domingo, 9 de abril de 2023

Escrito por em 9.4.23 com 0 comentários

Aerosmith

Essa semana eu estava conversando com alguns colegas sobre como é curioso que as crianças e adolescentes, via de regra, não têm noção nenhuma sobre a idade dos adultos. Por exemplo, quando eu era adolescente e o Aerosmith estourou com aqueles clipes da Alicia Silverstone, eu achava que o Steven Tyler era um velho, que tinha no mínimo uns 70 anos. Acontece que, em 1993, ano do lançamento de Get a Grip, Tyler tinha a idade que eu tenho hoje: 45 anos. Essa constatação me fez também perceber que, apesar de eu gostar bastante do Aerosmith, jamais havia escrito um post sobre eles. Isso será corrigido hoje. Pois hoje é dia de Aerosmith no átomo!


A alma do Aerosmith é a dupla Steven Tyler e Joe Perry, fundadores da banda e principais compositores de suas canções. Quando o Aerosmith surgiu, entretanto, cada um estava em uma banda diferente. Tyler - cujo nome verdadeiro é Steven Victor Tallarico - era baterista na banda de rock pesado Strangeurs, formada em 1964 na cidade de Yonkers, Nova Iorque, que em 1969 mudaria de nome para Chain Reaction; Perry - cujo nome verdadeiro é Joseph Anthony Pereira - era o vocalista da banda de blues Jam Band, formada em 1969 na cidade de Boston, Massachusetts, fundada por ele e pelo baixista Tom Hamilton. Em janeiro de 1970, Perry e Hamilton conheceriam o baterista Joey Kramer, que era amigo de Tyler e sempre quis estar na mesma banda que ele, o que era impossível porque ambos eram bateristas. Kramer, de toda forma, arrumaria para o Chain Reaction tocar em Boston, na mesma noite do Jam Band, e apresentaria Tyler a Perry e Hamilton. Tyler adoraria o som da Jam Band, e proporia a Perry que ambas as bandas se fundissem em uma só, mas com um detalhe: Tyler deveria ser o vocalista, porque não queria mais ser baterista, o que também permitiria  que Kramer fizesse parte da banda. Após alguns meses de negociações, Perry e Hamilton concordariam, mas os demais membros da Chain Reaction não, e voltariam para Yonkers sem Tyler.

Tyler, Perry, Hamilton e Kramer se mudariam para um apartamento em Boston, onde passariam a maior parte do tempo assistindo a reprises de Os Três Patetas e compondo canções; ocasionalmente, eles ainda se apresentavam com o nome de Jam Band. Como seu som ficava cada vez mais diferente do blues tradicional pelo qual a Jam Band era conhecida, eles decidiriam que a banda precisaria de um novo nome, e cogitariam The Hookers, Spike Jones e Fox Chase - chegando a fazer um show usando esse último. Kramer sugeriria Aerosmith, nome que ele havia criado na adolescência, inspirado no álbum Aerial Ballet, de Harry Nilsson; ao fazer a sugestão, seus colegas de banda entenderiam Arrowsmith, nome de um romance de Sinclair Lewis que eles tiveram de ler no Ensino Médio, e foram terminantemente contra. Quando a confusão foi esclarecida, todos acharam a história tão engraçada que decidiram adotar mesmo o nome Aerosmith.

Acreditando que a banda precisava de um segundo guitarrista - após ele assumir os vocais, Perry se tornaria o guitarrista principal - Tyler convidaria Ray Tabano, seu colega de infância, para se juntar ao Aerosmith, que se tornaria um quinteto. Com essa formação, o Aerosmith faria seu primeiro show, em 6 de novembro de 1970, no ginásio de uma escola de ensino médio da cidade de Mendon, Massachusetts. Tabano não se interessaria muito em seguir com a banda, porém, e, já em 1971, expressaria seu desejo de sair, sendo substituído por Brad Whitford, que foi colega de Kramer na Berklee School of Music. Exceto por um curto período entre 1979 e 1984, a formação Tyler, Perry, Hamilton, Kramer e Whitford seria a oficial do Aerosmith até hoje.

O Aerosmith conseguiria um contrato com a Columbia Records em 1972 graças a um estratagema: quando começou a fazer sucesso com suas apresentações em Boston, a banda contratou os empresários David Krebs e Steve Leber, que conseguiram pra eles vários shows no nordeste dos Estados Unidos. Os empresários conseguiriam convencer os executivos da Columbia a assistir a um show do Aerosmith, mas a única data disponível que eles tinham era uma na qual ocorreria uma apresentação de várias bandas novas no restaurante Max's Kansas City, em Nova Iorque, na qual o Aerosmith não iria se apresentar. Os membros da banda, então, decidiriam "subornar" o dono do restaurante, pagando de seus próprios bolsos um valor não especificado para que o Aerosmith fosse incluído na apresentação. Os executivos, sem saber dessa história, adorariam o som da banda, e os contratariam.

