domingo, 14 de abril de 2019

Escrito por em 14.4.19 com 0 comentários

Surfe

E hoje é dia de finalmente terminar de falar sobre todos os esportes que farão parte do programa das Olimpíadas de 2020. Hoje é dia de surfe no átomo!

Originalmente, o surfe não era um esporte, sendo praticado, na Polinésia, durante festivais religiosos. Em determinado momento, a faceta religiosa da prática seria deixada de lado, e os polinésios passariam a surfar como passatempo, a qualquer momento em que estivessem na praia. O primeiro contato registrado de não-polinésios com o surfe ocorreria em junho de 1767, quando um grupo de exploradores britânicos a bordo do HMS Dolphin chegou ao Taiti. Mais de 100 anos se passariam, porém, antes que o surfe saísse da Polinésia: somente em 1885, quando três estudantes havaianos da escola St. Mathew’s Hall, na cidade de San Mateo, Califórnia, Estados Unidos, chamados David Kawananakoa, Edward Keli'iahonui e Jonah Kalaniana'ole, decidiriam relaxar durante o fim de semana surfando na cidade vizinha de Santa Cruz, o ocidente seria formalmente apresentado ao surfe. As exibições do trio, porém, seriam vistas por poucas pessoas, e não seriam suficientes para incentivar os norte-americanos a praticar o surfe, com exceção de alguns salva-vidas - dentre eles um tal de George Freeth.

No início do século XX, o magnata californiano Henry E. Huntington viajou de férias para o Havaí, e lá viu alguns jovens surfando. Ao retornar aos Estados Unidos, ele decidiria contratar alguns surfistas para se exibir em Redondo Beach, cidade litorânea na qual ele havia construído hotéis e resorts, mas não estava tendo o retorno financeiro esperado. Dentre os contratados estava Freeth, que, em 1907, se exibiria em frente ao Hotel Redondo. Em sua primeira exibição, Freeth tentaria usar uma das pranchas mais populares dentre os havaianos na época, que era enorme, com quase 5 metros de comprimento. Como não conseguiu surfar apropriadamente, ele quebraria uma delas no meio, inventando a prancha que hoje é conhecida como longboard. As exibições de Freeth seriam um enorme sucesso, e muitas pessoas passariam a viajar para Redondo Beach e se hospedar no Hotel Redondo apenas para assisti-las. Como também inventaria a maioria das manobras que fazia sobre as ondas, Freeth passaria a ser considerado o inventor do surfe moderno.

Mesmo com todo o sucesso de Freeth, entretanto, o surfe continuaria sendo um fenômeno local durante muitos anos. Sua disseminação pelos Estados Unidos e pelo resto do planeta se deveria a um havaiano, chamado Duke Kahanamoku. Além de um exímio surfista, Kahanamoku era um astro da natação, competindo em alto nível e participando de três Olimpíadas, em 1912, em Estocolmo, 1920, em Antuérpia, e em 1924, em Paris, onde ganharia três medalhas de ouro (100 m livre em 1912 e 1920, revezamento 4 x 200 m livre em 1920) e duas de prata (revezamento 4 x 200 m livre em 1912, 100 m livre em 1924). Durante suas viagens para competir, Kahanamoku sempre surfava, o que ajudaria a popularizar o surfe no resto dos Estados Unidos, na Europa e na Austrália. Antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, já surgiriam os primeiros surfistas europeus e australianos.

Como ocorreu com quase todos os esportes, o surfe foi muito prejudicado pela Guerra, com o número de praticantes diminuindo severamente durante a década de 1940, e levando vários anos para crescer e se estabilizar novamente. O que ajudou no ressurgimento do esporte foi sua forte ligação com a cultura californiana: no início da década de 1960, o surfe, no imaginário popular, já estava muito mais ligado à Califórnia que à Polinésia, principalmente devido aos campeonatos que começavam a aparecer nas cidades litorâneas do estado norte-americano. Esses campeonatos atrairiam surfistas de várias nacionalidades, e, para evitar que o surfe se tornasse uma bagunça, em 1964 seria fundada, na cidade de San Diego, a Federação Internacional de Surfe, responsável por regular o surfe em todo o planeta e por organizar o mais importante campeonato do esporte, o Campeonato Mundial de Surfe, cuja primeira edição seria realizada ainda em 1964, tanto no masculino quanto no feminino.

