domingo, 23 de julho de 2023

Escrito por em 23.7.23 com 0 comentários

Sentai (XXII)

E chegou aquele dia em que, já tendo se passado dois anos, eu posso mais uma vez falar sobre Sentai!

Kikai Sentai Zenkaiger
2021


Para comemorar o 45o aniversário dos Sentai, a Toei decidiria fazer uma série diferente, com apenas um integrante humano, que seria uma homenagem a diversos integrantes dos Sentai do passado, e quatro integrantes que eram máquinas vivas, homenagens a robôs e veículos dos Sentai anteriores. Assim surgiria o esquadrão máquina dos patrulheiros aceleração total.

Um mês antes dos eventos da série, um estranho fenômeno fez com que duas dimensões se mesclassem; uma, a nossa, a outra, uma dimensão habitada por máquinas vivas, chamada Kikaitopia (kikai, em japonês, significa "máquina"). Após o choque inicial, os humanos e os kikainoides, habitantes de Kikaitopia, aprenderiam a conviver, e cada um dos grupos contribuiria para a evolução do outro.

Com o tempo, porém, seria revelado que o fenômeno não foi acidental, e sim causado pelos atuais governantes de Kikaitopia, a Dinastia Tojitendo, que, descobrindo que existiam outras dimensões, decidiriam invadi-las e conquistá-las, criando um grande império transdimensional. Quatro kikainoides descobririam os planos dos Tojitendo e tentariam detê-los, mas se veriam incapazes. Como último recurso, eles se aliariam a um humano que busca seus pais, desaparecidos enquanto exploravam o multiverso e a existência de dimensões paralelas, e encontraria em seu laboratório secreto os recursos para receber a força de vários heróis do passado, tendo acesso a armas e armaduras com as quais os cinco poderão combater os Tojitendo. Com esses recursos, eles se tornam os Zenkaigers!

O líder dos Zenkaigers é o tal rapaz humano, que decide usar a alcunha de Zenkaizer. Diferentemente dos demais lideres de Sentai, seu uniforme não é vermelho, mas predominantemente branco, com detalhes em azul, preto, verde, amarelo, rosa, dourado e, principalmente, vermelho, as cores mais usadas pelos integrantes dos Sentai do passado. Embora seu uniforme lembre um pouco um Kamen Rider, ele é inspirado nos uniformes de Go Red, líder do primeiro Sentai, Go Ranger, e de Big One, o líder não-oficial de JAKQ, o segundo - aliás, originalmente, essas duas séries não eram consideradas Sentai, com a contagem começando em Battle Fever J, a terceira, com a Toei fazendo uma retcon em 1999 para que eles também passassem a contar, então isso também pode ter a ver com a homenagem.

Para se transformar, Zenkaizer usa uma pistola chamada Geartlinger, que também serve como pistola laser quando ele está transformado. A Geartlinger é carregada por artefatos chamados Sentai Gears, e, usando diferentes Sentai Gears, Zenkaizer consegue imitar os poderes e habilidades de vários Sentai do passado. Mais para o fim da série, ele também ganha o Zenryoku Zenkai Cannon, uma espécie de bazuca com diferentes disparos inspirados nos Sentai do passado. Vale citar também que Zenkaizer é amigo de um robô criado por seus pais, que atua como principal aliado dos Zenkaigers e foi o responsável por ele encontrar o laboratório secreto, que se parece com um papagaio e atende pelo nome de Secchan.

Os outros quatro Zenkaigers são kikainoides e atendem pelos nomes de Zenkai Juran (vermelho), Zenkai Gaon (amarelo), Zenkai Magine (rosa, a única do gênero feminino) e Zenkai Vroon (azul). Cada um deles possui sua própria Geartlinger, com a qual podem se transformar; em ambas as formas eles são robôs, mas na "forma transformada" eles se parecem com robôs de Sentai do passado - Zyu Ranger, Gao Ranger, Magi Ranger e Boukenger, respectivamente. Cada um deles também possui uma arma personalizada: a espada Juran Sword, a garra Gaon Claw, a lança Magine Stick e o machado Vroon Picker.

