sábado, 22 de fevereiro de 2025

Escrito por em 22.2.25 com 0 comentários

Siouxsie and the Banshees

Essa semana eu estava conversando com um amigo sobre a banda Siouxsie and the Banshees, e achei que seria um bom tema para um post. Ei-lo!


Siouxsie Sioux (que, acreditem ou não, se pronuncia "Suzi Su") nasceu Susan Janet Ballion, em 27 de maio de 1957, em Londres, Inglaterra, mais nova dos três filhos de uma secretária com um bacteriologista que estudava veneno de serpentes. Seu pai era nascido na Valônia, a parte da Bélgica que fala francês, e sua mãe, de família escocesa, era fluente em francês, de forma que, após se casarem, eles foram morar no Congo Belga, onde os dois irmãos mais velhos de Siouxsie nasceram. Ela seria fruto de uma gravidez não planejada após seu pai ser demitido e o casal voltar para a Inglaterra, sendo dez anos mais nova que seu irmão do meio.

Não somente, mas também por causa disso, Siouxsie foi uma criança isolada, com poucos amigos, principalmente porque não podia convidá-los para sua casa, pois seu pai, devido a um longo período desempregado, se tornaria alcoólatra, passando mais tempo ébrio do que sóbrio. Apesar de tudo, Siouxsie era uma menina inteligente, bem articulada, e que nutria um amor verdadeiro pelo pai, que, quando estava sóbrio, lia vários livros de sua grande biblioteca para ela ou junto com ela. Segundo Siouxsie, sua família era considerada "diferente", não se relacionava com os vizinhos, e ela achava sua vizinhança, em Chislehurst, na cidade de Kent, "opressiva", não vendo a hora de se mudar de lá.

A vida de Siouxsie, porém, pioraria muito antes que ela conseguisse se mudar. Quando ela tinha 9 anos, ela e uma amiga seriam molestadas sexualmente por um estranho em um parque próximo à sua casa; a polícia não levaria a denúncia das meninas a sério, e a família de Siouxsie optaria por varrer o episódio para debaixo do tapete, jamais o mencionando, o que faria com que ela passasse a não confiar mais em nenhum adulto que não fosse seu pai. Mas, quando ela tinha 14 anos, seu pai faleceria em decorrência do alcoolismo, e Siouxsie sofreria de uma depressão severa, chegando a emagrecer perigosamente e quase abandonando a escola. Em 1972, ela seria diagnosticada com colite ulcerosa, e teria de passar por uma cirurgia. Enquanto se recuperava no hospital, ela veria David Bowie se apresentando no programa Top of the Pops.

Ver Bowie se apresentando mudaria a vida de Siouxsie, que decidiria se tornar cantora. Aos 17 anos, ela abandonaria definitivamente a escola, e passaria a maior parte de seu tempo indo ao maior número de shows que conseguisse. Em setembro de 1975, durante um show da banda Roxy Music, ela conheceria Steven Severin; nascido Steven John Bailey, em 25 de setembro de 1955, também em Londres, Severin era apaixonado por música desde os 15 anos, quando assistiu a um show da banda Captain Beefheart & His Magic Band, que ele definiria como uma experiência que mudou sua vida. Decidido a montar ele também uma banda, ele tentaria os nomes artísticos Steven Havoc e Steve Spunker antes de se decidir por Steven Severin, e passaria a assistir o maior número de shows que conseguisse - indo parar no Roxy Music bem no dia em que Siouxsie também estava.

Em novembro de 1975, os Sex Pistols tocariam em Chislehurst; Siouxsie não conseguiria ir, mas, ouvindo os relatos dos que foram, ficaria fascinada pela banda. Ela teria uma nova oportunidade em fevereiro de 1976, quando os Sex Pistols tocariam em Londres, e ela e Severin conseguiriam ingressos com direito aos bastidores. Após conversar pessoalmente com os membros da banda, eles decidiriam entrar para um grupo conhecido como Bromley Contingent, que a imprensa britânica rotulava como "adolescentes excêntricos" que seguiam os Sex Pistols onde eles fossem, assistindo a todos os shows. Nessas viagens, Siouxsie chamaria atenção por suas vestimentas, que combinavam couro, látex, vinil, muito delineador nos olhos, batom vermelho sangue e laquê nos cabelos - numa época em que nada disso era moda, com a moça sendo considerada uma precursora tanto do estilo punk quanto do estilo gótico.

