domingo, 22 de maio de 2005

Escrito por em 22.5.05 com 0 comentários

Sentai (VIII)

E hoje, excepcionalmente, teremos mais Sentai, com mais séries que foram transformadas em Power Rangers. Infelizmente, na minha opinião.

Gosei Sentai Dai Ranger
1993


Dai Ranger


O Esquadrão Cinco Estrelas de Patrulheiros Grandiosos foi o primeiro Sentai a ter seis membros desde o início. Também é considerado uma das melhores séries de Sentai, e o que tem a melhor história (embora seja meio complexa, envolvendo até mitos chineses).

Simplificando, é o seguinte: há 6050 anos, a China vivia tempos de paz e prosperidade, liderados pela tribo Dai. Um dia, a tribo Gorma decidiu atacá-los, e uma era de guerras e destruição se seguiu. Para acabar com a guerra, a tribo Dai conjurou cinco Feras Chi, que só poderiam ser controladas por humanos com um nível alto de Chi (a "energia vital", por assim dizer). Após cinqüenta anos de lutas, a guerra acabou, mas as duas tribos desapareceram, restando poucos sobreviventes.

Na época atual, a tribo Gorma conseguiu se reestabelecer, e decidiu atacar o Japão (sabe-se lá o porquê). Um integrante da tribo, o Mestre Kaku, porém, acreditando que um ataque não seria a melhor opção, e que os líderes da tribo tinham interesses pessoais excusos por trás disto, decidiu reunir cinco jovens com altos níveis de Chi, para que estes pudessem controlar as Feras Chi e deter a tribo Gorma novamente. Estes cinco jovens se tornaram os Dai Rangers, que logo ganharam um sexto integrante, quando o menino Kou tirou de uma pedra a Espada do Tigre Branco, que também lhe conferiu o poder de controlar uma Fera Chi.

Cada Dai Ranger possui uma Fera Chi Protetora e um bastão Dairenrod, que se transforma em uma arma personalizada (exceto Kou, que possui a Espada do Tigre Branco). Cada um também tem uma motocicleta, uma Star Sword (espada) e uma Star Cutter (adaga). Estas duas últimas, combinadas, se transformam em uma Daibuster (pistola). O grupo também tem a famosa bazuca de destruir os monstros, a Super Chi Power Bazooka. Os Dai Rangers, suas cores, Feras Chi Protetoras e armas são: Ryuu Ranger (vermelho, dragão, alabarda), Shishi Ranger (verde, leão celestial, tridente), Tenma Ranger (azul, pégaso, machado), Kirin Ranger (amarelo, kirin - uma espécie de unicórnio dourado da mitologia japonesa, lança cônica), Houou Ranger (rosa, fênix, lança tripla - como era de se esperar, a única mulher) e Kiba Ranger (branco, tigre branco, Espada do Tigre Branco).

Como em Zyu Ranger, aqui os "veículos" são avatares das Feras Chi. O de Ryuu se chama Ryuuseioh ("rei dragão estelar"), e o de Kiba é o Won Tiger. Cada um destes pode se transformar em um robô Kiden Mugen ("guerreiro infinito"). Os outros quatro avatares (leão, pégaso, kirin e fênix) podem se combinar para formar o Heaven Chi Palace, uma das coisas mais incompreensíveis de todos os Sentai: nada mais que uma plataforma para o Kiden Mugen de Ryuu. Para não serem inúteis, os quatro também podem se combinar com o Ryuuseioh, para formar o robô Dairen'oh ("grande rei unido"); ou com o Won Tiger, para formar o Kiba Daioh ("grande rei tigre"). Mais para o fim da série, surge uma nova Fera Chi, em formato de tartaruga, que pode se transformar no robô Daimugen ("grande infinito"). A combinação de Daimugen, Ryuuseioh, Won Tiger e Heaven Chi Palace forma o Juukou Kiden ("guerreiro de artilharia"), um robô colossal, com um método bastante original de matar os monstros: pulando em cima deles.

Os vilões da vez são a tribo Gorma, liderados por Gorma XV, descendente do primeiro Gorma. Gorma XV, entretanto, é apenas uma figura de fachada, já que os verdadeiros líderes são o Triunvirato, formado por Shadam, Zydos e Gara, que era da tribo Dai e mudou de lado. Shadam era o verdadeiro homem-forte de Gorma, responsável por enviar os monstros e transformá-los em gigantes. Ele até chegou a matar Gorma XV e se tornar Gorma XVI. Antes disso, as Feras Chi se cansaram desta palhaçada e enviaram Daijinryuu, o grande deus dragão, para destruir todo o planeta caso a guerra não terminasse. Com uma única baforada, ele quase destruiu toda Tóquio, o que levou Gorma XV a fazer um pacto com Kaku. Que só durou até Daijinryuu ir embora, evidentemente.

