segunda-feira, 9 de julho de 2012

Escrito por em 9.7.12 com 0 comentários

Kamen Rider (VIII)

Após um intervalo mais longo que o normal, retomamos a série dos Kamen Riders!

Kamen Rider Kabuto
2006


Há 35 anos, chegou à Terra uma raça de alienígenas conhecida como Natives. Os Natives contactaram o governo do Japão e revelaram que, em, breve, uma outra raça alienígena, os Worms, chegaria para tentar dominar o planeta. Agindo em conjunto com o governo, eles criaram a organização ZECT, responsável por proteger a Terra de ataques alienígenas, e desenvolveram o Masked Rider System, um aparelho capaz de transformar seu portador em um guerreiro chamado Kamen Rider, única esperança da Terra contra os Worms.

Então, sete anos antes do começo da série, os Worms chegam à Terra, em um meteoro que caiu na cidade de Shibuya. Assumindo a aparência de vários moradores da cidade, os Worms se misturaram à humanidade, esperando o momento certo para seu ataque final. Recentemente, devido à sua grande movimentação, a ZECT os descobriu, e, acreditando que esse momento está próximo, enviou os Kamen Riders para confrontá-los.

O principal Kamen Rider é Souji Tendo, portador do Kabuto Zecter, com o qual pode se transformar em Kamen Rider Kabuto. Estudante universitário calmo e controlado, adepto da filosofia do zen-budismo, Souji foi escolhido pelo próprio Kabuto Zecter - todos os Masked Rider Systems possuem uma espécie de personalidade própria - para se tornar Kamen Rider Kabuto, o que irrita a ZECT, que não o considera um soldado, ou nem mesmo alguém apropriado para usar tamanho poder. A ZECT não sabe, mas, na verdade, Souji já vinha sendo preparado há anos para o papel, desde que seus pais foram mortos e substituídos por Natives quando ele e suas irmãs eram apenas crianças.

Como todos os Kamen Riders da série, Kabuto possui duas formas. A Masked Form é a primeira assumida após a transformação, possui uma armadura super resistente, mas pouca mobilidade, não sendo adequada para o combate. Mas a Masked Form pode se transformar na Rider Form, essa sim a forma principal, ágil, veloz e que conta com vários ataques especiais, como o Rider Kick e o Clock Up, que multiplica por dez sua velocidade. A armadura de Kabuto é inspirada no besouro-rinoceronte japonês, usa como arma a pistola Zect Mizer, e tem acesso à motocicleta Kabuto Extender.

Mais para o fim da série, Kabuto consegue acesso a outros dois Masked Rider Systems, o Hyper Zecter e o Perfect Zecter. Com o Hyper Zecter ele ganha a capacidade de se transformar em Hyper Kabuto, uma forma ainda mais forte, veloz e poderosa que sua Rider Form - tanto que seu Clock Up o torna tão veloz que Hyper Kabuto consegue viajar no tempo. Já o Perfect Zecter não é uma armadura, mas uma arma, tão poderosa que só pode ser usada por Hyper Kabuto, e que pode ser utilizada como espada ou pistola.

O segundo Kamen Rider mais importante da série é Kamen Rider TheBee, cuja armadura é inspirada na abelha. Sua Masked Form lembra uma colmeia, e sua Rider Form possui um soco perfurante e um Clock Up que permite que alcance a velocidade da luz. Quatro pessoas usaram o TheBee Zecter durante a série; o primeiro foi Sou Yaguruma, um agente da Zect especialmente escolhido para a missão. Impulsivo e brigão, Yaguruma colocou sua equipe, uma tropa de elite da ZECT chamada Shadow, em risco mais de uma vez, e acabou rejeitado pelo TheBee Zecter, que decidiu procurar um outro hospedeiro. Após passar por dois dos soldados da Shadow, Arata Kagami e Masato Mishima, que o usou "à força" durante uma única luta contra os Worms, o TheBee Zecter escolheu Shun Kageyama, que assumiu também o comando da Shadow. Yaguruma, antes seu amigo, passou a vê-lo como invejoso, e o enfrentou várias vezes pela posse do TheBee Zecter, até que o Masked Rider System se cansou dessa palhaçada e abandonou Kageyama também.

