domingo, 26 de julho de 2020

Escrito por em 26.7.20 com 0 comentários

Bradley Cooper

Eu não me considero um "fã de atores", no sentido de que, quando decido ver um filme, o elenco raramente é meu motivo principal. Ainda assim, eu tenho meus preferidos, que até mudam de tempos em tempos, e, de vez em quando, eu sinto vontade de falar sobre algum deles aqui no átomo. Ultimamente, por exemplo, eu tenho gostado muito de assistir filmes com Bradley Cooper, e achei que seria uma boa que ele ganhasse um post. Por isso, hoje é dia de Bradley Cooper no átomo!



Bradley Charles Cooper nasceu em 5 de janeiro de 1975 na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, filho de um corretor da bolsa de valores e de uma secretária que trabalhava na rede de televisão NBC. Seu amor pelo cinema veio de seu pai, um fanático pelos clássicos, que os apresentou ao filho desde a infância; quando Cooper decidiu que seria ator, porém, seus pais ficaram apreensivos, imaginando que seria muito complicado que ele obtivesse sucesso.

Além do cinema, os interesses de Cooper eram esportes e idiomas, e, portanto, após jogar basquete pelo time da escola, ele decidiria fazer faculdade de Língua Inglesa, inicialmente na Universidade de Villanova, mas depois se transferindo para a Universidade de Georgetown, onde também faria parte da equipe de remo e do grupo de teatro. Enquanto estudava em Georgetown, Cooper também se tornou fluente em francês, e fez um intercâmbio de seis meses na cidade francesa de Aix-en-Provence. Ao retornar, ele conseguiria seu primeiro papel na TV, uma pequena participação em um episódio de Sex and the City, onde contracenaria com Sarah Jessica Parker. Essa participação lhe renderia um convite para ser um dos apresentadores do programa de viagens Globe Trekker, que proporcionaria que ele viajasse para o Peru e a Croácia; uma participação no filme para a TV Wall to Wall Records; e um papel recorrente na série The $treet, que acabou tendo somente 12 episódios.

Após se formar na universidade, em 2000, ele consideraria abandonar a atuação e tentar uma carreira diplomática, mas, num rompante, decidiria fazer um teste para um curso no famoso Actors Studio de Nova Iorque, uma das mais prestigiadas escolas de atuação do planeta, onde foi tão bem no teste que acabou selecionado pessoalmente por James Lipton, então reitor da escola. Cooper estudaria com a professora Elizabeth Kemp, que contribuiria muito para o desenvolvimento de sua atuação, e chegaria a ser selecionado para aulas especiais com Robert de Niro e Sean Penn.

A estreia de Cooper no cinema se daria no filme Mais um Verão Americano, de 2001, no qual interpretava um orientador educacional num acampamento de verão; o filme seria um fracasso de crítica e de público, mas, ao longo dos anos, se tornaria cult. Também em 2001, ele seria convidado para atuar na série Alias, na qual interpretaria o repórter Will Tippin, amigo da protagonista Sydney Bristow, interpretada por Jennifer Garner; para o papel, Cooper teve de se mudar para Los Angeles, e acabou fazendo amizade com Garner, que se tornaria uma espécie de sua protetora. Cooper participaria das três primeiras temporadas da série, retornando para uma participação especial no centésimo episódio, da quinta e última temporada.

Enquanto estava no ar em Alias, Cooper participaria do filme Fora de Controle, de 2002, com Ben Affleck e Samuel L. Jackson, mas todas as suas cenas seriam cortadas da versão final do filme, sendo incluídas, entretanto, como extras no lançamento em DVD e Blu-ray. Também em 2002, ele interpretaria um homem envolvido num triângulo amoroso no filme Bending All The Rules; no ano seguinte, faria uma participação especial na série Miss Match, e interpretaria um caubói no filme para a TV The Last Cowboy; em 2004, ele faria outro filme para a TV, Jogo do Amor, como o melhor amigo do protagonista, interpretado por Jason Priestley (de Barrados no Baile), e teria papéis recorrentes em duas séries, Jack & Bobby e Touching of Evil, nessa última interpretando um agente federal. Em 2005, ele participaria, como o mesmo personagem, de episódios de suas séries diferentes: Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais e Lei & Ordem: Processos Judiciais.