O primeiro álbum do Aerosmith, também chamado Aerosmith, seria lançado em janeiro de 1973, e já traria a mistura de rock e blues que se tornaria o som característico da banda; sua única música de trabalho seria Dream On, mas Mama KinWalkin' the Dog também se tornariam grandes sucessos, tocando nas rádios graças à insistência dos fãs. O álbum chegaria à posição 166 do Top 200 da Billboard, e, inicialmente, venderia o suficiente para um Disco de Ouro, alcançando um Disco de Platina Duplo quando somadas as vendas dos relançamentos. Após seu lançamento, a banda sairia em turnê, e, após voltar, já emendaria um segundo álbum, Get Your Wings, lançado em março de 1974, primeiro a trazer o logotipo oficial da banda, um A maiúsculo com uma estrela dentro de um círculo com duas asas. Suas músicas de trabalho seriam Same Old Song and Dance, Train Kept A Rollin' (um cover da banda The Yardbirds) e S.O.S. (Too Bad); assim como no primeiro álbum, duas faixas, Lord of the Thighs e Seasons of Wither, acabariam sendo tocadas nas rádios por insistência dos fãs. Get Your Wings seria o primeiro de quatro álbuns de sucesso do Aerosmith produzidos por Jack Douglas; ele chegaria à posição 66 do Top 100 da Billboard, e, inicialmente, renderia um Disco de Ouro, chegando a um Disco de Platina Triplo após somar as vendas de seus relançamentos.

Mais uma vez, o Aerosmith gravaria um álbum durante a turnê do anterior, e seu terceiro, Toys in the Attic, seria lançado em abril de 1975. Esse seria o álbum do Aerosmith de maior vendagem dentro dos Estados Unidos, chegando à posição 11 da Billboard e vendendo incialmente o suficiente para um Disco de Platina Duplo, e, somando as vendas dos relançamentos, o suficiente para nove Discos de Platina; com ele, o Aerosmith também se tornaria um sucesso internacional, com sua turnê também contando com shows na Europa. Suas músicas de trabalho seriam Sweet Emotion (primeiro single da banda a entrar para o Top 40 da parada de sucessos), Walk This Way e You See Me Crying. Para aproveitar o sucesso do álbum, os dois anteriores seriam relançados, e Dream On seria lançado em single, alcançando a sexta posição na parada de sucessos. Apesar do sucesso com o público, o Aerosmith não agradava muito à crítica, que o considerava uma imitação dos Rolling Stones, frequentemente citando uma semelhança física "proposital" entre Steven Tyler e Mick Jagger.

Após o lançamento de Toys in the Attic, o Aerosmith estouraria pela primeira vez. Seu álbum seguinte, Rocks, de maio de 1976, venderia o equivalente a um Disco de Platina em sua primeira tiragem, e mais três quando somados os relançamentos. Suas músicas de trabalho seriam Last Child, Home Tonight e Back in the Saddle, todas entrando para o Top 40 da parada de sucessos; no geral, o álbum tinha um som mais pesado e cru que os anteriores, que resultou em reclamações de alguns fãs, mas fez com que a crítica se rendesse, passando a considerar o Aerosmith como uma banda de talento e única, sem ser cópia de ninguém. Toys in the Attic e Rocks constam da lista dos Maiores Álbuns de Todos os Tempos da revista Rolling Stone, e já foram citados como influências por bandas como Guns N' Roses, Metallica e Mötley Crüe. Seria nessa época, também, que Tyler teria um caso com a coelhinha da Playboy Bebe Buell, que resultaria no nascimento da atriz Liv Tyler.

Mantendo a tradição de um álbum por ano, o quinto do Aerosmith, Draw the Line, seria lançado em dezembro de 1977. Suas músicas de trabalho, mais uma vez todas Top 40, seriam Draw the Line, Kings and Queens e Get It Up; o álbum alcançaria a posição 11 na Billboard, e renderia mais um Disco de Platina Duplo. O sucesso, entretanto, parecia já estar subindo à cabeça dos integrantes, principalmente de Tyler, que se entregaria a um vício pesado em drogas - em uma entrevista, ele declararia ter gasto 64 milhões de dólares em drogas em um ano, com Perry rindo e dizendo que ele não estaria vivo se isso fosse verdade. Tyler e Perry seriam apelidados pela imprensa de "The Toxic Twins" ("os gêmeos tóxicos"), e chegariam a usar drogas até mesmo durante os shows. A qualidade dos shows, aliás, também começaria a decair, com os músicos parecendo estar sempre ou muito cansados, ou muito drogados.

Durante a turnê de Draw the Line, o Aerosmith apareceria no filme Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, para o qual gravaria um cover de Come Together, dos Beatles, que seria lançado em single e seria o último Top 40 da banda durante quase dez anos. Também durante essa turnê, eles decidiriam lançar um álbum duplo ao vivo, chamado Live! Bootleg, lançado em outubro de 1978, que alcaçaria a posição 13 da Billboard e renderia à banda mais um Disco de Platina. Live! Bootleg teria apenas uma música inédita, Chip Away the Stone, lançada em single, que alcançaria a posição 77. Depois disso, a banda atravessaria um período muito turbulento.

Em 1979, o Aerosmith estava gravando seu sexto álbum quando decidiu sair em mais uma turnê. Durante um dos shows dessa turnê, na cidade de Cleveland, Ohio, nos bastidores, a esposa de Perry se envolveria em uma discussão com a esposa de Hamilton, e jogaria um copo de leite nela; Tyler então acusaria a esposa de Perry de ser encrenqueira, e Perry decidiria sair da banda, levando músicas que já havia escrito, mas que o Aerosmith ainda não tinha gravado, e formar uma nova banda, chamada The Joe Perry Project. Para concluir a turnê, Whitford seria promovido a guitarrista principal, e Richie Supa, amigo de longa data de Tyler e co-compositor de algumas canções do Aerosmith, assumiria a segunda guitarra, mas, para concluir a gravação do álbum, Jimmy Crespo seria contratado como segundo guitarrista. Chamado Night in the Ruts, o álbum seria lançado em novembro de 1979, e teria apenas uma música de trabalho, Remember (Walking in the Sand), um cover da banda The Shangri-Las; o álbum chegaria à posição 14 da Billboard, mas venderia apenas o suficiente para um Disco de Ouro, embora, somando os relançamentos, renderia um Disco de Platina.

