domingo, 10 de novembro de 2019

Escrito por em 10.11.19 com 0 comentários

Big Bang: A Teoria

Hoje eu vou falar sobre uma das minhas séries de TV preferidas. Já várias vezes pensei em falar sobre ela, mas sempre acabei desistindo porque não quis escrever o post enquanto ela estava no ar. Esse ano ela infelizmente foi encerrada, mas o lado bom é que, agora, eu posso escrever. Hoje é dia de Big Bang: A Teoria no átomo!


Big Bang: A Teoria (em inglês, The Big Bang Theory, ou TBBT para simplificar) era originalmente centrado em três personagens. Dois deles eram o físico experimental Leonard Hofstadter (Johnny Galecki) e o físico teórico Sheldon Cooper (Jim Parsons), que dividiam um apartamento na cidade de Pasadena, Califórnia, e trabalhavam na Caltech, o Instituto de Tecnologia da Califórnia, uma universidade centrada em cursos de doutorado que trabalha com pesquisa nas áreas de ciências naturais e engenharia. Ambos são apaixonados por tudo o que costuma ser considerado nerd, como histórias em quadrinhos, RPG, videogames e filmes e séries de TV de fantasia e ficção científica; Sheldon possui inteligência muito acima da média, entrou para a faculdade com 11 anos, conseguiu seu primeiro PhD com 16, mas tem extrema dificuldade para lidar com convenções sociais, mantendo uma rígida rotina que beira o transtorno obsessivo-compulsivo, não compreendendo bem figuras de linguagem como sarcasmo, sempre estando disposto a fazer as coisas à sua própria maneira, e tendendo a tratar mal aqueles que acha que são menos inteligentes que ele (ou seja, todo mundo); já Leonard é mais centrado e pé no chão, mas não costuma se sair muito bem ao lidar com situações que exijam socialização, tem sérios problemas de relacionamento com sua família, especialmente sua mãe, e é intolerante a lactose - por outro lado, tem uma paciência infinita para lidar com Sheldon. A terceira protagonista era Penny (Kaley Cuoco), jovem do interior que se muda para o apartamento em frente ao de Leonard e Sheldon, e trabalha como garçonete enquanto tenta engrenar uma carreira de atriz. Penny é muito bonita, mas não muito brilhante, e tem excelentes habilidades sociais; ela logo faz amizade com a dupla, passando a conviver bem com seu mundo de ciência e nerdice. O responsável por trazer Penny para esse convívio é Leonard, que se apaixona por ela à primeira vista, e não poupa esforços para que ela se torne sua namorada. Completam o elenco principal da primeira temporada os dois melhores amigos de Leonard e Sheldon: Howard Wolowitz (Simon Helberg), judeu, engenheiro aeroespacial formado pelo MIT e que mora com a mãe (que nunca aparece, mas tem a voz de Carol Ann Susi), gosta de fazer truques de mágica e colecionar estatuetas de personagens da cultura pop, especialmente femininas; e Rajesh Koothrappali, apelido Raj (Kunal Nayyar), astrofísico indiano de família rica que recebe mesada do pai para se manter nos Estados Unidos (apesar de ganhar muito bem em seu trabalho), é metrossexual e mora com uma cachorrinha yorkshire chamada Cinnamon. Inicialmente, Raj é incapaz de falar com mulheres a não ser que esteja bêbado, e uma piada recorrente é a de que ele e Howard agem como se fossem um casal, mesmo sem nenhum dos dois ser gay.

