domingo, 26 de janeiro de 2020

Escrito por em 26.1.20 com 0 comentários

Scooby-Doo

Hoje eu vou fazer uma coisa um pouco diferente. Como eu já disse aqui algumas vezes, antes de ter o átomo, eu tinha o BLOGuil, um blog humorístico que eu escrevia com mais três amigos, dentre eles a minha irmã, que usava o codinome de Débbby. Em determinado momento, cada um de nós decidiu ter também um blog próprio, e foi assim que o átomo surgiu. Um dia, a Débbby me pediu para escrever um post "estilo átomo" para o blog dela, que se chamava Mi Casa, Su Casa, e eu decidi escrever sobre Scooby-Doo, um desenho que ela adora.

O tempo passou, o serviço no qual o Mi Casa, Su Casa estava hospedado deixou de existir, e tudo do blog se perdeu - ou quase, já que algumas páginas ainda podem ser encontradas no arquivo do Wayback Machine. Essa semana, entretanto, procurando um arquivo de texto antigo em uma pasta um tanto bagunçada, acabei encontrando um scoobydoo.txt, e, quando abri, encontrei o texto do post que escrevi pra ela – do qual, confesso, já nem me lembrava mais. Como ele já está prontinho, e não pode mais ser encontrado na internet (talvez no Wayback Machine, não procurei pra saber), decidi que seria legal republicá-lo aqui no átomo.

Mas há um detalhe: o post original, que eu encontrei no scoobydoo.txt, foi publicado no Mi Casa, Su Casa em 12 de fevereiro de 2006. Como, de lá pra cá, já aconteceu mais coisas com o Scooby-Doo, eu fiquei na dúvida sobre se o atualizava ou mantinha apenas o texto original. Acabei decidindo dar uma revisada no texto original, mudando alguns detalhes que eu não gostei quando o reli (no segundo parágrafo, por exemplo, acho que escrevi a palavra "banda" 350 vezes) e o adequando à reforma ortográfica (em 2006, "ideia" ainda tinha acento), e acrescentando informações sobre as quatro mais recentes séries de TV. No texto original, eu não falei sobre os filmes para a TV, os lançados diretamente em vídeo, nem sobre os do cinema (só os mencionei no último parágrafo, que também foi atualizado); por um momento eu pensei em falar sobre eles hoje também, mas, para não ficar um post comprido demais, acabei desistindo. Quem sabe em uma outra oportunidade.

Tudo isso explicado, hoje é dia de Scooby-Doo no átomo!


Scooby-Doo foi criado no final dos anos 1960, quando o produtor Fred Silverman decidiu contratar os animadores William Hanna e Joseph Barbera para criar um novo desenho para a rede de televisão norte-americana CBS. Na época, a Associação de Pais da América estava preocupada com o nível crescente de violência nos desenhos infantis, devido ao sucesso de produções como Space Ghost e Os Herculoides. Para apaziguar um pouco os ânimos, Silverman decidiu se inspirar em uma versão para a televisão das histórias em quadrinhos de Archie, pouco conhecidas no Brasil, mas tão famosas nos EUA quanto a Turma da Mônica por aqui. Chamado The Archie Show, o desenho trazia personagens das histórias em quadrinhos do Archie como membros de uma banda de rock, que viviam aventuras enquanto não estavam tocando com os amigos ou em concertos. Quando contratou Hanna e Barbera, a ideia de Silverman era ampliar o foco, criando uma banda de rock composta por adolescentes que solucionavam mistérios envolvendo zumbis, fantasmas e seres sobrenaturais entre uma música e outra.

Hanna e Barbera entraram em contato com seus colaboradores Joe Ruby, Ken Spears e Iwao Takamoto, e os cinco decidiram criar uma banda chamada The Misteries Five ("Os Cinco dos Mistérios"), composta por três meninos e duas meninas, de nomes Geoff, Mike, Kelly, Linda e WW, única criança e irmão de Linda. Para agradar às crianças que assistissem ao desenho, a banda teria também um cachorro, chamado Too Much ("muito"), que tocaria bongôs. Ruby e Spears queriam que o cachorro fosse um Sheepdog, mas Barbera achou melhor que fosse um Dinamarquês, pois o desenho de Archie já tinha um Sheepdog.

