Pages - Menu

sábado, 12 de julho de 2025

Sentai (XXIII)

O átomo tem poucas tradições. Uma delas é não ter post no sábado de Carnaval. Outra é o post no aniversário da Tori Amos, que está chegando. E outra é o post sobre Sentai toda vez que já temos duas novas séries que ainda não foram abordadas aqui. Ei-lo!

Ohsama Sentai King-Ohger
2023


Há 2000 anos, o Império Bug Naraku, liderado por uma raça de insetos humanoides, invadiu o planeta Chikyu e quase exterminou a humanidade. Cinco valorosos guerreiros se uniram e conseguiram canalizar o poder de criaturas místicas chamadas Shugods para formar uma entidade conhecida como King Ohger, que expulsou os Bug Naraku de Chikyu. Após a vitória, os cinco guerreiros dividiram Chikyu em cinco partes, e cada um se tornou rei de um pedaço, com sua família governando até a época atual. Porém, uma antiga profecia diz que os Bug Naraku retornarão ainda mais fortes dois mil anos após sua derrota - e esse dia está chegando.

Cada um dos cinco reinos de Chikyu é associado a um dos Shugods. O mais poderoso é Shugodom, que parece uma Europa onde a revolução industrial aconteceu no meio da Idade Média. O governante desse reino é Rcules Husty (sim, Rcules), que é corrupto e explora a população com altos impostos para levar uma vida nababesca. Rcules tem um meio-irmão, criado como pobre em um orfanato, sem saber que pertence à família real. É esse meio-irmão, quando ocorre a segunda invasão dos Bug Naraku, que recebe poderes especiais do Shugod protetor de Shugodom, God Kuwagata, se transformando em Kuwagata Ohger e recebendo a missão de liderar uma equipe de cinco jovens, cada um oriundo de um dos reinos e recebendo o poder de um dos Shugods, para derrotar os Bug Naraku de uma vez por todas.

Além de Kuwagata Ohger (cuja armadura lembra o besouro lucano e é de cor vermelha) os demais integrantes da equipe são: Tombo Ohger (azul, libélula), presidente do reino (pois é) de Nkosopa, que se parece com um mundo futurista cyberpunk; Kamakiri Ohger (amarelo, louva-a-deus, única mulher da equipe), rainha de Ishabana; Papillon Ohger (violeta, borboleta), rei de Gokkan; e Hachi Ohger (preto, vespa), lorde do reino de Tofu. Cada um dos cinco possui uma espada OhgerCalibur, conferida a eles pelos próprios Shugods; além de uma espada mesmo, que pode ser usada como arma cortante e perfurante em batalha, a OhgerCalibur serve como geringonça de transformação, conferindo as armas e armaduras dos King-Ohgers quando eles estao em forma humana, e para que os King-Ohgers acessem o modo Ryouga Issen, com o qual podem usar o poder dos Shugods em batalha - com grande risco à sua saúde, motivo pelo qual só podem assumir essa forma durante alguns minutos por dia. Cada um também possui um escudo chamado King's Weapon, que pode se transformar em uma arma personalizada - espada, pistola, foice, arco e garra, respectivamente. Kuwagata Ohger também pode combinar seu King's Weapon e sua OhgerCalibur para formar a lança Naginata Mode, e dirige uma moto, chamada King Speeder.

Os vilões no início da série são o Império Bug Naraku, liderado pelo Rei Desnaraku VIII, que planeja exterminar toda a humanidade do universo para povoá-lo com seus súditos insetoides. Após serem banidos há 2000 anos, eles não foram para o espaço como se acreditava, mas sim ficaram vivendo nos subterrâneos de Chikyu, esperando o momento propício para retornar. Os principais membros do Império são o Primeiro Ministro Kamejim, o Shogun Deathblow Daigorg e a feiticeira Nephila. Os monstros da semana pertencem a uma casta chamada Kaijim, com alguns sendo recorrentes e retornando mais poderosos alguns episódios após serem derrotados; o Império também tem um suprimento quase infinito de soldados Sanagim. Lá pelo meio da série, é revelado que Rcules Husty trabalhava secretamente com os Bug Naraku, inclusive recebendo deles uma espada OhgerCalibur ZERO, com a qual podia se transformar em Ohkuwagata Ohger (de armadura prateada) e um King's Weapon que podia alternar entre os modos escudo, foice, pistola, arco e lança.

