No mesmo financiamento coletivo no Kickstarter de Everdell: Spirecrest, que arrecadou 939.289 dólares de 11.931 apoiadores, foi financiada a quarta expansão, Everdell: Bellfaire. Mas Bellfaire era uma expansão diferente, já que trazia diversos módulos que poderiam ser usados em conjunto com o jogo base, com ou sem as expansões; por causa disso, ela não teve metas estendidas nem edição especial. O tema de Bellfaire é o Festival dos Sinos, que o Rei de Everdell decidiu realizar em celebração aos 100 anos da fundação da cidade no Vale Perene por Corrin Caudaperene; cada um dos módulos é relacionado a um dos aspectos do festival, e eles podem ser usados todos juntos, um de cada vez, ou em qualquer combinação.
Os componentes de Bellfaire são 1 tabuleiro do festival dos sinos, 1 tabuleiro do mercado, 6 tabuleiros de jogador, 7 peças de condecoração, 1 nova peça de evento básico, 9 novas cartas de evento especial, 4 novas cartas de floresta, 1 marcador de Ragurto, 8 marcadores de axolote, 4 fichas de mercado e 2 novos conjuntos de criaturas, os cardeais (vermelho) e os sapos (verde escuro), cada um com 6 trabalhadores e 1 embaixador rã.
As novas criaturas podem ser usadas pelos jogadores normalmente. As novas cartas de floresta podem ser usadas mesmo sem os demais componentes da expansão, assim como as novas cartas de evento especial. O novo evento básico, a Festa das Flores, pode substituir um dos eventos básicos do jogo base, ou ser usado em conjunto com o tabuleiro do festival dos sinos, aumentando o número de eventos básicos em jogo para 5. E os tabuleiros de jogador não trazem nenhuma novidade, apenas espaços para os jogadores separarem melhor seus recursos e fichas de pontuação, e uma moldura que podem usar para arrumar as cartas de sua vila; eles são 6 porque Bellfaire também traz regras para jogar com 5 ou 6 jogadores, alterando alguns aspectos da partida para que o jogo siga equilibrado.
As condecorações representam prêmios especiais que as vilas dos jogadores podem receber ao longo da partida. Durante a preparação, as peças de condecoração são embaralhadas e uma é escolhida aleatoriamente, sendo colocada próxima ao tabuleiro principal ou no local próprio do tabuleiro do festival dos sinos. Ao fim da partida, o jogador que tiver em sua vila o maior número de cartas do tipo listado na condecoração ganha 6 pontos, e o segundo lugar ganha 3 pontos. Se houver empate, todos os empatados ganham os pontos. Somente vilas que tiverem pelo menos uma carta do tipo listado concorrem ao prêmio.
O tabuleiro do mercado pode ser colocado ao lado do tabuleiro principal, ou na área própria do tabuleiro do festival dos sinos. Durante a preparação, as fichas de mercado são colocadas do lado marcado como "receber". Quando um jogador escolher alocar um trabalhador, ele poderá escolher receber ou negociar recursos. Se escolher receber, ele escolhe uma das fichas no lado "receber", ganha os recursos e cartas mostrados na ficha, e a move para o lado "negociar". Se escolher negociar, ele escolhe uma das fichas do lado "negociar", paga os recursos e descarta as cartas mostradas na ficha, e a move para o lado "receber"; ao fazer isso, ele ganha 3 pontos em fichas e 2 recursos à sua escolha. Cada jogador só pode ter um trabalhador no mercado de cada vez.
O tabuleiro do festival dos sinos é apenas uma ajuda para o uso dos novos módulos, não trazendo nenhuma novidade específica ele mesmo. Ele deve ser colocado no alto do tabuleiro, substituindo a Árvore Perene de Ever (é como se o Festival ocorresse sob a árvore, que fica invisível para que os jogadores possam vê-lo de cima) e traz espaços para o evento básico Festa das Flores, para a peça de condecoração escolhida, para o tabuleiro do mercado, para os trabalhadores que os jogadores receberão a cada nova estação, para os eventos especiais e para o monte de compras.
