domingo, 17 de abril de 2022

Escrito por em 17.4.22 com 0 comentários

Jogos da Commonwealth

Depois de fazer os posts sobre os Jogos Mundiais Nômades e os Jogos Panamericanos, me deu vontade de falar sobre um outro torneio que eu sempre achei muito interessante, nem tanto por causa dos esportes disputados nele, mas por causa do requisito para poder disputá-lo. Esse torneio é os Jogos da Commonwealth, também conhecido aqui no Brasil como Jogos da Comunidade Britânica (que, na verdade, é um de seus nomes antigos) ou Jogos da Comunidade de Nações. E hoje é dia dele aqui no átomo!


Os Jogos da Commonwealth são disputados pelos membros da Comunidade de Nações, que, em inglês, se chama Commonwealth of Nations. Muita gente acha que os países da Comunidade de Nações são aqueles "que não têm presidente, só primeiro-ministro, e a Rainha da Inglaterra é o Chefe de Estado"; embora isso seja verdade, por exemplo, para países como Austrália, Nova Zelândia e Canadá, não o é para a maioria dos membros da Comunidade de Nações, que foi criada em 1926 como uma entidade multinacional na qual todos os seus membros se comprometiam a seguir os mesmos valores em relação a democracia, direitos humanos e império da lei, estabelecidos em um documento conhecido como Commonwealth Charter. Tirando isso, não há nenhum outro vínculo; diferentemente, por exemplo, da União Europeia, ser membro da Comunidade de Nações não acarreta nenhuma obrigação econômica ou em relação a fronteiras. De fato, os membros da Comunidade de Nações não possuem nenhuma obrigação uns para com os outros, e ser membro é absolutamente voluntário, com qualquer nação podendo deixar a Comunidade quando bem entender.

Atualmente, a Comunidade de Nações conta com 54 membros, dos quais 34 são repúblicas, 5 são monarquias cujo monarca não é Elizabeth II, e somente em relação aos outros 15 que a afirmação do parágrafo anterior é verdadeira - o Chefe de Governo é um primeiro-ministro, e Elizabeth II é a Chefe de Estado. Também diferentemente do que muita gente pensa, nem todos os países da Comunidade de Nações "foram colônia da Inglaterra"; a maioria até foi, mas tudo o que basta para que um país seja aceito como membro é possuir laços históricos com o Reino Unido ou o Império Britânico, por qualquer motivo. Vale dizer que, embora se enquadrem nesse requisito, os Estados Unidos, por razões patrióticas, jamais aceitaram serem membros da Comunidade de Nações. O Brasil, curiosamente, talvez tivesse chance de ser aceito, já que o Reino Unido é um dos nossos principais parceiros comerciais desde a época do Império - do nosso, não do deles.

Os Jogos da Commonwealth são organizados pela Commonwealth Games Federation (CGF), fundada em 1932, logo depois das Olimpíadas de Los Angeles, especificamente para essa função; cabe à CGF, por exemplo, escolher a sede de cada edição do torneio, e quais esportes farão parte do programa. Cada membro da CGF possui uma CGA (Commonwealth Games Association), que seria o equivalente a um Comitê Olímpico Nacional, mas com funções específicas relativas aos Jogos da Commonwealth. Embora atualmente a Comunidade de Nações conte com 54 membros, a CGF conta com 72; a diferença ocorre porque alguns territórios e dependências que não são membros da Comunidade de Nações por não serem nações independentes participam dos Jogos da Commonwealth com delegações separadas - o melhor exemplo é o Reino Unido, que, na Comunidade de Nações, conta como apenas um membro, mas, nos Jogos da Commonwealth, é representado por 17 delegações, que incluem as da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, das três Dependências da Coroa (Jersey, Guernsey e Ilha de Man) e de dez outros territórios e dependências do Reino Unido.

Os 72 membros da CGF são África do Sul, Anguilla, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belize, Bermuda, Botswana, Brunei, Camarões, Canadá, Chipre, Cingapura, Dominica, Escócia, Eswatini, Fiji, Gâmbia, Gana, Gibraltar, Granada, Guernsey, Guiana, Índia, Ilha de Man, Ilhas Caimãs, Ilhas Cook, Ilhas Falkland, Ilhas Salomão, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas, Inglaterra, Irlanda do Norte, Jamaica, Jersey, Kiribati, Lesoto, Malásia, Maláui, Maldivas, Malta, Maurício, Moçambique, Montserrat, Namíbia, Nauru, Nigéria, Niue, Norfolk, Nova Zelândia, País de Gales, Papua Nova Guiné, Paquistão, Quênia, Ruanda, Samoa, Santa Helena, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Serra Leoa, Seychelles, Sri Lanka, Tanzânia, Tonga, Trinidad e Tobago, Tuvalu, Uganda, Vanuatu e Zâmbia. Hong Kong, Irlanda e Zimbábue, já participaram dos Jogos da Commonwealth no passado, mas hoje não fazem mais parte da Comunidade de Nações e, por conseguinte, da CGF.

O processo de escolha dos esportes do programa de cada edição dos Jogos da Commonwealth é bastante interessante: a CGF possui uma lista de esportes aprovados, divididos em três grupos, os obrigatórios (conhecidos em inglês como core sports), os opcionais e os reconhecidos. Como o próprio nome sugere, os esportes obrigatórios devem fazer parte do programa de todas as edições, enquanto os opcionais podem estar no programa ou não, a critério do comitê organizador local, que não precisa de qualquer permissão da CGF, basta incluí-los. Caso o comitê organizador local queira incluir um dos esportes reconhecidos, ele deve pedir permissão à CGF, que analisará o caso e autorizará ou não sua inclusão; é proibido incluir no programa ou consultar a CGF quanto à inclusão no programa de esportes que não estejam na lista. A versão mais recente da lista é de 2019, e conta com 20 esportes obrigatórios (atletismo, atletismo paralímpico, badminton, boxe, ciclismo, ginástica artística, hóquei, judô, lawn bowls, lawn bowls para cegos, levantamento de peso, luta livre, natação, natação paralímpica, netbol, powerlifting paralímpico, rugby sevens, squash, tênis de mesa e triatlo), 20 esportes opcionais, sendo que 16 já fizeram parte do programa em pelo menos uma edição (basquete, basquete 3x3, basquete 3x3 em cadeira de rodas, boliche, críquete, ginástica rítmica, luta greco-romana, nado sincronizado, paraciclismo, paratriatlo, remo, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa paralímpico, tiro com arco e tiro esportivo) e 4 nunca fizeram parte do programa de nenhuma edição (basquete em cadeira de rodas, rugby nines, taekwondo e vela), e 10 esportes reconhecidos, sendo que 3 já fizeram parte do programa (esgrima, polo aquático e vôlei de praia) e 7 nunca fizeram (bilhar, futebol, golfe, handebol, salvamento, softbol e vôlei).

Vocês devem ter reparado que existem alguns esportes paralímpicos na lista acima; por causa deles, os Jogos da Commonwealth são considerados o evento multiesportivo mais inclusivo do planeta, pois é o único no qual atletas com deficiência e atletas sem deficiência competem como parte da mesma delegação, com todos dividindo os mesmos alojamentos, as provas dos atletas com deficiência ocorrendo nos mesmo locais de competição e em meio às dos atletas sem deficiência, e as medalhas tanto dos atletas com deficiência quanto dos sem deficiência contando para o mesmo quadro de medalhas. A primeira edição na qual isso ocorreu foi em 2002; antes disso, em 1994 alguns esportes paralímpicos fizeram parte do programa como esportes de demonstração, e, entre 1962 e 1974, a CGF tentou organizar uma competição em separado ao estilo das Paralimpíadas, chamada Jogos Paraplégicos da Commonwealth, que acabou cancelada por falta de interesse do público e da imprensa.

