domingo, 13 de dezembro de 2020

Escrito por em 13.12.20 com 0 comentários

Sentai (Extra)

Já faz muito tempo, mas muito mesmo, que eu penso em falar aqui sobre três seriados de sentai que não foram produzidos pela Toei. Já pensei em colocá-los como bônus nos posts da série sobre os Sentai, como fiz com Machine Man e Robocon na série sobre os Metal Heroes, já pensei em fazer um post extra para a série dos Sentai, como fiz com os filmes na série dos Clássicos Disney, mas, por um motivo ou outro, sempre acabava desistindo. Hoje, animado por rever os posts de tokusatsu quando fui colocar as tabelas com os links para o anterior e o próximo de cada série, decidi finalmente escrever sobre eles, e acabei optando por fazer um post em separado, o que acredito que tenha sido a melhor opção. Vamos ver hoje, portanto, esses três seriados; como eu já disse, nenhum dos três foi produzido pela Toei, então, a rigor, eles não são Sentai, mas são tokusatsu, e bastante interessantes.

Voicelugger
1999

No planeta Tsedua, o maligno Imperador Genbah, do Império Muon, planeja usar o poder das Voistones, pedras místicas capazes de amplificar a voz de quem for exposto à sua radiação, para libertar e controlar Hades, um antigo demônio de grande poder; para isso, ele seleciona quatro crianças e as expõe à radiação das Voistones, para que, quando elas cheguem à idade adulta, possam libertar Hades com seu poder. Mas um dos subordinados de Genbah, Chaos, decide traí-lo, e traz as quatro crianças para a Terra, entregando-as a famílias japonesas, que as criam como se fossem seus filhos.

Vários anos se passam, e o Imperador Genbah finalmente descobre para onde Chaos levou as crianças, vindo à Terra para pegá-las de volta e finalmente concluir seu plano. Mas ele não sabe que Chaos usou o poder que ainda estava nas Voistones para treinar Voicelugger Gold, que pode controlar sua voz de forma a conseguir realizar várias ações ofensivas e defensivas, como estourar objetos com ondas sonoras e criar escudos de som sólido. Ao saber da chegada do Império Muon, Voicelugger Gold procura as crianças, hoje já adultos, e lhes revela que eles são nativos de Tsedua, possuem o poder das Voistones, e, com sua ajuda, aprenderão também a usar sua voz como ele, usando-a, entretanto, para destruir os Muon, e não para ajudá-los. Surgem, assim, os Voiceluggers!

Voicelugger foi a última criação de Shotaro Ishinomori, o "Stan Lee japonês", responsável pela criação de séries como Kamen Rider, Go Ranger, Kikaider, Robocon, Patrine e muitas outras. Ishinomori basearia a aparência dos Voiceluggers em uma de suas criações que jamais saiu do papel, o mangá Uchuu Kazoku ("a família espacial"), e pretendia que a série fosse uma paródia dos seriados de tokusatsu que faziam sucesso na década de 1970, quando não contavam ainda com elementos como veículos que se transformam ou se combinam para formar robôs gigantes - que, sejamos francos, foram adicionados para ajudar a vender brinquedos, por isso os Sentai hoje têm uns três robôs e quarenta veículos cada um.

Infelizmente, Ishinomori não viveria para ver sua criação derradeira ser produzida; enquanto trabalhava nos primeiros roteiros, ele sofreria um infarto fulminante, falecendo em 28 de janeiro de 1998, três dias após completar 60 anos de idade. Seu amigo, o roteirista Hideki Sonoda, ofereceria o seriado à Toei, que o recusaria; ele então o ofereceria à TV Tokyo, principal rival da TV Asahi, que exibe os seriados da Toei, que daria luz verde para sua produção. Sonoda concluiria os três roteiros iniciados por Ishinimori, enquanto Shinichi Inotsume ficaria responsável pelos demais roteiros da série. Não se sabe se por opção dos dois, se a pedido da TV Tokyo, ou porque Ishinomori não deixou clara sua intenção, Voicelugger seria produzida não como uma paródia, mas como uma série de tom sério (quer dizer, tão sério quanto um tokusatsu pode ser). Ao todo, 12 episódios seriam produzidos, exibidos entre 12 de janeiro e 30 de março de 1999; na época, eles não fariam muito sucesso - existem inclusive boatos de que 50 ou mais episódios estavam previstos, mas a TV Tokyo teria pedido para que a série fosse encerrada com 12 devido à baixa audiência - mas, nos anos seguintes, a série se tornaria cult, principalmente por ter sido a criação final de Ishinomori.