Finalmente, Bellfaire traz os poderes de jogador, uma nova habilidade que depende de qual criatura o jogador escolheu para jogar. Cada tipo de criatura possui uma carta, que deve ficar junto à vila do jogador durante toda a partida, mas não conta para o limite de 15; cada uma dessas cartas traz uma habilidade que estará ativa apenas para aquele jogador durante toda a partida, mas que não substitui nenhuma das funções normais dos trabalhadores e, para efeitos de regras, não são consideradas "habilidades de carta". Nem todos os jogadores são obrigados a usar os poderes de jogador, com alguns podendo abrir mão; nesse caso, o jogador que optar por usar um poder de jogador não pega um trabalhador a mais ao Preparar-se para a Primavera. Os poderes de jogador podem ser escolhidos antes da partida ou sorteados; em caso de sorteio, as cartas de poder de jogador são embaralhadas e cada jogador recebe duas, escolhendo uma e devolvendo a outra. Bellfaire traz poderes de jogador para todas as criaturas lançadas até então - os ouriços, camundongos, esquilos e tartarugas do jogo base, os ratos da mini-expansão do Ragurto, as lontras de Pearlbrook, os axolotes, ornitorrincos e estorninhos exclusivos do Kickstarter de Pearlbrook, as raposas de Spirecrest, os lagartos, toupeiras e corujas exclusivos do Kickstater de Spirecrest, e os cardeais e sapos do próprio Bellfaire - por causa disso, as instruções dão a entender que o poder escolhido por cada jogador não necessariamente precisa corresponder ao conjunto de trabalhadores que ele está usando.
Assim como ocorreu com Spirecrest e Bellfaire, o financiamento coletivo seguinte, que acabou atrasando por causa da Pandemia, seria para duas expansões simultâneas. Com meta de 50 mil dólares, ele arrecadaria nada menos que 4.831.975 dólares de 31.463 apoiadores - em parte porque, além das duas expansões, estavam no mesmo financiamento a Ol' Box of Storage, uma caixa com espaço para guardar todos os componentes do jogo base e de todas as expansões, incluindo os exclusivos do Kickstarter, um livro com as regras do jogo base e de todas as expansões, e um livro com as figuras e textos de todas as cartas já lançadas, além de brindes como adesivos para colar nos meeples das criaturas. Quem não quisesse a caixa poderia comprar o Click Clack's Upgrade Pack, apenas com os dois livros e os brindes. E, quem não tivesse nada do jogo, poderia comprar a Everdell: The Complete Collection, que trazia todos os componentes do jogo base, de todas as expansões, e todos os brindes, já dentro da Ol' Box. Itens extras que o jogador poderia adquirir no mesmo financiamento incluíam bandejas no formato de nozes, ostras, folhas e outros elementos, para armazenar os recursos e marcadores de ocupado sobre a mesa, o livro Tales of the Green Acorn, com toda a arte do jogo base e das expansões, e uma nova versão da Árvore Perene em madeira. Todos os itens desse financiamento foram lançados em março de 2022.
Uma das duas expansões desse financiamento foi Everdell: Newleaf, que adiciona ao tabuleiro a estação de trem de Nova Folhagem, através de uma extensão que deve ser encaixada do lado direito do tabuleiro principal. Além dessa extensão de tabuleiro, seus componentes são 59 novas cartas de criatura e construção, 3 novas cartas de floresta, 9 novas cartas de evento especial, 2 novos eventos básicos, 32 cartas de visitante, 18 fichas de vagão, 1 bolsa da estação de trem, 18 fichas de ocupado douradas, 6 fichas de reserva, 6 bilhetes de trem, 20 fichas de pontuação de 6 pontos cada, e 4 conjuntos de criaturas, cada um com 6 trabalhadores, 1 embaixador rã, 1 coelho viajante e 1 carta de poder de jogador: gatos (laranja claro), morcegos (marrom), lesmas (roxo claro) e abelhas (amarelo).
