domingo, 6 de outubro de 2019

Escrito por em 6.10.19 com 0 comentários

Sentai (XX)

Lá no longínquo ano de 2005, eu comecei uma série de posts sobre os Sentai, aqueles seriados japoneses protagonizados por grupos de cinco (que depois eu descobri se chamarem na verdade Super Sentai, mas fiquei com preguiça de voltar e editar todos os posts que já tinha feito). Fui até o último da época, e, depois, cada vez que dois novos já haviam sido lançados, eu fazia um novo post para complementar a série. Pois bem, já faz alguns meses que eu deveria ter escrito esse novo post, já que já está no ar o terceiro Sentai desde que eu fiz o último, mas confesso que acabei desanimando - sendo o principal motivo o de que, por razões várias, eu não assisti a esses três últimos, tendo parado em Zyuohger. Essa semana, entretanto, decidi tentar mesmo assim, de forma que hoje, mais uma vez, é dia de Sentai no átomo!

Uchu Sentai Kyuranger
2017


Em um universo paralelo ao nosso, vários planetas da Via Láctea já foram invadidos e dominados por um império maligno chamado Jark Matter, liderado pelo misterioso Don Armage. Como resposta à invasão, seria formada uma Rebelião, composta por habitantes de vários dos mundos dominados. Um dia, a Rebelião consegue tomar posse de nove Kyutama, pedras místicas com o poder das constelações, e decide usá-las para dar poderes especiais a nove guerreiros selecionados através de toda a galáxia, para tentar derrotar a Jark Matter de uma vez por todas. Após ser formada, a equipe ruma para a Terra, desconfiada de que aqui seja a sede do poder de Don Armage, visto que é o planeta com a maior proteção e o maior número de guardas. Em nosso planeta, eles lutam pela liberdade com o nome de Esquadrão Galáctico dos Nove Patrulheiros.

Sim, porque, diferentemente do usual, Kyuranger começou não como uma equipe de cinco, mas como uma de nove, recorde de integrantes para a formação inicial de um Sentai. O nome da equipe, que contava com um número, inclusive, era uma referência ao primeiro Sentai de todos, Goranger, os "cinco patrulheiros".

Mesmo com essa gente toda na equipe, a tradição se mantém e o líder veste vermelho, no caso, Shishi Red, um humano do planeta Luth, com o poder da Constelação de Leão. Os demais membros da equipe são Sasori Orange, humano com o poder da Constelação de Escorpião (shishi significa "leão", sasori significa "escorpião", e por aí vocês conseguem deduzir os significados dos nomes dos demais); Ookami Blue, um homem-lobo do planeta Jagjag, com o poder da Constelação do Lobo; Tenbin Gold, um organismo tecno-orgânico com o poder da Constelação de Balança (Libra); Oushi Black, androide com o poder da Constelação de Touro; Hebitsukai Silver, humano com o poder da Constelação de Serpentário; Chameleon Green, humana com o poder da Constelação de Camaleão; Washi Pink, androide feminina com o poder da Constelação de Águia; e Kaijiki Yellow, humano com o poder da Constelação de Dorado (kajiki significa "peixe-espada"). Nenhum dos humanos da equipe é originário da Terra, mas somente o planeta de Red tem seu nome mencionado durante a série, com os demais usando a mania japonesa de dizer que as pessoas vêm de estrelas (no caso, constelações, tipo "Chameleon Green nasceu na Constelação de Camaleão").

Como é tradicional, cada integrante da equipe possui uma forma original (humana, homem-lobo, androide ou organismo tecno-orgânico) e uma forma "transformada", à qual tem acesso através de um aparelho chamado Seiza Blaster, que, além de para se transformar e para armazenar Kyutamas, ainda serve como pistola laser. Em sua forma transformada, cada Kyuranger ganha uma armadura super-resistente e uma arma chamada Kyu The Weapon (pois é), que possui três partes e pode ser montada de nove formas diferentes: espada, lança, garra, besta, machado, foice, florete, metralhadora e alabarda. Teoricamente, cada Kyuranger tem acesso a todas as nove formas, mas cada um tem sua arma preferida (na ordem do parágrafo acima; a de Sasori Orange é a lança, a de Oushi Black é o machado etc.), usando-a mais do que as demais formas ao longo da série.

