domingo, 27 de março de 2022

Escrito por em 27.3.22 com 0 comentários

Kamen Rider (XVI)

Ano passado, quando fiz o mais recente post sobre os Sentai, ia fazer, também, um sobre as mais recentes séries do Kamen Rider. Só que eu me esqueci. Me lembrei hoje, e, como é sempre melhor tarde do que nunca, vamos a elas!

Kamen Rider Zero-One
2019

No futuro, as pessoas poderão contar com a ajuda dos Humagears, robôs-assistentes que contam com inteligência artificial e auxiliam seus donos em todas as tarefas do dia a dia. Criados pela Hiden Intelligence, a empresa líder em inteligência artificial no Japão, os Humagears logo se tornam um grande sucesso, se espalhando por todas as casas, ambientes de trabalho e de lazer. Um dia, porém, uma organização cyberterrorista conhecida como MetsubouJinrai.net descobre uma forma de hackear os Humagears, transformando-os em monstros e usando-os para subjugar a humanidade. A tarefa de deter a MetsubouJinrai.net é assumida por ninguém menos que o jovem herdeiro da Hiden Intelligence, o comediante Aruto Hiden, que, usando tecnologia de ponta, se transforma em Kamen Rider Zero-One.

Para se transformar em Zero-One, Aruto usa um aparelho criado pela Hiden chamado Zero-One Driver, que deve ser combinado com uma espécie de pendrive chamado Progrisekey. Como era de se esperar, existem vários tipos de Progrisekeys, e cada um deles faz com que Zero-One assuma uma forma com aparência e poderes diferentes. A "forma básica" se chama Rising Hopper, e é capaz de saltar a 60 m de altura; nos quesitos força, velocidade e resistência, essa é a forma mais equilibrada, embora seja, também, a que tem o chute mais forte. As outras formas principais são Biting Shark, própria para uso sob a água, e que não se sai bem quando usada em terra; Flying Falcon, que tem a menor força, velocidade e resistência, mas é a única capaz de voar; Flaming Tiger, que possui um soco flamejante e é uma das mais velozes; Freezing Bear, que possui um soco congelante e é uma das mais resistentes; e Breaking Mammoth, uma espécie de exo-esqueleto que aumenta drasticamente a resistência de Zero-One ao custo de sua velocidade, enquanto permite que ele use várias armas diferentes. Mais adiante na série, Aruto ganha acesso a Progrisekeys especiais, com as quais pode assumir as formas Shining Hopper, uma versão aprimorada da Rising Hopper; Shining Assault Hopper, que combina as habilidades da Rising Hopper com as da forma Shooting Wolf, de outro Kamen Rider da série, Kamen Rider Vulcan; Metal Cluster Hopper, que é formada por milhares de gafanhotos metálicos minúsculos, e possui função auto-reparo; e Realizing Hopper, a mais poderosa de todas.

Em determinados episódios, Aruto também usa outros aparelhos sem ser o Zero-One Driver, como o Forceriser, com o qual pode assumir uma versão ligeiramente mais poderosa da Rising Hopper; o Zero-Two Driver, com o qual pode se transformar em Kamen Rider Zero-Two, mais poderoso que Zero-One; e o Ark Driver, com o qual pode se transformar em Kamen Rider Ark-One, o mais poderoso de todos.

Mas Aruto não está sozinho em sua luta contra os Humagears renegados: antes do surgimento de Kamen Rider Zero-One, o combate aos vilões ficava por conta da organização militar AIMS (da sigla em inglês para Serviço Militar de Inteligência Artificial), que segue fazendo seu trabalho, inclusive achando que Zero-One mais atrapalha do que ajuda. Um ex-capitão da AIMS, Isamu Fuwa, se torna amigo de Aruto, e passa a usar um equipamento chamado Shotriser, combinado a suas próprias Progrisekeys, para lutar contra os Humagears como Kamen Rider Vulcan. A forma principal de Vulcan é a Shooting Wolf, que, ao contrário da Rising Hopper, é especializada em combate a longa distância (a forma Shining Assault Hopper, portanto, combina o melhor de dois mundos); a única forma alternativa de Vulcan é a Punching Kong, que tem o soco mais poderoso de todos e é praticamente irremovível quando finca os pés no chão. Fuwa também ganha Progrisekeys especiais mais adiante na série, com as quais pode assumir as formas Assault Wolf, versão aprimorada da Shooting Wolf; Orthros Vulcan, que combina os poderes da Shooting Wolf e da Punching Kong; e Rampage Vulcan, a mais poderosa de todas.