TBBT foi uma criação dos Chuck Lorre e Bill Prady, que batizaram os dois principais personagens masculinos em homenagem a Sheldon Leonard, um famoso produtor, diretor e ator da TV norte-americana. Em 2005, Lorre e Prady produziriam um piloto que não seria aprovado por nenhum canal de TV, no qual, além de Sheldon e Leonard, havia duas protagonistas femininas, uma colega cientista dos dois, chamada Gilda, e uma mulher bonita chamada Katie, que tinha acabado de terminar com o namorado, e, como não tinha onde morar, foi convidada para morar com os dois rapazes, despertando a ira de Gilda. As plateias de teste reagiriam negativamente a Katie, mas achariam Sheldon e Leonard muito engraçados, de forma que, quando o piloto foi rejeitado, Lorre e Prady decidiriam tentar de novo mantendo os dois, mas refazendo as personagens femininas: Katie seria trocada por Penny, e Gilda por Leslie Winkle (Sara Gilbert), física que trabalha no mesmo laboratório que Leonard e ocasionalmente tem relações sexuais com ele, e que costuma tentar refutar as teorias de Sheldon. Leslie seria personagem recorrente na primeira temporada, seria promovida ao elenco fixo na segunda, mas, depois que o romance de Leonard e Penny engatasse, os roteiristas passariam a ter dificuldade para usá-la, o que faria com ela fizesse apenas participações especiais na terceira temporada e depois saísse da série, voltando apenas para uma participação especial no ducentésimo episódio.

No piloto original, o tema de abertura da série era She Blinded Me With Science, de Thomas Dolby. Enquanto preparavam o segundo piloto, Lorre e Prady foram a um show da banda Barenaked Ladies, e, por um acaso, o vocalista, Ed Robertson, tinha acabado de ler o livro Big Bang, de Simon Singh, sobre a origem do universo, e improvisou um rap sobre o tema no meio do show. No final, Lorre e Prady abordaram Robertson e o convidaram para escrever o tema da série. A princípio Robertson ficou relutante, pois já havia sido contratado para escrever vários temas de abertura que depois não seriam utilizados, mas, ao saber que os produtores não iriam entrar em contato com ninguém mais, aceitou. Contado a história do universo de forma resumida, do big bang aos dias atuais, a música - cujo nome oficial é Big Bang Theory Theme, apesar de ser identificada em algumas fontes como The History of Everything - seria um grande sucesso, e acabaria sendo lançada como single em outubro de 2007 e incluída na coletânea Hits From Yesterday & The Day Before, que trazia os maiores sucessos do Barenaked Ladies, lançada em 2011.

O primeiro episódio de TBBT estrearia em 24 de setembro de 2007, após a CBS comprar uma temporada de 13 episódios; a resposta do público aos primeiros episódios foi tão boa que o canal aumentaria a encomenda para 22, mas, por causa de uma greve de roteiristas, a primeira temporada terminaria com apenas 17, tendo, inclusive, que ser substituída entre dezembro de 2007 e março de 2008 por outra série, Welcome My Captain, pois apenas oito episódios ficariam prontos em 2007. Personagens recorrentes introduzidos na primeira temporada incluíam, além da mãe de Howard, a mãe de Sheldon, Mary (Laurie Metcalfe), e os pais de Raj (conhecidos apenas como Dr. e Dra. Koothrappali, interpretados por Brian George e Alice Amter). O ex-namorado de Penny, Kurt (Brian Patrick Wade), e o chefe do departamento de física da universidade, Eric Gablehouser (Mark Harelik), seriam recorrentes apenas na primeira e segunda temporadas. Outros personagens de destaque da primeira temporada são a irmã gêmea de Sheldon, Missy (Courtney Henggeler), e enfermeira Althea Robinson (Vernee Watson), única personagem além de Sheldon e Leonard a também estar presente no piloto original.

O sucesso da primeira temporada levaria à produção da segunda, que estrearia em 22 de setembro de 2008, com 23 episódios, e traria novos personagens que seguiriam até o final da série; o principal deles seria Stuart Bloom (Kevin Sussmann), o dono da loja de quadrinhos frequentada pelo grupo, que passaria para o elenco fixo na sexta temporada. Tímido, com sérios problemas de auto-estima, e sempre com problemas financeiros que o levam a ter uma saúde extremamente debilitada, Stuart tem um bom coração e luta para se tornar parte integrante do grupo, embora jamais seja visto como um igual - especialmente, lógico, por Sheldon, principalmente porque ele não é um cientista, e sim formado em belas artes, ainda que pela prestigiada Rhode Island School of Design. Outros personagens introduzidos na segunda temporada foram Barry Kripke (John Ross Bowie), cientista rival de Sheldon e Leonard, que aproveita todas as oportunidades possíveis para sujeitar a dupla ao ridículo, mas parece não perceber que tem rotacismo, trocando todas as letras R e L por W (por exemplo, pronunciando o próprio nome como "Bawy"); a mãe de Leonard, Beverly (Christine Baranski), psiquiatra dominadora que aproveita todas as oportunidades para analisar o filho, sendo a responsável pela maior parte de seus problemas de socialização; e Ramona Nowitzki (Riki Lindhome), estagiária apaixonada por Sheldon.

