domingo, 29 de maio de 2005

Escrito por em 29.5.05 com 7 comentários

Xadrez Chinês

Como eu relatei aqui em meu post sobre o ludo, quando eu era bem pequeno, ganhei de presente uma caixa com quatro jogos dos que hoje são chamados "clássicos": damas, ludo, xadrez chinês e o jogo do chapéu (este, infelizmente, quase desapareceu do mercado, tendo sido substituído neste tipo de caixa pelo jogo de trilha). Dos quatro, o que eu mais gostava era o ludo, mas o que eu achava mais interessante era o xadrez chinês. Em minha ignorância infantil, eu imaginava que os chineses achavam o xadrez tradicional muito complicado, e haviam decidido criar uma variação mais simples. Era uma explicação satisfatória, ao que me parece.

Porém, se a gente parar para pensar, por que este estranho jogo se chama xadrez chinês? Não tem nada a ver com xadrez, e ainda por cima seu nome em inglês é chinese checkers, que traduz como damas chinesas, embora também não tenha nada a ver com damas. Na verdade, não tem nada a ver com jogo nenhum, então por que não colocaram um nome novo nele? Para ser franco, eu nunca tinha parado para refletir sobre estas perguntas, até que decidi escrever aqui no átomo um post sobre o gamão. Procurando a origem do jogo, achei um site que também falava sobre a origem do xadrez chinês. Achei até interessante, mas um pouco incompleto. Enquanto escrevia o post sobre o ludo, decidi pesquisar mais sobre este jogo que fez parte de minha infância, e o resultado está aí embaixo: um post sobre o Xadrez Chinês.

Versão para 6 jogadores


Creio que muitos devem ter jogado xadrez chinês na infância, e se lembram de suas regras. Se não, não custa nada explicá-las aqui, já que mais fácil é impossível. Em sua versão mais básica, o xadrez chinês é um jogo para três pessoas, com um tabuleiro em formato de estrela de seis pontas. Cada jogador controla quinze peões, que começam o jogo numa das pontas da estrela, e devem terminar na ponta imediatamente oposta. Tradicionalmente, as cores dos peões são azul, verde e vermelho, e tanto a ponta de "saída" quanto a de "chegada" possuem a mesma cor dos peões daquele jogador, sendo o "meio" da estrela branco. Os jogadores não começam o jogo todos do mesmo lado da estrela, mas dois de um lado e um do outro, para facilitar a arrumação dos peões. Além desta versão de três jogadores, existe outra, muito popular nos EUA, que serve para até seis jogadores, onde cada jogador controla apenas dez peões, e cada ponta da estrela possui uma cor diferente. O objetivo de chegar com seus peões na ponta imediatamente oposta permanece.

Xadrez chinês tradicionalComo já foi dito, o objetivo é sair de uma das pontas e chegar até a ponta imediatamente oposta, ou seja, aquela que está de frente com a ponta de onde você está saindo. Para isso, você pode mover seus peões de duas formas, andando ou pulando. Ambos os movimentos fazem uso de linhas traçadas no tabuleiro, que interligam suas 121 casas. O movimento só é considerado válido se tanto a casa onde o peão estava quanto aquela onde ele foi parar estiverem interligadas por uma destas linhas. Xadrez chinês não usa dados, mas turnos. Em outras palavras, cada jogador possui uma "vez" de jogar, e nesta vez poderá mover apenas um de seus peões. Após fazer seu movimento, o jogador passa a vez para o seguinte, e assim sucessivamente.

Andar é muito simples: basta mover o peão para a casa seguinte. Pular também é simples, e mais proveitoso: se houver um outro peão - seu ou do adversário, não importa - entre você e uma casa vazia, você pode pulá-lo com o seu, efetivamente andando duas casas ao invés de uma. Somente um único peão pode ser pulado de cada vez, e neste jogo ninguém "come" ninguém, ou seja, o peão pulado continua ali, sem acontecer nada com ele. Você pode mover seus peões para a frente, para trás e para os lados, inclusive "entrando" nas pontas da estrela que pertencem aos adversários. O importante é colocar todos eles na ponta de chegada, pois o primeiro jogador que fizer isso será o vencedor.

Pois bem, como pudemos ver, não tem nada a ver com xadrez. Isto ocorre porque este jogo é uma variação do jogo grego conhecido como halma, palavra que significa "pulo". O jogo de halma, para dois jogadores, foi criado na Grécia em 1880, e se tornou rapidamente popular na Inglaterra e Suécia. Para apenas dois jogadores, seu tabuleiro é quadrado, com 49 casas, e cada jogador controla dez peões, que começam o jogo em áreas diametralmente opostas. O objetivo do jogo é "invadir" a área de saída do adversário, colocando todos os seus dez peões nos lugares onde deveriam estar os peões do adversário. Em cada truno, um jogador pode andar uma única casa com um peão seu, ou saltar sobre outro peão (daí o nome do jogo), efetivamente andando duas casas. Este salto não tira peões adversários do jogo, e pode ser feito sobre seus próprios peões.

HalmaEm 1883, três anos depois do lançamento do halma na Suécia, começaram a surgir as versões para três jogadores, com um tabuleiro em formato de estrela ao invés de quadrado, já que aparentemente ficava muito confuso colocar mais de dois jogadores no pequeno tabuleiro do halma. Este novo jogo foi patenteado com o nome de Stern-Halma ("stern" significa "estrela", por causa do formato do tabuleiro).

Em 1928, o empresário J. Pressman decidiu levar o Stern-Halma para os EUA. Esse nome, união de uma palavra em grego com uma em sueco, não lhe pareceu atraente para o produto. Pressman, então, decidiu criar um nome que chamasse a atenção para um jogo novo e exótico. Ele decidiu chamá-lo de Chinese Checkers, ou damas chinesas. Damas porque as peças pulam umas por cima das outras, como no jogo de damas. Chinesas porque era exótico. Pois é, é esdrúxulo, mas é a verdade. Embora o jogo só tenha chegado na China em 1941, quase 60 anos após sua invenção, ficou internacionalmente conhecido como um jogo chinês.

