domingo, 6 de março de 2022

Escrito por em 6.3.22 com 0 comentários

Barrage

Hoje é dia de mais um jogo de tabuleiro lindo, divertido e não tão complicado quanto parece. Hoje é dia de Barrage no átomo!

Barrage
(que se pronuncia "barráje", e não "barrêije") é ambientado na década de 1920, mas numa realidade alternativa, na qual máquinas a vapor fazem parte do dia a dia, e a produção de energia elétrica é um mercado recente e extremamente promissor. Cada jogador representa o CEO de uma empresa interessada em entrar nesse mercado, cada uma de um país diferente, todas as quatro lutando para estabelecer sua posição no local considerado o mais adequado para gerar energia para toda a Europa: os Alpes Franceses. Barrage é um jogo de alocação de trabalhadores, o que significa que, a cada rodada, cada jogador terá um número de "bonequinhos" para "gastar" em diferentes ações, buscando ganhar o maior número de pontos possível.

O Tabuleiro Principal representa os Alpes Franceses, com os espaços para os jogadores construírem suas represas, conduítes e usinas de geração de energia. No topo do tabuleiro há quatro nascentes, e, abaixo delas, três níveis: o das montanhas, com quatro bacias, o das colinas, com três, e o das planícies, com mais três. Cada bacia tem espaço para construir duas represas, dois conduítes, e de duas a quatro usinas. O tabuleiro é dupla-face, com um dos lados sendo o "modo expert", sem nenhuma casa ou ícone, com os jogadores tendo de se lembrar o que pode ser construído onde. Em torno do tabuleiro, em ambos os lados, há a trilha de pontuação, que vai de 0 a 100.

Além do Tabuleiro Principal, o jogo tem três tabuleiros coletivos secundários. O primeiro é o Tabuleiro de Administração, dividido em seis seções onde os jogadores poderão alocar seus trabalhadores para realizar suas ações. O segundo é a Trilha de Energia, onde os jogadores vão marcar quantas energias produziram a cada rodada. O terceiro é o Escritório de Patentes, mais um espaço para alocar trabalhadores - que está num tabuleiro separado porque o jogo tem dois conjuntos de regras, as básicas, destinadas e jogadores iniciantes, e as avançadas, destinadas a jogadores experientes, e o Escritório de Patentes só é usado com as regras avançadas (o modo expert não tem nada a ver com isso, com o tabuleiro sem ícones podendo ser usado com qualquer dos conjuntos de regras).

Para construir as represas, conduítes e usinas, os jogadores precisarão de maquinários, que são enormes mechas a vapor que fazem o trabalho pesado de construção. Os maquinários se dividem em dois tipos, os escavadores (de cor marrom) e as betoneiras (de cor cinza), com cada um deles existindo em três tamanhos, um menorzinho que vale 1, um médio que vale 3 e um grande que vale 5. O jogo vem com 34 escavadores (24 pequenos, 6 médios e 4 grandes) e 26 betoneiras (16 pequenos, 6 médios e 4 grandes). O dinheiro do jogo é representado por créditos hidrelétricos, na forma de moedas, também de três tamanhos, sendo 24 moedas de valor 1, 20 de valor 3 e 14 de valor 5. E o mais importante para gerar energia hidrelétrica é a água, representada por 30 gotas d'água. Os maquinários e gotas d'água são de madeira, as moedas são de papelão - uma curiosidade sobre Barrage, aliás, é que o jogo não possui nenhuma carta, com todos os componentes do jogo sendo peças de madeira ou papelão.

No início do jogo, os quatro tabuleiros são colocados no centro da mesa (três se estiverem sendo usadas as regras básicas), e as demais peças são arrumadas da seguinte forma: os maquinários são divididos por tipo e valor e colocados na reserva geral, junto com os créditos hidrelétricos, divididos por valor, e as gotas d'água. As 8 Fichas de Nascente são embaralhadas e quatro delas são sorteadas, sendo colocada uma sobre cada nascente. As seis Fichas de Bônus são embaralhadas (se forem usadas as regras básicas, uma delas deve ser removida), e cinco são sorteadas, sendo colocada uma em cada um dos espaços correspondentes na Trilha de Energia. As seis fichas de objetivo são embaralhadas, uma delas é sorteada e colocada no final da Trilha de Energia. As seis fichas de Contrato Nacional são embaralhadas, sendo sorteado um número igual ao número de jogadores menos um, sendo colocadas viradas para cima nos espaços correspondentes no Tabuleiro de Administração. As 45 fichas de Contrato Privado são separadas por cor (15 verdes, 15 amarelas e 15 vermelhas, os Contratos Nacionais são de cor roxa), com cada cor sendo embaralhada e um montinho daquela cor sendo colocado em cada um dos espaços correspondentes do Tabuleiro de Administração, com as duas primeiras fichas de cada montinho sendo colocadas viradas para cima também nos espaços correspondentes para isso. As dez fichas de preparação inicial são divididas por tipo (quatro de montanha, três de colina e três de planície), com uma ficha de cada tipo sendo sorteada e uma represa neutra (de cor de madeira) colocada em cada uma das bacias mostradas nessas cartas, com a das montanhas sendo sempre uma represa de Nível 1, a das colinas de Nível 2 e a das planícies de Nível 3; uma gota d'água é colocada atrás de cada uma dessas represas. Se as regras avançadas estiverem sendo usadas, as 15 fichas de tecnologia avançada são separadas por tipo (5 de Nível I, 5 de Nível II e 5 de Nível III), embaralhadas e colocadas nos espaços correspondentes do Escritório de Patentes, com as três primeiras fichas de Nível I sendo colocadas com a face para cima nos três espaços correspondentes.