Em 2005, Cooper também faria seu papel de maior sucesso até então, o do noivo sociopata da personagem de Rachel McAdams na comédia Penetras Bons de Bico, protagonizado por Owen Wilson e Vince Vaughn; o fato de o personagem ser um vilão mudaria a percepção de seu trabalho pelos produtores, que, até então, imaginavam que ele só seria adequado para interpretar "caras bonzinhos". O papel lhe renderia seu primeiro convite para protagonista de uma série, Kitchen Confidential, baseada na biografia do chef Anthony Bourdain, que acabaria cancelada após 13 episódios, devido à baixa audiência. Em 2006, o ator decidiria aceitar um convite para atuar na Broadway, ao lado de Julia Roberts e Paul Rudd, na peça Three Days of Rain. Em seguida, ele conseguiria apenas pequenos papéis nas comédias românticas As Armações do Amor, de 2006, e Um Time de Malucos, de 2007, mesmo ano no qual ele conseguiria um papel recorrente durante duas temporadas de Nip/Tuck.

A sorte de Cooper pareceria começar a mudar em 2008, quando ele protagonizaria os filmes de terror Condenados ao Passado, como um geólogo que investiga um terremoto numa reserva indígena e acaba envolvido em uma trama sobrenatural, e O Último Trem, baseado em um conto de Clive Barker (de Hellraiser), no qual vivia um fotógrafo que tentava identificar um assassino serial. Ainda em 2008, ele faria papéis de relativo destaque em duas comédias de sucesso, Sim, Senhor, com Jim Carrey, e O Roqueiro, com Rainn Wilson (de The Office) e Christina Applegate (de Um Amor de Família), atuaria em um dos segmentos de Nova York, Eu Te Amo, e protagonizaria a peça de teatro The Understudy, ao lado de Kristen Johnston, sendo elogiadíssimo pela crítica. O bom momento renderia, em 2009, um convite para apresentar o famoso programa de comédia Saturday Night Live, um papel secundário em mais um filme de terror, Caso 39, e mais um papel pequeno em uma comédia romântica, Ele Não Está Tão a Fim de Você.

Então, em 2009, Cooper finalmente estouraria, graças a seu papel na comédia Se Beber, Não Case!, na qual, ao lado de Ed Helms e Zach Galifianakis, interpretava um dos três protagonistas, que, após uma despedida de solteiro, acordam totalmente sem memória e sem fazer ideia do que teria acontecido ao futuro noivo. A interpretação de Cooper para o irascível Phil Wenneck renderia muitos elogios da crítica e um prêmio especial no Festival de Cinema de Hollywood. Seria a partir desse papel que Cooper passaria a ser visto pelos grandes estúdios como "um protagonista confiável", embora, em uma entrevista para a revista Shave, em 2011, ele tenha declarado que "nada mudou", que "mais portas se abriram", mas que não era como se ele pudesse "acordar de manhã, acender um cigarro e selecionar qual faria dentre os roteiros que chegaram no dia anterior".

O primeiro papel de Cooper após Se Beber, Não Case!, ainda em 2009, seria como protagonista, ao lado de Sandra Bullock, de Maluca Paixão, um imenso fracasso que lhe renderia um Troféu Framboesa de Ouro de Pior Casal. Em 2010, ele participaria do filme Idas e Vindas do Amor, um imenso sucesso mundial de público e crítica, no qual voltaria a contracenar com Julia Roberts. Em seguida, ele seria convidado por Dax Shepard para participar do falso documentário Brother's Justice, e ganharia o papel de Templeton "Cara" Peck na refilmagem para o cinema de Esquadrão Classe A; o filme seria um fracasso de público e crítica, mas a atuação de Cooper seria elogiada. Em 2011, ele seria protagonista do grande sucesso Sem Limites, no papel de um escritor que testa uma droga experimental para liberar todo o potencial do cérebro, e voltaria ao papel de Phil Wenneck em Se Beber, Não Case! Parte II, que foi um sucesso de público, mas não agradou à crítica.

Em 2012 ele estaria em quatro filmes, sendo que dois acabariam sendo grandes fracassos, o drama de suspense As Palavras, no qual interpreta um escritor que publica o texto de outro como se fosse seu, e a comédia de ação Relação Explosiva, escrita e dirigida por Shepard, no qual fez uma pequena participação como um amigo do protagonista. Seu papel no grande sucesso O Lugar Onde Tudo Termina, o de um policial inexperiente que se vê transformado em herói após um acontecimento duvidoso, seria escrito especialmente para ele por Derek Cianfrance, diretor e roteirista do filme. Mas o papel de maior sucesso de Cooper em 2012 seria em O Lado Bom da Vida, adaptação do livro de mesmo nome de Matthew Quick, no qual contracenaria com Robert de Niro e Jennifer Lawrence como um professor divorciado e bipolar que se envolve com uma jovem viúva deprimida. Cooper quase recusaria o papel, acreditando não estar à altura do personagem, mas seria convencido pelo diretor David O. Russell; ele acabaria recebendo indicações para o prêmio de Melhor Ator no Oscar, no Globo de Ouro e no Screen Actors Guild Award, o prêmio da guilda dos atores de Hollywood.