Após esse acontecimento, Yaguruma se arrependeu e, roubando o Hopper Zecter, convidou Kageyama a fazer uma parceria com ele, na qual eles enfrentariam tanto os Worms quanto os demais Kamen Riders, se desligando da ZECT. Usando o Hopper Zecter, Yaguruma se tornou Kamen Rider KickHopper, enquanto Kageyama se tornaou o Kamen Rider PunchHopper. Diferentemente dos demais, os Hopper Riders, cujas armaduras são inspiradas em um inseto da família do gafanhoto chamado ácrida, só possuem a Rider Form, e não têm acesso ao Clock Up. Ambos têm a habilidade de dar saltos enormes, e, enqaunto KickHopper possui como ataque especial o Rider Kick, PunchHopper possui o Rider Punch.

Arata Kagami, um dos membros da Shadow, é também o melhor amigo de Souji. Após Yaguruma ser rejeitado pelo TheBee Zecter, ele assumiu o papel de Kamen Rider TheBee para proteger a tropa de um ataque dos Worms, mas após o episódio abriu mão do papel voluntariamente, quando a ZECT ordenou que ele enfrentasse Kabuto. Mais tarde, ele seria escolhido pelo Gatack Zecter para se transformar em Kamen Rider Gatack, e, para infelicidade do comando da ZECT, se tornaria o principal aliado de Kabuto na luta contra os Worms. Com armadura inspirada no lucano (aquele besouro que tem dois "dentões"), Kamen Rider Gatack possui armas de fogo embutidas em sua Masked Form e várias lâminas em sua Rider Form, que lhe permitem utilizar o ataque Rider Cutting. Ele também possui uma motocicleta, a Gatack Extender.

Aparentemente querendo irritar a ZECT de propósito, os Masked Rider Systems escolheriam mais uma pessoa que não tinha nada a ver com a organização para se tornar Kamen Rider Drake, o maquiador mulherengo e brincalhão Daisuke Kazama, que está sempre acompanhado da órfã amnésica Gon, a quem jurou proteger. Kazama não ficou satisfeito de ter sido escolhido pelo Drake Zecter, e só se transforma para proteger Gon, a si mesmo, ou a alguma mulher bonita em perigo. Através de Gon, a ZECT conseguiria chantageá-lo para que ele enfrentasse Kabuto. A armadura de Kamen Rider Drake é inspirada na libélula. Sua Masked Form funciona sob a água, e sua Rider Form possui um sistema de mira que permite que ele use o ataque Rider Shooting.

Já Kamen Rider Sasword, cuja armadura é inspirada no escorpião, é o jovem espadachim riquíssimo e mimado Tsurugi Kamishiro, que, ainda por cima, cisma que quer derrotar Kabuto de qualquer jeito. Sua Masked Form já conta com uma espada, mas possui pouca mobilidade; sua Rider Form, ágil e delgada, é mais que apropriada para a esgrima, tendo como ataque especial o Rider Slash. Apesar de cair nas graças da ZECT por sua rixa com Kabuto, Tsurugi guarda um segredo: ele não é humano, mas um Worm, que matou o verdadeiro Tsurugi e assumiu sua aparência, vida e personalidade, sendo escolhido pelo Sasword Zecter porque ambos (o Masked Rider System e o Worm) possuem características do escorpião.

Finalmente, temos Kamen Rider Dark Kabuto, cuja identidade é Souji Kusakabe. Última das grandes ideias da ZECT para enfrentar Kabuto, Kusakabe usa o Dark Kabuto Zecter, uma cópia do Kabuto Zecter que lhe confere as mesmas habilidades, mas uma armadura de cor preta e que usa um machado como arma na Rider Form. Souji Kusakabe também não é humano, mas um Native usado em vários experimentos da ZECT, que, inclusive, tentou copiar Souji Tendo e substituí-lo.