Durante a preparação, após a extensão ser encaixada no tabuleiro e as novas cartas de criatura e construção serem adicionadas ao baralho principal, três cartas são tiradas do topo do baralho principal e colocadas nos locais indicados na extensão. As cartas de floresta e de evento especial são adicionadas às do jogo base; as cartas de visitante são embaralhadas e divididas em duas pilhas mais ou menos do mesmo tamanho, que são colocadas viradas para cima nos espaços indicados da extensão. As fichas de vagão são colocadas na bolsa, misturadas, e três delas são sorteadas e colocadas uma em cada espaço vazio no trem. Os novos eventos básicos podem ser usados para substituir os do jogo base. As fichas de ocupado douradas funcionam como as fichas de ocupado normais, mas devem ser obrigatoriamente usadas se a carta tiver uma fita dourada; um jogador recebe 3 fichas douradas no início do jogo e jamais recupera as que já foram usadas, estando limitado a essas três durante toda a partida.
Durante o jogo, as cartas que estiverem viradas para cima na estação de trem podem ser jogadas como se estivessem na campina, mas, quando um jogador joga uma delas, ele recebe a recompensa mostrada na ficha de vagão ao seu lado. Ao jogar uma delas, o jogador compra uma nova carta do baralho para repô-la, e uma nova ficha da bolsa para substituir a ficha usada. A extensão também possui um novo espaço de alocação chamado Outeiro, que é compartilhado, mas só pode ter um trabalhador de cada jogador de cada vez. Quando coloca um trabalhador lá, o jogador deve escolher 3 cartas da campina ou da estação de trem, em qualquer combinação, descartá-las, repô-las com novas cartas do baralho, comprar 3 cartas para a sua mão (não necessariamente as 3 que acabou de colocar lá), escolher uma das fichas de vagão, ganhar sua recompensa, e, então, repor as cartas que comprou e a ficha de vagão que usou.
O jogador também pode alocar um de seus trabalhadores na estação de trem para receber um visitante. Ao fazer isso, ele primeiro escolhe uma das duas cartas viradas para cima e a descarta;. então, escolhe uma das duas novas cartas viradas para cima e a coloca em sua vila. Cartas de visitante não contam para o limite de 15 na vila, e possuem uma exigência que, se estiver sendo cumprida no fim do jogo, renderá ao jogador os pontos mostrados na carta. Sempre que um jogador pegar a última carta de uma das duas pilhas de visitantes, as cartas descartadas devem ser adicionadas à outra pilha, com todas sendo reembaralhadas e usadas para fazer duas novas pilhas. Ao jogar uma carta de visitante, o jogador também pode escolher uma das fichas de vagão, ganhar sua recompensa e repô-la com uma nova da bolsa. É importante dizer que as fichas de vagão usadas só voltam para a bolsa quando ela estiver vazia.
Os bilhetes de trem e as fichas de reserva são opcionais, e podem ser usadas com ou sem Newleaf; cada um deles adiciona uma nova ação às que o jogador pode escolher em sua vez de jogar. Bilhetes de trem começam com o lado de ida para cima, e, como uma ação, o jogador pode virá-los para ficarem com o lado da volta para cima; ao fazer isso, eles podem pegar um trabalhador já alocado e o alocarem em outro local diferente. Após a metade do jogo (depois de Preparar-se para o Verão), o jogador também pode descartar um bilhete que estiver com o lado de volta para cima, também para mover um trabalhador já alocado para outro local. Bilhetes de trem não podem ser usados para mover embaixadores rã nem grandes criaturas. Já as fichas de reserva adicionam a ação de Reservar uma Carta: uma vez por Estação, o jogador pode pegar uma carta da campina ou da estação de trem, colocá-la em sua área de jogo (não em sua vila) e colocar sua ficha de reserva em cima dela, repondo-a em seguida. A qualquer momento antes de Preparar-se para a Estação, ele poderá jogar essa carta por um recurso a menos. Ao Preparar-se para a Estação, se ainda não a tiver jogado, poderá descartá-la sem custo.
A segunda expansão era Everdell: Mistwood, que trazia para o jogo o Bosque Nebuloso, vizinho ao Vale Perene, onde mora a Tecelã Noturna, que pretende usar seu exército de aranhas para invadir e dominar o Vale Perene. Mistwood não era uma expansão tradicional, e sim uma campanha, para 1 ou 2 jogadores, que tentariam impedir que a Tecelã Noturna dominasse o Vale Perene.