Para enfrentar os Bug Naraku, os King-Ohgers também recebem dos Shugods os tradicionais veículos que se combinam para formar um robô gigante - a rigor, aliás, eles não são veículos, e sim os próprios Shugods, mas eles se parecem com insetos gigantes metálicos e têm cabines de comando de onde os King-Ohgers podem pilotá-los. Os cinco Shugods principais, que se combinam para formar o robô Ohsama Gattai King Ohger, têm os mesmos nomes dos King-Ohgers que patrocinam, e representam os mesmos insetos que suas armaduras: God Kuwagata, God Tombo, God Kamakiri, God Papillon e God Hachi. Mais tarde, surgem também God Tentou (um par de joaninhas, pilotadas por Usuba e Mayuta, conselheiros de Nkosopa), God Kumo (duas aranhas, pilotadas por Akka, conselheiro de Nkosopa, e Moun, enfermeira-chefe de Ishabana) e God Ant (formiga, pilotada por Kogane e Boone, amigos de Kuwagata Ohger da época do orfanato). Esses Shugods têm função auxiliar e não se combinam para formar robôs.

Mas é claro que teríamos muitos outros que se combinam, como God Kabuto (besouro-rinoceronte japonês), que se transforma em um canhão para o braço direito de King Ohger; God Scorpion (escorpião), que se transforma em uma garra para o braço esquerdo de King Ohger; e God Hopper (gafanhoto), que se transforma em uma armadura para King Ohger - usando os três ao mesmo tempo, King Ohger se torna Legend King Ohger. Também se transformam em armas para os robôs os Shugods Guardian Rolling (besouro rola-bosta, se transforma em uma corrente com bola espinhenta), Guardian Snail (caracol, metralhadora), Guardian Cicada (cigarra, lâmina dupla de punho), Guardian Pede (centopeia, motosserra) e Guardian Hercules (besouro-hércules, machado). Mas o mais curioso é o Shugod God Caucasukabuto (besouro do cáucaso), que na verdade é o castelo onde estão localizadas a corte real e a sede do governo de Shugodom, e pode se transformar no robô Ohsama Henkei King Caucasukabuto, que pode se combinar com Extreme King Ohger para formar God King Ohger.

Em determinado momento, Ohkuwagata Ohger decide recriar o King Ohger original, que derrotou os os Bug Naraku dois mil anos atrás, considerando que o atual é uma versão inferior. Com a ajuda da cientista Vedalia, ele acaba criando o robô Ohsama Gattai King Ohger ZERO, que se divide em God Kuwagata ZERO, God Tombo ZERO, God Kamakiri ZERO, God Papillon ZERO, God Hachi ZERO, God Tentou ZERO, God Kumo ZERO e God Ant ZERO. Todas as versões ZERO são idênticas às originais, mas usando apenas as cores preta e dourada.

Após algumas batalhas, os King-Ohgers ganham um sexto integrante, Spider Kumonos, de armadura branca e temática de aranha. Sua identidade secreta é a de um híbrido entre humano e Bug Naraku, descendente de um sexto herói que ajudou a derrotar os invasores dois mil anos atrás, mas foi traído pelos demais e, ao invés de ganhar um reino para governar, acabou banido para o subterrâneo junto com os vilões. Spider Kumonos se considera o legítimo guardião da verdadeira história da luta contra os Bug Naraku, e tem interesse em fazer a paz ao invés de destruir um dos lados. Ele pode atirar teias de sua armadura, usa como arma e geringonça de transformação uma adaga Kumonoslayer, tem como arma personalizada o borrifador de veneno Venomix Shooter, e pilota seu próprio Shugod, God Tarantula, que se transforma no robô Tarantula Knight. Mais adiante na série, ele ganha um Shugod auxiliar chamado Tarantula Abyss. God Tarantula pode se combinar com Legend King Ohger para formar Extreme King Ohger. Em um dos episódios, Spider Kumonos também consegue combinar seus poderes aos de Kuwagata Ohger para transformá-lo em King Kuwagata Ohger, de armadura dourada.

