domingo, 26 de setembro de 2021

Escrito por em 26.9.21 com 0 comentários

Sentai (XXI)

Essa semana eu me dei conta de que já posso escrever mais um post sobre os sentai, já que mais duas séries já foram concluídas. Vamos a ele então!

Kishiryu Sentai Ryusoulger
2019


Com 48 episódios, o Esquadrão Armas de Dragão dos Cavaleiros Dragão (pois é), infelizmente não tem como tema dragões, sendo mais um sentai sobre dinossauros. E, sendo assim, sua história começa há 65 milhões de anos, quando a Terra, além de ser habitada por dinossauros, servia de palco para uma guerra entre duas tribos rivais, a tribo Ryusoul, que considerava os dinossauros seus amigos e buscava protegê-los, e a tribo Druidon, que visava escravizá-los. Quando o famoso meteoro que matou os dinossauros começou a se aproximar da Terra, a tribo Druidon achou que não ia compensar ficar aqui e pagar pra ver, e fugiu para o espaço, planejando retornar e conquistar o planeta quando as condições fossem mais favoráveis. A tribo Ryusoul decidiu ficar aqui para proteger o planeta e, ao ver que seus amigos dinossauros não sobreviveriam ao impacto, selecionou alguns deles, os que eram conhecidos como Kishiryu, e armazenou sua energia vital em joias chamadas Ryusouls, que escondeu em templos ao redor do mundo.

O tempo passou, e a tribo Druidon achou que já estava na hora de voltar e conquistar o planeta, após ter se fortalecido lutando contra e escravizando os povos dos planetas mais inóspitos da galáxia. Ao perceber sua chegada, a tribo Ryusoul, que, desde a época do meteoro, vivia isolada nas montanhas, decide enviar à civilização cinco jovens, treinados desde o nascimento para combater os Druidon, acompanhados de artefatos que os transformarão nos Ryusoulgers, dando-lhes acesso a incríveis armas e armaduras, além da habilidade de pedir ajuda aos Kishiryu. Curiosamente, a série diz que os Ryusoulgers são descendentes dos membros originais da tribo Ryusoul, mas, ao mesmo tempo, dá a entender que eles são muito mais velhos que o possível para um humano - Ryusoul Red, o líder, tem 209 anos - o que é provavelmente um indicativo de que eles não são humanos, apenas se parecem conosco.

Como de costume, os Ryusoulgers são cinco: Ryusoul Red (vermelho), mestre na espada, Ryusoul Blue (azul), que tem inteligência invejável, Ryusoul Pink (rosa, a única mulher), que tem superforça, e os irmãos Ryusoul Green (verde) e Ryusoul Black (preto), mestres do combate corpo a corpo. Cada um deles possui um Ryusoul Changer, que é a geringonça de transformação, uma espada Ryusoul Ken, e uma Ryusoul personalizada, que se parece com uma chave no formato de uma cabeça de dinossauro, com a qual eles conseguem se comunicar com os Kishiryu, e que ainda se transforma em uma espécie de armadura que se combina ao uniforme dos Ryusoulgers, dando-lhes poderes extras.

Inicialmente, cada Ryusoulger possui um Kishiryu aliado: o de Red é o tiranossauro Tyramigo, o de Blue é o triceratops Triken, o de Pink é o anquilossauro Ankyloze, o de Green é o tigre dentes-de-sabre (eles não aprendem mesmo) TigerLance, e o de Black é o estegossauro MilNeedle. Como era de se esperar, os cinco podem se combinar para formar um robô, KishiRyuOh Five Knights. Tyramigo, Triken e Ankyloze também podem se combinar somente eles, para formar três robôs diferentes, cada um com uma habilidade própria: KishiRyuOh Triken, KishiRyuOh Ankyloze e KishiRyuOh Three Knights. Além disso, os três podem se combinar com apenas um dos Kishiryu de cada irmão de uma vez, formando o KishiRyuOh TigerLance ou o KishiRyuOh MilNeedle. Mais para o final da série, os cinco também passam a poder se combinar em duas formas diferentes, KishiRyuOh Five Knights Blue e KishiRyuOh Five Knights Black.

