domingo, 27 de março de 2005

Escrito por em 27.3.05 com 0 comentários

Sentai (IV)

Hoje teremos mais um post sobre os Sentai, começando por um conhecido do público brasileiro. Ou pelo menos de parte dele.

Dai Sentai Goggle V
1982



Quem está na faixa dos vinte e tantos anos deve se lembrar do Grande Esquadrão Goggle V. O nome Goggle, em inglês, é utilizado para designar qualquer tipo de óculos de proteção, como os de mergulho, aqueles usados por quem faz trabalho de solda etc. No caso, é uma referência aos visores do capacete dos Goggle Five. E o V, cinco em romanos - pronunciado five, cinco em inglês - porque eles são cinco, evidentemente.

A história começa na Alemanha, onde o Dr. Hongo, fundador do Laboratório de Ciências do Futuro, localizado em um prédio de quarenta andares escondido debaixo de um campo de beisebol, descobre que a organização criminosa Deathdark retomou suas atividades, e decide impedi-los. Atacado pela Deathdark, ele consegue retornar ao Japão, onde utiliza o Computador do Laboratório para selecionar cinco jovens e equipá-los com as já tradicionais armas e armaduras que conferem poderes sobre-humanos. Juntos, os cinco jovens formam o Esquadrão Goggle V!

Selecionados de uma lista de mais de mil possibilidade, Googgle Red, Goggle Black, Goggle Blue, Goggle Yellow e Goggle Pink (a única mulher) possuem cada um uma arma personalizada - que, na verdade, são os aparelhos da ginástica rítmica (corda, maças, aro, bola e fita, respectivamente), além de várias técnicas especiais de ataque e um Goggle Sabre, uma arma multiuso. Os Goggle V foram o primeiro sentai a poder unir suas técnicas de ataque, criando uma nova técnica mais poderosa: para destruir os Monstros da Semana, eles uniam seus Goggle Sabres para criar o poderoso ataque Goggle Victory. Do meio da série em diante, quando os monstros se tornaram mais poderosos, eles passaram a utilizar a Goggle Golden Spear.

Os Goggle V contam com a ajuda do Dr. Hongo; de suas assistentes Sayuri e Midori; dos Comboys, cinco crianças - quatro meninos e uma menina - treinados para o uso mais eficiente possível do Computador; e de outras duas mil pessoas que trabalham no Laboratório. Como veículos, eles têm uma motocicleta e um jipe, além do Goggle Jet (jato, pilotado por Red), Goggle Tank (tanque, pilotado por Blue) e Goggle Dump (caminhão, pilotado por Yellow), que unidos formam o Gogglerobo.

Os vilões da vez são a organização criminosa Deathdark, que existe desde a descoberta do ferro (?) e tem como objetivo mergulhar o mundo no caos. O comandante da Deathdark é o Fuhrer Taboo, um olho gigante resultado da mais moderna engenharia genética existente. Taboo é auxiliado pelos cientistas Dra. Sazoria e Dr. Igaana, pela espiã Mazurka e pelo General Deathkiller, o comandante das tropas. No episódio 15, cansado da incompetência de seus subordinados, o Fuhrer Taboo ressucita o Marechal Deathmark, que se veste como um faraó e traz consigo duas guarda-costas, Bella e Beth, que possuem uma forma monstruosa e outra humana.

Os Monstros da Semana são chamados Mozoos, e são resultado da combinação de genes de animais da Terra e átomos metálicos. Os monstros gigantes, nesta série, tinham um conceito interessante: no início, após a morte do Mozoo, a Dra. Sazoria e o Dr. Igaana competiam para ver quem tinha construído o melhor robô gigante, e este robô é que lutava contra o Gogglerobo. A partir do capítulo 5, os robôs gigantes passaram a ser cópias idênticas do Mozoo, pilotados pelo próprio Mozoo, que recebia uma "energia extra" depois de morto.

Goggle V teve 50 episódios e um filme para o cinema. Os 50 episódios foram exibidos no Brasil pela Rede Bandeirantes, com o nome de Gigantes Guerreiros Goggle V, no início da década de 90.

Kagaku Sentai Dynaman
1983



Com 51 episódios, o Esquadrão Científico Dynaman (pronuncia-se "dainaman", pois este "Dyna" vem de dinamite, que em inglês é "dynamite", pronunciado "dainamaite") foi o primeiro Sentai a usar as roupas brilhantes "metálicas" (os anteriores tinham uniformes foscos), o primeiro a ter episódios de 20 minutos (até então, os episódios eram de 25 minutos), e também o primeiro a ter um personagem que não era herói nem vilão e incomodava os dois lados, Darkknight (que não tinha um uniforme igual ao dos Dynamen, essa idéia só viria em Sentai mais recentes). Curiosamente, a ideia original era fazer um Sentai cujo tema fosse o beisebol, por isso os uniformes são mais coladinhos e os capacetes têm uma espécie de viseira.

Tudo começa quando o Império Jashinka, uma raça subterrânea de répteis cuja hierarquia é determinada pelo número de rabos, invade a Terra. Cinco jovens estão presentes quando um dos monstros dos Jashinka está sequestrando pessoas, e ajudam a salvá-las, enfrentando o mostro. Impressionado com sua coragem e habilidade, o cientista Dr. Yumeno os recruta para receber armas e armaduras apropriadas para combater esta ameaça, tornando-se os Dynamen!