Finalmente, o Tabuleiro de Administração possui algumas casas marcadas com os números 3+ e 4, o que significa que elas só estarão disponíveis em jogos, respectivamente, de 3 ou mais jogadores (3+) ou de 4 jogadores. Se esse número de jogadores não estiver jogando, as regras recomendam que um dos jogadores pegue Engenheiros de uma cor que não estiver sendo usada e os coloque um à direita e um à esquerda dessas casas, para lembrar aos jogadores que elas não estão disponíveis - ou seja, numa partida com dois jogadores, deverá haver Engenheiros de uma terceira cor nas casas marcadas com 3+ e 4, e, numa partida com três jogadores, deverá haver Engenheiros de uma quarta cor nas casas marcadas com 4.

Cada jogador, então, recebe seu Tabuleiro de Companhia, um Diretor Executivo, uma Roda de Construção e as peças correspondentes à sua cor. Barrage é um jogo para até quatro jogadores, e a cor de cada jogador vai depender de qual país ele escolher: Estados Unidos (vermelho), Alemanha (preto), Itália (verde) ou França (branco). Cada país possui uma habilidade especial, ativada quando ele constrói sua terceira usina, além de diferentes bônus que recebem ao longo do jogo. As peças que cada jogador recebe junto com o tabuleiro são cinco represas, cinco elevações, cinco conduítes, quatro usinas, 12 Engenheiros e 5 fichas de Tecnologia Básica (uma das quais é um curinga, e, nas regras avançadas, não é usada, não sendo distribuída aos jogadores), além de um marcador de pontuação, que deve ser colocado no espaço zero da trilha de pontuação, com o número 100 virado para baixo; um marcador de produção de energia, que deve ser colocado no espaço zero da Trilha de Energia, com o número 30 virado para baixo; e um marcador de ordem de turno, que deve ser colocado no espaço correspondente na Trilha de Energia. A cada rodada, os jogadores não jogarão na ordem em que estão sentados na mesa, e sim na ordem de seus marcadores; pelas regras avançadas, na primeira rodada os jogadores jogam na ordem inversa em que escolheram seus países (com quem escolheu por último jogando primeiro), mas, nas regras básicas, a primeira rodada possui uma ordem pré-estabelecida, com o jogador dos Estados Unidos jogando primeiro, seguido pelo da Alemanha, então Itália e, por fim, França.

As peças de represa, elevação, conduíte e usina são colocados em casas pré-determinadas dos Tabuleiros de Companhia, e revelam bônus conforme são construídas; os Engenheiros e fichas de Tecnologia Básica não possuem local próprio, e ficam apenas próximos ao Tabuleiro de Companhia. No lado direito do Tabuleiro de Companhia é encaixada a Roda de Construção, e, no lado esquerdo, o Diretor Executivo. O jogo possui sete Diretores Executivos diferentes, e, assim como cada país, cada Diretor Executivo possui uma habilidade especial, que está ativa durante todo o jogo; nas regras avançadas, cada jogador pode escolher seu Diretor Executivo, mas, nas regras básicas, cada país possui um Diretor Executivo obrigatório para o jogador que o escolheu. O Diretor Executivo também determina os recursos iniciais de cada jogador; nas regras básicas, são sempre 6 créditos, 6 escavadores e 4 betoneiras. Finalmente, cada jogador recebe uma ficha de Contrato Inicial (de cor branca); nas regras avançadas, cada jogador pode escolher seu Contrato Inicial, mas, nas regras básicas, ele também depende do país escolhido.

Tudo isso arrumado, podemos começar. Barrage é jogado ao longo de cinco rodadas, sendo que cada rodada possui cinco fases. A primeira fase é a Fase de Renda e Nascentes, onde ocorrem duas coisas, sempre na mesma ordem, a primeira sendo os jogadores receberem seus bônus dos Tabuleiros de Companhia. Na primeira rodada do jogo nenhum jogador receberá bônus, pois ainda não terá construído nada; assim que construir uma represa, elevação ou conduíte que revele um bônus, ele receberá esse bônus imediatamente, e então a cada Fase de Renda e Nascentes - as construções são sempre feitas da esquerda para a direita, então ele receberá os bônus após construir a segunda, quarta e quinta represa, elevação e conduíte. Usinas não fornecem bônus imediatos nem na Fase de Renda e Nascentes, mas, após construir a terceira, quarta e quinta usinas, o jogador receberá um bônus toda vez que produzir energia. A segunda coisa que acontece é que gotas d'água são colocadas nas nascentes (exceto na quinta e última rodada), com um dos jogadores devendo pegar gotas da reserva geral e colocá-las em cada nascente de acordo com o valor impresso em cada ficha de nascente.

A segunda fase é a Fase de Ação, na qual as coisas acontecem. Cada jogador pode escolher dentre oito ações diferentes (sete nas regras básicas). Para realizar uma ação, o jogador pega seus Engenheiros e os coloca no espaço correspondente àquela ação, um para cada ícone no espaço. Os jogadores alocam seus Engenheiros na ordem de turnos estabelecida na Trilha de Energia; em sua vez de jogar, cada jogador escolhe um espaço de ação, transfere seus Engenheiros para lá, realiza a ação e passa a vez. Não é possível alocar Engenheiros e não realizar a ação, e não é possível um jogador passar a vez se ainda tiver Engenheiros para alocar. Uma vez que todos os jogadores tenham alocado todos os seus Engenheiros, a Fase de Ação termina.