Aqui no Brasil, o jogo foi traduzido para xadrez chinês também por um motivo comercial. Os primeiros exemplares do jogo começaram a aparecer na década de 50, e "damas chinesas" não parecia um bom nome para um jogo para crianças. Atualmente, vários fabricantes e jogadores já estão adotando o nome damas chinesas, para evitar confundir o jogo com o Xiang Qi, iternacionalmente conhecido como chinese chess, ou xadrez chinês. Este sim foi inventado na China, e se parece com o xadrez "normal", com cada peça possuindo uma hierarquia e movimento próprio, e tendo um tabuleiro quadriculado, semelhante ao do jogo japonês Go.
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domingo, 22 de maio de 2005

Escrito por em 22.5.05 com 0 comentários

Sentai (VIII)

E hoje, excepcionalmente, teremos mais Sentai, com mais séries que foram transformadas em Power Rangers. Infelizmente, na minha opinião.

Gosei Sentai Dai Ranger
1993


Dai Ranger


O Esquadrão Cinco Estrelas de Patrulheiros Grandiosos foi o primeiro Sentai a ter seis membros desde o início. Também é considerado uma das melhores séries de Sentai, e o que tem a melhor história (embora seja meio complexa, envolvendo até mitos chineses).

Simplificando, é o seguinte: há 6050 anos, a China vivia tempos de paz e prosperidade, liderados pela tribo Dai. Um dia, a tribo Gorma decidiu atacá-los, e uma era de guerras e destruição se seguiu. Para acabar com a guerra, a tribo Dai conjurou cinco Feras Chi, que só poderiam ser controladas por humanos com um nível alto de Chi (a "energia vital", por assim dizer). Após cinqüenta anos de lutas, a guerra acabou, mas as duas tribos desapareceram, restando poucos sobreviventes.

Na época atual, a tribo Gorma conseguiu se reestabelecer, e decidiu atacar o Japão (sabe-se lá o porquê). Um integrante da tribo, o Mestre Kaku, porém, acreditando que um ataque não seria a melhor opção, e que os líderes da tribo tinham interesses pessoais excusos por trás disto, decidiu reunir cinco jovens com altos níveis de Chi, para que estes pudessem controlar as Feras Chi e deter a tribo Gorma novamente. Estes cinco jovens se tornaram os Dai Rangers, que logo ganharam um sexto integrante, quando o menino Kou tirou de uma pedra a Espada do Tigre Branco, que também lhe conferiu o poder de controlar uma Fera Chi.

Cada Dai Ranger possui uma Fera Chi Protetora e um bastão Dairenrod, que se transforma em uma arma personalizada (exceto Kou, que possui a Espada do Tigre Branco). Cada um também tem uma motocicleta, uma Star Sword (espada) e uma Star Cutter (adaga). Estas duas últimas, combinadas, se transformam em uma Daibuster (pistola). O grupo também tem a famosa bazuca de destruir os monstros, a Super Chi Power Bazooka. Os Dai Rangers, suas cores, Feras Chi Protetoras e armas são: Ryuu Ranger (vermelho, dragão, alabarda), Shishi Ranger (verde, leão celestial, tridente), Tenma Ranger (azul, pégaso, machado), Kirin Ranger (amarelo, kirin - uma espécie de unicórnio dourado da mitologia japonesa, lança cônica), Houou Ranger (rosa, fênix, lança tripla - como era de se esperar, a única mulher) e Kiba Ranger (branco, tigre branco, Espada do Tigre Branco).

Como em Zyu Ranger, aqui os "veículos" são avatares das Feras Chi. O de Ryuu se chama Ryuuseioh ("rei dragão estelar"), e o de Kiba é o Won Tiger. Cada um destes pode se transformar em um robô Kiden Mugen ("guerreiro infinito"). Os outros quatro avatares (leão, pégaso, kirin e fênix) podem se combinar para formar o Heaven Chi Palace, uma das coisas mais incompreensíveis de todos os Sentai: nada mais que uma plataforma para o Kiden Mugen de Ryuu. Para não serem inúteis, os quatro também podem se combinar com o Ryuuseioh, para formar o robô Dairen'oh ("grande rei unido"); ou com o Won Tiger, para formar o Kiba Daioh ("grande rei tigre"). Mais para o fim da série, surge uma nova Fera Chi, em formato de tartaruga, que pode se transformar no robô Daimugen ("grande infinito"). A combinação de Daimugen, Ryuuseioh, Won Tiger e Heaven Chi Palace forma o Juukou Kiden ("guerreiro de artilharia"), um robô colossal, com um método bastante original de matar os monstros: pulando em cima deles.

Os vilões da vez são a tribo Gorma, liderados por Gorma XV, descendente do primeiro Gorma. Gorma XV, entretanto, é apenas uma figura de fachada, já que os verdadeiros líderes são o Triunvirato, formado por Shadam, Zydos e Gara, que era da tribo Dai e mudou de lado. Shadam era o verdadeiro homem-forte de Gorma, responsável por enviar os monstros e transformá-los em gigantes. Ele até chegou a matar Gorma XV e se tornar Gorma XVI. Antes disso, as Feras Chi se cansaram desta palhaçada e enviaram Daijinryuu, o grande deus dragão, para destruir todo o planeta caso a guerra não terminasse. Com uma única baforada, ele quase destruiu toda Tóquio, o que levou Gorma XV a fazer um pacto com Kaku. Que só durou até Daijinryuu ir embora, evidentemente.