Originalmente, o Mundial podia ser disputado apenas por surfistas amadores, ou seja, pessoas que tivessem um emprego qualquer e surfassem por hobby, não podendo receber dinheiro para surfar. Em 1973, porém, a ISF quase acabaria: com sérias dificuldades financeiras e muito atrito interno, ela se veria incapaz de organizar o Mundial, que correu o risco de ser cancelado. Para que isso não acontecesse, seu principal patrocinador, a vodca Smirnoff, decidiria assumir todos os custos de sua organização, renomeando-o para Smirnoff World Pro-Am Surfing Championships, e permitindo a participação de surfistas profissionais - ou seja, pessoas que não tinham outro emprego que não fosse surfar. Como a ISF não dava mostras de que conseguiria se reerguer, em 1976 um grupo desses surfistas profissionais, liderados por Fred Hemmings e Randy Rarick, que não estavam satisfeitos com a interferência da Smirnoff, decidiria fundar um novo órgão, chamado simplesmente Surfistas Profissionais Internacional (IPS).

Gerida pelos próprios surfistas, a IPS assumiria não somente a organização do Mundial, como também a regulação do surfe em todo o planeta, praticamente decretando o fim da ISF, que passaria os anos seguintes apenas organizando torneios amadores de pouca importância. As duas mais importantes modificações feitas pela IPS seriam a adoção do formato "mano a mano", usado até hoje, segundo o qual os surfistas entram na água de dois em dois, com o vencedor de cada embate avançando de fase (até 1976, todos os surfistas surfavam um por um, e o vencedor era o que recebesse as notas mais altas, o que era bem menos emocionante) e a transformação do Mundial em um circuito - ou seja, ao invés de apenas uma prova em um único local, uma série de provas em vários pontos do planeta, nas quais os surfistas iam recebendo pontos de acordo com suas colocações, e o campeão seria aquele que acumulasse mais pontos ao final da última. Esse sistema seria criado por dois surfistas, Peter Townend e Ian Cairns; originalmente, o Mundial de 1976 seria mais uma vez disputado em prova única, mas eles convenceriam Hemmings a conferir pontos para as 14 principais provas organizadas pela IPS naquele ano, criando, assim, o Ranking Mundial, usado até hoje - vale citar que, quando eles convenceram Hemmings a adotar a ideia, 9 das 14 provas já haviam sido disputadas, e, graças à atribuição retroativa dos pontos, Townend se tornou o primeiro campeão profissional de surfe da história.

Em 1980, para não morrer de vez, a ISF daria uma última cartada: mudaria seu nome para Associação Internacional de Surfe (ISA) e daria entrada em um pedido para ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como a "verdadeira" federação internacional de surfe - o que seria concretizado em 1982. Isso diminuiria muito o poder da IPS; aproveitando o momento de fraqueza, Cairns sairia da IPS e, em 1983, criaria um novo órgão, a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), convencendo os organizadores de todas as principais provas da IPS a acompanhá-lo. O "ataque conjunto" de ISA e ASP foi demais para a IPS, que encerraria suas atividades no final de 1984. A ASP segue muito bem, e, em 2014, mudou de nome para Liga Mundial de Surfe (WSL).

O cenário, atualmente, é o seguinte: a ISA é a federação internacional do surfe, reconhecida pelo COI e responsável por regular o surfe em todo o planeta. Atualmente, ela conta com 101 membros, dentre eles o Brasil; devido à sua importância histórica para o surfe, o Havaí é um membro em separado, o que significa que surfistas nascidos no Havaí competem pelo Havaí, e não pelos Estados Unidos - o que não será o caso nas Olimpíadas, já que, como o Havaí não tem comitê olímpico próprio, os havaianos vão ter de competir pelos EUA, assim como ingleses, galeses e escoceses competem em separado nas competições da ISA, mas competirão juntos pela Grã-Bretanha nas Olimpíadas. A ISA organiza um campeonato anual chamado World Surfing Games, disputado em uma única prova, mas esse não é o principal campeonato do surfe, esse posto cabendo ao Circuito Mundial de Surfe, organizado pela WSL. Não há animosidade entre os dois órgãos: devido a uma sacada de Cairns, que desde o início buscou "fazer amizade" com a cúpula da ISA, a WSL é reconhecida pela ISA como uma espécie de parceira, e tem total autonomia para organizar o Circuito Mundial, desde que ele seja disputado de acordo com as regras da ISA.