A primeira e mais básica ação que um jogador pode realizar é a Ação de Construção; para isso, ele deve alocar Engenheiros em seu próprio Tabuleiro de Companhia. A primeira Ação de Construção que um jogador realizar na rodada necessitará de apenas um Engenheiro alocado; caso o jogador queira realizar uma segunda Ação de Construção na mesma rodada, deverá alocar dois Engenheiros; para realizar uma terceira, três; e, para realizar uma quarta Ação de Construção na mesma rodada, deverá alocar três Engenheiros e pagar três créditos. Não é possível realizar mais de quatro Ações de Construção numa mesma rodada. Após alocar os Engenheiros, o jogador deverá escolher o tipo de construção (represa, elevação, conduíte ou usina), pegar a Ficha de Tecnologia Básica correspondente e colocá-la em sua Roda de Construção, pelo lado aberto - há uma Ficha de Tecnologia Básica para cada tipo de construção, e, se estiverem sendo usadas as regras básicas, uma Ficha Curinga, que pode ser usada para construir qualquer uma das quatro; caso a Ficha de Tecnologia Básica não estiver disponível, o jogador não pode construir aquela construção, devendo escolher outra. Cada construção também possui um custo em maquinário, impresso no Tabuleiro de Companhia; esses maquinários devem ser colocados no mesmo espaço da Roda de Construção no qual foi colocada a Ficha de Tecnologia Básica. O jogador, então, roda sua Roda de Construção um espaço no sentido horário, pega a construção de seu Tabuleiro de Companhia e a coloca no Tabuleiro Principal, numa casa com o ícone correspondente. Uma mesma bacia não pode ter duas represas nem duas usinas da mesma cor, e elevações só podem ser construídas sobre represas da mesma cor, até um máximo de duas elevações por represa - uma represa sem elevações é uma represa de Nível 1, com uma elevação é uma de Nível 2, e com duas elevações é uma represa de Nível 3. Algumas casas, as com bordas vermelhas, possuem um custo adicional de três créditos, impresso ao lado do ícone - elevações construídas sobre represas que estão em casas vermelhas não precisam pagar esse custo adicional, porém.

Uma das coisas mais legais de Barrage é que as Fichas de Tecnologia e os maquinários colocados na Roda de Construção ficam "presos" lá, até que cheguem novamente ao lado aberto - ou seja, após a Roda de Construção girar seis vezes - não podendo ser usados em Ações de Construção enquanto não forem recuperados. Assim que um espaço ocupado da Roda de Construção chegar no lado aberto, o jogador deve recuperá-los imediatamente, devolvendo a Ficha de Tecnologia e os maquinários à sua reserva; a partir desse momento, eles já poderão ser utilizados novamente.

Seis das outras sete ações possíveis são conhecidas como Ações de Administração, pois, para executá-las, o jogador deve alocar seus Engenheiros no Tabuleiro de Administração. Diferentemente do que ocorre com a Ação de Construção, os espaços de ação no Tabuleiro de Administração são compartilhados por todos os jogadores, o que significa que um pode "furar o olho" do outro, escolhendo uma ação que ele queria executar. Exceto pelo Banco, as ações no Tabuleiro de Administração possuem dois espaços, o que significa que elas podem ser realizadas duas vezes na mesma rodada, pelo mesmo jogador ou por dois jogadores diferentes; na maioria das ações, um desses espaços é "grátis", com jogador podendo realizar a ação apenas alocando Engenheiros, e um é "pago", com o jogador, além de alocar os Engenheiros, tendo de pagar 3 créditos; espaços pagos possuem bordas vermelhas e um ícone correspondente. Se ambos os espaços já estiverem ocupados, um jogador não poderá realizar aquela ação.

A primeira Ação de Administração, de cima para baixo, é a Ação de Produção, com a qual será produzida a energia elétrica, o que é feito alocando Engenheiros no espaço chamado Estação de Turbinas. Para realizar uma Ação de Produção, o jogador deverá ter pelo menos uma gota d'água em uma represa de sua cor ou neutra, uma usina de sua cor já construída, e um conduíte de qualquer cor que ligue a represa à usina, seguindo os canos desenhados no tabuleiro. Após alocar os Engenheiros, o jogador pegará quantas gotas d'água quiser das disponíveis, levará pelo caminho do conduíte até a usina, e produzirá uma quantidade de energia igual ao número de gotas movidas multiplicado pelo valor do conduíte, com o acréscimo ou decréscimo correspondente ao espaço onde os Engenheiros foram alocados - há um espaço com bônus de +2, um com bônus de +1 (disponível apenas para 4 jogadores), um sem bônus, um com penalidade de -1 (disponível apenas para 3+ jogadores) e um com penalidade de -2; todos custam 2 Engenheiros grátis ou 3 pagando, exceto o -2, que custa 1 Engenheiro da primeira vez e 2 da segunda na mesma rodada, ambos grátis. Se o jogador tiver um bônus em seu Tabuleiro de Companhia, obtido através da construção de usinas, ele será aplicado após os bônus ou penalidades da ação. Uma Ação de Produção só pode ser realizada se a energia gerada for igual ou maior que 1 - ou seja, se após aplicar as penalidades, o resultado for ser zero ou um número negativo, o jogador não poderá alocar Engenheiros naquela ação. Após passarem pela usina, as gotas d'água seguem seu fluxo normal, que será explicado em breve.

