segunda-feira, 16 de abril de 2012

Escrito por em 16.4.12 com 0 comentários

Kamen Rider (V)

Hoje vamos retornar à série dos Kamen Riders, vendo os dois primeiros Kamen Riders da Era Heisei!

Mas, antes, acho que cabe uma explicação do que seria isso: além de em dias, meses e anos, os japoneses também contam o tempo dividindo-os em Eras e Períodos. Uma Era corresponde ao reinado completo de um imperador, sendo o termo usado de forma semelhante a quando nos referimos à "Era Vitoriana" como o período de tempo durante o qual a Rainha Vitória governou a Inglaterra (entre 1837 e 1901, caso alguém aí esteja curioso). Esse costume foi adaptado dos chineses, que dividiam sua história em Dinastias, sendo que, nesse caso, cada Dinastia correponde ao reinado de todos os Imperadores de uma mesma família - a Dinastia Ming, por exemplo, durou de 1368 a 1644, e teve um total de 16 Imperadores.

No Japão, voltando ao assunto, cada Era corresponde ao reinado de um Imperador, e seu nome é uma espécie de "apelido" do mesmo, escolhido por ele assim que seu reinado começa. Assim, o período entre 25 de dezembro de 1926 e 7 de janeiro de 1989, durante o qual o Japão foi governado pelo Imperador Hirohito, é conhecido como Era Showa (sendo que showa significa "harmonia iluminada", e esse nome foi escolhido pois Hirohito desejava que a paz entre as nações fosse alcançada durante seu reinado). Já a era atual, que começou com o reinado do Imperador Akihito, em 8 de janeiro de 1989, é a Era Heisei ("paz em todos os lugares"). Como curiosidade, vale citar que, quando os Imperadores japoneses morrem, eles passam a ser referenciados não por seu nome, mas por esse apelido; Hirohito, atualmente, portanto, é chamado de Imperador Showa.

Pois bem, coincidentemente, a Era Showa acabou e a Heisei começou justamente durante a exibição do último Kamen Rider antes do hiato da década de 1990, Kamen Rider Black RX. Como esses primeiros Kamen Riders tinham alguns traços em comum, não compartilhados pelos Kamen Riders mais recentes, aproveitou-se a coincidência para se usar os nomes da eras e criar dois subgrupos de Kamen Riders. Os que vimos até agora foram os Kamen Riders da Era Showa; os que veremos a partir de hoje são os Kamen Riders da Era Heisei.

E, se alguém estiver se perguntando, os Kamen Riders da década de 1990 (J, ZO e Shin) são considerados Kamen Riders da Era Showa, mesmo já tendo sido produzidos na Era Heisei, por causa das tais características em comum com as primeiras séries.

Kamen Rider Kuuga
2000


Para muitos, os Kamen Riders da Era Heisei são, na verdade, Metal Heroes, que usam o nome e a aparência do Kamen Rider apenas para se aproveitar de sua popularidade. No caso de Kuuga, isso até pode ser verdade, mas sua origem está diretamente ligada aos Kamen Riders originais.

Em 1997, Shotaro Ishinomori, já doente, começou a trabalhar em uma nova série de Kamen Rider, para ser produzida próxima ao aniversário de 30 anos do Kamen Rider original, o que ocorreria em 2001. Infelizmente, Ishinomori faleceria em janeiro de 1998, e não chegaria a concretizar seus planos.

Para homenagear Ishinomori, a Toei produziria Moero!! Robocon, uma nova versão de sua famosa série Ganbare!! Robocon (das quais eu falei no último post da série dos Metal Heroes), que estreou em 1999. Moero!! Robocon foi um sucesso, o que animou a Toei a produzir uma nova série de Kamen Rider. Pegando alguns elementos da série na qual Ishinomori estava trabalhando quando morreu, e alterando umas coisas aqui e ali para adequar o personagem ao século XXI, o estúdio chegaria a Kamen Rider Kuuga.

