A história da banda começa em 1983, na cidade de Cypress, Califórnia, onde dois amigos, Bryan Holland, apelido Dexter, e Gregory Kriesel, apelido Greg K, tinham o habito de passar suas tardes na garagem de Holland, tocando música; na época, Holland tocava bateria, enquanto Greg K tocava guitarra. Em 1984, após irem a um show da banda punk Social Distortion que terminou em pancadaria, os dois decidiram conversar com amigos e fundar uma banda chamada Manic Subsidal. Holland conhecia um outro baterista, chamado James Lilja, e o convidou para a banda, passando para os vocais e guitarra; com isso, Greg K passaria para o baixo. Lilja também estava querendo formar uma banda, chamada Clowns of Death, e combinou que só aceitaria tocar na Manic Subsidal se Holland aceitasse cantar na Clowns of Death. Holland aceitaria, e acabaria ficando amigo do guitarrista da Clowns fo Death, Kevin Wasserman, apelido Noodles, a quem também convidaria para a Manic Suibsidal, acabando com a Clowns of Death. Na época, todos os quatro moravam na cidade de Garden Grove, também na Califórnia, considerada a cidade natal do Offspring.
Com Holland nos vocais, Noodles na guitarra, Greg K no baixo e Lilja na bateria, a Manic Subsidal conseguiria contrato para dois shows no mesmo fim de semana, viajando para a cidade de Santa Cruz, no norte da Califórnia, para abrir um show para a banda White Flag, e voltando para São Francisco, no sul do estado, para, na tarde seguinte, tocar em um festival de bandas novas na casa noturna Mabuhay Gardens. Nos dois anos seguintes, eles conseguiriam fazer novos shows em casas noturnas de forma esparsa, e chegariam a imaginar que a falta de mais convites se dava porque Manic Subsidal não era um nome muito bom; assim, em 1986, eles decidiriam mudar o nome da banda para The Offspring (que, em português de hoje, seria "os crias", mas, em um termo mais técnico, significa "a prole"), que retiraram de um filme B chamado The Offspring: They Were Born to Kill. Com o dinheiro que ganharam dos shows, eles decidiriam gravar, de forma independente, um compacto com a música I'll Be Waiting, que distribuiriam em rádios e casas noturnas. Esse compacto acabaria chegando até a revista Maximum Rocknroll, que avaliaria a banda muito positivamente.
Em 1987, Lilja decidiria deixar a banda para se dedicar à faculdade de medicina, se tornando oncologista, e seria substituído por Ron Welty, que, na época, tinha apenas 16 anos. Com essa segunda formação, o Offspring gravaria uma fita demo, que levaria a um contrato, em 1988, com a pequena gravadora Nemesis Records. A gravadora era tão pequena que só teve dinheiro para produzir o primeiro álbum da banda, também chamado The Offspring, em março de 1989, com seu lançamento ocorrendo em junho; na época, nos Estados Unidos, vários álbuns já estavam sendo lançados em CD, mas, também por falta de dinheiro, a gravadora só conseguiria lançar The Offspring em vinil e cassete, e, ainda assim, com uma tiragem limitada. O álbum não faria muito sucesso, e teria como única música de trabalho I'll Be Waiting, mas conseguiria vender o suficiente para a Nemesis financiar uma turnê de seis semanas pelos Estados Unidos para promovê-lo - que teve de ser cancelada após Noodles ser esfaqueado durante um protesto contra as armas nucleares.
O Offspring passaria mais dois anos sobrevivendo de pequenos shows, até que, em 1991, pagaria parcialmente do próprio bolso a gravação de um EP, chamado Baghdad, lançado em maio de 1991. Lançado somente em vinil, o EP seria um grande sucesso, vendendo todas as suas 3 mil cópias em uma semana, o que chamaria a atenção da gravadora Epitaph Records, bem maior que a Nemesis, especializada em punk rock, e da qual um dos donos era Brett Gurewitz, guitarrista da banda Bad Religion. O Offspring assinaria com a Epitaph ainda em 1991, e entraria em estúdio para gravar seu segundo álbum no ano seguinte. Lançado em outubro de 1992, Ignition teve como única música de trabalho Kick Him When He's Down, e foi um grande sucesso local, vendendo muito no sul da Califórnia, mas pouco no restante do país. Vendo o potencial da banda e querendo mudar esse jogo, a Epitaph investiria em uma turnê de um ano e meio, primeiro com shows por todos os Estados Unidos, acompanhando as bandas Pennywise e Lunachicks, e então na Europa, abrindo para a banda NOFX.
