Aliás só desse, não. Magic tem uma história bem comprida, que não coube toda aqui. Eu dividi este post em 4 partes, que vou postar aqui aos poucos mas não seguidos, mais ou menos como venho fazendo com o dos Sentai. Por enquanto, vamos à primeira parte!

Enfim, mesmo sem ter colecionado, e sem jogar uma partida há muitos anos, eu ainda acompanho entusiasticamente tudo o que acontece com o jogo, e graças a alguns fansites eu até consigo descobrir a aparência de algumas cartas. Magic é o mais famoso dos card games talvez por ter regras simples mas ainda assim capazes de proporcionar intrincadas estratégias, e por algumas de suas cartas possuírem ilustrações fabulosas, que captam bem o clima de fantasia inerente ao jogo.
Magic foi inventado no final da década de 1980 pelo matemático Richard Garfield, junto com alguns amigos da faculdade. Desde a adolescência, Garfield sempre havia gostado de inventar jogos de tabuleiro, mas sentia que, de certa forma, estes jogos eram limitados. Seu sonho era criar um jogo que estivesse sempre em expansão, sem estar restrito ao conteúdo de sua caixa, algo como os jogos de baralho, que podem assumir diversas formas sempre com as mesmas cartas. Com este conceito em mente ele começou a desenvolver diversos jogos, dentre eles o Robo Rally, onde cada jogador controla um robô que tem que coletar diversas peças em uma espécie de fábrica. O tabuleiro representa a tal fábrica e, graças a alguns de seus elementos, pode mudar durante a partida o que o jogador tinha determinado que seu robô fizesse, dificultando ou facilitando a vida de cada robô. Planejando oferecer seu jogo a alguma companhia para que esta o fabricasse, Garfield chegou até Peter Adkison, da recém-fundada Wizards of the Coast. Adkison demonstrou interesse em fabricar o jogo, mas considerou que este poderia ser muito caro, e perguntou se Garfield possuía algum outro projeto em mente. Garfield lhe falou de um projeto no qual estava ainda trabalhando, um jogo chamado The Five Colors of Magic, que utilizava cartas como as de um baralho ao invés de um tabuleiro e peões. Achando aquilo tudo muito criativo, Adkison e a Wizards decidiram bancar a empreitada, e Garfield e seus amigos começaram a bolar que tipo de cartas o jogo poderia ter.

Desde seu lançamento, em 1993, pouca coisa mudou nas regras de Magic. Simplificando, cada jogador representa um mago, e as cartas representam suas magias. Dois magos estão se enfrentando em um duelo, e o primeiro que reduzir os 20 pontos de vida do oponente a zero, através de suas magias, vence. Cada jogador possui seu próprio baralho, conhecido como grimório, que deve ter no mínimo 60 cartas, sendo não mais que 4 de cada carta específica, com exceção dos terrenos básicos (veja adiante). O jogo é dividido em turnos, ou seja, cada jogador tem sua vez de jogar, onde poderá usar as cartas que tem na mão para tentar reduzir os pontos de vida do adversário. Existem seis tipos diferentes de cartas: os encantamentos, que quando jogados modificam levemente as regras do jogo ou o funcionamento de uma outra carta, e normalmente ficam em jogo até que outra condição aconteça; os feitiços, que produzem um efeito instantâneo, como recuperar pontos de vida imediatamente, e só podem ser jogados no turno do próprio jogador; os instantâneos, que também produzem um efeito instantâneo, mas podem ser jogados a qualquer momento; os artefatos, que representam itens mágicos ou armas, e normalmente funcionam como os encantamentos; as criaturas, que serão utilizadas para atacar o oponente ou se defender de seus ataques; e os terrenos, de certa forma o tipo mais importante, pois produzem o mana, o "combustível" necessário para que você jogue qualquer outra carta.