Mais tarde na série, através de uma nova Kyutama, Shishi Red e Kajiki Yellow ganham acesso a uma nova armadura, a Dancing Star, que combina suas armaduras originais com uma armadura senciente chamada Pega-San, que faz com que uma cabeça e asas de pégaso sejam acopladas ao seu peitoral. A Dancing Star aumenta a força e velocidade de seu usuário, e permite que ele use um ataque exclusivo. Também através de uma nova Kyutama, Sasori Orange ganha acesso a uma nova arma, a Ikkakuju Arm, um enorme chifre de unicórnio que se acopla a seu braço direito e pode ser usado como broca. Também mais adiante, os vilões sabotam a Kyutama de Hebitsukai Silver, o que faz com que, quando ele se transforme, se torne o maligno Hebitsukai Metal, que tem um manto roxo em volta da armadura; ele mantém o manto e o novo nome após se livrar do controle dos vilões. Mais para o final da série, Shishi Red e Chameleon Green também ganham acesso a dois modos alternativos, o Taiyou Mode, com o poder do sol, e o Tsuki Mode, com o poder da lua; a única diferença nas novas armaduras, chamadas, respectivamente, Shining Star e Moody Star, são um sol ou uma lua na cabeça. Finalmente, na parte final da série, Shishi Red descobre ser descendente do lendário guerreiro Orion, e descobre como ter acesso à armadura Miracle Star, que tem cor branca e combina os poderes de todas as Kyutama.

Os principais aliados dos Kyurangers são Big Bear, um homem-urso da Constelação de Urso, comandante da Rebelião; Hoshi Minato, um cantor alienígena conhecido como "o rei espacial do pop"; Jiro Sakuma, menininho da Terra obcecado por estudar as constelações; e Eris, uma humanoide do planeta Keel, fora da Via Láctea, com o poder de controlar as plantas.

Como de costume, os Kyurangers possuem veículos que se unem para formar um robô gigante. Cada Kyuranger possui um veículo chamado Voyager, e cinco dos Voyagers se unem para formar o robô Kyutama Gattai KyurenOh: Shishi Voyager (nave em formato de leão), Ookami Voyager (lobo mecânico), Oushi Voyager (tanque em formato de touro), Chameleon Voyager (nave em formato de camaleão) e Kajiki Voyager (submarino em formato de peixe-espada). Tenbin Voyager é um robô o tempo todo, e Hebitsukai Voyager, uma nave em formato de naja, pode se transformar em um robô por si só. Os outros dois Voyagers são Sasori Voyager e Washi Voyager, um escorpião e uma águia mecânicos, respectivamente. Em "combinações alternativas", esses quatro Voyagers podem substituir, sempre um ou no máximo dois de cada vez, os braços e pernas originais de KyurenOh, com Shishi Voyager sendo sempre a cabeça e o tronco.

Como se nove não fosse o bastante, no meio da série os Kyurangers ganham três membros adicionais: Ryu Violet é um humanoide reptiliano da Constelação de Dragão, que usa como arma e instrumento de transformação o cajado Ryutsueder, pilota a nave em formato de dragão Ryu Voyager, e, mais para o final da série, se torna o líder da Rebelião, ganhando uma espécie de robe por cima da armadura e mudando de nome para Ryu Commander; Koguma Skyblue é um menino da Terra que ganha uma Kyutama de Big Bear devido à sua grande coragem, usa armadura azul-claro e pilota a Kuma Voyager, um veículo de exploração espacial em formato de urso que pode se separar em dois módulos, o pequeno Koguma Voyager e o grande Ooguma Voyager (kuma significa "urso", enquanto koguma é o diminutivo, ou seja, "ursinho", e ooguma o aumentativo, "ursão"); e Houou Soldier é um guerreiro de origem misteriosa, aparentemente de 300 anos de idade, que também usa armadura vermelha, tem como armas a espada Houou Blade e o escudo Houou Shield, e pilota a nave Houou Voyager, além de ter acesso ao satélite Houou Station, com ambos se combinando para formar o robô Kyutama Gattai Gigant Houou (houou significa "fênix"). Ryu Voyager e Kuma Voyager podem se combinar a Sasori Voyager para formar o robô Kyutama Gattai RyuTeiOh.