Assim como as Olimpíadas, os Jogos da Commonwealth também têm suas tradições, e a mais interessante delas é o Revezamento do Bastão da Rainha. Algum tempo antes do dia marcado para a Cerimônia de Abertura, normalmente mas não obrigatoriamente no Commonwealth Day (celebrado anualmente desde 1977 na segunda segunda-feira de março), a Rainha Elizabeth II escreve uma mensagem em uma folha de papel, a enrola, e a coloca dentro de um bastão bem parecido com a Tocha Olímpica (mas sem o fogo), que então sairá em um revezamento semelhante, passando de mão em mão ao longo de vários dias e percorrendo vários países, até chegar à sede dos Jogos daquele ano. Na Cerimônia de Abertura, o bastão entra no estádio sendo levado por alguma personalidade esportiva do país-sede, que a entrega ao Representante da Rainha - o representante do governo que fará a abertura oficial do evento. Esse Representante, então, abre o bastão e lê a mensagem, declarando abertos os Jogos da Commonwealth.

O Revezamento foi criado para a edição de 1958 dos Jogos da Commomnwealth, e, normalmente, se inicia no Palácio de Buckingham, com isso somente não tendo acontecido por duas vezes: em 1974 ele se iniciou na Residência de Verão da Rainha, e, quatro anos antes, em 1970, para comemorar os 40 anos dos Jogos da Commonwealth, se iniciou em Yellowknife, no Canadá, na única vez na qual o início do Revezamento não foi na Inglaterra. Até 1994, exceto pelos já citados de 1970 e 1974 e pelo de 1990, que passou pela Austrália antes de chegar à Nova Zelândia, sede do evento naquele ano, o Revezamento incluía apenas o Reino Unido e o país-sede, mas, desde 1998, ele passa por diversos países da Comunidade de Nações até chegar seu destino. O primeiro revezamento a passar por todos os membros da CGF foi o de 2006; desde então, todos têm visitado pelo menos uma cidade de cada um dos membros participantes do evento daquele ano.

Uma tradição compartilhada pelas Olimpíadas e os Jogos da Commonwealth é o Desfile das Delegações na Cerimônia de Abertura. Assim como nas Olimpíadas, o país-sede vem por último, mas, nos Jogos da Commonwealth, é o país-sede da edição anterior quem abre o desfile; os demais vêm em ordem alfabética de acordo com seus nomes em inglês. Uma tradição que existe desde 2002 é o David Dixon Award, um troféu dado ao atleta que mais se destacou naquela edição dos Jogos; os atletas são indicados por suas próprias CGAs, e o vencedor é escolhido por um painel formado pelo Presidente da CGF e um representante de cada uma das seis regiões da Comunidade de Nações (Américas, África, Ásia, Europa, Oceania e Caribe). O troféu leva o nome de um ex-secretário da CGF considerado fundamental para o sucesso dos Jogos da Commonwealth, e não necessariamente premia o atleta mais vitorioso - em 2002 a vencedora foi a nadadora sul-africana Natalie du Toit, que é amputada de uma perna mas compete junto aos atletas sem deficiências, e em 2018 foi o levantador de peso neozelandês David Liti, que auxiliou no atendimento a seu principal oponente, o samoano Lauititi Lui, que sofreu uma lesão no joelho enquanto competia.

A origem dos Jogos da Commonwealth remonta a 1891, antes mesmo da primeira edição das Olimpíadas, e ao diplomata John Astley Cooper, que escreveu uma carta para o jornal The Times, na qual sugeria um festival que aconteceria a cada quatro anos e que contaria com exposições culturais e competições esportivas reunindo todos os membros do Império Britânico. Comitês chamados John Astley Cooper Committees seriam formados na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul para promover essa ideia, e, segundo os britânicos, o Barão Pierre de Coubertin se inspiraria na carta de Cooper para criar as Olimpíadas. A ideia jamais iria para a frente, porém, e acabaria esquecida por vinte anos, até que, em 1911, por ocasião da coroação do Rei George V, entusiasta da ideia de Cooper, seria realizado, em Londres, o Festival do Império, que contaria com exposições culturais e com um torneio esportivo no qual atletas do Reino Unido, África do Sul, Canadá e Australásia (uma delegação conjunta de Austrália e Nova Zelândia) competiriam em provas de atletismo, natação, luta livre e boxe. O evento seria considerado um fracasso do ponto de vista esportivo, devido a seu baixíssimo nível técnico, e acabaria não sendo repetido.

Mais 17 anos se passariam até que o jornalista Melville Marks Robinson, que também era chefe da delegação canadense de atletismo para as Olimpíadas de 1928, em Amsterdã, Holanda, notasse que os atletas das colônias britânicas não podiam competir nas Olimpíadas, pois não tinham um país para representar. Ele conseguiria convencer os organizadores a aceitar a inscrição de Phil Edwards, nascido na Guiana Inglesa, para competir pela equipe canadense, e, depois disso, se reuniria com chefes de equipe do Reino Unido, Austrália e África do Sul para discutir a possibilidade de ser realizada uma "Olimpíada do Império Britânico", na qual os atletas nascidos nas colônias pudessem competir representando-as. As reuniões dariam frutos, e a primeira edição desse evento seria marcada para dali a dois anos, na cidade de Hamilton, Canadá.

Com o nome de Jogos do Império Britânico, a primeira edição dos Jogos da Commonwealth aconteceria entre 16 e 23 de agosto de 1930 em Hamilton, e contaria com a participação de cerca de 400 atletas de 11 delegações - incluindo Edwards, que pôde competir representando a Guiana Inglesa - competindo em 59 provas de 7 esportes: atletismo, boxe, lawn bowls, luta livre, natação, saltos ornamentais e remo. A primeira medalha da história dos Jogos da Commonwealth foi conquistada por um canadense, Gordon Smallcombe, ouro no salto triplo. As mulheres puderam competir, mas se inscreveriam apenas nas competições de natação e saltos ornamentais, o que levaria os organizadores a cancelar as provas femininas previstas para os outros esportes. As competições de luta livre seriam as menos procuradas, e, em cinco das sete categorias, havia apenas dois lutadores, um canadense e um inglês; mesmo assim, os eventos não foram cancelados, e o Canadá ganhou todas as medalhas de ouro. Também merece ser citada a equipe escocesa, bronze nos lawn bowls, que contava com um canadense, chamado Tom Chambers; um dos jogadores da Escócia, curiosamente chamado John Kennedy, faleceu devido a um mal súbito dias antes da competição, e os demais times aceitaram que Chambers o substituísse para que a Escócia não precisasse desistir da competição, já que trazer um substituto da Europa levaria vários meses.

No quadro de medalhas, a Inglaterra viria em primeiro, seguida do Canadá anfitrião e da África do Sul; Nova Zelândia e Austrália fechariam o Top 5. Uma curiosidade foi a participação de Terra Nova, que atualmente é parte do Canadá (mais especificamente de uma província chamada Newfoundland e Labrador), mas que na época era uma colônia independente; Terra Nova foi uma das duas únicas delegações a não conquistar nenhuma medalha, a lado de Bermuda, que enviou apenas um atleta, David Belvin, que ficou em quinto na segunda bateria da prova das 100 jardas do atletismo. Outra curiosidade foi a participação da Irlanda, que na época já não era parte do Reino Unido, mas enviou uma delegação que representava toda a ilha, ao invés de duas separadas ou apenas a Irlanda do Norte, e ganhou uma medalha de prata no lançamento do martelo com Bill Britton, nascido em Mullinahone, hoje localizada na República da Irlanda.

Os I Jogos do Império Britânico foram considerados um grande sucesso, a CGF seria fundada em 1932, e os II Jogos do Império Britânico seriam marcados para 1934, dessa vez em Londres, capital da Inglaterra, do Reino Unido e do Império. Originalmente, a cidade escolhida para sediar o evento seria Joanesburgo, na África do Sul, mas incidentes ocorridos no final de 1933 levariam a um temor por parte de várias equipes de que os atletas negros e asiáticos pudessem ser maltratados ou prejudicados pelos árbitros e torcedores sul-africanos, o que acabou levando à mudança de sede no início de 1934. A segunda edição dos Jogos da Commmonwealth seria a única com a participação da República da Irlanda, que na época se chamava Estado Livre Irlandês, e a primeira com a participação da Irlanda do Norte; também seria a primeira com a participação de Hong Kong, e a última com a participação de Terra Nova.