Os componentes de Mistwood são 23 novas cartas de criatura e construção, 20 cartas de atividade, 5 cartas de pontuação da Tecelã Noturna, 8 cartas de personalidade, 13 cartas de plano, 33 cartas de trama, 12 fichas de teia, 1 dado de 12 lados, 2 fichas de estação dupla-face (para um total de 4 estações), 2 tabuleiros que podem ser usados para a Tecelã Noturna ou como os tabuleiros de jogador de Bellfaire, 1 meeple da Tecelâ Noturna, do tamanho dos das grandes criaturas de Spirecrest, e 4 conjuntos de criaturas, cada um com 6 trabalhadores, 1 embaixador rã, 1 coelho viajante e 1 carta de poder de jogador: borboletas (azul claro), porcos (rosa), arminhos (bege) e aranhas (roxo escuro) - as aranhas têm 2 trabalhadores a mais, para um total de 8, usados apenas na campanha.
Todas as criaturas, inclusive as aranhas, podem ser usadas normalmente, com o jogo base ou qualquer expansão, cada uma tendo poderes de jogador que seguem as regras normais introduzidas em Bellfaire. Dentre as novas cartas de criatura e construção, 8 são novas versões da carta Fazenda, que representam a fazenda ao longo das estações do ano; essas cartas possuem duas habilidades diferentes cada, e o jogador pode escolher qual delas vai ativar. Outras 5 cartas representam a jornada de Corrin Caudaperene desbravando a região até a fundação do Vale Perene, e são indicadas para jogadores experientes, por terem efeitos complexos.
As outras 10 cartas são criaturas e construções lendárias, que seguiam as mesmas regras da mini-expansão Legends: durante a preparação, cada jogador recebe, aleatoriamente, uma criatura lendária e uma construção lendária, com as demais cartas lendárias voltando para a caixa e não sendo usadas nessa partida. Cartas lendárias podem ser adicionadas à vila dos jogadores normalmente, mas não contam para o limite de 8 cartas na mão do jogador - elas a rigor nem estão na mão do jogador, não podendo ser afetadas por nenhum efeito que afete as cartas da mão. Algumas cartas lendárias substituem cartas equivalentes da vila do jogador, podendo ser jogadas de graça, substituindo essa carta; se for esse o caso, nenhuma cópia dessa carta pode estar na vila ao mesmo tempo que a lendária. Cada carta lendária aumenta o espaço na vila em uma carta (para 16 com uma lendária ou 17 com duas), o que significa que elas podem ser jogadas mesmo que a vila já tenha 15 cartas. Cartas lendárias não podem ser copiadas por nenhum efeito.
A campanha deve ser preparada para um jogador a mais - para 2 se for um jogador solo, para 3 se forem 2 jogadores - porque a Tecelã Noturna atuará como um jogador. Os dois tabuleiros da Tecelã Noturna são colocados ao lado do tabuleiro principal; ela usa o dado de oito lados do jogo base, e começa sempre com um número de cartas na mão igual ao número de jogadores. A campanha pode ter cinco níveis de dificuldade, representados pelas cartas de pontuação, com a carta referente ao nível escolhido devendo ser colocada ao lado do tabuleiro. A Tecelã Noturna joga seguindo o mostrado nas cartas de atividade, que possuem um campo para cada estação; elas são embaralhadas no começo do jogo, e ela pega uma a cada vez de jogar - as fichas de estação são usadas como um lembrete de em qual estação a partida está. A Tecelã Noturna e 2 trabalhadores aranha são colocados no espaço do covil, no tabuleiro da Tecelã Noturna; as 6 outras aranhas são colocadas no espaço "Preparar-se para a Estação", no outro tabuleiro da Tecelã Noturna, 1 na primavera, 2 no verão e 3 no outono.
A partida é jogada normalmente, mas a Tecelã Noturna é sempre a primeira jogadora; sua mão é mantida sempre em uma pilha virada para baixo, e é embaralhada toda vez que ela ganha uma carta. Ela nunca recebe ou perde recursos, cartas ou pontos ao alocar trabalhadores, e nunca paga custos ao jogar cartas; cada vez que ela ganha uma carta, ganha também 1 ponto. Toda vez que ela gasta recursos, recebe uma igual quantidade de cartas, mas não os pontos por elas. Ela também ignora todos os textos das cartas, seguindo apenas as regras básicas do jogo. A Tecelã Noturna começa no inverno, e muda de estação a cada vez que ambos os jogadores Preparam-se para a estação seguinte; a partida acaba quando ambos os jogadores Prepararem-se ao fim do Outono. Se a Tecelã Noturna tiver mais pontos que os jogadores, ela vence.