O principal diferencial de Magic para outros tipos de jogos são as expansões. Regularmente, novas cartas são lançadas, que podem ser adicionadas às antigas, trazendo todo um novo mundo de possibilidades ao jogo - exatamente o que Garfield queria, um jogo em eterna mutação. Magic já conta com mais de 30 expansões, totalizando mais de 8.000 cartas diferentes. Quando se joga entre amigos, qualquer destas cartas pode ser utilizada, mas em torneios oficiais existe uma lista de "banidas" (cartas que não podem estar no baralho) e "restritas" (cartas que cada jogador só pode ter uma em seu baralho), normalmente cartas que costumam ser muito poderosas ou raras, e desequilibram o jogo. Além disso, nos torneios só costumam ser aceitas as cartas das expansões mais recentes, para não prejudicar os jogadores novatos, embora existam alguns formatos de torneio que permitam a inclusão de cartas mais antigas.
Embora isso não seja muito relevante para quem joga, Magic também possui uma história, com personagens, cenários e acontecimentos importantes, que costumam ser retratados nas cartas, e referenciados em um pequeno texto em itálico presente em cada uma delas, e que não conta para as regras. Este fato levou a toda uma linha de produtos secundários, como romances e jogos de videogame, e acabou por criar um mundo tão rico quanto qualquer mundo de RPG.

A primeira edição de Magic foi lançada em agosto de 1993, e apelidada de Alpha Limited (embora o nome oficial, obviamente, fosse Magic: The Gathering). Alpha porque era a primeira tentativa, Limited porque apenas uma quantidade limitada de cartas seria impressa - no caso, 2,6 milhões delas. Alpha tinha 295 cartas diferentes, divididas entre comuns, incomuns e raras; que vinham em decks ("caixinhas") de 60 cartas, ou boosters ("pacotinhos") de 15 cartas cada. Cada deck de Alpha acompanhava um livreto de regras que contava com um conto introdutório escrito por Richard Garfield, além de todas as instruções necessárias para se aprender a jogar. Rapidamente a tiragem se esgotou. Antes de imprimir uma nova, a Wizards of the Coast fez algumas modificações, como mudar o corte para que as bordas das cartas ficassem menos redondas, alterar o livreto de regras para que estas fossem mais claras, e suavizar as cores, que eram muito fortes. Alguns erros de digitação ou frases confusas nas cartas também foram alterados. Essa nova impressão teve 7 cartas a mais (para um total de 302), e foi apelidada de Beta Limited, sendo lançada em outubro de 1993, com uma tiragem de 7,3 milhões. Com o sucesso de vendas e o esgotamento desta tiragem, Magic havia passado no teste, e estava pronto para ser comercializado regularmente. Assim, em dezembro de 1993, foi lançada a Unlimited Edition, que possuía este nome por não ter uma previsão de quantas cartas iriam ser impressas, ou seja, seriam impressas quantas fossem necessárias. Fora isso, a edição Unlimited era idêntica à Beta, com a única diferença de suas cartas terem as bordas brancas, enquanto as de Alpha e Beta eram pretas. A partir de então, as cartas das edições básicas teriam sempre bordas brancas, enquanto as das expansões seriam pretas. Nessas primeiras edições, Magic ainda não tinha uma história. Suas cartas simplesmente representavam magias, animais e artefatos famosos do mundo de fantasia, mais alguns inventados por Garfield e sua equipe.


Após o lançamento de Antiquities, a Wizards decidiu integrar esta história também à edição básica, e aproveitou para corrigir alguns problemas, lançando, em abril de 1994, a Revised Edition, uma nova edição básica de 306 cartas. As regras sofreram algumas alterações para ficarem mais claras e evitar impasses durante a partida. Com o mesmo intuito, o texto de muitas cartas foi reescrito. Muitas cartas consideradas "inadequadas" (como algumas que obrigavam o jogador a apostar suas cartas, perdendo-as para o oponente definitivamente) ou poderosas demais (como as infames Moxes, artefatos que produziam mana) foram retiradas, e algumas cartas populares de Arabian Nights foram incluídas, numa tentativa de integrá-las ao mundo de Dominaria.
Mas a saga de Magic estava só começando. Em breve veremos as demais expansões!
Magic: The Gathering |
||
---|---|---|
Parte 1 |
Embora seja um post antigo, finalmente encontrei alguém que possa escxrever bem e claramente sobre Magic Gathering. Seja aonde estiver, obrigado por explicar o surgimento do magic e a história inicial.
ResponderExcluir