Dai Ranger teve 51 episódios e um filme para o cinema. A Saban comprou os direitos para fazer a segunda temporada de Power Rangers, mas praticamente só utilizou as cenas das Feras Chi. Mesmo assim, eles reproduziram o uniforme de Kiba para ser o novo uniforme de Tommy, e os monstros da semana, para poder filmar nos EUA. Isto criou uma equipe estranha, com Kiba nos Zyu Rangers...

Ninja Sentai Kaku Ranger
1994


Kaku Ranger


O Japão devia estar passando por um momento girl power quando foi lançado o Esquadrão Ninja de Patrulheiros Ocultos. Este não só é o primeiro Sentai no qual a líder é uma mulher, mas também tem um Sentai do mal exclusivamente feminino. Inspirado nas lendas ninja, Kaku Ranger teve 53 episódios e dois filmes, sendo que o segundo, Super Sentai World, é um crossover de Kaku Ranger, Dai Ranger, Zyu Ranger, Jetman e Fiveman.

Há 400 anos, cinco bravos guerreiros ninja lutaram contra o império do mal conhecido como Youkai Gundan. Tendo vencido a batalha, os cinco selaram os Youkai em uma caverna mística. Na época atual, dois jovens, descendentes destes cinco bravos guerreiros, são enganados e levados a libertar os Youkai. Após aprender que a única forma de detê-los seria reunir os cinco descendentes e usar o poder de seus ancestrais, os dois vão atrás dos demais, e se tornam os Kaku Rangers!

Cada Kaku Ranger é descendente de um guerreiro ninja do passado, protegido por um animal místico, e possui uma arma própria. São eles: Ninja White (grou, espada, mulher e líder!), Ninja Red (macaco, escudo, comanda os Rangers nas lutas), Ninja Yellow (urso, garra), Ninja Blue (lobo, pistola) e Ninja Black (sapo, besta). Cada Kaku Ranger ainda conta com uma armadura especial, uma espada katana Kakuremaru, uma motocicleta e um Kaku Laser. Os cinco podem combinar suas espadas para um ataque destruidor de monstros. Seus aliados incluem Momochi Sandayu, lendário treinador de ninjas que anda em uma nuvem; e Ninjaman, um ser místico que estava em animação suspensa há 1000 anos e foi despertado por Ninja White. Quando se enfurece, Ninjaman pode ficar gigante, e se transformar no robô Samuraiman.

Falando em robôs, Kaku Ranger tem um monte deles. Para falar a verdade, foi o primeiro seriado onde cada Ranger tinha seu próprio robô. Bem, na verdade mesmo, eles próprios se transformavam nos robôs gigantes. Com a ajuda dos pergaminhos Makimono (que significa... pergaminho!), eles podem se transformar nos Kyodai Juu Sho ("generais bestiais gigantes") Red Saruder, White Karku, Yellow Kumardo, Blue Rogan e Black Gamma. Os cinco Kyodai Juu Sho podem se combinar para formar o Muteki Shogun ("shogun invencível"). Mais tarde, os Kaku Rangers também ganham o poder de utilizar moedas místicas para conjurar cinco novos robôs, os Bushi Juu Sho ("generais bestiais guerreiros"), Battle Saruder, Battle Karku, Battle Kumardo, Battle Rogan e Battle Gamma. Além disso, após encontrar os Pergaminhos de Shinobi, os Rangers ganham o poder de conjurar e controlar os Cho Ninjuu ("super animais ninja"), animais robóticos gigantes no formato de macaco, grou, urso, lobo e sapo. Os cinco Cho Ninjuu podiam se combinar para formar o robô gigante Kakure Dai Shogun ("grande shogun oculto"). Além disso tudo, antes mesmo de ganhar os Cho Ninju, os Kaku Rangers despertaram Tsubasamaru ("asa perfeita"), um grande pássaro robótico, capaz de se combinar com Muteki Shogun e Kakure Dai Shogun para formar Super Muteki Shogun e Super Kakure Dai Shogun, respectivamente.

Os vilões eram o império Youkai Gundan, monstros capazes de assumir forma humana. Seu comandante era Daimaou, ser ganancioso que queria dominar todo o planeta, auxiliado por seu filho Gasha Skull e pelo Professor Warp, que tinha a tarefa de criar os monstros e transformá-los em gigantes. No meio da série, Gasha Skull criou as Ninja Sentai Hana Kunoichi-gumi ("esquadrão ninja de flores femininas"), um Sentai do mal composto de cinco mulheres: Ayame Hana (azul), Sakura Hana (rosa), Suiren Hana (verde), Yuri Hana (laranja) e Ran Hana (violeta - caso alguém esteja se perguntando, "hana" significa "flor"). Os poderes das "Hana Rangers" eram idênticos aos dos Kaku Rangers, mas no fim a força do bem prevalesceu e elas foram derrotadas.

A Saban comprou os direitos de Kaku Ranger para a terceira temporada e o primeiro filme dos Power Rangers. Para quem assitiu a série, os Kaku Rangers correspondiam aos Alien Rangers, que substituíram os Rangers originais quando estes estavam transformados em criancinhas.

Série Sentai

Dai Ranger
Kaku Ranger

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domingo, 15 de maio de 2005

Escrito por em 15.5.05 com 0 comentários

Sentai (VII)

Hoje vamos ter mais um post de Sentai, chegando finalmente ao que a Saban resolveu pegar para produzir seus Power Rangers. Antes, porém, a série que é considerada a melhor de todas.