Os principais aliados humanos dos Ryusoulger são o paleontólogo Naohisa Tatui e sua filha Ui, que é youtuber. Naohisa descobriu acidentalmente um dos templos da tribo Ryusoul, e foi possuído por Seto, espírito que originalmente pertencia à tribo, mas estava em animação suspensa, e passou a atuar como uma espécie de mentor para os Ryusoulgers; já Ui, que, pelo menos em aparência, é da mesma idade dos Ryusoulgers, atua como uma espécie de ligação do grupo com a época atual, já que, vivendo isolados nas montanhas, eles não entendem muito bem como nossa sociedade funciona. No final da série, Seto consegue transformar Naohisa em Ryusoul Brown, que tem uma armadura marrom, e usa como armas a espada Ryusoul Blade e o escudo Ryusoul Shield.

Como já se tornou tradicional nos sentai, lá pelo meio da série os Ryusoulgers ganham um sexto integrante, Ryusoul Gold, que não é da tribo Ryusoul, e sim da tribo Ryugu, que se manteve neutra durante a primeira guerra contra os Druidon, e se isolou no fundo do mar após sua partida. Gold é um rebelde que acha que a sua tribo está errada em não tomar partido e fadada à extinção, e decide por conta própria se unir aos Ryusoulgers em sua luta. Ele possui um olfato superdesenvolvido, a habilidade de respirar sob a água, seu artefato para transformação é o Mosa Changer, sua espada é a Mosa Blade, e seu Kishiryu é o mosassauro MosaRex, que pode se transformar no robô KishiRyu Neptune, se combinando com dois amonitas conhecidos como AmmoKnuckles.

Outro aliado com superpoderes dos Ryusoulgers é Galsoug, que tem uma armadura roxa e usa como armas a espada Galsoug Ken e o escudo Galsoug Shield; seu Kishiryu também é um tiranossauro, Dinomigo, e pode se combinar com duas cobras, chamadas Cobrago, para formar o robô KishiRyuZin. Galsoug acaba se sacrificando em batalha, mas seu espírito passa a habitar o Max Ryusoul Changer, que pode ser usado por Red para assumir a forma alternativa Max Ryusoul Red, também capaz de usar Dinomigo e o KishiRyuZin. Vale dizer que as armaduras de Galsoulg e de Ryusoul Brown são idênticas, apenas tendo cores diferentes, e são armaduras mesmo, não uniformes colantes como os dos seis Ryusoulgers.

Finalmente, era óbvio que, ao longo da série, surgiriam Kishiryu novos, que se combinariam entre si e com os antigos para formar novos robôs (afinal, um dos motivos para a existência dessas séries é vender brinquedos), então vamos à lista: o dimetrodon DimeVolcano pode se combinar com KishiRyu Neptune para formar o robô KishiRyu SpinoThunder, a Tyramigo para o KishiRyuOh DimeVolcano, ou a Tyramigo e MosaRex para o Giant KishiRyuOh. Os velociraptors ShineRaptor e ShadowRaptor podem se combinar para formar o KishiRyu CosmoRaptor, que pode se combinar com KishiRyuOh para formar o KishiRyuOh CosmoRaptor, ou ao KishiRyu Neptune para o KishiRyu Neptune CosmoRaptor; ShineRaptor também pode se combinar sozinho ao KishiRyuOh e ShadowRaptor ao KishiRyu Neptune para formar os nada criativamente chamados KishiRyuOh ShineRaptor e KishiRyu Neptune ShadowRaptor. Os paquicefalossauros Pachigaroo e Chibigaroo podem se combinar com KishiRyuOh para formar o KishiRyuOh Pachygaroo, que, por sua vez, pode se combinar com o pterodáctilo Pterardon para o KishiRyuOh Pachygaroo Jet. E Pterardon pode se combinar com Tyramigo para o KishiRyu Ptyramigo, que pode se combinar com MosaRex para o King KishiRyuOh.

Os vilões de Ryusoulger são a Tribo Guerreira Druidon, comandada pela imortal Eras. Curiosamente, enquanto os membros da tribo Ryusoul se parecem com humanos, os membros da tribo Druidon são monstruosos, com aparências bem variadas. Eras permanece a maior parte do tempo nos bastidores, deixando o trabalho sujo com seus três generais, o brutamontes e violento Tankjoh, o cruel e inteligente Wiserue (que, por alguma razão, usa uma cartola de mágico) e o geneticamente modificado Gachireus. Outros vilões de destaque são Pricious, que criou o plano para o retorno da tribo Druidon à Terra na época atual, e Kleon, um alienígena de aparência bizarra que se uniu à tribo Druidon de livre e espontânea vontade, e gosta de atacar os Ryusoulgers apenas para irritá-los. Os monstros da tribo Druidon são chamados Minosaurs, e são criados combinando material genético de dinossauros com pessoas e objetos - curiosamente, o resultado sempre lembra um animal mitológico, como um unicórnio, medusa ou cérbero.