Milênios atrás, habitava a Terra uma raça conhecida como Linto. Pacífica, essa raça era constantemente aterrorizada pela Tribo Gurongi, uma raça de monstros que os usavam em seus jogos mortais, conhecidos como Gegeru. Um dia, um bravo guerreiro, de nome Kuuga, decidiu enfrentar os Gurongi, e, com o auxílio de artefatos de grande poder, os derrotou, selando seu líder em uma caverna. O tempo passou, e a raça Linto evoluiu até se tornar a raça humana.

Na época atual, a equipe do arqueólogo Professor Natsume encontra vestígios da raça Linto, junto com alguns estranhos artefatos. Inadvertidamente, o professor liberta um dos monstros dos Gurongi, que começa a atacar a equipe. Nesse momento, um dos amigos do professor, o jovem Yusuke Godai, está voltando para o Japão, e recebe o sinal de socorro em seu rádio. Yusuke chega ao local da escavação depois do ataque, e tudo o que restou da equipe foi um dos artefatos que eles encontraram, um cinto chamado Arcle. Nesse momento, o selo é rompido e a Tribo Gurongi libertada. Recebendo uma instrução mental, Yusuke coloca o cinto, que o transforma em Kamen Rider Kuuga, o único com poderes para combater os Gurongi.

O Arcle, na verdade, é um artefato com a capacidade de alterar a estrutura molecular de objetos - e é assim que ele transforma Yusuke em Kuuga. Essa propriedade permite que Kuuga tenha diferentes formas, além de lhe conferir a habilidade de transformar temporariamente em arma qualquer objeto que esteja segurando enquanto transformado. A armadura de Kuuga não é baseada no gafanhoto, mas no lucano, aquele besouro que tem dois "dentões", um de cada lado da cabeça. Assim como os Kamen Riders do passado, ele tem uma moto, a TryChaser 2000, que no meio da série recebe um upgrade e se transforma na BeatChaser 2000. Além do Arcle, Kuuga tem um artefato chamado Gouram, que pode se acoplar à sua armadura para lhe dar capacidade de voo, ou à sua moto para agir como uma espécie de armadura.

A forma básica e mais fraca de Kuuga é conhecida como Growing Form, de armadura branca e cujo principal ataque é o Growing Kick. Sempre que é seriamente ferido, Kuuga reverte para esta forma, e não pode assumir nenhuma outra por no mínimo duas horas. Sua forma preferida é a Mighty Form, de armadura vermelha e capaz de utilizar o Mighty Kick, golpe padrão para destruir os monstros de Gurongi. Ao longo da série, a Mighty Form ganha alguns upgrades, primeiro se acoplando a um dos artefatos conhecidos como Mighty Anklet - uma tornozeleira - para se transformar na Rising Mighty, e mais tarde se acoplando ao outro para se transformar na Amazing Mighty, de armadura preta com detalhes dourados.

A forma Dragon Form é de cor azul, e é bem mais rápida e ágil que as demais, mas mais fraca e com armadura menos resistente, usando como arma o bastão Dragon Rod. Com a Pegasus Form, de cor verde e que tem como arma a besta Pegasus Bowgun, os cinco sentidos de Kuuga são ampliados a níveis sobre-humanos, mas só podem ser usados durante um curto período de tempo, ou o esgotarão e o farão reverter por duas horas para a Growing Form. Já a Titan Form, de cor roxa e com a espada Titan Sword, tem a armadura mais resistente e a maior força, mas as menores velocidade e agilidade dentre as formas. Essas três formas, no meio da série, passam por upgrades e se transformam, respectivamente, na Rising Dragon, Rising Pegasus e Rising Titan.