Após realizar uma Ação de Produção, o jogador deverá mover seu marcador de produção de energia na Trilha de Energia um número de casas igual à quantidade de energia que produziu; no raro evento de o marcador passar de 30, vire-o para que o número 30 fique para cima e retorne com ele para a casa zero. Se o jogador tiver algum contrato com requerimento em energia igual ou menor à quantidade de energia que produziu, ele poderá cumpri-lo, ganhando os bônus listados nele e virando-o para baixo. Cada Ação de Produção só pode ser usada para cumprir um contrato, mesmo que a energia produzida seja suficiente para cumprir dois ou mais. Para efeitos de cumprir contratos, os Contratos Nacionais, no Tabuleiro de Administração, contam como de todos os jogadores, ou seja, se produzir energia suficiente, um jogador poderá pegar o Contrato Nacional correspondente e cumpri-lo imediatamente. Finalmente, caso as gotas d'água passem por um conduíte que pertença a outro jogador, o jogador que está executando a Ação de Produção deverá pagar 1 crédito ao jogador dono do conduíte para cada gota d'água, e o jogador dono do conduíte receberá 1 Ponto de Vitória para cada gota d'água. O máximo de gotas d'água que pode ser usado numa Ação de Produção é 3, já que cada represa só comporta um número de gotas d'água igual ao seu Nível.

A segunda Ação de Administração é a Ação de Gestão de Água, com a qual podem ser feitas duas coisas, ambas alocando um Engenheiro grátis ou dois pagando. Numa delas, o jogador pega duas gotas d'água da reserva geral e as coloca nas nascentes, ambas na mesma ou uma em cada, à sua livre escolha; essas gotas ficam lá até a fase seguinte, após o final da Fase de Ação. Não há limite para quantas gotas d'água pode haver em uma única nascente. Na outra, o jogador pega uma gota d'água da reserva geral, a coloca em uma nascente à sua escolha, e ela imediatamente segue o fluxo normal da água de acordo com as regras que veremos em breve.

A terceira Ação de Administração é a Ação de Oficina, com a qual o jogador pode girar sua Roda de Construção. O primeiro espaço necessita da alocação de um Engenheiro da primeira vez que for usado na rodada e dois na segunda, e permite que o jogador gire sua Roda um espaço. Os outros dois necessitam da alocação de 2 Engenheiros grátis ou 3 pagando; um deles requer que o jogador pague 5 créditos (além dos 3 que pagou ao alocar os Engenheiros, se for o caso) para girar a Roda três espaços, e o outro, que só está disponível em partidas de 3+ jogadores, requer que o jogador pague 2 créditos para girar a Roda dois espaços. Lembre-se de que as Fichas de Tecnologia e maquinários saem da Roda assim que chegam no espaço aberto, ou seja, quem gira a roda três vezes tem direito de recuperá-los de todos os três espaços, se for o caso.

A quarta Ação de Administração é a Ação de Maquinário. Alocando um Engenheiro grátis ou um pagando e pagando um custo de dois créditos, o jogador pode pegar um escavador da reserva geral e adicioná-lo à sua reserva. Alocando 2 Engenheiros grátis ou 3 pagando e pagando 5 créditos, o jogador pega um escavador e uma betoneira da reserva geral e os adiciona à sua reserva. E, numa partida de 4 jogadores, alocando um Engenheiro da primeira vez e dois da segunda na mesma rodada, um jogador pode escolher entre pegar um escavador ou uma betoneira da reserva geral e o adicionar à sua reserva.

A quinta Ação de Administração é a Ação de Contratos. Em dois dos espaços de ação deve ser alocado um Engenheiro grátis ou um pagando, mas um desses espaços só está disponível numa partida de 4 jogadores; ambos têm o mesmo efeito: o jogador pega um Contrato Privado. O terceiro espaço necessita da alocação de 2 Engenheiros da primeira vez em que é usado na rodada e 3 da segunda, e do pagamento de 1 crédito; com ele, o jogador pega dois Contratos Privados. O jogador só pode escolher dentre os Contratos Privados que estão virados para cima, mas a cor é irrelevante, podendo pegar um de cada cor se pagar para pegar dois. Assim que um jogador pega um contrato, o seguinte do montinho é aberto e toma seu lugar. Cada jogador só pode ter até três contratos ativos (que não estejam virados para baixo) de cada vez, contando com seu Contrato Inicial; se, após pegar mais contratos, ele for ficar com mais de três, deverá escolher alguns para descartar até ficar com três. Contratos descartados voltam para a caixa e não podem ser escolhidos por nenhum jogador.

Finalmente, temos o Banco, um espaço de ação que segue regras próprias: todos os jogadores podem colocar no Banco quantos Engenheiros quiserem, não havendo limite nem para o número de Engenheiros do mesmo jogador, nem para o número de jogadores diferentes com Engenheiros no Banco. Para cada Engenheiro que colocou no Banco naquela ação, o jogador ganha 1 crédito.