O projeto ficou em produção por várias semanas e, quando chegou a hora de apresentá-lo a Silverman, várias coisas já haviam mudado. O número de integrantes da banda foi reduzido para quatro, agora todos adolescentes, pois WW fora removido. Os nomes dos integrantes mudaram de Geoff para Ronnie, Kelly para Daphne, Linda para Velma, e Mike, que seria o contraponto cômico do desenho, para Shaggy (algo como "cabeludo", que em português foi "traduzido" para Salsicha). Silverman também não gostou que o nome do desenho, The Misteries Five, fosse o mesmo nome da banda, e o mudou para Who's S-s-scared? ("Quem está As-s-sustado?"). O intuito era que a CBS colocasse o desenho em sua grade de programação para 1969-1970, mas, ao verem os rascunhos, os executivos acharam que o desenho seria assustador demais, e o cancelaram.

Ruby e Separs, então, decidiram fazer algumas alterações, deixando o desenho mais cômico, e mais focado em Salsicha e em Too Much, que se tornaram companheiros inseparáveis. Eles também desistiram da ideia da banda, e fizeram com que os amigos viajassem em um furgão colorido como "resolvedores de mistérios profissionais". Ronnie mudou de nome para Fred, um nome mais fácil para as crianças. Finalmente, ao escutar um comercial que trazia um pedaço da música Strangers in the Night, de Frank Sinatra (no qual ele cantava algo como dubi-dubi-du), Silverman decidiu mudar o nome de Too Much para Scooby-Doo e, já que ele não tocava mais bongôs, passaria a falar, sempre citando sua marca registrada, "Scooby-Dooby-Doo". O nome do desenho foi então mudado para Scooby-Doo, Cadê Você? (Scooby-Doo, Where Are You?), e finalmente aceito pelos executivos da CBS.

O episódio de estreia de Scooby-Doo, Cadê Você? foi ao ar em 13 de setembro de 1969, e sua primeira temporada teve 17 episódios de meia hora cada. Rapidamente, Scooby se tornou um dos maiores sucessos dos sábados da CBS, o que lhe garantiu uma segunda temporada, que estreou em 12 de setembro de 1970. Nesta segunda temporada, os produtores decidiram investir mais no humor, e incluíram as hoje famosas sequências nas quais os adolescentes fogem do vilão ao som de música. A segunda temporada teve apenas 8 episódios, pois a grade de sábado da CBS passaria por uma reformulação. Começando dia 7 de novembro de 1970, todos os 25 episódios existentes foram reprisados.

Episódios inéditos de Scooby-Doo voltariam a ser produzidos em 1972, desta vez com uma hora cada, e com o nome de Os Novos Filmes de Scooby-Doo (The New Scooby-Doo Movies). Esta nova série também teve duas temporadas, a primeira com 16 episódios, estreando dia 9 de setembro de 1972; e a segunda com 8 episódios, estreando dia 8 de setembro de 1973. Mais uma vez, a partir de 3 de novembro de 1973, todos os 24 episódios foram reprisados. Uma curiosidade quanto a esta série é que cada episódio tinha um "convidado especial", que ajudava os jovens a solucionar o mistério da semana. Convidados especiais incluíam os Três Patetas, Batman e Robin, Cher e Sonny Bono, o Gordo e o Magro, a Família Addams, os Harlem Globetrotters, Josie e as Gatinhas, Speedy Buggy, Don Adams, Dick van Dyke, e muitas outras celebridades da época.

Aliás, falando em Josie e Speedy Buggy, o sucesso de Scooby levou a uma verdadeira produção em massa de desenhos assemelhados: Josie e as Gatinhas (Josie and the Pussycats, 1970), Pedrita e Bambam (The Pebbles and Bamm-Bamm Show, 1971), Fantasminha Legal (The Funky Phantom, 1971), Charlie Chan (The Amazing Chan and the Chan Clan, 1972), Grande Polegar, Detetive Particular (Inch High, Private Eye, 1973), Goober (Goober and the Ghost Chasers, 1973), Speed Buggy (idem, 1973), Clue Club (idem, 1976), Tutubarão (Jabberjaw, 1976), Capitão Caverna (Captain Caveman and the Teen Angels, 1977), Bicudo, o Lobisomem (Fangface, 1977) e Arquivo Cãofidencial (The Buford Files, 1978), todos seguiam a "Fórmula Scooby": adolescentes e um "mascote" resolvendo mistérios que aparentemente as autoridades não conseguem solucionar. Todos, com exceção de Bicudo, foram também produzidos pela Hanna-Barbera, e curiosamente, quando Scooby deixou a CBS e foi para a ABC, todos os "clones" foram com ele.