Curiosamente, usando as Geartlingers, os Zenkaigers kikainoides também podem assumir as "formas mecha", ficando gigantes e se combinando eles mesmos para formar os robôs do grupo. As quatro formas mecha são o tiranossauro Juran Tyranno, o leão Gaon Lion, o dragão Magine Dragon e o caminhão Vroon Dump. De início, eles podem se combinar para formar quatro robôs, cada um composto por dois mecha: ZenkaiOh JuraGaon, ZenkaiOh JuraMagine, ZenkaiOh VrooMagine e ZenkaiOh VrooGaon.

Mais adiante na série, os Zenkaigers ganham um aliado vindo de uma outra dimensão, chamada Kaizokutopia: TwoKaizer, um pirata que viaja pelas dimensões e é fã do Sentai Gokaiger - tanto que sua armadura, na forma transformada, é idêntica à de Gokai Red, mas na cor dourada. TwoKaizer também possui uma pistola de transformação, chamada Geardalinger; possui dois robôs assistentes, Twokai Cuttaner e Twokai Ricky; e a nave na qual eles viajam é a Battleship CrocoDaiOh, que leva com ela dois mecha, o hovercraft CrossKaiOh, pilotado por Cuttaner, e a moto CrawlingOh, pilotada por Ricky. A CrocoDaiOh pode se combinar aos robôs assistentes e a seus veículos para formar dois robôs diferentes, o TwokaiOh Cuttaner e o TwoKaiOh Ricky, ou a todos os quatro para formar a poderosíssima arma CrocoDaiBazooka.

Outro aliado importante dos Zenkaigers é Stacy, que, apesar do nome, é homem, e é um híbrido de humano e kikainoide. Stacy possui uma pistola Geartozinger, com a qual pode se transformar, assumindo o nome Stacaesar. Na melhor tradição dos Sentai, Stacy inicia a série como um inimigo, mas mais tarde muda de lado e passa a ajudar os Zenkaigers, inclusive assumindo uma nova forma, chamada Stacaesar Kyoka. A aparência de Stacaesar é uma homenagem a Battle Japan, líder da equipe Battle Fever J, mas nas cores roxa e preta ao invés de vermelha e branca. Stacaesar possui seu próprio robô, o Battle Caesar Robo.

Na segunda metade da série, o pai de Zenkaizer retorna, após visitar várias dimensões, também trazendo armas incríveis - incluindo o Zenryoku Zenkai Cannon - e uma armadura com a qual pode se transformar em Hakaizer - cuja aparência é inspirada na dos heróis da série Ninja Captor, um tokusatsu produzido entre Go Ranger e JAKQ, estrelado por uma equipe de sete, que muita gente gostaria que também fosse oficializado como um Sentai. Hakaizer também possui seu próprio robô, HaKaijuOh, que é uma homenagem a Godzilla, que não é da Toei, e sim de sua rival Toho, mas sem o qual talvez nem existissem Sentai.

Após receber o Zenryoku Zenkai Cannon, Zenkaizer passa a contar também com um mecha, a nave Zenryoku Eagle, que é a versão transformada da arma. O Zenryoku Eagle pode se unir aos quatro Zenkaigers kikainoides para formar o robô Zenryoku ZenkaiOh. Com um upgrade em sua Geartlinger, Zenkaizer passa a poder se transformar ele mesmo em um mecha, a perfuradeira ZenKaiju Drill, que pode se transformar no robô Super Zenkaizer, que usa como arma a lança Zenkai Tenlance e pode se combinar a outros mechas para formar os robôs Super ZenkaiOh Juran (com Juran Tyranno), Super ZenkaiOh Vroon (com Vroon Dump), Super TwoKaiOh (com CrocoDaiOh e Ricky) e ZenKaijuOh (com HaKaijuOh).