Outros Kamen Riders da série são Kamen Rider Valkyrie, na verdade Yua Aiba, engenheira e consultora da AIMS, que usa seu próprio Shotriser e Progrisekeys para assumir as formas Rushing Cheetah, a mais veloz de todas, e Lightining Hornet, capaz de voar e equipada com várias armas, e mais adiante na série, ganha acesso ao Raidriser, que lhe confere a forma Fighting Jackal Raider, mais poderosa; Kamen Rider Thouser, na verdade Gai Amatsu, ex-CEO da fabricante de armas ZAIA, que fornece as armas da AIMS, que se transforma usando uma Progrisekey em um aparelho de sua própria criação, chamado Thousandriver; e Kamen Rider Eden, na verdade Rihito Isshiki, conhecido apenas como S, que possui a forma mais avançada de todas tecnologicamente falando.

Alguns Humagears também conseguem usar aparelhos criados pela Hiden combinados a Progrisekeys para se transformar em Kamen Riders. O principal é Kamen Rider Jin, que luta pela liberdade de sua espécie, e pode usar o Forceriser para assumir a forma Flying Falcon, que pode voar e instalar programas em outros Humagears através de tentáculos ocultos; o Slashriser para assumir a forma Burning Falcon, versão aprimorada da Flying Falcon; e o Ark Driver para se transformar em Kamen Rider Ark-Zero, mais poderoso que todos exceto Ark-One. Já Kamen Rider Horobi, membro fundador do MetsubouJinrai.net, pode usar o Forceriser para assumir a forma Sting Scorpion, que perde em velocidade e resistência para todas as outras, mas é a que tem os socos e chutes mais poderosos; o Zetsumetsudriver, para assumir a forma aprimorada Ark Scorpion; e em alguns episódios consegue usar o Ark Driver para se tornar Kamen Rider Ark-Zero e Kamen Rider Ark-One. E temos também Kamen Rider Naki, Humagear que trabalha para Gai e pode usar o Forceriser para assumir a forma Japanese Wolf, especializada em guerra virtual e hacking. Em flashbacks também é mostrado Kamen Rider Ikazuchi, Humagear que fingia ser humano e usava o nome Uchuyaro Raiden.

Os principais vilões são o MetsubouJinrai.net, grupo que atua das sombras "libertando" Humagears da "escravidão nas mãos dos humanos". Secretamente, o grupo é controlado pelo satélite com inteligência artificial Ark (criador do Ark Driver, e que controla mentalmente os Kamen Riders Ark-Zero e Ark-One, com Aruto conseguindo assumir a forma Ark-One mantendo sua vontade), que considera os humanos falhos e deseja criar um enorme sistema de vigilância global, com o qual ele controlaria o mundo inteiro. Ark possui uma "emissária", chamada Azu, que finge ser aliada de Aruto para que o vilão esteja sempre um passo à frente. Os Humagears transformados em monstros recebem o nome de Magia (tipo "Trilobite Magia"); mais tarde na série, surgem Magia muito mais poderosos, conhecidos coletivamente como Ark Magia. Um vilão secundário da série é a ZAIA, que é rival da Hiden nos negócios, e vê na guerra contra os Humagears uma boa oportunidade de lucro. A ZAIA possui uma força de elite composta por soldados chamados Raiders, que usam armaduras semelhantes às dos Kamen Riders, também ativadas por Progrisekeys, e que também atuam como monstros da semana em alguns episódios; mais adiante na série, os Raiders são abandonados e a ZAIA passa a utilizar Humagears militarizados conhecidos como Sold Magia, também como monstros da semana.