Em 20 de setembro de 1976, seguindo os preceitos do punk do "faça você mesmo" e "na plateia sempre há uma banda em potencial", Siouxsie e Severin decidiriam, de súbito, montar sua própria banda, aproveitando que um espaço no festival 100 Club Punk Festival, em Londres, organizado pelo empresário dos Sex Pistols, Malcolm McLaren, havia sido aberto devido a uma desistência. Siouxsie e Severin não sabiam tocar nenhum instrumento, não tinham nenhuma canção, mas isso não iria impedi-los; já com o nome de Siouxsie Sioux, a moça subiria ao palco com Severin no baixo, Marco Pirroni na guitarra, e Sid Vicious, dos Sex Pistols, na bateria, e se apresentaria durante 20 minutos, conquistando os críticos presentes, que diriam que diria que ela era diferente de qualquer cantora que eles já haviam visto ou que viriam a ver no futuro, que ela parecia saída de um sonho, e que não conseguiram prestar atenção em mais nada do festival depois dela.

A apresentação faria tanto sucesso que Siouxsie e Severin seriam convidados para se apresentar ao lado dos Sex Pistols no programa de Bill Grundy, na Thames Television, em dezembro de 1976, durante o qual o apresentador, ao vivo, daria em cima de Siouxsie e a convidaria para um "programa após o programa", sendo xingado, também ao vivo, por Steve Jones, guitarrista dos Sex Pistols - em entrevistas posteriores, Grundy diria estar bêbado quando fez a proposta. Esse acontecimento bizarro catapultaria não somente a carreira dos Sex Pistols, até então um sucesso local, a partir daí uma banda de renome internacional, como também colocaria Siouxsie no mapa, com o famoso tabloide Daily Mirror colocando sua foto na primeira página com a legenda Punk Shocker. Despreparada para isso, e sem querer ficar conhecida como uma roadie dos Sex Pistols, Siouxsie veria a banda ao vivo pela última vez em 15 de dezembro de 1976, e começaria 1977 conversando seriamente com Severin sobre os dois montarem sua própria banda, que decidiriam chamar de Siouxsie and the Banshees - sendo o banshee (que se pronuncia "bênshe") uma criatura mítica da Irlanda cuja voz pode enlouquecer os humanos.

A primeira formação da banda contaria com Siouxsie nos vocais, Severin no baixo, Kenny Morris, que eles conheceriam durante o 100 Club Punk Festival, na bateria e Peter Fenton na guitarra; após algumas apresentações em clubes noturnos, Siouxsie e Severin chegariam à conclusão de que Fenton não combinava com a banda por ser "um guitarrista de verdade" e o demitiriam, contratando John McKay para o seu lugar. Em novembro de 1977, a banda conseguiria sua primeira apresentação na TV, no programa So It Goes, da ITV Granada, da região de Manchester; no mês seguinte, eles se apresentariam na BBC Radio tocando Metal Postcard, música anti-nazista que Siouxsie escreveria após ser presa durante um show dos Sex Pistols em Paris em setembro de 1976, no qual estava na plateia sem blusa, só de sutiã, e com uma faixa com a suástica no braço esquerdo - em entrevistas, ela diria estar "tentando chocar as gerações conservadoras", e não fazer propaganda nazista; em 1979, a música seria gravada também em alemão, com o nome de Mittageisen. A apresentação na BBC renderia à banda a capa da revista Sounds, na qual seu som seria descrito como "frio, mecânico e passional ao mesmo tempo, como um complexo industrial do século XXI".

