domingo, 18 de abril de 2021

Escrito por em 18.4.21 com 0 comentários

Toei Fushigi Comedy Series (V)

E hoje teremos o último post da série sobre a Toei Fushigi Comedy Series, com as três últimas séries! No nosso último post, terminamos com Ipanema, depois da qual veio Patrine, sobre a qual já falei no último post da série sobre os Toei Heroes. Depois de Patrine, veio Tuthmose, que é com quem começamos hoje.

Fushigi Shoujo Nairu na Tuthmose
1991

Sanae Nakajima era uma adolescente normal, até que decidiu visitar o túmulo de seus antepassados. Acidentalmente, ela quebra uma das lápides, e, com isso, liberta 51 demônios do Antigo Egito, que estavam ali aprisionados e agora atacam o Japão. Mas nem tudo é terror e sofrimento: depois da liberação dos demônios, os espíritos de seus ancestrais aparecem para ela e revelam que ela pertence à linhagem do Faraó Tutmés, sendo descendente direta de Tutmés I (que existiu mesmo). Graças a isso, ela possui poderes mágicos latentes que permitirão que ela empunhe o Cajado de Toth, única arma capaz de aprisionar novamente os demônios, e use o Escaravelho Ibunbatsuta, artefato que permitirá que ela se transforme na garota fantástica do Nilo Tuthmose (sendo Tuthmose o nome em inglês de Tutmés, usado no original japonês).

Quando não está transformada, Sanae é uma estudante do ensino médio que se veste discretamente, é apaixonada por comida chinesa e ovos cozidos, e adora tudo ligado ao Antigo Egito - o que advém do curioso fato de sua família ser descendente de egípcios, mais especificamente do Faraó Tutmés I. Quando se transforma, ela ganha uma roupa ao estilo dos faraós e o Cetro de Toth, com o qual consegue realizar diversos feitiços, incluindo o de aprisionar novamente os demônios que fugiram. Uma das condições para que Sanae mantenha seus poderes é o de não poder revelar sua identidade secreta a ninguém, mas ela tem uma irmã mais nova, Manami, que é um pouco desastrada, e acaba descobrindo acidentalmente que a irmã e a heroína são a mesma pessoa - e tem de guardar segredo absoluto para que continuem sendo. O pai de Sanae e Manami, Kenzo, é um funcionário da área ambiental do governo viciado em pachinko (um jogo japonês que funciona como um caça-níqueis) e a mãe, Yukie, é comilona e detesta tudo o que tem a ver com o Egito, por achar que a família só fala nisso; a história se põe em movimento quando o pai de Sanae é transferido para outra cidade, o que motiva a visita da menina ao túmulo de seus antepassados para se despedir.

A melhor amiga de Sanae é Tina Gushiken, apaixonada por história japonesa, excelente aluna de inglês, e que é a fã número um de Tuthmose, frequentemente ajudando a heroína a encontrar ou aprisionar algum demônio, sem saber que ela na verdade é sua amiga. Manami também tem dois amigos, Ituka Kawasaki, que gosta de cobras e tenta aprender mágica, e Hanako Ishikura, filha do dono de um restaurante de sushi. Outros personagens de destaque são Kannushi Gushiken, o pai de Tina, um sacerdote atrapalhado; Ippei Matsumoto, professor da turma de Manami e um dos alvos preferenciais dos demônios, constantemente sendo transformado em alguma criatura sobrenatural, como um vampiro; o Presidente Damente, da República de Gonchara, que tenta traficar trabalhadores japoneses para usar como escravos em seu país, tem seu esquema desbaratado por Tuthmose, e decide se unir aos demônios para derrotar a heroína; o intérprete de Damente, que só fala gonchara, chamado simplesmente de Intérprete; e um policial que também só é chamado de Policial, extremamente incompetente e preguiçoso, mas popular e querido por todos do bairro onde Sanae mora. Apesar de sequer ter nome, o Policial é um dos personagens mais frequentes da série, sendo rival do pai de Sanae no pachinko - com a diferença de que ele joga muito bem, enquanto o pai de Sanae joga muito mal - um dos principais opositores de Damante, e parte de uma subtrama na qual sua mãe (que também não tem nome) quer que ele se case de qualquer jeito, mas, para manter uma tradição familiar, com uma mulher que tenha barba.