Os vilões de Zenkaiger são a Dinastia Tojitendo, que governa Kikaitopia com mão de ferro há milhares de anos, e, agora que descobriu a existência de diferentes dimensões, decidiu conquistá-las também - muitos dos "monstros da semana" enfrentados pelos Zenkaigers, aliás, são baseados em monstros de Sentai do passado e foram trazidos de outras dimensões que não Kikaitopia, incluindo o Recycle Sentai Great Worldgers, um grupo de cinco monstros recorrentes, cada um de uma dimensão visitada pelos Tojitendo. O líder dos Tojitendo é Grande Rei Boccowaus, e seus principais generais são o beligerante Barashitara; Ijirude, cuja metade de baixo é um tanque; e Gege, que se parece com um tucano. Os soldados dos Tojitendo se chamam Kudakks, e podem ser reciclados infinitamente quando derrotados; como eles não são páreos para os Zenkaigers, mais tarde são substituídos pelos mais poderosos Kudaiters. Curiosamente, no início da série os Tojitendo também contam com robôs gigantes genéricos - ao invés de fazerem os monstros ficarem gigantes - chamados Kudaitests.

Zenkaiger teve um total de 49 episódios e três filmes para o cinema. O primeiro estrearia antes da série e seria uma grande homenagem aos Sentai, contando com a participação de vários personagens das séries antigas; o segundo seria o já tradicional crossover com a série anterior, Kiramager, contando também com a presença de vários "rangers vermelhos" de Sentai do passado, no filme chamados de Senpaigers (o que fez com que o nome do filme fosse Kikai Sentai Zenkaiger vs. Kiramager vs. Senpaiger); e o terceiro foi um crossover com Kamen Rider Saber. Como um reflexo da modernidade, não houve especiais lançados diretamente em vídeo, mas foram produzidas três webséries de poucos episódios cada e um filme que estreou diretamente em streaming (e era um crossover com Gokaiger) que fizeram o papel desses especiais.

Avataro Sentai Donbrothers
2022


Um dia, um homem encontrou um bebê dentro de um pêssego gigante e decidiu criá-lo como se fosse seu filho. 21 anos depois, monstros conhecidos como Hitotsuki começaram a possui as pessoas, transformando-as também em monstros e ameaçando a humanidade. Já crescido, o menino do pêssego descobre ter poderes capazes de deter os Hitotsuki, e, recrutando quatro outros jovens que considera capazes de ajudá-lo, decide formar uma equipe e enfrentar os Hitotsuki sob o nome de Donbrothers.

Donbrothers é baseado na história de Momotaro, uma das mais famosas do folclore japonês. Momotaro foi encontrado flutuando em um rio dentro de um pêssego gigante por uma lavadeira que não podia ter filhos e criado como se fosse seu; logo, a lavadeira e seu marido descobririam que ele tinha incríveis poderes, sendo capaz de derrubar uma árvore com nada mais que uma pequena faca. Aos 11 anos, Momotaro decidiria deixar sua família para enfrentar um grupo de oni - seres folclóricos japoneses normalmente associados pelo ocidente a demônios, mas que estariam mais para goblins - que atormentava o vilarejo onde morava. Ao longo de sua jornada até a ilha dos oni, Momotaro faria amizade com um cachorro, um macaco e um faisão - todos os três capazes de falar - que o ajudariam a cumprir várias tarefas necessárias para o sucesso de sua missão. Os quatro conseguiriam derrotar os oni, e voltariam para o vilarejo levando o tesouro dos monstros e seu líder como cativo.

Na série, o líder dos Donbrothers atende pelo nome de Don Momotaro, e usa armadura vermelha; os demais são Saru Brother (azul, saru significa "macaco"), Oni Sister (amarelo), Inu Brother (preto, inu significa "cachorro") e Kiji Brother (rosa, kiji significa "faisão") - esse é o primeiro Sentai no qual o integrante vestido de rosa é homem, com Oni Sister sendo a única mulher. Além de os integrantes serem modelados em homenagem aos personagens da história, o nome "Donbrothers" também é uma referência à lenda de Momotaro, pois combina a palavra brothers ("irmãos" em inglês) com donbaku, onomatopeia japonesa que costuma ser usada para explosões, e aparece com frequência nas versões escritas da lenda de Momotaro; já o Avataro do título completo do Sentai é uma junção das palavras avatar e Momotaro.