O sucesso da segunda temporada seria ainda maior que o da primeira, e motivaria a CBS a renovar a série para mais duas temporadas. Também seria na segunda temporada que TBBT receberia suas três primeiras indicações ao Emmy: Melhor Ator em Série de Comédia para Jim Parsons, Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia para Christine Baranski e Melhor Direção de Arte para uma Série com Múltiplas Câmeras. Infelizmente, a série não levaria nenhum dos prêmios.

A terceira temporada, de mais 23 episódios, que estrearia em 21 de setembro de 2009, seria um divisor de águas na série ao introduzir mais duas personagens femininas que seriam promovidas ao elenco fixo na quarta temporada: Bernadette Rostenkowski (Melissa Rauch) e Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik). Bernadette inicialmente trabalhava como garçonete junto com Penny para se formar em microbiologia, mas depois (no que muitos dizem ser um furo de roteiro) se tornou doutora em microbiologia, trabalhando para um grande laboratório farmacêutico; carinhosa e delicada, Bernadette tem pavio curto, e se torna extremamente violenta e vingativa quando está zangada. Ela e Howard acabam se apaixonando, formando mais um casal.

Já Amy é uma neurocientista que, a princípio, não está interessada em relacionamentos amorosos, mas cuja mãe obriga a ter encontros periódicos, que ela consegue através de um site de relacionamento; Leonard, Howard e Raj, para pregar uma peça, cadastram Sheldon no site e arrumam um encontro com Amy, mas os dois acabam se apaixonando (do jeito deles), o que transforma uma série sobre quatro amigos e uma moça em uma sobre três casais e um rapaz - o que, na opinião de muitos, "estragou a série", e aparentemente foi responsável por uma queda de audiência a partir da quarta temporada, embora a audiência de TBBT tenha se mantido uma das mais altas da TV norte-americana até o final da série. Inicialmente, Amy é uma contraparte feminina de Sheldon, mas, ao longo da série, passa a ser retratada como expansiva, animada e um tanto deslumbrada com uma nova vida que jamais sonhou ter, já que, antes de conhecer Sheldon, vivia praticamente de casa para o trabalho e vice-versa. Amy considera Penny sua melhor amiga, vê em Sheldon um namorado perfeito, e tem hobbies curiosos como tocar harpa e fazer colchas de retalhos. Uma grande curiosidade é que, para poder retratar com fidelidade as situações envolvendo ciência que surgiam nos episódios, os roteiristas tinham uma série de consultores, capitaneados por David Saltzberg, professor de física e astronomia na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), que revisava os roteiros e diálogos e criava as equações matemáticas presentes nos quadros usados pelos personagens; Bialik, além de atriz, é realmente uma neurocientista, e fazia parte dessa equipe antes de ser convidada a integrar a série.

A terceira temporada também traria dois personagens recorrentes que ficariam na série até o final: Zack Johnson (Brian Thomas Smith), um ex-namorado de Penny burro que nem uma porta, mas que gosta muito de Leonard e dá todo apoio ao namoro dos dois; e Wil Wheaton, o ator que interpretava Wesley Crusher em Jornada nas Estrelas: A Nova Geração. Nos créditos, Wheaton interpreta a si mesmo, mas, na verdade, pode-se dizer que ele interpreta uma versão fictícia de si mesmo, sendo o "inimigo mortal" de Sheldon desde que ele pegou um ônibus e viajou dez horas para ir a uma convenção na qual Wheaton, até então seu ídolo de infância, não apareceu nem justificou sua ausência; Wheaton se aproveita do fato de ser uma celebridade para humilhar Sheldon, que está sempre pensando em uma forma de humilhá-lo de volta.