Como se isso tudo já não fosse o bastante, após descobrir ser descendente de Orion, Shishi Red ganha acesso às naves Orion Voyager e Battle Orion Ship, que se combinam para formar o robô Kyutama Gattai Orion Battler. Mais para o fim da série, ele ganha também a nave Kojishi Voyager, que pode se combinar ao Shishi Voyager para formar o Super Shishi Voyager, que substitui Shishi Voyager no KyurenOh para formar o Kyutama Gattai Super KyurenOh. E todos os doze Voyagers originais podem se combinar para formar o robô super gigante Kyutama Dai Gattai Kyutamajin, que se combina ao Orion Battler para formar a Orion Bazooka - para nós pode parecer exagerado uma bazuca do tamanho de uma estação espacial, mas, aparentemente, no tokusatsu isso é normal.

Os vilões da série são o Shogunato Espacial Jark Matter, que conquistou toda a Via Láctea e a governa com mão de ferro. O líder do Jark Matter é o shogun Don Armage, que aparentemente é imortal - na verdade, ele conseguiu se tornar uma essência maligna incorpórea, e consegue se transferir para um novo corpo quando o anterior é destruído. Dentro da hierarquia da Jark Matter, abaixo do shogun vêm os Karo, que se dividem em maiores (que aparecem em mais de um episódio) e menores (que atuam como monstros da semana). Os principais Karo maiores são Eriedrone, responsável pela Constelação de Sagitário; Scorpio, responsável pela Constelação de Escorpião e irmão de Sasori Orange; Madakko, responsável pela Constelação de Perseu; o cientista Dogyun; o assassino Ikargen; e os vice-shoguns Tecchu, Akyanba e Kukuruga. Abaixo dos Karo vêm os Daikaan, enviados para governar os planetas dominados, e que atuam como monstros da semana. Abaixo dos Daikaan vêm os soldados Indaver, que existem aos milhares, e sua versão mais poderosa e menos numerosa, os Tsuyoindaver. Como curiosidade, em um dos episódios o Jark Matter decide usar Indavers como cobaias para a criação de um "sentai do mal", o Jark Sentai GoIndaver, formado por Dave Red, Dave Blue, Dave Black, Dave Yellow e Dave Commander (de armadura violeta).

Vale citar dentre os vilões o cientista Dr. Anton, humano da Constelação de Touro, que, quando aparece pela primeira vez, é bondoso e planeja ajudar os Kyurangers; de algum jeito pouco explicado, a "parte bondosa" do cientista é morta por Scorpio, mas sua "parte maldosa" sobrevive, e se alia ao Jark Matter. Em determinado momento, seu corpo é destruído, mas seu coração sobrevive em uma espécie de invólucro, e continua comandando seu laboratório normalmente (notem bem: seu coração, não seu cérebro, como seria mais normal de acordo com os preceitos da ficção científica). Mais para o final da série, é criado um corpo artificial para esse coração, e o Dr. Anton se transforma no monstro Anton Zero. Enquanto era bondoso, o Dr. Anton foi o criador do androide que se tornou Oushi Black.

Kyuranger teve um total de 48 episódios, dois especiais lançados diretamente em DVD, e três filmes; em um deles, Uchu Sentai Kyuranger The Movie: The Geth Indaver's Counterattack, é revelado um novo Voyager, a nave Cerberus Voyager, que pode se combinar a Oushi Voyager, Hebitsukai Voyager, Chameleon Voyager e Kajiki Voyager para formar o robô Kyutama Gattai Cerberios. Os Kyurangers também participam do filme comemorativo Kamen Rider x Super Sentai: Chou Super Hero Taisen. Quebrando a tradição (o que não ocorria desde Kakuranger), não foi feito um crossover com a série anterior, Zyuohger.

