domingo, 21 de dezembro de 2003

Escrito por em 21.12.03 com 4 comentários

Caverna do Dragão

Os jovens heróis, e um personagem coadjuvante


Semana passada, eu postei um incrível questionário que anda rolando na internet, conforme vocês podem conferir aí embaixo. Ao responder a pergunta "Desenho Animado Preferido" (que nem existia no questionário original, diga-se de passagem), acabei esquecendo de incluir a Caverna do Dragão. O que é uma injustiça imperdoável, uma vez que eu provavelmente sei todos os episódios de cór, já devo ter assistido a cada um um bonucatilhão de vezes, e até cheguei a gravar uma fita, para caso a Globo um dia desista de reprisar e me dê vontade de assistir de novo. Segunda-feira eu o adicionei ao questionário, mas quem leu as respostas no domingo pode não ter visto esta adição. Para compensar este engano, decidi fazer um post dobre este desenho, que, provavelmente, foi o primeiro desenho de fantasia medieval do mundo.

Para quem não sabe (se é que alguém ainda não sabe), o desenho conta a história de seis amigos, Hank, Eric, Presto, Diana, Sheila e Bobby, que vão a um parque de diversões experimentar o novo brinquedo-sensação do momento, a Caverna do Dragão (Dungeons and Dragons, no original). Ao andar no brinquedo, porém, os jovens são teletransportados para um outro mundo, onde conhecem o Mestre dos Magos, um antigo feiticeiro, que pode ajudá-los a voltar para casa. Para que possam sobreviver aos perigos deste estranho mundo, o Mestre dos Magos lhes deu armas mágicas, e roupas adequadas ao período.

O Mestre dos MagosPausa. Sim, o nome do brinquedo era Dungeons and Dragons. Inclusive, o nome original do desenho também era Dungeons and Dragons. Sim, como todos devem estar deduzindo, este desenho foi baseado no D&D, o famoso Dungeons & Dragons, o primeiro RPG do mundo. O fato dos amigos terem sido "transformados" em arquétipos da fantasia medieval é para simbolizar que eles agora são os jogadores, devendo viver aventuras em um mundo diferente do seu. O Mestre dos Magos, no caso, seria o Mestre do jogo de RPG, que os orienta e os apresenta as aventuras. O nome do Mestre dos Magos em inglês, inclusive, é Dungeon Master, que é o mesmo nome do Mestre no jogo do D&D em inglês.

Hank e DianaBem, vamos voltar ao que interessa. Assim, Hank, tomado como líder do grupo, ganhou um arco mágico, que dispara flechas de energia capazes de proezas incríveis, como amarrar os inimigos ou servir de ponte. Diana, uma ginasta de nível olímpico, recebeu um bastão retrátil, para auxiliá-la em incríveis saltos e piruetas (e também uma roupa de chacrete, mas isso não vem ao caso). Eric, um filhinho-de-papai mimado que só pensa em voltar para sua mansão e não é exatamente o mais corajoso do grupo recebeu um escudo que cria uma espécie de domo ao redor de si e de seus amigos, para protegê-los de ataques. Presto, um menino sensível e inteligente, que gostava de truques de mágica, ganhou um chapéu mágico (que não funciona muito bem), capaz de providenciar qualquer item do qual os jovens precise. Sheila, uma menina tímida e com dificuldades de relacionamento, ganhou um manto capaz de torná-la invisível. E Bobby, o irmãozinho de Sheila, um tanto superconfiante e voluntarioso demais, ganhou um tacape superforte, capaz de criar terremotos (e que lhe conferiu o apelido de "Bobby, o Bárbaro"). Aos jovens, mais tarde, une-se Uni, um filhote de unicórnio que não sabe ainda utilizar seus poderes de teletransporte muito bem, e acabou se tornando uma espécie de mascote do grupo.

TiamatMas nem tudo são flores neste estranho mundo. Apesar de ganhar armas mágicas incríveis, os jovens amigos ainda têm que tentar voltar para casa, e para isso eles enfrentarão muitos perigos, como feiticeiros malignos, monstros hostis e, é claro, dragões. A série também conta com vilões recorrentes, como o Vingador, o principal vilão da série, que tem por objetivo roubar as armas mágicas dos jovens para finalmente derrotar o Mestre dos Magos, e Tiamat, a Rainha dos Dragões Cromáticos (sim, Tiamat é fêmea!), um dragão de cinco cabeças que parece ter os mesmos objetivos de qualquer dragão (seja lá quais forem) sendo, também, a única coisa que o Vingador teme neste mundo (e faz ele muito bem, eu também temeria).

Sheila, Bobby e UniCaverna do Dragão teve 27 episódios, divididos em três temporadas, que foram originalmente ao ar nos EUA nos anos de 1983, 1984 e 1985. Aqui eu não tenho certeza de quando começou a passar, mas a última vez que eu vi um episódio foi em 2001. Aqui em casa a gente diz que a fita da Globo vai abrir um buraco. Por mim, tudo bem, ainda falta eu gravar dois episódios mesmo, é até bom que eles repitam.

Eric e PrestoOs jovens, infelizmente, jamais encontraram o caminho de casa. A série foi cancelada após o episódio 27, sem jamais apresentar um final. Esta é uma mania irritantemente comum em desenhos norte-americanos, e só não é mais irritante do que a mania da segunda-fase-após-um-filme, como fizeram com os Transformers e os Comandos em Ação. Anda rolando na internet um "último capítulo jamais filmado", no qual o Vingador é filho do Mestre dos Magos ou qualquer coisa assim. Mas eu não costumo acreditar nesse tipo de coisa, até porque esse pode ser simplesmente um roteiro rejeitado que jamais seria filmado, mesmo se houvesse realmente um último capítulo.

O VingadorNão sei se gostaria que fizessem um desenho novo da Caverna do Dragão (embora o novo do He-Man tenha ficado bem legal), mas sem dúvida eu gostaria que alguém se interessasse em relançar os episódios originais em DVD ou coisa assim. Pode ser que a Globo reprise o desenho pela enésima vez, e aí eu finalmente conseguiria gravar os episódios que me faltam, mas eles não têm abertura nem encerramento, e pode ser até que estejam "cortados" para ficar mais curtos. Eu já tentei baixar uns episódios da internet, mas estão em som original (não que eu tenha problemas para entender inglês, mas é mais legal ver com a dublagem original) e eu não tenho tanto espaço livre para guardar 27 episódios de 300Mb cada um.

Finalizando, gostaria de saber por que temos 759 canais de TV a cabo ("temos" é um verbo genérico, já que eu, Guil, só tenho mesmo os 7 da TV aberta) se nenhum deles passa esses desenhos e séries "clássicas". O Boomerang, neste sentido é uma iniciativa louvável (embora só passe os da Hanna-Barbera). Onde estão os Transformers? Onde estão os Centurions? Battlestar Galactica? Túnel do Tempo? M.A.S.K.? O Elo Perdido? Alguém podia dar um jeito nisso.

4 comentários:

  1. http://www.assistatvonline.com/ Acesse e assista os capítulos de Caverna do Dragão...

    ResponderExcluir
  2. Maravilhada com este artigo. Uma verdadeira máquina do tempo.

    ResponderExcluir
  3. Sei que já são quase 20 anos deste artigo, mas você ainda possui os episódios guardados em VHS?
    Abraços. ❤

    10/08/2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, mas deve estar na casa dos meus pais, não trouxe nenhum VHS quando casei

      Excluir