A banda receberia várias propostas de gravadoras, mas recusaria todas, querendo uma que lhes desse controle artístico total. Seria somente após um show lotado em Londres, no início de 1978, que a Polydor faria uma proposta que agradaria Siouxsie e Severin, com a banda assinando contrato em junho. Seu primeiro single seria Hong Kong Garden, que entraria para o Top 10 britânico e renderia à banda uma matéria na revista NME. Seu primeiro álbum, The Scream, seria lançado em novembro de 1978, classificado pela crítica como pós-punk, e traria como música de trabalho uma nova versão de Metal Postcard. O álbum seria bem recebido pela crítica e alcançaria a 12a posição na lista da OCC (Official Charts Company, responsável por fazer a lista dos álbuns mais vendidos no Reino Unido), rendendo um Disco de Prata, mas, devido à performance da banda nos shows, a gravadora acharia que as vendas ficaram abaixo do esperado.

Para tentar aproveitar o bom momento, a banda já começaria a gravar um segundo álbum, Join Hands, lançado em setembro de 1979, mais uma vez com uma única música de trabalho, Playground Twist. Originalmente, a capa traria a reprodução de um livreto usado por crianças estudando para fazer Primeira Comunhão, mas a gravadora vetaria, e a nova capa traria quatro soldadinhos de chumbo; somente em 2015 o álbum seria relançado com a capa original. Novamente a crítica ficaria encantada, considerando o álbum "obrigatório", mas novamente as vendas ficariam abaixo do esperado, com Join Hands alcançando a 13a posição na lista da OCC e rendendo mais um Disco de Prata. A banda sairia em turnê pelo Reino Unido após seu lançamento, durante a qual Morris e McKay se desentenderiam com Severin e se demitiriam; para a bateria, Siouxsie e Severin convidariam Budgie, nome artístico de Peter Edward Clarke, então na banda The Slits, mas, para a guitarra, eles fariam vários testes, sem encontrar ninguém do seu agrado. Robert Smith, vocalista da banda The Cure, ofereceria seus serviços, e seria o guitarrista de Siouxsie and the Banshees até o fim da turnê.

Após o fim da turnê, Budgie seria oficialmente efetivado como membro da banda, e o guitarrista John McGeoch, da banda Magazine, seria convidado para gravar o single Happy House; ele acabaria ficando também para o terceiro álbum da banda, Kaleidoscope, lançado em agosto de 1980, no qual eles decidiriam experimentar sintetizadores e baterias eletrônicas, se afastando do punk e se aproximando de um som mais pop. Tendo como músicas de trabalho Happy House e Christine, o álbum mais uma vez seria um sucesso de crítica, se tornando também o primeiro sucesso de vendas de Siouxsie, alcançando a quinta posição na lista da OCC e rendendo mais um Disco de Prata. Após seu lançamento, Siouxsie and the Banshees sairiam em sua primeira turnê internacional, com shows na Europa e Estados Unidos, estreando do lado de cá do Atlântico com um show em Nova Iorque em novembro de 1980.

Durante essa turnê, a banda experimentaria várias músicas novas, que incluiria em seu quarto álbum, Juju, de junho de 1981, uma volta ao pós-punk, bem mais sombrio que o anterior, trazendo como músicas de trabalho Spellbound e Arabian Knights. A crítica mais uma vez se renderia, e o público pareceria manter as boas vendas, com o álbum alcançando a sétima posição na lista da OCC e rendendo o quarto Disco de Prata seguido. Durante as gravações de Juju, Siouxsie e Budgie começariam a namorar e criariam um projeto paralelo, a banda The Creatures, composta apenas pelos dois, com músicas apenas com voz e bateria; eles gravariam cinco faixas, que seriam lançadas pela Polydor como o EP Wild Things em setembro de 1981.