Além dos 48 episódios para a TV, Ryusoulger teve dois especiais lançados diretamente em DVD e três filmes para o cinema, um deles um crossover com Lupinranger VS Patranger (apropriadamente chamado Kishiryu Sentai Ryusoulger VS Lupinranger VS Patranger). Mas o mais curioso foi o lançamento de Kishiryu Sentai Ryusoulger Final Live Tour 2020 Story CD, um CD, apenas com áudio, narrando uma aventura inédita. Inicialmente, após o encerramento da série, os atores iriam rodar o Japão fazendo apresentações ao vivo, sob o nome de Kishiryu Sentai Ryusoulger Final Live Tour 2020, mas a pandemia global acabou levando ao cancelamento dessa turnê; como o roteiro já estava pronto, a Toei levou todo mundo para um estúdio e gravou o que seria a apresentação ao vivo, como se fosse uma radionovela.

Mashin Sentai Kiramager
2020


Fora de nossa galáxia, existe um planeta chamado Crystalia, onde tudo é feito de joias e pedras preciosas. Há milhares de anos, Crystalia foi invadida e dominada pelo maligno Império Yodonheim, que quase destruiu todo o planeta, partindo quando já não tinham mais o que explorar. Somente agora Crystalia está começando a voltar a ser como era antes da chegada dos Yodonheim, quando sofrem um novo ataque, no qual o Rei Oradin é dado como morto. Durante o ataque, a Princesa Mabushina descobre que o próximo alvo dos Yodonheim é a Terra, e parte para cá trazendo cinco joias mágicas, chamadas Kiramai Stones. Sua missão é encontrar cinco jovens que tenham dentro de si o que os crystalianos chamam de Kiramental, um espírito valoroso dotado de grande charme e talento. Ao identificar tais jovens, ela lhes presenteia com as Kiramai Stones, que se transformam em veículos sencientes chamados Mashin, e com Kiramai Changers, com os quais eles terão acesso a incríveis armas e armaduras que poderão usar contra os Yodonheim na defesa da Terra, se transformando no Esquadrão das Máquinas dos Patrulheiros Faiscantes.

Os cinco Kiramagers atendem pelos nomes de Kiramai Red (vermelho), Kiramai Yellow (amarelo), Kiramai Green (verde, mulher), Kiramai Blue (azul) e Kiramai Pink (rosa, mulher). Eles se transformam usando o Kiramai Changer, e cada um tem uma pistola Kira Buster e uma espada Kiramai Sword. Mais para o meio da série, cada Kiramager também ganha um Kiraful Go Arrow, arma que pode ser usada como arco e flechas e que confere um upgrade em suas armaduras, chamado Kiramai Go (o que faz com que eles sejam chamados, nessa forma, de Kiramai Go Red, Kiramai Go Yellow, Kiramai Go Green, Kiramai Go Blue, e Kiramai Go Pink).

Cada Kiramager possui também uma Kiramai Stone que se transforma em um veículo chamado Mashin; assim como em Go-Onger, os Mashin têm cada um sua própria personalidade, e conversam com os Kiramagers. Os cinco Mashin originais são o caminhão de bombeiro Mashin Fire (Red), a escavadeira Mashin Shovellow (Yellow), o carro esporte Mashin Mach (Green), o jato Mashin Jetter (Blue) e o helicóptero Mashin Helico (Pink). Fire, Shovellow e e Mach podem se combinar para formar o robô Mashin Gattai Land Mage; Jetter e Helico podem se combinar para formar o robô Mashin Gattai Sky Mage; e ambos os robôs podem se combinar para formar o robô Kiramaizin.

No decorrer da série, os Kiramagers passam a contar com novas Kiramai Stones, o que significa novos Mashin: o rolo compressor Mashin Rolland, a empilhadeira Mashin Lifton, o caminhão Mashin Carry, o caminhão de lixo Mashin Duston, o caminhão betoneira Mashin Magellan e o trem Mashin Zabyun. Lifton e Rolland podem se combinar com Land Mage para formar o Land Mage Lifton & Rolland; Zabyun pode se combinar com Land Mage para o Land Mage Zabyun Magnum; e Carry, Rolland, Lifton, Duston, Magellan e Zabyun podem se combinar com Kiramaizin, um de cada vez, para formar, respectivamente, Kiramaizin Carry, Kiramaizin Rolland, Kiramaizin Lifton, Kiramaizin Duston, Kiramaizin Magellan e Kiramaizin Zabyun Magnum. Mais adiante, surgem dois outros trens, Mashin Express e Mashin Jouki, que originalmente era uma Kiramai Stone corrompida pelos Yodonheim; eles podem se combinar para formar o supertrem Mashin Express Jouki ou o robô King Express, que pode se combinar com Zabyun para o King Express Zabyun. Express também pode se combinar com Zabyun para formar o supertrem Zabyun Express, e com Kyramaizin para o robô Kiramaizin Express.