A oitava e última ação é a Ação de Patentes, que usa o Escritório de Patentes, somente utilizado com as regras avançadas. o Escritório de Patentes possui sempre três Fichas de Tecnologia Avançada viradas para cima, cada uma necessitando da alocação de dois Engenheiros e do pagamento de 5 créditos. Uma vez que um jogador aloque e pague, ele pega a Ficha escolhida e a coloca em sua reserva, já podendo utilizá-la em sua próxima vez de jogar. Fichas de Tecnologia Avançada são usadas em Ações de Construção da mesma forma que as Fichas de Tecnologia Básica, mas cada uma possui um efeito especial quando usada. Espaços que fiquem vazios no Escritório de Patentes só são repostos no fim de cada rodada; quando acabarem todas as fichas no montinho de Nível I, começam a se abrir as de Nível II, e, quando essas também se esgotarem, começam a se abrir as de Nível III - quanto maior o nível, melhores os efeitos da Ficha.

Após o fim da Fase de Ação, vem a Fase de Fluxo de Água, e agora veremos finalmente o que acontece quando a água segue seu fluxo normal: todas as gotas d'água nas nascentes seguem para a bacia imediatamente abaixo delas nas montanhas, e de lá, seguindo os rios (e não os canos dos conduítes), para as colinas, e então para as planícies. Quando uma gota d'água encontra uma represa, ela para; cada represa, entretanto, só pode conter um número de gotas igual a seu Nível. Gotas além desse Nível (por exemplo, uma terceira gota numa represa de Nível 2) transbordam, e seguem seu fluxo pelo rio normalmente. Uma represa que transborde não produz energia, nem uma gota que passe por uma usina como resultado do fluxo normal da água. Depois que passarem pelas planícies, gotas que não sejam paradas por represas (assim como gotas das bacias das planícies que sejam usadas para produzir energia) saem do tabuleiro e retornam à reserva geral.

Quando todas as gotas estiverem paradas nas represas ou fora do tabuleiro, termina a Fase de Fluxo de Água e começa a Fase de Pontuação, onde acontecem quatro coisas, sempre na mesma ordem. Primeiro, o jogador que estiver mais à frente na Trilha de Energia recebe 6 Pontos de Vitória, e o segundo colocado recebe 2 Pontos de Vitória; caso haja empate pelo primeiro lugar, divida 8 Pontos de Vitória, arredondando para cima, por todos os empatados, e o segundo lugar não ganha nada; caso haja empate no segundo lugar, mas não no primeiro, o primeiro ganha 6 Pontos de Vitória normalmente, e cada um dos empatados ganha 1 Ponto de Vitória; só ganham Pontos de Vitória jogadores que tenham produzido pelo menos uma energia nessa rodada (ou seja, jogadores que estejam na casa zero não ganham nenhum Ponto de Vitória). Segundo, cada jogador recebe um número de créditos igual ao do último ícone de crédito pelo qual passou na Trilha de Energia; jogadores que estejam na casa zero ganham 3 créditos, mas perdem 3 Pontos de Vitória.

A Trilha de Energia é dividida em cinco seções, cada uma com uma Ficha de Bônus, sendo que cada Ficha de Bônus possui um valor em Pontos de Vitória e um ícone (sendo os ícones possíveis construir uma represa, construir uma elevação, construir um conduíte, construir uma usina, cumprir um contrato, e adquirir uma Ficha de Tecnologia Avançada, essa sendo removida caso estejam sendo usadas as regras básicas). A Ficha de Bônus ativa em cada rodada é aquela mais à esquerda, e, se cumprirem seus requisitos, os jogadores poderão ganhar a quantidade impressa de pontos de vitória multiplicado pelo número de vezes que o cumpriu - por exemplo, se for a ficha com o ícone da represa, e o jogador construir duas represas, ganhará 8 Pontos de Vitória, se for a ficha com o ícone do contrato, e o jogador cumprir um contrato, ganhará 2 Pontos de Vitória. Para ganhar a recompensa completa, o marcador de produção de energia do jogador deverá estar na mesma seção da Trilha de Energia onde está a Ficha de Bônus ativa ou numa seção à frente dela; caso esteja atrás, deverá diminuir a recompensa em 4 Pontos de Vitória para cada seção, até um mínimo de 0 Pontos de Vitória (ou seja, não é possível perder Pontos de Vitória com as Fichas de Bônus) - no exemplo anterior, um jogador que estivesse uma seção atrás da Ficha de Bônus da represa tendo construído duas represas ganharia apenas 4 Pontos de Vitória, enquanto um jogador que estivesse duas seções atrás da Ficha de Bônus do contrato não ganharia Pontos de Vitória se só tivesse cumprido um deles (mesmo tendo somado 2 e diminuído 4). Um jogador só faz jus às recompensas das Fichas de Bônus, mesmo com as penalidades, caso tenha produzido pelo menos 6 energias naquela rodada; jogadores que produzam 5 ou menos não ganham nenhum Ponto de Vitória mesmo que cumpram o requisito da Ficha de Bônus ativa.

A quarta e última coisa da Fase de Pontuação é descartar a Ficha de Bônus ativa, o que faz com que a Ficha de Bônus ativa na rodada seguinte seja a próxima - e com que os jogadores tenham de produzir mais energia a cada rodada caso queiram continuar ganhando os bônus. Falando nisso, caso um jogador produza mais de 30 energias numa mesma rodada, seu marcador de produção de energia volta para a casa zero, mas, para efeito das Fichas de Bônus, considere que ele está na quinta e última seção.