A terceira temporada receberia cinco indicações ao Emmy, com Parsons ganhando o prêmio de Melhor Ator em Série de Comédia - as outras quatro seriam mais uma de Melhor Direção de Arte para uma Série com Múltiplas Câmeras, mais para para Baranski de Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia, uma de Melhor Maquiagem Não-Prostética para Série com Múltiplas Câmeras ou Especial, e uma de Melhor Direção Técnica, de Câmera ou de Vídeo para uma Série. Na terceira temporada, a série conseguiria seu maior prêmio, um Globo de Ouro de Melhor Ator em Série de TV Musical ou Comédia para Parsons - além de uma indicação para Melhor Série de TV Musical ou Comédia, perdido para Glee. Na quarta temporada, Parsons ainda ganharia mais um Emmy de Melhor Ator em Série de Comédia, com a série recebendo mais quatro indicações: Melhor Ator em Série de Comédia para Galecki, Melhor Direção de Arte para uma Série com Múltiplas Câmeras, Melhor Edição para uma Série de Comédia com Múltiplas Câmeras e Melhor Série de Comédia (perdido para Modern Family). A quarta temporada também seria indicada a um Globo de Ouro de Melhor Ator em Série de TV Musical ou Comédia, dessa vez para Galecki, que não ganhou.

A quarta temporada teria 24 episódios, e estrearia em 23 de setembro de 2010. Novos personagens que merecem destaque são o reitor da universidade, o Presidente Siebert (Joshua Malina), a quem Sheldon tem mania de ligar no meio da noite com alguma dúvida esquisita; o pai de Penny, Wyatt (Keith Carradine); a irmã bonitona de Raj, Priya (Aarti Mann); e Emily (Katie Leclerc), uma moça surda com quem Raj namora durante um mês. Ao final da quarta temporada, a CBS estava tão empolgada com a série que decidiu renovar para mais três de uma vez. A quinta, que estrearia em 22 de setembro de 2011, com mais 24 episódios, traria como personagem recorrente o pai de Bernadette, o policial aposentado Mike (Casey Sander), e seria indicada a mais dois Globos de Ouro, de Melhor Ator em Série de TV Musical ou Comédia para Parsons e de Melhor Série de TV Musical ou Comédia (perdido para Girls), e a mais cinco Emmys, de Melhor Série de Comédia (perdido mais uma vez para Modern Family), Melhor Ator em Série de Comédia para Parsons, Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia para Bialik, Melhor Edição para uma Série de Comédia com Múltiplas Câmeras e Melhor Direção Técnica, de Câmera ou de Vídeo para uma Série.

As indicações continuariam chegando na sexta temporada, de mais 24 episódios, que estreou em 27 de setembro de 2012, incluindo mais duas ao Globo de Ouro, mais uma vez de Melhor Ator em Série de TV Musical ou Comédia para Parsons e de Melhor Série de TV Musical ou Comédia (dessa vez perdido para Brooklyn Nine-Nine), e nada menos que oito Emmys, recorde de indicações e de conquistas, já que ganharia três: Melhor Ator em Série de Comédia (Parsons), Melhor Ator Convidado em Série de Comédia (Bob Newhart) e Melhor Direção Técnica, de Câmera ou de Vídeo para uma Série; as outras indicações seriam Melhor Série de Comédia (perdido de novo para Modern Family), Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia (Bialik), Melhor Cabeleireiro para Série com Múltiplas Câmeras ou Especial, Melhor Direção de Arte para uma Série com Múltiplas Câmeras e Melhor Edição para uma Série de Comédia com Múltiplas Câmeras.

A sexta temporada faria a primeira tentativa de arrumar uma namorada fixa também para Raj introduzindo Lucy (Kate Micucci), uma moça tímida com sérios problemas de ansiedade, com quem ele segue indo e voltando ao longo da sexta e sétima temporadas. A sexta também introduziria três personagens que seguiriam até o final da série: Janine Davis (Regina King), a responsável pelo setor de Recursos Humanos da universidade; Bert Kibbler (Brian Posehn), geólogo que trabalha na universidade, já foi apaixonado por Amy, e acaba se tornando amigo dos quatro rapazes; e Arthur Jeffries (Bob Newhart), ator que, quando Sheldon era criança, fazia o programa de TV Professor Próton, dedicado a mostrar que a ciência era uma coisa divertida (meio parecido com O Mundo de Beakman).