Segundo Hamilton, as gravações de Night in the Ruts seriam extremamente demoradas e complicadas devido ao vício de Tyler, que tinha dificuldades para se concentrar e para cantar; a parada para sair em turnê teria sido uma tentativa de arejar o ambiente, mas acabaria tendo o efeito oposto, com o clima na banda ficando extremamente pesado após a saída de Perry. O vício de Tyler e a saída de Perry resultariam em um enorme prejuízo para a turnê de lançamento do álbum, já que os principais locais não se interessariam em reservar datas para o Aerosmith, que se veria tocando em espaços cada vez menores, muitos deles em cidades do interior. A performance de Tyler no palco também ficaria cada vez mais prejudicada, até que, em 1980, durante um show na cidade de Portland, no Maine, ele desmaiaria no palco e não conseguiria retornar para concluir a apresentação. O Aerosmith concluiria a turnê, mas, incapaz de gravar um novo álbum, em 1980 lançaria apenas uma coletânea, Greatest Hits, que teria baixas vendas a princípio, mas engrenaria ao longo do ano. No final de 1980, Tyler sofreria um acidente de moto, teria de ser hospitalizado, e ficaria cerca de seis meses sem poder gravar nem fazer shows.

Com Tyler recuperado, o Aerosmith começaria a gravação de seu sétimo álbum, mas, após gravar apenas uma faixa, Whitford decidiria também deixar a banda e formar uma dupla com o também guitarrista Derek St. Holmes. Os dois chegariam a lançar um álbum, que não seria bem sucedido; depois disso, Whitford decidiria entrar para o Joe Perry Project. Para sua vaga no Aerosmith, seria contratado Rick Dufay, o que faria com que a banda passasse a ser composta por Tyler, Hamilton, Kramer e dois guitarristas contratados.

O sétimo álbum do Aerosmith, Rock in a Hard Place, seria lançado em agosto de 1982, mas seria um grande fracasso se comparado a seus antecessores, vendendo apenas um Disco de Ouro e chegando à posição 32 da Billboard; mais uma vez, o álbum teria apenas uma música de trabalho, Lightning Strikes. A turnê de lançamento também seria bastante prejudicada, com o Aerosmith só conseguindo reservar pequenos clubes e teatros, muitos deles sequer ficando lotados. Antes de um dos shows, em Worcester, Massachusetts, Tyler e Perry se encontrariam, fariam as pazes, e se drogariam até Tyler se esquecer de que tinha um show para fazer; ele seria levado pelos demais membros da banda para o palco, mas desmaiaria logo no começo, e, como não acordaria, o show acabaria sendo cancelado.

A banda decidiria então tirar um ano sabático, e, quando decidiu retornar, Perry e Whitford diriam estar interessados em voltar. Assim, em 1984, o Aerosmith sairia em uma nova turnê, chamada Back in the Saddle ("de volta na sela"), com sua formação original, que daria origem a mais dois álbuns ao vivo, Classics Live, lançado em 1986, e Classics Live II, lançado em 1987 - ambos continham também gravações feitas em shows anteriores, algumas delas com a presença de Crespo e Dufay. O retorno da formação original animaria os donos dos grandes espaços a aceitar receber shows da turnê, e a maioria das datas teria boa vendagem de ingressos e até mesmo lotação máxima, mas mais uma vez os shows seriam marcados por incidentes causados pelo uso de drogas por parte dos membros da banda, como erros durante a execução das canções, atrasos e cancelamentos.

Também em 1984, insatisfeitos com a Columbia, o Aerosmith decidiria romper seu contrato e assinar com a Geffen; a Columbia, entretanto, devido a uma cláusula contratual, ainda seria a responsável pelo lançamento de Classics Live I e II, e da coletânea Gems, de 1988. O primeiro álbum do Aerosmith pela Geffen, oitavo no total, seria Done With Mirrors, lançado em novembro de 1985, que teria como músicas de trabalho Let the Music Do the Talking (curiosamente, um cover de uma música do primeiro álbum do Joe Perry Project) e Shela. O título do álbum ("chega de espelhos") seria visto por parte da crítica como uma promessa de que a banda estava largando as drogas, já que espelhos normalmente são usados para separar a cocaína em carreiras antes de sua inalação; apesar de uma intensa campanha de marketing que dizia que ele era o "álbum de retorno" do Aerosmith, Done With Mirrors não venderia tão bem quanto o esperado, chegando à posição 36 da Billboard e rendendo um Disco de Ouro - sua turnê de lançamento, por outro lado, teria bastante procura, durando mais de um ano e precisando que fossem marcados vários shows extras, muitos deles com lotação máxima.