O comandante do ZECT é Riku Kagami, que também é pai de Arata e chefe de polícia, mantendo seu cargo no ZECT em segredo de todos, inclusive de seu filho. Seu braço-direito é Masato Mishima, responsável por entregar as missões e instruir as tropas em caso de ataque dos Worms. Outros membros de destaque são Syuichi Tadokoro, comandate geral das tropas; a técnica responsável por monitorar os Worms, Yuzuki Misaki; e a espiã Renge Takatori. Mais para o final da série, descobre-se que Kagami, na verdade, era um testa de ferro, e que o verdadeiro líder da ZECT é um Native, Negishi, que usa a organização para seus próprios propósitos - que vão muito além de proteger a Terra dos Worms. Os soldados da ZECT são conhecidos como ZECTroopers, e, assim como os Riotroopers de Kamen Rider 555, são semelhantes em aparência aos Kamen Riders, mas muito mais fracos, usando como arma uma metralhadora com lâmina retrátil, e demonstrando pouco cuidado para proteger civis enquanto estão enfrentando Worms.

Os Worms são liderados por Rena Mamiya, a mais poderosa e cruel de todos os Worms. Mais para o final da série, ela é substituída por Reiji Nogi, um mestre das artes marciais que usa uma bengala como arma, e que possui nada menos que três formas alternativas quando não está assumindo aparência humana. Tirando essa dupla, os Worms normalmente atuam como monstros da semana, sem muito destaque individual.

Kamen Rider Kabuto foi a primeira série de Kamen Rider a ser televisionada em widescreen e em alta definição. Teve um total de 49 episódios, exibidos entre janeiro de 2006 e janeiro de 2007. Entre os episódios 23 e 27, sempre ao fim de cada um, foi ao ar uma série especial que relembrava os Kamen Riders do passado, em comemoração pelos 35 anos da estreia do Kamen Rider original - também referenciada na história, já que o dia no qual o primeiro episódio de Kamen Rider foi ao ar é também o dia no qual o projeto Masked Rider System começou a ser desenvolvido.

Kamen Rider Kabuto também teve um filme lançado direto em DVD e um para o cinema. O lançado em DVD se chama Kamen Rider Kabuto: Tanjou! Gatack Hyper Form!! (tanjou significa "nascimento"), e nele Kamen Rider Gatack consegue usar o Hyper Zecter, se tornando Hyper Gatack, também com a capacidade de viajar no tempo. Já o filme para o cinema, Kamen Rider Kabuto: God Speed Love, usa uma linha do tempo alternativa, na qual o impacto do meteoro evaporou os oceanos, pondo em risco a vida na Terra. A ZECT pretende usar a passagem de um cometa próximo a nosso planeta para restaurar os oceanos, mas os Worms, evidentemente, planejam impedi-los. Cabe aos Kamen Riders enfrentar os Worms e garantir que o plano dará certo, mas existe um problema: nessa realidade, os Kamen Riders se odeiam, e é pouco provável que eles aceitem trabalhar juntos.

O filme conta com três Kamen Riders exclusivos; todos os três se transformam usando o Kabutech Zecter, têm como golpe especial o Rider Beat, e nenhum dos três possui Masked Form. Kamen Rider Caucasus é Issei Kurosaki, o mais forte dos soldados da ZECT. Kamen Rider Hercus é Hidenari Oda, ex-membro da ZECT que, desiludido com as decisões da organização, decide sair e fundar a Neo-Zect. Já Kamen Rider Ketaros é Tetsuki Yamato, leal à ZECT e enviado para destruir todos os que se opõem a ela, como a Neo-ZECT e Kamen Rider Kabuto.