As regras do surfe são muito simples: cada surfista possui um tempo pré-determinado para surfar o maior número de ondas possível, e, enquanto surfa, apresentar manobras, que serão julgadas por um painel de jurados. O número de jurados depende da competição; no Circuito Mundial, são escolhidos sete jurados para cada etapa, e, a cada bateria, são escolhidos cinco desses sete, sempre usando uma fórmula que garante que nenhum grupo de cinco seja idêntico em duas baterias, e que cada jurado julgue pelo menos uma bateria. Cada jurado confere uma nota de 0 a 10 para cada onda, levando em conta todas as manobras que o surfista fez naquela onda, sendo que a menor e a maior são descartadas e a nota recebida pelo surfista por aquela onda é a média das outras três. Não existe um número máximo de ondas que um surfista pode surfar a cada bateria, e as notas de todas elas são somadas para se determinar sua nota naquela bateria; independentemente do número de ondas que ele surfar, porém, a nota máxima de um surfista em cada bateria é sempre 20.

A cada bateria, os surfistas entram na água em grupos que podem ser de dois, três, ou quatro surfistas cada, e o tempo é compartilhado por todos; para evitar que apenas um surfe sem dar oportunidade ao outro, existem as regras da prioridade e da interferência: basicamente, tem prioridade o surfista que está mais perto do local onde a onda está se formando, sendo que os demais podem surfar a mesma onda, desde que não o atrapalhem; se o surfista que tem a prioridade for atrapalhado, é declarada uma interferência, e o surfista que atrapalhou sofrerá uma penalidade em sua nota - e um surfista que cause duas interferências contra o mesmo adversário está automaticamente desclassificado.

Uma competição de surfe é composta de várias fases (no Circuito Mundial cada etapa tem quatro fases preliminares, então as quartas de final, semifinais e as finais) sendo cada fase dividida em baterias de igual número de surfistas (por exemplo, todas as baterias da primeira fase devem ter três surfistas, não podendo haver uma com dois nem com quatro). Normalmente, apenas o vencedor de cada bateria (aquele que obtiver a maior nota dentre os que estão disputando aquela bateria) avança, mas pode ocorrer de o torneio contar com uma repescagem, ou de se classificarem os dois primeiros em uma bateria com três ou quatro. Na final, disputada em uma única bateria, o surfista que obtiver a maior nota será o campeão.

O equipamento mais essencial para a prática do surfe é a prancha, que, ao contrário do que muitos pensam, não é reta como uma tábua de passar roupa, e sim levemente curvada para cima. Existem diversos modelos de pranchas, com diversos desenhos diferentes de nariz, cauda e da parte de baixo; na parte de baixo, próximo à cauda, há um determinado número de barbatanas, normalmente entre uma e cinco, que servem para dar maior estabilidade. A prancha também possui um cabo que a prende ao tornozelo do surfista, para que, caso ele caia, ela não se perca no oceano. Originalmente, todas as pranchas eram feitas de madeira, mas, embora ainda sejam fabricadas hoje algumas desse material, o normal é que elas sejam feitas de poliuretano. Uma prancha de surfe de competição tem entre 1,80 e 2,10 m de comprimento e entre 47 e 57 cm de largura em sua parte mais larga.

Sendo um esporte que depende de ondas, o surfe é normalmente praticado no mar, com a estrutura da competição sendo montada em uma praia. Embora seja bastante possível realizar uma competição de surfe, por exemplo, em um rio com ondas, isso sempre foi um entrave às pretensões da ISA de incluir o surfe nas Olimpíadas, já que nem todas as praias do mundo contam com ondas apropriadas para a prática do esporte, e não se poderia exigir que toda cidade candidata ficasse próxima a uma praia própria para o surfe. Pensando nisso, durante muitos anos surfistas profissionais e amadores, entusiastas do esporte, e até a própria ISA, tentaram desenvolver uma espécie de "piscina de surfe", para que o esporte pudesse ser disputado em qualquer lugar.

