domingo, 17 de setembro de 2023

Escrito por em 17.9.23 com 0 comentários

Agatha Christie

Quando eu era criança, lá em casa tinha uma coleção enorme de livros da Agatha Christie, que minha mãe comprou no jornaleiro. Quando comecei a me interessar por livros que não fossem infantis, ela me recomendou um (não me lembro qual), e eu, como sempre gostei de ler, e sempre gostei de completar as coisas, decidi que ia ler todos. Eu tinha uns 13 ou 14 anos, então não me lembro se realmente li todos, e, se você me perguntar hoje quais eu li e quais eram as histórias, já me esqueci - me lembro, porém, que os que eu mais gostava eram os da dupla de detetives Tommy e Tuppence, não gostava muito dos da Miss Marple, e achei o final de Assassinato no Expresso do Oriente meio besta. Por causa desses dois fatores - coleção enorme em casa, ter começado a ler cedo - Agatha Christie sempre foi, pra mim, uma espécie de referência na literatura, embora eu jamais a tenha considerado uma de minhas autoras preferidas. Essa semana, enquanto eu imaginava qual poderia ser o assunto da vez, uma amiga disse que estava lendo um livro dela e eu pensei "por que não?". Então, hoje é dia de Agatha Christie no átomo!

Mas antes, um fato curioso: também quando eu era criança, uma gata de rua entrou lá em casa e resolveu ficar morando lá. Como ela precisava de um nome, eu sugeri Christie. Porque, aí, ela poderia ser "a gata Christie". Essa deve ser uma piada na qual todo mundo já pensou, mas eu, na minha infância, achei que foi uma tirada genial, e fiquei muito satisfeito quando meus pais passaram a usar o nome pra se referir à gata - que era uma fera, não deixava nenhum de nós chegar perto, e acabou fugindo algum tempo depois.


Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de setembro de 1890, na cidade de Torquay, Inglaterra. Sua família era de classe média alta, e seu pai, Frederick Alvah Miller, era conhecido nos círculos sociais da corte. Sua mãe, Clarissa Margaret Boehmer, nasceu em Dublin, na Irlanda (na época parte do Reino Unido), filha de um oficial do exército que morreu quando ela tinha nove anos. Como a mãe de Clarissa, que tinha outros dois filhos, não tinha condições financeiras para criar três, a entregou para sua irmã, que havia se casado com um viúvo norte-americano, mais velho que ela, que trabalhava com importação e exportação. Frederick era filho do primeiro casamento desse viúvo - ou seja, os pais de Agatha eram irmãos de criação. Quando eles decidiram se casar, Fredrick tinha 32 anos e Clarissa 24; sua primeira filha nasceria na Inglaterra em 1879, então um menino nasceria em Nova Jérsei, durante uma temporada na qual o casal morou nos Estados Unidos, em 1880, e Agatha, a terceira e última, nasceria após eles retornarem à Inglaterra, depois da morte do pai de Frederick.

Sendo de família abastada, a infância de Agatha foi sem nenhum percalço, inclusive com a família fazendo viagens frequentes a Londres, Paris, Guernsey e aos Pirineus. Como seus irmãos mais velhos eram realmente mais velhos, cerca de uma década a mais que ela, ela passava a maior parte do tempo brincando sozinha, com animais de estimação ou amigos imaginários. Apesar de sua irmã ter sido mandada para a escola, sua mãe achava que o melhor era educá-la em casa, o que aumentaria sua solidão; sua mãe era contra ela aprender a ler antes dos oito anos, mas ela aprenderia sozinha, e começaria a ler com quatro. Como resultado, ela passaria a maior parte de seu tempo livre lendo, inclusive livros voltados para adultos, como os de Anthony Hope, Walter Scott e Alexandre Dumas. Em 1901, quando ela tinha apenas dez anos, escreveria seu primeiro poema, ao qual daria o nome de The Cow Slip (algo como "o tropeço da vaca").

Mais ou menos por volta dessa época, a saúde de seu pai se deterioraria rapidamente, e ele faleceria de pneumonia e falência renal. Sua irmã se casaria um ano depois da morte do pai, e seu irmão iria servir ao exército, deixando Agatha e a mãe sozinhas em casa. Em 1902, sua mãe decidiria matriculá-la em uma escola, mas, não estando acostumada, ela não conseguiria se adaptar. A mãe a enviaria, então, para Paris, com a esperança de que ela estudasse para ser uma pianista profissional, mas ela mesma chegaria à conclusão de que não tinha talento. Ao retornar para a Inglaterra, ela encontraria a mãe também doente, e decidiria passar o inverno de 1907-1908 no Egito, que era um destino comum na época para ingleses abastados - além de ter o clima quente, algo que se acreditava benéfico para uma série de doenças. Agatha visitaria pontos turísticos, assistiria a apresentações de dança e teatro, e decidiria ser, ela também, uma artista: de volta à Inglaterra, passaria a escrever e atuar em peças de teatro amador.

Aos 18 anos, Agatha também cairia doente, e, de cama, enquanto se recuperava, escreveria seu primeiro conto, The House of Beauty ("a casa da beleza"), sobre, segundo ela mesma "sonhos e loucuras". Incentivada pelas amigas, ela escreveria mais, e passaria a enviá-los a revistas - que não publicariam histórias escritas por uma mulher iniciante, de forma que ela usaria os pseudônimos Mac Miller, Nathaniel Miller e Sydney West. As três primeiras histórias enviadas por ela seriam rejeitadas, mas ela não desanimaria e decidiria começar a escrever um romance chamado Snow Upon the Desert ("neve no deserto"), ambientado no Cairo e usando como inspiração suas próprias experiências no Egito. O romance também seria rejeitado, por seis editoras, e sua mãe a aconselharia a pedir ajuda a Eden Phillpotts, um famoso autor e dramaturgo, que era vizinho das duas. Phillpotts veria potencial no que ela havia escrito, a encorajaria a continuar escrevendo, e a apresentaria a seu agente, Hughes Massie, que também rejeitaria o romance, mas pediria para que ela escrevesse um novo.

