
Um mês antes de Urza's Saga, em setembro de 1998, a Wizards havia lançado uma expansão no mínimo inusitada: Unglued, de 94 cartas. Unglued é uma expansão satírica, uma paródia do próprio Magic. As cartas de Unglued não são aceitas em torneios, mas você pode utilizá-las para jogar com seus amigos, embora algumas delas causem uma confusão tão grande que é melhor só colecionar mesmo.
Em novembro de 1998, torneios presentearam os jogadores com mais oito Personagens de Vanguard III, que representavam personagens introduzidos em Stronghold, Exodus e Urza's Saga. A história de Urza só continuaria em fevereiro de 1999, com Urza's Legacy (Legado de Urza), expansão de 143 cartas. Esta expansão conta como Urza construiu o Weatherlight, tendo que convencer praticamente todos os povos de Dominaria (e também alguns do mundo criado pela andarilha Serra) de que uma invasão era iminente e a cooperação de todos era necessária. O Weatherlight parte para encontrar as partes do Legado, enquanto Urza parte para uma outra missão.
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Junho de 1999 foi um mês de três lançamentos. O primeiro deles foi a edição Starter, que iria substituir a série Portal. Assim como as cartas de Portal, as de Starter também possuíam regras simplificadas ao máximo, ideais para jogadores de primeira viagem. A diferença era que, enquanto Portal trazia cartas novas, Starter trazia 173 das mais famosas cartas de Magic (a maioria também presente na Sexta Edição), apenas com as regras simplificadas. Algumas cartas têm ilustrações inéditas.
Apesar de oficialmente substituído, Portal ainda teria uma terceira edição, Portal Three Kingdoms, de 180 cartas, também de junho de 1999. Esta é uma edição especial, onde todas as cartas representam personagens do épico chinês da Guerra dos Três Reinos, que conta a história dos reinos Wu, Shu e Wei, que habitavam na antiguidade o que hoje é a China. Todas as cartas foram ilustradas por artistas chineses, e as regras utilizadas são as simplificadas de Portal e Starter. As cartas de Portal Three Kingdoms não são válidas para torneios, embora, por ter o mesmo verso, possam ser incorporadas às demais para jogos não-oficiais.
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O bloco seguinte devolveria a história para o lugar onde tinha parado em Exodus, primeiro com Mercadian Masques (Máscaras de Mercádia), expansão de 350 cartas lançada em outubro de 1999. Ao retornar de Rath, o Weatherlight cai em um mundo desconhecido, onde é seqüestrado pela tribo dos Cho-Arrim. Gerrard e os que conseguiram escapar chegam até Mercadia, uma estranha cidade no topo de uma montanha invertida, onde tentam conseguir recursos para reaver seu navio e chegar a Terisiare antes que seja tarde demais. Isto, no entanto, não será tão fácil, uma vez que eles acabam envolvidos nos jogos políticos de Mercadia. A partir de Mercadian Masques, os Terrenos Básicos também teriam versões metalizadas.
Enquanto isso, em Rath, Volrath abandona seu posto, deixando Crovax no comando, o que mergulha todo o mundo em uma guerra sangrenta pelo poder. Esta seria a história de Nemesis (Nêmesis), a expansão seguinte, lançada em fevereiro de 2000, com 143 cartas que representam os habitantes de Rath, suas magias e artefatos. Rath, na verdade, é uma passagem que levará os habitantes de Phyrexia até Dominaria, em um plano que vem sendo egendrado a séculos por Yawgmoth e seus subordinados. Em Dominaria, a coisa começa a ficar feia quando os bárbaros de Keld, acreditando que o fim do mundo se aproxima, pois os sinais de uma antiga profecia começam a aparecer, decidem invadir Jamuraa em Prophecy (Profecia), a expansão que fecha o bloco em junho de 2000, com mais 143 cartas, a maioria delas de grande poder ou que traz ainda mais inovações para a mecânica do jogo, como cartas que o adversário pode pagar um custo para evitar que façam efeito.
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Enquanto a tripulação do Weatherlight lida com Mercadia, o povo de Rath com uma guerra civil, e Jamuraa com disputas por território, o pior começa a acontecer em Invasion (Invasão), lançada em outubro de 2000, com mais 350 cartas, e abrindo um novo bloco. Phyrexia começa a invadir Dominaria e, enquanto Urza não termina sua arma para repelir a invasão, o povo deve esquecer suas divergências internas e se unir, ou serão massacrados. Invasion trouxe muitas cartas douradas, algumas até "aliadas" de certas cores, e uma grande novidade, as cartas duplas. Cada metade de uma carta dupla possui uma cor, custo e efeito diferentes, e o jogador pode escolher "qual metade irá jogar" ao pagar o custo.
Como se a invasão já não trouxesse problemas demais, o mundo de Rath começa a se mesclar com Dominaria, trazendo ainda mais monstros e invasores, e o novo comandante das tropas de Yawgmoth, Crovax, antigo tripulante do Weatherlight. Na expansão seguinte, Planeshift (Conjunção), de fevereiro de 2001 e 143 cartas, a tripulação do Weatherlight, voltando de Mercadia, enfrenta as tropas de Crovax, enquanto Urza e um grupo de andarilhos dos planos decide fazer uma contra-invasão, indo até Phyrexia para derrotar Yawgmoth antes que este chegue a Dominaria. Yawgmoth chega a enganar Urza e Gerrard, fazendo com que ambos se enfrentem ao invés de concentrarem suas forças contra Phyrexia. Três das cartas de Planeshift tinham duas versões metalizadas diferentes, uma idêntica à versão normal, e outra com texto idêntico mas ilustração diferente.
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Enquanto Urza e Gerrard estão presos em Phyrexia, Sisay e a tripulação do Weatherlight tentam descobrir como ativar o Legado e destruir Yawgmoth. A maior saga de Magic chega ao fim em Apocalypse (Apocalipse), expansão de 143 cartas que fechou o bloco em junho de 2001. Yawgmoth passou pelo portal, chegando a Dominaria. Se os heróis vão fazer alguma coisa para detê-lo, é bom fazerem logo. Apocalypse traz dentre suas criaturas um tipo bem curioso, que fica mais forte se você pagar mana de uma cor inimiga (pagar um custo em mana branco para uma criatura preta, por exemplo).
Evidentemente, o bem triunfa e Phyrexia é repelida. Aproveitando o final feliz, este post termina por aqui. Em breve, a conclusão desta comprida história!
Magic: The Gathering |
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Parte 3 |
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