domingo, 18 de setembro de 2022

Escrito por em 18.9.22 com 0 comentários

World Games (VII)

Semana passada, eu fiz aqui um post atualizando minha série sobre as Olimpíadas. Acontece que eu também já posso atualizar minha série sobre os World Games, pois também já foram realizadas duas novas edições do evento desde meu último post. Pra que esperar? Hoje é, mais uma vez, dia de World Games no átomo!

Breslávia 2017

Quatro cidades se candidatariam a sede dos World Games de 2017, sendo três delas europeias. Ainda na inspeção preliminar, a cidade de Gênova, na Itália, seria descartada, com sua proposta sendo considerada aquém do que pretendia o IWGA. Budapeste, capital da Hungria, seria eliminada logo na primeira rodada de votações, e, na segunda, os delegados do IWGA escolheriam a Cidade do Cabo, na África do Sul, como sede. Apenas três dias antes do anúncio oficial, entretanto, a Cidade do Cabo anunciaria estar desistindo de sua candidatura, alegando razões financeiras. Com isso, a oportunidade de sediar o evento ficaria com a segunda colocada, a cidade polonesa de Breslávia - cujo nome em polonês é Wrocław, que se pronuncia algo como "vrotsuáv".

Esta seria a décima edição dos World Games, e aquela com maior envolvimento do COI: não somente o Presidente do Comitê Olímpico Internacional, o alemão Thomas Bach, discursaria na Cerimônia de Abertura e declararia abertos os Jogos, como também, graças a uma parceria entre IWGA e COI, pela primeira vez todos os eventos de uma edição dos World Games foram transmitidos oficialmente online, através da plataforma The Olympic Channel, o que significava que, pela primeira vez, uma edição dos World Games poderia ser assistida ao vivo por todos os países do mundo. Para garantir a qualidade das transmissões, a IWGA contrataria duas equipes de produção de TV, a ISB e a ATM, que produziriam 400 horas de conteúdo, vendido para canais de TV de 130 países. Um total de 861 jornalistas de mais de 50 países estiveram em Breslávia para cobrir o evento, com um moderno centro de imprensa sendo construído no centro da cidade apenas para acomodá-los. Estima-se que mais de 163 mil espectadores assistiriam às competições presencialmente, e mais de 1600 voluntários viriam de 59 países para trabalhar no evento. Somando tudo isso com os atletas e delegações, a pequena Breslávia, de aproximadamente 630 mil habitantes, viraria um verdadeiro formigueiro nos onze dias de competição.

Os World Games de 2017 seriam realizados entre 20 e 30 de julho, e contariam com a participação de 3292 atletas de 103 delegações, competindo em 199 provas de 32 esportes: bilhar, boliche, boules, cabo de guerra, caratê, corfebol, dança esportiva, escalada esportiva, esportes aéreos, esqui aquático, finswimming, floorbol, frisbee, ginástica acrobática, ginástica aeróbica, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol de praia, hóquei inline, jiu-jitsu, lacrosse, muay thai, orientação, patinação artística, patinação em velocidade, polo a canoa, powerlifting, punhobol, salvamento, squash, sumô e tiro com arco (clique aqui para ver todas as provas do programa). Os esportes convidados seriam quatro: futebol americano, kickboxing, motociclismo (no qual seria disputada a prova do speedway, extremamente popular no Leste Europeu) e o curioso remo indoor, disputado não na água, mas usando equipamentos tipo os de academias de ginástica, que simulam o movimento das remadas - o mais curioso desse esporte, porém, é que, assim como o remo na água, suas provas são divididas em duas categorias, a aberta e a leves, originalmente criada porque o peso dos atletas interfere na velocidade dos barcos na água, mas tem pouca influência no aparelho.