Ao retornar para os Estados Unidos, o Offspring iria direto para o estúdio gravar seu terceiro álbum, Smash, lançado em abril de 1994. Se a turnê de Ignition não serviu para alavancar as vendas do álbum e tornar a banda conhecida em todo o país, como a Epitaph planejava, serviu para chamar atenção sobre Smash, que começou com vendas tímidas, mas constantes, em todo o país, até a rádio KROQ-FM, de Los Angeles, decidir que sua primeira música de trabalho, Come Out and Play, seria uma das mais tocadas em sua programação. Essa exposição levaria os fãs de rock a pedir a música também em outras rádios, e logo ela seria uma das mais tocadas nos Estados Unidos, chegando à primeira posição da parada de rock da Billboard, onde ficaria por duas semanas. As duas outras músicas de trabalho, Self Esteem e Gotta Get Away, também seriam grandes sucessos nas rádios, principalmente na Califórnia.
Smash chegaria à quarta posição da lista de mais vendidos da Billboard e ajudaria a chamar o interesse do público pelo Ignition, que ainda estava à venda, e alcançaria vendas suficientes para um Disco de Ouro após seu lançamento. Smash também é considerado o principal responsável por reacender o interesse do público pelo punk rock, estilo que fez muito sucesso nos anos 1970, esteve em baixa nos 1980, mas voltou com força total nos 1990, segundo muitos, por causa do Offspring. Ficando em catálogo até o ano 2000, Smash venderia 11 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos, rendendo à banda seis Discos de Platina, e sendo até hoje o recordista de vendas, em qualquer estilo musical, para uma gravadora que não é ligada a uma das majors. Assim como a de Ignition, a turnê de Smash começaria com o Offspring se apresentando em conjunto com a Pennywise; em seguida, eles abririam para o Bad Religion e para o SNFU, fariam uma turnê pelos Estados Unidos conjunta com Guttermouth e Big Drill Car, iriam para a Europa abrir para a Desaster Area, e retornariam aos Estados Unidos para abrir para o Rancid. Após fazer seus primeiros shows na Austrália, como parte do festival Big Day Out, e no Japão, em um festival de bandas punk americanas, eles retornariam aos Estados Unidos, mas sempre tocando com outras bandas, como Weezer, Quicksand, No Use for a Name, The Vandals e Lunachicks.
Desde o final de 1994, porém, o Offspring já tinha status de headliner, com os próprios donos dos locais onde os shows eram marcados pedindo para que eles fossem a única atração. Isso levaria a um atrito da banda com a Epitaph, que insistia em só colocá-los em turnês conjuntas, e faria com que Holland e Greg K decidissem fundar sua própria gravadora, a Nitro Records, que conseguiria trazer para seu catálogo outras bandas insatisfeitas com a Epitaph, como The Vandals, Guttermouth, Jughead's Revenge e AFI. Em 1995, Holland também conseguiria comprar da Nemesis os direitos sobre seu primeiro álbum, The Offspring, que seria relançado pela Nitro, pela primeira vez em CD e com uma nova capa - segundo a banda, porque eles jamais gostaram da original. Em janeiro de 1997, a Nitro também lançaria mais um EP do Offspirng, chamado Club Me.
Evidentemente, a ideia inicial de Holland era que a Nitro lançasse os álbuns subsequentes do Offspring, mas, por causa do sucesso de Smash, em 1996 eles receberiam uma proposta irrecusável da Columbia - major que, com certeza, poderia fazer com que seus álbuns tivessem muito mais alcance do que se lançados de forma independente. Chamado Ixnay on the Hombre (uma espécie de mensagem cifrada combinando uma linguagem em código conhecida como pig latin, uma gíria dos filmes de Hollywood da década de 1940, e a palavra "homem" em espanhol, tudo isso para obter um significado como "dane-se o sistema"), o álbum seria lançado em fevereiro de 1997, e teria quatro músicas de trabalho, All I Want, Gone Away, The Meaning of Life e I Choose. Por opção da própria banda, Ixnay on the Hombre se distanciaria do "punk político" dos três álbuns anteriores para se aproximar mais do rock mainstream, o que faria com que muitos dos fãs torcessem o nariz - segundo Holland, eles esperavam um "Smash parte 2" e se decepcionaram. Ainda assim, Ixnay on the Hombre foi um grande sucesso, vendendo o suficiente para um Disco de Platina e chegando à nona posição na lista dos mais vendidos.
