quinta-feira, 14 de agosto de 2003

Escrito por em 14.8.03 com 0 comentários

Mah Jongg (I)

Hoje estamos apresentando mais uma maravilha tecnológica, os posts gêmeos! Apesar de diferentes, os posts de hoje daqui e do BLOGuil têm o mesmo tema! Não é legal?




Hoje falaremos sobre Mah Jongg. O Mah Jongg é um jogo chinês, para duas a quatro pessoas, mas se popularizou em sua versão Windows no estilo "paciência", para ser jogado por uma pessoa só. O objetivo é retirar todas as peças do tabuleiro, aos pares, até que não sobre nenhuma, no menor tempo possível.

O jogo conta com, ao todo, 144 peças, com 42 figuras diferentes. 27 destas peças são agrupadas mais ou menos como os naipes do baralho, numeradas de 1 a 9: as nove letras, as nove moedas e os nove bambus. Outras três peças simbolizam três dragões ancestrais, e outras quatro simbolizam os quatro pontos cardeais. Todas estas peças estão presentes no jogo em dois pares cada, totalizando 136 peças.

As outras oito peças são especiais: as quatro estações do ano e as quatro flores. Destas só existe uma de cada, e elas saem umas com as outras dentro de seu próprio grupo. Ou seja, para tirar um nove de moedas você precisa de outro nove de moedas, mas para tirar o Verão você precisa do Inverno, do Outono ou da Primavera (Nota do Guil: No MahJongGuil, que pode ser encontrado no BLOGuil, as quatro estações são simbolizadas pelo Cão-Toalha, Rupert, Pato e A Mão; e as quatro flores pelo ponto de interrogação da Pesquisa, a casinha do Alerta Barraco, o selo dos Sites Aprovados e o troféu do BLOGuil Awards).

As peças são retiradas da seguinte forma: Primeiro, é lógico, você precisa de um par da mesma peça. Depois, é necessário que ambas estejam "soltas", ou seja, que possam se mover para a direita ou para a esquerda, desde que não tenha nenhuma outra peça em cima delas. Se essas condições forem preenchidas, basta clicar nas duas e zup, elas são removidas do tabuleiro.

As peças costumam ter desenhos chineses tradicionais, e o layout tradicional é o da forma da pirâmide da screenshot acima, mas os jogos para Windows costumam trazer layouts e sets de peças novos, e até permitir que o usuário crie seus próprios sets.

O primeiro jogo de Mah Jongg que eu tive aqui em casa foi o famoso Taipei da Microsoft, que veio grátis em uma caixa de disquetes da Verbatim. Depois eu tive um Mah Jongg 4.0 para DOS, um 5.0 para Windows, um MahJongg97 do mesmo fabricante, e um MoreJongg da Moraffware, que possibilitava combinar dois sets e criar um jogo de 288 peças!

O mais viciado em Mah Jongg aqui em casa é o meu pai. Quando ele instalou WindowsXP no computador dele, me incumbiu da tarefa de encontrar um Mah Jongg que rodasse em XP (para quem não sabe, poucas coisas feitas para outros Windows roda no XP). Foi aí que eu achei o Kyodai.

Além de ser totalmente 3D, o Kyodai ainda traz vários layouts e sets de peças alternativos, musiquinhas bem legais, e joguinhos de bônus, entre eles um no estilo Tetris. Se você gosta de Mah Jongg ou ficou curioso com minha explicação acima, sugiro que vá até o site e baixe o Kyodai o mais rapidamente possível. O único problema é que esse jogo vicia!

O Kyodai tem duas versões, uma completa de 4 Mb e uma "condensada", 2D e sem extras, em 1,44 Mb. Roda em todos os Windows (eu rodo no 98 SE, meu pai no XP, ambos sem problemas), e requer DirectX.

0 Comentários:

Postar um comentário