Piscinas com ondas não são uma novidade, tendo sido inventadas ainda no século XIX, mas uma piscina que produzisse ondas que pudessem ser surfadas sem prejudicar a segurança dos surfistas ou dos espectadores se mostrou um desafio, e levou anos até sair do papel. Atualmente, a ISA autoriza dois modelos de piscinas para a prática do surfe, as fabricadas pela Kelly Slater's Wave Co., de propriedade do surfista Kelly Slater, e as do NLand Surf Park, um parque aquático localizado em Austin, Texas. Ambas usam o mesmo sistema, com uma espécie de trenzinho que corre pela lateral da piscina gerando a onda. Devido à natureza dessa onda, as regras para o "surfe de piscina" têm de ser diferentes, com cada surfista entrando na piscina sozinho e tendo direito a surfar duas ondas, uma criada quando o trenzinho vai, outra quando ele volta.

O campeonato mais importante do surfe, como já foi dito, é o Circuito Mundial de Surfe, organizado pela WSL, disputado desde 1976 no masculino e 1977 no feminino, e que atualmente conta com 11 etapas no masculino e 10 no feminino: Gold Coast (Austrália), Bells Beach (Austrália), Bali (Indonésia), Margaret River (Austrália), Saquarema (Brasil), Jeffrey's Bay (África do Sul), Teahupo'o (Taiti, somente no masculino), Surf Ranch (Estados Unidos, etapa disputada em piscina), Seignosse (França), Peniche (Portugal) e Pipeline (Havaí). O maior campeão no masculino é o norte-americano Kelly Slater, com 11 títulos; no feminino, duas australianas, Layne Beachley e Stephanie Gilmore, dividem a honraria com sete títulos cada. O Brasil tem três títulos mundiais no masculino, dois com Gabriel Medina (2014 e 2018) e um com Adriano de Souza (2015). É interessante registrar que a a WSL considera como campeões mundiais não só os surfistas que obtiveram títulos no Circuito Mundial WSL/ASP, mas também no da IPS (entre 1976 e 1982, por isso se considera que o Circuito Mundial é disputado desde 1976), no Smirnoff World Pro-Am Surfing Championships (entre 1973 e 1975) e no Campeonato Mundial da ISF (entre 1964 e 1972).

O Circuito Mundial possui uma fórmula para determinar quais serão os surfistas que irão competir a cada temporada, e que conta com acesso e descenso: os resultados de cada surfista em cada etapa valem pontos para o Ranking Mundial, e, ao final da última prova, não somente o primeiro do ranking é coroado campeão, mas também os dez últimos do ranking são "rebaixados", e, no ano seguinte, terão de disputar a World Qualifying Series (WQS); em compensação, os dez primeiros do ranking da WQS são promovidos, e disputarão o Circuito Mundial do ano seguinte. Diferentemente do Circuito Mundial, o WQS não é uma série fechada de etapas, e sim um conjunto de provas com diferentes valores em pontos para o ranking - mais ou menos como ocorre com os torneios de tênis. O calendário do WQS de 2019, por exemplo, conta com 7 provas que valem 10.000 pontos cada para o campeão, 7 que valem 6.000 pontos cada, 15 provas que valem 3.000 cada, 17 que valem 1.500, e que 18 valem 1.000, para um total de 64 provas - sendo quatro delas no Brasil, em Fernando de Noronha, Ubatuba (ambas de 6.000 pontos), Maresias (3.000 pontos) e Itacaré (1.000 pontos). Via de regra, as etapas de menos pontos são destinadas aos iniciantes, e as de mais pontos aos mais experientes.

Desde 1980, a ISA também organiza seu próprio mundial, chamado World Surfing Games, mas, diferentemente do Circuito Mundial, ele é disputado em uma única etapa. Cada país pode classificar um máximo de três surfistas no masculino e três no feminino, e são conferidas medalhas para o masculino, para o feminino, e por equipes (somando os resultados de todos os surfistas de um mesmo país, no masculino e no feminino). Os World Surfing Games foram disputados a cada dois anos de 1980 a 2008, e anualmente desde então; curiosamente, a ISA também considera os campeões da ISF, entre 1964 e 1972, como campeões dos World Surfing Games. O Brasil possui dois títulos dos World Surfing Games no masculino, com Fábio Gouveia (1988) e Fábio Silva (2000), e três no feminino, com Alessandra Vieira (1994), Alcione Silva (1998) e Tita Tavares (2000), além de ter sediado o evento duas vezes, em 1994 em Saquarema, Rio de Janeiro, e em 2000 em Maracaipe, Pernambuco.