Em dezembro de 1981, seria lançada Once Upon a Time/The Singles, coletânea apenas com músicas que estavam nos singles dos quatro primeiros álbuns - cada single trazia duas músicas: no lado A, uma das músicas de trabalho do álbum, e, no lado B, uma música inédita; conhecidas como B-Sides, essas músicas inéditas costumam ser valorizadas pelos fãs, que compram todos os singles só para colecioná-las, e eram justamente essas que estavam presentes nessa coletânea. A coletânea seria um inesperado sucesso de vendas, e renderia o único Disco de Ouro da carreira de Siouxsie and the Banshees, ficando 26 semanas seguidas na lista da OCC.

O quinto álbum de Siouxsie and the Banshees seria o psicodélico A Kiss in the Dreamhouse, lançado em novembro de 1982, que mais uma vez encantaria a crítica; com as músicas de trabalho Slowdive e Melt!, ele renderia mais um Disco de Prata, mas chegaria apenas à posição 11 na lista da OCC. Durante a turnê de lançamento, McGeoch revelaria também sofrer de alcoolismo, e, com sérios problemas envolvendo bebida, teria de ser hospitalizado após um show em Madri. Siouxsie optaria por demiti-lo, e Severin convidaria Smith para, mais uma vez, concluir a turnê junto com a banda. Essa nova colaboração daria origem a dois outros projetos: o single Dear Prudence, cover dos Beatles, maior sucesso da carreira de Siouxsie and the Banshees, alcançando a terceira posição na parada britânica, e a banda The Glove, formada por Severin, Smith e a vocalista Jeanette Landray, ex-namorada de Budgie.

Essa agitação seria muito bem-vinda por Smith, que, em meados de 1982, estava à beira de um colapso nervoso após as complicadas gravações e conturbada turnê do álbum Pornography, do Cure - durante a turnê, o baixista da banda, Simon Gallup, seria demitido após uma briga feia com o resto da banda, o que levaria Smith a pedir que Severin fosse o baixista na gravação do single Lament. Quando Severin pediu para que Smith voltasse a ser o guitarrista de Siouxsie and the Banshees, portanto, ele aceitaria sem pensar duas vezes, imaginando ser uma excelente oportunidade para esfriar a cabeça, se livrando das preocupações com sua banda original. Quando Siouxsie e Budgie anunciassem um hiato na banda para poderem gravar o primeiro álbum das Creatures, Severin e Smith aproveitariam e também reservariam um estúdio para gravar um álbum do Glove; Smith, entretanto, estava contratualmente proibido de ser vocalista de outra banda que não fosse o Cure, o que levaria à contratação de Landray.

1983, portanto, seria um ano pleno de lançamentos para os membros de Siouxsie and the Banshees: em maio, seria lançado o primeiro álbum das Creatures, Feast, com a música de trabalho Miss the Girl, aclamado pela crítica, mas um sucesso moderado de vendas, chegando à posição 17 na lista da OCC. Em setembro, seria a vez do único álbum do Glove, Blue Sunshine, que infelizmente não agradaria tanto à crítica ou ao público. E, em novembro, seria a vez de Nocturne, primeiro álbum ao vivo de Siouxsie and the Banshees, gravado durante duas apresentações, em 30 de setembro e 1 de outubro daquele ano no Royal Albert Hall, em Londres.

O sexto álbum de estúdio de Siouxsie and the Banshees, Hyæna, primeiro com Smith na guitarra, seria lançado em junho de 1984, com as músicas de trabalho Swimming Horses e Dazzle, sendo mais um gigantesco sucesso de crítica e um moderado sucesso de vendas, chegando à posição 15 na lista da OCC; esse também seria o primeiro álbum da banda a entrar para a parada da Billboard, na posição 157. Um mês antes de seu lançamento, Smith, alegando não estar dando conta de estar em duas bandas ao mesmo tempo, pediria para sair; ele seria substituído por John Valentine Carruthers, ex-guitarrista da banda Clock DVA. O primeiro projeto da banda com Carruthers seria um EP, The Thorn, lançado em outubro de 1984, que trazia quatro músicas dos álbuns anteriores regravadas com a participação da Orquestra Sinfônica de Londres.