A segunda edição ocorreria entre 4 e 11 de agosto de 1934, e contaria com cerca de 500 atletas de 17 delegações, que competiriam em 68 provas de 7 esportes - a única diferença em relação ao programa da edição anterior seria a substituição do remo pelo ciclismo, que, curiosamente, sequer seria disputado em Londres, mas em Manchester. As mulheres competiram pela primeira vez no atletismo, que teve provas curiosas como o revezamento 110-220-110 jardas, disputado por equipes de três atletas cada, cada um correndo uma dessas três distâncias, para um total de 440 jardas. A Inglaterra ficaria mais uma vez com o topo do quadro de medalhas, seguida por Canadá, Austrália, África do Sul e Escócia; 12 das 17 delegações ganhariam pelo menos uma medalha.

Os III Jogos do Império Britânico ocorreriam entre 5 e 12 de fevereiro de 1938 em Sydney, Austrália, que foi escolhida porque nessa data também ocorreria o aniversário de 150 anos da cidade. Participariam 464 atletas de 15 delegações, a diminuição em relação à edição anterior ocorrendo devido à dificuldade para se viajar até a Austrália. O programa contaria com 71 provas de 8 esportes, com a volta do remo. O maior destaque dessa edição seria a australiana Decima Norman, do atletismo, que ganharia nada menos que cinco medalhas de ouro, nas 100 jardas, 220 jardas, revezamento 110-220-110 jardas, revezamento 220-110-220-110 jardas, e salto em distância; curiosamente, as provas do atletismo ocorreriam não em um estádio próprio, mas em uma pista improvisada construída no Sydney Cricket Ground. A Austrália anfitriã ficaria com o topo do quadro de medalhas, seguida por Inglaterra, Canadá, África do Sul e Nova Zelândia.

A princípio, a quarta edição dos Jogos da Commonwealth deveriam acontecer em 1942, em Montreal, no Canadá, e a quinta em 1946, em Cardiff, País de Gales. Com a Segunda Guerra Mundial, entretanto, ambas essas edições acabariam canceladas, e a seguinte somente ocorreria em 1950. Tanto Montreal quanto Cardiff alegariam não ter condições de sediar o evento, e parecia que os Jogos teriam de ser adiados, quando Sir Bernard Freyberg, o governador-geral da Nova Zelândia, ofereceu que eles fossem realizados na cidade de Auckland, o que fez com que, pela primeira vez, duas edições seguidas do evento ocorressem no mesmo continente. A CGF temeu que poucos atletas e torcedores decidissem bancar a longa viagem até a Nova Zelândia poucos anos após uma Guerra Mundial, mas o evento seria um grande sucesso, com público superior às três edições anteriores.

Os IV Jogos do Império Britânico ocorreriam em Auckland entre 4 e 11 de fevereiro de 1950, e contariam com a presença de 590 atletas de 12 delegações, competindo em 87 provas de 11 esportes, as novidades sendo esgrima, levantamento de peso e polo aquático, que teve apenas dois times, Austrália e Nova Zelândia, que disputaram três partidas entre si, todas as três vencidas pela Austrália. O remo seria disputado no Lago Kakapiro, a 160 km de Auckland, mas os organizadores conseguiriam a proeza de disponibilizar um trem especialmente para levar e trazer os atletas, árbitros e torcedores a cada dia de competição. A Austrália ficaria mais uma vez no topo do quadro de medalhas, com a Inglaterra em segundo, e a anfitriã Nova Zelândia em terceiro; Canadá e África do Sul fechariam o Top 5.

Após os Jogos de 1950, ficaria acertado que Canadá e País de Gales teriam direito a sediar as duas próximas edições, já que tiveram de abrir mão de seus direitos por causa da Guerra; o Canadá, entretanto, decidiria mudar a sede, de Montreal para Vancouver. Em 1952, a CGF também decidiria mudar o nome do evento: como muitas das antigas colônias estavam se tornando independentes, e a Comunidade de Nações, fundada em 1926, ganhava cada vez mais membros, não fazia sentido chamar os Jogos exclusivamente de "do Império Britânico"; a partir de 1954, portanto, eles seriam os Jogos do Império Britânico e da Commonwealth. A numeração, porém, seria mantida; assim, os V Jogos do Império Britânico e da Commonwealth ocorreriam entre 30 de julho e 7 de agosto em Vancouver, com a participação de 662 atletas de 24 delegações - o dobro da edição anterior - que competiram em 91 provas de 10 esportes - os mesmos da edição anterior, menos o polo aquático, que jamais voltaria ao programa. No quadro de medalhas, a Inglaterra ficaria no topo, seguida da Austrália e da África do Sul; o Canadá seria o primeiro anfitrião a ficar fora do Top 3, vindo em quarto, e a Nova Zelândia fecharia o Top 5.

A maior atração desses jogos seria a prova da milha, do atletismo, disputada em um Empire Stadium lotado; nela estariam presentes os únicos dois homens que já haviam corrido uma milha (1.609 m) em menos de quatro minutos, o inglês Roger Bannister e o australiano John Landy. Landy liderou até a última volta, quando Bannister o ultrapassou e venceu a prova com o tempo de 3:58.8; como Landy fez 3:59.6, essa seria a primeira vez na história em que dois corredores fariam menos de quatro minutos em uma mesma prova. Para completar a proeza, a edição de 1954 dos Jogos da Commonwealth foi a primeira a ter provas transmitidas ao vivo pela TV para vários países, com inclusive os ingleses podendo torcer por Bannister e vê-lo ganhar a medalha de ouro mesmo estando a meio mundo de distância. Essa prova seria considerada tão sensacional que ganharia o apelido de The Miracle Mile, e uma estátua representando a ultrapassagem de Bannister sobre Landy seria erigida do lado de fora do estádio, onde está até hoje.

No geral, todo o atletismo da edição de 1954 seria sensacional, com recordes sendo quebrados em todas as provas exceto cinco; um desses recordes foi de Emmanuel Ifeajuna, da Nigéria, o primeiro negro africano a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos da Commonwealth. Um dos momentos mais tristes e emocionantes da história dos Jogos da Commonwealth aconteceria na maratona, quando o inglês Jim Peters, então recordista mundial da prova, entraria no Empire Stadium com uma vantagem de 17 minutos sobre o segundo colocado, o escocês Joe McGhee, e de 10 minutos sobre seu próprio recorde mundial. A poucos metros da linha de chegada, porém, Peters sofreria um colapso, e não conseguiria terminar a prova nem se arrastando, ficando a vitória com McGhee. Peters decidiria encerrar a carreira ali mesmo, aos 36 anos, e declararia em entrevistas ter achado que ia morrer no estádio. Em 1967, ele receberia uma medalha de ouro especial das mãos do Duque de Edimburgo, e só morreria em 1999, aos 80 anos.

Os VI Jogos da Comunidade Britânica e da Commonwealth aconteceriam em Cardiff, País de Gales, entre 18 e 26 de julho de 1958, e seriam os primeiros a contar com a presença de mais de mil atletas, no caso 1122, representando 35 delegações em 94 provas de 10 esportes, os mesmos da edição anterior. Essa seria a primeira edição a contar com esportes de demonstração, a equitação e o polo a cavalo, que tiveram torneios mas não valeram medalhas. Como foi dito, essa também foi a primeira edição com o Revezamento do Bastão da Rainha, uma ideia do chefe da delegação galesa, Bernard Baldwin, que, dois anos antes, já tinha realizado um revezamento semelhante, mas apenas dentro do País de Gales, para comemorar o centenário do hino nacional galês, com uma partitura do hino dentro do bastão. Essa também foi a primeira edição dos Jogos da Commonwealth a ser marcada por um protesto, no caso contra a delegação da África do Sul, integralmente composta por atletas brancos; devido à política do apartheid, a África do Sul seria suspensa da Comunidade de Nações e impedida de participar dos Jogos da Commonwealth em 1961, somente retornando em 1994. A Inglaterra ficaria mais uma vez no topo do quadro de medalhas, seguida da Austrália, da controversa África do Sul, e então Escócia e Nova Zelândia; o País de Gales seria o primeiro anfitrião a terminar fora do Top 10, na 11a posição. Todas as medalhas galesas foram conquistadas por homens, e mais da metade delas veio do boxe, incluindo seu único ouro, o de Howard Winstone no peso-palha.