Kamen Rider Zero-One foi o primeiro Kamen Rider da Era Reiwa - cada Era corresponde ao reinado de um imperador japonês, sendo a Reiwa a atual, do Imperador Naruhito. Diferentemente do que ocorreu na última mudança de Era, quando foi determinado que os Kamen Riders da Era Heisei (a imediatamente anterior à Reiwa, correspondente ao reinado do Imperador Akihito) seriam, estetica e narrativamente, completamente diferentes dos da Era Showa (o reinado do Imperador Hirohito, pai de Akihito e avô de Naruhito), Zero-One manteve todas as características dos Kamen Riders da Era Heisei, o que faz sentido, já que a mudança nas características das séries entre a Showa a Heisei se deu não por causa da mudança de Era, e sim para tentar levar o Kamen Rider novamente ao sucesso.

A série teve 45 episódios, exibidos entre 1 de setembro de 2019 e 30 de agosto de 2020; originalmente, estavam previstos 50, mas o total seria reduzido devido a atrasos nas gravações causados pela pandemia global - diferentemente do que ocorreu com Kiramager, porém, as gravações não precisaram ser interrompidas, o que significa que nenhum fim de semana foi pulado. A pandemia prejudicaria as gravações, porém, dos filmes, com Zero-One só tendo quatro (Zi-O, seu antecessor, por exemplo, teve oito): o primeiro, Kamen Rider: Reiwa The First Generation, era um crossover com Zi-O, e prestava uma homenagem à série original de 1971; o segundo, Kamen Rider Zero-One: REALxTIME, era muito mais adulto que a série, trazendo inclusive cenas de nudez, e tinha como antagonistas S, que tentaria dominar o mundo através de um ataque cibernético, e Azu, que usaria o Ark Driver para se transformar em Kamen Rider Ark Zero-One; o terceiro, Zero-One Others: Kamen Rider MetsubouJinrai, tinha como protagonistas Jin e Horobi, que tentavam impedir a ZAIA de criar Humagears militarizados; e o quarto, Zero-One Others: Kamen Rider Vulcan & Valkyrie, tinha como protagonistas Fuwa e Yua, que tentavam impedir uma entidade chamada Kamen Rider MetsubouJinrai, que tinha os poderes combinados de Jin, Horobi, Naki e Ikazuchi, de dominar o mundo. Zero-One pode ter tido poucos filmes, mas teve muitos especiais lançados diretamente em DVD e Blu-ray, nada menos que 11, a maioria deles no estilo enciclopédia (como, por exemplo, Kamen Rider Zero-One: Transformation Lessons que mostrava, uma a uma, todas as formas de todos os Kamen Riders da série).

Para terminar, uma curiosidade: oficialmente, no nome da série e de seu protagonista, o Zero é lido em japonês (pronuncia-se rei) e o One em inglês (pronuncia-se wan), o que faz com que o nome seja falado Kamen Rider Reiwan - um nome escolhido a dedo para o primeiro Kamen Rider da Era Reiwa. O criador da série, Takahito Omori, declararia que eles só notariam que essa coincidência seria possível bem depois que já estavam desenvolvendo a série; segundo ele, o título Zero-One seria escolhido porque os números 0 e 1 são os únicos existentes no sistema binário, fortemente ligado à informática e à tecnologia, sendo portanto apropriados para o nome de uma série que aborda cyberterrorismo e inteligência artificial.

Kamen Rider Saber
2020

Milhares de anos atrás, um grupo de espadachins conhecido como a Espada de Logos atuava como guardião do Livro Todo-Poderoso, que contava toda a história da humanidade, passado, presente e futuro. Um dia, um traidor tentou roubar o livro para o clã Megid, e, como resultado, o livro se partiu, e suas folhas se espalharam pelo mundo. Nos dias atuais, o jovem escritor Touma Kamiyama começa a ter sonhos vívidos com uma dimensão fantástica, onde monstros atacam as pessoas e são combatidos por espadachins. Misteriosamente, a parte da cidade onde Touma vive é transportada para outra dimensão, chamada Wonder World, exatamente igual aos seus sonhos. Recebendo o poder de um dragão vermelho, Touma se transforma em Kamen Rider Saber, e passa a ter a missão de derrotar os monstros do clã Megid antes que eles consigam reunir todas as partes do livro, o que possibilitará que sua cidade retorne ao mundo real.

