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E adivinhem o que aconteceu? Isto mesmo, o post ficou grande demais e eu dividi em dois. Prometo que vou escolher temas menos extensos antes que isto se torne um hábito, mas mais uma vez vou começar hoje e terminar semana que vem.
O jogo Megaman X foi criado pela mesma equipe que trabalhou em Megaman 5 (e com o nome de Rockman X, diga-se de passagem), quando chegou a hora de passar Megaman do NES para o SNES (conhecido aqui como Super Nintendo). Por alguma razão, toda vez que chega a hora de fazer um jogo de Megaman para um novo sistema (com exceção do Game Boy e do Playstation 2) a Capcom decide por criar uma nova série, ao invés de dar prosseguimento às existentes.

Apesar disso tudo, Megaman X ainda tem muitas semelhanças com Megaman. Ainda temos os oito robôs cuja ordem pode ser escolhida, e cada um confere uma arma diferente a X, que poderá ser usada contra outro robô. E, após os oito robôs, temos a fortaleza, cuja ordem das fases é fixa. As diferenças no jogo não estão restritas à história. Em megaman X, E-Tanks se chamam Sub-Tanks, e precisam ser "enchidos" antes de poderem ser utilizados. X também tem acesso a uma armadura, dividida em quatro partes (botas, capacete, canhão e peitoral) escondidas em quatro das fases dos robôs. Cada parte da armadura confere uma habilidade especial a X, como correr no ar ou concentrar o poder de fogo das armas dos robôs. Outros itens apenas presente na Série X são os Heart Tanks, que aumentam o tamanho da barra de energia de X, e as Ride Armors, espécies de robôs que podem ser pilotados por X, e absorvem qualquer dano direcionado contra ele. Cada jogo de Megaman X também tem uma primeira fase obrigatória, prática que seria adotada na Série Clássica a partir de Megaman 7.
O primeiro Megaman X foi lançado em 1993 para SNES e PC. O cientista e arqueólogo Dr. Cain está procurando por registros históricos da Mesopotâmia, quando se depara com o laboratório do Dr. Light. Dentro do laboratório, estão os planos para um novo tipo de robô, capaz de sentir emoções e aprender com seus erros, e um protótipo deste tipo de robô, chamado Megaman X, dentro de uma cápsula de animação suspensa. Animado com a descoberta, Dr. Cain constrói um robô de acordo com as especificações de Dr. Light, e dá a ele o nome de Sigma. Como Sigma aparentemente funciona bem, os planos começam a ser utilizados para a construção de robôs em massa, chamados Reploids. A humanidade prospera graças aos Reploids, e a Terra chega a um nível tecnológico jamais sonhado.
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Zero começa a combatê-los, mas Sigma é muito poderoso para ele. Não resta outra alternativa a Dr. Cain senão ativar Megaman X, o Reploid original, para que ele detenha Sigma, trazendo a paz de volta ao mundo. Confuso e lançado a um mundo que não compreende, X quase é morto por Vile, o mais poderoso dos ex-Maverick Hunters, sendo salvo por Zero. Zero passa a procurar a base secreta dos vilões, enquanto cabe a X deter os demais Mavericks que estão com Sigma.
Diferentemente da Série Clássica, em Megaman X os robôs inimigos não têm seus nomes terminados em "man". Isto porque eles possuem formas animais. Assim, os oito robôs de Megaman X são Chill Penguin, Launch Octopus, Armored Armadillo, Storm Eagle, Spark Mandrill, Flame Mammoth, Sting Chameleon e Boomer Kuwanger. Após derrotá-los, X recebe um comunicado de Zero, para se encontrar com ele na base de Sigma. Lá eles são atacados novamente por Vile, e Zero se sacrifica para avariar o vilão, para que X possa vencê-lo. Por fim, X derrota Sigma, e a paz parece ter retornado afinal.
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E isto aconteceu em 1996, quando foi lançado Megaman X3, desta vez para SNES, PC, Playstation e Saturn (estes dois últimos só no Japão). Algum tempo depois da segunda derrota de Sigma, X e Zero já estão de volta ao seu papel como Maverick Hunters. Até que surge um cientista chamado Dr. Doppler, que clama ter descoberto uma "vacina", para que os Reploids não mais se tornem Mavericks. Aparentemente, ele está dizendo a verdade, pois muito tempo se passa sem nenhuma ocorrência... até que, por todo o planeta, milhares de Reploids começam a se tornar Mavericks de repente, incluindo alguns dos Maverick Hunters colegas de X e Zero! Cabe a ambos invadir o laboratório do cientista e descobrir o que ele tem a ver com isso. Não será nada fácil, porém. Dr. Doppler está acompanhado de oito Mavericks, Blast Hornet, Blizzard Buffalo, Volt Catfish, Crush Crawfish, Neon Tiger, Toxic Seahorse, Gravity Beetle e Tunnel Rhino. Neste jogo, você pode jogar com Zero, embora apenas no máximo um terço de cada fase, exceto contra os chefes e na última fase. Zero só tem uma vida, e se ele morrer você não poderá mais utilizá-lo pelo resto do jogo. X, neste jogo, possui duas armaduras, a comum e a "dourada", sendo que desta última ele só poderá escolher uma das quatro partes (ou não, já que há um método secreto para conseguir as quatro). Partes da armadura dourada são mais poderosas que da normal, mas X deve estar equipado com a parte normal correspondente ao encontrar a dourada (ou seja, deve ter o capacete normal ao encontrar o dourado, por exemplo).