Os Jogos da Commonwealth voltariam à Austrália com a realização dos VII Jogos da Comunidade Britânica e da Commonwealth, entre 22 de novembro e 1 de dezembro de 1962, em Perth. Essa seria a primeira cidade-sede a construir instalações especificamente para os Jogos da Commonwealth, no caso o Beatty Park, um complexo de piscinas onde foram disputados a natação e os saltos ornamentais, e o Estádio Perry Lakes, sede do atletismo e das cerimônias de abertura e encerramento, que em março de 2009 foi demolido para dar lugar a um conjunto de apartamentos. Participariam do evento 863 atletas de 35 delegações, competindo em 104 provas de 10 esportes, os mesmos da edição anterior. A Austrália ficaria com o topo do quadro de medalhas, seguida da Inglaterra e da Nova Zelândia; um surpreendente Paquistão em quarto e o Canadá fechariam o Top 5.

Em 1966, os Jogos da Commonwealth sairiam pela primeira vez do eixo Canadá - Reino Unido - Australásia, com a realização dos VIII Jogos da Comunidade Britânica e da Commonwealth em Kingston, capital da Jamaica, entre 4 e 13 de agosto, com a participação de 1316 atletas de 34 delegações competindo em 110 provas de 10 esportes - mas dessa vez o programa teria novidades, com a saída dos lawn bowls e do remo e a estreia do tiro esportivo e do badminton. Pela primeira vez uma edição dos Jogos da Commonwealth teve três cidades candidatas a sede, e Kingston seria eleita em uma reunião da CGF que ocorreu em Roma, durante os Jogos Olímpicos de 1960, vencendo Edimburgo, na Escócia, e Salisbury, capital da Rodésia. Essa seria a última edição na qual as provas do atletismo e da natação usariam unidades imperiais (100 jardas, uma milha etc.), com a CGF decidindo adotar o padrão internacional de provas com distâncias no sistema métrico a partir de 1970; aliás, em 1966 o atletismo teria a estreia do decatlo, do qual já faziam parte provas com distâncias no sistema métrico. O topo do quadro de medalhas ficaria com a Inglaterra, seguida da Austrália, do Canadá, e então Nova Zelândia em quarto e um empate entre Gana e Trinidad e Tobago na quinta posição. A Jamaica, que terminaria na 16a posição, seria o primeiro país-sede a não ganhar nenhuma medalha de ouro, terminando com apenas 4 pratas e 8 bronzes.

A cidade escocesa de Edimburgo perderia a chance de sediar os Jogos da Commonwealth de 1966, mas derrotaria Christchurch, na Nova Zelândia, pelo direito de sediar os de 1970, quando o evento completaria seu quadragésimo aniversário e mudaria de nome de novo, passando a se chamar Jogos da Comunidade Britânica, mantendo a numeração. Os IX Jogos da Comunidade Britânica ocorreriam em Edimburgo entre 16 e 25 de julho de 1970, e contariam com a participação de 1744 atletas de 42 delegações disputando 121 provas de 10 esportes - o tiro esportivo sairia, mas os lawn bowls voltariam. O topo do quadro de medalhas ficaria com a Austrália, com a Inglaterra em segundo, o Canadá em terceiro, a Escócia anfitriã em quarto e o Quênia fechando o Top 5.

A neozelandesa Christchurch seria escolhida sede da edição seguinte, derrotando a australiana Melbourne. Os X Jogos da Comunidade Britânica seriam realizados entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro de 1974, com a participação de 1276 atletas de 38 delegações competindo em 121 provas de 10 esportes - a esgrima sairia, mas o tiro esportivo voltaria. Repetindo o que ocorreu da última vez em que os Jogos da Commonwealth foram realizados na Nova Zelândia, o público foi surpreendente, mais uma vez batendo o recorde em relação a todas as edições anteriores. Um dos principais destaques dessa edição seria o QEII Park (de Queen Elizabeth II), um gigantesco parque construído especialmente para os Jogos, que, além de uma ampla área de lazer, contava com um estádio de atletismo, onde também foram realizadas as cerimônias de abertura e encerramento, um parque aquático coberto, onde seriam disputados a natação e os saltos ornamentais, e um estádio de críquete, que não foi usado durante os Jogos, mas ficou de legado para o time local. O complexo seria utilizado para diversos esportes, incluindo triatlo e rugby, até ser irreparavelmente destruído durante o terremoto que atingiu Christchurch em 2011. No local, atualmente, funcionam duas escolas. No quadro de medalhas, a Austrália voltaria a ficar em primeiro, seguida da Inglaterra e do Canadá; a Nova Zelândia viria em quarto, e o Quênia mais uma vez ficaria em quinto.

Os Jogos da Commonwealth de 1974 seriam o primeiro grande evento esportivo internacional realizado após o atentado terrorista contra os atletas israelenses nas Olimpíadas de 1972, em Munique, na Alemanha. Embora Israel não participe dos Jogos da Commonwealth, a segurança foi uma grande preocupação dos organizadores, o que levou a áreas restritas nos locais de competição, pelas quais só podiam transitar pessoas e veículos credenciados, um conceito hoje comum, mas que foi usado pela primeira vez nesse evento. O logotipo dessa edição, que consistia das letras N e Z (de Nova Zelândia) formadas pelos números 7 e 4, espelhadas e nas cores da bandeira britânica, criado por Colin Simons e escolhido através de um concurso, se tornaria um dos mais famosos dos Jogos da Commonwealth, e seria "homenageado" em vários dos logotipos seguintes. Essa também seria a primeira edição dos Jogos da Commonwealth a ser transmitida a cores pela televisão, embora, devido a limitações técnicas da NZBC, o canal de TV responsável pela cobertura do evento, apenas as provas do atletismo, natação e boxe tenham sido filmadas em cores. A companhia de cinema governamental neozelandesa National Film Unit também produziria um documentário totalmente em cores sobre essa edição, chamado Games '74, exibido nos cinemas da Nova Zelândia e hoje disponível em DVD.

Em 1978, os Jogos da Commonwealth finalmente ganhariam o nome que têm até hoje, mantendo a numeração, com os XI Jogos da Commonwealth sendo realizados em Edmonton, Canadá, que derrotou Leeds, Inglaterra, pelo direito de sediar o evento, que ocorreu entre 3 e 12 de agosto, reunindo 1475 atletas de 47 delegações, que competiram em 128 provas de 11 esportes, com a estreia da ginástica artística. O programa contaria ainda com um esporte de demonstração, o lacrosse, que teria apenas um jogo, entre Canadá e Austrália. O logotipo dessa edição imitaria a folha da bandeira canadense, com as cores e o padrão da bandeira britânica. Quase todas as instalações seriam construídas especialmente para os Jogos, inclusive o moderníssimo Commonwealth Stadium, usado para o atletismo e as cerimônias de abertura e encerramento, e que depois dos jogos passou a ser o estádio do time de futebol canadense Edmonton Eskimos - hoje chamado Edmonton Elks. Essa seria a primeira edição na qual a própria Rainha Elizabeth II declararia abertos os Jogos da Commonwealth, mas não a primeira na qual ela estaria presente, já que ela também havia comparecido à cerimônia de abertura da edição de 1970. Também seria a primeira edição a ter um mascote, o urso Keyano, palavra que significa "fraternidade" no idioma cree, do povo nativo original da região de Edmonton. No quadro de medalhas, o Canadá ficaria no topo pela primeira, e até hoje única, vez, seguido por Inglaterra e Austrália; o Quênia subiria para quarto, e a Nova Zelândia fecharia o Top 5.