Em 1975, Fred Silverman mudou de emissora, da CBS para a ABC, e levou Scooby (e todos os clones, conforme já dito) com ele. O primeiro desenho de Scooby na nova casa seria O Show de Scooby-Doo e Bionicão (The Scooby-Doo/Dynomutt Hour), um programa de uma hora composto por dois desenhos, sempre um de Scooby-Doo (sob o nome The Scooby-Doo Show) e um de Falcão Azul e Bionicão (Dynomutt, Dog Wonder), um super-herói que tinha como parceiro um cão Dinamarquês robô. Esse programa durou uma temporada, que estreou em 11 de setembro de 1976 e teve 16 episódios. The Scooby-Doo Show teve a estreia de um novo personagem, Scooby-Dão (Scooby-Dum no original), um primo caipira de Scooby-Doo. Os personagens de Scooby-Doo ainda fizeram uma participação especial em três dos episódios de Bionicão.

The Scooby-Doo Show ganhou uma segunda temporada a partir de 10 de setembro de 1977, com mais 8 episódios. Scooby e Bionicão ganharam a companhia de um episódio do Capitão Caverna e de um de Ho-Ho-Límpicos (Laff-a-Lympics), um desenho no qual três equipes de personagens da Hanna-Barbera competiam em uma Olimpíada maluca, para formar o programa de duas horas de duração Scooby's All-Star Laff-a-Lympics. Scooby e Salsicha faziam parte de um dos times dos Ho-Ho-Límpicos, os Assombrados. No desenho de Scooby-Doo, surgiu mais um novo personagem, uma prima de Scooby chamada Scooby-Dee. A partir de 9 de setembro de 1978, o programa mudou de nome para apenas Scooby's All-Stars, e passou para uma hora e meia de duração, com o cancelamento de Bionicão. A terceira temporada de The Scooby-Doo Show teve mais 16 episódios, para um total de 40.

No final da década de 70, porém, a audiência de Scooby-Doo estava diminuindo cada vez mais. Para evitar o cancelamento, a Hanna-Barbera optou por uma reformulação, incluindo um novo personagem, Scooby-Loo (Scrappy-Doo no original), um primo nanico e muito irritado de Scooby. O novo desenho, chamado Scooby-Doo e Scooby-Loo (Scooby-Doo and Scrappy-Doo), estreou em 22 de setembro de 1979, e teve 16 episódios de meia hora. Como a resposta do público foi boa, a segunda temporada teve uma reformulação ainda mais radical: Fred, Velma e Daphne simplesmente saíram do desenho, que ficou centrado só em Salsicha, Scooby-Doo e Scooby-Loo. A partir de 8 de novembro de 1980, o desenho passou a ir ao ar como parte do Show de Scooby-Doo e Riquinho (The Richie Rich/Scooby-Doo Show), um programa de uma hora que trazia um episódio de Riquinho e três episódios de sete minutos cada de Scooby-Doo e Scooby-Loo. A primeira temporada teve 39 episódios (agrupados de 3 em 3 para 13 programas). A segunda, que estreou em 19 de setembro de 1981, teve mais 21 (em 7 programas).

A terceira temporada de Scooby-Doo e Scooby-Loo foi ao ar a partir de 25 de setembro de 1982. Nela, Salsicha, Scooby-Doo e Scooby-Loo eram detetives que viajavam o mundo solucionando crimes, e não mistérios sobrenaturais. Além disso, o desenho foi separado de Riquinho, e passou a ir ao ar como parte do programa The Scooby-Doo/Scrappy-Doo/Puppy Hour, um programa de uma hora que trazia um episódio de Os Filhotes (The Puppy's New Adventures), dois episódios de sete minutos cada de Scooby-Doo e Scooby-Loo e um, também de sete minutos, de Scooby-Loo e Yabba-Doo (Scrappy & Yabba-Doo), onde Scooby-Loo e seu tio Yabba viviam aventuras no Oeste Selvagem na companhia de Dusty, o dono de Yabba. Ao todo, foram produzidos 26 episódios de Scooby-Doo e Scooby-Loo e 13 de Scooby-Loo e Yabba-Doo, agrupados em 13 programas.