Kamen Rider Den-O
2007


Ryotaro Nogami parece ser o homem mais azarado do mundo. Tendo perdido seus pais ainda jovem, residia com sua avó e sua irmã Airi, até que ele, Airi e o noivo de Airi, Yuto, decidiram reabrir uma lanchonete chamada Milk Dipper, que pertencia a seus pais. Um dia, entretanto, Yuto desapareceu misteriosamente, e, aparentemente, Airi ficou com amnésia, tendo esquecido tudo o que vivera com ele - e até mesmo que o conhecia. Na verdade, apenas Ryotaro parecia se lembrar dele.

Seguindo em sua maré de azar, Ryotaro sofre um acidente de bicicleta, e logo depois encontra uma estranha passagem de trem, a Rider Pass. Usando-a, ele embarca no trem DenLiner, e descobre uma verdade inconveniente: no futuro, seres chamados Imagins descobrem a viagem no tempo, e passam a usá-la para alterar a história dos humanos, fazendo com que eles se tornem a raça dominante da Terra. O DenLiner é um trem especial que viaja no tempo, cuja tripulação, composta pelo Dono, pela bela e habilidosa Hana, pela garçonete Naomi e por três Imagins renegados, Momotaros, Urataros e Kintaros, tenta impedir os Imagins de mudar a história. Momotaros tenta usar seus poderes para dominar a mente de Ryotaro e controlá-lo, mas não consegue - ao invés disso, ambos acabam se combinando, transformando Ryotaro no Kamen Rider Den-O.

Após a transformação, Hana lhe explica o que está acontecendo: Ryotaro é o que os Imagins chamam de Singularidade, um humano imune às mudanças na história - por isso ele se lembra de Yuto, quando todas as pessoas parecem ter se esquecido dele como se ele nunca tivesse existido. A própria Hana é uma Singularidade, e por isso viaja no DenLiner, mas Ryotaro é um tipo especial de Singularidade: além de imune às mudanças no tempo, ele tem o poder de subjugar a vontade dos Imagins, e por isso conseguiu usar os poderes de Momotaros em proveito próprio, se transformando em Den-O. O Dono então o convence a se juntar à equipe, viajando no DenLiner e derrotando os Imagins antes que suas mudanças no tempo se tornem irreversíveis.

Ryotaro se transforma em Kamen Rider Den-O através do Rider Pass e dos Rider Tickets, e, assim como os demais Kamen Riders da Era Heisei, pode assumir várias formas diferentes. A mais básica de todas é a Plat Form (sim, um trocadilho com platform, "plataforma", como numa estação de trens), que não possui nenhuma arma e cuja armadura não é muito resistente, então Ryotaro quase nunca a assume. Sua "forma padrão" é a Sword Form, assumida quando Den-O se combina com Momotaros. Mais equilibrada de todas as formas, a Sword Form usa como arma a espada DenGasher, daí seu nome. Mais para o meio da série, Ryotaro passa a poder se combinar também com Urataros, assumindo a Rod Form, mais forte mas menos veloz que a Sword Form, mas capaz de funcionar sob a água e tendo um bastão longo como arma. Posteriormente, se combinando a Kintaros, Den-O pode assumir a forma Ax Form, mais forte e resistente mas mais lenta de todas, que tem como arma um machado.

Os três Imagins que viajam com Ryotaro possuem personalidade própria, sendo todos os três meio cômicos: Momotaros é esquentado, brigão e violento; Urataros é mentiroso, manipulador e mulherengo; e Kintaros é convencido, exibido e cai no sono à toa. Mais para o meio da série, Ryotaro passa a também poder se combinar com um quarto Imagin, Ryutaros, um tanto infantil e deslumbrado, mas o mais poderoso dos quatro. Se combinando a Ryutaros, Den-O assume a Gun Form, a mais veloz das formas, que usa como arma uma pistola. Mais para o fim da série, Ryutaros traz para o DenLiner um novo Imagin, Sieg, que se combina a Ryotaro para gerar a Wing Form, a mais ágil de todas, que usa como armas um bumerangue e uma machadinha.