Os Jogos da Commonwealth em Edmonton ocorreriam apenas dois anos após as Olimpíadas de 1976, realizadas também no Canadá, mas em Montreal. Entretanto, enquanto os Jogos da Commonwealth foram um gigantesco sucesso, tanto do ponto de vista financeiro quanto do esportivo, os Jogos Olímpicos foram um desastre para o Canadá, que não conseguiu terminar todas as obras a tempo, se tornou o primeiro (e até hoje único) país-sede de uma Olimpíada a não conseguir nenhuma medalha de ouro em casa, e ainda ficou com uma dívida bilionária que quase impossibilitou a realização dos Jogos da Commonwealth. Esse "fracasso olímpico" também acabaria respingando na CGF: desde 1960, quando Kingston foi escolhida a sede de 1966, a CGF escolheria a sede dos Jogos da Commonwealth que ocorreriam seis anos depois em uma reunião realizada durante as Olimpíadas. Em 1976, portanto, seria escolhida a sede dos Jogos da Commonwealth de 1982, para a qual havia nada menos que quatro candidatas, um recorde até então: Lagos, na Nigéria, que era a favorita; Brisbane, na Austrália; Kuala Lumpur, na Malásia; e Birmingham, na Inglaterra. A Nigéria faria um boicote às Olimpíadas de 1976 e aos Jogos da Commonwealth de 1978, usando como pretexto o fato de a Nova Zelândia não ter sido punida por viajar até a África do Sul, que estava suspensa de todas as competições esportivas por causa do apartheid, para disputar uma partida de rugby, o que fez com que a candidatura de Lagos fosse retirada; após o ocorrido nas Olimpíadas, as outras três candidatas também se retirariam, e quase que os Jogos da Commonwealth de 1982 ficariam sem sede. Foi preciso a CGA australiana convencer a prefeitura de Brisbane a voltar atrás em sua decisão, para que a cidade fosse candidata única e escolhida por aclamação.

Os XII Jogos da Commonwealth ocorreriam em Brisbane entre 30 de setembro e 9 de outubro de 1982, e contariam com a participação de 1583 atletas de 46 delegações competindo em 141 eventos de 11 esportes, com a ginástica artística sendo substituída pelo tiro com arco. O programa também contaria com dois esportes de demonstração, o futebol australiano, que teve uma partida disputada entre dois times locais, e o tênis de mesa, que teve um torneio que não valia medalhas. A medalhista de ouro da prova feminina do tiro com arco, a neozelandesa Neroli Fairhall, era paraplégica, e se tornaria a primeira para-atleta a ganhar uma medalha nos Jogos da Commonwealth. No quadro de medalhas, a Austrália viria em primeiro, seguida por Inglaterra, Canadá, Escócia e Nova Zelândia.


A principal instalação esportiva dos Jogos da Commonwealth de 1982, o Queen Elizabeth II Jubilee Sports Centre, seria construída em 1975 e batizado em homenagem ao Jubileu de Prata (25 anos de reinado) da Rainha Elizabeth II, que ocorreria em 1977. Em 1982 ele sediaria o atletismo e as cerimônias de abertura e encerramento, e em 1993 seria renomeado para ANZ Stadium e se tornaria um estádio de rugby; atualmente ele está sendo reformado, e será o Estádio Olímpico dos Jogos de 2032, que ocorrerão em Brisbane. A Rainha Elizabeth II esteve presente à cerimônia de abertura, realizada num dia ensolarado, mas de ventos tão fortes que uma apresentação de paraquedistas teve de ser cancelada, e à de encerramento, ao fim da qual deu uma volta no estádio em seu Rolls Royce, e acabou cercada por atletas que "não queriam que os Jogos acabassem", e tentaram impedi-la de ir embora, numa cena que se tornou uma das mais famosas da história dos Jogos da Commonwealth. O mascote seria uma canguru chamada Matilda, que esteve presente na forma de um boneco gigante que piscava o olho para o público e para a Rainha nas cerimônias de abertura e encerramento; após o evento, Matilda se tornou parte integrante de um parque aquático de Brisbane. Mas nem tudo foi alegria nessa edição: a estreia das Ilhas Falkland, com apenas três atletas, quatro meses após o fim da Guerra das Malvinas, foi vista como uma provocação pela Argentina, que registrou uma reclamação formal contra o Reino Unido na ONU, e aborígenes australianos decidiriam aproveitar a atenção internacional dada ao evento para protestar contra o governo australiano, que desrespeitava seus direitos pessoais e políticos; esses protestos dariam início a negociações com o governo, e são hoje considerados um marco na luta pelos direitos dos aborígenes.

O fracasso do Canadá nas Olimpíadas de 1976 também faria com que absolutamente nenhuma cidade se candidatasse a sede dos Jogos da Commonwealth de 1986, o que levaria a CGF a conversar com as sedes anteriores, para ver se alguma se interessaria em sediá-los pela segunda vez. Com isso, os XIII Jogos da Commonwealth seriam realizados em Edimburgo, na Escócia, que já havia sido sede em 1970 e se tornaria a primeira cidade a sediar duas edições do evento. Essa edição ocorreria entre 24 de julho e 2 de agosto de 1986, e contaria com a presença de 1660 atletas de 27 delegações, que competiriam em 161 provas de 12 esportes, com o nado sincronizado fazendo sua estreia, o tiro com arco saindo e o remo voltando. O mascote seria um cachorro da raça scottish terrier, chamado Mac. Infelizmente para a Escócia, que também acabaria com uma dívida gigantesca, os Jogos da Commonwealth de 1986 seriam um fracasso de público, e marcados por um boicote de nada menos que 32 delegações, todas da África, Ásia e Caribe, em protesto contra a postura segundo eles branda do governo da primeira-ministra Margaret Thatcher em relação ao governo sul-africano do apartheid; além disso, pela primeira vez vários atletas seriam excluídos sob a alegação de falso amadorismo, ou seja, de receberem dinheiro para praticar seus esportes, o que na época era proibido pela CGF, com a exclusão gerando muitos protestos por parte das CGAs e a maioria dos excluídos sendo "perdoado" e podendo competir na edição seguinte. No atletismo, vale citar o ouro nos 100 m do canadense Ben Johnson, que dois anos depois seria flagrado no exame anti-doping durante as Olimpíadas, e o bicampeonato na maratona do australiano Rob de Castella, que já havia vencido a prova em 1982. No quadro de medalhas, a Inglaterra seria a primeira, seguida por Canadá, Austrália, Nova Zelândia e País de Gales; a Escócia viria logo depois, em sexto.

Em 1990 teríamos mais uma cidade recebendo os Jogos da Commonwealth pela segunda vez: Auckland, na Nova Zelândia, que derrotaria Nova Délhi, capital da Índia, por apenas um voto, após a desistência de Perth, Austrália. Os XIV Jogos da Commonwealth ocorreriam entre 24 de janeiro e 3 de fevereiro de 1990, seriam parte das comemorações pelos 150 anos da Nova Zelândia, e contariam com 2074 atletas de 55 delegações, competindo em 213 provas de 13 esportes - remo e luta livre seriam substituídos por ginástica artística e judô, e a ginástica rítmica estrearia; além disso, finalmente o atletismo teria uma maratona feminina, vencida pela australiana Lisa Martin. O programa também contaria com dois esportes de demonstração, triatlo e netbol, esse último um esporte exclusivamente feminino. O mascote dessa edição seria um kiwi chamado Goldie. A cerimônia de abertura seria considerada uma das mais belas da história do evento, mostrando as tradições maori e encenando a chegada dos europeus e a mescla das duas culturas. No quadro de medalhas, a Austrália viria na frente, seguida por Inglaterra, Canadá, Nova Zelândia e Índia.

Em 1994 os Jogos da Commonwealth retornariam ao Canadá, dessa vez para a cidade de Victoria, que derrotaria Nova Délhi, capital da Índia e candidata pela segunda vez seguida, e Cardiff, capital do País de Gales e sede em 1958. Os XV Jogos da Commonwealth ocorreriam em Victoria entre 18 e 28 de agosto de 1994, e contariam com a presença de 2557 atletas de 63 delegações, que competiriam em 216 provas de 13 esportes, com o judô saindo e a luta livre voltando. Fariam parte do programa duas provas de 100 m S9 (uma masculina e uma feminina) da natação paralímpica, duas provas masculinas para cadeirantes (800 m e maratona) do atletismo paralímpico, e duas provas (individual masculina e feminina) dos lawn bowls para cegos, mas as medalhas dessas seis provas não seriam contadas para o quadro, com esses três esportes sendo considerados esportes de demonstração. Essa edição veria a última participação de Hong Kong, que não voltaria a competir após ser transferido do Reino Unido para a China em 1997, e a primeira participação desde 1958 da África do Sul, já livre do apartheid. O mascote dessa edição seria uma baleia orca chamada Klee Wyck, nome que significa "aquele que ri" no idioma ucluelet, do povo nativo original da região de Victoria. A Austrália viria demolidora, ganhando mais que o dobro de ouros do Canadá anfitrião, que ficaria na segunda posição do quadro de medalhas; Inglaterra, Nigéria e Quênia fechariam um surpreendente Top 5.

