domingo, 14 de agosto de 2005

Escrito por em 14.8.05 com 0 comentários

Sentai (XII)

E hoje teremos mais um post dos Sentai! O penúltimo!

Hyakujuu Sentai Gao Ranger
2001



Taí um Sentai com um nome difícil de traduzir. Hyakujuu significa os cem soldados animais, e gao não significa nada, sendo uma onomatopéia para um rugido animal, algo como "graurr" ou "roarr". Assim, temos o Esquadrão dos Cem Soldados Animais dos Patrulheiros Graurr. Mesmo eles sendo só cinco.

Há mil anos, os Orgu tentaram dominar o mundo, liderados pelo Alto Duque Hyakkimaru. Seis guerreiros escolhidos pelos Animais do Poder os enfrentam, mas um deles acabou possuído pelo espírito de Loki durante a luta. Os guerreiros conseguiram derrotar os Orgu, mas, sem poder mais confiar no companheiro, os guerreiros o selaram em uma cripta. Mil anos se passaram, até que, na época atual, sentindo que os Orgu estavam para retornar, os Animais do Poder começaram a selecionar jovens adequados para utilizar seu poder contra os vilões. Quando cinco deles estão reunidos, os Orgu atacam, e os jovens se transformam nos Gao Rangers para proteger a Terra!

Cada Gao Ranger é protegido por um Animal do Poder, conta com uma Gao Adaga, que, além de arma, serve para chamar os Animais do Poder, e possui uma arma personalizada. As cinco armas personalizadas unidas formam o Hyakujuuken, uma espada sagrada usada para destruir os monstros. Os Gao Rangers, seus Animais do Poder e armas personalizadas são: Gao Red (leão, pistola), Gao Yellow (águia, espada), Gao Blue (tubarão, adagas), Gao Black (bisão, machado) e Gao White (tigre, bastão, a única mulher). Os Gao Rangers são auxiliados pela Sacerdotisa Tetomu, descendente da sacerdotisa que liderou os seis guerreiros há mil anos; e por Pyo-chan, um pinto (sim, pinto, dentro de um ovo) capaz de se transformar na nave Soulbird.

Os robôs dos Gao Rangers também têm um pouco de originalidade. Seu robô principal, Gao King, é formado pelos avatares dos cinco Animais do Poder, Gao Lio, Gao Eagle, Gao Shark, Gao Bison e Gao Tiger. Mais adiante, cada Gao Ranger consegue a ajuda de um novo Animal do Poder: Gao Elephant (controlado por White), que pode substituir os braços de Gao King, lhe conferindo uma espada e um escudo; Gao Giraffe (Blue), que substitui o braço direito, formando uma lança; Gao Bear e Gao Polar (ambos controlados por Yellow), que substituem os braços de Gao King conferindo-lhe mais força e transformando-o em Gao Knuckle; Gao Gorilla (Red), que substitui Gao Lion em Gao King ou Gao Knuckle, aumentando sua força e resistência; Gao Rhino e Gao Majiro (Black; Majiro é um tatu), que substituem as pernas de Gao King, aumentando sua força e velocidade; e Gao Diaz (um cervo, aparentemente com vontade própria), que pode substituir o braço esquerdo de Gao King, lhe conferindo uma arma semelhante a uma serra. Mais tarde, surge o Gao Falcon (também com vontade própria), que pode se unir a Giraffe, Rhino, Majiro e Diaz para formar o robô Gao Icarus, ou a Lion, Shark, Tiger e Elephant para formar o Gao Centaurus. Ufa!

Os guerreiros originais de mil anos atrás também tinham seu robô, Gao God. No meio da série, Gao God retorna e auxilia o guerreiro que havia sido possuído por Loki a se livrar da maldição. Isso faz com que os Gao Rangers ganhem um sexto membro, Gao Silver (que tem mil anos de idade, um lobo como seu Animal do Poder, um florete como arma e uma motocicleta consciente), mas também um novo inimigo, Loki, que se torna um ser separado de Gao Silver. Tanto Gao Silver quanto Loki podem controlar três Animais do Poder, Gao Hammerhead (tubarão-martelo), Gao Wolf e Gao Ligator (jacaré), que, unidos, formam o robô Gao Hunter. Mais adiante, Gao Silver destrói uma flauta mágica de Loki, e passa a só ele ser capaz de controlar Gao Hunter. Hammerhead e Wolf podem substituir os braços de Gao King, mudando seus ataques.