Após o descarte da Ficha de Bônus ativa, termina a Fase de Pontuação. Caso ainda haja Fichas de Bônus ativas (ou seja, caso não seja a quinta e última rodada), começa a última Fase da rodada, apropriadamente chamada Fase de Fim da Rodada. Nela também acontecem quatro coisas (três nas regras básicas), sempre na mesma ordem. Primeiro, é determinada a ordem dos turnos para a rodada seguinte: o jogador que produziu menos energia nessa rodada joga primeiro na rodada seguinte, e o que produziu mais joga por último; caso haja empate entre dois ou mais jogadores, inverte-se a ordem da rodada que acabou de terminar, mas só para os empatados. Segundo, todos os marcadores de produção de energia voltam para a casa zero, e os que estavam com o 30 virado para cima o viram para baixo. Terceiro, todos os jogadores pegam de volta seus Engenheiros dos espaços de ação e os colocam em suas reservas pessoais. Quarto, se estiverem sendo usadas as regras avançadas, todas as Fichas de Tecnologia Avançada que estiverem viradas para cima no Escritório de Patentes, mesmo que nenhuma delas tenha sido comprada, são descartadas e substituídas por novas Fichas dos montinhos - o que garante que todas as Fichas estejam disponíveis ao longo de uma partida.

Caso, após descartar a Ficha de Bônus ativa, não fique nenhuma na Trilha de Energia, isso significa que aquela era a quinta e última rodada, e que o jogo acabou. Nesse caso, a invés da Fase de Fim da Rodada, acontece a Fase de Fim de Jogo, na qual, primeiro, é determinada a pontuação de cada jogador de acordo com a Ficha de Objetivo - cada Ficha de Objetivo tem um requerimento, por exemplo, construir represas e elevações em espaços de borda vermelha; o jogador que cumprir esse requerimento mais vezes ganha 15 Pontos de Vitória, o segundo ganha 10, o terceiro ganha 5 e o quarto não ganha nada, com empatados dividindo os pontos entre si e arredondando para cima e só ganhando os pontos quem tiver cumprido o requerimento pelo menos uma vez. Em seguida, são somados todos os créditos e maquinários que os jogadores ainda têm em suas reservas, fora de sua Roda de Construção; para cada cinco, o jogador ganha 1 Ponto de Vitória, sendo desconsiderado o excedente - por exemplo, se o jogador tem 3 créditos, 3 escavadores e 3 betoneiras, ganha apenas 1 Ponto de Vitória, porque o total é 9. Finalmente, cada jogador ganha 1 Ponto de Vitória para cada gota d'água na mesma bacia que uma represa de sua cor. Depois disso tudo, o jogador com mais Pontos de Vitória será o vencedor; em caso de empate, ganha quem produziu mais energia na última rodada, e, persistindo o empate, quem estava por último na ordem de turnos da última rodada (por isso a Fase de Fim da Rodada não é executada).

Eu ia fazer uma listagem geral de todos os componentes lá no começo, mas acabei esquecendo; não faz mal, vamos a ela aqui. Comuns a todos os jogadores temos um Tabuleiro Principal, um Tabuleiro de Administração, uma Trilha de Energia, um Escritório de Patentes, 7 Fichas de Diretor Executivo; 15 Fichas de Tecnologia Avançada, uma Ficha de Tecnologia Especial (que só é usada caso um jogador escolha Anton Krylov como Diretor Executivo), 10 Fichas de Preparação Inicial, 6 Fichas de Bônus, 6 Fichas de Objetivo, 15 Fichas de Contrato Privado, 4 Fichas de Contrato Inicial, 6 Fichas de Contrato Nacional, 8 Fichas de Nascente, 3 represas neutras, 3 elevações neutras, 30 gotas d'água, 58 moedas de créditos hidrelétricos, 34 escavadores e 26 betoneiras. Para cada um dos quatro países temos um Tabuleiro de Companhia, uma Roda de Construção, 5 Fichas de Tecnologia Básica, 5 represas, 5 elevações, 5 conduítes, 4 usinas, um marcador de ordem do turno, um marcador de produção de energia, um marcador de pontos de vitória, 12 Engenheiros e uma Ficha de Ajuda, que traz uma espécie de "cola", com a descrição do que acontece em cada uma das Fases de cada rodada e da habilidade especial daquela Companhia. Finalmente, o jogo traz 20 Fichas de Autômato, usadas no modo solo, para representar as ações de um oponente caso um jogador queira jogar sozinho.

Barrage é uma criação de Tommaso Battista e Simone Luciani, com arte de Antonio de Luca. Foi originalmente lançado em 2019 pela Cranio Creations, empresa italiana sediada em Milão, fundada em 2009 para lançar na Itália versões traduzidas de jogos de tabuleiro criados em outros países, mas que, devido às boas vendas, decidiu se arriscar a lançar criações próprias, com o mais famoso de seu catálogo sendo Lorenzo il Magnifico, de 2016. Barrage seria um projeto caro, então a Cranio decidiu utilizar um recurso muito comum na produção de jogos de tabuleiro hoje, o financiamento coletivo, arrecadando dinheiro através do site Kickstarter. A meta estabelecida seria de 24 mil Euros, mas seria arrecadado muito mais, quase 432 mil, de 4076 apoiadores, com quase todas as metas estendidas sendo batidas - é graças a elas, por exemplo, que cada cor tem represas, elevações, conduítes e usinas de formatos diferentes; os Engenheiros, porém, são todos iguais, pois a meta de Engenheiros personalizados não foi.