Também para o fim da série, Den-O aprende como se combinar simultaneamente com Urataros, Kintaros e Ryutaros, dando origem à Climax Form, mais poderosa de todas, com acesso a todos os ataques da Rod Form, da Ax Form e da Gun Form. Finalmente, após encontrar uma arma conhecida como DenKamen Sword, Ryotaro ganha acesso à Liner Form, mais versátil de todas, mas menos poderosa que qualquer uma de suas outras formas, tendo como única vantagem o fato de que Ryotaro, por não estar combinado a nenhum Imagin quando a assume, tem controle total de seus atos - nas demais formas, ele costuma ser influenciado pelo Imagin com quem está combinado, se tornando convencido quando usa a Ax Form, por exemplo.

Mais à frente, a tripulação do DenLiner esbarra com outro trem que viaja no tempo, cuja tripulação é formada pelo misterioso PastMan, pelo Imagin submisso Deneb e pelo humano - também uma Singularidade - Yuto Sakurai. Na verdade, Yuto é o noivo de Airi, removido da linha do tempo normal pelo PastMan e recrutado para se combinar a Deneb, tornando-se Kamen Rider Zeronos. Zeronos é uma espécie de rival amistoso de Den-O, algumas vezes ajudando-o na luta contra os Imagins, algumas vezes enfrentando-o. Diferentemente de Den-O, a forma básica de Zeronos, a Altair Form, é bastante poderosa, sendo praticamente equivalente à Sword Form de seu amigo e rival. Ao se combinar com Deneb, ele pode assumir a Vega Form, mais lenta que a Altair Form, mas com canhões montados nos ombros e a espada ZeroGasher como arma. Mais para o fim da série, a Altair Form sofre uma metamorfose e se torna a Zero Form, que usa como arma a metralhadora Denebick Buster.

Os antagonistas da série são os Imagin, seres humanoides do futuro com a capacidade de viajar no tempo. Eles usam seus estranhos poderes para dominar os seres humanos e alterar a história. Imagins possuem emoções altamente instáveis, e, se perderem o controle delas, se transformam em monstros gigantescos chamados Gigandeaths. Os únicos Imagins de destaque são Momotaros, Urataros, Kintaros, Ryutaros, Sieg e Deneb; todos os demais atuam como monstros da semana. Seu líder é Kai, um humano do futuro - também uma Singularidade - que planeja alterar a história para beneficiar a si mesmo.

Kamen Rider Den-O teve um total de 49 episódios, exibidos entre janeiro de 2007 e janeiro de 2008. Graças à sua pegada cômica, foi extremamente bem-sucedido, e hoje é considerado o mais famoso dos Kamen Riders da Era Heisei. A consequência desse sucesso foi um monte de filmes e especiais, começando pelo especial lançado diretamente em DVD Kamen Rider Den-O: Utatte, Odotte, Daitokkun!! ("cantando, dançando, excelente treino!!"), no qual Ryotaro, às vésperas de uma importante luta contra os Imagins do mal, pede a ajuda de seus amigos. Hana, Momotaros, Kintaros, Urataros, Ryutaros, Sieg e Deneb, então, treinam com ele - sendo que a maior parte do episódio se parece com um vídeo de ginástica em casa, com Ryotaro e seus amigos fazendo vários exercícios.

O primeiro filme de Den-O para o cinema se chamaria Kamen Rider Den-O: Ore, Tanjo! ("eu, nascido!"). Nele, o DenLiner é roubado por Gaoh, um humano Singularidade que decide comandar os Imagins ao invés de combatê-los, usando suas habilidades de alterar a história para ele mesmo dominar o mundo. Gaoh pode se transformar em Kamen Rider Gaoh, que usa uma espada dentada como arma, e leva o DenLiner para a época dos samurais, em busca do lendário trem que viaja no tempo GaohLiner. Den-O e Zeronos o seguem no ZeroLiner, visitando várias épocas diferentes até encontrá-lo. Além de Gaoh, o filme conta com mais um Kamen Rider exclusivo, Kamen Rider Mini Den-O, na verdade Ryotaro com 11 anos de idade, combinado com Momotaros durante a viagem pelo tempo do ZeroLiner. O filme seria exibido em alguns cinemas em sessão dupla com o filme de Geki Ranger, e, entre os dois, era exibido um curta de animação, Momotaros no Natsu Yasumi ("as férias de verão de Momotaros"), no qual Momotaros era desafiado por Sha-Fu para uma prova de natação.