A sétima temporada, de mais 24 episódios, que estreou em 26 de setembro de 2013, traria uma nova namorada para Raj, Emily Sweeney (Laura Spencer), que não é a mesma Emily surda, e seria promovida ao elenco fixo na nona temporada. Dermatologista, Emily é apaixonada por tudo o que é macabro, tendo uma tatuagem da Sally, de O Estranho Mundo de Jack, e se dizendo apaixonada pela profissão porque "pode cortar as pessoas". Durante a nona temporada, os roteiristas decidiram que Raj era mais engraçado solteiro, e eles terminaram quando ele se apaixonou pela barista Claire (Alessandra Torresani) e tentou namorar as duas ao mesmo tempo. A sétima temporada seria indicada a sete Emmys, com Parsons ganhando mais um de Melhor Ator em Série de Comédia e a série ganhando um de Melhor Edição para uma Série de Comédia com Múltiplas Câmeras; os outros cinco seriam de Melhor Série de Comédia (perdido outra vez para Modern Family), Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia (Bialik), Melhor Ator Convidado em Série de Comédia (Newhart), Melhor Direção de Arte para um Programa Contemporâneo de Meia Hora ou Menos e Melhor Direção Técnica, de Câmera ou de Vídeo para uma Série.

Ao fim da sétima temporada, a série seria renovada mais uma vez para mais três; a oitava, que estrearia em 22 de setembro de 2014, com mais 24 episódios, teria mais seis indicações ao Emmy, ganhando apenas a de Melhor Edição para uma Série de Comédia com Múltiplas Câmeras, com as outras cinco sendo Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia (Bialik), Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia (Baranski), Melhor Fotografia para uma Série com Múltiplas Câmeras, Melhor Design de Produção para Narrativa de Meia Hora ou Menos e Melhor Direção Técnica, de Câmera ou de Vídeo para uma Série. A nona temporada, que estrearia em 21 de setembro de 2015, com mais 24 episódios, teria mais sete indicações, ganhando, mais uma vez, Melhor Edição para uma Série de Comédia com Múltiplas Câmeras, e perdendo Melhor Ator Convidado em Série de Comédia (Newhart), duas de Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia (Baranski e Metcalfe), Melhor Fotografia para uma Série com Múltiplas Câmeras, Melhor Design de Produção para Narrativa de Meia Hora ou Menos e Melhor Direção Técnica, de Câmera ou de Vídeo para uma Série. A nona temporada contaria com a participação do pai de Leonard, Alfred (Judd Hirsch), enquanto a décima conta com a da mãe de Penny, Susan (Katie Sagal).

A décima temporada, de mais 24 episódios, estrearia em 19 de setembro de 2016, e teria mais três indicações ao Emmy, todas técnicas, ganhando Melhor Edição para uma Série de Comédia com Múltiplas Câmeras pela quarta vez seguida; esse seria o último Emmy conquistado pela série, que também seria indicada nessa temporada por Melhor Design de Produção para Narrativa de Meia Hora ou Menos e Melhor Direção Técnica, de Câmera ou de Vídeo para uma Série. A décima temporada introduziria como personagem recorrente o Coronel Richard Williams (Dean Norris), contato do quatro rapazes com a aeronáutica quando eles são contratados para desenvolver um projeto para o governo. Ao final da décima temporada, a série seria renovada para mais duas.

A décima-primeira temporada introduziria Denise (Lauren Lapkus), que Stuart contrata para ajudá-lo na loja. Participações especiais incluem Ruchi (Swati Kapila), moça indiana que trabalha com Penny por quem Raj e Stuart se apaixonam, e os pais de Amy (Kathy Bates e Teller, da dupla Penn & Teller). A décima-primeira temporada teria mais 24 episódios, estrearia em 25 de setembro de 2017, e seria indicada a três Emmys: Melhor Direção para uma Série de Comédia, Melhor Edição para uma Série de Comédia com Múltiplas Câmeras e Melhor Direção Técnica, de Câmera ou de Vídeo para uma Série. A décima-segunda temporada, com mais 24 episódios, que estrearia em 24 de setembro de 2018, teria mais três indicações, para esses mesmos prêmios, e teria como novos personagens Anu (Rati Gupta), cujo pai trata com o pai de Raj um casamento arranjado entre os dois; Marissa (Lindsey Kraft), esposa de Zack; e Tam Nguyen (Ryan Phuong), amigo de infância de Sheldon que decide revê-lo após 20 anos; além dos Drs. Kevin Campbell (Kal Penn) e Greg Pemberton (Sean Astin), físicos que se tornam rivais de Sheldon e Amy.