Enquanto escrevia, Agatha investiria em atividades sociais, participando de festas, passeios a cavalo, caçadas, danças, e até mesmo encontros de patinação. Após quatro namoros e um noivado curtos, ela seria apresentada, em 1912, durante um baile da alta sociedade na cidade de Ugbrooke, vizinha a Torquay, a Archibald Christie, apelido Archie, um oficial da artilharia do exército filho de um advogado que trabalhava na Índia (na época colônia do Reino Unido). Os dois se apaixonaram à primeira vista, e, após apenas três meses, Archie pediria Agatha em casamento, e ela aceitaria. Com o início da Primeira Guerra Mundial, ele seria enviado para combater na França, e eles só conseguiriam se casar na Véspera de Natal de 1914, quando ele estava de volta à Inglaterra, de licença. Seria, então, que ela deixaria de ser Agatha Miller e passaria a ser Agatha Christie. Ela seria voluntária da Cruz Vermelha durante a Guerra, primeiro como enfermeira, depois como assistente de farmacêutico; ele subiria rapidamente na hierarquia após o casamento, e voltaria para a Inglaterra de vez em 1918, com a patente de Coronel. Após seu retorno, o casal se mudaria para Londres.

Agatha Christie escreveria seu primeiro romance de detetives durante a Primeira Guerra, inspirada pelos romances de Wilkie Collins e pelas histórias de Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle, que ela começaria a ler na adolescência. Inspirada em Holmes, ela criaria o detetive Hercule Poirot, cujo nome ela tiraria de outros dois detetives da ficção: Hercule Popeau, das histórias de Marie Belloc Lowndes, e Monsieur Poiret, dos contos de Frank Howel Evans. Policial aposentado que que frequenta a alta sociedade britânica, com "um bigode magnífico" e "a cabeça no formato exato de um ovo", Poirot nasceu na Bélgica e imigrou para Londres durante a Primeira Guerra, história inspirada na dos soldados belgas que Christie conheceu em seu serviço voluntário como enfermeira. Assim como Holmes, Poirot é um mestre da observação, e soluciona seus casos prestando atenção em detalhes que os demais deixaram passar. Ao todo, Poirot seria o astro de 33 romances escritos por Christie, além de quase uma centena de contos e três peças de teatro.

Poirot seria a estrela de O Misterioso Caso de Styles, que ela escreveria em 1916, no qual a proprietária de uma mansão em Essex é encontrada envenenada por estricnina, e um de seus hóspedes pede ajuda a seu velho amigo Poirot para descobrir qual dos residentes teria sido o assassino. Instruída por Massie, ela ofereceria o romance às editoras Hooder & Stoughton, Methuen e The Bodley Head. As duas primeiras a rejeitariam, mas o dono da terceira, John Lane, ficaria de dar uma resposta e se esqueceria. Meses depois, ele entraria em contato e se diria disposto a publicar o livro caso Christie mudasse a forma como a solução do mistério foi revelada por Poirot. Ela aceitaria, e assinaria um contrato para a publicação de cinco romances, que mais tarde ela acharia desvantajoso. O Misterioso Caso de Styles seria publicado primeiro nos Estados Unidos, em 1920, e no ano seguinte no Reino Unido, sendo um grande sucesso de vendas em ambos os países.

Em 1919, Christie daria a luz à sua única filha, Rosalind Margaret Clarissa Christie; Archie pediria baixa do exército e passaria a trabalhar no mercado financeiro, ganhando pouco. Nessa época, ela escreveria seu segundo romance de detetives, O Inimigo Secreto, publicado em 1922 pela Bodley Head, estrelado pelo casal Thomas e Prudence Beresford - mais conhecidos por seus apelidos, Tommy e Tuppence. Tuppence (uma grafia alternativa para two pence, algo como "dois centavos") é carismática, impulsiva e intuitiva, enquanto Tommy é mais pé no chão, tem pouca imaginação e é muito difícil de enganar; essas características fazem com que os dois, que são amigos de infância e trabalham para o Serviço de Inteligência Britânica, se completem, um precisando do outro para solucionar seus casos. Tommy e Tuppence são os únicos personagens de Christie que envelheceriam ao longo de seus cinco livros: no primeiro, eles têm por volta de 20 anos, são solteiros, e se casam ao final, enquanto no último eles têm por volta de 70 e quase aposentados - no mundo real, também se passariam 50 anos entre as duas publicações. Em O Inimigo Secreto, eles têm de encontrar Jane Finn, sobrevivente do naufrágio do Lusitânia, durante a Primeira Guerra Mundial, que supostamente está de posse de documentos secretos do governo britânico.

O terceiro romance de Christie, Assassinato no Campo de Golfe, seria estrelado mais uma vez por Poirot, e lançado em 1923; dessa vez, um milionário francês pede ajuda a Poirot por acreditar que querem assassiná-lo - o detetive chega tarde demais para evitar o crime, mas não para descobrir o assassino. Nessa época, ela já não teria dificuldade nenhuma para vender suas histórias, e conseguiria um contrato para publicar contos estrelados pelo detetive na revista The Sketch. Um ano antes, ela e o marido seriam convidados para uma excursão por África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Havaí e Canadá, durante a qual ela seria um dos primeiros estrangeiros a praticar o surfe nas praias havaianas. Ao retornar à Inglaterra, o casal compraria uma casa na cidade de Sunningdale, que ela nomearia como Styles, em homenagem à mansão de mesmo nome de seu primeiro romance publicado.

Lá, ela escreveria seus dois últimos livros do contrato com a Bodley Head: O Homem do Terno Marrom, publicado em 1924, no qual a jovem órfã Anne Beddingfield testemunha um homem cair nos trilhos do metrô e, não convencida com a conclusão da polícia de que a morte foi acidental, decide investigar se alguém o empurrou, contando com a ajuda do Coronel Race, aposentado do MI-5; e O Segredo de Chimneys, publicado em 1925, no qual os protagonistas são o Superintendente Battle, policial da Scotland Yard, e a it girl Bundle Brent, que têm de investigar um assassinato que envolve um guia turístico que retornou da África do Sul à Inglaterra trazendo cartas comprometedoras.