No mundo do Wonder World, Kamen Rider Saber é conhecido como O Bravo Espadachim. Para se transformar nele, Touma usa um amuleto mágico chamado Kaenken Rekka, que se combina com livros mágicos, transferindo seu poder para o Espadachim. Sua forma padrão se chama Brave Dragon, e é armada com uma espada flamejante. Outras formas são a Dragon Jackun, que tem o poder de disparar sementes que rapidamente se tornam enormes árvores; Dragon Peter, armada com um gancho; Dragon Hedgehog, que dispara agulhas de energia; Dragon Arthur, a mais forte de todas, armada com uma lança; Dragon Bremen, que possui ataques sonoros; Dragon Alangina, cujos ataques são carregados com eletricidade; e Crimson Dragon, que tem o poder de lançar tornados e usa um bastão como arma. Uma curiosidade de Kamen Rider Saber é que os livros mágicos usados pelo Kaenken Rekka são baseados em clássicos da literatura; o que dá acesso à forma Dragon Jackun, por exemplo, é inspirado em João e o Pé de Feijão, e o da Dragon Peter é inspirado em Peter Pan.

Mais adiante na série, Saber ganha acesso às super formas Dragonic Knight, que tem uma armadura praticamente impenetrável e a habilidade de refletir ataques inimigos; Primitive Dragon, que tem sentidos ampliados; Elemental Primitive Dragon, que tem ataques aprimorados por fogo, gelo e eletricidade; e Almighty Saber, uma versão superpoderosa da Brave Dragon. Mais para o final da série, Touma ganha um novo amuleto, o Haouken Xross Saber, com o qual pode se transformar em Kamen Rider Xross Saber, que pode voar e tem poderes mágicos, e as formas alternativas Crimson Saber e Featuring Saber, cada uma com poderes diferentes (e todas as três tendo aparência bem semelhante). Finalmente, em determinado momento, Touma consegue combinar dois livros com o Kaenken Rekka, assumindo a forma Dragon Eagle, que pode voar e disparar um tornado de fogo.

O "Kamen Rider secundário" da série é Kamen Rider Blades, na verdade Rintaro Shindo, descendente de um dos membros da Espada de Logos original. Sua forma padrão é a Lion Senki, que possui o poder da água, assim como a Brave Dragon tem o poder do fogo - por causa disso, Kamen Rider Blades é conhecido como O Espadachim da Água. Suas super formas são a King Lion Daisenki, equipada com um canhão de água, e Tategami Hyoujuusenki, que tem o poder do gelo. Quando o segredo para usar dois livros é revelado, Blades passa a poder usar as formas Lion Fantasista, que combina os poderes da Lion Senki com os da Dragon Peter, e Fantastic Lion, sua mais poderosa, mas que ele não consegue controlar direito. Importante dizer que, nessa série, todos os Kamen Riders são armados com espadas, então eu não vou ficar mencionando isso a toda hora.

Falando em espadas, outro Kamen Rider importante é Kamen Rider Espada (isso mesmo), na verdade Kento Fukamiya, O Espadachim do Trovão, membro da Espada de Logos que passou anos em animação suspensa, cuja forma padrão é inspirada na história de Aladdin, e se chama Lamp do Alangina, contando com várias lâminas ocultas e ataques de espada diferentes. Usando dois livros, ele pode assumir as formas Lamp do Hedgehog, que combina os poderes da Lamp do Alangina e da Dragon Hedgehog, e Golden Alangina, sua mais poderosa. Originalmente, Espada usava um dispositivo chamado Sword Driver; mais adiante na série, ele consegue usar um chamado Calibur Driver para assumir duas outras formas, a Jaaku Dragon e a Jaou Dragon, as mais poderosas de todos os Kamen Riders, com os poderes dos quatro elementos. Essas formas, assim como o Calibur Driver, originalmente pertenciam ao falecido Daichi Kamijo, O Espadachim do Fogo, que era membro da Espada de Logos e se transformava em Kamen Rider Calibur.