Também pela primeira vez, uma cidade-sede teve autorização da IWGA para construir instalações especificamente para o evento - até então, era uma regra dos World Games que todas as instalações utilizadas já existissem na cidade, com esportes inclusive ficando de fora do programa caso instalações apropriadas para eles não existissem. Entretanto, para que o finswimming e o salvamento, dois dos mais populares esportes do programa, não ficassem de fora, já que as piscinas existentes na cidade foram consideradas inadequadas, Breslávia pediu autorização para construir um novo complexo com piscinas cobertas e descobertas, o que motivou a IWGA a mudar a regra para permitir que novas instalações fossem construídas, desde que não ultrapassassem um terço das utilizadas na competição - regra essa que passou a valer já para 2017, e permitiu que o governo da Baixa Silésia, província onde está localizada Breslávia, construísse também um moderno rinque de patinação na cidade vizinha de Swidnica, onde foram disputadas as provas de patinação artística e patinação em velocidade.

Dentre as instalações que já existiam, a principal seria o Stadion Miejski, usado em três partidas da Eurocopa de 2012, sediada em conjunto por Polônia e Ucrânia, e que em 2017 abrigou as Cerimônias de Abertura e Encerramento. O Stadion Olimpijski, construído entre 1926 e 1928, foi totalmente reformado e modernizado para receber as competições de futebol americano e speedway, e hoje é a casa oficial do time de futebol americano local, o Wroclaw Panthers. O Fórum Nacional de Música, uma das maiores casas de espetáculos da Polônia, inaugurado em 2015, seria escolhido para as competições de powerlifting. O Centennial Hall, pavilhão de exposições construído dentro de um prédio histórico da época em que a Polônia fazia parte do Império Germânico, teria as competições de ginástica, e o moderno ginásio poliesportivo Orbita Hall receberia o kickboxing e o muay thai. Além de Swidnica, outras três cidades vizinhas de Breslávia receberiam eventos: os esportes aéreos seriam disputados no Aeroporto de Szymanow, a orientação teria suas provas realizadas na floresta de Trzebnica, e o remo indoor seria disputado em uma moderna academia na pequena cidade de Jelcz-Laskowice.

Os mascotes do evento seriam um casal de crianças chamados Jas e Malgosia - os protagonistas do conto de fadas conhecido em português como João e Maria. Eles seriam escolhidos através de uma competição aberta ao público, da qual todos os cidadãos poloneses puderam participar. A escolha se deu porque, no centro de Breslávia, há duas casas antigas, uma ao lado da outra, cujos apelidos são João e Maria, e são consideradas o principal ponto turístico da cidade. Os mascotes logo se tornariam famosos no evento, principalmente porque, enquanto o público aguardava o início de cada competição, pessoas vestidas como bonecos enormes de Jas e Malgosia tentavam praticar o esporte que seria disputado dali a pouco - o que era especialmente divertido quando tal esporte era uma das lutas.

Três esportes fariam sua estreia no programa oficial dos World Games, sendo o caso mais curioso o do lacrosse, que teve apenas um torneio feminino - as regras do lacrosse feminino são bem diferentes das do lacrosse masculino, e sua popularidade também é bem menor; visando aumentá-la, a World Lacrosse, federação internacional do esporte e membro da IWGA desde 2013, decidiria que somente a competição feminina faria parte do programa. Outro esporte coletivo que entraria para o programa oficial seria o floorbol, esporte indoor semelhante ao hóquei e muito popular nos países nórdicos, que já havia sido esporte convidado quando os World Games foram realizados na Finlândia, em Lahti, 1997. O terceiro esporte estreante foi o muay thai, cuja inclusão acabou levando a um mal-estar interno na IWGA: tanto a Federação Internacional das Associações de Muay Thai quanto a Associação Mundial das Organizações de Kickboxing são membros da IWGA desde 2014, e, por alguma razão, os delegados do kickboxing acharam um absurdo o muay thai ser incluído e o esporte deles não; a solução encontrada pela IWGA foi pedir para que o comitê organizador abrisse mão de uma das escolhas de esporte convidado a que eles tinham direito para que o kickboxing entrasse como esporte convidado, fazendo sua estreia como esporte oficial do programa na edição seguinte, prevista para 2021. Na verdade, acabaria que o comitê organizador escolheria apenas dois esportes convidados - o futebol americano e o speedway, ambos extremamente populares na Polônia - com o remo indoor entrando a pedido da Federação Polonesa de Remo - que, segundo boatos, teria "comprado" essa vaga com uma gorda doação aos cofres da cidade, algo que jamais foi oficialmente negado ou confirmado.