Os vilões da série são os 51 Demônios do Nilo, que fazem as vezes de Monstros da Semana, com um sendo derrotado e capturado a cada episódio. O mais poderoso de todos é Warsa, que toma o lugar do presidente de uma empresa, dedicando seus recursos a proteger os demais demônios e atrapalhar a vida de Tuthmose. Falando nisso, todos os Demônios do Nilo têm o poder de possuir o corpo de pessoas, com alguns deles transformando a pessoa de alguma forma no processo - como quando Ippei foi transformado em vampiro ao ser possuído; Tutmose possui um pergaminho que, quando lido, identifica se uma pessoa está possuída ou não, e ajuda a expulsar o demônio de seu corpo para que ele seja derrotado. Os demônios derrotados são aprisionados em uma mini-pirâmide, que deve ser colocada no túmulo dos ancestrais de Sanae quando estiver completa.

Tuthmose teve um total de 51 episódios, exibidos entre 6 de janeiro e 29 de dezembro de 1991, sendo que o último foi um especial de uma hora de duração. Quando a série estava mais ou menos na metade, Ishinomori foi chamado para uma reunião na Toei na qual se discutiu um filme para o cinema, que seria um crossover entre Tuthmose e Patrine, e estrearia em janeiro de 1992. A ideia foi bem recebida, o roteiro foi escrito por Urasawa, mas, por alguma razão que jamais foi esclarecida, o projeto foi abandonado, e o filme jamais saiu do papel. Urasawa, não querendo desperdiçar a história que tinha criado, removeu todas as referências a Patrine, encurtou as cenas de ação, e transformou o roteiro do filme no do episódio 31.

Utau! Dairyugujo
1992

Oficialmente, a Toei divide as Toei Fushigi Comedy Series em três grupos: de 8-Chan a Bokkun, temos o grupo "robôs/mascotes", Hardgumi e Maringumi são do grupo "detetives", e, a partir de Pai Pai, as séries pertencem ao grupo "guerreiras mágicas". Tuthmose, porém, seria a última das garotas mágicas a seguir a fórmula estabelecida por Pai Pai, pois as duas últimas séries seriam bastante diferentes. Aliás, Utau! Dairyugujo, que se traduz para "cantem! o grande palácio do dragão", seria bastante diferente de quase todos os outros tokusatsu que existem. Pra começar, é uma série musical, com músicas inspiradas nas dos musicais da Broadway.

Utau! Dairyugujo é uma adaptação para tokusatsu da lenda de Taro Urashima, uma das mais famosas histórias infantis do Japão. Na história original, Taro é um pescador adolescente que resgata uma tartaruga em apuros, e, como recompensa, é levado por ela até um suntuoso palácio submarino, lar da Princesa Otohime. Ele e a Princesa se tornam amigos (em algumas versões, namorados), e, juntos, passam o que ele percebe como uma semana. Ao final desse tempo, imaginando que sua família possa estar preocupada com ele, Taro decide partir, e recebe um presente da Princesa, uma caixinha decorada com joias, que a Princesa, estranhamente, lhe recomenda que deve ficar sempre fechada, sendo proibido abri-la. Ao retornar para sua vila, Taro descobre que, na verdade, se passaram cem anos, e todos os que ele conhecia já morreram. Após alguns dias sem saber o que fazer, ele decide desobedecer a Princesa e abrir a caixa, e envelhece cem anos instantaneamente, se transformando em um ancião - em algumas versões, ao abrir a caixa, Taro se transforma num grou, a ave símbolo do Japão.