Chojin Sentai Jetman
1991



Assumidamente inspirado em G-Force, o anime que praticamente criou os Sentai, o Esquadrão de Super-Homens Jetman ("Jet" vem de "jato") é considerado por todos os que o assistiram como o melhor de todos os Sentai. Com um clima mais "adulto" que os demais (mas não tão sério como JAKQ queria ser) e um final surpreendente (que mostrou o que aconteceu com os Jetmen em um período de três anos após a derrota dos vilões, algo que nenhum outro Senati fez até hoje), Jetman parece mais um seriado de ação do que um Tokusatsu. A não ser pelos monstros e roupas berrantes, é claro. É uma pena que não tenha passado no Brasil, mas é um alívio que não tenha virado um Power Ranger qualquer. Jetman teve 51 episódios, e foi o primeiro Sentai ambientado no futuro (no caso, em 1999), e não na "época atual".

O Império Dimensional Vyram, após conquistar toda a Dimensão Posterior, decide conquistar também a Dimensão Anterior - a nossa. Eles começam seu ataque destruindo a estação espacial Earth Ship, do grupo militar Skyforce, que protegia a Terra. No ataque, somente dois membros da Skyforce sobrevivem, a Comandante Odagiri e o soldado Tendou Ryuu. Aoi Rie, namorada de Ryuu, desaparece no ataque.

No dia do ataque, a Skyforce se preparava para levar à frente o Projeto J, que transformaria cinco homens em supersoldados defensores da Terra através do bombardeio de ondas passarônicas (tradução aproximada). Infelizmente, somente Ryuu chegou a ser bombardeado pelas ondas antes do ataque. Durante o ataque, porém, a arma que disparava as ondas passarônicas atingiu quatro jovens da Terra. Reunidos por Ryuu, eles formariam a equipe Jetmen, responsável por proteger a Terra contra Vyram. Após receber uniformes especiais e armas de última geração, eles passaram a ser conhecidos como Red Hawk, Black Condor, Yellow Owl, Blue Swallow e White Swan (estas duas últimas, mulheres).

Ninguém perguntou a eles, porém, se eles queriam ser Jetmen. O que nunca foi problema em nenhum Sentai acabou sendo um diferencial aqui, causando vários conflitos entre os membros do grupo. Black, por exemplo, sempre foi solitário, e odeia receber ordens. Yellow come o tempo todo. Blue é riquinha e fútil. Red e Black disputam o amor de White. Enfim, além de proteger a Terra e aprender a usar seus novos poderes, os cinco ainda terão de aprender a conviver juntos.

Jetman foi o primeiro Sentai a ter uma Comandante mulher, Odagiri Aya, Comandante da Skyforce, e criadora dos equipamentos que hoje estão com os Jetmen. Falando neles, além da armadura (que tinha dois modos, normal e alado), cada Jetman estava equipado com uma pistola Bird Blaster e uma espada Bringer Sword, que, combinadas, formavam uma espécie de rifle; e com um dispositivo capaz de disparar ondas de choque, as Wing Gauntlets. Como veículos, Blue e Black tinham motocicletas, Yellow e White compartilhavam um jipe, e Red tinha um bugre que se transformava na bazuca de destruir os monstros.

Seu primeiro robô, Jet Icarus, era formado pelos cinco jatos Jet Hawk, Jet Condor, Jet Owl, Jet Swallow e Jet Swan. Depois de "montado", ele também podia se transformar no jato Icarus Haken. Mais adiante, os Dimensionais (veja adiante) deram outro robô de presente para o grupo, Jet Garuda, que se transformava no jato Bird Garuda. Jet Garuda e Jet Icarus podiam se combinar para formar o super robô Great Icarus, e Bird Garuda e Icarus Haken se combinavam para formar o super jato Hyper Haken. Como se isso tudo já não fosse o bastante, mais para o final da série eles ganharam outro robô, Tetraboy, que não virava nada, mas tinha um canhão quase de seu tamanho.

Os Jetmen contavam ainda com uma equipe de apoio, os Neojetmen, ciborgues com um reator passarônico embutido, e armas projetadas especialmente para eles. Em um dos episódios, os Jetmen perderam seus poderes, e os Neojetmen se sacrificaram para devolver-lhes a habilidade de se transformar. Outro grupo de aliados eram os Dimensionais, três habitantes da Dimensão Posterior, que fugiram antes da dominação por Vyram. Um dos Dimensionais, Dan, podia se tranformar no "sexto Jetman", Bird Man (de uniforme azul), que tinha o poder de voar. Infelizmente, todos os três Dimensionais foram mortos no decorrer da série.

Quanto ao Império Dimensional Vyram, era o grupo de vilões de sempre, querendo conquistar a Terra depois de já ter conquistado muitos outros lugares. A novidade é que eles tinham três líderes, cada um querendo passar a perna nos outros para ser o único comandante: o Imperador Tranza, o Conde Radiguet e a Imperatriz Juuza. O próprio "líder da vez" tem o poder de transformar os monstros em gigantes. Outros vilões de destaque eram Grey, um andróide quase humano, deslumbrado com a Terra; e Maria, que na verdade era Aoi Rie, a ex-namorada de Ryuu, seqüestrada e transformada por Vyram.

Jetman também teve um Sentai do mal, os Shadow Jetmen, clones dos Jetmen criados por Vyram, com uniformes idênticos, só que pretos, com apenas o capacete e parte do peitoral colorido. Não duraram muitos episódios.

Kyoryu Sentai Zyu Ranger
1992



O Esquadrão Dinossauro de Patrulheiros Bestiais foi o primeiro Sentai a ter um sexto membro regular. Também foi a série escolhida pela Saban para fazer seus Power Rangers. Basicamente, qualquer cena em que aparecessem os veículos, robôs, rangers "morfados" ou os vilões, era do original japonês; o restante era filmado nos EUA. A Saban chegou a reproduzir os uniformes dos Rangers e as roupas dos monstros da semana e de alguns vilões para que eles pudessem contracenar com atores americanos, dando mais veracidade às cenas. Uma coisa esquisita, porém, é que os Power Rangers tinham duas mulheres, enquanto os Zyu Rangers só tinham uma - o que fazia com que a pobre Trini ficasse com corpo de homem quando morfada. O Zyu Ranger original teve 50 episódios.