O Offspring se aproximaria ainda mais do mainstream com seu álbum seguinte, Americana, lançado em novembro de 1998, que chegaria à segunda posição na lista dos mais vendidos e renderia cinco Discos de Platina. Sua primeira música de trabalho, Pretty Fly (for a White Guy), chegaria à quinta posição na parada da Billboard, e à primeira na Austrália e em dez países da Europa, incluindo o Reino Unido. Suas demais músicas de trabalho seriam Why Don't You Get a Job?, The Kids Aren't Alright e She's Got Issues.
Em 1999, os membros do Offspring apareceram como eles mesmos no filme de terror adolescente A Mão Assassina, contribuindo com duas músicas para a trilha sonora, o cover dos Ramones I Wanna Be Sedated e Beheaded. No mesmo ano, eles também tocariam no infame festival Woodstock 1999. No ano seguinte, eles lançariam seu sexto álbum, Conspiracy of One; inicialmente, para demonstrar seu apoio ao download de músicas pela internet, eles pensaram em lançar o álbum exclusivamente online, mas a Sony, dona da Columbia, não permitiu, e o lançamento físico ocorreu em novembro de 2000 - ainda assim, eles conseguiram disponibilizar a primeira música de trabalho, Original Prankster, gratuiitamente para download. O posicionamento do Offspring nessa questão os colocava em contraponto ao Metallica, que era radicalmente contra qualquer tipo de download ou compartilhamento de arquivos de música, e ajudou a chamar ainda mais atenção para a banda - que, para alfinetar, colocou na capa de Conspiracy of One um símbolo parecido com o do Napster, o principal programa usado para compartilhamento de música na época, e chegou a vender camisetas do Napster em seu site oficial, revertendo todas as vendas para o criador do programa, Shawn Fanning. Conspiracy of One foi um sucesso moderado, chegando à nona posição da lista dos mais vendidos e rendendo um Disco de Platina; suas músicas de trabalho foram Original Prankster, Want You Bad e Million Miles Away.
Em 2001, o Offspring lançaria o single Defy You, mais tarde incluído na trilha sonora do filme Correndo Atrás do Diploma. Ao final da turnê de Conspiracy of One, em 2003, Welty anunciaria estar deixando a banda para tocar com o Steady Ground, banda na qual ele até então atuava como produtor dos álbuns; anos mais tarde, seria revelado que Welty, na verdade, seria demitido por Holland e Noodles, que achavam que ele estava se dedicando mais a seu trabalho de produtor que ao de baterista. Em dezembro de 2003, o Offspring lançaria seu sétimo álbum, Splinter, contratando Josh Freese para gravar como baterista; Freese não ficaria na banda, porém, e, antes do início da turnê de promoção, Atom Willard, antigo baterista da Rocket from the Crypt, seria anunciado como o novo baterista oficial do Offspring. Inicialmente, o nome do álbum seria Chinese Democrazy (You Snooze, You Lose), uma provocação com o álbum dos Guns N' Roses que não saía nunca, mas Axl Rose ameaçou processar o Offspring caso eles lançassem o álbum com esse nome. Splinter renderia à banda mais um Disco de Platina, e teria apenas duas músicas de trabalho, Hit That e (Can't Get My) Head Around You; o álbum seria definitivamente mainstream, com a presença do tecladista Ronnie King, e Hit That contendo samplers.
Em 2005, o Offspring lançaria sua primeira coletânea, Greatest Hits, apenas com músicas dos álbuns entre Smash e Splinter, mais duas faixas inéditas, Next to You, cover da banda The Police, e Can't Repeat. A coletânea teria uma turnê de lançamento, com shows na Europa e Japão, ao fim da qual Willard anunciaria estar saindo do Offspring para tocar na Angels & Airwaves. Holland, Noodles e Greg K também decidiriam que iriam dar um tempo de escrever, gravar e sair em turnê, se sentindo sobrecarregados após tantos anos contínuos de trabalho.