Assim como no anterior, após X derrotar dois Mavericks, terá que lidar com os ajudantes do Dr. Doppler, Bit e Byte, e com Vile, que retorna reformado e mais poderoso para se vingar. Os três aparecem em fases aleatórias, e destruindo-os você muda os chefes da fortaleza (para um muito mais fácil e outro muito mais difícil, então não há um ganho real, apenas a satisfação de enfrentar um chefe diferente). Ao derrotar Dr. Doppler, X descobre que, na verdade, sua vacina era um vírus, que iria transformar todos os Reploids do planeta em Mavericks, e que ele estava construindo um novo corpo para Sigma, muito mais poderoso que o anterior. X enfrenta Sigma neste novo corpo, e descobre que o próprio Sigma é um vírus. Derrotado por ora, Sigma desaparece (graças a Zero, que usa um antivírus, acredite ou não), mas com certeza voltará.
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Na história de Megaman X4, uma força militar conhecida como Repliforce (algo como exército, marinha e aeronáutica dos Reploids) se rebela contra os humanos, e decide que deve controlá-los. Os Maverick Hunters (agora com uma base aparelhadíssima) decidem que eles se tornaram Mavericks, e resolvem combatê-los. Em retaliação, a Repliforce ameaça utilizar um enorme canhão espacial para destruir o mundo (nossa, que drástico). Dentro destas novidades todas, a principal é que agora você pode escolher entre jogar com X ou com Zero. Embora as fases sejam as mesmas, o desenrolar da história é completamente diferente, tendo inclusive um final distinto para cada um. Se escolher Zero, você terá a ajuda de Iris, irmã do Coronel da Repliforce e estagiária dos Maverick Hunters. Se jogar com X, terá a ajuda de Double, um estagiário dos Maverick Hunters que se revelará algo bem diferente do esperado...
Antes de poder enfrentar a Repliforce, X e Zero terão de passar por oito Mavericks que decidiram atacar a cidade justamente agora, reforçando a crença de que a Repliforce se tornou Maverick: Web Spider, Cyber Peacock, Split Mushroom, Jet Stingray, Slash Beast, Storm Owl, Frost Walrus e Magma Dragoon (sendo que este último era um Maverick Hunter colega de X e Zero). Zero não pode recolher as partes da armadura de X, e ao invés de armas ganha técnicas de combate ao derrotar os Mavericks, que podem ser utilizadas a qualquer momento do jogo através de uma combinação de botões. O final é o padrão: após derrotar o General da Repliforce, X e Zero descobrem que quem estava por trás de tudo era Sigma, que dominou mentalmente o Coronel e o General para que eles comandassem a Repliforce em um motim. X e Zero destroem Sigma novamente, mas o canhão já está armado para disparar. O General, então, se sacrifica para salvar a Terra.

A história não tem rodeios: Sigma ataca o quartel dos Maverick Hunters, e X ou Zero vão confrontá-lo (acreditem ou não, Sigma já é o primeiro chefe do jogo). Este ataque, porém, era uma cilada. Ao ser derrotado, Sigma espalha seu vírus por todo o planeta, e ele começa a contaminar milhares de Reploids. Se você não tomar cuidado, até mesmo X ou Zero podem ser contaminados, morrendo após o período de incubação! Mais do que isso, Sigma tem um plano sinistro: fez com que uma colônia de humanos do espaço, a Eurasia, saísse de sua órbita e entrasse em rota de colisão com a Terra (só não me pergunte como). Os humanos já fugiram de Eurasia, mas, se ela se chocar com a terra, obviamente, milhares morrerão. Assim, X e Zero partem em uma corrida contra o tempo para conseguir peças para o único canhão capaz de destruir Eurasia, o Enigma, que está desativado há séculos. Para conseguir destruir Eurasia com o Enigma, você precisa passar por quatro dos Mavericks sem perder todas as suas vidas (sem "dar Continue"). Isto, na minha opinião, é um atentado à liberdade de escolha, já que você não poderá começar a jogar por um dos outros quatro Mavericks, sob risco de não conseguir destruir Eurasia. Se os Maverick Hunters não conseguirem destruir Eurasia com o Enigma, ainda resta uma escolha: mandar Zero em um ataque kamikaze contra a colônia, pilotando uma nave espacial. Para conseguir destruir Eurasia desta forma, você deve derrotar os outros quatro Mavericks sem demorar demais em suas fases (o que é muito difícil, são fases muito chatas). Se mesmo assim você não conseguir (ou se o tempo se esgotar sem que você tenha conseguido cumprir uma das duas missões), não se preocupe, a Eurasia ainda é destruída no ataque kamikaze. Mas Zero morre no processo. Megaman X5 possui três finais, um para Megaman com Zero vivo (não importa se você destruiu Eurasia com o Enigma ou com a nave), um para Megaman com Zero morto (caso o ataque kamikaze não saia como o esperado) e um para Zero.
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A fortaleza de Sigma causa grande expectativa quanto a finalmente "grudar" a Série X na Série Clássica, pois é nada menos que o laboratório do Dr. Wily onde Zero foi encontrado! A última batalha, inclusive, se passa na câmara onde está a cápsula de animação suspensa de Zero, onde Sigma revela que Zero foi criado pelo Dr. Wily. O jogo possui um final aberto (todos os três) dando a entender que muitas surpresas viriam por aí.
Mas aí veio um balde de água fria. Mas isso fica para a semana que vem, quando veremos os últimos lançamentos da série!
Série Megaman |
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Série X |
meu q post maravilhoso mt bem detalhado e mt bem montado.........parabens pelo exlente post q agr faz meu nivel de fã da série megaman x aumente mt mais kkkk
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