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No final de 1995 foi lançado o primeiro jogo de Megaman para Arcades, Megaman: The Power Battle, para a placa CPS-1 da Capcom. Este jogo não tem fases, apenas lutas contra os robôs. O jogador pode escolher entre Megaman, Protoman e Bass, e três cursos de ação, um onde enfrentará Gutsman, Iceman, Heatman, Woodman, Crashman e Cutman; um onde enfrentará Napalmman, Gyroman, Geminiman, Plantman, Dustman e Magnetman; e outro onde enfrentará Freezeman, Slashman, Shademan, Turboman, Cloudman e Junkman. Ao final de cada curso vem o laboratório, com um subchefe e o Dr. Wily. Cada personagem possui seu próprio final, como nos jogos de porrada. Este jogo nunca foi lançado nos EUA, apenas na Europa, Ásia e Oceania.
O único jogo de Megaman lançado em 1996 foi o segundo para Arcades, Megaman: The Power Fighters, desta vez para a placa CPS-2, mais moderna. Quatro personagens estavam à disposição, Megaman, Protoman, Bass e Duo, que só viria a estrear mesmo em Megaman 8, um ano mais tarde. Ainda temos três cursos de ação, desta vez cada um com um objetivo, e novamente seis robôs antes de um subchefe e do Dr. Wily. Se preferir recuperar partes roubadas pelo Dr. Wily do laboratório do Dr. Light, o jogador enfrentará Centaurman, Shadowman, Bubbleman, Heatman, Plantman e Gyroman. Se preferir salvar Roll, que foi seqüestrada pelo Dr. Wily, enfrentará Elecman, Diveman, Slashman, Cutman, Shademan e Stoneman. Se preferir capturar o Dr. Wily e levá-lo para as autoridades, os robôs serão Airman, Quickman, Pharaohman, Geminiman, Napalmman e Gutsman. Como no anterior, cada um dos quatro personagens possui seu próprio final. Assim como seu antecessor, este jogo foi lançado na Europa, Ásia e Oceania, mas não nos EUA.
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1997 ainda teve o lançamento de mais uma inovação, Megaman Battle & Chase, lançado para Playstation. Trata-se de um jogo de corridas de kart, onde você pode escolher um dentre 11 personagens: Megaman, Roll, Protoman, Bass, Gutsman, Quickman, Iceman, Springman, Napalmman, Shadowman e Duo (este último, secreto). Cada personagem (exceto Duo) possui sua própria pista e, como era de se esperar em um jogo de Megaman, você pode escolher a ordem das provas. Ao derrotar um oponente, você ganha uma peça de seu carro, que pode ser utilizada por você para melhorar sua performance. Cada corrida, além do "dono da pista", conta com vários "inimigos de fase", para fazer figuração. A última corrida, evidentemente, é contra o Dr. Wily. Este jogo traz três personagens novos: Plum, que entrevista os corredores antes e após as provas; Ripot, que distribui os prêmios; e Chest, o narrador das corridas. Estes três jamais apareceram em outro jogo da série novamente. Megaman Battle & Chase não foi lançado nos EUA (sabe-se lá o porquê), apenas na Europa e no Japão.
No início de 1998 tivemos mais um jogo diferente de Megaman, Super Adventure Rockman, lançado apenas no Japão, para Playstation e Saturn. Este jogo é um Choose your own Adventure, gênero muito popular no Japão, onde as cenas vão se sucedendo, e cabe ao jogador apenas determinar o curso de ação do personagem em cada uma delas (muitos dos primeiros jogos do Sega-CD, como Dragon's Lair, Time Gal e Space Ace eram neste estilo). Na história, Dr. Wily descobre um supercomputador alienígena, que reconstrói seus robôs de Megaman 1, 2 e 3, e começa a emitir radiação que influencia no comportamento de máquinas por todo o planeta. Roll é seriamente afetada pela radiação, e pode morrer a qualquer momento. Como Megaman e Protoman não foram afetados pela radiação, cabe a Megaman tentar destruir o computador para salvá-la. Uma curiosidade neste jogo é que você não perde se Megaman morrer, mas sim se Roll morrer. Megaman pode ser destruído, desmontado, reduzido a pó, que sempre volta, mas se Roll morrer, é Game Over. Este jogo não foi lançado nos EUA porque tem muito texto e muitas falas, e a Capcom considerou que não valeria a pena traduzir tudo se o gênero não fazia tanto sucesso nos EUA.