Utau! Dairyugujo não é tão trágico, trazendo grandes doses de uma comédia que beira o pastelão, e, além de ambientar a história de Taro na época atual, dá a ela um forte viés ecológico. A série foi uma criação não de Ishinomori, mas do trio Kobayashi, Ishihara e Urasawa, com o primeiro sugerindo a adaptação da lenda de Taro, o segundo sugerindo que fosse um musical, e o terceiro escrevendo todos os roteiros. As músicas seriam compostas por Yusuke Honma, que decidiria fazê-las ao estilo da Broadway, algo jamais visto na televisão japonesa. Embora a ideia tenha agradado à TV Fuji, não agradou ao público, e a audiência foi baixa desde o início; na segunda metade, Urasawa tentaria fazê-la mais parecida com as quatro séries de guerreiras mágicas anteriores, mas mantendo o protagonismo de Taro e as músicas, o que se mostrou bem difícil e não deu resultado, com Utau! Dairyugujo se tornando a série de audiência mais baixa das Toei Fushigi Comedy Series. Mesmo assim, Utau! Dairyugujo não foi encurtada, tendo 51 episódios, exibidos entre 5 de janeiro e 27 de dezembro de 1992.

Na série, Taro Urashima é um menino de uns onze anos, que odeia estudar, e gosta de passar seus dias à beira do mar. Um dia, ele ajuda um taxista em apuros, sem saber que ele é uma tartaruga mágica capaz de assumir forma humana. O taxista, então, pede para agradecer levando-o para casa de graça, mas, na verdade, o leva até o tal Dairyugujo, um castelo no fundo do mar, que se encontra em escombros e com sua população em perigo devido à poluição causada pelo homem. A governante do castelo, a Princesa Otohime, pede a ajuda de Taro, pois está para ser construído um resort oceânico próximo ao castelo, e, quando ele entrar em funcionamento, toda a população do Dairyugujo será dizimada. Ao contrário do que vocês possam estar pensando, Taro não é escolhido por ter bom coração ou por ter ajudado a tartaruga, mas porque sua família está diretamente ligada à construção do resort, com seu pai sendo o engenheiro-chefe do projeto; Otohime, portanto, pede para que Taro a "infiltre" em sua família, para que ela possa convencer os Urashima da importância de se preservar o mar e o meio-ambiente.

A empresa que está construindo o resort se chama Maruto Shoji, e é de propriedade de Naomi Udagawa, avó materna de Taro. Com o menino, ela é uma avó doce e carinhosa, mas, no mundo dos negócios, é cruel e ambiciosa. Totalmente devotada a sua filha Keiko, mãe de Taro, que adora curtir a vida e vive obrigando o menino a estudar mais, Naomi jamais aceitou seu casamento com Hiroshi, o tal engenheiro pai de Taro que agora trabalha no projeto do resort, um homem totalmente dedicado ao trabalho e que não dá muita atenção à sua família. Para prejudicar seu genro, Naomi o escolhe para trabalhar durante um ano um empreendimento em Fiji, o que significa que, para que o plano de Otohime dê certo, ela tem de convencê-lo antes que ele seja transferido. Curiosamente, embora todos no Dairyugujo saibam que Hiroshi é pai de Taro, absolutamente ninguém, nem mesmo Otohime, sabe que Naomi é avó do menino, e, vendo como eles odeiam a Maruto Shoji, ele tenta esconder esse fato a todo custo.

Embora Taro, para todos os efeitos, seja o protagonista, a heroína e guerreira mágica da série é Otohime, que é levada pelo menino para sua casa para trabalhar como empregada. Quando está próxima a Hiroshi e Keiko, Otohime sempre fala sobre ecologia e sore a importância de preservar o mar e as espécies marinhas, para ver se consegue convencê-los a interromper a construção do resort, mas seu plano acaba tendo uma falha inesperada: inicialmente, Hiroshi iria para Fiji sozinho, já que Taro está muito mal na escola e Keiko não aceita transferi-lo para uma em outro país, mas, sentindo confiança em Otohime, Keiko começa a planejar deixar Taro com ela e ir com o marido, o que atrai para Otohime a atenção - e a fúria - de Naomi. Otohime tem cerca de 16 anos, e, como era de se esperar, na presença dos demais personagens humanos usa roupas e óculos que disfarçam sua verdadeira aparência, mas, quando preciso, "se transforma", voltando a usar suas roupas de princesa e ganhando alguns poderes mágicos. Dentre os apetrechos que trouxe com ela do Dairyugujo está uma flauta feita de ostra e coral que tem o poder de rejuvenescer ou envelhecer qualquer um que escute seu som (e que tem o mesmo nome da caixa que a Princesa proibiu Taro de abrir na lenda, tamatebako, numa clara referência ao final da história).

