domingo, 11 de setembro de 2005

Escrito por em 11.9.05 com 0 comentários

Sentai (XIII)

Hoje finalmente temos a última parte do interminável post dos Sentai, com as três séries mais recentes!

Bakuryuu Sentai Aba Ranger
2003



Mais um Sentai com um nome esquisito, o Esquadrão de Dinossauros Explosivos dos Patrulheiros Furiosos (na verdade, aba não significa nada, mas abare significa fúria, e como tem "abare" nos nomes dos rangers, acho que podemos traduzir assim) foi o segundo Sentai a ter dinossauros como tema. Também foi o segundo seguido a começar com apenas três membros, o que levou a um temor de que isso pudesse se tornar um padrão. Aba Ranger teve 50 episódios e dois filmes para o cinema, sendo que um deles era um crossover com Hurricanger. A Disney utilizou este seriado para fazer seu Power Rangers Dino Trovão.

Há 65 milhões de anos, um meteoro caiu na Terra, extinguindo os dinossauros. A colisão deste meteoro foi tão forte, porém, que causou uma divisão, criando dois mundos. Um, a Terra que conhecemos. O outro, a Dinoterra, onde os dinossauros continuaram a existir. A onda magnética causada pela separação dos dois mundos criou uma fenda dimensional, e a Dinoterra foi tragada para lá, se desenvolvendo separadamente de nosso mundo durante todo esse tempo. Na época atual, misteriosamente, começam a surgir portais dimensionais ligando a Terra e a Dinoterra. Os Evorianos, habitantes malignos da Dinoterra, começam uma invasão. Abare Black, um valoroso guerreiro da Dino Terra, os seguiu, e selecionou três jovens para utilizar os equipamentos da Dinoterra para defender a Terra, transformando-os nos Aba Rangers!

Inicialmente, os Aba Rangers são apenas três, Aba Red, Abare Yellow (mulher) e Abare Blue. Cada Aba Ranger está equipado com uma Abare Armadura, capaz de resistir a tiros, lâminas e até mísseis. A Abare Armadura pode entrar no "modo Abare", no qual fica ainda mais resistente e cria espinhos. Sua arma principal é a Abareizar, que tem dois modos, espada e pistola. Cada Aba Ranger também tem uma arma personalizada (bastão, adagas e escudo, respectivamente). As três armas personalizadas unidas formam o Dino Bomber, a bazuca de destruir os monstros. Ao invés de motocicletas, os Aba Rangers têm Road Raptors, velociraptors mecânicos que eles montam como se fossem cavalos.

No episódio 8, após se recuperar de alguns ferimentos, Abare Black se uniu aos demais para lutar contra os Evorianos. Sua arma personalizada é uma espada, que pode ser acoplada ao Dino Bomber para formar o Super Dino Bomber. Abare Black também tem seu próprio Road Raptor. No episódio 18, surge um novo Ranger, Abare Killer, de uniforme branco, cuja arma personalizada é o Wing Pentact, que pode ser usado como espada ou bastão. Inicialmente, Abare Killer é aliado dos Evorianos, mas no episódio 42 ele passa para o lado dos Aba Rangers. Sua armadura possui um "defeito", porém, e explodirá a qualquer momento. Outros aliados dos Aba Rangers são Ryuunosuke Sugishita, que serve como um "paizão" para a equipe; Emiri Imanaka, adolescente que sonha se tornar uma Aba Ranger, e chega até a confeccionar uma fantasia de Ranger rosa; e Mahoro, namorada de Abare Black, que veio com ele da Dinoterra.