A edição de 1994 ganharia o apelido de "os últimos Jogos da Commonwealth originais": na década de 1990, o esporte começaria a se profissionalizar no mundo inteiro, e até mesmo as Olimpíadas passariam a aceitar a participação de atletas profissionais, a partir de 1992; não querendo ficar para trás, e vendo que a participação de profissionais resultava em bons contratos de transmissão pela TV, a CGF determinaria que, a partir de 1998, os Jogos da Commonwealth também estariam abertos à sua participação. Além disso, ela mudaria um conceito fundamental do programa: se vocês repararem, exceto pelo polo aquático em 1950, o programa dos Jogos da Commonwealth nunca tinha tido aqueles que chamamos no Brasil de esportes coletivos (e que em inglês são conhecidos como team sports). A razão era que, diferentemente de outros torneios multiesportivos, como as Olimpíadas, os Jogos da Commonwealth não tinham torneios classificatórios; a CGF simplesmente estipulava um limite para atletas de uma mesma CGA em cada prova (até 1966 era quatro por prova, a partir de 1970 passaram a ser três por prova) e cada CGA inscrevia seus atletas, com a CGF selecionando os melhores de acordo com seu desempenho em outros torneios, sempre garantindo pelo menos um atleta por prova de cada CGA que os indicasse. Fazer isso com os esportes coletivos, porém, era impossível: mesmo que se estipulasse um limite de uma seleção por CGA, realizar uma competição de atletismo com 60 atletas é uma coisa, um torneio de rugby com 60 seleções é algo bem diferente, e deixar CGAs de fora por seu desempenho era algo que não ocorria em nenhum esporte dos Jogos da Commonwealth. Ainda assim, de olho no dinheiro que a transmissão televisiva dos esportes coletivos poderia gerar, a CGF determinaria a inclusão de quatro esportes coletivos bem britânicos (rugby, críquete, hóquei e netbol) no programa de 1998, e incumbiria suas seis regionais de realizar torneios classificatórios para indicar os participantes. Seria, aliás, em 1995 que a CGF publicaria a primeira versão de sua já citada lista de esportes habilitados a fazer parte do programa dos Jogos da Commonwealth, que, em sua primeira versão, contaria com 10 esportes obrigatórios, 10 opcionais, e permitia a inclusão de até quatro esportes de demonstração, à escolha do comitê organizador - com essa última parte sendo revista e removida já em 2000.

A primeira edição dos "novos Jogos da Commonwealth" seria também a primeira edição do evento realizada na Ásia, mais especificamente em Kuala Lumpur, capital da Malásia, que derrotaria a australiana Adelaide. Essa também seria a primeira edição realizada em um país no qual o monarca do Reino Unido não era o Chefe de Estado (a Malásia também é uma monarquia constitucional, com seu próprio monarca além de seu próprio primeiro-ministro) e a primeira realizada em um país no qual o idioma oficial não era o inglês (embora o inglês seja bastante falado, o único idioma oficial da Malásia é o malaio). Apesar de Kuala Lumpur ser a única sede citada, duas cidades próximas também receberiam competições, com o tiro sendo disputado em Kedah, e o levantamento de peso, boxe, rugby sevens, críquete e o ciclismo de estrada sendo disputados em Selangor. O mascote seria um orangotango chamado Wira, e, no quadro de medalhas, a Austrália mais uma vez ficaria bem à frente, seguida da Inglaterra e do Canadá; a Malásia, na até então melhor participação de sua história, viria em quarto, e a África do Sul fecharia o Top 5.

Os XVI Jogos da Commonwealth seriam realizados em Kuala Lumpur entre 11 e 21 de setembro de 1998, e contariam com um recorde de 3638 aletas de 69 delegações, que competiram em 214 provas de 18 esportes - a luta livre sairia de novo, mas estreariam boliche, críquete, hóquei, netbol, rugby sevens e squash. Aproveitando a deixa da CGF, os organizadores também incluiriam quatro esportes de demonstração: pencak silat, sepak takraw, silambam e wushu; como três deles eram artes marciais, o número de "provas de demonstração" e de atletas participantes foi enorme, o que desagradou a CGF e a levou a proibir esportes de demonstração já a partir da edição de 2002. Os maiores destaques dessa edição seriam o australiano Ian Thorpe, quatro medalhas de ouro na natação, e a canadense Erika Leigh Stirton, que ganharia cinco das seis medalhas de ouro da ginástica rítmica - ficaria faltando a da apresentação em grupo, na qual o Canadá ficaria com a prata e, para delírio da torcida, a Malásia ganharia o ouro. A edição de 1998 dos Jogos da Commonwealth é até hoje a recordista de público, e a final do rugby sevens, na qual a Nova Zelândia derrotou Fiji e conquistou sua centésima medalha de ouro na história do evento, é a maior audiência televisiva da história do evento, o que mostra que a decisão da CGF de incluir esportes coletivos foi acertada.

Em 2002, a Rainha Elizabeth II comemoraria seu Jubileu de Ouro (50 anos de reinado), e, para isso, a CGF planejava que a edição dos Jogos da Commonwealth daquele ano fosse realizada na Inglaterra. Três cidades fizeram uma pré-candidatura, Shefield, Londres e Manchester, mas Sheffield logo desistiria, e a CGF acabaria escolhendo Manchester, sob o argumento de que a realização do evento seria fundamental para o desenvolvimento da cidade. De fato, Manchester parecia estar longe de seus dias de glória desde um atentado do IRA em 1996, que levaria à degradação da cidade, ao aumento da criminalidade e a um êxodo da população jovem para outras metrópoles; a injeção de ânimo e de obras dos Jogos da Commonwealth ajudaria a revitalizar a cidade como um todo, com vários bairros passando por processos de reurbanização, muitas oportunidades de emprego levando a um rápido crescimento econômico, e até mesmo as instalações construídas para o evento contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da cidade - o principal estádio construído, batizado como City of Manchester Stadium, onde foram realizadas as provas do atletismo e do rugby sevens e as cerimônias de abertura e encerramento, seria depois doado ao clube de futebol Manchester City, que viria a se tornar uma das principais forças do futebol europeu nos anos seguintes. O Manchester Velodrome, construído em 1994, seria totalmente revitalizado, se tornando um dos mais modernos da Europa, o que contribuiria para o sucesso da equipe de ciclismo britânica nas competições seguintes, especialmente nas Olimpíadas. Toda a área leste da cidade, praticamente um parque industrial abandonado, seria revitalizada e contaria com a construção do Manchester Aquatics Centre, único do Reino Unido com duas piscinas de 50 m, do Northern Regional Tennis Centre e do National Squash Centre. Em suma, os Jogos da Commonwealth de 2002 seriam os primeiros a deixar um legado fora do campo esportivo, algo que tentaria ser imitado pelas sedes seguintes.