Cooper começaria 2013 com Se Beber, Não Case! Parte III, um fracasso de crítica mas sucesso nas bilheterias, que seria até hoje um de seus filmes mais bem sucedidos em termos de público. No mesmo ano, ele faria Trapaça, no papel de um agente do FBI; do elenco principal (que ainda incluía Christian Bale, Amy Adams, Jeremy Renner e Jennifer Lawrence), ele é quem tem o menor papel, mas sua atuação brilhante lhe renderia indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante. Em 2014, ele voltaria a contracenar com Lawrence em Serena, adaptação do livro de mesmo nome Ron Rash, no qual eles viviam um casal que decidia se envolver em atividades criminosas após descobrir que nunca poderiam ter filhos. No mesmo ano, Cooper retornaria à Broadway para protagonizar O Homem Elefante, papel que sonhou em interpretar desde que seu pai lhe mostrou o filme, na infância, recebendo uma indicação ao Tony de Melhor Ator em Peça. Também em 2014, Cooper faria sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel, ao emprestar sua voz para Rocky em Guardiões da Galáxia.

2014 também seria o ano em que Cooper estrearia como produtor, em Sniper Americano, protagonizado por ele e dirigido por Clint Eastwood. Uma história real baseada na vida do fuzileiro naval norte-americano Chris Kyle, o filme foi extremamente elogiado pela crítica, recebendo uma indicação ao Oscar de Melhor Filme, e se tornaria o filme de maior bilheteria de Cooper até então, rendendo pouco mais de meio bilhão de dólares. Para se preparar para o papel, Cooper aprenderia a usar um rifle de precisão com kevin Lacz, que foi colega de Kyle nos fuzileiros, assistiu a várias filmagens de Kyle em ação, e se submeteu a um intenso programa de treinamento físico, ganhando 18 kg de massa muscular. Por sua atuação, Cooper seria indicado a mais um Oscar de Melhor Ator, se tornando o décimo ator na história a receber três indicações por atuação em três anos seguidos.

Em 2015, Cooper aceitaria um convite da Netflix para participar da série Wet Hot American Summer: First Day of Camp, ambientada antes dos eventos de Mais um Verão Americano, aquele que foi seu primeiro filme para o cinema, repetindo o mesmo papel do orientador educacional. Ele também seria um personagem recorrente em Limitless, série baseada no filme Sem Limites, novamente interpretando o mesmo papel do filme; ambas as séries só teriam uma temporada cada. No cinema, ele participaria de quatro produções: protagonizaria Aloha, ao lado de Emma Stone e Rachel McAdams, no qual interpreta um empreiteiro que vai realizar uma obra no havaí e se envolve com duas mulheres, e Pegando Fogo, no qual interpretava um chef disposto a recuperar sua antiga forma após sofrer com o uso de drogas; e faria pequenos papéis em Joy: O Nome do Sucesso, mais uma vez ao lado de Jennifer Lawrence e dirigido por David O. Russell, e na comédia Baby, Baby, Baby. Nenhum dos quatro seria bem sucedido em termos de crítica ou público - com Aloha, inclusive, sendo acusado de usar somente atores brancos para interpretar personagens de outras raças (no caso, havaianos), o que em Hollywood tem o nome de whitewashing e é considerado uma forma de racismo.

Em 2016 ele faria o personagem Ben, cuja imagem não aparece, apenas a voz, em Rua Cloverfield, 10, e teria um papel secundário em Cães de Guerra. Suas duas atuações seguintes seriam como Rocky, em Guardiões da Galáxia Vol. 2, de 2017, e Vingadores: Guerra Infinita, de 2018. O motivo pelo qual ele não faria mais filmes nesse período seria que ele estaria se preparando para aquele que é considerado, até agora, o maior momento de sua carreira.

Durante muito tempo, Cooper teve o sonho de dirigir um filme, e, quando sua carreira começou a deslanchar, decidiu colocar esse projeto em prática. Disposto a dirigir uma história de amor, ele decidiria refilmar Nasce uma Estrela, clássico de 1937 com Janet Gaynor e Fredric March, e um dos filmes preferidos de seu pai. Várias pessoas da indústria do cinema o aconselhariam a não fazer isso, pois seria a quarta versão do filme - a segunda é de 1954, com Judy Garland e James Mason, e a terceira, e até então mais famosa, é de 1976, com Barbra Streisand e Kris Kristofferson - e, caso fosse um fracasso, poderia enterrar sua carreira; Cooper, porém, estava disposto a levar o projeto adiante, e, arriscando ainda mais, convidou Lady Gaga, uma das maiores artistas da música atual, mas cuja carreira de atriz contava com altos e baixos, para protagonizar o filme.