Mas os aliados mais fortes dos Aba Rangers são os Bakuryuu, enormes dinossauros mecânicos conscientes oriundos da Dinoterra. Inicialmente, eles são apenas três, um tiranossauro (Red), um triceratopes (Blue) e um pterodáctilo (Yellow), que unidos formam o robô Abarenoh ("rei unido da fúria"). Abare Black também tem um Bakuryuu, um braquiossauro, mas ele é da paz e não se mete nas brigas dos robôs. No decorrer da série, novos Bakuryuu vão surgindo, que conferem novos poderes a Abarenoh quando acoplados a ele: um paquicefalossauro transforma sua mão direita em uma espécie de maça; um dimetrodon transforma sua mão esquerda em uma serra; um parassaurolofo transforma sua mão esquerda em uma tesoura; e um anquilossauro aumenta sua resistência e transforma seus braços em brocas. Abare Killer também tem o seu próprio Bakuryuu, um tupuxuara (da família dos pterodáctilos) chamado Top Galer. Mais tarde, ele adquire também um estegossauro, que se combina com Top Galer para formar o robô Killeroh. O paquicefalossauro e o dimetrodon também podem se combinar com o Killeroh, conferindo-lhe os mesmos poderes que conferem ao Abarenoh, e o estegossauro pode se combinar ao Abarenoh para aumentar sua velocidade e permitir que ele "surfe" sobre a água. No episódio 14, o Abarenoh também ganha a capacidade de se transformar em Abarenoji (ji significa próximo), um robô mais forte e veloz, mas de uso limitado.

E ainda tem mais. No episódio 31, Aba Red ganha a capacidade de se transformar em Abare Max, transferindo as energias de Blue e Yellow para ele. Como Abare Max, Red possui ataques mais poderosos, e pode controlar um novo Bakuryuu, um estiracossauro, capaz de se transformar no robô Maxohja, que tem como armas os Ranfogolds, machados em formato de ranforrincos, e o Spinogold, um capacete de espinossauro. Como se já não bastasse essa confusão toda, o estiracossauro pode se combinar aos novos Bakuryuu (paquicefalossauro, parassaurolofo, dimetrodon e anquilossauro) para formar o robô Maxryuuoh. Ainda por cima, Abarenoh e Killeroh ganham a capacidade de se combinar e empunhar os Ranfogolds e Spinogold para se tornar o robô Ooabarenoh. Cruzes.

Os vilões são os Evorianos, um grupo de monstros que sempre tentou dominar a Dinoterra, e viu nos portais para a Terra uma chance de expandir seus negócios. Seu líder é o deus Dezumozorlya, que continua na Dinoterra. O comandante aqui na Terra é Migera, que odeia todas as coisas vivas, auxiliado pela árvore Inochino, que cria os monstros, e por Voffa, que os transforma em gigantes. O irmão de Mahoro, Mizuro, sofreu lavagem cerebral e também ajuda os Evorianos. No início, a própria Mahoro também era dos Evorianos, sob o nome de Jeanne, mas Abare Black a salvou. Completa o time do mal Rije, filha e sacerdotisa de Dezumozorlya, e principal suspeita de ter aberto os portais dimensionais.

Tokusou Sentai Deka Ranger
2004



Após alguns Sentai exóticos, o Esquadrão Investigativo dos Patrulheiros Detetives decidiu retomar a fórmula original, com um esquadrão de cinco membros combatendo monstros espaciais. A história de Deka Ranger, porém, é bem mais aberta do que as dos demais Sentai: Existe em todo o universo uma força policial especial, conhecida como Special Police Deka, ou SPD. A função da SPD é impedir que criminosos intergaláticos causem caos e cometam crimes em planetas que não estejam preparados para enfrentá-los. Assim como no filme Homens de Preto (ou Men in Black), existem na Terra diversos alienígenas, vivendo disfarçados como se fossem humanos. Malcomparando, a SPD seria os MiB em versão Sentai, zelando para que tais alienígenas não ameacem o planeta. Por conta disso, Deka Ranger é o único Sentai até hoje a não ter um "inimigo fixo", como um Império do Mal ou coisa do tipo. Cada Monstro da Semana é um criminoso intergalático que escolheu a Terra para violar a lei, e deve ser impedido. Coletivamente, estes criminosos são conhecidos como Alienizers.