Entre junho e setembro de 1925, Christie publicaria uma história de Poirot em 54 partes no jornal London Evening News; nela, enquanto passa férias em um minúsculo vilarejo no qual o passatempo principal é a fofoca, o detetive tem de solucionar o assassinato do homem mais rico do local. As 54 partes seriam reunidas e publicadas em um único livro, chamado O Assassinato de Roger Ackroyd, em 1926, pela editora William Collins & Sons, que publicaria todos os romances seguintes de Christie até sua morte. Em 2013, O Assassinato de Roger Ackroyd seria eleito "a melhor história de 'quem matou?' de todos os tempos" pela Associação dos Escritores de Mistério do Reino Unido, devido à forma como o mistério é apresentado e o assassino é revelado.

Em abril de 1926, a mãe de Christie faleceria, e ela entraria em depressão. Em agosto, Archie pediria o divórcio, alegando ter se apaixonado por outra mulher durante a excursão de 1922. Em 3 de dezembro, o casal teria uma briga após Archie anunciar que passaria o natal entre amigos, sem a esposa. Depois disso, Agatha Christie desapareceria. Seu carro seria encontrado na manhã seguinte na cidade de Surrey, com roupas dentro; houve um temor da polícia de que ela tivesse decidido se matar afogada em um lago próximo ao local onde o veículo foi encontrado. O sumiço da autora logo se tornaria a maior história do ano, mobilizando a imprensa inglesa e sendo destaque em vários outros países, ganhando a primeira página do jornal The New York Times. Mais de mil oficiais de polícia e 15 mil voluntários a procuraram pelas cercanias de sua casa e do local onde seu carro foi encontrado, sem nenhum sucesso. Um jornal da cidade de Surrey ofereceu uma recompensa de cem libras, uma pequena fortuna na época, para quem a encontrasse, e Sir Arthur Conan Doyle levaria uma de suas luvas para que uma médium tentasse dizer onde ela estava. Durante dez dias, ninguém tinha a menor pista de onde ela estava, até que, em 14 de dezembro, ela foi identificada hospedada em um hotel da cidade de Yorkshire sob um nome falso, alegando ser uma turista da África do Sul. Christie alegaria não ter nenhuma memória do evento, e não saber como foi parar no hotel; dois médicos a diagnosticariam com "perda de memória genuína", e até hoje não se sabe se ela quis envergonhar o marido de propósito, incriminá-lo por seu desaparecimento, ganhar mais notoriedade com o episódio, ou se teve um colapso nervoso e quis se isolar do mundo, sendo essas as quatro teorias mais aceitas por seus biógrafos.

Em janeiro de 1927, ela viajaria com a filha para as Ilhas Canárias, para se recuperar do episódio; ao retornar, ela entraria com um pedido de divórcio, que só seria concretizado em 1928. Por decisão judicial, ela manteria a guarda da filha e o sobrenome Christie, já que foi com ele que ficou famosa. Após o divórcio, ela decidiria pegar o Expresso do Oriente, linha de trem que ligava Paris a Istanbul, na Turquia, e, de lá, passar uma temporada em Bagdá, no Iraque, onde conheceria o arqueólogo Leonard Woolley, que a convidaria para acompanhá-lo em uma escavação em fevereiro de 1930, durante a qual ela conheceria outro arqueólogo, Max Mallowan, 13 anos mais jovem que ela. Os dois se apaixonariam e se casariam em setembro de 1930. Christie e Mallowan ficariam casados até a morte da autora, e ela o acompanharia em diversas expedições arqueológicas, usando essas viagens como inspiração para muitos de seus romances seguintes.

Enquanto Christie viajava, seriam publicados mais dois romances estrelados por Poirot. No primeiro, Os Quatro Grandes, de 1927, o detetive se prepara para viajar ao Rio de Janeiro quando tem de mudar seus planos ao receber a visita de um homem à beira da morte que se refere insistentemente a um grupo de pessoas poderosas que seria o responsável pelo atentado, atiçando a curiosidade de Poirot e levando-o a investigar; esse romance nasceria da união de vários contos escritos por Christie e publicados na revista The Sketch, editados e com novas partes escritas para ligá-los uns aos outros. No segundo, O Mistério do Trem Azul, de 1928, durante uma viagem no famoso Trem Azul, de Paris a Nice, uma herdeira norte-americana é assassinada e tem seu colar valiosíssimo roubado, cabendo a Poirot, que estava no trem por acaso, descobrir quem seria o assassino. Nesse período também seria lançado o segundo romance do Superintendente Battle, O Mistério dos Sete Relógios, de 1929, no qual Bundle retorna de viagem para descobrir que um novo assassinato misterioso correu em Chimneys, o de um jovem que seria alvo de uma peça pregada por seus amigos envolvendo oito despertadores, recorrendo ao amigo policial para solucioná-lo.

Então, em 1930, no romance Assassinato na Casa do Pastor, ocorreria a estreia oficial de uma das mais famosas personagens de Christie: Miss Marple. Criada para ser a estrela de um conto publicado pela revista The Royal Magazine em 1927, inspirada nas amigas solteironas de uma tia-avó de Christie, Jane Marple é uma senhorinha idosa que reside na pequena cidade se St. Mary Mead, e tem como passatempo desvendar mistérios relacionados aos poucos crimes que acontecem no local, usando de sua inteligência, boa memória - cada detalhe do mistério a remete a alguma coisa de seu próprio passado - e facilidade para analogias. Quando um coronel do exército é encontrado morto na casa do pastor local, e a polícia se mostra incapaz de encontrar o assassino, Miss Marple, vizinha do pastor, toma para si a tarefa. Curiosamente, nesse primeiro romance, Miss Marple era fofoqueira, intrometida e sempre esperava o pior das pessoas, mas, nos seguintes, se tornaria uma senhorinha moderna, bondosa e querida por todos os seus vizinhos. Ao todo, Miss Marple seria a estrela de 12 romances e mais de 50 contos escritos por Christie.