Com o sucesso retornando, a Hanna-Barbera começou a gradualmente voltar às origens com The All-New Scooby and Scrappy-Doo Show, um novo programa composto de dois episódios de 11 minutos cada. Estreando em 10 de setembro de 1983, o desenho trazia Daphne, Salsicha, Scooby-Doo e Scooby-Loo resolvendo mistérios sobrenaturais como repórteres de uma revista adolescente. A primeira temporada teve 26 episódios, agrupados em 13 programas. A segunda temporada, que estreou em 8 de setembro de 1984, trouxe mais 26 episódios (novamente em 13 programas), sendo que oito deles tinham a participação de Fred e Velma. O nome do programa nesta segunda temporada mudou para The New Scooby-Doo Mysteries. No Brasil, ambas as temporadas ficaram conhecidas como Os Novos Mistérios de Scooby-Doo.

Com Scooby estando no ar por quinze anos, a Hanna-Barbera decidiu que era hora de dar uma atualizada. Em seu desenho seguinte, Os Treze Fantasmas de Scooby-Doo (The Thirteen Ghosts of Scooby-Doo), Daphne e Salsicha ganharam novas roupas, ao estilo dos anos 80, e novos companheiros, o menino chinês Flim Flam e o feiticeiro Vincent van Doido (Vincent van Ghoul no original), que na versão original em inglês tinha a voz do famoso ator Vincent Price. Junto com Scooby-Doo e Scooby-Loo, o objetivo dos quatro era recapturar os treze fantasmas mais horripilantes do universo, que fugiram de uma arca após um acidente envolvendo Salsicha e Scooby. Pela primeira vez, todos os 13 episódios da série eram interligados, tinham vilões recorrentes (os fantasmas Bogle e Weerd) e fantasmas de verdade, ao invés de criminosos disfarçados. Além disso, um dos episódios teve a participação do Sr. e Sra. Doo, pais de Scooby. Os 13 Fantasmas foi ao ar de 7 de setembro a 7 de dezembro de 1985. Infelizmente, como não fez sucesso, após seu término a ABC não programou nenhuma reprise, fazendo com que, pela primeira vez desde sua estreia lá em 1969, não fosse ao ar um episódio de Scooby-Doo em uma manhã de sábado.

E assim ficou até 10 de setembro de 1988, quando estreou a série O Pequeno Scooby-Doo (A Pup Named Scooby-Doo). Mais um spin-off que uma nova série de Scooby, este desenho trazia Fred, Daphne, Velma e Salsicha aos dez anos de idade (e Scooby em idade de cão equivalente), já vivendo aventuras e solucionando mistérios. Um dos personagens mais memoráveis desta série era Ruivo Hering (Red Herring no original, uma expressão idiomática que significa algo como "bode expiatório"), um vizinho arruaceiro dos meninos, que sempre era tido por Fred como o suspeito principal em todos os episódios. O Pequeno Scooby-Doo foi um grande sucesso, principalmente devido a seu clima leve e divertido, e durou três temporadas, sendo que a primeira teve 13 episódios, a segunda 8, e a terceira 9. Um fato curioso é que a segunda temporada, que estreou em 9 de setembro de 1989, e a terceira, que estreou em 8 de setembro de 1990, foram ao ar no fim da tarde, e não pela manhã como era tradicional com desenhos de Scooby-Doo.

O último episódio de O Pequeno Scooby-Doo foi ao ar em 31 de agosto de 1991. Depois disso, os canais a cabo Cartoon Network e Boomerang exibiram reprises de todas as séries de Scooby por mais de dez anos. Uma nova série de Scooby só estrearia em 14 de setembro de 2002. Atualizando a série para o século XXI, tanto em relação às roupas dos personagens quanto à tecnologia disponível para solucionar mistérios, O Que Há de Novo, Scooby-Doo? (What's New, Scooby-Doo?), produzida pela Warner Bros, teve 42 episódios de meia hora, divididos em três temporadas de 14 cada. Os episódios inéditos foram ao ar nos EUA pela Kids WB, as reprises pelo Cartoon Network, e reprises das séries antigas continuaram indo ao ar pelo Boomerang.