Taro possui três amigos que estão frequentemente com ele: Kiyoshi é gordinho, sofre bullying e se torna extremamente atrapalhado na presença de garotas bonitas, inclusive Otohime, mas é muito corajoso e tem um grande senso de justiça; Toru é um menino muito inteligente, mas que ficou introvertido após a morte da mãe, e tem que lidar com um pai alcóolatra; e Masahiko é magrelo e vem de uma família que só tem mulheres, o que faz com que ele só se interesse por coisas estereotipicamente consideradas femininas, como cozinhar e comprar roupas. Há também uma menina, Shinko, que frequentemente está com o grupo; ela gosta de Taro, que não liga pra ela, e isso faz com que ela fique um pouco magoada, mas a parte mais bizarra é que sua família é dona de um restaurante, o Higashi Sushi, para o horror de Otohime, já que sushi é feito de criaturas do mar. Shinko tem uma irmã adolescente, Higashi, que não gosta de Otohime e desconfia que há algo de errado com ela. O pai das duas, Masao Higashi, é rival de Hiroshi, e não gosta que suas filhas se relacionem com Taro e Otohime.

Otohime é filha do Rei dos Oceanos, Kujira Daioh (cujo nome, traduzido, é "o grande rei baleia"), que é pacifista e não quer revelar a existência do povo submarino aos humanos, e por isso delega a salvação do Dairyugujo a sua filha, confiando que ela conseguirá se manter incógnita, e da Rainha dos Corais, Sango Jooh (cujo nome, traduzido, é, literalmente, "rainha dos corais"), que tem uma personalidade explosiva e, por sua vontade, destruía logo todos os humanos para que os seres marinhos pudessem viver em paz, algo com o qual seu marido não concorda. Outros personagens de destaque na série são Kameyama Miyoshi, tartaruga que mora no Dairyugujo e, como pode assumir forma humana e viver fora da água por algumas horas, atua como espião, dirigindo seu táxi pelas ruas da cidade e informando o que viu para a Família Real; e Ufo, um alienígena apaixonado por Otohime que quer ter um filho com ela de qualquer forma, e costuma surgir nos momentos mais impróprios.

Yugenjikko Sisters Shustorian
1993

As Eficientes Três Irmãs Shustorian (também conhecidas como Shushutorian ou Chouchoutrian) seriam não somente a última das Toei Fushigi Comedy Series, mas também a última criação de Shotaro Ishinomori para a Toei. Ao invés de uma única heroína, Ishinomori decidiria criar três, e dar à série um estilo meio Sentai - ao invés de armaduras coloridas, porém, elas usam vestimentas tradicionais japonesas, com grande parte da história e mitologia da série sendo ligadas ao Japão da antiguidade.

A história começa quando as três irmãs Yamabuki, cansadas por seus pais estarem sempre infelizes e brigando, decidem ir até um karaokê para se divertir. Lá, elas conhecem Tori-sama, que é ninguém menos que o Galo do zodíaco chinês em forma humana. 1993 é um Ano do Galo, o que significa que Tori-sama tem a obrigação de cuidar para que ele corra harmoniosamente; infelizmente, porém, um bando de youkai, espíritos malignos da mitologia japonesa, está rodando livremente pela Terra, causando caos e confusão, e, apesar de Tori-sama ter os poderes de um deus, está velho e cansado, incapaz de deter todos eles - e é por isso que as pessoas, inclusive os pais das irmãs Yamabuki, estão tão nervosas e brigonas. Ao ver que as irmãs têm o coração puro, ele lhes faz uma proposta: Tori-sama vai transferir parte de seu poder para elas, e, em troca, elas o ajudarão a destruir os youkai. As três irmãs Yamabuki aceitam, e, com seus novos poderes mágicos, se transformam nas três irmãs Shustorian - que também é um nome próprio e tem "tori" no meio, mas eu não faço a menor ideia se tem algum significado especial.