A pré-produção de Nasce uma Estrela começaria em 2014, com Cooper aprendendo a tocar guitarra e piano, fazendo um curso de 18 meses de preparação vocal com o técnico vocal Roger Love, e tendo conversas com o vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, sobre o mundo do rock e dos grandes shows ao ar livre. Cooper e Gaga escreveriam todas as canções do filme, que incluíam blues, rock, pop e música country, e fizeram questão de que as que fossem executadas ao vivo no filme também fossem gravadas ao vivo (num show, e não em estúdio), para maior realismo. Além de dirigir e produzir o filme, Cooper também seria um dos roteiristas, ao lado de Eric Roth e Will Fetters. No filme, Cooper interpreta Jackson Maine, cantor cuja carreira está em ascensão, mas cuja vida pessoal está em decadência, principalmente por causa de seu vício em álcool e drogas; por obra do acaso, ele conhece Ally, interpretada por Gaga, jovem que trabalha em um restaurante e canta na noite. Percebendo seu talento, ele decide investir em sua carreira, e os dois se apaixonam, mas o relacionamento começa a enfrentar percalços quando o sucesso dela começa a superar o dele. O elenco conta ainda como Sam Eliott como Bobby, irmão e empresário de Jackson, Andrew Dice Clay como o pai de Ally, e Rafi Gavron como o produtor musical Rez Gavron.

Após uma exibição no Festival de Veneza, no qual foi ovacionado, Nasce uma Estrela estrearia em 5 de outubro de 2018. Com orçamento de 36 milhões de dólares, renderia 215 milhões nos Estados Unidos e 436 milhões no mundo inteiro, mas, mais que um sucesso de público, o filme seria aclamado pela crítica, que elogiaria o roteiro, a direção, e as atuações de Cooper, Gaga e Elliott. O filme seria indicado a oito Oscars, de Melhor Filme, Melhor Ator (Cooper), Melhor Atriz (Gaga), Melhor Ator Coadjuvante (Elliott), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som e Melhor Canção Original (Shallow), ganhando esse último; a cinco Globos de Ouro (Melhor Filme de Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator de Drama, Melhor Atriz de Drama e Melhor Canção Original, mais uma vez ganhando o último); e a sete Grammys, dois de Canção do Ano (Shallow e Always Remember Us This Way), Gravação do Ano (Shallow), Melhor Performance de Dupla ou Grupo Pop, Melhor Trilha Sonora, e dois de Melhor Canção Escrita Para uma Mídia Visual (Shallow e I'll Never Love Again), ganhando quatro. Cooper ainda ganharia um prêmio de Melhor Diretor da National Board of Review, principal órgão avaliador de filmes dos Estados Unidos, mas, em entrevistas, declararia estar envergonhado por não ter conseguido uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor. Shallow, a principal canção do filme, alcançaria o topo da parada de sucessos da Billboard, e a trilha sonora do filme alcançaria em vendas um Disco de Platina quádruplo.

Ainda em 2018, Cooper voltaria a trabalhar com Clint Eastwood no filme A Mula, no qual interpreta um agente do DEA, a agência de combate ao tráfico de drogas dos Estados Unidos. Em 2019, ele retornaria mais uma vez ao papel de Rocky para a conclusão da primeira saga do MCU, Vingadores: Ultimato, e atuaria mais uma vez como produtor, no filme Coringa, que colocaria mais uma indicação ao Oscar de Melhor Filme na sua lista. Atualmente, três filmes com Cooper estão em pré-produção: Guardiões da Galáxia Vol. 3, no qual ele retornará ao papel de Rocky; Bernstein, sobre a vida do maestro Leonard Bernstein, no qual Cooper atuará como protagonista, diretor, produtor e roteirista; e Atlantic Wall, no qual ele interpretará um soldado que fica preso atrás das linhas inimigas durante o Dia D. Antes de as filmagens terem de ser interrompidas devido à pandemia, Cooper também estava filmando o mais recente projeto de Guillermo del Toro, Nightamare Alley, ao lado de Cate Blanchett e Willem Dafoe, no qual interpreta um vigarista que se une a uma psiquiatra num esquema para tirar dinheiro de incautos.

0 Comentários:

Postar um comentário