1985 seria o primeiro ano desde o lançamento de The Scream sem um novo álbum de Siouxsie and the Banshees, e o primeiro desde 1979 em que eles não sairiam em turnê; a razão seria que eles decidiriam tirar um ano sabático exclusivamente para trabalhar em seu sétimo álbum, Tinderbox, lançado em abril de 1986, com as músicas de trabalho Cities and Dust e Candyman. Com um som mais suave, distante do punk e próximo do rock alternativo, o álbum agradaria à crítica e ao público, chegando à 13a posição na lista da OCC e à 88a na Billboard.

Esgotados após as gravações, Siouxsie, Severin e Budgie decidiriam não compor novas músicas e gravar um álbum de covers, Through the Looking Glass, lançado em março de 1987, com as músicas de trabalho This Wheel's on Fire (de Bob Dylan) e The Passenger (de Iggy Pop), trazendo também, dentre outras, Hall of Mirros, do Kraftwerk, Strange Fruit, de Billie Holiday, You're Lost Little Girl, dos Doors, Sea Breezes, do Roxy Music, e Trust in Me, cantada pela cobra Kaa no desenho da Disney Mogli, o Menino Lobo. O álbum seria bem recebido pela crítica, chegaria à posição 15 na OCC e 188 na Billboard, e renderia o sexto Disco de Prata da banda. Após seu lançamento, insatisfeitos com Carruthers, os três integrantes da banda decidiriam de comum acordo demiti-lo.

Após tirar mais um ano sabático em 1987, a banda contrataria o guitarrista Jon Klein e o multi-instrumentista Martin McCarrick para a gravação de seu nono álbum, Peepshow, lançado em setembro de 1988, que tinha como músicas de trabalho Peek-a-Boo (que seria originalmente o nome do álbum), The Killing Jar e The Last Beat of My Heart. Com um som mais experimental, o álbum seria mais um sucesso de crítica; nas vendas, chegaria à posição 20 na OCC, mas renderia mais um Disco de Prata. Peek-a-Boo seria o primeiro sucesso da banda nos Estados Unidos, chegando à primeira posição na parada de rock moderno e à posição 58 no Top 100 da Billboard; o álbum, na Billboard, chegaria à posição 68. Após uma turnê de enorme sucesso, com shows lotados no Reino Unido e nos Estados Unidos, a banda se declararia estafada e decidiria por mais um ano sabático, passando todo o ano de 1990 sem gravar músicas ou fazer shows.

Antes desse ano sabático, Siouxsie e Budgie decidiriam aproveitar um espaço na agenda de shows e gravar mais um álbum das Creatures, enquanto estavam na Espanha. Chamado Boomerang e lançado em novembro de 1989, o álbum traria metais, como trombones, trompetes e saxofones, e elementos de blues e jazz, sendo aclamado pela crítica, mas seu som exótico evitaria que ele fosse um sucesso de vendas. Suas músicas de trabalho seriam Standing There e Fury Eyes.

Siouxsie and the Banshees retornariam em 1991 com o maior sucesso de sua carreira, Kiss Them For Me, que contava com a participação do músico indiano Talvin Singh, chegaria à primeira posição da parada de sucessos de música alternativa nos Estados Unidos, à oitava na parada de música dance, e à posição 23 na parada da Billboard. O álbum da qual ela seria música de trabalho, Superstition, seria lançado em junho de 1991, trazendo também Shadowtime e Fear (of the Unknown). Muito mais pop que qualquer um dos outros álbuns, Superstition seria mais um grande sucesso de crítica, e, apesar de não conseguir certificação, chegaria à posição 25 na OCC e 65 na Billboard. O sucesso do álbum nos Estados Unidos faria com que a banda fosse convidada para a primeira edição do festival Lollapalooza e recebesse um convite do diretor Tim Burton para incluir uma música na trilha sonora do filme Batman Returns, de 1992; junto com o compositor da trilha instrumental do filme, Danny Elfman, eles criariam Face to Face, que se tornaria mais um grande sucesso.