Uma das regras da IWGA prevê que, quando um esporte passa a fazer parte do programa das Olimpíadas, ele se torna inelegível para inclusão nos World Games - exceto no caso de nos World Games serem disputadas provas que não fazem parte do programa olímpico, o que é o caso da ginástica rítmica e do tiro com arco. Seguindo essa regra, 2017 deveria ser a última aparição nos World Games de dois esportes, a escalada esportiva e o caratê, que foram incluídos no programa das Olimpíadas de 2020, em Tóquio. Isso não se concretizaria, porém, porque o caratê não seria incluído no programa das Olimpíadas de 2024, em Paris, o que motivou a Federação Mundial de Caratê a pleitear sua manutenção no programa dos World Games, e porque a escalada esportiva, nas Olimpíadas, só é disputada no "combinado", com todos os atletas disputando as três modalidades e suas notas sendo somadas, e, para os World Games, são disputadas provas separadas para cada modalidade. Apesar desse clima de "saiu do programa, mas nem tanto", o presidente da IWGA, José Perurena, diria em seu discurso estar satisfeito porque os World Games estavam servindo ao propósito para o qual foram originalmente criados, o de divulgar esportes que não fazem parte do programa olímpico visando sua futura inclusão nele.

A atleta mais bem sucedida dessa edição dos World Games seria a colombiana Fabriana Arias, que ganharia nada menos que três medalhas de ouro e duas de prata na patinação em velocidade, sendo dois ouros (eliminatória 15.000 m e prova dos pontos 10.000 m) e duas pratas (sprint 500 m e sprint 1.000 m) na pista e um ouro (prova dos pontos 10.000 m) na estrada. A russa Arina Averina também ganharia três ouros, na ginástica rítmica, nas competições de bola, arco e fita, além de um bronze nas maças, mas o detalhe mais interessante seria que sua irmã, Dina Averina, seria prata na bola, arco e fita e ouro nas maças - quem se meteria entre as irmãs e ficaria com a prata nas maças seria a israelense Linoy Asram, que também foi bronze no arco; além delas três, só ganharia medalhas a bielorrussa Katsyarina Halkina, bronze na bola e na fita. Outro atleta com três medalhas de ouro seria o italiano Jacopo Musso, do salvamento, que subiu ao lugar mais alto do pódio nas provas de 100 m carregando manequim com nadadeiras, 100 m resgatando manequim com nadadeiras e Revezamento 4 x 50 m Medley.

A Polônia, país-sede, nos esportes do programa oficial conseguiria 5 ouros, 6 pratas e 9 bronzes, ficando, no quadro de medalhas, numa modesta 13a posição. Essas medalhas viriam principalmente das lutas, com os poloneses subindo ao pódio no jiu-jitsu, caratê, muay thai e sumô, além de ganhar um surpreendente ouro no rock 'n roll da dança esportiva, outro no powerlifting, e duas pratas e um bronze no salvamento; o único pódio duplo polonês viria do paramotor, onde Wojciech Bogdal e Marcin Bernat foram, respectivamente, ouro e bronze. Nos esportes convidados, entretanto, a Polônia ganharia nada menos que 4 ouros, 3 pratas e 3 bronzes, um sexto do total de medalhas em disputa; além do ouro do speedway, dado como certo já desde antes do início do torneio, os anfitriões ganhariam dois ouros no kickboxing e um no remo indoor.