Também em 1930, seria lançado O Gigante, primeiro de seis livros que Christie escreveria sob o pseudônimo Mary Westmacott, criado por ela para livros que não fossem de detetives - no caso, a história de um músico que tenta compor sua obra-prima. Os livros que Christie assinaria como Westmacott seriam lançados não pela Collins, mas pela editora Heinemann. No ano seguinte, seria a vez de A Morte do Almirante, obra conjunta dos 14 membros do Detection Club, grupo formado por escritores de mistério do qual Christie fazia parte; lançado pela Hodder & Stoughton, o livro tinha 14 capítulos, cada um escrito por um membro diferente do clube, cabendo a Christie o capítulo 4. Também em 1931, seria lançado O Mistério de Sittaford, no qual, durante uma sessão de ouija, o dono de uma mansão é assassinado e seu sobrinho é apontado como o principal suspeito, com uma modelo, convidada da sessão, não se conformando e pedindo ajuda a um jornalista para inocentá-lo e descobrir o verdadeiro culpado. Depois desse, seriam lançados mais dois romances de Poirot, A Casa do Penhasco, de 1932, e Treze à Mesa, de 1933. No primeiro, Poirot conhece por acaso uma jovem que mora na tal Casa do Penhasco, que vem sendo vítima de várias tentativas de assassinato, tomando para si a tarefa de descobrir quem teria interesse em matá-la. No segundo, o célebre Lord Edgware é assassinado pouco após se recusar a dar o divórcio à sua esposa, que se torna a principal suspeita, mas tem um álibi incontestável, cabendo a Poirot descobrir se foi ela mesmo ou encontrar o verdadeiro culpado.

Após Christie e Mallowan se casarem, iriam morar em Chelsea, um dos bairros mais chiques de Londres, e, então, na cidade de Kensington. Em 1934, eles se mudariam para uma casa em Winterbrook, onde Christie residiria até o fim da vida, exceto por um período durante a Segunda Guerra Mundial, no qual o casal voltaria a morar em Londres, em um apartamento em Hampstead. Em 1938, eles comprariam uma casa de veraneio em Devon, mas Christie preferiria passar o verão na casa do cunhado, em Cheshire, que ela usaria como inspiração para várias de suas histórias ambientadas em casas de campo.

Pouco após Christie se mudar para Winterbrook, em 1934, seria lançado seu romance mais famoso, Assassinato no Expresso do Oriente, no qual um crime é cometido durante a viagem de trem bem quando Poirot está usando esse meio de transporte para retornar a Londres - se eu fosse Poirot, evitaria andar de trem. O romance acabaria adaptado para uma novela de rádio, três filmes para o cinema, uma peça de teatro e pelo menos cinco obras de televisão. O mais recente filme para o cinema, de 2017, é o primeiro de uma série de filmes estrelados por Poirot dirigidos por Kenneth Branagh, que também interpreta o detetive, e conta com um elenco estelar que inclui Tom Bateman, Penélope Cruz, Willem Dafoe, Judi Dench, Johnny Depp, Josh Gad, Derek Jacobi, Leslie Odom Jr., Michelle Pfeiffer e Daisy Ridley. Também vale citar como curiosidade que o livro seria lançado nos Estados Unidos com o nome de Murder in the Calais Coach, porque já existia um romance chamado Orient Express, de Graham Greene (que, curiosamente, fora dos Estados Unidos, se chama Stamboul Train).

Também em 1934, seriam lançados Por Que não Pediram a Evans?, no qual o filho do vigário de uma pequena cidade e sua amiga socialite tentam solucionar o que eles imaginam que seja um assassinato, após o rapaz encontrar um homem à beira da morte cujas últimas palavras são o título do livro, e mais um livro creditado a Westmacott, Retrato Inacabado, no qual uma mulher infeliz no casamento conhece um pintor durante uma viagem. Poirot, então, engataria uma sequência de nove romances. Em Tragédia em Três Atos, de 1935, os convidados de um jantar oferecido por um famoso ator de teatro começam a morrer envenenados, e Poirot, que também estava lá jantando, decide encontrar o culpado antes que seja a próxima vítima. Em Morte nas Nuvens, também de 1935, Poirot é um dos passageiros de um voo de Paris a Londres, durante o qual ocorre um assassinato sem que ninguém perceba; intrigado, o detetive, que estava dormindo na hora do crime, decide investigar. Em Os Crimes ABC, de 1936, Poirot recebe uma carta misteriosa detalhando um crime que ainda não ocorreu, e corre contra o tempo para encontrar o futuro assassino. Em Morte na Mesopotâmia, também de 1936, uma mulher que havia sido casada com um espião recebe várias cartas a ameaçando de morte caso se case novamente, atribuindo-as ao ex-marido; quando ela morre de repente em um sítio arqueológico no Iraque, após se casar com um arqueólogo, Poirot, que estava de férias em uma cidade próxima, decide investigar. Em Poirot Perde uma Cliente, de 1937, uma mulher que teme que seus parentes a matem para ficar com sua herança escreve a Poirot, que chega tarde demais, e descobre que a única testemunha do crime é o cachorrinho da vítima. Em Encontro com a Morte, durante uma viagem a Jerusalém, um jovem trama matar a própria madrasta, que controla sua vida; Poirot, hóspede no mesmo hotel, ouve os planos por acaso, e decide ficar de olho. E em O Natal de Poirot, de 1938, um milionário convida vários parentes com quem não tem contato há anos para uma festa de Natal e acaba assassinado, cabendo a Poirot, convidado a olhar o caso por um amigo policial, descobrir qual dos parentes foi o assassino.

Eu separei dois dessa lista de nove porque acredito que merecem destaque: Cartas na Mesa, de 1936, é uma espécie de crossover do "Christieverso", contando com não um, mas quatro detetives: Poirot, o Coronel Race, o Superintendente Battle e Ariadne Oliver, escritora de romances de mistério que é uma espécie de alter ego de Christie, criadora de uma série de sucesso estrelada pelo detetive finlandês vegetariano Sven Hjerson. Oliver possui um conhecimento sem par da mente criminosa, e uma espécie de piada recorrente em seus livros é que, sempre que ela decide seguir sua "intuição feminina", ela fica mais longe de solucionar o caso. Em Cartas na Mesa, os quatro são convidados de uma das famosas festas do extravagante Sr. Shaitana, que é assassinado, fazendo com que um dos outros quatro convidados, todos já envolvidos em assassinatos no passado, se tornem suspeitos.