O principal aliado dos Kiramagers é a Princesa Mabushina, filha do Rei Oradin e da Rainha Mabayuine. Mais para o final da série, é revelado que o Rei não morreu, e sim transferiu sua essência vital para uma Kiramai Stone, se transformando no Mashin Oradin, que se parece com uma fênix. Oradin pode se combinar a outro Mashin novo, o avião Mashin Hakobu, para formar o robô Mashin Gattai Grateful Phoenix.

Lá pelo meio da série, os Kiramagers também ganham um sexto membro, Kiramai Silver, que, quando adolescente, entrou acidentalmente em contato com uma Kiramai Stone que se fundiu a seu corpo, fazendo com que ele parasse de envelhecer; passados 30 anos, ele finalmente descobriu o que era a estranha joia que encontrou, decidindo se unir aos Kiramagers em sua luta. Silver se transforma com o Shiny Kiramai Changer, tem sua própria Kiramai Sword, e uma arma estranha parecida com um garra chamada Shiny Breaker. Seu Mashin é a perfuradeira Mashin Drijan, que pode se transformar no robô Mashin Henkei GigantDriller. Kiramaizin e GigantDriller podem se combinar para formar o Mashin Gattai Kiramai Driller, e GigantDriller pode se combinar a Duston, Shovellow e Magellan para formar o GigantDriller Gigamori Special.

Os vilões de Kiramager são o Império Yodonheim, que tem o péssimo hábito de invadir outros planetas, explorar tudo e ir embora. Seu líder é o Imperador Yodon, mas ele só aparece no fim da série; o controle das tropas, enquanto isso, é dividido entre o General Demoníaco da Traição Gaiza, o Máscara das Trevas Carantula, a Bruxa do Mar Estagnado Numajo e o Maestro dos Pesadelos Minjo. A principal vilã da série, porém, é a cruel Yodonna, disposta a tudo para destruir os Kiramagers e realizar o sonho do Imperador de dominar a Terra. Os monstros da semana se dividem em Jamenshi e Jamen Beasts, mas a diferença é só estética, com os Jamen Beasts sendo mais animalescos.

Kiramager foi o primeiro sentai no qual a história da série e os membros da equipe foram revelados não no primeiro episódio, e sim em um filme, chamado Mashin Sentai Kiramager: Episode ZERO, que estreou nos cinemas japoneses exatamente um mês antes da estreia da série na TV. A produção da série seria impactada pela pandemia, já que o ator Rio Komiya, que interpretava Kiramai Red, foi diagnosticado com covid no segundo mês de gravações, o que as interrompeu durante duas semanas. Enquanto Komiya se recuperava, o Japão entrou em quarentena, e as gravações só puderam ser retomadas após quase dois meses da interrupção. Por causa disso, a série acabou encurtada, de 49 para 45 episódios, com os episódios gravados após o retorno indo ao ar com um intervalo muito menor que o de costume, para que a redução não tivesse de ser ainda maior.

Durante a interrupção, após todos os episódios que já estavam gravados serem exibidos, e enquanto os novos ainda não ficavam prontos, iriam ao ar no horário especiais sobre a série e uma versão editada do filme Episode ZERO. Dois desses especiais foram criados através de cenas não utilizadas dos episódios que já haviam sido televisionados, um era um anime, e dois eram feitos por computação gráfica. Além desses especiais "tapa-buraco", também seriam produzidos quatro especiais lançados exclusivamente na internet (três antes da interrupção e um depois), que focavam nas origens dos Kiramagers e na luta dos cristalianos contra os Yodonheim; o último desses especiais tinha Yodonna como protagonista, e mostrava alguns eventos a partir do ponto de vista dos vilões. Além do Episode ZERO, Kiramager teve dois outros filmes lançados para o cinema, um deles o já tradicional crossover com Ryusoulger.

Série Sentai

Ryusoulger
Kiramager

0 Comentários:

Postar um comentário