Ao final da turnê, em 1986, o Aerosmith seria procurado pelo grupo de hip hop Run-DMC, que tinha interesse em regravar Walk This Way, e convidaria Tyler e Perry para cantar o refrão e aparecer no videoclipe. Seria a primeira vez na história em que uma banda de rock e uma de hip hop teriam um projeto conjunto, e a música seria um grande sucesso, chegando à posição 4 da parada de sucessos. Seu videoclipe seria um dos mais exibidos na Mtv, e acenderia o interesse da nova geração pelo Aerosmith, com a Columbia aproveitando para ganhar uns trocados relançando seus álbuns da década de 1970.

Apesar do que a crítica entendeu pelo nome de Done With Mirrors, o Aerosmith não estava livre das drogas, principalmente Tyler, que a cada dia parecia estar mais perto de uma overdose. O sucesso repentino causado pela música do Run-DMC, entretanto, faria com que a banda colocasse a mão na consciência e visse que ainda podia fazer muito sucesso se mantivesse a cabeça no lugar; todos decidiriam então passar por programas de reabilitação, com Tyler praticamente tendo de ser arrastado, pois era o único que não queria abrir mão das drogas voluntariamente. O então empresário da banda, Tim Collins, prometeria que faria do Aerosmith a maior banda do mundo em 1990 caso eles conseguissem se manter livres das drogas, e, após completar os programas de reabilitação, decepcionados com as baixas vendas de Done With Mirrors, os membros da banda prometeriam trabalhar mais que nunca para que seu nono álbum fosse um grande sucesso.

Com o nome de Permanent Vacation, o nono álbum - segundo Tyler, o primeiro que eles gravariam sem estar sob a influência de nenhuma droga - seria lançado em agosto de 1987, e seria realmente um grande sucesso, chegando à posição 11 da Billboard, vendendo o equivalente a cinco Discos de Platina, e com três de músicas de trabalho, Dude (Looks Like a Lady), Angel e Rag Doll, entrando para o Top 20 das paradas de sucessos - somente Hangman Jury, a que foi lançada primeiro, não se tornaria um hit. A turnê de lançamento do álbum seria conjunta com os Guns N' Roses, que estavam lançando seu primeiro álbum, Appetite for Destruction - inclusive, o clipe de Paradise City seria gravado durante um dos shows dessa turnê, em Nova Jérsei, e nele Duff McKagan, o baixista do Guns, aparece vestindo uma camisa do Aerosmith que ele comprou com um vendedor ambulante nas imediações do Giants Stadium, onde o show aconteceria - e acabaria sendo tensa para ambas as bandas, já que os membros do Guns N' Roses viam o Aerosmith como ídolos e uma de suas influências, e se drogavam à vontade, com os membros do Aerosmith, recém-saídos da reabilitação, tendo de evitar o contato com eles - segundo Axl Rose, Tyler teria ameaçado fazer com que o Aerosmith cancelasse toda a turnê caso visse algum dos membros do Guns usando drogas nos camarins. Vale também citar como curiosidade que seria durante essa turnê que Tyler reconheceria a paternidade de Liv, com a menina, que na época tinha 11 anos, ficando sabendo que era filha do cantor pouco antes de um show, através da outra filha de Tyler, Mia, dois anos mais nova que ela e fruto do casamento de Tyler com a atriz Cyrinda Foxe.

Collins mostraria que não estava errado com o lançamento de Pump, décimo álbum do Aerosmith, em setembro de 1989. Primeiro álbum da banda a entrar para o Top 10 da Billboard, alcançando a quinta posição, Pump venderia o equivalente a sete Discos de Platina, e traria as três primeiras músicas do Aerosmith a entrar para o Top 10, Love in an Elevator, Janie's Got a Gun e What It Takes - sua quarta música de trabalho, The Other Side, seria Top 30 - além de conseguir nota máxima ou próxima da máxima em todas as publicações especializadas em música. Janie's Got a Gun renderia ao Aerosmith um Grammy de Melhor Performance de Rock por uma Dupla ou Grupo com Vocais, na primeira indicação da banda ao Grammy, e teria um clipe cinematográfico, campeão de exibições na Mtv, vencedor de dois Video Music Awards, e considerado um dos 100 melhores clipes de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Seguindo uma ideia do produtor Bruce Fairbairn - que também havia produzido Permanent Vacation - todo o processo de gravação de Pump seria filmado e transformado em um documentário chamado The Making of Pump, lançado em VHS; os clipes das quatro músicas de trabalho também seriam lançados em um VHS, chamado Things That Go Pump in the Night, que venderia o suficiente para garantir à banda mais um Disco de Platina. A turnê de lançamento do álbum duraria quase um ano, sempre com shows em locais grandiosos e lotação máxima, e levaria o Aerosmith pela primeira vez à Austrália. Também vale ser citado que, em meio a esse sucesso todo, uma banda chamada Pump processaria o Aerosmith, dizendo que eles não podiam usar seu nome para um álbum, mas a justiça daria ganho de causa ao Aerosmith.

Em fevereiro de 1990, o Aerosmith seria convidado do programa Saturday Night Live, cantando Janie's Got a Gun e Monkey on My Back, e discutindo o colapso da União Soviética com os personagens de Mike Myers e Dana Carvey no segmento Wayne's World - essa performance seria posteriormente eleita pelo canal E! como a mais engraçada da história do programa. Em agosto do mesmo ano, o Aerosmith seria a estrela do programa Unplugged (conhecido aqui como Acústico) da Mtv. Em 1991, a banda cantaria Dream On acompanhada pela Orquestra Michael Kamen, em um segmento do especial de décimo aniversário da Mtv; essa apresentação mais tarde seria editada e transformada em um clipe. Também em 1991, o Aerosmith faria uma participação especial em um episódio de Os Simpsons, e a Columbia aproveitaria a nova onda de sucesso da banda para lançar mais uma coletânea, Pandora's Box.