Já em Morte no Nilo, de 1937, Poirot e o Coronel Race são convidados de uma viagem de luxo pelo Egito por ocasião do casamento da riquíssima Linnet Ridgeway - que, adivinhem, é assassinada durante um cruzeiro no Nilo. A principal suspeita é a melhor amiga de Linnet, porque o marido da milionária é seu ex-namorado, que decidiu terminar com ela para se casar com a outra, mas, conforme Poirot investiga, descobre que nenhum dos convidados é o que parece ser. Morte no Nilo seria adaptado para uma peça de teatro, um especial de TV transmitido ao vivo pelo canal norte-americano NBC em 1950, uma novela de rádio e dois filmes para o cinema, o mais recente, de 2022, parte da série de Poirot de Kenneth Branagh. Assim como o primeiro filme, ele tem elenco estelar, que inclui Tom Bateman, Annette Bening, Russell Brand, Ali Fazal, Dawn French, Gal Gadot, Armie Hammer, Rose Leslie, Emma Mackey, Sophie Okonedo, Jennifer Saunders e Letitia Wright.

Em 1939, Christie lançaria um de seus mais famosos romances, E Não Sobrou Nenhum, no qual dez pessoas aparentemente sem nenhuma conexão entre si são convidadas para uma ilha misteriosa e ficam presas em uma mansão durante a noite, sendo assassinados um a um, com os sobreviventes tentando descobrir o assassino antes que seja tarde demais. Bizarramente, quando esse livro foi lançado pela primeira vez no Brasil, ele recebeu o título de O Caso dos Dez Negrinhos, que mais tarde foi considerado racista e mudado para uma tradução literal do título original. E Não Sobrou Nenhum seria eleito o melhor romance de Christie em uma votação realizada dentre os fãs em 2015; segundo os críticos, o livro tem como maior mérito subverter os romances de detetives, já que, apesar de ter pessoas isoladas, assassinatos em série e um assasino misterioso, não há detetive, procura por pistas, entrevistas com suspeitos, nem a tradiconal reunião dos sobreviventes para explicar quem é o culpado e suas motivações.

Também em 1939, seria lançado É Fácil Matar, no qual o ex-policial Luke Fitzwilliam conhece no trem uma senhorinha que diz ser vidente e capaz de descobrir quem será a próxima vítima de uma série de assassinatos ocorridos em sua cidade natal; Luke toma a história como fantasiosa, mas, quando vê no noticiário que não somente o homem que a vidente apontou como a próxima vítima está morto, mas também a própria vidente, atropelada, decide ir até a cidadezinha investigar. Poirot, então, seria o astro de mais uma trilogia, por assim dizer. Em Cipreste Triste, de 1940, a jovem Elinor é a única herdeira de uma tia milionária, mas recebe uma carta dizendo que a tia pode deixar tudo para a filha de um empregado, chamada Mary. Elinor e seu noivo viajam à casa da tia para tirar a história a limpo, e o namorado se apaixona por Mary, deixando Elinor. A tia morre e, no testamento, Elinor realmente herda tudo, mas Mary aparece morta e Elinor é a principal suspeita, cabendo a Poirot inocentá-la. Já em Uma Dose Mortal, também de 1940, o dentista de Poirot é encontrado morto em um aparente suicídio, mas o detetive não acredita nesta hipótese e decide investigar se houve assassinato. E em Morte na Praia, de 1941, um aparente crime passional envolvendo dois casais infiéis ocorre em um hotel na Cornualha onde Poirot está hospedado, com a polícia local pedindo a ajuda do detetive para solucioná-lo.

1941 também seria o ano de lançamento de M ou N?, segundo romance estrelado por Tommy e Tuppence. Durante a Segunda Guerra Mundial, um agente inglês que tentava desmascarar um espião nazista é morto na Escócia; Tommy é enviado em segredo para se hospedar no hotel onde o suposto espião está e descobrir quem ele é, e, ao chegar lá, encontra Tuppence, que recebeu a mesma missão. Esse romance faria com que Christie fosse interrogada pelo MI-5, o serviço secreto britânico, por causa de um personagem chamado Major Bletchley, mesmo nome do centro de quebra de criptografia da agência, Bletchley Park, o que levaria o MI-5 a desconfiar que a escritora tinha uma fonte dentro do serviço secreto, que lhe daria ideias para seus romances de espionagem. Durante o interrogatório, Christie diria ter tido a inspiração para a história e o nome do personagem após ficar presa em um engarrafamento durante horas, bem em frente ao Bletchley Park.

Poirot voltaria à ativa em Os Cinco Porquinhos, de 1942, no qual o detetive é contratado pela filha de um famoso pintor que morreu envenenado, com sua mãe tendo sido condenada pelo crime e morrido na prisão, mas sempre sustentado ser inocente, com Poirot devendo descobrir o verdadeiro culpado. Então, seriam lançados dois romances de Miss Marple: em Um Corpo na Biblioteca, também de 1942, a empregada encontra o corpo de uma jovem desconhecida na biblioteca da residência de um coronel da reserva, e a agora simpática senhorinha, velha amiga do coronel, decide ajudar a polícia a descobrir quem é a jovem e como teria ocorrido seu assassinato; já em A Mão Misteriosa, de 1943, um casal de irmãos se muda para uma pequena cidade do interior para que o rapaz se recupere de um acidente, e começa a receber cartas anônimas que os acusam de não serem irmãos, e sim amantes, com Miss Marple se envolvendo quando os moradores da cidade começam a morrer em crimes ligados às cartas.

Em 1944, seria lançado o último romance do Superintendente Battle, Hora Zero, no qual um tenista é assassinado enquanto promovia um encontro entre sua esposa atual e a anterior, para que as duas, que se detestavam, fizessem as pazes. No mesmo ano, seria lançado mais um romance de Westmacott, Ausência na Primavera, no qual uma jovem reflete sobre sua vida durante uma viagem de trem. Em 1945, seria a vez de E No Final, A Morte, um dos poucos romances de Christie que não é ambientado no século XX: no Antigo Egito, uma família vive da agricultura e pecuária, com tudo correndo bem até que o chefe da família leva para morar com eles uma concubina intriguenta; é a concubina que é assassinada, em circunstâncias que sugerem o sobrenatural, cabendo à filha viúva do chefe da família investigar o mistério. No mesmo ano, teríamos também Um Brinde de Cianureto, no qual o Coronel Race assume a investigação de um caso ocorrido um ano antes e arquivado como suicídio por envenenamento, para o qual surgem novas evidências após o marido da vítima decidir fazer uma reconstituição.