O Que Há de Novo, Scooby-Doo? seria sucedida por Salsicha e Scooby Atrás das Pistas (Shaggy & Scooby-Doo Get a Clue!), que estrearia no canal a cabo The CW em 23 de setembro de 2006. Essa seria a última série produzida enquanto Joseph Barbera ainda estava vivo, e a primeira na qual Salsicha, na versão original em inglês, não foi dublado pelo ator Casey Kasem. Também produzida pela Warner Bros., a série teria um estilo de animação bastante moderno, bem diferente do estilo característico de Scooby-Doo, e contaria com duas temporadas de 13 episódios cada. Os protagonistas são Salsicha, Scooby e o robô Robi, criado pelo cientista e inventor Dr. Albert Shaggleford, tio de Salsicha; Fred, Daphne e Velma fazem participações especiais em alguns episódios. Diferentemente dos desenhos tradicionais de Scooby-Doo, Salsicha e Scooby Atrás das Pistas tem vilões fixos, o cientista Dr. Phineus Phibes, rival de Shaggleford, e seu assistente Dr. Trebla. No primeiro episódio, é revelado que Shaggleford desapareceu, deixando toda sua fortuna e tecnologia - incluindo biscoitos caninos com nanobôs - para Salsicha, com a condição de que ele os utilize para impedir o Dr. Phibes de dominar o mundo ou se tornar imortal, seus principais objetivos.

Salsicha e Scooby Atrás das Pistas não faria muito sucesso, e seria sucedida por uma série mais tradicional, Scooby-Doo! Mistério S/A (Scooby-Doo! Mystery Incorporated), que estrearia no Cartoon Network em 5 de abril de 2010. O estilo de animação voltaria a ser o tradicional, assim como a equipe, formada pelos quatro adolescentes e o cachorro, e seu objetivo, solucionar mistérios enquanto viajam em seu furgão, com os monstros e fantasmas na verdade sendo criminosos fantasiados. Scooby-Doo! Mistério S/A seria a série de Scooby mais longa da história, com duas temporadas de 26 episódios cada, para um total de 52.

Em 5 de outubro de 2015, estrearia Que Legal, Scooby-Doo! (Be Cool, Scooby-Doo!), parte de um projeto da Warner que faria reboots de três séries clássicas cujos direitos pertenciam a ela - além de Scooby-Doo, seriam produzidos reboots de Tom & Jerry e dos Looney Tunes. A série teria o mesmo estilo de Mistério S/A, mas seria mais puxada para a comédia, inclusive no visual dos personagens, redesenhados para terem uma aparência mais cômica. Que Legal, Scooby-Doo! empataria com Mistério S/A no número de episódios - 52 no total, divididos em duas temporadas de 26 cada - mas acabaria sendo uma série nômade: seus vinte primeiros episódios seriam exibidos no Cartoon Network, mas, no vigésimo-primeiro episódio da primeira temporada, a série passaria para o canal Boomerang, onde ficaria até o final da primeira temporada. A segunda temporada estrearia exclusivamente no serviço de streaming da Warner, mas apenas os quinze primeiros episódios seriam exclusivos desse formato, com a série voltando ao Boomerang no décimo-sexto.

A mais recente série de Scooby se chama Scooby-Doo e Adivinha Quem? (Scooby-Doo and Guess Who?), e é uma nova versão de Os Novos Filmes de Scooby-Doo, com cada episódio trazendo um "convidado especial" que ajuda as crianças a solucionar o mistério da semana; a lista de convidados inclui Batman, Mulher Maravilha, Sherlock Holmes, Weird Al Yankovic, Whoopi Goldberg, os mágicos Penn & Teller, a cantora Sia, Steve Urkel, e até mesmo o ex-presidente Abraham Lincoln. Como curiosidade, essa é a primeira série de Scooby a não ser classificada como "livre", ganhando o selo de PG ("supervisão dos pais aconselhada"), o que significa que suas histórias são mais voltadas a adolescentes do que a crianças. Scooby-Doo e Adivinha Quem? estrearia no Cartoon Network em 8 de julho de 2019, e, até agora, teve uma temporada de 13 episódios; uma segunda temporada está prevista para estrear em junho de 2020.

Além de todas estas séries, Scooby teve cinco desenhos de longa-metragem feitos para a TV, que estrearam em 1979, 1987, 1988 (dois) e 1994, 32 lançados diretamente em vídeo entre 1998 e 2019, dois filmes com atores de verdade para o cinema, lançados em 2002 e 2004, e três para a TV, lançados em 2009, 2010 e 2018.

0 Comentários:

Postar um comentário