A mais velha das irmãs é Yukiko, de 16 anos, que recebeu o Dom da Sabedoria, com o qual consegue analisar qualquer situação em questão de segundos e manter a mente sempre limpa para descobrir novas pistas dos youkai; sua arma é o Shustorian Compact, um estojo de pó compacto que acaba com qualquer domínio mental ou lavagem cerebral. A do meio é Tsukiko, de 14 anos, que recebeu o Dom da Intuição, que lhe dá sonhos premonitórios e uma habilidade limitada de ver o passado através de objetos; sua arma é o Shustorian Lipstick, um batom que remove maldições e conserta objetos danificados. A mais nova é Hanako, de 12 anos, uma menina daquelas chamadas em filmes norte-americanos de tomboy, com pavio curto e que se joga de cabeça em tudo o que faz, tendo recebido o Dom da Paixão, com o qual consegue identificar se uma pessoa está sob a influência de um youkai e qual o ponto fraco de cada um deles; sua arma é o Shustorian Cologne, um perfume que permite que ela assuma vários disfarces quando o usa.

Para poder usar seus poderes, as irmãs precisam se transformar, através de joias mágicas que Tori-sama lhes deu - nas cores amarela, azul e vermelha, respectivamente. Segundo Tori-sama, se alguém descobrir suas identidades secretas, elas se transformarão em frango frito, mas todos os youkai sabem quem elas são, então aparentemente isso só se aplica a humanos. Cada irmã tem um bastão mágico chamado Kurenai, capaz de realizar alguns feitos mágicos, como levitação, paralisar inimigos e criar tempura (uma comida japonesa, a preferida das irmãs); com o Kurenai na mão, elas também têm superforça, supervelocidade e vigor sobre-humano, mas, se o bastão for retirado delas, elas perdem esses poderes e a capacidade de fazer mágica - mas não os Dons conferidos por Tori-sama. Combinando os três Kurenai, as irmãs podem usar o Shustorian Final, ataque poderoso que destrói os youkai.

O pai das três irmãs se chama Eisaburo Yamabuki, e é detetive de polícia; teimoso e fofoqueiro, ele costuma revelar informações confidenciais se alguém lhe der peixe cozido, sua comida preferida. A mãe é Megumi Yamabuki, uma dona de casa emotiva e que costuma fazer uma tempestade em copo d'água por causa de assuntos simples. Antes de as irmãs conhecerem Tori-sama, eles viviam brigando e estavam à beira do divórcio, mas, depois que elas derrotaram um youkai que estava por lá, eles se tornaram um casal amoroso e preocupado com as filhas. As irmãs também têm três amigos do colégio que estão sempre com elas, o inteligente Araki, o gordinho Sasayama, e Kano, que tem o hábito de fotografar tudo; por causa disso, ele convence os dois amigos a criar um "clube da fotografia", no qual Hanako e Tsuhiko são as principais modelos fotográficas.

A principal vilã da série é Nekohime Kaibiyo, que, na verdade, é o espírito do Gato em forma humana. Não tem gato no zodíaco chinês, então Nekohime ficou revoltada e decidiu recrutar os youkai para causar confusão e dar problema para os doze animais que governam o zodíaco (que são rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco, caso interesse). Após conferir os Dons às irmãs, Tori-sama volta para seu palácio celestial e raramente se envolve em assuntos da Terra; para se comunicar com as irmãs, ele usa um mensageiro, Fried Chicken Man (o "homem do frango frito"), um homem que age e se comporta como uma galinha, e só gosta de vestir roupas espalhafatosas. Fried Chicken Man não é confiável, às vezes finge que está a serviço de Tori-sama para atender seus próprios propósitos, e às vezes as irmãs se irritam a ponto de usar seus poderes contra ele. Outro personagem sobrenatural da série é a Tia E.T., uma alienígena que se disfarça como humana e veio à Terra conseguir dinheiro para sustentar sua família, que ficou em seu planeta natal; ela odeia as irmãs, pois considera que sua luta contra os youkai atrapalha seus negócios, e frequentemente as enfrenta se estiver por perto.

Shustorian teve um total de 42 episódios, exibidos entre 10 de janeiro e 31 de outubro de 2003. Inicialmente, apenas 39 episódios estavam previstos, mas, para poder fazer uma readequação de sua grade, a TV Fuji pediria mais três, que seriam filmados quando a série já se aproximava de seu final, e acabariam sendo os episódios 38, 39 e 40 (com o 38 e o 39 originais se transformando no 41 e 42, já que encerravam a história). Um desses novos episódios, o 40, tem uma história curiosa, que merece destaque.