O Brasil teria um desempenho pior que em 2013, ganhando um ouro a menos e somando uma medalha a menos no total, terminando na 16a posição do quadro de medalhas, com 4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes - e sem conquistar nenhuma medalha nos esportes convidados. Os quatro ouros do Brasil viriam do powerlifting, categoria pesados, com o segundo triunfo seguido de Ana Castellain; do caratê, categoria leves, com Valéria Kumizaki, e nos torneios masculino e feminino de handebol de praia, esporte no qual, desde 2009 no masculino e desde 2005 no feminino, somente o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio. As pratas seriam cortesia de Noeli Dalla Corte e Ana Caroline Martins na disputa de duplas do punto, raffa, volo, do boules, e de Luciana Montgomery na categoria leves do sumô. E os bronzes seriam de Rafaela Freitas na patinação artística e de Hernâni Veríssimo na categoria leves do caratê. Não sei se alguém reparou, mas, tirando as medalhas de Hernâni e do handebol de praia masculino, todas as outras foram conquistadas por mulheres.

Eu gosto de listar os pódios dos esportes coletivos, então lá vai: no handebol de praia masculino, além do ouro do Brasil, tivemos prata para a Croácia e um surpreendente bronze para o Catar; no feminino, ouro para o Brasil, prata para a Argentina e bronze para a Espanha. No polo a canoa masculino, ouro para a Alemanha, prata para a Itália e bronze para a Espanha; no feminino, mais um ouro para a Alemanha, com prata para a França e bronze para a Itália. No punhobol, disputado apenas no masculino, o ouro seria da Alemanha, a prata da Suíça e o bronze da Áustria, com o Brasil, um dos favoritos, terminando na quarta colocação. O floorbol também seria disputado apenas no masculino, com o ouro ficando com a Suécia, a prata com a Suíça e o bronze com a Finlândia. Outro esporte disputado apenas no masculino seria o hóquei inline, no qual o ouro ficaria com a República Tcheca, a prata com a França e o bronze com a Suíça. No lacrosse, disputado apenas no feminino, o ouro seria dos Estados Unidos, a prata do Canadá, e o bronze da Austrália. No corfebol, que é misto, ouro para a Holanda, prata para Taiwan e bronze para a Bélgica - seria o nono ouro seguido da Holanda, e a primeira vez nos World Games na qual a final não seria entre Holanda e Bélgica. E, no também misto ultimate, ouro para os Estados Unidos, prata para a Colômbia e bronze para o Canadá. No único esporte coletivo convidado, o futebol americano, disputado apenas no masculino, o ouro ficaria com a França, a prata com a Alemanha e o bronze com os Estados Unidos, que enviariam um time composto inteiramente por jogadores nascidos nos Estados Unidos mas que atuavam em times da Europa - a Polônia, que esperava conseguir uma medalha, terminaria na quarta posição.

No final, as cinco primeiras posições do quadro de medalhas ficariam com países europeus, com a Rússia no topo, seguida de Alemanha, Itália, França e Ucrânia; a Colômbia conseguiria a sexta posição, fruto, sem dúvida, da preparação para a edição anterior do evento, realizada em Cali, mantida para a edição polonesa. Essa seria a edição com o maior número de medalhistas, com 63 países diferentes ganhando pelo menos uma medalha, 43 deles ganhando pelo menos um ouro - contando, é bom lembrar, apenas os esportes do programa oficial, já que os esportes convidados, além de receber medalhas menores em tamanho, não são considerados para o resultado final.