Dai Ranger teve 51 episódios e um filme para o cinema. A Saban comprou os direitos para fazer a segunda temporada de Power Rangers, mas praticamente só utilizou as cenas das Feras Chi. Mesmo assim, eles reproduziram o uniforme de Kiba para ser o novo uniforme de Tommy, e os monstros da semana, para poder filmar nos EUA. Isto criou uma equipe estranha, com Kiba nos Zyu Rangers...

Ninja Sentai Kaku Ranger
1994


Kaku Ranger


O Japão devia estar passando por um momento girl power quando foi lançado o Esquadrão Ninja de Patrulheiros Ocultos. Este não só é o primeiro Sentai no qual a líder é uma mulher, mas também tem um Sentai do mal exclusivamente feminino. Inspirado nas lendas ninja, Kaku Ranger teve 53 episódios e dois filmes, sendo que o segundo, Super Sentai World, é um crossover de Kaku Ranger, Dai Ranger, Zyu Ranger, Jetman e Fiveman.

Há 400 anos, cinco bravos guerreiros ninja lutaram contra o império do mal conhecido como Youkai Gundan. Tendo vencido a batalha, os cinco selaram os Youkai em uma caverna mística. Na época atual, dois jovens, descendentes destes cinco bravos guerreiros, são enganados e levados a libertar os Youkai. Após aprender que a única forma de detê-los seria reunir os cinco descendentes e usar o poder de seus ancestrais, os dois vão atrás dos demais, e se tornam os Kaku Rangers!

Cada Kaku Ranger é descendente de um guerreiro ninja do passado, protegido por um animal místico, e possui uma arma própria. São eles: Ninja White (grou, espada, mulher e líder!), Ninja Red (macaco, escudo, comanda os Rangers nas lutas), Ninja Yellow (urso, garra), Ninja Blue (lobo, pistola) e Ninja Black (sapo, besta). Cada Kaku Ranger ainda conta com uma armadura especial, uma espada katana Kakuremaru, uma motocicleta e um Kaku Laser. Os cinco podem combinar suas espadas para um ataque destruidor de monstros. Seus aliados incluem Momochi Sandayu, lendário treinador de ninjas que anda em uma nuvem; e Ninjaman, um ser místico que estava em animação suspensa há 1000 anos e foi despertado por Ninja White. Quando se enfurece, Ninjaman pode ficar gigante, e se transformar no robô Samuraiman.

Falando em robôs, Kaku Ranger tem um monte deles. Para falar a verdade, foi o primeiro seriado onde cada Ranger tinha seu próprio robô. Bem, na verdade mesmo, eles próprios se transformavam nos robôs gigantes. Com a ajuda dos pergaminhos Makimono (que significa... pergaminho!), eles podem se transformar nos Kyodai Juu Sho ("generais bestiais gigantes") Red Saruder, White Karku, Yellow Kumardo, Blue Rogan e Black Gamma. Os cinco Kyodai Juu Sho podem se combinar para formar o Muteki Shogun ("shogun invencível"). Mais tarde, os Kaku Rangers também ganham o poder de utilizar moedas místicas para conjurar cinco novos robôs, os Bushi Juu Sho ("generais bestiais guerreiros"), Battle Saruder, Battle Karku, Battle Kumardo, Battle Rogan e Battle Gamma. Além disso, após encontrar os Pergaminhos de Shinobi, os Rangers ganham o poder de conjurar e controlar os Cho Ninjuu ("super animais ninja"), animais robóticos gigantes no formato de macaco, grou, urso, lobo e sapo. Os cinco Cho Ninjuu podiam se combinar para formar o robô gigante Kakure Dai Shogun ("grande shogun oculto"). Além disso tudo, antes mesmo de ganhar os Cho Ninju, os Kaku Rangers despertaram Tsubasamaru ("asa perfeita"), um grande pássaro robótico, capaz de se combinar com Muteki Shogun e Kakure Dai Shogun para formar Super Muteki Shogun e Super Kakure Dai Shogun, respectivamente.

Os vilões eram o império Youkai Gundan, monstros capazes de assumir forma humana. Seu comandante era Daimaou, ser ganancioso que queria dominar todo o planeta, auxiliado por seu filho Gasha Skull e pelo Professor Warp, que tinha a tarefa de criar os monstros e transformá-los em gigantes. No meio da série, Gasha Skull criou as Ninja Sentai Hana Kunoichi-gumi ("esquadrão ninja de flores femininas"), um Sentai do mal composto de cinco mulheres: Ayame Hana (azul), Sakura Hana (rosa), Suiren Hana (verde), Yuri Hana (laranja) e Ran Hana (violeta - caso alguém esteja se perguntando, "hana" significa "flor"). Os poderes das "Hana Rangers" eram idênticos aos dos Kaku Rangers, mas no fim a força do bem prevalesceu e elas foram derrotadas.

A Saban comprou os direitos de Kaku Ranger para a terceira temporada e o primeiro filme dos Power Rangers. Para quem assitiu a série, os Kaku Rangers correspondiam aos Alien Rangers, que substituíram os Rangers originais quando estes estavam transformados em criancinhas.

Série Sentai

Dai Ranger
Kaku Ranger

0 Comentários:

Postar um comentário