Um detalhe importante sobre Barrage é que, como o financiamento coletivo permitia envio para todo o planeta, a Cranio Creations optou por fazer com que os componentes do jogo tivessem a menor quantidade de texto possível, com todas as instruções sobre o que cada componente faz sendo transmitidas através de ícones. O jogo lançado pelo Kickstarter vinha com um manual em inglês e um em italiano, e com as informações escritas nos componentes (como os nomes de cada seção do Tabuleiro de Administração e os nomes dos países no verso dos Tabuleiros de Companhia) estando em inglês; após o jogo ser financiado, foi colocada à venda no mercado italiano uma versão na qual esses nomes eram em italiano, e só acompanhava o manual em italiano. Aqui no Brasil, o jogo seria lançado em 2020 pela Galápagos, e tem manual e nomes em português.

Junto com o financiamento coletivo de Barrage seria feito o de sua primeira expansão, Barrage: O Projeto Leeghwater. Quem apoiasse o projeto poderia escolher entre receber somente o jogo-base, o jogo-base mais a expansão, ou uma Edição Especial, que ficaria conhecida como Barrage: The Kickstarter Exclusive Box, que continha todos os elementos do jogo-base e da expansão, com a diferença de que o Tabuleiro Principal tinha dois níveis (para que as peças "se encaixem" nele, exatamente como ocorre com os Tabuleiros de Companhia), as moedas que representam os créditos hidrelétricos são de metal, e não de papelão, e as gotas d'água são de plástico translúcido, e não de madeira. A Exclusive Box também trazia dois Diretores Executivos novos e exclusivos, e oito "escatoneiras", máquinários de cor roxa que podem ser usados tanto como escavadores quanto como betoneiras, mas somente se o jogador estiver usando Elon Audia (um dos dois novos) como seu Diretor Executivo.

Barrage: O Projeto Leeghwater traz os seguintes componentes: comuns a todos os jogadores temos um Tabuleiro de Administração Extra, que possibilita três novas ações na Fase de Ação; 4 novos Diretores Executivos (dois deles, acrescentados após uma meta estendida ser batida, representam os criadores do jogo, Tommaso Battista e Simone Luciani); 3 novas Fichas de Tecnologia Avançada, uma de cada Nível (todas usadas para construir edifícios); 2 novas Fichas de Bônus (uma com ícone de edifício e uma com ícone de Obra Externa); 15 Fichas de Obra Externa; 10 Fichas de Edifício Privado; uma Ficha de Tecnologia Especial que só é usada caso o jogador escolha Leslie Spencer (outra dos novos) como Diretora Executiva; e um Engenheiro especial, chamado Arquiteto, de cor amarela, que só é usado caso o jogador escolha Battista como seu Diretor Executivo. Para cada um dos quatro países do jogo-base, temos uma Extensão do Tabuleiro de Companhia, uma nova Ficha de Tecnologia Básica e 5 edifícios, todos esses componentes para uso com os Edifícios Privados. Mas, para mim, o mais interessante de O Projeto Leeghwater é que ele traz uma quinta opção de país, os Países Baixos (tradicionalmente conhecidos no Brasil como Holanda), que tem peças, obviamente, de cor laranja. Os componentes para poder jogar com os Países Baixos são um Tabuleiro de Companhia, uma Ficha de Ajuda, uma Extensão para o Tabuleiro de Companhia (para que seja possível jogar com os Países Baixos sem a adição dos Edifícios Privados), 6 Fichas de Tecnologia Básica, 5 represas, 5 elevações, 5 conduítes, 4 usinas, 5 edifícios, um marcador de ordem do turno, um marcador de produção de energia, um marcador de pontos de vitória e 12 Engenheiros. Todos os componentes de O Projeto Leeghwater só podem ser usados com as Regras Avançadas.

Durante a preparação do jogo, alguns passos extras devem ser seguidos: o Tabuleiro de Administração Extra vai para o centro da mesa, "encaixando" abaixo do Escritório de Patentes. As Fichas de Obras Externas são divididas de acordo com o tipo (são cinco do tipo A, cinco do B e cinco do C), embaralhadas e colocadas em três montinhos nos locais correspondentes do Tabuleiro de Administração Extra; as três primeiras Fichas do montinho A são abertas e colocadas com a face para cima nos espaços correspondentes. As Fichas de Edifício Privado são embaralhadas, cinco delas são sorteadas e colocadas nos espaços correspondentes no Tabuleiro de Administração Extra, enquanto as outras cinco voltam para a caixa, pois não serão usadas nessa partida. As duas novas Fichas de Bônus são adicionadas às anteriores, o que significa que, agora, sobrarão três após o sorteio, e não apenas uma. As três novas Fichas de Tecnologia Avançada também são adicionadas cada uma a seu próprio montinho, mas, após eles serem embaralhados, a Ficha do topo de cada montinho volta para a caixa, para que continuem sendo 15 no tabuleiro; as três primeiras do montinho de Nível I são abertas normalmente. Finalmente, cada jogador recebe sua extensão do Tabuleiro de Companhia, que é encaixada abaixo dele, e cinco edifícios, que são colocados nos espaços correspondentes dessa extensão.