Birmingham 2022

A Birmingham mais famosa fica na Inglaterra, mas essa edição dos World Games não foi realizada lá, e sim em outra Birmigham, que fica nos Estados Unidos, no estado do Alabama, segunda cidade mais populosa do estado e onde está localizado o Barber Motorsports Park, um dos mais tradicionais autódromos do país. Birmingham foi a única cidade dos Estados Unidos que se interessou em se candidatar, e a proposta partiria não do governo, mas da administração do Museu e Hall da Fama dos Esportes do Alabama, que acreditava que o evento poderia ser benéfico para o desenvolvimento do esporte na cidade em particular e no estado como um todo. Ao ser escolhida, Birmigham venceria as cidade de Ufá, na Rússia, e Lima, capital do Peru, que planejava utilizar a mesma infra-estrutura dos Jogos Panamericanos de 2019; Barcelona, na Espanha, sede das Olimpíadas de 1992, e Santiago, capital do Chile, futura sede do pan de 2023, também chegaram a anunciar que iriam se candidatar, mas, após o último dia para confirmar suas candidaturas, ainda não tinham pagado a taxa requerida pelo IWGA, e foram retiradas da disputa.

Birmingham seria anunciada em janeiro de 2015 como sede dos World Games de 2021; como as Olimpíadas de 2020 seriam adiadas em um ano, entretanto, o IWGA decidiria também adiar os World Games, para que ambos os eventos não ocorressem no mesmo ano. Diferentemente do que fez o COI, porém, o IWGA decidiria mudar oficialmente o nome do evento para "World Games 2022" e "Birmigham 2022", adequando os cartazes, pôsteres e logomarcas. A edição seguinte está mantida para 2025, o que significa que, assim como as Olimpíadas, os World Games terão um ciclo mais curto, de apenas três anos, logo após um ciclo mais longo, de cinco.

Vale citar também que, curiosamente, a outra Birmingham, a inglesa, seria escolhida para sede dos Jogos da Commonwealth de 2022, o que faria com que esse ano tivesse dois eventos chamados "Birmingham 2022" ocorrendo quase simultaneamente, já que os Jogos da Commonwealth começariam 11 dias após o fim dos World Games.

Os World Games de Birmingham foram realizados entre 7 e 17 de julho de 2022, e contaram com a participação de 3600 atletas de 99 delegações. O programa oficial contaria com 204 provas de 37 esportes, bilhar, boliche, boules, cabo de guerra, canoagem, caratê, corfebol, dança esportiva, escalada esportiva, esportes aéreos, esqui aquático, finswimming, floorbol, frisbee, ginástica acrobática, ginástica aeróbica, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol de praia, hóquei inline, jiu-jitsu, kickboxing, lacrosse, muay thai, orientação, parkour, patinação artística, patinação em velocidade, polo a canoa, powerlifting, punhobol, raquetebol, salvamento, softbol, squash, sumô e tiro com arco, mais 17 provas de cinco esportes convidados, duatlo, flag football, lacrosse, rugby em cadeira de rodas e wushu (clique aqui para ver todas as provas do programa).

Se você estranhou o fato de o lacrosse estar nas duas listas, a razão foi que, assim como já havia ocorrido em 2017, somente o lacrosse feminino faria parte do programa oficial, mas, como o lacrosse é bastante popular nos Estados Unidos, os organizadores decidiriam incluir um torneio masculino como esporte convidado - ou seja, o lacrosse feminino foi esporte do programa, o lacrosse masculino foi esporte convidado. Por decisão da World Lacrosse, a federação internacional desse esporte, a modalidade disputada em Birmingham, tanto no masculino quanto no feminino, seria a chamada sixes, que conta com seis jogadores em campo de cada vez e seis reservas - normalmente, no masculino, são dez em campo e 15 reservas, enquanto no feminino, que possui algumas regras diferentes, são 12 em campo e 18 reservas. O lacrosse seria disputado no campo da Universidade do Alabama em Birmingham.

