger
Gokaiger

0 Comentários:

Postar um comentário