A primeira das três novas ações que podem ser realizadas durante a Fase de Ação (aumentando o total para onze) é a Ação de Obra Externa. Uma Obra Externa funciona como um Contrato, mas, ao invés de produzir energia, para ganhar seu bônus o jogador deverá descartar maquinários. Ao decidir realizar uma Obra Externa, o jogador aloca dois de seus Engenheiros no espaço correspondente no Tabuleiro de Administração Extra, pega de sua reserva pessoal os escavadores e betoneiras listados na Ficha de Obra Externa e os devolve para a reserva geral; então, o jogador pega a Ficha de Obra Externa, ganha imediatamente seus bônus, e a coloca, virada para baixo, junto de seus contratos. Fichas de Obra Externa compradas não são imediatamente repostas; assim como ocorre com as Fichas de Tecnologia Avançada, durante a Fase de Fim da Rodada todas as Fichas de Obra Extrena que estiverem viradas para cima são descartadas, e três novas Fichas tomam seu lugar - quando acabarem as Fichas do montinho A são abertas as do montinho B, e, quando essas também se acabarem, as do montinho C. Mais uma vez, como são 15 fichas, isso garante que todas elas estejam disponíveis durante uma partida; Fichas do montinho C dão bônus melhores que as do montinho B, que dão bônus melhores que as do montinho A.

A segunda nova ação é a Ação de Construção de Edifício Privado. Para executá-la, primeiro o jogador escolhe uma das cinco Fichas de Edifício Privado no Tabuleiro de Administração Extra, devendo escolher sempre uma que ainda tenha espaço para a construção de um edifício. Então, o jogador aloca o número de Engenheiros apropriado em seu Tabuleiro de Companhia, como se fosse realizar uma Ação de Construção. Ele coloca a Ficha de Tecnologia correspondente à construção de um edifício em sua Roda de Construção, junto com os maquinários necessários, listados na Ficha de Edifício Privado, e gira a Roda de Construção um espaço. Finalmente, ele pega em sua extensão do Tabuleiro de Companhia o edifício mais à esquerda, e o coloca em um dos espaços livres no Tabuleiro de Administração Extra. Cada Ficha de Edifício Privado tem espaço para a construção de até quatro edifícios, sendo que dois desses espaços são pagos (com borda vermelha e custando 3 créditos para construir ali) e um deles só pode ser usado em partidas com 3+ jogadores (com as regras recomendando que, numa partida de dois jogadores, seja colocado um edifício de uma das cores que não esteja sendo usada ali, para que os jogadores se lembrem disso). Cada jogador só pode construir um edifício em cada Ficha de Edifício Privado.

Edifícios construídos, assim como as represas, elevações, conduítes e usinas, ficam no tabuleiro até o fim do jogo. Uma vez que tenha um edifício construído, um jogador pode, em uma de suas vezes seguintes de jogar, executar a terceira nova ação, a Ação de Ativação de um Edifício Privado. Para isso, ele deve alocar Engenheiros numa Ficha de Edifício privado correspondente a um edifício que construiu - cada uma tem um espaço para alocar dois Engenheiros de graça e três espaços para alocar dois Engenheiros pagando. Ao fazer isso, ele pode realizar a ação listada na Ficha de Edifício Privado onde alocou os Engenheiros, que pode ser, por exemplo, ganhar créditos, pagar créditos para receber maquinários ou produzir energia. Diferentemente dos demais espaços de ação do jogo, cada jogador só pode alocar Engenheiros uma vez em cada Ficha de Edifício Privado a cada rodada, mesmo que ainda haja espaço para alocação naquela Ficha; um mesmo jogador pode, porém, ativar todos os cinco edifícios na mesma rodada, caso já os tenha construído. Cada edifício construído também vale um número de Pontos de Vitória, listado na Ficha de Edifício Privado, contabilizados no Fim da Partida.

Apesar de O Projeto Leeghwater trazer um quinto Tabuleiro de Companhia, Barrage continuava sendo um jogo para até quatro jogadores. Atendendo a pedidos, em 2020 a Cranio Creations iniciaria uma nova campanha no Kickstarter para lançar uma segunda expansão, exclusiva para adicionar um quinto jogador à partida, que receberia o nome mais simples possível: Barrage: Expansão 5o Jogador. Essa expansão traz um novo tabuleiro principal, com cinco nascentes, cinco bacias nas montanhas, quatro nas colinas e quatro nas planícies; um novo indicador de ordem de turno, com espaço para cinco jogadores, que deve ser colocado sobre o original da Trilha de Energia; 9 novos Contratos Privados (3 de cada cor); um novo Contrato Inicial; uma Roda de Construção; 6 créditos de valor 1; 10 escavadores de valor 1; 10 betoneiras de valor 1; e uma extensão para o Tabuleiro de Administração, usada somente quando 5 jogadores estiverem jogando, com dois espaços de ação: no primeiro, é necessário alocar 2 Engenheiros na primeira vez em que ele é usado na rodada ou 3 na segunda, e o jogador alocando os Engenheiros pode escolher uma dentre quatro ações diferentes (girar a Roda de Construção um espaço, colocar uma gota d'água numa nascente e fazer com que ela siga imediatamente o fluxo normal, pagar 3 créditos para pegar um escavador ou uma betoneira da reserva geral e adicioná-lo à sua reserva, ou pegar um Contrato Privado), enquanto no segundo podiam ser alocados 2 Engenheiros grátis ou 3 pagando para executar uma Ação de Produção, sem bônus. Jogadores que apoiaram o projeto no Kickstarter também receberam dois Diretores Executivos novos e exclusivos, um deles chamado Dr. Octavius - que, na figura da Ficha, não se parece com o Dr. Octopus dos quadrinhos do Homem-Aranha, exceto pelos quatro tentáculos de metal. Exceto pela Roda de Construção e pelo Contrato Inicial, a expansão não trazia novos componentes para um quinto jogador, sendo necessário ter, também, O Projeto Leeghwater para que cinco pudessem jogar.

0 Comentários:

Postar um comentário