Em 2007, Holland anunciaria que o substituto de Willard seria Pete Parada, ex-baterista da banda Save the Day, que sairia com eles em uma nova turnê que começaria ainda naquele ano, e que contaria, dentre outros, com shows no Soundwave Festival, na Austrália. Parada, entretanto, não seria o baterista durante as gravações do oitavo álbum, com Freese sendo mais uma vez contratado. Chamado Rise and Fall, Rage and Grace, o álbum seria lançado em junho de 2008, e teria como músicas de trabalho Hammerhead; You're Gonna Go Far, Kid; Kristy, Are You Doing Okay?; e Half-Truism. Hammerhead seria mais uma vez disponibilizada gratuitamente na internet, e You're Gonna Go Far, Kid ficaria 11 semanas no topo da parada de rock da Billboard, com seu single conseguindo um disco de ouro, o que a transformou na canção de maior sucesso da carreira do Offspring; apesar disso, o álbum não conseguiria certificação. No mesmo dia que Rise and Fall, Rage and Grace, seria lançado, se aproveitando de uma previsão contratual, a Epitaph relançaria Ignition e Smash, em versões remasterizadas com novos encartes. Na turnê de lançamento de Rise and Fall, Rage and Grace, Greg K, devido a "um nascimento na família", seria substituído por Scott Shiflett, da banda Face to Face, e o Offspring se tornaria um quinteto, com a adição do guitarrista Andrew Freeman, da Lynch Mob.
O nono álbum do Offspring, Days Go By, seria lançado somente em junho de 2012, contando mais uma vez com Freese na bateria e King nos teclados. Tendo como músicas de trabalho Days Go By, Cruising California (Bumpin' in My Trunk) e Turning into You, o álbum seria um sucesso moderado, entrando para o Top 20 dos mais vendidos mas não conseguindo certificação. Após seu lançamento, a banda tocaria em diversos festivais, incluindo o Rock in Rio de 2013, e faria turnês conjuntas com o Metallica e o Linkin Park; um dos shows de sua turnê pela Europa, na Polônia, seria gravado para se transformar em um álbum ao vivo, que seria disponibilizado gratuitamente online, mas até hoje não foi lançado.
Nos anos seguintes, o Offspring se dedicaria apenas a turnês, a primeira em homenagem aos vinte anos do lançamento de Smash. Eles também voltariam a fazer turnês conjuntas com Bad Religion, Pennywise e The Vandals, e gravariam covers de músicas dessas três bandas, que disponibilizariam gratuitamente no YouTube. Essas covers fariam tanto sucesso que acabariam sendo reunidas em um EP, chamado Summer Nationals, lançado em agosto de 2014. Em dezembro, eles lançariam um novo single, Coming for You, e, no início de 2015, embarcariam em uma turnê solo pelos Estados Unidos e Canadá, cujo ponto alto foi um show no Amnesia Rockfest, na cidade canadense de Montebello, no qual tocaram todas as músicas do álbum Americana.
Em 2015, o Offspring conseguiria comprar os direitos sobre seus álbuns lançados pela Columbia, que mais tarde negociaria com a Round Hill Music, que, por sua vez, faria, em dezembro de 2016, um contrato com a Universal, que relançaria todos os álbuns em formato digital. Antes disso, em julho, eles lançariam a música Sharknado, trilha sonora do filme Sharknado: The 4th Awakens. Já haviam se passado mais de quatro anos desde o lançamento de Days Go By, e não havia nem previsão de quando o décimo álbum ficaria pronto; em uma entrevista, Greg K diria que a data de lançamento prevista seria 2018. Em 2017, a banda sairia em uma nova turnê, mas sem Noodles, que alegaria "problemas familiares", sendo substituído por Tom Thacker, e Freeman, que deixaria a banda, sendo substituído por Jonah Nimoy; essa turnê incluiria um novo show no Rock in Rio.