Poirot voltaria a estrelar um romance em 1946, A Mansão Hollow, para a qual ele é convidado para um almoço, encontrando um assassinato misterioso assim que chega lá. O romance de mistério seguinte só seria publicado em 1948, Seguindo a Correnteza, também estrelado por Poirot, no qual um milionário se casa com uma viúva bem mais jovem, morre pouco depois, e deixa toda sua fortuna para ela; a família não se conforma, e a cunhada do milionário contrata uma vidente que diz que o primeiro marido da suposta viúva ainda está vivo, sendo o casamento, portanto, inválido, e cabendo a Poirot, contratado pela família, averiguar se isso procede. No mesmo ano, teríamos O Conflito, mais um romance de Westmacott, que envolve um triângulo amoroso entre um deficiente, um membro do parlamento e uma bela mulher. E, em 1949, seria lançado A Casa Torta, no qual um milionário grego constrói uma casa de arquitetura peculiar para morar com toda a família, incluindo sua esposa, 50 anos mais jovem. Quando ele é assassinado, ela se torna a principal suspeita, mas a neta mais velha do milionário namora um inspetor da Scotland Yard, e esse casal decide averiguar quem seria o verdadeiro culpado.

Em 1950, Christie seria eleita para a Royal Society of Literature, organização que reúne os maiores nomes da literatura do Reino Unido. Em 1956, ela seria condecorada com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico, sendo promovida a Dama da Ordem do Império Britânico, o equivalente feminino ao título de cavaleiro, em 1971. Três anos antes, Malloway seria ele mesmo condecorado cavaleiro por suas descobertas no campo da arqueologia, o que daria a Christie o título de Lady Malloway, que ninguém usava, já que ela era muito mais famosa que o marido.

Na década de 1950, Christie começaria a se interessar por peças de teatro; seus romances já vinham sido adaptados para o teatro por outros dramaturgos desde 1928, mas, em 1951, ela decidiria ela mesma adaptar um de seus contos, que até hoje permanece inédito no Reino Unido, a pedido da própria autora, que não quis que ele fosse publicado enquanto a peça estivesse sendo encenada. Com o nome de A Ratoeira, a peça é um mistério tradicional de Christie, com uma mansão na qual vários convidados se reúnem, um assassinato em circunstâncias misteriosas, e um detetive, o Sargento Trotter, que recolhe as pistas e usa de seu raciocínio para elucidar o caso. A peça possui um plot twist próximo ao final, e, quando termina, o elenco pede para que a plateia não revele nenhum de seus segredos, para que os futuros espectadores não sejam prejudicados. Encenada pela primeira vez em 6 de outubro de 1952 no West End, A Ratoeira é atualmente a peça recordista em apresentações, com quase 29 mil, tendo sido encenada sem interrupções até 16 de março de 2020, quando todos os teatros de Londres tiveram de fechar devido à pandemia - não é à toa que o conto original ainda não foi publicado.

Christie chegaria a declarar que se divertia mais escrevendo peças de teatro do que contos ou romances; no total, ela escreveria 16 peças, quase todas adaptações de seus próprios textos já publicados. Três delas merecem destaque: Testemunha da Acusação, que estreou em 28 de outubro de 1953, também é inspirada em um conto, publicado originalmente em 1925, e é ambientada durante o julgamento de um homem acusado de matar uma milionária para ficar com sua herança, mais especificamente na parte em que a esposa desse homem, a qual todos acham que será uma testemunha de defesa, começa a depor contra ele, ajudando a acusação - mais uma vez, a peça tem um final surpreendente, que o elenco pede para que não seja revelado. Testemunha da Acusação seria encenada em diversos outros países, contando, inclusive, com uma versão encenada na Broadway, que ganharia dois prêmios Tony e renderia a Christie o Edgar Award de Melhor Peça de Mistério.

A Teia da Aranha, que estrearia em 27 de setembro de 1954, é um texto totalmente inédito, escrito a pedido da atriz Margaret Lockwood, que protagonizou a primeira montagem; nela, a esposa de um diplomata se vê envolvida em uma trama envolvendo o assassinato do segundo marido da mãe de sua enteada, do qual a menina é a principal suspeita. A Teia da Aranha seria adaptado por Charles Osborne para um romance, creditado a Christie, lançado em 2000. Após sua estreia, Christie se tornaria a primeira dramaturga a ter três peças sendo encenadas simultaneamente em Londres. A única outra peça de Christie com texto inédito seria O Veredito, que estrearia em 25 de fevereiro de 1958, no qual um professor brilhante imigra com sua esposa doente e uma prima para a Inglaterra para escapar da perseguição política em seu país, e logo se vê envolvido em um triângulo de infidelidade com uma de suas melhores alunas e com a tal prima, que originalmente foi com eles para cuidar da saúde da esposa.

Voltando aos romances, em 1950 seria lançado mais um romance de Miss Marple, Convite para um Homicídio, hoje considerado um dos maiores clássicos do mistério, no qual um anúncio no jornal convida os amigos da família para um homicídio que ocorrerá em uma mansão; achando que se trata de uma festa temática, várias pessoas atendem, mas ocorre realmente um homicídio, e, ao tomar conhecimento da história, Miss Marple decide auxiliar a polícia. Em 1951, seria a vez de Aventura em Bagdá, no qual um agente do governo britânico sofre um atentado na capital iraquiana e morre nos braços de uma jovem um tanto trambiqueira, que passa a ser a próxima vítima e se envolver em várias situações inusitadas. Poirot voltaria aos holofotes em 1952, com A Morte da Sra. McGinty, no qual, a pedido de um amigo inconformado com o resultado de um julgamento, que pode levar um inocente à morte, o detetive se hospeda em uma pequena pensão onde ocorreu o assassinato de uma faxineira, para tentar elucidá-lo. Também em 1952, Miss Marple retornaria com Um Passe de Mágica, no qual, a pedido de uma amiga dos tempos de escola, tenta elucidar um crime ocorrido em uma mansão que se converteu em um centro de recuperação de delinquentes juvenis. Ainda em 1952, seria lançado Filha É Filha, romance de Westmacott no qual uma filha tenta impedir que a mãe se case pela segunda vez.