Uma nova versão de Megaman & Bass foi lançada em 1999, apenas no Japão, para o videogame Wonderswan, um portátil fabricado pela Bandai, e vendido apenas lá. Esta versão não é considerada oficial, e foi produzida pela própria Bandai, sob licença da Capcom. Nela, Megaman e Bass têm de enfrentar um novo vilão, Rockman Shadow (que é muito parecido com Quint, de Megaman II, inclusive em um de seus ataques), que decidiu destruir ambos contando com a ajuda de seis robôs de nomes engraçados. Como na versão "oficial", no início do jogo você poderá escolher entre Megaman ou Bass, cada um com suas características e aliados próprios. Bass, inclusive, possui um aliado exclusivo desta versão, Reggae, um pato (que eu infelizmente não sei para que serve). A Loja está presente, mas os 100 CDs não. Após a primeira fase obrigatória, você poderá escolher entre enfrentar Danganman, Konroman, Airconman ou Komusoman (eu disse que os nomes eram engraçados). Após estes, na fortaleza de Rockman Shadow, antes do próprio, você ainda enfrentará Clockman e Compassman (que não dá arma quando vencido). O final é igual para os dois personagens, mas com falas diferentes (o que não importa muito, já que é tudo em japonês). Dr. Wily sequer é mencionado neste jogo, fazendo com que este seja o segundo a não tê-lo como último chefe (o outro era Megaman V do Game Boy). Apesar de meio tosco, é um jogo até divertido, bem mais que os do PC.
Em 1999 também foi lançada, apenas no Japão, a coleção Rockman Complete Works. São 6 CDs para Playstation, cada um com um dos seis jogos de Megaman para o NES, com gráficos melhorados e músicas remixadas. Esta coleção não foi lançada nos EUA porque a Capcom considerou que haveria pouca gente disposta a comprar seis jogos de uma vez só.
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Em 2000 foi lançado uma coletânea para o Neo Geo Pocket Color, o portátil de vida curta da SNK, que incluía os jogos de arcade Power Battle e Power Fighters, chamado Megaman: Battle & Fighters. Este jogo também só foi lançado no Japão.
Em 2001, Megaman fez uma participação especial no jogo Cannon Spike, lançado para Arcades (CPS-3) e Dreamcast, como um personagem secreto. Trata-se de um jogo de tiroteio, tipo Metal Slug, mas em 3D, envolvendo vários personagens da Capcom, onde os vilões são zumbis. Megaman possui até seu próprio final.
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Finalmente, este ano foi lançado Megaman Anniversary Collection para Playstation 2. Trata-se de uma coletânea de dez jogos, Megaman do 1 ao 8 e mais Power Battle e Power Fighters, além de vários vídeos e imagens. Esta coletânea só foi lançada nos EUA, pois no Japão já existia a Complete Works. Na Anniversary Collection, você pode escolher entre os modos normal (o jogo original) ou "Navi" (a versão do Complete Works, mas com as telas de abertura originais) para os jogos de 1 a 6. Como os jogos de Arcade nunca haviam sido lançados nos EUA, a única forma (legal) de jogá-los por lá é com o Anniversary Collection.
Os próximos lançamentos de Megaman serão Rockman Power Battle Fighters, uma coletânea que incluirá Power Battle e Power Fighters, para Playstation 2, a ser lançada ainda este ano apenas no Japão (para suprir a falta destes jogos no Complete Works - nenhuma palavra sobre uma versão de Megaman 7 até agora, porém) e uma versão de Megaman Anniversary Collection para Game Boy Advance, que deverá sair no início de 2005, contendo os cinco jogos de Game Boy, desta vez coloridos.
Só é uma pena que a Série Clássica tenha sido abandonada. Toda vez que sai um jogo novo, mesmo que não seja de plataforma, é para a Série X ou para a Battle Network (que, aparentemente, virou a "oficial", com desenho animado, card game, e mais um monte de merchandising). Megaman 9 não está nem nos planos da Capcom para um futuro próximo. Talvez seja melhor assim. Com os rumos que os jogos vêm tomando (tudo em 3D e com câmeras esquisitas), talvez seja melhor guardar o Megaman Clássico na memória do que vê-lo ser estragado. Quem sabe?
Série Megaman |
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Série Clássica |
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