Há 170 milhões de anos, os humanos e dinossauros coexistiam em harmonia na Terra. Os humanos veneravam cinco deuses dinossauros, conhecidos como Protetores Bestiais, que em troca os protegiam. A feiticeira Bandora, porém, teve seu filho Kai morto por um dinossauro. Para se vingar, ela vendeu sua alma ao Grande Satã, que em troca causou um cataclisma que extingüiu os dinossauros. Os Protetores Bestiais não tiveram poder suficiente para deter o cataclisma, mas aprisionaram Bandora em uma espécie de lata, e a enviaram para o Planeta Nemesis. Com suas últimas forças, eles colocaram os príncipes das principais tribos em animação suspensa, e garantiram vida eterna ao feiticeiro Barza, que teria como tirá-los deste estado e trazer de volta o poder dos Protetores Bestiais caso Bandora retornasse.

Na época atual, astronautas exploram o Planeta Nemesis, quando acidentalmente libertam Bandora. Buscando vingança, a feiticeira ruma com seus asseclas para a Terra. Sentindo sua aproximação, Barza desperta os príncipes, que recebem o poder dos Protetores Bestiais, e passam a ser os Zyu Rangers: Tyranno Ranger (vermelho), Mammoth Ranger (preto), Tricera Ranger (azul), Tiger Ranger (amarelo) e Ptera Ranger (rosa, a única mulher). Em sua forma humana, cada príncipe já tem o dobro da velocidade e da força de um humano normal; transformados em Zyu Rangers, passam a ser oito vezes mais fortes e resistentes. Esta força e resistência pode aumentar ainda mais com a energia mística Gaiatron, utilizada em casos de emergência. Cada Zyu Ranger possui ainda uma arma personalizada (espada, machado, lança, par de adagas, arco-e-flechas); um Ranger Stick, arma que pode se transformar em espada ou pistola; e um Thunder Slinger, pistola de três tiros. O grupo ainda tem a bazuca Howling Cannon, formada pelas cinco armas personalizadas combinadas.

Lá pelo meio da série, um sexto príncipe, que na verdade era o irmão mais velho de Tyranno Ranger, é tirado da animação suspensa por um garoto. Com o poder de seu Protetor Bestial, ele se torna Dragon Ranger (de uniforme verde, com uma armadura dourada nos ombros e peitoral). Imaginando ter sido abandonado por seus amigos, ele une forças com Bandora. Ao reencontrar seu irmão e descobrir que seu tempo de vida é limitado, porém, ele se une aos Zyu Rangers. Este tempo acaba se expirando e Dragon Ranger morre. Antes de morrer, ele deixa sua armadura e sua arma personalizada (uma adaga-flauta) para seu irmão.

Os "veículos" de Zyu Ranger não são veículos, mas avatares dos Protetores Bestiais (que, por alguma razão, parecem feitos de metal). Os cinco (um tiranossauro, um mamute, um triceratopes, um tigre de dentes de sabre e um pterodáctilo) podem se combinar para formar o Daizyujin ("grande homem bestial"), que tem dois modos, tanque e robô gigante. O avatar do Protetor Bestial de Dragon Ranger é o Dragon Ceasar, controlado através de sua adaga-flauta. Depois que Dragon se une aos demais Zyu Rangers, o Dragon Ceasar passa a ter a habilidade de se combinar com o mamute, o triceratopes e o tigre para formar o Gouryuujin ("homem dragão forte"). Dragon Ceasar também pode se combinar ao Daizyujin para formar o Zyutei Daizyujin ("grande homem bestial imperador das bestas"). Mais para o final da série, ainda surge um novo avatar, King Brachion (braquiossauro), que pode se combinar com o Zyutei Daizyujin para formar o Kyuukyoku Daizyujin ("Daizyujin definitivo").

A feiticeira Bandora construiu um castelo na Lua, de onde planeja destruir a Terra para se vingar. Para isso, ela usa monstros esculpidos em barro por seu assecla Puripurikan, que podem ser transformados em gigantes por um raio de seu cajado. Seus mais poderosos asseclas eram Grifforzer, uma espécie de esfinge, e Lami, uma mulher capaz de se transformar em um monstro gigante que lembra um escorpião. Estranhamente, os dois eram casados. No final da série, Bandora fez um ritual para trazer de volta o Grande Satã, que ressucitou seu filho, e lhe deu um Protetor Bestial, Dora Talos (que não se parece com nenhum animal pré-histórico que eu conheça...). Evidentemente, os Zyu Rangers destruíram Dora Talos e o Grande Satã, e mandaram Bandora novamente para o exílio.

Série Sentai

Jetman
Zyu Ranger

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domingo, 8 de maio de 2005

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Tropas Estelares

Como eu já devo ter falado em algum lugar por aqui, um dos meus estilos de filme preferidos é a ficção científica. Preferencialmente com naves espaciais, guerras de raios laser e povos alienígenas. Acho impressionante o que a criatividade humana consegue conceber como sendo nosso provável futuro - e nossos prováveis vizinhos. Embora tenha havido um boom deste tipo de filme na metade dos anos 80, durante um bom tempo parece que Hollywood perdeu o interesse neles, só lançando medalhões como Star Trek ou Star Wars (também conhecidos como Jornada nas Estrelas e Guerra nas Estrelas, respectivamente), ou bombas de fabricação caseira como Wing Commander. Um filme relativamente recente, porém, chamou minha atenção, entrando para minha galeria de favoritos, mesmo estando longe de ser uma obra prima: Tropas Estelares.