Os vilões são os Orgu, gárgulas formados pelo ódio e loucura da humanidade. Toda vez que a humanidade está bastante furiosa, eles surgem. Seu líder é o Mestre Orgu, uma enorme cabeça de pedra, mas quem comanda mesmo são os Duques Shuten, Yaba-Iba, Ura e Rasetsu. Um membro importante dos Orgu é a Duquesa Tsuetsue, feiticeira que cria os monstros e os transforma em gigantes. Perto do final da série, Tsuetsue mescla Shuten, Ura e Rasetsu, criando o Duque Infernal Senki.

Gao Ranger teve 51 episódios, e dois filmes para o cinema. Um deles foi solo, mas o outro foi um estranho crossover, chamado Gao Ranger vs. Sentai, onde a equipe de heróis era formada por Gao Red, Big One (JAQK), Red Falcon (Liveman), Ginga Blue (Gingaman), Go Yellow (Go Go Five) e Mega Pink (Mega Ranger), unidos contra um Orgu chamado Rakushaasa.

Em 2002, a Disney comprou os direitos dos Power Rangers. Isso fez com que Power Rangers Força Animal, a série adaptada dos Gao Rangers, fosse produzida pela Saban, mas distribuída pela Disney.

Ninpuu Sentai Hurricanger
2002



E chegamos ao Esquadrão do Vento Ninja Hurricanger. "Hurricanger" é uma união das palavras hurricane (furacão) e ranger (patrulheiro). Hurricanger teve 51 episódios, dois filmes para o cinema (sendo que o segundo foi um crossover com Gao Ranger) e serviu para a Disney produzir seu Power Rangers: A Tempestade Ninja. Além disso, teve uma formação nada usual para um Sentai.

Escondidas no Japão, ainda existem várias academias ninja. Uma delas, a Academia Harikenja, é considerada a melhor. Três alunos da Harikenja, porém, não conseguem se adaptar ao rigoroso treinamento. Um dia, enquanto os três estão matando aula, a Academia é invadida por ninjas alienígenas, conhecidos como Jakanja. Mugensai, o Mestre da Academia Harikenja, para sobreviver ao ataque, se transforma em um hamster. Antes disso, porém, ele incumbe sua filha, Oboro, de localizar os três jovens gazeteiros, e entregar a eles os Hurricane Gyros, dispositivos que permitirão que eles se tornem os Hurricangers, e expulsem os Jakanja do planeta.

Mesmo não tendo o treinamento adequado, os três jovens assumem para si a responsabilidade de salvar seus colegas e derrotar os alienígenas. Para tanto, cada Hurricanger conta com uma armadura capaz de ampliar sua força e agilidade, uma asa delta, uma arma chamada Hayate Sumaru, que pode ser utilizada como espada ou rifle e, como de costume, uma arma personalizada. As armas personalizadas podem ser combinadas de três formas diferentes, formando bazucas que disparam bolas de fogo, ondas sônicas ou ataques de área, dependendo da fraqueza do monstro da semana. Cada Hurricanger também é protegido por um animal sagrado. Os Hurricangers, seus animais sagrados e armas personalizadas são Hurricane Red (falcão, pistola), Hurricane Yellow (leão, martelo) e Hurricane Blue (golfinho, megafone que dispara ondas sônicas). Blue é a única mulher da equipe.

O robô dos Hurricangers é o Senpuujin ("homem-furacão"), formado pela união de três animais sagrados mecânicos, conhecidos como Shinobi Machines (um falcão, um leão e um golfinho). Senpuujin tem três armas diferentes (espada, aríete e maça), que saem de grandes esferas alojadas em seu tórax, acionadas através das Moedas Shinobi dos Hurricangers. Senpuujin também pode assumir o "modo hurrier", no qual ele fica mais veloz e ganha duas espadas, mas apenas por um breve período de tempo.