A série começa quando o jovem Ban é designado para a unidade SPD da Terra. Na verdade, Ban é um garoto-problema, e seu chefe Porupo decide que enviá-lo para um planeta subdesenvolvido como o nosso seria a única forma de colocar um pouco de juízo na sua cabeça. O comandante da SPD na Terra, Doggie Krueger (um alienígena da Estrela Anubis, com cara de cachorro) não deixa por menos, e coloca Ban como líder da equipe, o que gera alguns conflitos com os demais membros, que, além de já estarem acostumados com o antigo líder, não aceitaram bem seu jeito rebelde. Ainda assim, eles devem aprender a trabalhar juntos, ou os Alienizers destruirão a Terra.

Os Deka Rangers seguem o padrão colorido clássico dos Sentai: Deka Red (Ban), Deka Blue (que era o antigo líder), Deka Green, Deka Yellow e Deka Pink (estas duas últimas, mulheres). Deka Red possui como armas duas pistolas D-Magnun, que podem se combinar para formar a Hybrid Magnun. Green e Blue possuem um tipo de soco inglês, o D-Knuckle, e um bastão, o D-Rod, que se combinam para formar o rifle D-Sniper ou a pistola D-Blaster. Yellow e Pink também têm um D-Knuckle, mas ele se combina com a espada D-Stick para formar a pistola D-Shot. Cada Deka Ranger ainda conta com um par de algemas D-Whooper, e uma Deka Armadura, que tem os modos normal e Swat. No modo Swat, a armadura fica mais forte e resistente, e permite que eles usem as pistolas D-Revolver. A equipe ainda conta com dois carros de polícia e uma moto, e com o cachorro mecânico Murphy, que fareja Alienizers e pode se transformar na bazuca D-Bazooka.

No episódio 22, começam a surgir Alienizers muito poderosos, e a SPD designa um novo agente espacial para auxiliar os Deka Rangers, o Deka Break (de uniforme branco). Deka Break possui uma moto de uma roda só, e uma arma especial chamada Bray Throttle, capaz de se transformar em várias outras armas diferentes. Mais adiante, começa a aparecer um sétimo Ranger misterioso, o Deka Master (de uniforme azul, mas diferente dos demais), que sempre os salva quando os vilões são poderosos demais. Com o tempo, os Deka Rangers descobrem que o Deka Master é ninguém menos que o próprio Doggie Krueger.

Outros aliados dos Deka Rangers são Swan Shiratori, a cientista que criou as armas e robôs da equipe, uma alienígena do planeta Chinyo, que no episódio 36 obtém autorização da SPD para se transformar em Deka Swan (de uniforme branco e laranja) e ajudar a equipe; Lisa Teagle, chefe de Deka Break, do planeta Lumiere, que vem à Terra no episódio 40, auxiliar a equipe como Deka Bright (de uniforme branco e azul); Buntar, da Estrela Torto, que ensina os Rangers a usar o modo Swat no episódio 32; e o Diretor Geral Numa-O, comandante de todas as SPD do universo.

Para derrotar o eventual Alienizer gigante, os Deka Rangers têm um robô, o Dekarangerrobo, formado pela união de cinco veículos: Patstriker (um carro de polícia de seis rodas), Patgyrer (girocóptero), Patrailer (camburão), Patarmor (blindado) e Patsigner (carro de polícia). Deka Break tem seu próprio robô, o Dekabike, que se transforma em uma motocicleta gigante, que pode ser pilotada pelo Dekarangerrobo. Dekarangerrobo e Dekabike podem se unir para formar o Super Dekarangerrobo. Mais para o final da série, o Deka Master adapta a base dos Deka Rangers para também se transformar em um robô, o gigantesco Dekabase; e cada Deka Ranger ganha uma nave Patwing. Inicialmente, as cinco Patwings podem se combinar para formar a Dekagun, uma imensa pistola empunhada por Dekarangerrobo; mais tarde, elas são adaptadas para formar o Dekawing, um novo robô.

Deka Ranger teve 50 episódios e dois filmes para o cinema, sendo que o segundo é um crossover com Aba Ranger. A Disney utilizou esta série para fazer o seu Power Rangers: Super Patrulha Delta.

Mahou Sentai Magi Ranger
2005

Atualizado em 09 de junho de 2007



Finalmente, chegamos ao Sentai mais recente, o Esquadrão Mágico Magi Ranger. Este "mágico" vem de magia, não de mágica; e "magi", além de ser o plural de "magus", palavra latina para mago, também é uma contração de "magic", que significa magia em inglês. Claramente, os produtores queriam pegar carona na onda de magia e fantasia que atingiu o Japão após o lançamento dos filmes e livros de Harry Potter.