Mais ou menos na metade da série, o Rei Desnaraku VIII é derrotado, e Spider Kumonos assume como governante do Império Bug Naraku, conseguindo finalmente a paz com os humanos. Mas então é revelado que os Bug Naraku (e Rcules Husty) eram financiados pelos Uchu, liderados pelo Rei Dagded Dujardin, que vem desde a aurora dos tempos manipulando eventos em Chikyu para levar a uma guerra final entre os humanos e os Bug Naraku, somente por diversão. Seus cinco principais generais, conhecidos como Godoke (algo como "os cinco bufões"), são Kamejim, o Flamboiante; Goma, o Dúbio; Hilbil, a Sedutora; Minongan, o Oculto; e Glodi, o Tranquilo - após ser revelado que os Uchu são os verdadeiros vilões, Rcules passa a ser parte do grupo, com o nome de Rcules, o Atroz.

King-Ohger teve um total de 50 episódios exibidos na TV, mais oito especiais exibidos diretamente em streaming - dois deles crossovers, um com Kyoryuger e um com Dekaranger - e três filmes para o cinema, dois deles crossovers, um com Kyoryuger e um com Donbrothers. Os Kyoryugers, aliás, participam de um arco de dois episódios no qual os King-Ohgers são teletransportados para a Terra - e, aparentemente, as duas séries ocorrem simultaneamente, já que eles chegam aqui em meio a uma batalha dos Kyoryugers contra os Deboth. A participação de um Sentai em episódios regulares de outro, sem sem ser em episódios especiais lançados em home video, streaming ou em filmes para o cinema, era algo raríssimo, e essa participação dos Kyoryugers acendeu nos fãs a expectativa de que se tornasse uma espécie de padrão nas séries seguintes. Esses dois episódios seriam condensados, ganhariam algumas cenas adicionais e se tornariam um dos episódios especiais de streaming.

Também vale dizer que King-Ohger deu mais um passo na direção de uma produção, digamos, mais profissional dos Sentai, depois dos personagens virtuais de Donbrothers: a Toei decidiria filmar a maior parte das cenas de King-Ohger em frente a chroma-keys, inserindo cenários virtuais durante a pós-produção - o que significa que os reinos de Shugodom, Nkosopa, Ishabana, Gokkan e Tofu só existem nas imaginações de quem os criou, sem que nenhuma paisagem real do Japão ou de outro lugar tenha sido usada para representá-los. Isso foi considerado um grande marco na história da televisão japonesa, e, segundo a Toei, foi inspirado pela série The Mandalorian, que estava fazendo um grande sucesso no Japão quando King-Ohger entrou em pré-produção. Para conseguir processar todos os efeitos especiais da série, a Toei faria uma parceria com a Sony.

Para terminar, em todos os posts sobre Sentai eu tento fazer uma tradução dos títulos, mas isso vem ficando difícil, já que a Toei está ficando, digamos, um pouco criativa demais. Nesse caso, por exemplo, oh, em japonês, sigifica "rei", mesma coisa que king, em inglês, e o ger, como de costume, é o final da palavra ranger. Mais que isso, sama é uma partícula honorífica - a mais alta da língua japonesa - e vem depois de outro oh. Eu nem queria me arriscar a tentar traduzir, porque o resultado seria algo como o Esquadrão Rei Importantíssimo de Patrulheiros Reis-Reis, mas vá lá, é o que tem pra hoje.

Bakuage Sentai Boonboomger
2024


Esse é mais fácil de traduzir: bakuage é o "bombardeiro", e boonboom, embora desrespeite a regra da língua portuguesa de que M vem sempre antes de P e B (e que não existe em japonês, antes que alguém comece a escrever um comentário) é tão somente uma onomatopeia para uma explosão. De onde temos o Esquadrão Bombardeiro dos Patrulheiros Cabum. Ou algo parecido.