Outros Kamen Riders da série são Kamen Rider Buster, na verdade Ryo Ogami, O Espadachim da Terra, cuja forma básica é a Genbu Shinwa, que possui uma pesada armadura que diminui sua velocidade e a altura de seus saltos, mas amplia o poder de seus socos e chutes, e, usando dois livros, pode assumir as formas Genbu Jackun e Genbu Bremen; Kamen Rider Kenzan, na verdade Ren Akamichi, O Espadachim do Ar, cuja forma padrão é a Sarutobi Ninjaden, que tem poderes ninja, a alternativa é a Ninja Butasan, que tem uma espécie de sensor que capta informações trazidas pelo vento como odores e mudanças na temperatura, e com dois livros pode assumir a Ninja Jackun; Kamen Rider Saikou, na verdade Yuri, O Espadachim da Luz e guardião da espada mágica Kin no Buki Gin no Buki, que tem duas formas, a X Sword Man, com poderes da luz, e a Saikou Shadow, com o poder das trevas, e, com o segredo de combinar dois livros, pode combinar ambas para as formas X Sword Man Powerful, armada com um escudo, e X Sword Man Wonderful, com poderes mágicos; os irmãos Reika e Ryoga Shindai, que se transformam em Kamen Rider Sabela e Kamen Rider Durandal, único que não é armado com uma espada, e sim com um tridente; e Kamen Rider Solomon, na verdade Isaac, o atual comandante da Espada de Logos - todos esses Kamen Riders, aliás, são os membros atuais da Espada de Logos, que estavam presos no Wonder World com a missão de jamais deixar os Megid encontrar todas as páginas do livro.

O líder dos Megid é Storious, que também pode usar um livro mágico para se transformar em Kamen Rider Storious. Ele não é o único, com um monstro chamado Desast podendo se transformar em Kamen Rider Falchion. Todos os Megid têm aparência monstruosa, mas Storious pode assumir forma humana, tendo, portanto, três formas (humano, Megid e Kamen Rider); outros que podem assumir forma humana são o General Legeiel e o rebelde Zooous. Os Megid são um clã de monstros que busca usar o Livro Todo-Poderoso para governar o mundo; Storious, Legeiel e Zooous originalmente eram membros da Espada de Logos, se tornando monstruosos ao mudar de lado, e por isso ainda podem assumir suas antigas formas. Após o livro ser destruído, tanto os Megid quanto a Espada de Logos ficaram presos no Wonder World, mas os Megid conseguiram reunir, ao longo de séculos, quase todas as páginas, sendo o encantamento que levou parte do nosso mundo para lá sua tentativa de conseguir as que faltam.

Kamen Rider Saber teve 48 episódios, exibidos entre 6 de setembro de 2020 e 29 de agosto de 2021; assim como Kamen Rider Zero-One, ele teve uma multidão de especiais lançados diretamente em DVD e Blu-ray (dessa vez foram 13), e somente quatro filmes. O primeiro teve o gigantesco nome de Gekijou-tanpen Kamen Raider Saber: Fushichou no Kenshi to Hametsu no Hon (algo como Kamen Rider Saber, O Filme: O Espadachim da Fênix e o Livro da Ruína) e tinha como vilão o Kamen Rider Falchion original, um membro da Espada de Logos chamado Bahato, que aparentemente foi morto e teve seu poder roubado por Desast, mas, sendo O Espadachim da Fênix, descobriu uma forma de voltar dos mortos, e agora quer vingança contra os atuais membros da Espada de Logos, por considerar que foi traído pela organização. O segundo, Saber + Zenkaiger: Superhero Senki, era um crossover com Zenkaiger, o Sentai de 2021, que ainda não vimos aqui no átomo, feito para comemorar o aniversário de 50 anos do Kamen Rider e o de 45 anos dos Sentai. O terceiro, Kamen Rider: Beyond Generations, também era uma homenagem aos 50 anos do Kamen Rider, trazendo elementos de todas as séries produzidas até então. E o quarto, Kamen Rider Saber: Shinzai no Trio ("o trio do pecado"), é ambientado cerca de oito anos após o final da série, e traz Touma, Rintaro e Kento investigando o desaparecimento misterioso de vários membros da Espada de Logos.

Série Kamen Rider

Kamen Rider Zero-One
Kamen Rider Saber

0 Comentários:

Postar um comentário