O lacrosse também seria responsável, a pedido da World Lacrosse, pela estreia nos World Games da Haudenosaunee, uma seleção com bandeira e hino próprios, formada por jogadores e jogadoras descendentes dos índios moicanos, oneidas, onondagas, cayugas, senecas e tuscaroras, que praticavam o lacrosse "original", antes de os colonizadores chegarem à América do Norte, que participa de todos os torneios oficiais da World Lacrosse, e costuma conseguir boas colocações. A classificação para os World Games seria através dos campeonatos mundiais de lacrosse, o primeiro deles o masculino de 2018, no qual a Haudenosanee terminou na terceira posição; inicialmente, a IWGA declararia a equipe inelegível, substituindo-a pela Irlanda, mas a World Lacrosse entraria com um recurso alegando que isso seria uma injustiça, e a Haudenosanee acabaria conseguindo um convite, mais tarde se classificando também no feminino. Embora a expectativa por uma medalha fosse grande, ela não veio, com a Haudenosanee terminando em quinto no masculino e em sétimo no feminino.

Devido à punição pelo esquema de doping em 2014, a Rússia, assim como nas Olimpíadas, inicialmente iria competir como Comitê Olímpico Russo; após o início da guerra na Ucrânia, entretanto, a IWGA decidiria proibir a participação de atletas russos e bielorrussos, distribuindo as vagas que eles haviam conquistado para os colocados seguintes nos torneios de classificação - curiosamente, a Rússia havia conseguido pouquíssimas vagas para o torneio em relação aos anteriores, e, se não fosse proibida, enviaria apenas 62 atletas, enquanto Belarus enviaria apenas 11. A Ucrânia classificaria 105 atletas, que contariam com uma grande rede de apoio montada com a ajuda do Comitê Olímpico Internacional para conseguir viajar aos Estados Unidos, treinar e competir em alto nível - e que daria excelentes resultados, com os ucranianos conquistando 16 ouros, 12 pratas, 17 bronzes, e terminando em terceiro no quadro de medalhas, atrás da Alemanha e dos anfitriões norte-americanos, com quem empataram em ouros, mas perderam no número de pratas.

Assim como o COI, a IWGA está tentando trazer um público mais jovem para os World Games, o que se refletiu na entrada de três esportes da moda no programa: a corrida de drones (disputada como modalidade dos esportes aéreos), o breakdancing (disputado como modalidade da dança esportiva) e o parkour. O parkour teria quatro provas, sendo disputado, no masculino e no feminino, nas modalidades speedrun, na qual o objetivo é concluir o percurso no menor tempo possível, e freestyle, na qual o vencedor é escolhido não pelo tempo, mas por pontos conferidos por manobras que efetua ao longo do percurso. O parkour masculino foi dominado pelos europeus, com Ucrânia, Itália e Grã-Bretanha fazendo o pódio no speedrun, e Grécia, Suécia e Bélgica no freestyle. No feminino, o pódio foi quase igual nas duas provas: no speedrun, a sueca Miranda Tibbling ficou com o ouro, a holandesa Noa Man com a prata, e a japonesa Hikari Izumi, com o bronze; no freestyle, Izumi repetiu o bronze, mas Man ficou com o ouro e Tibbling com a prata.

Já o breakdancing, diferentemente das demais competições de dança esportiva, que são em pares, teve provas separadas para o masculino (B-Boys) e feminino (B-Girls); as provas do breakdancing ocorreram em um sistema de "confrontos", através do qual os competidores foram pareados dois a dois, com aquele que conseguisse a nota mais alta avançando e o outro sendo eliminado. Estados Unidos e Japão dominaram o pódio, com os norte-americanos fazendo ouro e prata no masculino e prata no feminino, enquanto os japoneses foram ouro e bronze no feminino e bronze no masculino. Uma curiosidade sobre o breakdancing é que os B-Boys e B-Girls usam apelidos ao invés de seus nomes, com o pódio do masculino sendo formado por Victor, Jeffro e Shigekix, e o do feminino por Ami, Sunny e Ayumi. O breakdancing fará sua estreia nas Olimpíadas em 2024, em Paris, e sua inclusão nessa edição dos World Games serviu como uma espécie de evento-teste. Tanto o parkour quanto o breakdancing foram disputados nas Sloss Furnaces, uma siderúrgica que operou entre 1882 e 1971, e hoje é um parque histórico para a população de Birmingham e turistas.

