sábado, 29 de julho de 2006

Escrito por em 29.7.06 com 2 comentários

Aventureiros do Bairro Proibido

Eu nunca pensei que um dia fosse colecionar filmes, por dois motivos: primeiro, não era tão fácil assim encontrar filmes em vídeo vendendo, a não ser que fossem infantis. Segundo, porque fitas de vídeo ocupavam um espação, e precisavam ser rebobinadas pra lá e pra cá caso tivessem mais de um filme gravado, o que nunca me animou a gravar nenhum da TV. Quando os DVDs foram lançados, este panorama mudou: não só eles eram fáceis de armazenar, vendiam em todo lugar e eram relativamente baratos, como também, por alguma razão, um monte de filmes velhos que não passam mais nem na TNT começaram a ser vendidos neste formato. Isto foi mais do que suficiente para que eu começasse uma coleção de filmes, antes mesmo de comprar um DVD Player. Depois de comprar alguns, eu comecei a fazer uma listinha - que depois sumiu, o que fez com que essa semana eu tivesse que começar uma nova, mas isso não vem ao caso - de todos os filmes "clássicos" dos quais eu me lembrasse e que pudesse vir a querer comprar. Embora meu filme preferido de todos os tempos seja O Feitiço de Áquila, o primeiro do qual me lembrei e pus na lista foi outro, um filme que eu nunca tinha visto em DVD, e que já estava começando a achar que ninguém nunca iria se interessar de lançar, até que o encontrei essa semana, ainda por cima duplo, com onze extras que incluem cenas excluídas e final alternativo, algo assombroso na minha opinião. Qual era este filme? O tema do post de hoje, Aventureiros do Bairro Proibido! É ou não é um assombro ele vir com tantos extras?

Lançado em 1986 com o título de Big Trouble in Little China ("grandes problemas na pequena China") e dirigido por John Carpenter (de Fuga de Nova York e O Enigma de Outro Mundo), o filme conta a história de dois amigos, o chinês Wang Chi (Dennis Dun) e o caminhoneiro norte-americano Jack Burton (Kurt Russell). Quando jovem, Wang deixou a China para viver e trabalhar em Chinatown, o bairro chinês de São Francisco, com a promessa de que, quando tivesse dinheiro suficiente, traria sua noiva, Miao Yin (Suzee Pai), para se casarem e viverem felizes para sempre na América. Quando este dia chega, ele e Burton vão buscá-la no aeroporto, onde o caminhoneiro conhece a advogada Gracie Law (Kim Cattrall). Quando Miao Yin desembarca, porém, é seqüestrada pela Gangue dos Senhores da Morte, para ser vendida como prostituta, porque ela possui uma característica raríssima em chinesas: olhos verdes. Wang e Burton vão até os domínios dos Senhores da Morte em Chinatown para salvá-la, mas Miao Yin é novamente seqüestrada, e desta vez por algo ainda pior.

Há dois mil anos, na China, um feiticeiro de nome Lo Pan (James Hong) tentou matar o Imperador. O Imperador descobriu a traição, e lançou sobre ele uma maldição, segundo a qual ele viveria para sempre, mas sem carne, apenas na forma de um espírito. Através de um pacto com o deus do Leste, Lo Pan conseguiu manter seus poderes e assumir um corpo de um velho decrépito, assumindo a identidade de David Lo Pan, um rico industrial de Chinatown. Ainda segundo este mesmo pacto, Lo Pan poderia voltar a ser de carne e osso mantendo seu corpo jovem e todos os seus poderes, bastando para isso se casar com uma moça de olhos verdes como dragões de jade, e sacrificá-la após a cerimônia. Mas não basta ser qualquer moça: ela ainda tem de sobreviver ao Ritual da Lâmina Ardente. Ao longo dos anos, Lo Pan submeteu várias moças a este ritual sem sucesso, mas, agora que encontrou uma chinesa, tem certeza de que conseguirá se casar e dominar o mundo com seus poderes.