O Aerosmith entraria em estúdio para gravar seu décimo-primeiro álbum em 1992. Apesar de a cena musical do rock ter mudado bastante no início da década de 1990, a banda resistira à pressão da Geffen e manteria seu estilo característico, o que se mostraria uma decisão acertada: com o nome de Get a Grip, o álbum, lançado em abril de 1993, seria um gigantesco sucesso, estreando já na primeira posição da Billboard, rendendo sete Discos de Platina nos Estados Unidos, e vendendo 20 milhões de cópias quando considerado o mundo inteiro. O álbum teria um total de sete músicas de trabalho, todas elas Top 20: Livin' on the Edge, Eat the Rich, Cryin', Amazing, Fever, Shut Up and Dance e Crazy. Livin' on the Edge e Crazy renderiam ao Aerosmith mais dois Grammys de Melhor Performance de Rock por uma Dupla ou Grupo com Vocais, nas cerimônias de 1994 e 1995. A turnê de Get a Grip duraria 18 meses, e seria a primeira a levar o Aerosmith para a Ásia, América Central e América do Sul, incluindo dois shows no Brasil, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro.

Com Get a Grip, o Aerosmith estouraria pela segunda vez, graças, principalmente, às suas três power ballads, Cryin', Amazing e Crazy, que, curiosamente, foram duramente criticadas pela crítica especializada, mas fizeram enorme sucesso junto ao público, sendo campeãs de execução nas rádios e na Mtv. Todas as três tiveram clipes com produção cinematográfica - o de Amazing contando com efeitos especiais de última geração - e a presença da atriz Alicia Silverstone, que ficaria conhecida como The Aerosmith Chick (algo como "a mina do Aerosmith"), e se tornaria uma das maiores musas do público jovem no cinema da década de 1990, protagonizando As Patricinhas de Beverly Hills e interpretando a Batgirl em Batman e Robin - o clipe de Crazy também contaria com a presença de Liv Tyler, que estava começando sua carreira de atriz.

Para a produção de Get a Grip, a Geffen contrataria uma equipe de compositores profissionais, que tinham a missão de dar mais apelo comercial às músicas escritas por Tyler e Perry - algo que já havia sido feito, mas de forma mais sutil, e sob protestos de Tyler, em Pump e Permanent Vacation, e que continuaria sendo feito em todos os álbuns do Aerosmith até meados da década de 2000. Quando a notícia se espalhou, muitos integrantes de outras bandas começaram a acusar o Aerosmith de "terem se vendido", acusação que logo se espalharia dentre a crítica especializada. As acusações de "vendidos" só fariam aumentar quando o Aerosmith começasse a aceitar vários convites que acreditavam que ajudariam a popularizá-los dentre o público jovem, como uma participação especial no filme Quanto Mais Idiota Melhor 2, o uso de sua imagem nos games Revolution X e Quest for Fame, a inclusão de uma de suas músicas, Deuces are Wild (que seria lançada em single e entraria para o Top 20) no álbum The Beavis and Butt-Head Experience (composto pelas "músicas favoritas" dos personagens Beavis e Butt-Head, do desenho da Mtv), e a abertura de seu próprio clube noturno, The Mama Kin Music Hall, em Boston, em 1994.

Também em 1994, a Geffen decidiria lançar uma coletânea, chamada Big Ones, com os maiores sucessos dos quatro álbuns do Aerosmith lançados pela gravadora, mais duas faixas inéditas, Blind Man e Walk on Water, ambas Top 20, com Blind Man também ganhando um clipe de grande sucesso. Curiosamente, embora o contrato com a Geffen previsse o lançamento de seis álbuns de inéditas, o Aerosmith decidiria considerar que já havia lançado cinco (contando Big Ones), e, como durante a turnê de Get a Grip havia sido gravado um álbum ao vivo (que se chamaria A Little South of Sanity, incluiria também faixas gravadas durante a turnê do álbum seguinte, e seria lançado em 1998, rendendo mais um Disco de Platina), o Aerosmith consideraria que seu contrato com a Geffen estava encerrado, e aceitaria uma proposta de 30 milhões de dólares para retornar para a Columbia, que, agora, fazia parte da Sony Music. A Geffen não criaria caso, e aceitaria que os seis álbuns lançados sob seu selo cumpriam o contrato, mesmo sendo apenas quatro de inéditas.