Os XVII Jogos da Commonwealth seriam realizados em Manchester entre 25 de julho e 4 de agosto de 2002, contando com a participação de 3863 atletas de 72 delegações, na primeira vez em que todos os membros da CGF enviariam atletas. O programa contaria com 281 provas de 23 esportes, e seria aumentado com a inclusão do atletismo paralímpico, natação paralímpica, powerlifting paralímpico, tênis de mesa, tênis de mesa paralímpico e triatlo - além disso, o críquete, o boliche e a ginástica rítmica sairiam, mas o judô e a luta livre retornariam. O bastão do Revezamento seria eletrônico, contando com um dispositivo que permitia que luzes de LED pulsassem no ritmo da pulsação de quem o estava carregando, e, ao chegar no estádio, transmitisse para os alto-falantes uma mensagem gravada da Rainha Elizabeth II, ao invés de ter de ser aberto para que a mensagem fosse lida de um papel. A própria Rainha declararia abertos os Jogos, que fariam parte das comemorações do Jubileu. O mascote seria um gato, chamado Kit. Paralelamente ao evento, seria realizado um festival cultural com exposições de arte, exibições de filmes e leitura de trechos de obras de vários países da Comunidade de Nações, chamado Culture Shock, e um festival de música com apresentações ao vivo gratuitas chamado Festival Live. No quadro de medalhas, a Austrália viria novamente em primeiro, com a Inglaterra anfitriã em segundo, o Canadá em terceiro, e Índia e Nova Zelândia fechando o Top 5. No fim, o grande sucesso dos Jogos da Commonwealth em Manchester motivaria Londres a se candidatar a sede das Olimpíadas de 2012, que também acabaria realizando com grande sucesso.

Os XVIII Jogos da Commnwealth seriam realizados entre 15 e 26 de março de 2006 em Melbourne, Austrália, que seria candidata única após Wellington, capital da Nova Zelândia, desistir da disputa por motivos financeiros. Participariam 4071 atletas de 71 delegações, com mais uma vez todos os membros da CGF sendo representados, já que o Zimbábue havia saído da Comunidade de Nações em 2005. O programa contaria com 245 provas de 23 esportes - judô e luta livre sairiam, a ginástica rítmica voltaria, e estrearia o basquete. A principal instalação dessa edição seria o famoso Melburne Cricket Ground, que seria totalmente reformado para receber as cerimônias de abertura e encerramento e as provas do atletismo. A mascote seria uma cacatua chamada Karak. Essa edição ficaria marcada pelo "desaparecimento" de vários atletas africanos que saíram da Vila dos Jogos para competir e jamais voltaram, incluindo 14 atletas de Serra Leoa, dois terços de toda a delegação daquele país; o mais provável é que eles tenham conseguido fugir para Sydney para viver como imigrantes ilegais ao invés de retornar para a África. Essa edição seria a primeira na qual o Bastão da Rainha passaria por todos os membros da CGF participantes do evento, o que se tornaria uma tradição nas seguintes. A Austrália se manteria no topo do quadro de medalhas pela quinta vez seguida, com a Inglaterra mais uma vez em segundo e o Canadá novamente em terceiro; o resto do Top 5 teria Índia e África do Sul.

Em 2010, os Jogos da Commonwealth seriam finalmente realizados na Índia, o país da Comunidade de Nações com a maior população, quando Nova Délhi, que se candidatou pela terceira vez, venceria Hamilton, Canadá, ao prometer pagar uma ajuda de custo de 100 mil dólares norte-americanos para cada membro da CGF que enviasse uma delegação. A escolha seria muito criticada, principalmente devido à lentidão nas obras, a maioria delas sob suspeita de corrupção, o que levaria a um temor de que as instalações não ficariam prontas à tempo. Felizmente, todas as 5 novas instalações e as 15 já existentes que seriam reformadas ficariam prontas com meses de antecedência; as duas principais seriam o Estádio Jawaharlal Neru, onde foram realizadas as provas do atletismo, lawn bowls e levantamento de peso, além das cerimônias de abertura e encerramento, e o Complexo Esportivo Indira Ghandi, que contava com o maior estádio coberto da Índia, sede das competições de ginástica, um velódromo, e uma arena para a luta olímpica. Apesar de tudo ter ficado pronto a tempo, essa seria a edição mais cara dos Jogos da Commonwealth, com o investimento do governo indiano sendo estimado em mais de 9 bilhões de dólares - e isso sem contar a tal ajuda de custo.

Essa também seria a primeira edição dos Jogos da Commonwealth a ser realizada em uma república, e a segunda a usar um "bastão tecnológico" no Revezamento - o de Nova Délhi contava com câmera e microfone para registrar imagens e sons dos locais por onde passava, GPS para que sua posição fosse sempre conhecida, luzes de LED que assumiam as cores da bandeira da nação ou território por onde ele estava passando, e uma tela de LCD onde eram mostradas mensagens que podiam ser enviadas para quem estava carregando o bastão através de um serviço de SMS. A mensagem da Rainha levada pelo Bastão seria gravada a laser em uma folha de ouro. O mascote seria Shera, um tigre. A cerimônia de abertura, considerada uma das mais belas da história dos Jogos da Commonwealth, seria dividida em seis seguimentos, cada um deles dedicado a uma das raças e culturas da Índia; já a cerimônia de encerramento contaria com alguns dos mais famosos cantores dos filmes de Bollywood, como Kailash Kher, Sukhwinder Singh, Shubha Mudgal, Sunidhi Chauhan e Usha Uthup. O então presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, estaria presente, e declararia que o sucesso do evento era um forte argumento caso a Índia decidisse candidatar alguma de suas cidades a sede de uma Olimpíada - o que ainda não aconteceu.

Os XIX Jogos da Commonwealth ocorreriam em Nova Délhi entre 3 e 14 de outubro de 2010, e contariam com a presença de 4352 atletas de 71 delegações, que competiriam em 272 provas de 25 esportes - basquete e triatlo sairiam, mas a luta livre e o tiro com arco retornariam, e a luta greco-romana e o tênis fariam suas estreias. Muita gente dava como certa a volta do críquete, que é o esporte mais popular da Índia, mas o comitê organizador não queria um torneio de ODI, e o T20, que ainda era uma novidade, não agradava à federação indiana, então, sem acordo, ele acabou ficando de fora. Algumas fontes citam que o kabaddi foi esporte de demonstração, mas na verdade o que ocorreu foi um torneio de kabaddi paralelo aos Jogos da Commonwealth, de forma semelhante ao torneio de wushu que ocorreu em paralelo às Olimpíadas de 2008. Os Jogos veriam um grande sucesso da Índia anfitriã, que até 1998 ganhava umas cinco ou seis medalhas de ouro a cada edição, mas em 2002 e 2006 já havia ficado em quarto lugar no quadro de medalhas, e em 2010 seria nada menos que a segunda, com 38 medalhas de ouro, ficando atrás apenas da Austrália, que alcançaria o topo pela sexta vez seguida; a Inglaterra viria em terceiro, o Canadá seria quarto, e haveria um empate entre Quênia e África do Sul na quinta posição.

Os XX Jogos da Commonwealth seriam disputados entre 23 de julho e 3 de agosto de 2014 em Glasgow, Escócia, que venceria Abuja, capital da Nigéria. Curiosamente, apesar de a maioria dos locais de competição realmente serem em Glasgow, como o Celtic Park, estádio de futebol do time Celtic, que foi usado para as cerimônias de abertura e encerramento, o Hampden Park, principal estádio de futebol da Escócia, usado para o atletismo, o Tollcross International Swimming Centre, usado para a natação, e o SECC Centre, sede do boxe, judô, luta livre, netbol, levantamento de peso e ginástica, dois dos esportes seriam disputados em Edimburgo, nas mesmas instalações usadas para os Jogos da Commonwealth de 1986: o tiro esportivo, em Barry Buddon, e os saltos ornamentais, na Royal Commonwealth Pool. O triatlo também seria disputado em outra cidade, no Strathclyde Country Park, em Motherwell. Participariam dessa edição 4947 atletas de 71 delegações, competindo em 261 provas de 24 esportes - nado sincronizado, luta greco-romana, tiro com arco, tênis de mesa paralímpico e tênis deixariam o programa, mas judô e tritalo voltariam, e estreariam o paraciclismo e os lawn bowls para cegos. O mascote Clyde seria baseado em uma flor muito comum em Glasgow, conhecida em português como cardo, e levaria o nome do rio que corta a cidade. No quadro de medalhas, a Inglaterra ficaria em primeiro e interromperia a sequência da Austrália, que viria em segundo; o Canadá seria o terceiro, e a Escócia anfitriã viria em quarto, com a Índia fechando o Top 5.