No início da década de 1990, ambas as séries de tokusatsu de maior sucesso da TV japonesa estavam fora do ar: o Kamen Rider, da Toei, teve sua sequência de séries interrompida em 1989, após o final de Kamen Rider Black RX, e Ultraman, um dos heróis mais famosos do Japão, produzido pela Tsuburaya, embora tivesse ganhado um filme para o cinema em 1990, estava fora da TV desde 1981, quando terminou Ultraman 80. Em 1991, entretanto, Kazuo Tsuburaya, declaradamente fã do Kamen Rider, seria contratado para ser o chefe da divisão de vendas da Tsuburaya, e ligaria para Jun Hisaka, seu equivalente na Toei, com uma ideia ousada: produzir uma série Ultraman vs. Kamen Rider, para comemorar os 25 anos da estreia de Ultraman (em 1966) e os 20 anos da estreia do Kamen Rider (em 1971). Algo desse tipo - um crossover envolvendo propriedades de duas produtoras diferentes - era algo totalmente inédito no Japão, embora Kazuo não fosse o primeiro a tentar: em 1986, a Bandai havia tido a mesma ideia e tentado juntar ambos os heróis em um filme para o cinema que comemorasse, respectivamente, seus aniversários de 20 e 15 anos, mas, na época, a Toho, principal rival da Toei, era também a acionista majoritária da Tsuburaya, e vetou a ideia. Quando Kazuo assumiu seu cargo, esse já não era mais o caso, com a família Tsuburaya voltando a ter controle sobre a parte criativa da empresa, o que abriu caminho para as negociações.

Tudo foi acertado, equipe de produção e elenco escolhidos, e a pré-produção começou, mas problemas jamais divulgados acabariam fazendo com que o plano original fosse alterado: ao invés de uma série, Ultraman vs. Kamen Rider seria apenas um episódio especial, de uma hora de duração. Mais problemas se seguiram, que inviabilizaram que esse episódio fosse produzido ainda em 1991. Acabou que ele só ficaria pronto dois anos depois, e com um formato bem diferente do originalmente previsto, se tornando uma espécie de documentário, que fazia uma retrospectiva das séries de ambos os heróis, comparando seus poderes, monstros e veículos, intercalados com entrevistas com os atores que participaram das séries e com alguns erros de gravação. Pior ainda, nem a Tsuburaya nem a Toei conseguiriam um contrato com algum canal para exibi-lo, de forma que Ultraman vs. Kamen Rider acabaria sendo lançado diretamente em vídeo, em VHS e Laser Disc, em 21 de julho de 1993.

Kazuo, evidentemente, não ficou nada satisfeito, e, quando soube que a Toei iria gravar mais três episódios de Shustorian, ligou de novo para Hisaka. Acontece que ele também era grande fã das três irmãs - para ele, a melhor série da Toei desde o Kamen Rider - e, já que não foi possível fazer um crossover entre Ultraman e Kamen Rider, quem sabe um entre Ultraman e as Shustorian? O resultado foi o episódio Eu Quero Conhecer Ultraman, exibido em 17 de outubro de 1993, no qual monstros gigantes invadem a cidade e as três irmãs não são capazes de enfrentá-los, tendo de pedir ajuda a Ultraman. Esse é o único episódio de qualquer série de tokusatsu até hoje a ter a participação de um herói de uma produtora diferente da responsável por ela, e a única vez em que Ultraman apareceu num programa da TV Fuji - já que suas séries eram exibidas pela TV Tokyo.

Apesar de a audiência de Shustorian ter sido levemente maior que a de Utau! Dairyugujo, a TV Fuji chegaria à conclusão de que as séries de tokusatsu já haviam esgotado seu tempo no horário dos domingos pela manhã, e não renovaria o contrato com a Toei para mais uma; ao invés disso, em 1994 eles colocariam no horário uma anime - e essa faixa de horário na TV Fuji é ocupada por anime até hoje.

Toei Fushigi Comedy Series

Tuthmose
Utau! Dairyugujo
Shustorian

0 Comentários:

Postar um comentário