A corrida de drones, em teoria, era um esporte misto, mas todos os classificados eram homens; em baterias de quatro competidores cada, os pilotos deveriam guiar seus drones por um circuito montado no famoso Barber Motorsports Park, onde ocorre o GP do Alabama de Fórmula Indy. A única outra prova dos esportes aéreos foi a de pilotagem do paraquedismo, também disputada em Barber; nenhuma das duas contou com a participação de brasileiros. Outro esporte que estreou no programa foi a canoagem, com a modalidade maratona, com provas de caiaque individual nas distâncias de 3400 m (oficialmente chamada de sprint) e 21 km, no masculino e no feminino.

O flag football, que fez parte do programa dos esportes convidados, foi organizado em parceria com a NFL, e disputado no Legion Field, famoso estádio de futebol americano onde a campeoníssima Universidade do Alabama jogou entre 1927 e 2003; outro estádio de futebol americano famoso da cidade, o Protective Stadium, da UAB (Universidade do Alabama em Birmingham), sediaria as cerimônias de abertura e encerramento. Falando nos esportes convidados, uma novidade bem-vinda foi o rugby em cadeira de rodas, esporte misto que faz parte das Paralimpíadas, e primeiro esporte paralímpico a ser disputado nos World Games.

Alguns países enviariam poucos atletas, e mesmo assim conseguiriam 100% de aproveitamento; a Sérvia, por exemplo, medalharia com todos os cinco atletas que enviou, conquistando dois ouros, duas pratas e um bronze. A Argélia enviaria só um, Ayoub Anis Helassa, ouro no caratê, categoria até 60 kg; a Tunísia também enviaria só um, também para o caratê, Chehinez Jemi, bronze na categoria até 68 kg. No wushu, disputado apenas na modalidade taolu, ouro e prata para o pequenino Brunei, respectivamente com Basma Lachkar no feminino e Hosea Wong Zheng Yu no masculino, únicos dois atletas que o país enviaria, ambos na prova do taijiquan e taijijian. O Camboja também enviaria só duas atletas, do pétanque, com Ouk Sreymom conquistando o ouro nas simples e nas duplas com Un Sreya. Mas o feito mais notável seria de Gabriele Gofredo e Anna Matus, únicos dois atletas enviados pela Moldova, que se sagrariam tricampeões da dança esportiva ao conquistar sua terceira medalha de ouro seguida nas danças latinas.

No salvamento, prova do revezamento 4 x 50 m com obstáculos feminino, ocorreria um incrível empate na primeira colocação entre as equipes de Hungria e Polônia, ficando a Itália com o bronze. Dentre os multimedalhistas, Vanda Kiszli, da Hungria, ganharia as duas provas da maratona de canoagem; a alemã Nina Holt ganharia quatro ouros no salvamento, dois deles nos revezamentos, e um bronze; Simona Aebersold, da Suíça, ganharia três medalhas de ouro na orientação, no sprint, na prova de média distância e no revezamento misto; e a israelense Daria Atamanov seria ouro na bola e na fita e prata nas maças da ginástica rítmica.

Na patinação em velocidade, dois atletas ganhariam quatro ouros cada: Bart Swings, da Bélgica, subiria ao lugar mais alto do pódio nas prova dos pontos e eliminatória na pista e na estrada, além de conseguir um bronze nos 1000 m sprint da pista, e Johana Viveros, da Colômbia, seria ouro na pista nos 1000 m sprint, eliminatória e prova dos pontos, ouro na eliminatória e prata na prova dos pontos da estrada. Na prova dos 500 m sprint feminina, na pista, a alemã Laethisia Schimek subiria ao pódio sozinha, após as outras três finalistas serem desclassificadas por empurrar oponentes para fora. Todas as provas de patinação em velocidade seriam disputadas no terreno da Powell Steam Plant, originalmente uma usina termoelétrica, construída em 1895 e desativada em 2008, hoje também um marco histórico e ponto turístico da cidade, com uma pista temporária tendo sido montada no estacionamento para a realização as provas de pista.