A ISA reconhece três modalidades do surfe. A principal, sobre a qual eu falei até agora, é conhecida apenas como surfe mesmo. As outras duas são o longboard e o big wave. Em ambas, as regras são as mesmas explicadas até agora: os surfistas vão para a água, em um tempo pré-determinado surfam a maior quantidade de ondas possível, recebem notas de acordo com suas manobras, e aquele que tiver a maior nota é o vencedor. A estrutura da competição do longboard também é idêntica à descrita até agora, com os surfistas entrando na água em baterias, e o vencedor de cada bateria avançando, até que só reste o campeão. Na verdade, a única diferença do longboard é a prancha, bem mais comprida que uma prancha tradicional (por isso seu nome, que, literalmente, significa "prancha comprida"): uma prancha de longboard tem entre 2,43 e 3,7 m de comprimento e entre 56 e 63,5 cm de largura na parte mais larga. O formato da longboard também é ligeiramente diferente de uma prancha tradicional, com um nariz mais arredondado e uma largura mais uniforme ao longo do corpo.

O longboard faz parte dos World Surfing Games no masculino desde 1988, e no feminino desde 2013. O Brasil tem cinco títulos, todos no masculino, com Alexandre Salazar (1998), Marcelo Freitas (2000, 2002, 2004) e Rodrigo Sphyer (2010). A WSL também organiza um Circuito Mundial de longboard, desde 1986 no masculino e 1999 no feminino; atualmente, ele conta com 10 etapas: Queensland (Austrália), Porto (Portugal), Saquarema (Brasil), Kingscliff (Austrália), Cottesloe (Austrália), Cornualha (Inglaterra), Galícia (Espanha), Long Beach (Estados Unidos), Maresias (Brasil) e Jinzun (Taiwan). O Brasil tem dois títulos no masculino, com Phil Rajzman (2007 e 2016). O maior campeão no masculino é o australiano Nat Young, com quatro títulos, e no feminino é a norte-americana Cori Schumacher, com três.

Já em uma competição de big wave, por questões de segurança, os surfistas entram na água um a um, surfam uma única onda cada, e, depois que todos tiverem surfado, o que obtiver a maior nota é o campeão. Big wave, em inglês, significa "onda grande", mas "grande", nesse caso, é até um eufemismo, já que as ondas para essa modalidade devem ter no mínimo 6 m de altura, e podem passar de 20 m de altura em algumas provas - o equivalente a um prédio de 8 andares. Para alcançar essas ondas e obter a velocidade necessária para surfá-las, muitos surfistas usam uma técnica conhecida como tow-in, com a qual eles são "rebocados" até a onda por um jet ski. O comprimento e a largura da prancha para o big wave variam de acordo com o tamanho da onda e se o tow-in está sendo ou não utilizado; sem tow-in, uma prancha de big wave costuma ter entre 2,10 e 3,7 m de comprimento, mas, com o tow-in, devido ao ganho de velocidade e a já começar dentro da onda, elas podem ter entre 2,10 e 2,40 m de comprimento. A largura é sempre entre 47 e 57 cm na parte mais larga, o que faz com que a prancha do big wave se pareça com uma prancha tradicional com o comprimento de uma longboard.

Como não é qualquer praia que tem ondas de mais de 6 metros de altura, o Circuito Mundial de big wave da WSL conta com apenas três etapas: Nazaré (Portugal), Pe'ahi (Havaí) e Half Moon Bay (Estados Unidos). O Circuito Mundial de big wave é disputado desde 2009 no masculino e 2016 no feminino; o Brasil ganhou a edição inaugural do masculino com Carlos Burle. O maior campeão no masculino é o sul-africano Grant Baker, com três títulos, e, no feminino, é a havaiana Paige Alms, com dois. A ISA não organiza um campeonato regular de big wave; ela até tentou criar um Mundial de Big Wave disputado em 1998 no México, disputado apenas no masculino e vencido pelo brasileiro Carlos Burle, mas que jamais passou da primeira edição. Vale citar também que uma das maiores atletas do big wave hoje é uma brasileira, Maya Gabeira, que detém o recorde de maior onda já surfada por uma mulher, com 20,8 m de altura, em 2018, em Nazaré, Portugal.