1953 teria um romance de Poirot, Depois do Funeral, no qual o detetive, mais uma vez a pedido de um amigo, se disfarça e se infiltra em uma mansão para elucidar o assassinato da irmã de um milionário, que, no funeral do irmão, insinuou que ele também havia sido assassinado, quando todos imaginavam ter sido morte natural; e um de Miss Marple, Cem Gramas de Centeio, no qual um empresário morre durante o café da manhã com misteriosos cem gramas de centeio no bolso, e a senhorinha, ao tomar conhecimento do caso através das manchetes de jornal, encontra uma pista que a polícia deixou passar e decide se envolver. Em 1955, seria a vez de Um Destino Ignorado, no qual Hillary Craven, após perder a filha para uma doença, ser abandonada pelo marido e cogitar o suicídio, decide aceitar um convite de um agente secreto para uma missão perigosíssima, que busca elucidar o desaparecimento de vários cientistas. A esse, se seguiriam mais dois romances de Poirot, Morte na Rua Hickory, também de 1955, no qual o detetive, investigando um aparente surto de cleptomania em uma pensão estudantil, se vê mais uma vez diante de um assassinato misterioso, e A Extravagância do Morto, de 1956, no qual Ariadne é contratada para organizar um jogo de detetive numa mansão, e, temendo que algo possa dar errado, convida Poirot - que logo descobre que a romancista fez bem.

1956 também seria o ano de lançamento do último romance que Christie assinaria como Westmacott, O Fardo, que acompanha a vida de duas irmãs sobreviventes de um incêndio quando crianças. Miss Marple retornaria em A Testemunha Ocular do Crime, de 1957, no qual uma amiga sua, ao vir da Escócia para visitá-la, testemunha um assassinato da janela de seu trem, mas Miss Marple é a única a acreditar em sua história. Em 1958 seria a vez de Punição para a Inocência, o livro preferido da própria Christie, no qual um homem é condenado por matar a própria mãe e morre na prisão, mas, dois anos depois, um amigo da família encontra novas provas que revelam que ele era inocente - mas não quem seria o verdadeiro assassino, cabendo a esse amigo descobrir. Então retornaria Poirot, em Um Gato Entre os Pombos, de 1959, no qual um príncipe de um país árabe envia ao Reino Unido, pouco antes de morrer, joias valiosíssimas, que desaparecem.

Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto morava em Londres, Christie trabalharia como farmacêutica assistente no Universe College Hospital; seu chefe daria a ela uma ideia de trama, que ela usaria em O Cavalo Amarelo, romance lançado em 1961. Nele, o protagonista é Mark Easterbrook, escritor amigo de Ariadne que se vê envolvido em uma série de mortes aparentemente naturais, mas que ele suspeita serem homicídios; curiosamente, sua investigação aponta para o sobrenatural, com três mulheres vistas como bruxas se tornando as principais suspeitas. O Cavalo Amarelo ganharia as manchetes dos jornais britânicos em 1977, quando um médico que havia lido o livro reconheceria os sintomas de um paciente como sendo os descritos por Christie para envenenamento por tálio, salvando sua vida após vários colegas já o terem desenganado.

Miss Marple retornaria em A Maldição do Espelho, de 1962, ambientado na mesma mansão de Um Corpo na Biblioteca, onde ocorre um novo crime, um envenenamento durante uma festa organizada pela nova dona da casa; curiosamente, no início do romance Miss Marple sofre uma queda e fica incapaz de se mover livremente, servindo como orientadora para o Inspetor Dermot Craddock, policial responsável pela investigação. Poirot passaria por situação semelhante em Os Relógios, de 1963, no qual é desafiado por um amigo agente do serviço secreto a desvendar o assassinato de um homem desconhecido na casa de uma senhora cega, onde foram encontrados quatro relógios todos marcando a mesma hora, mas que não pertencem a ela - com a condição de que o detetive deve se sentar em uma poltrona e não se levantar de lá até solucionar o caso. Miss Marple, então, emendaria dois romances, Mistério no Caribe, de 1964, no qual vai passar férias pagas por um sobrinho em uma ilha caribenha e acaba se deparando com um assassinato misterioso, e O Caso do Hotel Bertram, de 1965, quando uma sobrinha, talvez para não ser preterida em relação ao que pagou as férias no Caribe, paga para a senhorinha uma estada em um hotel de luxo, durante a qual uma herdeira é alvo de um atentado frustrado, e ela decide usar suas habilidades de detetive para ajudar a Scotland Yard a descobrir quem seria o perpetrador.

Em A Terceira Moça, de 1966, Poirot é procurado por uma moça que acha ter cometido um homicídio, mas desiste de pedir sua ajuda por considerar o detetive "velho demais". Acontece que Poirot foi indicado à garota por Ariadne, que estranha esse comportamento; o detetive e a escritora, então, decidem investigar se de fato ocorreu um crime, e se realmente foi a garota a responsável. Já em Noite Sem Fim, um rapaz inglês que gosta de viver a vida a cada momento, rejeitando empregos fixos, e uma herdeira norte-americana se apaixonam e se casam em segredo, para desgosto da família da moça, construindo uma mansão em um local que ciganos dizem ser amaldiçoado - e passando por situações terríveis ao decidir ignorar os avisos e morar na casa assim mesmo. E em Um Pressentimento Funesto, Tommy e Tuppence vão visitar uma tia em um asilo de idosos e acabam acidentalmente se envolvendo em uma trama de mistério que envolve desaparecimentos misteriosos e diamantes roubados.