O uso da palavra avatar vem do fato de que as batalhas entre os Donbrothers e os Hitotsuki ocorrem em um mundo de realidade virtual, e não em nossa própria dimensão; derrotando o Hitotsuki nesse mundo, o humano que ele estava possuindo é libertado. Esse foi um ponto muito controverso da série, porque ela quebrou com uma das maiores tradições do toskusatsu: em muitas das cenas de batalha, os Donbrothers e os monstros não são pessoas fantasiadas, e sim feitos de computação gráfica. Inclusive, Inu Brother e Kiji Brother, embora sejam humanos no mundo real, ficam com formas de animais antropomórficos quando transformados, tornando impossível que fossem interpretados por dublês fantasiados - Inu Brother é bem pequenininho, e se parece mais com o Rocky Racum de Guardiões da Galáxia do que com um cachorro, enquanto Kiji Brother é super alto, super magro, tem asas, e braços e pernas bem compridos.

Outra estranheza que merece ser citada é que Donbrothers foi concebido para ser uma "sequência parcial" de Zenkaiger - Don Momotaro nasceu em uma dimensão paralela e veio para a nossa por acidente, e estreou no episódio 42 de Zenkaiger, no qual, inclusive, sua moto Superbike Enya Rideon se combina a Juran Tyranno para formar o robô DonZenkaiOh. A sequência é "parcial" porque a história de Zenkaiger não tem nenhuma influência sobre a história de Donbrothers - ninguém nunca ouviu falar de Kikaitopia, não há nenhum kikainoide na série, e nenhuma dimensão jamais se mesclou com a nossa.

Bizarrices à parte, para combater os Hitotsuki os Donbrothers contam com armas e armaduras de última geração, a começar pela pistola DonBlaster, que, assim como a Geartlinger, também serve para que eles se transformem, usando artefatos conhecidos como Avataro Gears. Três dos Donbrothers também possuem armas personalizadas: Don Momotaro tem a espada Zanglassword, Oni Sister tem a maça Full Konbou, e Inu Brother lança shurikens. Don Momotaro também conta com um veículo próprio, a já citada moto Superbike Enya Rideon, e cada Donbrother possui um mecha, chamados, respectivamente, Don Robotaro, Saru Robotaro, Oni Robotaro, Inu Robotaro e Kiji Robotaro. Don Robotaro e Oni Robotaro possuem forma humanoide, enquanto os outros três são um gorila, um pastor alemão e uma águia (talvez porque faisões não voem). Os cinco podem se combinar para formar o robô Don Onitaijin.

Lá pelo meio da série, os Donbrothers ganham um sexto integrante, Don Doragoku, de armadura dourada, baseado no protagonista de outra lenda famosa do folclore japonês, Son Goku. Don Doragoku usa como arma a lança Ryuko no Geki, se transforma usando um artefato chamado Tiguardora, com suas próprias Avataro Gears, e tem seu próprio mecha, Don Robogoku, em formato de dragão. Assim como Don Momotaro, Don Doragoku veio de uma dimensão paralela dentro de um pêssego gigante quando criança, foi criado como humano, e decidiu usar seus poderes para combater os Hitotsuki, sem saber que os Donbrothers já estavam fazendo o mesmo, se aliando a eles quando descobriu.

Don Doragoku tem um "gêmeo maligno", Don Torabolt, de armadura prateada, também baseado na lenda de Son Goku, que enfrenta os Donbrothers esporadicamente. Mais adiante, é descoberto que Don Doragoku e Don Torabolt são a mesma pessoa, que sofre de dupla personalidade; ao conseguir "dominar seu lado maligno", ele passa a poder assumir ambas as formas à vontade. Por ser a mesma pessoa, Don Torabolt também tem uma Tiguardora e usa a Ryuko no Geki, embora, com ele, a arma assuma a forma de um machado. Don Torabolt controla o mecha Don Robobolt, que tem o formato de um tigre - o dragão e o tigre são referências tanto ao conceito do Yin-Yang, já que o Yin costuma ser representado por um tigre e o Yang por um dragão, quanto homenagens aos dois primeiros "sexto integrantes" dos Sentai, o Dragon Ranger de Zyu Ranger e o Kiba Ranger de Dai Ranger. Quando Don Doragoku passa a poder assumir livremente a forma de Don Torabolt, ele passa a poder combinar Don Robogoku e Don Robobolt para formar o robô Don Toradoragonjin, que pode se combinar ao Don Onitaijin para formar o gigante Toradora Onitaijin.

