segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escrito por em 13.6.11 com 0 comentários

Toei Heroes (V)

E hoje teremos mais heróis clássicos da Toei! Confesso que, até para os padrões do tokusatsu, os de hoje são meio esquisitos...

Akumaizer 3
1975


No centro da Terra, vive o Clã Akuma, composto por demônios - não por acaso, akuma significa "demônio" em japonês. Quando o maligno Mezalord assume a liderança do Clã, ele decide invadir a superfície e escravizar os humanos. Xavitan, filho de um demônio com uma humana, é contra a invasão, foge para a superfície, e passa a dedicar sua vida a frustrar os planos de Mezalord, que envia outros demônios atrás dele. Dois desses demônios, Evil e Gabra, após enfrentarem Xavitan, veem que ele é que está com a razão, e se rebelam também cobntra Mezalord. Juntos, os três formarão a equipe Akumaizer Three, e combaterão os demônios que Mezalord envia para a superfície.

Xavitan, de armadura vermelha e preta, é um excelente espadachim, mestre no manejo de sua espada Zarado, e tem nos ombros dois canhões, conhecidos como Xavitan Nova. Suas outras habilidades incluem ficar invisível, transformar animais em objetos inanimados e assumir a aparência de qualquer humano. Quando vem à superfície pela primeira vez, Xavitan conhece o repórter Shima Ippei, e até assume sua aparência para se disfarçar; mas, ao ver que está colocando o humano em perigo, ele decide assumir outra forma, se apresenta a Ippei como o repórter Takeshi Nagumo, e passa a atuar como seu parceiro.

Evil, de armadura amarela, é um atirador de elite enviado por Mezalord para matar Xavitan no primeiro episódio. Os dois se enfrentam em batalha, Evil perde, e Xavitan, sabendo que Evil jamais havia matado ninguém, decide poupar sua vida. Comovido, Evil decide se unir a Xavitan na luta contra Mezalord. Sua principal arma é a metralhadora Jo Gun, que pode se transformar na espada Erado. Evil possui um golpe especial poderoso, o Evil Finish, a habilidade de se transformar em qualquer objeto inanimado, e um ponto fraco: toda vez que vê seu próprio reflexo, fica imóvel como pedra.

Gabra, de armadura vermelha e azul, é extremamente forte, mas um tanto estúpido. Após Evil falhar, ainda no primeiro episódio, Mezalord o envia para eliminar Xavitan. Mais uma vez, após ser derrotado e ter sua vida poupada, Gabra decide se unir à dupla que deveria combater e muda de lado, completando o trio. Além de sua grande força, Gabra usa como arma uma maça chamada Denburu, que pode se transformar na espada Garado. Assim como Evil, ele possui um ponto fraco, precisando de água para manter sua força. No episódio 25, Gabra ganha também a habilidade de se transformar no pássaro Gabra Cho, que se parece com uma avestruz.

Além do repórter Shima Ippei, os Akumaizer 3 têm como aliado a demônio Darunia, que traiu Mezalord por ser apaixonada por Xavitan. Ela não combate os vilões diretamente, atuando como uma espécie de contato. No episódio 37, quatro outros demônios, Basugaru, Naamenaameda, Nobera and Nobera Jr, também desertam, se autodenominam "Força da Paz Demoníaca", e passam a também combater Mezalord. A base dos Akumaizer 3 é em uma nave que Xavitan roubou do Clã, chamada Zeidabeck, que, quando não está em uso, fica disfarçada como um antigo navio pirata. Seus principais meios de transporte são as motocicletas Gariber A, B e C, que se unem para formar o veículo de combate Garibird.

Os monstros da semana são os membros do Clã Akuma, que Mezalord envia para destruir Xavitan e dominar a superfície. Normalmente eles são auxiliados pelos Aguma, os soldados do Clã. No episódio 37, é revelado que Mezalord, na verdade, é apenas um testa de ferro do Imperador Demônio Gulliver, que, vendo que seu lacaio não conseguirá cumprir a missão que lhe foi imposta - dominar a superfície - envia um demônio ainda mais poderoso, Gaberu, para destruir os Akumaizer 3.