Em outubro de 1992, seria lançada mais uma coletânea de B-Sides, Twice Upon a Time - The Singles, com músicas que estavam nos singles de A Kiss in the Dreamhouse a Superstition, incluindo Dear Prudence e Face to Face, mais uma nova versão de Overground, de The Torn, regravada sem a participação da orquestra; uma versão ao vivo de The Last Beat of My Heart, gravada durante o Lollapalooza; e um remix de Fear (of the Unknown) feito pelo DJ norte-americano Junior Vasques especialmente para o lançamento.

Convidada para tocar em vários festivais ao redor do planeta, a banda decidiria experimentar músicas novas durante os shows, e, ao retornar à Inglaterra, em 1994, contrataria John Cale, ex-membro do Velvet Underground, para ajudá-los a reunir todas em um novo álbum, creditando-o como produtor. Esse álbum se chamaria The Rapture, e seria lançado em janeiro de 1995, tendo como músicas de trabalho O Baby e Stargazer. Mais uma vez um álbum pop, The Rapture seria bem recebido pela crítica, mas não tanto quanto os anteriores, e chegaria à posição 33 na OCC e 127 na Billboard. Durante sua turnê de lançamento, a Polydor, sem qualquer aviso prévio, encerraria seu contrato com a banda, alegando não ter interesse em manter uma banda punk em seu catálogo em plena década de 1990. Também durante a turnê, Klein decidiria deixar a banda, e seria substituído nos shows restantes por Knox Chandler, ex-guitarrista da banda Psychedelic Furs.

Sentindo-se estafados após tantos anos de álbuns e turnês, Siouxsie, Severin e Budgie decidiriam, de comum acordo, ao invés de procurar uma nova gravadora, desfazer a banda. Siouxsie e Budgie conversariam com a Polydor e conseguiriam que a gravadora lançasse A Bestiary of The Creatures, coletânea da banda que trazia todas as faixas de Wild Things e Feast, mais três B-Sides. Um inesperado sucesso de vendas dessa coletânea, provavelmente causado por fãs de Siouxsie and the Banshees que estavam atrás de mais material da banda, faria com que Siouxsie e Budgie recebessem uma proposta da gravadora belga PIAS, pela qual lançariam mais um álbum das Creatures, Anima Animus, em fevereiro de 1999. Trazendo as músicas de trabalho 2nd Floor, Say e Prettiest Thing, o álbum mais uma vez agradaria à crítica, mas não teria vendas expressivas.

Em maio de 2000, seria lançada mais uma coletânea das Creatures, dessa vez pela gravadora norte-americana Instinct Records, que lançaria os três álbuns da banda nos Estados Unidos, mas nenhum dos singles. Chamada U.S. Retrace, ela trazia apenas B-Sides desses singles, e a princípio seria um lançamento exclusivo para os Estados Unidos, mas Siouxsie conseguiria lançá-la também na Europa, sob o selo Sioux Records - que já havia sido usado no lançamento de Anima Animus no Reino Unido. Entre 1999 e 2002, Siouxsie e Budgie também fariam vários shows na Europa e nos Estados Unidos, se apresentando como The Creatures; enquanto isso, Severin tentava sem sucesso emplacar uma carreira solo, lançando dois "álbuns conceituais", Maldoror, de 1999, e The Woman in the Dunes, de 2000, antes de conseguir engatar uma bem sucedida carreira como compositor de trilhas sonoras.

Em 2002, a Universal Music compraria os direitos sobre todos os álbuns de Siouxsie and the Banshees, e lançaria a coletânea The Best of Siouxsie and the Banshees, em novembro. Antes disso, em abril de 2002, Siouxsie, Severin, Budgie e Chandler decidiriam ressuscitar a banda e sair em uma nova turnê mundial, chamada The Seven Year Itch; um dos shows dessa turnê, em Londres, seria gravado e lançado em maio de 2003 como um álbum ao vivo, também chamado The Seven Year Itch, pela gravadora Sanctuary. Enquanto estavam fazendo shows no Japão, Siouxsie e Budgie aproveitariam um intervalo da turnê para gravar o quarto e último álbum das Creatures, Hái, lançado em outubro de 2003, que contava com a participação do baterista Leonard Eto e tinha fortes influências da música japonesa. Tendo como única música de trabalho Godzilla!, o álbum seria mais uma vez aclamado pela crítica, mas teria vendas baixas.