Em dezembro de 2017, em suas redes sociais, a banda confirmaria que o novo álbum estava previsto "para o verão de 2018", e que não marcaria nenhum show para o primeiro semestre daquele ano, para poder se dedicar integralmente às gravações. Seu retorno aos palcos se daria apenas em junho de 2018, no Greenfield Festival, na Suíça, no qual lançariam uma música nova, It Won't Get Better. No mês seguinte, eles lançariam um cover em ritmo de rock da música Down, da banda 311, que lançaria, simultaneamente, um cover em ritmo de reggae de Self Esteem. Em agosto de 2018, Noodles diria em uma entrevista que o Offspring já tinha material para dois álbuns, mas que estava procurando um acordo vantajoso com alguma gravadora que quisesse lançá-los, de forma que o lançamento estava adiado até, pelo menos, o início de 2019.
Em novembro de 2018, pouco antes de sair em mais uma turnê por Japão e Austrália, o Offspring surpreenderia e anunciaria a demissão de Greg K, membro fundador da banda, por "diferenças irreconciliáveis". Para substituí-lo nos shows já marcados seria chamado Tony Kanal, do No Doubt, mas, após o final da turnê, Todd Morse, ex-baixista da banda H2O, seria anunciado como o substituto oficial de Greg K, que entraria na justiça contra Holland e Noodles, alegando que eles haviam banido sua presença de todas as atividades relacionadas à banda e que estavam conspirando para tomar tudo o que ele conquistou financeiramente durante sua carreira.
2019 veio e se foi, começou a pandemia, e nada de álbum novo. Em abril de 2020, a banda lançaria um cover de Here Kitty Kitty, de Joe Exotic, segundo eles gravada com cada um na sua casa, por causa da quarentena. Em junho, Holland confirmaria que o décimo álbum estava pronto, mas que não seria lançado tão cedo por causa da pandemia. Então, em setembro, seria a vez de Welty processar a banda, alegando não ter recebido os royalties dos relançamentos dos álbuns - ele perderia a ação na justiça após dois anos de contenda. Em novembro, o Offspring lançaria mais um cover, Christmas (Baby Please Come Home), de Darlene Love, exclusivamente em compacto de vinil, segundo eles, sua primeira música de natal. No mesmo mês, seria lançada uma edição especial de vigésimo aniversário de Conspiracy of One.
Let the Bad Times Roll, o décimo álbum do Offspring, seria finalmente lançado em abril de 2021 pela gravadora Concord, e teria como músicas de trabalho Coming for You, Let the Bad Times Roll, We Never Have Sex Anymore e Behind Your Walls. Apesar de chegar ao primeiro lugar na parada de álbuns alternativos, ao segundo na de álbuns de rock e ao terceiro na de álbuns independentes, Let the Bad Times Roll seria considerado um sucesso moderado, já que não entraria para o Top 20 dos mais vendidos nem conseguiria certificação. Em agosto, pouco antes do início da turnê de lançamento, Parada anunciaria ter sido demitido da banda por ter se recusado a se vacinar contra covid, mas que essa recusa foi por ordem médica, já que ele sofre de Síndrome de Guillain-Barré; em uma entrevista em novembro, Holland negaria que Parada havia sido demitido, e diria que a banda foi forçada a removê-lo e a contratar outros bateristas para os shows, já que, devido às regras em vigor nos Estados Unidos devido à pandemia, ele não poderia viajar com a banda. Parada acabaria formando uma banda nova, chamada The Defiant (algo como "aqueles que desafiam").
A banda ficaria em turnê, incluindo um terceiro show no Rock in Rio, em 2022, até janeiro de 2023, quando voltaria ao estúdio para gravar mais um álbum. Em maio, o baterista Brandon Pertzborn, que havia tocado com as bandas Black Flag e Suicidal Tendencies, anunciaria que havia sido contratado para a gravação do álbum, já que Freese havia se tornado o novo baterista dos Foo Fighters após o falecimento de Taylor Hawkins. Pertzborn, entretanto, não sairia em turnê com o Offspring após o anúncio, com a banda preferindo contratar bateristas show a show; em um deles, em Los Angeles, em agosto, Lilja tocaria pela primeira vez com a banda desde 1987. Em março de 2024, o Offspring voltaria ao Brasil, dessa vez para uma apresentação no Lollapalooza, em São Paulo.
A formação atual do Offspring conta com Holland, Noodles, Morse, Nimoy e Pertzborn. Seu décimo-primeiro álbum, chamado Supercharged, está pronto, com data de lançamento prevista para outubro. Seu primeiro single, Make It All Right, foi lançado no início desse mês.
Bandaça. Músicas icônicas.
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