O surfe também possui uma versão paralímpica, cujo nome oficial é adaptive surfing. Regulado pela ISA desde 2014, o adaptive surfing segue as mesmas regras do surfe tradicional, mas, como outros esportes paralímpicos, divide os surfistas em classes, para que haja maior justiça na competição: na classe AS-1UL competem os surfistas que tenham deficiências nos membros superiores, mas são capazes de surfar de pé ou agachados; na AS-1LL competem os que tenham deficiências nos membros inferiores, mas são capazes de surfar de pé ou agachados; na AS-2 competem os que são capazes de surfar de pé ou agachados, mas não se enquadram em nenhuma das duas categorias anteriores; na AS-3 competem os que só são capazes de surfar sentados; na AS-4 os que só são capazes de surfar deitados de bruços; na AS-5 os que são capazes de surfar ajoelhados, sentados ou deitados, e precisam de ajuda para chegar até a onda e para retornar à praia; e nas classes AS-VIB1, AS-VIB2 e AS-VIB3 competem os deficientes visuais, sendo que, quanto mais alto o número, mais severa é a deficiência.

O adaptive surfing é considerado um dos esportes paralímpicos que mais crescem no mundo, o que pode ser notado pelo aumento cada vez maior de participantes no principal campeonato da modalidade, o Campeonato Mundial de Adaptive Surfing da ISA, organizado anualmente desde 2015. O Brasil já ganhou oito títulos no adaptive surfing: três com Fellipe Kizu Lima (2015, 2016 e 2018, AS-3), um com Davi Teixeira (2016, AS-5), Alcino Neto (2017, AS-2), e Henrique Saraiva (2018, AS-2), e dois títulos na prova por equipes, em 2016 e 2017. Apesar de o surfe ter sido incluído no programa das Olimpíadas de 2020, o adaptive surfing não foi incluído no programa das Paralimpíadas do mesmo ano, e a ISA luta por sua inclusão no programa das Paralimpíadas de 2024, que serão realizadas em Paris, França.

Além do surfe, a ISA regula outros dois esportes, o stand up paddle (que eu vou deixar para outra ocasião) e o bodyboarding - embora, com o bodyboarding, haja uma certa controvérsia: assim como ocorre com o surfe, o principal campeonato de bodyboarding do mundo, também chamado Circuito Mundial, não é organizado pela ISA, e sim pela Associação dos Bodyboarders Profissionais (APB); diferentemente do que ocorre com o surfe, entretanto, a ISA e a APB não são parceiras, e a ISA, desde 2011, tenta convencer a APB a se fundir com ela, efetivamente desaparecendo. Fundada em 1993, e hoje contando com 71 membros dos cinco continentes, incluindo o Brasil (e o Havaí, como no surfe), a APB jamais aceitou as propostas da ISA, e até hoje se descreve como "a única organização que regula o bodyboarding profissional no planeta". Infelizmente para ela, porém, como a ISA é que é reconhecida pelo COI, se algum dia o bodyboarding entrar para as Olimpíadas, será pelas regras da ISA, e não pelas da APB.

Assim como o surfe, o bodyboarding foi inventado na polinésia, ninguém sabe quando - o primeiro registro de um não-polinésio tendo contato com o esporte data de 1778, quando o Capitão James Cook, famoso explorador britânico, escreveu em seu diário ter visto jovens praticando o bodyboarding no Havaí. Diferentemente do que ocorre com o surfe, no qual os surfistas se posicionam sobre a prancha de pé, no bodyboarding os bodyboarders se posicionam deitados de bruços, segurando a prancha com as duas mãos (daí o nome do esporte, que significa algo como "usar uma prancha de corpo"), e normalmente surfam a onda até que ela os leve até a areia, realizando as manobras no caminho. Uma competição de bodyboarding segue o mesmo esquema de uma competição de surfe, com os bodyboarders sendo divididos em baterias e os vencedores de cada bateria avançando até que só reste o campeão. Uma prancha de bodyboarding é bem menor que uma prancha de surfe, porém mais larga, tendo entre 97 e 109 cm de comprimento e entre 55 e 65 cm de largura.