Finalmente, existe a Ultimate Form, preta com detalhes dourados e prateados, e que reúne todos os poderes de todas as outras formas. Usar essa forma, porém, é perigoso: além de seu ataque, o Ultimate Mighty Kick, ter força suficiente para destruir o mundo (?), se permanecer muito tempo na Ultimate Form, Kuuga pode se transformar no monstro selvagem Daguva, perdendo o controle sobre suas ações.

Os principais aliados de Kuuga são Kaoru Ichijo, um policial com forte senso do dever que decide ajudá-lo a combater os Gurangi; Sakurako Sawatari, arqueóloga especialista no idioma dos Linto; Minori Godai, a irmã de Yusuke, que trabalha em uma creche; o médico Shuichi Tsubaki; a cientista Hikari Enokida, que estuda a fisiologia dos Gurongi, buscando encontrar uma forma de detê-los; Jean Michel Sorrel, estudante de arqueologia norte-americano, amigo de Sakurako e apaixonado por Enokida, primeiro a encontrar o Gouram; e Tamasaburo Kazari, dono da Pore-Pore Tea Café, cafeteria na qual Yusuke trabalha.

Os antagonistas são os Gurongi, uma tribo de monstros composta de aproximadamente 200 membros. Capazes de assumir forma humana e incapazes de morrer de idade avançada - só morrem se for de forma violenta - os Gurongi criaram uma estranha competição chamada Gegeru, que consiste de várias disputas até a morte. Eles usavam os pacíficos Linto em seus jogos, e, agora que foram libertados de séculos sem sua principal diversão, planejam reencená-los usando os humanos como participantes. Cabe a Kuuga detê-los e impedir esse plano.

O líder dos Gurongi é N-Daguva-Zeba, de aparência semelhante a Kuuga - o que, aliado à possibilidade de Kuuga se transformar no monstro Daguva se ficar muito tempo em sua Ultimate Form, levanta suspeitas de que o próprio Kuuga seria um Gurongi. Ao ser libertado, N-Daguva-Zeba está enfraquecido, e vai se tornando mais forte conforme a série avança. Seus principais generais são Ra-Baruba-De, segundo mais poderoso Gurongi, capaz de assumir a forma de uma mulher com uma tatuagem de rosa; e Ra-Dorudo-Gu, que se parece com um condor, luta com duas tonfas, e tem o hábito de registrar em um ábaco quantos oponentes já matou. Outro Gurongi de destaque é Nu-Zajio-Re, que tem a habilidade de criar artefatos e assume a forma de um velhinho.

Os demais Gurongi atuam como monstros da semana, e são divididos em três grupos: os Zu, liderados por Zu-Zain-Da, normalmente usados como oponentes dos Linto/humanos no Gegeru; os Me, liderados por Me-Garima-Ba, que formam uma casta de guerreiros sanguinários; e os Go, liderados por Go-Gadoru-Ba, que têm a mesma habilidade de Kuuga de transformar em arma qualquer objeto que tenham nas mãos.

Kamen Rider Kuuga foi ao ar na TV Asahi entre janeiro de 2000 e janeiro de 2001, ocupando a faixa horária destinada desde 1982 aos Metal Heroes - e transformando-a na faixa horária dos Kamen Riders, uma das duas faixas fixas da Asahi atualmente, junto com a dos Sentai. Teve 49 episódios regulares mais um episódio especial de Ano Novo, além de dois episódios especiais lançados diretamente em DVD: o primeiro, Kamen Rider Kuuga Tokubetsu Hen ("episódio especial") era uma compilação dos dois primeiros episódios, com a inclusão de cenas inéditas; no segundo, Kamen Rider Kuuga vs. Gouriki Kaijin Go-Jiino-Da ("gouriki kaijin" é algo como o "fantasma de grande força"), Kuuga enfrenta o monstro Go-Jiino-Da, o mais forte de todos os Go.