Após retornar da turnê de Get a Grip, os membros da banda decidiriam tirar um tempo para ficar com suas famílias antes de começar a gravar seu décimo-segundo álbum, Nine Lives, que seria lançado, pela Columbia, apenas em março de 1997. As gravações seriam muito conturbadas, devido principalmente à banda despedir Collins, alegando que ele quase fez com que eles se separassem, e trocassem de produtor após parte do álbum já ter sido gravada. Nine Lives seria o segundo álbum do Aerosmith a alcançar a primeira posição na Billboard, mas as vendas logo despencariam, e resultariam em um Disco de Platina Duplo. Suas cinco músicas de trabalho, Falling in Love (Is Hard on the Knees), Hole in My Soul, Pink, Full Circle e Taste of India, seriam grandes sucessos nas rádios, mas dividiriam a crítica, com alguns acusando o som da banda de ser datado, em meio a um rock que já estava diferente até mesmo daquele do início da década; apesar disso, Pink, que tinha um clipe bem humorado e cheio de efeitos especiais, daria à banda mais um Grammy de Melhor Performance de Rock por uma Dupla ou Grupo com Vocais. A turnê de Nine Lives seria mais longa ainda que a de Get a Grip, durando dois anos, e acabaria tendo vários shows cancelados ou remarcados devido a dois acidentes bizarros: primeiro, Tyler quebrou uma perna ao derrubar um apoio de microfone no próprio joelho durante um show, depois, Kramer sofreu queimaduras de segundo grau quando seu carro pegou fogo enquanto abastecia em um posto de gasolina.

Em 1998, o Aerosmith gravaria a balada I Don't Want to Miss a Thing, escrita pela famosa compositora Diane Warren especialmente para eles, para a trilha sonora do filme Armageddon, estrelado por Liv Tyler. Essa acabaria sendo a única música da carreira da banda a chegar à primeira posição do Hot 100 da Billboard (o que significava que ela foi a mais tocada do ano nas rádios), além de ser indicada ao Oscar de Melhor Canção Original e se tornar uma das preferidas em bailes de adolescentes na década de 2000. Em 1999, eles ganhariam sua própria montanha-russa, a Rock 'n' Roller Coaster Starring Aerosmith, presente em vários parques da Disney, para a qual eles gravaram a trilha sonora do passeio. No final de 1999, Tyler, Perry, o Run-DMC e Kid Rock fariam uma apresentação especial ao vivo de Walk This Way no Mtv Video Music Awards. O Aerosmtih encerraria a década com uma mini-turnê pelo Japão, e começaria a seguinte gravando Angel's Eye, para a trilha sonora do filme As Panteras.

Em janeiro de 2001, o Aerosmith se apresentaria no show do intervalo do Super Bowl, junto com NSYNC, Britney Spears, Mary J. Blige e Nelly. Em março, eles lançariam seu décimo-terceiro álbum, Just Push Play, que teve como músicas de trabalho Jaded, Just Push Play, Fly Away from Here e Sunshine. No final do mês, o Aerosmith entraria para o Hall da Fama do Rock and Roll; como Jaded estava no Top 10 na época, eles se tornariam a primeira banda da história a entrar para o Hall da Fama enquanto uma de suas músicas estava nas paradas de sucessos. Just Push Play chegaria à segunda posição da Billboard, por pouco não se tornando seu terceiro álbum seguido a alcançar o topo, e venderia o suficiente para mais um Disco de Platina, o que foi considerado uma decepção pela Columbia; em entrevistas posteriores, Perry diria que a banda estava pouco inspirada durante sua gravação, e que, desde seu retorno, esse era o álbum do qual ele menos gostava. No final de 2001, em meio à turnê de lançamento de Just Push Play, o Aerosmith se apresentaria no concerto beneficente United We Stand: What More Can I Give, que arrecadou dinheiro para as vítimas dos ataques terroristas do 11 de Setembro.

Em 2002, o Aerosmith estrelaria o programa Behind the Music no VH1, se tornando uma das poucas bandas a ter um programa de duas horas de duração. No mesmo ano, eles regravariam o tema da série de TV do Homem-Aranha, para a trilha sonora do primeiro filme do herói nos cinemas, e se apresentariam em Tóquio, durante a Copa do Mundo de Futebol, como convidados da FIFA. Também em 2002, em uma parceria entre a Columbia e a Geffen, seria lançado O, Yeah! Ultimate Aerosmith Hits, uma coletânea dupla com todos os maiores sucessos da banda, que renderia um Disco de Platina Duplo, e traria uma faixa inédita, Girls of Summer, que se tornaria mais um Top 30. Após o lançamento, como parte das comemorações pelos 30 anos do lançamento de seu primeiro álbum, eles sairiam em mais uma turnê, chamada Girls of Summer Tour. No final do ano, eles seriam homenageados pela Mtv com um prêmio mtvICON e um programa especial no qual artistas de sucessos cantariam covers de sucessos do Aerosmith.

Em 2003, o Aerosmith sairia em uma turnê conjunta com o Kiss, chamada Rocksimus Maximus Tour, e gravaria a música Lizard Love para a trilha sonora do filme Os Rugrats e os Thornberrys Vão Aprontar. Em março de 2004, eles lançariam seu décimo-quarto álbum, Honkin' on Bobo, seu primeiro álbum de covers, que contava com as versões da banda para clássicos do blues das décadas de 1950 e 1960, como Road Runner, de Bo Diddley, Never Loved a Girl, de Aretha Franklin, e Stop Messin' Around, do Fleetwood Mac. Produzido por Jack Douglas, o álbum traria apenas uma faixa inédita, The Grind, que seria uma das duas músicas de trabalho, a outra sendo Baby, Please Don't Go, cover de Joe Williams. Honkin' on Bobo chegaria à quinta posição da Billboard, mas as vendas ficariam abaixo do esperado, rendendo apenas um Disco de Ouro. Segundo Tyler, a ideia original era gravar esse álbum logo após seu retorno à Columbia, e eles já haviam feito toda a pesquisa, escolhido as músicas e começado a pensar nos arranjos, quando Eric Clapton lançou seu próprio álbum de covers de blues; para não parecer que eles estavam imitando, a banda decidiria suspender o projeto, e Tyler ficaria chateado porque Clapton, por coincidência, regravaria algumas das músicas que ele havia selecionado, e que por isso ele decidiria não incluir no álbum do Aerosmith.