Mais para o final da série, Don Momotaro ganha uma nova pistola, a Omikoshi Phoenix, com a qual ele pode assumir uma forma mais poderosa, a GolDon Momotaro, de armadura dourada. A Omikoshi Phoenix pode se transformar em um robô em formato de fênix, que pode se combinar ao Onitaijin para formar o GolDon Onitaijin, ou ao Toradora Onitaijin para formar o Toradora Onitaijin Kiwami.

Outro aliado que merece ser citado é Don Murasame, de armadura roxa, uma forma de vida artificial - que, portanto, está "sempre transformado". Don Murasame usa como arma a espada Ninjarksword, e tem seu próprio robô, Black Onitaijin Murasame. Don Murasame também veio de outra dimensão, e seus atos são guiados por uma voz que só ele ouve, conhecida como Mother. Finalmente, temos Zenkaizer Black, uma versão de Zenkaizer de uniforme branco e preto, que também luta ao lado dos Donbrothers de vez em quando - e é interpretado pelo mesmo ator da série anterior, embora não fique claro se é o mesmo Zenkaizer.

Os principais antagonistas da série são os Hitotsuki, seres feitos de energia de outra dimensão que têm o poder de possui humanos que não conseguem resistir a seus desejos, e planejam possuir gente suficiente para controlar a nossa dimensão. O líder dos Hitotsuki é Hitotsuking, mas, fora isso, eles atuam como monstros da semana, sem nenhum outro Hitotsuki de destaque. Os Hitotsuki são servidos por milhares de soldados Anoni, que sempre lutam contra os Donbrothers antes que eles consigam enfrentar o oponente principal.

Além dos Hitotsuki, há dois outros grupos de antagonistas. Os primeiros são os Noto, que também vêm de outra dimensão, e acham que o melhor caminho é prender as pessoas possuídas pelos Hitotsuki em uma dimensão paralela ao invés de salvá-las da possessão como os Donbrothers fazem. Os Noto são liderados por um Conselho, e se dividem em dois grupos, os Inspetores, que encontram as pessoas possuídas, e os Executores, que os aprisionam. Um trio de Noto, muito apropriadamente chamado de Noto Trio, após lutar contra os Donbrothers algumas vezes, decide mudar de lado e passar a ajudá-los a salvar as pessoas; eles possuem armaduras semelhantes às de um Sentai, e atendem pelos nomes de Sonoi (azul, usa como arma uma espada), Sononi (branco, mulher, usa como arma um arco e flechas) e Sonoza (laranja, usa como arma uma lança). Os Noto possuem forma humana, e, para se transformar, os membros do Noto Trio usam artefatos chamados Noto Braces.

Outro grupo de antagonistas são os Juto, que basicamente querem matar todo mundo, sejam humanos, Hitotsuki ou Noto. Assim como Don Murasame, eles são formas de vida artificiais de outra dimensão guiados por vozes interiores, e se consideram os caçadores perfeitos, devotados a caçar todas as outras formas de vida. Os Juto são capazes de assumir forma humana, e se dividem em três clãs (gato, grou e pinguim), com todos os membros de um mesmo clã tendo a mesma aparência quando em sua forma original. Finalmente, temos Don Killer, um robô criado na dimensão natal de Don Momotaro e Don Dragoku enviado para matá-los, que surge no final da série e é o oponente mais poderoso enfrentado pelos Donbrothers.

Donbrothers teve um total de 50 episódios exibidos na TV, mais cinco episódios especiais exibidos em streaming, quatro deles crossovers - um com Kamen Rider Den-O, um com Aba Ranger, um com Hurricaneger e um com os Senpaiger. Eles também estrelariam dois filmes para o cinema, um deles o já tradicional crossover com a série anterior, Zenkaiger.

Série Sentai

Zenkaiger
Donbrothers

0 Comentários:

Postar um comentário