Em 2018 a Austrália se tornaria o país que mais sediou edições dos Jogos da Commonwealth, com 5 (Canadá tem 4, Escócia e Nova Zelândia 3, Inglaterra 2 mas mais um a caminho), com os XXI Jogos da Commonwealth sendo disputados entre 4 e 15 de abril na cidade australiana de Gold Coast, que venceu Hambantota, no Sri Lanka, pelo direito a sediar o evento. Participariam 4426 atletas de 71 delegações, competindo em 275 provas de 27 esportes - voltariam o basquete e o tênis de mesa paralímpico, estreariam o vôlei de praia e o paratriatlo, e sairia o judô. Com a inclusão do torneio feminino de rugby sevens, único esporte que ainda era exclusivamente masculino, pela primeira vez todos os esportes do programa tiveram participação feminina; os Jogos da Commonwealth de 2018 também seriam o primeiro torneio esportivo da história a ter um igual número de provas para homens e mulheres (das 275 provas, 133 eram masculinas, 133 eram femininas, e 9 eram mistas). Apesar de a maioria das instalações ficarem em Gold Coast, como o Carrara Stadium, usado no atletismo e nas cerimônias de abertura e encerramento, o Carrara Sports and Leisure Centre, no badminton, powerlifting, levantamento de peso e luta livre, e o Gold Coast Aquatic Centre, usado na natação, alguns esportes seriam disputados em cidades próximas: o ciclismo e paraciclismo seriam disputados em Brisbane, o tiro esportivo em Belmont, e a primeira fase do basquete em Townsville. O Bastão da Rainha seria feito de plástico recolhido das praias de Gold Coast e reciclado, e teria o maior revezamento da história, percorrendo 230 mil km em 388 dias, 100 deles dentro da Austrália. O mascote seria o coala Borobi, palavra que significa "coala" no idioma yugambeh, do povo nativo original da região de Gold Coast. Assim como havia acontecido em 2006, vários atletas "fugiriam" para tentar viver ilegalmente na Austrália; 13 deles, de quatro países africanos, jamais foram encontrados, e 230 tentaram pedir asilo ou refúgio de forma legal, com 217 tendo seus pedidos rejeitados pelo governo australiano. No quadro de medalhas, a Austrália voltaria a ficar em primeiro, seguida da Inglatera e da Índia; Canadá e Nova Zelândia completariam o Top 5.

Os XXII Jogos da Commonwealth estão previstos para acontecer daqui a pouco, entre 28 de julho e 8 de agosto, em Birmingham, na Inglaterra. Originalmente, eles seriam em Durban, na África do Sul, que foi candidata única após Edmonton, no Canadá, desistir de sua candidatura em 2015, mas infelizmente não seria dessa vez que teríamos a primeira edição dos Jogos da Commonwealth na África, já que, em 2017, um ano após ser confirmada como sede, Durban também desistiria, alegando dificuldades financeiras. Um novo processo seletivo seria aberto, e inicialmente quatro cidades da Inglaterra se interessariam: Londres, Manchester, Liverpool e Birmingham. Birmingham seria a única que enviaria a documentação necessária antes do fim do prazo estabelecido pela CGF, e, candidata única, seria confirmada como sede em 21 de dezembro de 2017, se tornando a cidade que menos tempo teria para se preparar para os Jogos.

Todas as obras das instalações já foram concluídas; apesar de Birmingham ser a sede oficial, as provas se espalharão por toda a região conhecida como West Midlands, acontecendo também em Staffordshire, Coventry, Solihull, Smethwick, Sutton Coldfield, Leamington Spa, Warwick e Wolverhampton - além disso, como nenhuma dessas cidades possui velódromo, e aparentemente não quiseram construir um, as provas de pista do ciclismo e do paraciclismo serão em Londres, no Lee Valley VeloPark, que abrigou as provas do ciclismo nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2012. O mascote é o touro Perry, criado por uma menina de 10 anos em um concurso. Estão classificados 5054 atletas, mas, até agora, apenas 48 dos membros da CGF confirmaram presença, embora seja esperado que todos os 72 participem. O programa conta com 283 provas, sendo que, pela primeira vez, o número de provas femininas (136) vai ser maior que o de provas masculinas (134; as outras 13 são mistas). O número de esportes previsto é de 29 - sairiam o basquete e o tiro esportivo, entrariam o basquete 3x3 e o basquete 3x3 em cadeira de rodas, e retornariam o judô e o críquete, que terá um torneio exclusivamente feminino, disputado na modalidade T20. A ausência do tiro esportivo, que fazia parte do programa desde 1974, causaria muita controvérsia, e um acordo chegaria a ser feito para que provas do tiro esportivo e tiro com arco fossem disputadas em fevereiro de 2022 em Chandigarh, na Índia, contando como eventos oficiais dos XXII Jogos da Commonwealth, inclusive com suas medalhas contando para o quadro de medalhas do evento; em julho de 2021, porém, as provas de Chandigarh seriam canceladas devido à pandemia.

Os XXIII Jogos da Commonwealth também já têm sede - aliás, cinco sedes: Melbourne, Geelong, Bendigo, Ballarat e Gippsland, que adotarão um sistema parecido com o de Birmigham e suas vizinhas esse ano. Mas, ao invés de fazer como a Inglaterra e considerar Melbourne como sede, o governo australiano decidiria inovar e determinar que a sede é Victoria, o nome do estado australiano onde essas cinco cidades estão localizadas; isso levou a uma situação curiosa, já que a cidade de Victoria, no Canadá, sediou os Jogos da Commonwealth de 1994 - a partir de agora, toda lista dos Jogos da Commonwealth terá de especificar que em 1994 o evento foi em Victoria, Canadá, e em 2026 será em Victoria, Austrália. A seleção de sede para 2026 foi complicadíssima, com absolutamente nenhuma cidade se candidatando antes do prazo final, em 2019, e as negociações com potenciais candidatas tardias sendo extremamente prejudicadas por causa da pandemia, o que fez com que Victoria fosse anunciada apenas no início dessa semana.

Para 2026, a CGF está estudando uma mudança no programa: somente atletismo, atletismo paralímpico, natação e natação paralímpica passariam a ser obrigatórios, com os outros 46 esportes atualmente presentes nas listas dos obrigatórios, opcionais e reconhecidos passando a compor uma nova lista; cada sede teria obrigação de escolher no mínimo 13 esportes não-paralímpicos dessa lista para fazer parte do programa, com as versões paralímpicas entrando obrigatoriamente caso um que a tenha na lista seja escolhido (por exemplo, se ciclismo fizer parte do programa, paraciclismo terá de fazer também, mas, se tênis fizer, tênis em cadeira de rodas não precisa, já que não está na lista). Além disso, cada sede poderia acrescentar ao programa até 5 esportes que não fossem da lista, mas que fossem considerados populares em seu país ou região. Dizem que essa mudança será feita para cortar custos e atrair público.

Antes de terminar, vale falar sobre os curiosos Jogos da Commonwealth de Inverno, criados por T.D. Richardson, que foi atleta e jurado de patinação artística e secretário-geral da CGF na década de 1950. Ao todo, foram realizadas três edições do evento, em 1958, 1962 e 1966; por algum motivo que eu não consegui descobrir, todas as três em St. Moritz, na Suíça, sede das Olimpíadas de Inverno de 1928 e 1948, mesmo com a Suíça não fazendo parte da Comunidade de Nações nem sendo membro da CGF. Em todas as três edições somente dois esportes foram disputados, o esqui alpino e a patinação artística, e 12 delegações competiram, incluindo os improváveis Rodésia, Nigéria e Paquistão. Após o cancelamento, Richardson ainda tentou realizar uma quarta edição não-oficial e sem o envolvimento da CGF em 1970, também em St. Moritz, mas que foi um grande fracasso em termos de participação. Ele faleceria em 1971, aos 83 anos de idade, e a ideia seria abandonada até 2010, quando os organizadores dos Jogos da Commonwealth que ocorreriam em Nova Délhi sugeririam a realização de uma nova edição dos Jogos da Commonwealth de Inverno no mesmo ano, na cidade de Gulmarg, na Caxemira. Por várias razões, dentre elas o fato de ser na Caxemira, uma região bastante instável politicamente, a CGF recusou, e ninguém mais falou em Jogos da Commonwealth de Inverno desde então.

0 Comentários:

Postar um comentário