Em 1969, seria lançado A Noite das Bruxas, no qual Ariadne é convidada para uma festa de Halloween, durante a qual uma adolescente se gaba de já ter presenciado um assassinato, mas não é levada a sério por ser muito mentirosa; quando a menina aparece morta, a escritora decide pedir ajuda a Poirot para descobrir qual dos convidados seria o assassino. O terceiro filme da série de Kenneth Branagh, lançado nesse ano de 2023, se diz inspirado nesse romance, mas também usa muitos elementos de O Mistério de Sittaford. Além de Branagh como Poirot e Tina Fey como Ariadne, o elenco conta com Kyle Allen, Camille Cottin, Jamie Dornan, Jude Hill, Ali Khan, Emma Laird, Kelly Reilly, Riccardo Scamarcio e Michelle Yeoh. Embora no Brasil o livro e o filme tenham o mesmo título, em inglês eles são diferentes: o livro se chama Hallowe'en Party, enquanto o filme se chama A Haunting in Venice (algo como "um susto em Veneza", cidade onde o filme é ambientado, diferentemente do livro, ambientado no interior da Inglaterra).

Em 1970, seria a vez do lançamento de Passageiro para Frankfurt, no qual um diplomata é abordado durante uma viagem por uma mulher que diz estar com a vida em perigo, e acaba se envolvendo em uma trama que inclui nazistas, armamento da população e manipulação da mente de jovens em prol da dominação mundial. Em Nêmesis, de 1971, Miss Marple reencontra um homem que havia conhecido no Caribe, que agora está à beira da morte e pede para que ela tente solucionar um crime misterioso, fornecendo apenas uma palavra-código, "Nêmesis", e uma vaga para a senhorinha na excursão "Casas e Jardins Famosos da Grã-Bretanha". E, em Os Elefantes Não Esquecem, de 1972, Ariadne é chamada para prestar depoimento sobre um caso ocorrido 15 anos atrás; intrigada por ele ainda não ter solução, ela decide pedir ajuda a Poirot, com os dois podendo confiar apenas na memória das pessoas que viveram naquela época.

No início da década de 1970, a saúde de Christie começaria a se deteriorar rapidamente - embora não tenha sido diagnosticada na época, seus médicos e biógrafos imaginam que ela teria desenvolvido Mal de Ahlzeimer ou demência. Apesar disso, ela continuaria escrevendo, com seu último trabalho sendo Portal do Destino, a última aventura de Tommy e Tuppence, de 1973. Às vésperas da aposentadoria, o casal se muda para uma casa antiga no litoral, que conta com uma sótão cheio de livros, deixados lá pelos antigos proprietários. Em um deles, Tuppence encontra uma pista para um aparente assassinato jamais solucionado, e ela e Tommy decidem entrevistar os moradores da cidade para tentar descobrir quem era a vítima, quem a matou e por qual motivo - com a principal dificuldade sendo que o crime ocorreu há mais de 50 anos, e a memória dos moradores já se confundiu com as várias histórias que acabariam sendo inventadas sobre o caso.

Christie faleceria em casa, de causas naturais, aos 85 anos, em 12 de janeiro de 1976; na época, ela era a escritora mais vendida da história, tendo vendido mais de 300 milhões de livros no mundo todo. Seu funeral seria simples e apenas para a família e amigos próximos, mas contaria com a presença de equipes de mais de 20 redes de televisão do mundo inteiro. Seu inventário seria extremamente simples, pois, em 1955, ela havia criado uma empresa, a Agatha Christie Limited, para cuidar de tudo o que fosse relacionado ao que ela escrevia, e que já era a detentora dos direitos autorais sobre todas as suas obras desde sua fundação; por causa disso, seu marido e filha receberiam apenas 106.683 libras de herança, embora Christie tivesse uma fortuna de aproximadamente 20 milhões de libras - que, legalmente, pertenciam à empresa. Em 1968, Christie venderia 51% das ações da empresa para a editora Booker Books, mas ela, Malloway e Rosalind manteriam o direito de indicar metade da mesa diretora e o presidente da empresa, além de ter poder de veto sobre adaptações e republicações de seus romances, contos e peças. Malloway faleceria pouco depois dela, em 1978, mas Rosalind ainda viveria até 2004; atualmente, 64% da Agatha Christie Limited pertencem à Acorn Media Enterprises, e os outros 36% pertencem a James Prichard, neto de Rosalind e bisneto de Christie, que manteve os privilégios da família, mas raramente os exerce.

Em seu testamento, Christie deixou instruções para que, após sua morte, fossem publicados dois romances que ela havia escrito durante a década de 1940, cujos manuscritos estavam trancados no cofre de um banco; diz a lenda que ela não queria que nenhum outro escritor assumisse seus mais famosos personagens, e, por isso, escreveu "capítulos finais" para as carreiras de cada um deles. O primeiro desses romances póstumos seria Cai o Pano, no qual um já envelhecido Poirot retorna à Mansão Styles, palco de seu primeiro caso, para encontrar um assassino responsável por cinco crimes ocorridos ao longo da carreira do detetive, que ele acredita estar escondido dentre os convidados da família. O segundo, último texto inédito de Christie a ser publicado, seria Um Crime Adormecido, no qual uma jovem recém-casada que jamais havia visitado a Inglaterra viaja para lá em lua de mel, mas passa a ter vários déjà vu, como se já conhecesse todos os locais que visita, e, durante uma peça de teatro, tem uma visão de uma mulher assassinada; Miss Marple, que também estava na plateia da peça, acha sua história curiosa, e decide investigar se tal assassinato de fato teria ocorrido. Ambos seriam publicados ainda em 1976, com intervalo de meses.

Além dos 73 romances, Christie escreveria 166 contos, originalmente publicados em revistas, ou para primeira publicação em coletâneas. Esses contos podem ser encontrados nas seguintes coletâneas: Poirot Investiga (1924), Sócios no Crime (1929, somente com contos de Tommy e Tuppence), O Misterioso Sr. Quin (1930), Os Treze Problemas (1932), O Cão da Morte (1933), O Detetive Parker Pyne (1934), O Mistério de Listerdale (1934), Assassinato no Beco (1937), Um Acidente e Outras Histórias (1939), Os Trabalhos de Hércules (1947), Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (1950), A Aventura do Pudim de Natal (1960), A Mina de Ouro (1971), Os Primeiros Casos de Poirot (1974), Os Últimos Casos de Miss Marple (1979), Enquanto Houver Luz (1997) e Poirot Sempre Espera e Outras Histórias (2008).

0 Comentários:

Postar um comentário