Lançado em 1997 com o nome de Starship Troopers, e dirigido por Paul Verhoeven (de Robocop), meu holandês maluco preferido, Tropas Estelares é um filme meio tosco, algumas vezes extremamente violento, mas muito divertido. Se passa em um futuro indeterminado, estranhamente militarizado, onde a democracia foi considerada um sistema de governo falido em todo o mundo. Para assumir as rédeas do poder, os militares criaram a Federação, uma organização militar que governa todo o planeta, através do Serviço Federal. Só são considerados cidadãos aqueles que trabalham para o Serviço Federal (em outras palavras, os que se alistam nas Forças Armadas), e somente os cidadãos têm direito a voto, licença para ter filhos, para seguir carreira política, dentre outras "regalias". Não fica bem claro se antes ou depois da criação da Federação, mas a humanidade teve um grande progresso tecnológico, que permitiu a colonização do espaço, chegando a outros planetas. E foi aí que os problemas começaram.



A vários anos-luz da Terra, existe um planeta de nome Klendathu. Neste planeta, a espécie dominante, ao invés de serem os mamíferos, são os insetos. Vivendo em colônias, eles evoluíram até um ponto em que são capazes de arremessar asteróides em direção a outros planetas. Estes asteróides podem ser utilizados para carregar seus ovos, permitindo que colonizem um novo mundo, ou simplesmente como arma letal, destruindo os planetas inimigos no choque. Não se sabe quem começou, mas o fato é que a Terra está em guerra com Klendathu. Nós enviamos nossas naves para destruí-los, eles enviam seus asteróides para nos exterminar.

Neste cenário se encontra o personagem principal do filme, o jovem Johnny Rico (Casper Van Dien). Filho de pais ricos e não-cidadãos, de uma tradicional família de Buenos Aires (pois é, por alguma razão, os personagens principais deste filme são argentinos), Rico possui dois amigos inseparáveis: sua namorada, Carmen Ibanez (Denise Richards, revelada neste filme) e o telepata Carl Jenkins (Neil Patrick Harris). Carmen sonha em ser piloto e, para isso, decide se inscrever no Serviço Federal. Rico, apesar de não ter a menor vocação para o negócio, decide também se inscrever para agradar sua amada. Durante a seleção, Carmen é designada para treinar como piloto da Frota, Carl é indicado para a Inteligência Militar, e Rico... bem, Rico vai para a Infantaria.

Logo, logo, o jovem que achava que tudo seria uma grande passatempo para agradar sua paixão descobre que a vida no exército não é tão aprazível assim. Submetido a um treinamento rigoroso, com direito a punições corporais por falhas, Rico decide desistir quando recebe uma mensagem de Carmen, dizendo que o treinamento de piloto também é rigoroso, e que ela, por não ter tempo para seu relacionamento, acha que será melhor terminá-lo. No exato momento em que Rico está voltando para casa, porém, os insetos de Klendathu lançam um meteoro que destrói toda Buenos Aires. A Guerra é declarada, e as tropas são enviadas par o front inimigo. Sem ter para onde voltar, Rico se realista, e embarca para lutar contra os insetos. Enquanto Rico luta contra os alienígenas ao lado de sua amiga de infância Dizzy Flores (Dina Meyer), assumidamente apaixonada por ele e supostamente alistada apenas para ficar ao seu lado, e de seu novo amigo e rival Ace Levy (Jake Busey), Carmen começa um pseudo-relacionamento com o também piloto Zander Barcalow (Patrick Muldoon), motivado por um engano que a fez pensar que Rico havia sido morto na primeira batalha em Klendathu.

Como eu já disse, Tropas Estelares está longe de ser uma obra-prima, mas possui alguns pontos interessantes. Um deles é comparar o que acontece na guerra contra Klendathu ao que ocorre nas guerras que travamos aqui na Terra. Em ambos os casos, os recrutas são enviados quase sem preparo, com os comandantes subestimando o inimigo, e sem saber o que encontrarão no terreno em que vão lutar. Uma "piada da Federação", M.I. does the dying, Fleet just does the flying (algo como "o trabalho de morrer pertence à Infantaria, o de voar à Frota") corresponde perfeitamente à crítica que muitos fazem aos comandantes trancados em suas salas com ar-condicionado enquanto enviam mais e mais soldados para morrer no front - comandantes estes que também existem no filme; um deles é tão medroso que é incapaz de sair do lugar mesmo com um inseto gigante morto vindo em sua direção para esmagá-lo. Uma das melhores coisas do filme é a Rede Federal, uma espécie de canal de TV da Federação, que exibe uma propaganda do tipo "os soldados são seus amigos". A sociedade é tão militarizada que criancinhas se deleitam em tocar nas armas dos bons soldados que patrulham as ruas, e se reúnem para pisar em baratas e "fazer a sua parte", enquanto uma mãe estasiada aplaude, durante a invasão de Klendathu. Tudo isso permeado pelo hilário bordão would you like to know more?, que exibe um link onde o telespectador pode clicar e acompanhar as últimas notícias.

Tosco, mas eu adoro.
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domingo, 1 de maio de 2005

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Sentai (VI)

Hoje teremos mais um post sobre os Sentai, com duas das séries que estão entre as melhores, e uma que está entre as piores.

Chojyu Sentai Liveman
1988



Considerada uma das melhores séries de Sentai, o Esquadrão Superanimal Liveman (Live, em inglês, significa vivo, mas como "Homens Vivos" não faz muito sentido, eu acho que eles queriam dar o sentido de vida animal, ou qualquer coisa assim) introduziu várias novidades. Foi o primeiro Sentai em que os veículos tinham formato de animais, e o primeiro em que os dois robôs se combinavam para formar um robô maior. Além disso, no início da série os Livemen eram apenas três, tendo os dois membros restantes somente se unido à equipe mais para o meio. Liveman foi também o segundo Sentai mais curto até então, com 49 episódios.