Kuwaga e KabutoA Academia Harikenja tem uma rival, a Academia Gouraijer. Desde o primeiro capítulo, dois alunos da Gouraijer fazem rápidas aparições. No episódio 7 eles começam a enfrentar os Hurricangers, pois acreditam que, se os derrotarem, a Academia Gouraijer passará a ser a melhor. Mais adiante, os Gouraijer se unem aos Jakanja, mas após alguns capítulos os traem, e se unem aos Hurricangers, aumentando o número de membros do esquadrão para cinco. Cada Gouraijer, além de uma armadura diferente das dos Hurricangers, tem uma motocicleta, um Ikazute Maru (lâmina que tem duas formações, cruz ou círculo) e uma arma personalizada. As armas personalizadas unidas formam uma arma ainda mais forte, que pode ser unida à bazuca dos Hurricangers, para formar uma bazuca ainda mais forte. Os Gouraijer são Kabuto Ranger (de armadura vermelha, cuja arma personalizada é uma besta) e Kuwaga Ranger (azul, lâmina curva). Kabuto e Kuwaga são nomes de espécies de besouro em japonês (como curiosidade, kabuto também significa capacete).

Os Gouraijer também têm seu próprio robô, o Gouraijin ("homem-trovão"), formado pela união de dois tanques em formato de besouro, o Gourai Beetle e o Gourai Stag. O Gouraijin também tem três armas que saem de esferas de seu tórax, um machado, um canhão e uma broca. Além disso, duas esferas especiais guardam as partes do Furai Maru (algo como "vôo perfeito"), um pequeno robô remotamente controlado. O Senpuujin pode se unir ao Gouraijin e ao Furai Maru para formar o robô Goraisenpuujin.

No episódio 21, o grupo ganhou um sexto membro, o Shuriken Ranger, de armadura verde. O Shuriken Ranger era um dos melhores alunos da Academia Harikenja, que ainda assim queria mais, e deu sua humanidade em troca de poder quase infinito. Em outras palavras, ele vive apenas como Shuriken Ranger, sem identidade humana. Por muito tempo ele foi um solitário, mas agora decidiu lutar ao lado dos Hurricangers e Goraijers contra os Jakanja. Suas armas são o Shurikenzubatto, que pode ser usado como bastão ou espada; a Shuriken Ball, uma bola de arremessar; e a Ninja Misen, uma guitarra que pode ser usada como rifle, pode ser combinada com a pistola de Red para aumentar seu poder, e serve para controlar o Revolver Mammoth, um enorme tanque em formato de elefante. Shuriken Ranger também pode alternar para o "modo fire", no qual sua armadura fica diferente, e ele fica ainda mais poderoso. Um fato curioso é que seu capacete gira para mudar de modo, ou seja, as costas do capacete "normal" são a frente do fire, e vice-versa.

Shuriken Ranger também tem seu próprio robô, Tenkuujin ("homem celeste"), que pode se transformar em um helicóptero com cara de pássaro. As armas de Tenkuujin são uma enorme shuriken, uma aranha mecânica e um pião (estes dois últimos saem de esferas). Tenkuujin pode se unir a Senpuujin para formar o Tenkusenpuujin, ou a Gouraijin para formar o Tenkugouraijin. Shuriken Ranger também trouxe novas moedas Shinobi, que aumentaram a quantidade de esferas que conferem armas aos robôs: Senpuujin ganhou um manto que pode ser usado como escudo ou para fazer os inimigos desaparecerem, um selo que anula os poderes dos inimigos, e um trio de estrelas explosivas; e Gouraijin ganhou um conjunto de lança e escudo, que sempre são usados juntos. Além disso, três esferas especiais guardam as partes do Tricondor, uma nave em forma de condor. Tricondor pode se unir a Tenkuujin, Gouraijin e Senpuujin para formar o Tenraisenpuujin.

Os vilões são os Jakanja, um grupo de ninjas espaciais alienígenas que desejam exterminar todas as academias ninja da Terra, e controlar o planeta. Seu líder é Shoryou Tau Zanto, que tem um monte de braços. Seus homens de confiança são o monstro Manmaruba e os samurais Chuuzubo e Sargain. Chuuzubo controla os monstros biológicos, e Sargain os mecânicos. Duas mulheres meio loucas são as responsáveis pelos monstros, Furabiijou, que os projeta, e Windenu, que os transforma em gigantes através de um tiro de uma arma gigantesca. No decorrer da série, surgem dois novos vilões, Satorakura, que vive rindo e tramando planos para humilhar os Hurricangers; e Sandaru, sério e compenetrado, que traz com ele a jóia Fuuin no Ishi ("pedra do selo"), capaz de controlar o robô gigante Gaingain, que tem como arma um arco-e-flechas.

Série Sentai

Gao Ranger
Hurricanger

0 Comentários:

Postar um comentário