O segundo filme de Den-O se chamaria Kamen Rider Den-O & Kiva: Climax Deka, e seria um crossover com Kamen Rider Kiva, o Kamen Rider seguinte a Den-O, que veremos no próximo post. Esse seria o primeiro filme crossover entre Kamen Riders - o que já era uma tradição entre os sentai - e nele Den-O e Kiva unem forças para enfrentar um Imagin chamado Negataros, que tenta reunir os Imagins sobreviventes para se vingar da tripulação do DenLiner - Kiva se envolve quando ele passa a recrutar também Fangires, seus inimigos. Negataros pode se trasnformar em Kamen Rider Nega Den-O, que possui os mesmos poderes da Sword Form de Den-O. Antes do filme, era exibido o curta de animação Momotaros no Kiba'tte Ikuze! ("Vamos Kiva! De Momotaros"), no qual Momotaros, Urataros, Kintaros e Ryutaros tentavam adivinhar que tipo de filme o crossover seria, cada um dando seus pitacos na história - Momotaros quer um filme de piratas, Urataros um de romance, Kintaros um filme-cabeça, e Ryutaros um filme com animais.

O terceiro filme de Den-O seria Saraba Kamen Rider Den-O: Final Countdown (saraba significa "adeus"), e foi planejado para ser o encerramento definitivo da série. Nele, surge um misterioso Trem-Fantasma, comandado por Kamen Rider Yuuki, que ataca Hana e os Taros. Momotaros descobre que Yuuki é, na verdade, Ryotaro, combinado com um Imagin maligno. Mesmo com a ajuda de Zeronos, a luta parece perdida, até que surge um novo trem, pilotado por Kamen Rider New Den-O, e derrota Yuuki. New Den-O, então, se revela como sendo Kotaro Nogami, neto de Ryotaro, que se alia ao Imagin Neotaros - a quem dá o apelido carinhoso de Teddy - e viaja ao passado a pedido do Dono, para salvar seu avô do Imagin maligno e do verdadeiro dono do trem fantasma, um homem chamado Shiro, que planeja usar a viagem no tempo para trazer sua noiva Sora, falecida há 400 anos, de volta à vida. Quando o Imagin maligno é derrotado, o próprio Shiro decide se unir a ele, passando a ser o novo Kamen Rider Yuuki. Exceto pela espada, as duas formas de Yuuki são quase idênticas, sendo que a combinada com Ryotaro se chama Skull Form, e a combinada com Shiro é a Hijack Form.

Ao final do filme, o curta Momotaros Forever! trazia um Momotaros desolado com o fim da série. Urataros tenta convencê-lo de que até mesmo as coisas boas devem ter um fim, mas ele não se conforma, e decide criar sequências para vários filmes famosos já encerrados. No fim, ele se convence quando Urataros lhe mostra um final alternativo para o filme, no qual a série reestreia com vários personagens novos, para desespero de Momotaros. O sucesso desses curtas levaria a Toei a lançar três DVDs de curtas de animação, chamados Imagin Anime, com um total de 34 curtas inéditos, estrelando Momotaros, Urataros, Kintaros e Ryotaros, vivendo aventuras em estilo Super Deformed (aquele no qual os personagens são pequeninos e cabeçudos).

Série Kamen Rider

Kamen Rider Kabuto
Kamen Rider Den-O

0 Comentários:

Postar um comentário