A história começa há milênios, quando povos fantásticos com poderes mágicos fundaram dois reinos, Magitopia e Infershia, sem o conhecimento dos humanos. Os habitantes de Magitopia, seres da luz que usavam sua magia para o bem, e os de Infershia, seres das trevas que usavam sua magia para a corrupção e destruição das coisas vivas, viviam em guerra, evidentemente. Há dez anos, graças a um imenso ritual, os habitantes de Magitopia conseguiram selar os de Infershia no centro da Terra. Com seu reino destruído e seus poderes enfraquecidos, porém, eles se viram obrigados a viver entre os humanos, escondendo seus incríveis poderes.

Durante estes dez anos, os habitantes de Infershia buscaram uma forma de escapar de sua prisão, tendo finalmente conseguido. Agora, eles buscam se vingar dos responsáveis por sua derrota. Sua primeira vítima é Miyuki Oz, que está em sua casa com seus cinco filhos. Quando um portal se abre e um monstro ataca Miyuki, ela se transforma em Magi Mother e o derrota. Sentindo que este seria o primeiro de muitos ataques, ela revela a verdade a seus filhos - que eles, na verdade, eram habitantes de Magitopia, com incríveis poderes mágicos, dos quais iriam precisar agora que seus rivais de Infershia estavam buscando vingança.

Usando seus poderes mágicos, os irmãos Oz conseguem se transformar nos Magi Rangers: Magi Red, Magi Green, Magi Yellow, Magi Blue e Magi Pink (estas duas últimas, mulheres). Na forma de Magi Ranger, cada um recebe uma armadura feita de pura força mágica, com a qual se tornam mais rápidos, fortes e resistentes. Cada um também recebeu um Magistick, um bastão que pode se transformar em outras armas, como espadas ou bestas, e uma vassoura voadora Sky Hoki, o método de transporte preferido dos magitopianos. Para destruir os monstros, eles usam um ataque de magia pura, lançado através de seus dispositivos de transformação, que nesta série, pela primeira vez, têm múltiplos usos.

Os Magi Rangers recebem seus poderes dos Tenkkuseijya (algo como "santos celestiais"), seres superpoderosos nativos de Magitopia. Red, Green, Yellow, Blue e Pink têm como Tenkkuseijya correspondentes, respectivamente, Flagel, o Tenkkuseijya do fogo; Groungel, o da terra; Volgel, do relâmpago; Splagel, da água; e Wingel, do vento. Ao longo da série surgem novos Tenkkuseijya, que vieram de Magitopia para a Terra, como Chronogel, o Tenkkuseijya do tempo; Snowgel, do gelo; e Magiel, a Tenkkuseijya da magia, e a mais poderosa de todos. O pai dos cinco Magi Rangers, aliás, também era um Tenkkuseijya, Blagel, o Tenkkuseijya da lava.

Assim como em Kaku Ranger, em Magi Ranger os próprios heróis se transformam em seus robôs gigantes, ao invés de chamá-los de algum local desconhecido. Usando seu dispositivo de transformação, os Magi Rangers podem se transformar, respectivamente, em Magi Phoenix (fênix), Magi Taurus (minotauro), Magi Garuda (garuda, uma ave gigante mitológica), Magi Mermaid (sereia) e Magi Fairy (sprite, algo parecido com a Fada Sininho). Estas formas gigantes são conhecidas como Magi Majin ("humanóides mágicos"). Os Magi Majin podem se combinar para formar o dragão Magi Dragon, ou o robô gigante Magi King. Estranhamente, quando Magi King é formado, os Magi Rangers, que supostamente estavam transformados nos Majin, aparecem dentro de uma cabine, controlando o robô.