Criada por Shotaro Ishinomori, Akumaizer 3 não é muito conhecida fora do Japão, mas, por lá, foi um imenso sucesso, sendo hoje considerada cult, e tendo influenciado o mangá Devilman, criado por Go Nagai (de Cutey Honey) e o anime Blue Comet SPT Layzner, criado por Ryosuke Takahasi (de Voltron). Uma curiosidade sobre a série é que, como a maioria dos personagens não tem forma humana, dublês, e não atores, os interpretavam, ficando suas vozes a cargo de famosos dubladores de anime. Outra grande curiosidade é que, até o episódio 24, a série era bastante séria, sendo considerada um dos tokusatsu mais cheios de ação de todos os tempos; por qualquer motivo, entretanto, os produtores decidiram "infantilizá-la" a partir do episódio 25, colocando mais situações de humor e diminuindo as sequências de ação. A audiência, evidentemente, caiu, e nos dois últimos episódios o clima original da série voltou, com, inclusive, um final surpreendente.

Akumaizer 3 foi exibido pela TV Asahi entre outubro de 1975 e junho de 1976, com um total de 38 episódios. No último, Geberu se mostra poderoso demais para os heróis, contando com um escudo que reflete todos os seus ataques, e matando Basugaru, Naamenaameda e Nobera em uma batalha épica. A única forma que Xavitan, Evil e Gabra encontram para destruir o vilão e a ameaça do Clã Akuma de uma vez por todas é um ataque suicida, que acaba matando todos os quatro. Darunia e Nobera Jr. choram enquanto as almas dos Akumaizer 3 sobem aos céus.

No melhor estilo Hollywood, este seria não apenas o final da série, mas o mote para uma continuação, que tentaria manter a boa audiência no horário.

Chojin Bibyuun
1976


Geberu morreu, às custas das vidas de Xavitan, Evil e Gabra, mas o Imperador Demônio Gulliver continua ativo, e já conseguiu um novo exército para tentar dominar a Terra: os Youkai, espíritos malignos vindos do Mundo dos Mortos.

O primeiro a perceber a invasão dos Youkai foi o metafísico Dr. Daima, que também identificou as almas dos Akumaizer 3 subindo aos céus. Para proteger a Terra, ele fez com que essas almas entrassem no corpo de três humanos, se combinando às deles e lhes conferindo incríveis poderes. Surgia assim o Super-Homem Bibyuun.

Bibyuun, de armadura vermelha, é o resultado da fusão da alma de Xavitan com o ginasta Kei Tsukimura. Seus poderes são baseados no fogo, e sua arma é a espada Sky Sword. Bibyuun pode cravar a espada no chão para que ela funcione como uma espécie de radar, que detecta os Youkai, ou para utilizar o Sky Sword Fire. Bibyuun ainda tem a habilidade de materializar objetos desenhando-os na terra com sua espada, e um golpe especial no qual se transforma em uma bola de fogo e destrói os inimigos.

Já a alma de Gabra se combinou ao halterofilista Go Watabe, transformando-o em Zushiin, que tem armadura laranja e se parece com um catcher de beisebol. Os poderes de Zushiin são baseados na terra, e ele possui uma força descomunal. Sua arma é a maça Mokane, que pode ser usada para criar terremotos - batendo com ela no chão com força, logicamente - e suas habilidades incluem a capacidade de perfurar o chão como uma broca e de se transformar em um monte de terra. Em seu golpe especial, Zushiin se transforma em um pedregulho e esmaga os inimigos.

Finalmente, a alma de Evil se combinou com a do nadador Ichiro Suga, resultando em Bashaan, de armadura azul. Seus poderes são baseados na água, sua principal arma é a pistola de água Pepe, e ele pode se transformar em uma fonte de água ou em uma enorme bola de água, que afoga os inimigos.

Diferentemente dos Akumaizer 3, Bibyuun, Bashaan e Zushiin podem alternar entre suas formas humanas e demoníacas à vontade, mas, evidentemente, só têm poderes quando transformados. O Dr. Daima atua como seu mentor, e sua principal aliada é a policial Lisa Akechi. Sua base é o avião Crimson Shark, que possui inteligência própria, e pode alternar seu tamanho entre o de um avião normal e o de um aeromodelo. Nos primeiros episódios, Crimson Shark ficava voando pela cidade à procura de Youkai, chamando Bibyuun, Bashaan e Zushiin quando os encontrasse. Cada um dos três heróis tem também sua própria motocicleta, sendo que a de Bibyuun se parece bastante com Garibird.