Atenção para a ronda dos esportes coletivos: no handebol de praia masculino, ouro para a Croácia, prata para o Catar, bronze para o Brasil, e, no feminino, ouro para a Alemanha, prata para a Noruega e bronze para a Argentina. No polo a canoa masculino, ouro para a Alemanha, prata para a França e bronze para a Espanha, e, no feminino, ouro para a França, prata para a Alemanha e bronze para a Nova Zelândia. No punhobol, pódio idêntico (e quarto lugar para a Áustria) no masculino e no feminino: ouro para a Alemanha, prata para a Suíça e bronze para o Brasil. No flag football masculino, ouro para os Estados Unidos, prata para a Itália e bronze para o México, e, no feminino, ouro para o México, prata para os Estados Unidos e bronze para o Panamá. No floorbol, disputado somente no masculino, ouro para a Suécia, prata para a Finlândia e bronze para a República Tcheca. No frisbee, misto, ouro para os Estados Unidos, prata para a Austrália e bronze para a Colômbia. No hóquei inline, somente masculino, ouro para os Estados Unidos, prata para a República Tcheca e bronze para a França. No corfebol, misto, ouro para a Holanda, prata para a Bélgica e bronze para Taiwan. No lacrosse, o ouro, tanto no masculino quanto no feminino, foram para o Canadá, e a prata para os Estados Unidos, com o bronze do masculino ficando com o Japão e o do feminino com a Austrália. No softbol, disputado exclusivamente no feminino, ouro para os Estados Unidos, prata para o Japão e bronze para Taiwan. E no rugby em cadeira de rodas, misto, ouro para o Reino Unido, prata para o Japão e bronze para a Alemanha.

O Brasil enviaria 74 atletas, e teria um desempenho inferior ao das últimas edições, com dois ouros, uma prata e cinco bronzes. Além dos já citados no punhobol masculino e feminino e no handebol de praia masculino, o Brasil conquistaria bronzes no sumô masculino, acima de 115 kg, com Rui Júnior, e no wushu feminino, prova do changquan, com Michele Santos. O caratê traria duas medalhas, ouro na categoria até 67 kg com Vinícius Figueira e prata na até 60 kg com Douglas Brose. O outro ouro viria da aeróbica, duplas mistas, com Lucas Barbosa e Tamires Silva. Vale citar também a presença da equipe brasileira feminina de flag football no torneio, terminando em sétimo lugar, e que, pela primeira vez na história dos World Games, o Brasil não conseguiria se classificar para o torneio de handebol de praia feminino, no qual havia ganhado ouro nas quatro edições anteriores.

Para terminar, falta falar dos mascotes, o casal de estátuas de ferro Vulcan e Vesta. Vulcan foi inspirado na estátua do deus romano Vulcano que é o símbolo da cidade de Birmingham, construída em 1904 e considerada a maior estátua de ferro do mundo, instalada em um parque no topo da Montanha Vermelha desde 1936, e Vesta é sua esposa; ambos usam togas com o símbolo dos World Games de 2022 e faixas coloridas amarradas na cintura. Curiosamente, por mais que eu tenha procurado, não encontrei nenhuma ilustração do casal, apenas fotos de pessoas fantasiadas, o que parece ser uma tendência dos World Games - Jas e Malgosia só tinham uma única ilustração oficial, presente no programa do evento, com todas as suas outras representações sendo fotos de pessoas fantasiadas.

Série World Games

Breslávia 2017
Birmingham 2022

0 Comentários:

Postar um comentário