Eu não vou me alongar nos detalhes de como a Tecelã Noturna joga, porque isso é basicamente a explicação de um modo solo, e eu acho chato ficar descrevendo como funciona o modo solo dos jogos que abordo em meus posts, mas um detalhe interessante é que, uma das ações que ela pode efetuar através das cartas de atividade é Alocar a Tecelã Noturna, ao invés de Alocar um Trabalhador. Nesse caso, o jogador joga o dado e coloca a Tecelã Noturna no espaço correspondente da campina, sobre uma carta ou em um espaço vazio. Se o espaço estiver vazio, ela o bloqueia, o que significa que nenhuma carta pode ser reposta ali até ela voltar para seu covil, ao Preparar-se para a Estação; se ele tiver uma carta, ela a coloca em sua vila, bloqueando-o em seguida.
As cartas de personalidade, planos e tramas podem ser usadas para adicionar mais variedade à campanha, alterando a forma como a Tecelã Noturna joga; as fichas de teia são usadas caso essas cartas também estejam sendo usadas. Os planos e tramas, infelizmente, só podem ser usados no modo solo, não podem ser combinados uns aos outros, nem combinados com outras expansões. Aliás, Mistwood também traz regras para jogar a campanha usando as mini-expansões do jogo base, os módulos de Bellfaire e os elementos de Pearlbrook, Spirecrest e Newleaf - quando usada essa última expansão, a Tecelã Noturna usa o novo dado de 12 lados, e não o de 8.
Além das expansões, Everdell também já teve lançados três jogos associados, ambientados em seu mesmo universo. O primeiro foi sua versão infantil, Bem-Vindos a Everdell (disponível em inglês com dois nomes diferentes, Welcome to Everdell e My Lil' Everdell), lançado em 2022. Com regras simplificadas e "amigos" ao invés de "trabalhadores", o jogo possui a mesma mecânica e o mesmo objetivo do original, com a diferença de que ele representa uma brincadeira de crianças, cada uma querendo montar a vila de faz-de-conta mais incrível. As quatro criaturas disponíveis para os jogadores são os camundongos (brancos), as borboletas (azuis), as raposas (laranja) e os lagartos (verdes).
Outro jogo muito interessante é Everdell Duo, lançado em 2024, uma versão do jogo original com regras adaptadas para ficar mais emocionante quando jogado por apenas dois jogadores. O manual traz regras para quatro tipos de partidas: competitivas, nas quais os jogadores disputarão quem constrói a melhor vila; cooperativas, nas quais os jogadores se unirão para criar uma só vila; desafio, na qual um ou dois jogadores, cooperativamente ou não, enfrentarão um oponente controlado por um baralho próprio, como em uma partida solo; e campanha, no qual, ao longo de 15 capítulos, os jogadores atravessarão a história do Vale Perene. Uma curiosidade sobre Everdell Duo é que os três tipos de criaturas disponíveis são inéditos no jogo original e suas expansões: lebres (vermelhas), gambás (pretos) e jabutis (verdes).
Mas o jogo associado mais legal lançado até agora é Farshore, de 2023. Usando as mesmas mecânicas do jogo original, com a adição de algumas novidades, ele é ambientado em uma outra parte do mundo de Everdell, a Costa Longa, onde as criaturas constroem suas vilas em uma praia à sombra de um grande farol, e usam barcos para coletar recursos do mar. Um jogo totalmente independente, Farshore é o primeiro de uma série imaginada por Wilson que explorará outras partes do mundo além do Vale Perene e da Cordilheira de Serralta; o próprio Wilson já declarou que pretende lançar pelo menos outros três jogos nesse estilo, mas não deu detalhes sobre o intervalo de tempo entre cada um dos lançamentos, se eles terão suas próprias expansões, se Everdell seguirá ganhando expansões novas, ou se ele pretende criar outros jogos que não sejam relacionados com Everdell. Seja como for, Farshore e os futuros lançamentos terão de ficar para outro post.
Everdell |
||
---|---|---|
Bellfaire |
0 Comentários:
Postar um comentário