Dyna Red, Dyna Black, Dyna Blue, Dyna Yellow e Dyna Pink (a única mulher, como de praxe) receberam cada um uma Dyna Roupa, uma Dyna Arma (espadas duplas, bumerangues, frisbees, maças e florete, respectivamente) e um Dynarod, um bastão de múltiplos usos. Cada Dynarod dispara um tipo de raio personalizado (fogo, energia cósmica, água, eletricidade e música, respectivamente), e todos unidos disparam o Super Dynamite, utilizado para destruir os monstros. Os Dynamen ainda têm seu Dynarobo, formado pelos veículos Dyna Mach (nave pilotada por Red), Dyna Mobile (uma espécie de tanque que voa, pilotado por Black e Blue) e Dyna Garry (caminhão pilotado por Yellow e Pink).

O Império Jashinka é comandado pelo Imperador Aton, que tem nove rabos, e cujo maior sonho é conseguir o décimo. Abaixo dele vêm os Generais Kar e Zenobia (sete rabos cada), a Princesa Chimera (quatro rabos) e o Príncipe Megiddo (que tinha cinco rabos, mas Dyna Red cortou um). Os Monstros da Semana são os Evilutions, criados a partir de um "caldo primordial" evoluído à força em uma máquina. Do meio da série em diante, os Jashinka passam a utilizar monstros ciborgues, os Mechavolutions. Tanto os Evilutions quanto os Mechavolutions ficam gigantes imediatamente após serem destruídos, em um processo conhecido como Big Bang.

Dynaman foi exibido nos EUA em 1987 pelo canal à cabo USA (aquele que hoje se chama Universal), mas apenas os 6 primeiros episódios foram ao ar, e dublados em forma de paródia, com muito mais humor que o necessário - Dyna Mach, por exemplo, na dublagem se chama Dyna Head, já que forma a cabeça do Dynarobo.

Chodenshi Bioman
1984



Os Supereletrônicos Bioman (pronunciado "baioman") foram o primeiro Sentai a quebrar um tabu: eram duas mulheres ao invés de uma. Também foi o primeiro a trazer as famosas legendas com os nomes dos personagens quando eles aparecem pela primeira vez. Além disso, apostaram em uma fórmula que aparentemente não deu certo, pois jamais foi repetida em outro Sentai: os Monstros da Semana já eram gigantes desde o início, ou seja, não eram de tamanho humano e ficavam gigantes depois de mortos. Eram gigantes e pronto. Bioman teve 51 episódios e um filme para o cinema.

Há 500 anos, o Biorobo e seu ajudante Peebo vieram da Estrela Bio (por algum motivo, japoneses acham que Estrelas são habitadas...), que havia sido destruída. Prevendo que um dia sua ajuda fosse necessária, o Biorobo escolheu cinco humanos e lhes conferiu o poder das Biopartículas. Na época atual, o cientista Dr. Kageyama decide tentar dominar o mundo, transformando todos os seus habitantes em ciborgues (um tema recorrente, ao que parece). Para dar o exemplo, ele transforma a si mesmo em ciborgue, se autodenominando Doctor Man. Com a ameaça de Doctor Man pairando no ar, o Biorobo desperta, e através de Peebo contacta cinco jovens descendentes dos humanos afetados pelas Biopartículas, dando a eles armas e armaduras de última geração, e transformando-os nos Biomen!

Cada Bioman possui uma Bioarmadura e uma Bioespada, que tem três formas, espada, espada curta e pistola. As cinco Bioespadas unidas formam o ataque Super Electron. Cada Bioespada emana uma energia diferente, relacionada a seu portador. Os cinco Biomen são Red One (cuja espada emana fogo), Green Two (vento), Blue Three (eletricidade), Yellow Four (mulher, sua espada emana luz) e Pink Five (mulher, laser). No décimo episódio, Yellow Four é morta pelo Raio Bioassassino, uma arma que destrói qualquer coisa relacionada a biopartículas. Uma nova Yellow Four a substitui a partir do capítulo 11. O líder dos Biomen é o Biorobo, que pode se dividir em dois jatos, Biojet 1 (pilotado por Red e Pink) e Biojet 2 (pilotado pelos outros três). Aliás, o Biorobo foi o primeiro robô gigante de Sentai com personalidade própria.

Os vilões são o Império Gear, comandado por Doctor Man, auxiliado por três generais conhecidos como Big Three, o inteligente Mason, a ágil Farrah e o superforte Monster; e pela protegida de Farrah, a veloz Farrah Cat. Todos os integrantes do Império Gear são andróides ou ciborgues, inclusive os monstros. Existem cinco monstros de tamanho humano recorrentes, chamados Cyber Bios, que enfrentam os Biomen em vários capítulos. Quando um deles é derrotado e foge, o Império Gear envia um dos monstros gigantes, chamados Mecha Gigan, para enfrentar o Biorobo. Mas o melhor vilão de Bioman é Silva (sim, Silva!) o Biocaçador, especializado em caçar e destruir qualquer coisa que venha da Estrela Bio. Silva não é ligado ao Império Gear, possui seu próprio robô gigante, Balzion, e só é derrotado no último capítulo, em uma luta entre Balzion e o Biorobo.

Série Sentai

Goggle V
Dynaman
Bioman

0 Comentários:

Postar um comentário