Assim como as primeiras pranchas de surfe, as primeiras pranchas de bodyboarding eram feitas de madeira, o que as tornava difíceis de usar por iniciantes, e fez com que o esporte demorasse a se popularizar. Isso começaria a mudar em 1971, quando o engenheiro norte-americano Tom Morey, nascido em Detroit, mas que viveu grande parte de sua vida entre a Califórnia e o Havaí, inventou um novo tipo de prancha, mais alta que as usadas na época e feita de vários tipos de espumas e plásticos, o que a deixava bem mais leve e muito mais fácil de ser utilizada para o bodyboarding, já que flutuava muito mais facilmente. Morey batizaria sua prancha como Boogie Board, e criaria uma fábrica chamada Morey Boogie - razão pela qual, na década de 1980, quando o esporte começou a se popularizar no Brasil, quase todo mundo o chamava de Morey Boogie ao invés de bodyboarding. Com o advento da Boogie Board, o bodyboarding sofreu uma explosão de popularidade, mas só começou a ser levado a sério como esporte quando o havaiano Mike Stewart, considerado o pai do bodyboarding moderno, demonstraria uma série de manobras, muitas delas usadas até hoje, durante uma competição em Pipeline.

O campeonato mais importante do bodyboarding é o Circuito Mundial da APB, disputado desde 1982 no masculino e 1987 no feminino. Até 1993, entretanto, ele não era um Circuito Mundial, e sim uma única prova, disputada no final do ano, em Pipeline, com o nome de International Morey Boogie Bodyboard Pro Championships; a primeira edição do Circuito Mundial, com várias etapas, seria disputada em 1994, ano no qual o título do International Morey Boogie Bodyboard Pro Championships também foi disputado, o que fez com que houvesse dois campeões mundiais de bodyboarding em 1994 no masculino e duas campeãs mundiais no feminino. Atualmente, o Circuito Mundial conta com 10 etapas: Pipeline (Havaí), Itacoatiara (Brasil), Iquique (Chile), Antofagasta (Chile), Arica (Chile), Kiama (Austrália), Sintra (Portugal), Viana do Castelo (Portugal), Casablanca (Marrocos) e Gran Canaria (Espanha). O maior campeão no masculino é o já citado havaiano Mike Stewart, com nove títulos; no feminino, é a brasileira Neymara Carvalho, com cinco. Além dos cinco títulos de Neymara (em 2003, 2004, 2007, 2008 e 2009), o Brasil tem outros 21 títulos no feminino: quatro de Glenda Koslowski (sim, aquela que hoje é repórter da Globo, em 1987, 1988, 1989 e 1991), quatro de Stephanie Pettersen (1990, 1993, 1994 e 2002), quatro de Isabela Souza (2010, 2012, 2013 e 2016), três de Mariana Nogueira (1992, 1994 e 1998), dois de Daniela Freitas (1996 e 1997), dois de Soraya Rocha (2000 e 2001), um de Claudia Ferrari (1995) e um de Karla Costa (1999) - dos 33 títulos disputados até hoje, só sete não ficaram com as brasileiras, e a primeira não-brasileira a ganhar o título foi a australiana Kira Llewellyn, já em 2005. No masculino, o Brasil tem oito títulos, sendo seis de Guilherme Tâmega (1994, 1995, 1996, 1997, 2001 e 2002), um de Paulo Barcellos (2000) e um de Uri Valadão (2008).

A ISA tentou criar um Mundial de Bodyboarding, disputado entre 2011 e 2015, que contava com provas masculinas, femininas e por equipes, que acabou cancelado por falta de interesse dos principais atletas da modalidade. O Brasil ganhou três títulos por equipes, em 2012, 2013 e 2015 (os outros dois ficaram com a França e com o Chile); dois no feminino, com Isabela Souza (2012) e Neymara Carvalho (2013); e dois no masculino, com Éder Luciano (2013 e 2015).

O bodyboarding possui uma modalidade em separado chamada drop knee, na qual o bodyboarder compete não deitado, mas ajoelhado na prancha, segurando-a com apenas uma das mãos (knee, em inglês, significa "joelho"). Desde 2005, a APB realiza o Circuito Mundial de drop knee, somente no masculino, e nas mesmas etapas do Circuito Mundial de bodyboarding. O maior campeão da modalidade é o havaiano Dave Hubbard, com oito títulos.

0 Comentários:

Postar um comentário