A turnê de Honkin' on Bobo renderia um DVD, chamado You Gotta Move, lançado em dezembro de 2004. Em 2005, Tyler faria uma participação especial no filme Be Cool: O Outro Nome do Jogo, e Perry lançaria um álbum solo, recebendo uma indicação ao Grammy de Melhor Performance Instrumental de Rock pela faixa Mercy. No fim do ano, eles lançariam um álbum ao vivo, chamado Rockin' The Joint, com a gravação de uma apresentação feita em um hotel de Las Vegas conhecido como The Joint em janeiro de 2002; essa apresentação seria filmada e também lançada em DVD. Em 2006, o Aerosmith sairia em uma turnê chamada Rockin' the Joint Tour cuja primeira parte seria conjunta com Lenny Kravitz; a segunda parte deveria ter sido conjunta com a banda Cheap Trick, mas a maioria dos shows acabaria cancelada, e somente alguns shows apenas do Aerosmith seriam realizados antes de Tyler descobrir que precisava fazer uma cirurgia na garganta e cancelar todo o restante da turnê.

Após Tyler estar recuperado, ele e Perry se apresentariam com a Boston Pops Orchestra em seu concerto anual. Em seguida, eles sairiam em uma turnê conjunta com o Mötley Crüe, mas aí seria Hamilton quem descobriria um câncer de esôfago, e precisaria ser substituído por David Hull, o antigo baixista do Joe Perry Project; mesmo com a substituição, vários shows acabariam cancelados, e muitos acabariam sendo apenas do Mötley Crüe. No final de 2006, seria lançada mais uma coletânea, Devil's Got a New Disguise: The Very Best of Aerosmith, com duas faixas inéditas, Devil's Got a New Disguise, que seria Top 15, e Sedona Sunrise.

Em 2007, a banda sairia em uma nova turnê, que incluiria shows na Europa, América Latina e seus primeiros shows nos Emirados Árabes Unidos, Índia e no Havaí, o que faria com que essa fosse a primeira turnê do Aerosmith com shows fora dos Estados Unidos e Japão nessa década. No fim do ano, eles começariam as gravações de seu décimo-quinto álbum, mas estas acabariam suspensas para que eles pudessem se dedicar à trilha sonora do game Guitar Hero: Aerosmith, lançado em junho de 2008. No fim de 2008, eles tentariam retomar as gravações, mas decidiriam interrompê-las novamente para sair em mais uma turnê, que acabaria cancelada antes de começar porque Perry quebraria o joelho. A turnê acabaria acontecendo a partir de julho de 2009, e seria conjunta com o ZZ Top, mas mais uma vez teria vários shows cancelados ou adiados, primeiro porque Whitford precisaria de cirurgia após machucar a cabeça saindo de seu próprio carro, depois porque Tyler machucou a perna durante um show, então porque Hamilton teve de fazer uma pequena cirurgia ainda relacionada com seu câncer, e finalmente porque Tyler caiu do palco durante um show, machucando a cabeça e o pescoço e quebrando um ombro, tendo de ser hospitalizado. Após esse ultimo acidente, a turnê seria apenas do ZZ Top. Após Tyler se recuperar, o Aerosmith faria um show em Abu Dhabi, no fim de semana do Grande Prêmio de Fórmula 1.

No final de 2009, Tyler decidiria se dedicar à sua autobiografia, Does the Noise in My Head Bother You? ("o barulho na minha cabeça te incomoda?"). Perry, que havia acabado de lançar mais um álbum solo, e havia saído em turnê sem o Aerosmith, declararia que Tyler estava cada vez mais distante dos demais membros, e que aparentemente queria sair do Aerosmith - a banda chegaria a considerar arrumar um novo vocalista, e convidaria Lenny Kravitz, que recusaria. Apesar disso, Tyler apareceria de surpresa em um dos shows de Perry, os dois cantariam juntos Walk This Way, e ele diria à plateia que não estava saindo do Aerosmith. Em dezembro, Tyler se internaria mais uma vez em uma clínica de reabilitação, dessa vez porque havia se viciado em analgésicos, devido às inúmeras lesões que sofria durante os shows. Durante sua recuperação, Tyler seria informado que deveria fazer uma cirurgia em ambas as pernas, para corrigir problemas vasculares, e que isso o impediria de se apresentar com o Aerosmith por pelo menos um ano e meio; Perry voltaria a dizer em entrevistas que estava procurando um vocalista substituto, para que a banda pudesse sair em uma nova turnê, e receberia do advogado de Tyler um aviso de que estava proibido de usar o nome Aerosmith em qualquer show sem a presença de Tyler.