A história começa quando um alienígena chamado Bundorio Bunderas (pois é) faz amizade com um jovem entregador da Terra, ajudando-o a desenvolver equipamentos que o permitam competir no Big Bang Grand Prix, a mais famosa corrida intergalática. O jovem recruta dois amigos, um espião e um despachante, para formar sua equipe, que decide chamar de Boonboomgers, mas, quando a máfia interplanetária conhecida como Grande Invasão Espacial Equipe de Corrida Hasiriyan chega para conquistar a terra, ele decide recrutar mais duas pessoas, um policial e uma jovem que é salva de um casamento arranjado, e usar os equipamentos dos Boonboomgers para deter a invasão. Como eles também precisam de dinheiro para a empreitada, enquanto não estão salvando o mundo, os Boonboomgers trabalham como uma empresa de entregas. Seu principal aliado é Shirabe Saibu, que atua como contato da equipe na Agência Espacial Internacional.

Ao todo, os Boonboomgers são cinco: Bun Red, Bun Blue, Bun Pink (a única mulher), Bun Black e Bun Orange (que, secretamente, não somente é um alienígena, mas também é o herdeiro do trono de seu planeta natal). Para se transformar, Bun Red, Bun Blue e Bun Pink usam um aparelho chamado Boonboom Changer, mas Bun Black e Bun Orange usam o Boonboom Change Axe, que pode se transformar em um machado, usado como arma por eles. Red, Blue e Pink também possuem uma arma chamada Boonboom Handle, que tem dois modos, pistola e bastão. Cada Boonboomger também possui uma Champion Jacket, jaqueta que permite que eles assumam uma segunda forma, mais poderosa, que só podem usar por alguns instantes antes que ela drene toda a sua energia; cada jaqueta fica guardada dentro de um Champion Changer, aparecendo já no corpo do Boonboomger quando solicitada. Finalmente, Red possui uma pistola Zoonzoom Shokablaster, com a qual pode assumir outra forma alternativa, a 119 Suit, e dirige seu próprio carro, o Boonboom SuperCar.

Lá pelo meio da série, como de costume, os Boonboomgers ganham um sexto integrante, Bun Violet, um viajante espacial que percorre a galáxia "resolvendo problemas" ao lado de seu companheiro robótico Byun Diesel. Bun Violet usa para se transformar o Boonboom Controller, um controle de videogame que também pode ser usado como um arco que dispara flechas de energia, e pilota o Byunbyum Mach, carro de corrida que se transforma no robô Bakuage Henkei Byunbyum Mach Robo.

Também como de costume, os Boonboomgers possuem veículos que se combinam para formar um robô gigante; esses veículos, chamados Bonnboom Cars, foram criados por Bunderas com a ajuda de Red, e ficam guardados em uma dimensão alternativa chamada Highway Kukan - para conjurá-los, os Boonboomgers usam versões em miniatura deles, parecidas com Hot Wheels, que inserem em um equipamento especial chamado Boonboom Trailer. Eles também podem ser levados de um lugar para o outro usando uma jamanta chamada Champion Carrier, mas esse método é menos prático. Originalmente, os Boonboom Cars foram criados para competir na Big Bang Grand Prix, sendo adaptados para veículos de batalha após a chegada dos Hasiriyan.

O primeiro robô dos Boonboombers, chamado Bakuage Gattai Boonboomger Robo, era formado por três veículos: o caminhão Boonboom Trailer (pilotado por Red) e os carros Boonboom Off-Road (pilotado por Blue, com Orange como passageiro) e Boonboom Wagon (pilotado por Pink, com Black como passageiro). Boonboomger Robo e Byunbyum Mach Robo também podem se combinar para formar o Wing Boonboomger Robo. Mais tarde, surge uma nova versão de Boonboom Off-Road, de cor amarela e chamado Boonboom Off-Road Ghost; através da combinação de Boonboom Trailer, Boonboom Off-Road e Boonboom Off-Road Ghost, é formado o robô Boonboomger Robo Puncher.