Para ajudar no desenvolvimento da ciência mundial, foi criada a Academia, uma escola para cientistas. Um dia, porém, a Academia foi atacada pelo Exército Cerebral Volt, e seus três mais brilhantes estudantes foram seqüestrados. Dois anos depois, o Exército Volt voltou a atacar a academia, desta vez com os três alunos seqüestrados integrando suas fileiras. Neste ataque, a Academia foi destruída, e a maioria de seus alunos e professores, mortos.

Entretanto, após o primeiro ataque de Volt, o Dr. Hoshi, reitor da Academia, começou a desenvolver um projeto secreto de armas e armaduras capazes de fornecer habilidades sobre-humanas a seus portadores. Durante o segundo ataque, ele entregou tais armas para três de seus alunos, e designou a robô Colon (esses nomes estão cada vez piores...) para levá-los até sua base secreta e auxiliá-los no que fosse necessário. Assim surgiram os Livemen!

Inicialmente, os Livemen eram apenas três: Red Falcon, Yellow Lion e Blue Dolphin (a única mulher, reinaugurando a Era dos Sentai de Uma Mulher Só). Cada um recebeu uma armadura própria, e uma arma personalizada (Red - espada; Yellow - bazuca; Blue - arco-e-flechas). Cada Liveman possuía também uma motocicleta, um Liblaster (arma que poderia ser utilizada como espada ou pistola) e, unindo suas armas personalizadas (espada, bazuca e arco), formavam a Triple Bazooka, a arma que dava cabo dos monstros. Além de sua base Great Tortoise, localizada no fundo do mar onde antes era a ilha que sediava a Academia, os Livemen contavam com seu Liverobo, um robô gigante formado por Jet Falcon (um jato em formato de falcão), Land Lion (um leão gigante mecânico) e Aqua Dolphin (um submarino em formato de golfinho).

O objetivo do Exército Cerebral Volt era erradicar toda a raça humana, substituindo-a por uma raça de seres muito mais inteligentes, criados por engenharia genética. Um dos passos para este objetivo era seqüestrar mentes brilhantes e transformá-las em soldados de Volt. Seu líder era o Grande Professor Bias, auxiliado por seus três generais, Dr. Kempu, Dra. Mazenda e Dr. Obular, na verdade três dos mais brilhantes alunos da Academia, seqüestrados e modificados geneticamente. Outros membros de renome da galeria do mal eram o Dr. Ashura, antigo chefão do crime japonês, modificado geneticamente e com a habilidade de se dividir em três seres; e Guardnoid Gash, guarda-costas robótico de Bias, com uma armadura que lembra Bobba Fett (de Star Wars) e armado com uma bazuca cujo disparo fazia os monstros mortos ficarem gigantes.

No capítulo 35, a equipe dos Livemen ganhou dois novos membros, Black Bison e Green Sai ("sai" significa "rinoceronte"), que eram irmãos de outros dois estudantes da Academia, que haviam sido selecionados para o projeto mas foram mortos durante o primeiro ataque de Volt. A arma personalizada de Black era um bastão Bo, e a de Green um par de bumerangues, mas estas não se uniam à Triple Bazooka. Ambos usavam um jipe para se locomover, e seus veículos, Bison Liner (um caminhão em formato de bisão) e Rhino Fire (um tanque em formato de rinoceronte) se combinavam para formar o robô Live Boxer. Mais do que isso, Live Boxer tinha a habilidade de se combinar a Liverobo, formando um robô maior ainda, o Super Liverobo.

Kosoku Sentai Turbo Ranger
1989



Com 51 episódios e um filme para o cinema, o Esquadrão de Alta Velocidade Turbo Ranger ("turbo" porque o tema do Sentai eram carros) ressucitou a onda do "ranger" em nomes de Sentai. A história é meio confusa e, ao que parece, este aqui não fez muito sucesso.

Há 20.000 anos, a raça das Fadas lutou contra a raça dos Demônios, que queria dominar a Terra. Através de um poderoso feitiço, as Fadas aprisionaram os Demônios, impedindo seu plano maligno. Desde então, elas atuam como guardiãs, para que os vilões não consigam escapar. Nos dias atuais, por causa da poluição, a mágica das Fadas enfraqueceu, e os Demônios conseguiram anular o feitiço que os aprisionava e fugir. Incapazes de detê-los, as Fadas procuraram a ajuda dos humanos. Silon, a última das Fadas, com a ajuda do humano Dr. Dazai, desenvolveu um plano: cinco crianças receberam o poder do povo Fada, que havia perecido na Floresta das Fadas. Ao crescer, estas crianças seriam as únicas capazes de operar fantásticas armas e armaduras, criadas pelo Dr. Dazai com a ajuda da mágica de Silon. Assim, vinte anos depois, para combater os Demônios, eles se tornaram os Turbo Rangers!

Por aqui já podemos começar a imaginar por que esta série não fez sucesso. Em primeiro lugar, se as Fadas não gostam de poluição, por que tudo dos Turbo Rangers tem a ver com carros? Além disso, um plano que demoraria 20 anos para ser concluído? Em 20 anos os Demônios já teriam devastado a Terra! O que eles ficaram fazendo esse tempo todo? Se atualizando?

Bem, seja como for, os Turbo Rangers eram, como de praxe, cinco: Red Turbo, Black Turbo, Blue Turbo, Yellow Turbo e Pink Turbo (a única mulher). Cada um estava equipado com um Turbolaser, que podia ser utilizado como pistola ou espada, e com uma arma personalizada, que podia ser combinada ao Turbolaser para se tornar uma arma mais poderosa. Cada Turbo Ranger tinha uma motocicleta, menos Red, que tinha um bugre, e os cinco podiam conjurar a Turbo Bazooka para destruir o monstro da semana. Como aliados, além da fadinha Silon e do Dr. Dazai, os Turbo Rangers contavam com o Sensei Yamazai, seu professor da faculdade, e com Rakia, a Besta Sagrada Defensora da Terra (que lembrava um leão com asas de fogo).