Kaitou Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Patranger
2018

Em mais uma inovação, essa série possui não um, mas dois Sentai: o Esquadrão Ladrão Fantasma Lupinranger e o Esquadrão Policial Patranger. O "pat" de Patranger vem de patrol, "patrulha" em inglês, que, no Japão, costuma ser um termo associado à polícia - vide o anime/mangá Patlabor. Já o "Lupin" de Lupinranger é uma referência ao personagem Arsène Lupin, ladrão de obras de arte e antiguidades e mestre do disfarce, criado pelo escritor francês Maurice Leblanc em 1905, e que estrelou mais de cinquenta romances policiais - Lupin, aliás, também é bem famoso no Japão, com inclusive outro anime/mangá, Lupin the Third, contando as aventuras de seu neto, Arsène Lupin III.

Arsène Lupin, de certa forma, também é quem coloca a história da série em movimento, pois ela começa com o roubo da Lupin Collection, uma coleção de artefatos roubados pelo ladrão, a maioria deles com poderes mágicos, que estava espalhada por vários museus. O responsável pelo roubo foi o Grupo de Crime Interdimensional Gangler, que pretende usar o poder dos artefatos para dominar a Terra. Ao saber do roubo, ambos os Sentai se prontificam a recuperar os artefatos: os Patrangers são uma força policial que deseja não só recuperá-los, mas também acabar com o Ganglier de uma vez por todas, enquanto os Lupinrangers são ladrões profissionais que pretendem honrar o nome do lendário ladrão que dá nome à equipe e manter os artefatos em sua coleção pessoal. Tendo dois objetivos tão diferentes, é claro que as duas equipes vão competir e brigar entre si, cada uma vendo a outra como tão inimiga quanto os Gangler.

Os Lupinrangers foram recrutados por Kogure, mordomo que cuida do inventário de Arsène Lupin. Kogure possui um livro mágico, o Lupin Collection Book, que pode ser usado para armazenar os artefatos da Lupin Collection, e confia aos Lupinrangers a missão de roubar de volta os artefatos e colocá-los no livro. Para isso, ele confere a cada um deles um VS Changer, um artefato que serve como pistola laser e é capaz de conferir a seu usuário uma resistente armadura, que aumenta sua força, velocidade e resistência, além de uma espada Lupin Sword, um bumerangue Blade Boomerang e um escudo Scissor Shield. Os três Lupinrangers são Lupin Red, Lupin Blue e Lupin Yellow (a única mulher). Sua armadura pode ser diferenciada da usada pelos Patrangers por ter uma capa.

Já os Patrangers foram treinados na academia japonesa da GSPO, a Organização Policial Global Especial, uma espécie de polícia mundial sediada na França, com autoridade para solucionar crimes que a polícia comum não consegue. Como a Gangler está sediada no Japão, o trio foi destacado para recuperar os artefatos, usando seus próprios VS Changers - que, assim como o dos Lupinrangers, serve como pistola laser e os equipa com uma armadura capaz de aumentar sua força, velocidade e resistência - e suas armas Pat MegaBo, que servem como cassetete e megafone. Os três Patrangers são Patren 1gou (vermelho), Patren 2gou (verde) e Patren 3gou (rosa, a única mulher). Sua armadura pode ser diferenciada da usada pelos Lupinrangers pelo distintivo policial na testa.

Mais para o final da série, Lupin Red consegue a habilidade de concentrar os poderes dos três membros da equipe, se transformando em Lupin Tricolor. Já Patren 1gou ganha uma nova armadura, que adiciona uma placa peitoral dourada e dois canhões de ombro à sua tradicional, e se torna Super Patren 1gou.