Em março de 2004, McGeoch faleceria dormindo após um ataque epilético. Siouxsie e Budgie só descobriram meses depois, ao tentar entrar em contato com ele para convidá-lo para uma nova turnê que estavam pensando em iniciar naquele ano, e ficaram muito abalados. Diante do ocorrido, eles decidiriam cancelar a turnê e produzir uma caixa chamada Downside Up, que continha B-Sides, raridades e o EP The Thorn, em um total de quatro discos, lançada em novembro de 2004 pela Universal. Com isso, The Seven Year Itch se tornaria a última turnê da banda, que jamais voltaria a se reunir novamente.

Desde o final de 2004, porém, Siouxsie, usando apenas esse nome (sem o "Sioux"), faria shows solo, acompanhada de músicos contratados; um desses shows, no Royal Festival Hall, em Londres, no qual ela cantaria acompanhada por uma orquestra de 16 músicos chamada The Millenia Ensemble, por Budgie e por Eto, seria gravado e lançado em setembro de 2005 como o DVD Dreamshow, que chegaria ao primeiro lugar na lista dos mais vendidos. Esse também seria o último show no qual Siouxsie e Budgie estariam juntos, com o casal se afastando cada vez mais até decidir se separar em 2007. Aliás, em seus shows solo, Siouxsie cantaria músicas das bandas Siouxsie and the Banshees e The Creatures, até justamente 2007, quando lançaria seu primeiro, e até agora único, álbum solo, Mantaray, cujas músicas também passariam a ser incluídas nos shows a partir de então. Lançado pela Universal em Setembro e tendo como músicas de trabalho Into a Swan, Here Comes That Day e About to Happen, o álbum seria mais um grande sucesso de crítica, mas chegaria apenas à posição 39 na OCC.

Em 2006, The Scream, Join Hands, Kaleidoscope e Juju seriam relançados pela Universal em versões remasterizadas e com faixas extras; em outubro do mesmo ano, seria lançado, também pela Universal, Voices on the Air: The Peel Sessions, coletânea que reunia dois EPs, originalmente lançados pela pequena gravadora Strange Fruit, em 1987 e 1989 (chamados The Peel Sessions e The Peel Sessions: The Second Session), que, por sua vez, eram as gravações de duas apresentações de Siouxsie and the Banshees no programa de John Peel, na rádio BBC, ocorridas em 29 de novembro de 1977 e 6 de fevereiro de 1978. Em 2009, seria a vez de Siouxsie and the Banshees at the BBC, caixa com três CDs e um DVD que reunia apresentações da banda na rádio BBC, músicas tocadas ao vivo durante concertos patrocinados pela BBC e apresentações em programas de TV da BBC entre 1977 e 1991 - ou seja, tudo o que a banda fez para a BBC durante sua carreira. Também em 2009, seriam lançadas as versões remasterizadas de A Kiss in the Dreamhouse, Hyæna e Tinderbox; Peepshow, Superstition e The Rapture ganhariam as suas em 2014.

Após a turnê de Mantaray, Siouxsie faria um hiato de cinco anos, somente voltando a se apresentar em 2013. Em 2015, ela lançaria sua primeira música nova desde o álbum, Love Crime, trilha sonora da série Hannibal. Desde então, ela tem feito participações esporádicas em festivais, e mantém boas relações com Budgie e Severin, trabalhando com eles principalmente em projetos relacionados às suas duas ex-bandas. O mais recente desses projetos foi All Souls, coletânea de Siouxsie and the Banshees lançada em outubro de 2022, somente com músicas que falam de ocultismo, morte e festivais como o Halloween e o Día de los Muertos do México, selecionadas pessoalmente por Siouxsie.

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