No episódio 31, os Magi Rangers descobrem dois Majuu ("bestas mágicas"), Magi Firebird e Magi Lion, criaturas mágicas gigantes nativas de Magitopia. Ambos podem se combinar a Magi King para formar Magi Legend King. Ainda no episódio 31, os cinco Magi Rangers recebem um novo poder do Tenkkuseijya Snowgel, o de assumir a forma Legend, na qual a armadura fica mais incrementada e com novos poderes, algo semelhante ao modo Swat de Deka Ranger. No episódio 34 é revelado um terceiro Majuu, Unigolon, um unicórnio com o qual Magi Phoenix pode se combinar para se transformar em Saint Kaizer.

Os aliados dos Magi Rangers incluem Magi Mother, de uniforme branco e mãe dos heróis, que também possui um Magistick e pode assumir forma de Majin (embora fique com a mesma aparência); Mandoraboy, uma mandrágora falante que atua como mascote e toma conta de seu quartel general; Lunagel, a Tenkkuseijya da Lua, que inicialmente está sem memória e sendo caçada pelos Infershia, e após recuperá-la se torna professora de magia dos Magi Rangers; e Smoky, um gênio com cara de gato que mora dentro de uma lâmpada mágica. No episódio 19, surge um novo magitopiano, Magi Shine, de uniforme azul e dourado, mestre de Smoky, que se dispõe a treinar os Magi Rangers, além de ajudá-los eventualmente. Magi Shine voa em um tapete voador ao invés de em uma vassoura, e tem um robô gigante, Travelion, que se transforma em um trem. Mais tarde, é revelado que ele também é um Tenkkuseijya, Sungel, o Tenkkuseijya do Sol.

Os vilões são os antigos habitantes de Infershia, agora aprisionados no centro da Terra, liderados por Nma, um dragão gigante que foi destruído pelo ritual de Magitopia, e ainda está se recuperando antes que possa romper o selo de vez e invadir a Terra com força total. Os principais generais de Infershia são Buranken, um golem com a habilidade de se tornar gigante, e que usa um dente de Nma como arma; e a vampira Vankyuria, que pode se transformar em duas garotas humanas, chamadas Nai e Mea (aparentemente, um trocadilho com a palavra nightmare, "pesadelo" em inglês). Outro vilão de destaque é a múmia Memmi, outrora Raigel, o Tenkkuseijya da areia, que foi privado de seus poderes e transformado em múmia como punição por trair Magitopia. Os monstros da semana são os demais habitantes de Infershia, sempre baseados em monstros de fantasia, como troll, mantícora, hidra, golem, cocatriz e outros. Alguns são de tamanho humano, outros são gigantes, e são raros os que crescem após serem derrotados, como é usual nos Sentai.

Existe ainda um vilão recorrente, que dá muita dor de cabeça: Wolzard, um magitopiano renegado, que se uniu a Infershia e se tornou o maior rival de Magi Mother. Wolzard possui uma espada e escudo encantados, pode se transformar em Majin (embora continue com a mesma aparência), e possui um cavalo de batalha gigante, Barikion, com o qual pode se combinar quando está na forma de Majin para formar o centauro Wolcentaurus ou o robô gigante Wolkaizer. No episódio 2, Wolcentaurus aparentemente mata Magi Mother, o que aumentou a rivalidade entre Wolzard e os Magi Rangers. Inexplicavelmente, no episódio 9 Magi Phoenix consegue se combinar com Barikion, formando o robô Firekaiser, embora esta tenha sido a única ocasião onde um Magi Ranger tenha agido em conjunto com um aliado dos vilões, o que já deixa uma pista de que Wolzard pode não ser tão vilão assim. De fato, Wolzard é, na verdade, ninguém menos que Isamu, o pai dos Magi Rangers, também conhecido como Blagel. No episódio 45, Isamu recupera sua memória, se transforma em Wolzard Fire, e passa para o lado do bem, se unindo aos Magi Rangers.

Magi Ranger teve 49 episódios, mais dois filmes - sendo que um deles é um crossover com Deka Ranger - e um episódio especial lançado diretamente em DVD. A Disney comprou os direitos da série para produzir seu Power Rangers Força Mística.

Série Sentai

Aba Ranger
Deka Ranger
Magi Ranger

0 Comentários:

Postar um comentário