Lupinranger VS Patranger também tem a distinção de ser o primeiro Sentai com um integrante que faz parte de duas equipes ao mesmo tempo: o filho adotivo de Arsène Lupin, que ao mesmo tempo foi treinado para ser um Ladrão Fantasma por Kogure e ingressou na academia francesa da GSPO. Dependendo de sua motivação do dia, ele pode se unir aos Lupinrangers como Lupin X, que tem uma armadura prateada, ou aos Patrangers como Patren X, que tem uma armadura dourada - para evitar confusão, os Gangler se referem a ele só como X. Para se transformar, X usa uma pistola X Changer, e sua arma é a X Rod Sword, que tem dois modos, espada e cassetete. A principal missão de X é unir as duas equipes, Lupinrangers e Patrangers, para que eles se tornem uma equipe só, dedicada a recuperar e proteger os artefatos da Lupin Collection.

Os vilões da série são os Gangler, cujo líder é Dogranio Yaboon, que planeja usar os artefatos da Lupin Collection para dominar a Terra. Os Gangler são de outra dimensão, cujo portal de entrada está localizado em uma antiga mansão que pertenceu a Arsène Lupin, que o abriu por acaso. O segundo em comando de Yaboon é o General Goche Ru Medou, auxiliado por Destra Maijo e Zamigo Delma. Os Gangler contam com criaturas vindas de várias dimensões em suas fileiras (que atuam como Monstros da Semana), além de um suprimento quase infinito de soldados Porderman.

Lupinranger VS Patranger não seria um Sentai digno do nome se não tivesse robôs gigantes. O dos Lupinrangers é o Kaitou Gattai LupinKaiser, formado pela união de três naves, Red Dial Fighter, Blue Dial Fighter e Yellow Dial Fighter. Ao longo da série, os Lupinrangers também ganham acesso ao helicóptero Cyclone Dial Fighter, ao dirigível Magic Dial Fighter, ao caminhão de bombeiro Trigger Machine Splash, ao tanque Siren Striker, e às naves Victory Striker, Blade Dial Fighter, Scissor Dial Fighter e Hammer Dial Fighter, , que podem se transformar em várias armas para o LupinKaiser. Um dos artefatos da Lupin Collection, o Jackpot Striker, também pode se combinar ao LupinKaiser para formar o Kaitou Gattai LupinRex.

O robô dos Patrangers é o Keisatsu Gattai PatKaiser, formado pela união dos caminhões Trigger Machine 1gou, Trigger Machine 2gou e Trigger Machine 3gou. Mais tarde, os Patrangers ganham acesso ao guindaste Trigger Machine Crane e à perfuradeira Trigger Machine Drill, que podem se combinar a PatKaiser para formar o Keisatsu Gattai PatKaiser Strong, e à moto Trigger Machine Biker, que se combina a PatKaider para formar o Keisatsu Gattai PatKaiser Biker. Esses três veículos, mais o Trigger Machine Splash, o Siren Striker e a Victory Striker podem se transformar em várias armas para o PatKaiser.

X tem seus próprios veículos, os trens X Train Silver, X Train Gold, X Train Fire e X Train Thunder, que se combinam para formar o robô X Emperor, que possui dois modos, X Emperor Slash, equipado com uma espada, e X Emperor Gunner, equipado com um canhão. X Train Thunder e X Train Fire também podem se combinar a LupinKaiser e a PatKaiser para formar, respectivamente, o Keisatsu Gattai LupinKaiser Trains e o Keisatsu Gattai PatKaiser Trains. Finalmente, LupinKaiser, PatKaiser e X Emperor podem se combinar e formar o super robô Good Cool Kaiser VSX.

Lupinranger VS Patranger teve um total de 51 episódios para a TV, quatro especiais lançados diretamente em DVD, e dois filmes. Um deles teve o espirituoso título de Kaitou Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Patranger en Film (já que o Arsène Lupin é francês e tal), enquanto o outro é um crossover com Kyuranger, muito apropriadamente chamado Lupinranger VS Patranger VS Kyuranger.

Série Sentai

Kyuranger
Lupinranger vs. Patranger

0 Comentários:

Postar um comentário