Tyler acabaria não fazendo a cirurgia e tratando seu problema com remédios, e o Aerosmith se apresentaria, com sua formação original, em festivais de rock na Suécia e na Inglaterra - nesse último, Perry falaria ao microfone durante o show que Tyler era "o melhor vocalista do planeta". Em maio de 2010, o Aerosmith sairia em uma nova turnê, chamada Cocked, Locked, Ready to Rock Tour, que mais uma vez seria cheia de problemas: em um dos shows, Tyler acidentalmente atingiria Perry na cabeça com o microfone, e, em outro, Perry daria nele uma trombada que quase faria com que ele caísse novamente do palco. Em meio à turnê, Tyler decidiria aceitar um convite para ser um dos jurados do programa American Idol, o que irritaria Perry, que diria que a banda não foi consultada e ficou sabendo pela internet. No final de 2010, eles fariam mais uma tentativa de gravar seu próximo álbum, que também acabaria interrompida.

Em 2011, seria lançada mais uma coletânea, apenas com baladas, chamada Tough Love: Best of the Ballads. O Aerosmith então sairia em mais uma turnê, que voltaria a ter shows cancelados e adiados quando, antes de um show no Paraguai, Tyler sofreria intoxicação alimentar e machucaria o rosto ao desmaiar no banheiro do hotel. Em março de 2012, a banda seria a estrela de um documentário da série 60 Minutes, e finalmente conseguiria sair em turnê com o Cheap Trick. Com produção de Douglas, o décimo-quinto álbum também finalmente seria gravado, nos intervalos dessa turnê. Chamado Music from Another Dimension!, o por enquanto mais recente álbum do Aerosmith seria lançado em novembro de 2012, e mais uma vez teria desempenho abaixo do esperado, chegando à quinta posição da Billboard, mas falhando em obter certificação. Suas músicas de trabalho seriam Legendary Child, Lover Alot, What Could Have Been Love e Can't Stop Lovin' You, essa última com participação de Carrie Underwood. Com o lançamento de Music from Another Dimension!, o contrato do Aerosmith com a Columbia seria encerrado, e eles decidiriam não renovar; em entrevistas, Perry diria que, no cenário atual da música, já nem sabia se ainda valia a pena ficar lançando álbuns ou se era mais negócio ficar apenas fazendo shows e lançando novas faixas avulsas de vez em quando.

Em julho de 2013, a banda lançaria o DVD Rock for the Rising Sun, que documentava uma mini-turnê que eles fizeram pelo Japão após o terremoto e tsunami de 2011. Em 2014, eles sairiam em uma nova turnê, cuja primeira perna nos Estados Unidos contaria com a participação de Slash. Em 2015, seria lançado mais um documentário, Aerosmith Rocks Donington, sobre um show da banda em Donnington Park, Inglaterra, no ano anterior, em DVD e com exibição em 300 salas de cinema dos Estados Unidos. Também em 2015, Perry montaria uma nova banda, a Hollywood Vampires, com Alice Cooper e o ator Johnny Depp, lançando seu primeiro álbum, pela gravadora Republic, saindo em turnê em seguida, e Whitford reviveria sua dupla com St. Holmes para uma nova turnê e o lançamento de um segundo álbum. Em 2016, seria a vez do lançamento do primeiro álbum solo de Tyler, We're All Somebody from Somewhere, pela Dot Records, enquanto Hamilton saía em turnê primeiro com o Thin Lizzy, então com o Pearl Jam, e Kramer decidiria se tornar empresário, abrindo as duas primeiras unidades de sua cafeteria Rockin' & Roastin. Em julho de 2016, Perry desmaiaria no palco durante um show do Hollywood Vampires, após uma parada cardíaca; ele teria de ficar de fora de alguns shows, mas se recuperaria plenamente e retornaria à turnê.

O Aerosmith passaria os anos de 2019 a 2022 em turnê, com a maioria dos shows ocorrendo em um local fixo (conhecido em inglês como concert residency) em Las Vegas, que eles decidiriam chamar de Deuces Are Wild, em referência à sua própria canção. Em abril de 2019, Kramer sofreria um acidente que resultaria em lesões no ombro das quais ele não se recuperou totalmente até hoje; desde então, ele vem sendo substituído nos shows por vários bateristas contratados. Quase todos os shows previstos para 2020 tiveram de ser cancelados devido à pandemia, assim como a inauguração de uma estrela em homenagem ao Aerosmith na Calçada da Fama de Hollywood, adiada por tempo indeterminado. Em 2021, eles assinariam um contrato de distribuição com a gravadora Universal, que passaria a ter os direitos de relançar todos os seus álbuns da Columbia e da Geffen. Em maio de 2022, Tyler daria entrada mais uma vez em uma clínica de reabilitação, para se tratar de uma recaída em analgésicos, que teve de tomar devido a uma lesão no pé. Os mais recentes shows do Aerosmith ocorreram na Deuces Are Wild, entre setembro e dezembro de 2022.

Desde o final de 2015, os membros do Aerosmith vêm dando a entender em entrevistas que podem começar a qualquer momento uma "turnê de despedida", que duraria até a banda se aposentar, ou, segundo Tyler, "não acabaria nunca", turnê essa que poderia vir acompanhada de um décimo-sexto e último álbum. Em entrevistas recentes, Whitford se disse desanimado com a banda, e que, devido à idade dos integrantes - Tyler está com 75 anos, Perry e Kramer com 72, Hamilton e Whitford com 71 - duvidava de que eles teriam energia para voltar ao palco. De fato, por enquanto o Aerosmith não tem planos para uma nova turnê, mas também nada é falado ainda sobre aposentadoria.

0 Comentários:

Postar um comentário