Kamen Rider Agito
2001


Com o sucesso de Kuuga, a Toei se pôs a trabalhar em uma nova série, que comemoraria os 30 anos do Kamen Rider original. Para não mexer em time que está ganhando, porém, ela decidiria fazer essa série no mesmo estilo de Kuuga, e não no mesmo estilo dos Kamen Riders da Era Showa. Essa série se chamaria Kamen Rider Agito - pronunciado "aguito", e não "ajito".

O Kamen Rider da vez é Shouichi Tsugami, homem que, um dia, acorda numa praia, sem nenhuma memória de seu passado, com apenas a roupa do corpo, um envelope no qual está escrito seu nome, e um estranho anel. Pouco tempo depois, estranhos monstros, chamados pela polícia de Unknowns ("desconhecidos", em inglês) começam a atacar a cidade. Quando se aproxima de um Unknown, o anel de Shouichi libera uma energia que o transforma em um poderoso guerreiro, chamado Agito. Usando os poderes de Agito, Shouichi decide enfrentar os monstros, buscando descobrir mais sobre seu passado.

Assim como Kuuga, Agito tem diferentes formas. A básica é chamada Ground Form, retira sua energia da terra, e é a mais equilibrada, com velocidade, agilidade, força e resistência de nível médio. Sua armadura é dourada, e seus ataques são o Rider Kick e o Rider Punch. Mais adiante, Shouichi descobre que tem como acessar outros poderes escondidos no anel, chamados de Olhos do Dragão, e adquire mais três formas: a Storm Form, de armadura azul, tira sua energia do ar, é a mais veloz e ágil das formas, e usa como arma a lança Storm Halberd; a Flame Form, de armadura vermelha, tira sua energia do fogo, amplia a força e os cinco sentidos de Agito, e usa como arma a espada Flame Saber; e a Trinity Form, última a ser encontrada, reúne os poderes da terra, vento e fogo em uma única forma, mas só pode ser usada durante um tempo limitado.

Agito também possui duas "super formas", acessíveis apenas em condições especiais. A Burning Form surge quando Shouichi canaliza sua fúria, e aumenta a potência de todos os seus ataques, embora diminua sua velocidade à metade; e a Shining Form concentra energia do Sol, aumentando a velocidade dos golpes de Agito. Ambas as formas possuem duas espadas chamadas Shining Caliber, que podem ser combinadas em uma lâmina dupla. Finalmente, Agito possui uma motocicleta, Machine Tornador, cujos ataques mudam dependendo da forma que Agito está assumindo ao dirigi-la.

Kamen Rider Agito inaugurou uma tendência que se tornaria tradição nos Kamen Riders da Era Heisei: a presença de múltiplos Kamen Riders em cada série. O segundo a surgir nessa foi Kamen Rider G3, na verdade o policial Makoto Hikawa, que, após um ato de heroísmo durante um ataque dos Unknown, foi selecionado para vestir uma armadura especial inventada pela polícia, que ampliaria suas habilidades e permitiria que ele enfrentasse os monstros ao lado de Agito. G3 tem armadura prateada e várias armas escondidas, como o bastão eletromagnético Guard Acceler, a pistola laser Scorpion, o lança-granadas Salamander, a espada Destroyer, o gancho de escalada Anthares, a metralhadora Cerberus e a faca vibratória Unicorn. E, claro, G3 não seria um Kamen Rider se não tivesse uma moto, a Guard Chaser.

O terceiro Kamen Rider da série é Kamen Rider Gills (pronuncia-se "guils"), que, ao contrário de G3, não luta ao lado de Agito, sendo uma espécie de rival amistoso. Gills é o nadador Ryo Ashihara, que, após sofrer um acidente quase fatal, ganha misteriosamente a habilidade de se transformar em uma criatura meio homem, meio gafanhoto, de natureza selvagem e sempre buscando batalhas. Gills, então, passa a combater os Unknown, mas também possui uma picuinha com Agito, do qual imagina ser uma versão imperfeita. Gills tem armadura verde, pode fazer suas garras crescerem para usá-las em batalha, e pode assumir uma segunda forma, a Exceed Form, com velocidade e força ampliadas e estranhos tentáculos que saem de sua cintura. A motocicleta de Gills é a Gills Raider.