Os vilões eram os Youkai, liderados pelo Imperador Demônio Gulliver, que só mostrou sua verdadeira face no episódio 24 - desde o episódio 37 de Akumaizer 3, ele só aparecia como um painel de luzes piscando. Assim como na série anterior, Gulliver comandava os Youkai à distância, desta vez o comando direto cabendo a dois Youkai, Shindo e Birin. Curiosamente, no episódio 24, Shindo e Birin mudariam de lado, e passariam a fornecer informações sobre os Youkai para os heróis.

Também criação de Shotaro Ishinomori, Chojin Bibyuun teve 36 episódios, exibidos na TV Asahi de julho de 1976 - estreando uma semana depois de Akumaizer 3 chegar ao fim - a março de 1977. As aparências de Bibyuun, Bashaan e Zushiin eram esboços de Ishinomori para as séries do Kamen Rider, que acabariam não sendo aproveitados nelas. Bibyuun não fez tanto sucesso quanto Akumaizer 3, e hoje é bem menos lembrada que sua antecessora.

The Kagestar
1976


Kageoh Sugata era um titereiro - o profissional que trabalha com teatro de marionetes - que, para poder pagar suas contas, aceitou um emprego burocrático em uma grande corporação. Quando a filha de seu chefe foi sequestrada, Sugata e a secretária Suzuko Kazamura, que presenciaram o crime, partiram para salvá-la. Eles conseguiram, mas foram atingidos por uma enorme descarga elétrica no processo. Ao invés de morrer eletrocutados, eles ganharam incríveis poderes: logo Sugata descobriria que adquiriu a habilidade de combinar seu corpio com sua própria sombra, se transformando no super-herói Kagestar!

Kagestar (que se pronuncia "caguestar", e não "queigestar"; kage significa "sombra" em japonês) foi criado por Akira Hirayama, em uma tentativa de fazer um herói de tokusatsu mais parecido com os super-heróis norte-americanos, desde sua origem, passando por seu visual - sua capa é praticamente uma bandeira dos Estados Unidos - até seu nome, que começa com um artigo, coisa que nem existe em japonês. Seguindo esse raciocínio, Kagestar tem até um sidekick, Bellestar, que é ninguém menos que Kazamura, que também ganhou o mesmo poder de se combinar à própria sombra após o choque.

Até mesmo os vilões de Kagestar começam em um esquema mais americano: o arqui-inimigo de Kagestar é Dr. Satan, um ex-cientista nazista megalomaníaco que planeja dominar o mundo. Para isso, ele começa se utilizando de criminosos os quais arma com a mais moderna tecnologia, não muito diferentes de vilões de quadrinhos de super-heróis. Mais tarde, como aparentemente essa fórmula não estava funcionando, Dr. Satan resolve usar sua tecnologia para criar monstros, mutantes e ciborgues obtidos através de animais normais.

Kagestar possui uma moto, chamada Kagerocar, com a qual consegue fazer incríveis acrobacias, e um estranho avião em formato de pássaro, o Kageboosee. Sua principal arma é uma pistola de raios, parecida com uma lanterna, e sua capa pode se transformar em várias armas, como espadas e lanças. Seu principal poder, entretanto, é o de controlar sua própria sombra, que pode, inclusive, assumir um tamanho gigantesco para destruir os monstros do Dr. Satan. Bellestar também conta com uma motocicleta, Bellecar, possui uma espécie de bracelete com guizo que a avisa quando o perigo está próximo, e acompanha Kagestar em todas as batalhas, mas não tem tantos poderes a mais - aparentemente, o choque que a atingiu não foi tão forte.

The Kagestar também foi exibido pela TV Asahi, entre abril e novembro de 1976, meia hora depois de Akumaizer 3 e Bibyuun. Teve um total de 34 episódios e um filme. Exibido pouco após o episódio 13, foi no filme que Kagestar deu sua guinada em direção ao estilo tokusatsu, com Dr. Satan finalmente se revelando e decidindo criar os monstros que passaria a utilizar contra Kagestar no lugar dos bandidos.

The Kagestar não foi uma série de sucesso. Algo me diz que isso tem a ver com a cara do herói.

Série Toei Heroes

Akumaizer 3
Bibyuun
Kagestar

0 Comentários:

Postar um comentário