Gracie, Jack, Wang e Miao YinLo Pan é auxiliado por uma gangue, os Wing Kong, e por três seres mágicos conhecidos como as Tempestades. As Tempestades seqüestram Miao Yin, e a levam para uma fortaleza subterrânea secreta, localizada abaixo da sede das Indústrias Wing Kong, de propriedade de David Lo Pan. A princípio, Burton e Wang tentam resgatar Miao Yin sozinhos, mas não obtêm sucesso. Durante esta tentativa, Gracie também é seqüestrada por um dos monstros que servem Lo Pan, que decide que também irá submetê-la ao Ritual da Lâmina Ardente, já que ela também tem olhos verdes. Como ambas as garotas sobrevivem, Lo Pan decide que irá se casar com as duas, sacrificando Gracie para completar o ritual, e aproveitando seus novos prazeres terrenos com Miao Yin. Burton e Wang então retornam acompanhados da gangue rival dos Wing Kong, os Chang Sings, e do feiticeiro Egg Shen (Victor Wong), que há anos tenta destruir Lo Pan sem sucesso. Sua missão será a de salvar as moças e acabar com o vilão de uma vez por todas, antes que ele mate Gracie e se torne invencível.

O filme é uma excelente mistura de ação com comédia, e foi um dos primeiros a incluir elementos da mitologia oriental, em uma época em que isso ainda não era mania. Curiosamente, no roteiro original o filme era ambientado no Velho Oeste, com Jack Burton sendo um caubói de passagem por uma cidade com muitos moradores chineses que estariam trabalhando em uma estrada-de-ferro. O produtor Paul Monash gostou do roteiro, mas achou que seria impossível fazer um filme que misturasse mitologia chinesa com faroeste, então decidiu que seria melhor se fosse ambientado na época atual.

Lo PanKurt Russell e Kim Cattrall também quase não estiveram no filme. Os Aventureiros estavam programados para estrear somente em 1987, mas no final de 1986 estrearia o novo filme de Eddie Murphy, O Rapto do Menino Dourado - aliás, curiosamente, Carpenter havia sido escolhido para dirigí-lo, mas recusou. Carpenter já havia tido uma experiência desgradável com filmes seus estreando após blockbusters, quando seu O Enigma de Outro Mundo estreou pouco depois de E.T. - o Extraterrestre, e não teve bom público, já que tratava do mesmo tema - alienígenas. Carpenter decidiu correr com as filmagens para que os Aventureiros fossem lançados antes do Menino Dourado, já que ambos traziam elementos orientais, e a Fox sugeriu que, para competir com Eddie Murphy, o papel de Jack Burton ficasse ou com Clint Eastwood ou Jack Nicholson. Carpenter, porém, queria dar mais uma vez o papel principal a seu amigo Russell, o que acabou conseguindo quando se constatou que tanto Eastwood quanto Nicholson estavam envolvidos em outros projetos, e não poderiam começar a filmar a tempo. A Fox também queria que uma cantora de rock fizesse o papel de Gracie Law, mas Carpenter bateu o pé por Cattrall, considerada pelo estúdio como "inadequada", por ser conhecida por filmes de comédia mais pastelão como Porky's e Loucademia de Polícia.

Graças à correria para ser lançado antes do Menino Dourado, o filme foi todo rodado em 15 semanas, com um orçamento de 25 milhões de dólares, baixo até para os padrões da época; ainda assim, trouxe efeitos especiais de última geração, e se tornou um grande sucesso, provando que a teoria de que o filme lançado antes se sai melhor - corroborada pelo relativo fracasso do Menino Dourado.

Mas o dado mais curioso sobre este filme foi o de que ele influenciou John Tobias, um dos criadores do Mortal Kombat, que admite que o maligno feiticeiro Shang Tsung foi inspirado em Lo Pan, e o deus do trovão Raiden em uma das três Tempestades. Aliás, a semelhança é tão gritante que muita gente se refere a este personagem como "Raiden".

2 comentários:

  1. E UM BOM FILME TEM PATICIPAÇAO DO GRANDE LUTADOR DE HUN GAR CARTIN HONG EU TAMBEM PRATICO KUNG FU ESTILO HUN GAR

    ResponderExcluir