O quarto e último Kamen Rider da série surge após um incidente no qual o Overlord da Luz (mais detalhes adiante) irradia os passageiros de um navio com seus poderes, tentando criar novos Agitos. O único que vinga é Kaoru Kino, cirurgião que se tornou amargurado após perder parcialmente os movimentos das mãos em um acidente de escalada. Após receber os poderes, Kino assume o nome de Another Agito (que, por um lado, é meio bobo, mas, por outro, até que é uma boa ideia), e passa a combater os vilões ao lado de Agito e G3. Another Agito se parece um pouco com Shin Kamen Rider, não possui outras formas, apenas um ataque especial - o Assault Kick - e não tem uma moto - talvez por isso ele não use o nome Kamen Rider. Sua mutação é orgânica como a de Gills, e não cibernética como a de Agito.

Os vilões da série são chamados de Unknowns pela polícia, mas, na verdade, são os Lords. Há muitos séculos, existiam duas entidades gêmeas, o Overlord da Luz e o Overlord das Trevas, que criaram todo o universo conhecido, inclusive a raça humana. Um dia, com inveja, o Overlord das Trevas quis depor seu irmão e governar tudo sozinho. Em seu último suspiro, o Overlord da Luz transferiu seus poderes para um grupo de humanos, os quais chamou de Agitos. O Overlord das Trevas, então, criou os Lords, criaturas monstruosas que caçariam e matariam os Agitos. Após uma batalha de proporções épicas, os Lords, os Agitos e até mesmo os Overlords morreram, deixando a humanidade seguir seu curso natural.

Mas o Overlord das Trevas era esperto, e dexiou instruções sobre como reconstruir seu DNA. Um grupo de cientistas curiosos acabou seguindo essas instruções, e o vilão reapareceu, criando mais Lords e atacando a humanidade em seu intuito de governar o universo. MIsteriosamente, logo após os ataques começarem, Shouichi Tsugami surgiu numa praia com o poder de Agito - o que mostra que o Overlord da Luz também pode ter sobrevivido.

Os Lords têm aparência de híbridos entre homens e animais, e são divididos em categorias de acordo com o animal que lembram - existindo, por exemplo, os Jaguar Lords, Snake Lords, Zebra Lords, e por aí vai. Quase todos atuam como monstros da semana, exceto os El Lords, os três mais poderosos: o El da Água se parece com uma baleia, possui telecinese e poderes regenerativos; o El do Vento é uma águia, e usa uma besta como arma; e o El da Terra se parece com um leão, tem o pdoer de se mesclar à terra, de transformar pessoas em areia, e usa uma espada como arma, vendo Agito como seu rival pessoal.

Kamen Rider Agito foi exibido entre janeiro de 2001 e janeiro de 2002, com um total de 51 episódios. Assim como Kuuga, a série teve um episódio especial, chamado Kamen Rider Agito: Aratanaru Henshin (algo como "transformação inédita"), no qual Agito assume a Shining Form pela primeira vez, e G3 ganha alguns upgrades em sua armadura; e um especial lançado direto em DVD, Kamen Rider Agito: San Dai Riders (os "três grandes Riders"), voltado para o público infantil, no qual Agito, G3 e Gills têm de entrar em um mangá e lutar contra Lords que estão invadindo a publicação. Agito também teve um filme para o cinema, Kamen Rider Agito: Project G4, no qual a polícia está desenvolvendo uma nova versão de G3, apropriadamente chamada G4, de cor preta e vestida por Shiro Mizuki, policial que se voluntariou para o projeto após entrar em depressão ao falhar em proteger alguns colegas dos ataques dos Lords.

Série Kamen Rider

Kamen Rider Kuuga
Kamen Rider Agito

0 Comentários:

Postar um comentário