Ao longo da série, Bunderas constrói mais Boonboom Cars: Boonboom Patrol Car 1 (carro de polícia) e Boonboom Patrol Car 2 (blindado de polícia), que podem se combinar com Boonboom Trailer para formar o robô Boonboomger Robo Police; Boonboom Shovel (escavadeira) e Boonboom Dozer (trator), que podem se combinar com Boonboom Trailer para formar o robô Boonboomger Robo Builder; os caminhões Boonbom Marine e Boonboom Safari, que podem se combinar com Boonboom Trailer para formar o robô Boonboomger Robo Monster; Boonboom Classic (carro esporte), que pode se combinar com Boonboomger Robo para formar o Boonboomger Robo Nitoryuu; e Boonboom Racing (carro de corrida GT), único que nunca se combinou a mais nenhum.

Usando a armadura 119, Red também pode pilotar o caminhão de bombeiro Boonboom Leo Rescue, que se combina ao carro de bombeiro Boonboom Shobosha para formar o leão mecânico Boonboom Leon, que, por sua vez, pode se combinar com Boonboom Off-Road, Boonboom Patrol Car 2, Boonboom Dozer e Boonboom Classic para formar o robô Armored Boonboom Leon. Boonboom Leo Rescue e Boonboom Shobosha também podem se combinar com Boonboom Trailer para formar o robô Cho Bakuge Gattai Boonboomger Robo 119. Finalmente, todos os veículos que eu citei até agora podem se combinar para formar um robô gigantesco chamado Boonboom Full Throtle Edition.

A história de Boonboomger é dividido em quatro arcos, chamados laps ("voltas"). No primeiro, os vilões são os Sanseaters, que são tipo uma casta inferior dos Hashiriyan, liderada pelo Capitão Madrex. No segundo, surge o vilão Cannonborg, que, após criar versões falsas de três Boonboomgers (Fake Bun Pink, Fake Bun Black e Fake Bun Orange), decide que os Sanseaters terão mais chances se tiverem armas e equipamentos parecidos com os dos Boonboomgers, criando para eles uma arma chamada Boonboom Danger, semelhante ao Boonboom Handle, seus próprios veículos, os Sanseater Cars, e uma versão maligna do Boonboomger Robo, chamada Tatakage Gattai Boonboom Killer Robo, formado pelo Boonboom Killer Trailer, Boonboom Killer Off-Road e Boonboom Killer Wagon. Mais tarde ele cria também o Boonboom Killer Classic, que se combina aos outros três para formar o Boonboom Killer Robo Nitoryuu. É no segundo arco que Bun Violet chega à Terra, após um episódio especial em duas partes que conta com a participação de outra equipe de Sentai do passado, os Go-Ongers.

O terceiro arco também conta com a participação de um Sentai do passado, os ToQgers, e nele o vilão principal é Disrace, que tem uma rixa pessoal contra Bun Orange, e tenta fazer com que os Boonboomgers se voltem uns contra os outros ao revelar que Bunderas é um Hasiriyan e dando a entender que ele é um espião. No quarto e último arco, o líder dos Hasiriyan, Waruido Spindo, e seu braço direito, Grantu Risk, vêm pessoalmente à Terra capturar Bunderas e destruir os Boonboomgers. Além dos já citados, membros de destaque dos Hasiriyan incluem o general Decotrade, a feiticeira Itasha, que cria os monstros, e Yaiyai, que deixa eles gigantes. Os monstros da semana usados pelos Hasiriyan se chamam Kurumaju, e todos têm um nome composto cujo segundo é Grumer; os soldados que existem aos milhões se chamam Nejiretta.

Boonboomger teve um total de 46 episódios exibidos na TV, mais 2 lançados diretamente em streaming, e 2 filmes para o cinema, um deles um crossover com os King-Ohgers. Enquanto a série estava no ar, também foi lançado um mangá que complementava sua história, chamado Bakuage Sentai Boonboomger Formation Lap: Informant Secrets (For Your Eyes Only).

Série Sentai

King-Ohger
Boonboomger

Nenhum comentário:

Postar um comentário