Em matéria de robôs, os Turbo Rangers eram meio exagerados. No início, eles tinham o Turborobo, formado pelos veículos Turbo GT (carro esporte), Turbo Truck (caminhão), Turbo Jeep (jipe), Turbo Buggy (bugre) e Turbo Wagon (kombi). Mais adiante, eles ganharam um novo robô, Turborugger, que podia se transformar no ônibus espacial Ruggerfighter. Turborugger e Turborobo podiam se combinar e formar o Super Turborobo. Não satisfeitos com isso, a própria base dos Turbo Rangers (com tudo dentro, imagina-se) também podia se transformar e se combinar com o Super Turborobo, formando o gigantesco robô Turbobuilder. Isso era realmente necessário?

Quanto aos inimigos, eles atendem pelo nome de Violent Demons, liderados pelo Grande Imperador Ragorn. Seus subordinados eram o Dr. Rehda, místico e conselheiro; Zimba, o samurai demônio; Princesa Jarmin, com o poder de se transformar em meio-cobra; e Zulten, que tinha a habilidade de se transformar em um carrinho de golfe para transportar Jarmin. Pois é. Completava o time um monstro sem nome, parecido com uma boca de fogão, que transformava os monstros em gigantes.

Turbo Ranger tinha ainda dois vilões que tramavam contra os próprios vilões: Yamimaru, o Demônio Errante, e Kirika, que era meio humana, meio demônio. Ambos podiam se transformar em humanos comuns, e, além de querer dominar a Terra, queriam depor o Grande Imperador Ragorn. Um morcego gigante de nome Ragras acompanhava a dupla.

Chikyu Sentai Fiveman
1990



O Esquadrão Terrestre Fiveman ("terrestre" no sentido de pertencer ao Planeta Terra, "five" porque eles eram cinco) foi o primeiro Sentai onde todos os integrantes eram irmãos. Seu sucesso apagou a má impressão deixada pela série anterior, e garantiu a sobrevivência dos Sentai no início da década de 90. Apesar de ser um dos melhores Sentai, teve apenas 48 episódios.

Em um planeta distante, chamado Sedon, o Dr. Hoshikawa lidera uma pesquisa para renovar os recursos naturais e deixar o planeta verde novamente. Repentinamente, o Império da Zona Prateada invade o planeta. Buscando salvar seus cinco filhos, o Dr. Hoshikawa programa o robô Artur G6 para trazê-los até a Terra e criá-los. Vinte anos depois (o intervalo-padrão), o Império chega à Terra. Para protegê-la, Artur G6 dá armas, armaduras e veículos aos irmãos, que se tornam os Fivemen!

Five Red, Five Black, Five Blue, Five Pink (mulher) e Five Yellow (mulher) tinham algumas novidades em seu arsenal. Além da já famosa arma personalizada (a de Yellow era um flauta!), da motocicleta da mesma cor do Fiveman que a pilotava e do Fiblaster, que podia ser usado como pistola ou espada, eles ainda contavam com uma segunda armadura que se encaixava sobre a primeira, a Five Tector, que aumentava sua força e defesa em cinco vezes. A bazuca de destruir os monstros também era uma novidade: ninguém menos que o próprio Artur G6 se transformava em bazuca, e disparava um raio de fogo de 100.000 graus!

O robô Fiverobo também tinha uma coisa nova. Ele era formado por três veículos, Sky Alpha (jato), Carrier Beta (caminhão) e Land Gamma (um carrinho parecido com um módulo lunar), mas, depois de "montado", podia se transformar no caminhão Five Trailer. Lá no meio da série, o Dr. Hoshikawa, que não morreu no ataque do Império, enviou para a Terra o robô Starfive, que podia se transformar na nave Starcarrier. Como já era de se esperar, Starfive e Fiverobo podiam se combinar para formar o Super Fiverobo. E, imitando Turbo Ranger, o Super Fiverobo podia se combinar com a base dos Fivemen, formando o exagerado Maxmagma.

Os vilões atendiam pelo nome de Império da Zona Prateada, e tinham o singelo objetivo de destruir toda a Via Láctea. Seu líder era o Imperador Medor, uma cabeça flutuante gigante, que será imortal quando o Império destruir seu milésimo planeta. Até agora, eles já destruíram 999, e a Terra foi escolhida para completar o processo. No comando das forças que vieram até aqui estão o Capitão Garoa e a cientista Doldora. Uma coisa interessante nos vilões é o "monstro de aumentar os monstros": trata-se de um ciborgue gigante todo branco, chamado Gorlin, parecido com o boneco da Michelin. Quando o monstro morre, Gorlin assume a forma e os poderes do monstro para lutar contra o robô dos Fivemen. Aparentemente, o Império gastava um Gorlin por semana.

Fiveman também tinha o vilão inimigo dos vilões, Shubalie. Shubalie era o antigo comandante das forças que viriam até a Terra, mas foi preterido após um esquema de Garoa e Doldora, e quer vingança. Shubalie tinha um Gorlin preto, que de vez em quando enfrentava o robô dos Fivemen, mas sem imitar o monstro da semana. Uma das coisas mais pitorescas da série, porém, foram os Gingaman, um "Sentai do mal", formado por cinco monstros atrapalhados, que imitavam as poses típicas dos Sentai, entre outros atos satíricos. Anos mais tarde, o nome Gingaman seria utilizado em uma série Sentai de verdade (um dia chegaremos lá), e a idéia do Sentai do mal voltaria a ser aproveitada de maneira melhor. Mas este valeu pela piada.

Série Sentai

Liveman
Turbo Ranger
Fiveman

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