Enquanto a décima-segunda temporada estava no ar, começariam as negociações para uma nova renovação. Parsons, porém, procuraria Lorre e diria não estar interessado em continuar interpretando Sheldon; após doze anos no mesmo papel, ele queria partir para novos projetos. Lorre não quis continuar a série sem Sheldon, e, durante uma reunião de roteiristas e elenco, anunciaria que a décima-segunda temporada seria a última. A CBS ainda tentou oferecer 50 milhões de dólares para que Parsons aceitasse renovar por mais duas temporadas, mas ele se mostrou irredutível, e Galecki também expressou seu desejo de que a série acabasse em alta, ao invés de seguir até a audiência começar a cair. Assim, após 279 episódios, em 16 de maio de 2019, TBBT chegaria ao fim.

Uma das principais características de TBBT foi que, como o tema principal da série era ciência, vários cientistas famosos fizeram participações especiais como eles mesmos, incluindo o astrofísico George Smoot, o físico teórico Brian Greene, o engenheiro Bill Nye e o físico Neil deGrasse Tyson. Uma das presenças mais constantes foi a do físico Stephen Hawking, que chegou a ficar amigo de Sheldon. O astronauta Michael Missimino também participaria de vários episódios, quando a série abordou uma história na qual Howard recebeu um convite para atuar como consultor na Estação Espacial Internacional.

Além da ciência, o outro tema da série era nerdice, então vários elementos da cultura pop eram abordados a cada episódio, em especial referências a Jornada nas Estrelas e a vários super-heróis. Além de Wil Wheaton, outros atores de Jornada nas Estrelas que fariam participações especiais em alguns episódios seriam William Shatner, George Takei, LeVarr Burton, Brent Spiner e Leonard Nimoy, este como a voz de um boneco do Sr. Spock de propriedade de Sheldon. Em vários episódios, Sheldon e Leonard conversavam em klingon, ou fariam referências a episódios da série. Os quatro amigos frequentemente também se reuniam para jogar videogames, RPG, jogos de tabuleiro ou para comprar quadrinhos. Sheldon quase sempre usava camisetas que faziam alusão a obras como Jornada nas Estrelas, Star Wars, Battlestar Galactica (Katee Sackhoff também faria uma participação especial em um episódio), Doctor Who, Firefly, O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Game of Thrones e super-heróis - principalmente os da DC, já que a editora pertence à Warner, que também distribuía a série nos Estados Unidos. Muitos atores, como Adam West (o Batman da série de TV dos anos 1960) e Mark Hamill (o Luke Skywalker de Star Wars) fariam participações especiais como eles mesmos; Stan Lee também faria uma participação especial em um dos episódios, no qual Sheldon tenta entrar em sua casa.

Algumas das piadas recorrentes da série são o fato de que o elevador do prédio onde Leonard, Sheldon e Penny moram está sempre quebrado, o que foi usado como recurso narrativo para que os personagens conversassem nas escadas toda vez que estivessem entrando ou saindo; a música soft kitty, que alguém sempre tem que cantar para Sheldon quando ele está doente, já que, segundo ele, era a música que sua mãe cantava em sua infância; e a relação de Howard com sua mãe, que jamais é vista e se comunica com ele e com seus amigos aos berros - além do que ela o trata como criança, e ele não faz esforço para que isso mude. Infelizmente, a atriz Carol Ann Susi, que fazia sua voz, faleceu em novembro de 2014, o que fez com que a mãe de Howard também tivesse que morrer na série.

0 Comentários:

Postar um comentário