Uma das principais características de Voicelugger é que quase todos os atores do elenco, incluindo os cinco que interpretam os Voiceluggers, são seyuu - os dubladores japoneses, responsáveis por dar voz e interpretar canções nos anime. Isso foi uma ideia de Ishinomori, já que os Voiceluggers têm sua voz como sua maior arma - é também por isso que, diferentemente do usual em um tokusatsu, os capacetes dos Voiceluggers não cobrem suas bocas. Quem sabe inglês já percebeu que o nome Voicelugger também tem algo a ver com isso, já que voice, em inglês, significa "voz" - lugger eu não faço ideia do que signifique, provavelmente alguma coisa que saiu diferente da intenção de Ishinomori na hora em que foram romanizar o nome do seriado.

A líder dos Voiceluggers é Voicelugger Ruby, uma cantora fã do Kamen Rider, de armadura vermelha e cujo símbolo no capacete é um losango; sim, a líder da equipe, a que veste vermelho, em Voicelugger é uma mulher, algo totalmente fora do padrão para um sentai. A segunda em comando também é uma mulher, Voicelugger Rose, atriz que morava não no japão, mas em Los Angeles, e retornou para se unir à equipe, usando armadura cor de rosa e cujo símbolo no capacete é um círculo. Voicelugger Emerald, de armadura verde, cujo símbolo é um quadrado, é um dublador e o mais velho da equipe; e Voicelugger Sapphire, de armadura azul, cujo símbolo é um triângulo, é um músico razoavelmente desconhecido que gosta de considerar a si mesmo como uma celebridade. Lá pelo meio da série, Voicelugger Gold, usando armadura dourada e tendo como símbolo uma estrela, também decide sujar as mãos, e se une à equipe para enfrentar diretamente o Império Muon.

As armas e armaduras dos Voiceluggers são criadas por sua própria voz, alterada pelo poder das Voistones. Seus principais aliados são dois androides, Pi, originalmente enviado por Genbah para assassinar Ruby, mas que foi reprogramado com o som de sua voz, e Mu, que foi salvo pelos Voiceluggers de um monstro e decidiu passar a ajudá-los. Além do Imperador Genbah, o Império Muon conta com o General Gamma, principal comandante de suas tropas, e com Eyelash Liner, mulher fatal que pretende destruir os Voiceluggers pessoalmente.

Shin Kenjushi France Five
2000


Após escravizar toda a Galáxia, só resta ao Império Lexos conquistar a Terra. Felizmente, Gustave Eiffel, arquiteto e visionário, imaginando que um dia nosso planeta poderia sofrer uma invasão alienígena, construiu um totem, usando as mais modernas técnicas de exorcismo, que criou uma barreira que impede a entrada das naves alienígenas: a Torre Eiffel. Assim, quando chegaram à Terra, os Lexos descobriram que só poderiam desembarcar em pequenos grupos, e decidiram devotar seus esforços a destruir a Torre Eiffel e derrubar a barreira. Ao perceber seu plano, o Professor Aristide Burgonde, gênio da robótica apaixonado por camisas floridas e ditados populares, selecionou cinco jovens para fazer parte de um projeto que lhes conferiria incríveis habilidades, para frustrar os planos dos Lexos e deter a invasão. Juntos, esses jovens formam os Novos Mestres da Espada France Five!

O líder do France Five é Red Frommage (frommage significa "queijo" em francês), jovem estudante de ciências que foi a primeira cobaia do projeto, por ser o namorado da filha do Professor, Sophie, que aparentemente morreu no primeiro ataque dos Lexos; suas armas são a espada Red Camemblade (um trocadilho com o nome do queijo camembert) e a pistola Red Laser. Já Black Beaujolais (um tipo de vinho) é um lutador de taekwondo de pavio curto mas bom coração, que usa como arma as lâminas Double Beaujolame (lame significa lâmina em francês). Blue Accordéon é um músico bastante ligado à família, especialmente à sua irmã, Sylvie, que é guia de turismo e leva visitantes para conhecer a Torre Eiffel, sem saber dos planos de invasão dos Lexos ou que o irmão faz parte do France Five; sua arma é a espada dupla Accordéolame. Yellow Baguette, o mais jovem, é mulherengo, paquerador, e tem fama de quem não leva nada a sério, apesar de estar comprometido com a defesa da Terra; sua arma é o bastão Bread-o-Baguette (que no primeiro episódio se chamava Breadcalibur, um trocadilho porque bread significa "pão" em inglês). E a única mulher do grupo, Pink à la Mode, é viciada em compras, adora perfumes e maquiagem, e gosta de se fantasiar (sendo uma espécie de cosplayer da época); suas armas são as adagas Équerropink (équerre significa "esquadro", pois as lâminas são triangulares e vazadas no meio).

Os France Five dividem um apartamento no centro de Paris, e sua base de operações fica dentro da Torre Eiffel, onde trabalham o Professor e sua assistente androide, Margarine. Como todo Sentai que se preza, eles têm um robô gigante, o France Robot, que tem como armas o escudo Bouclier Vauban e a espada Cyrano Lame, e é formado pela união de dois veículos, a nave Faucon Bonaparte, que forma o tronco, os braços e a cabeça, e o caminhão Char Jeanne d'Arc, que forma as pernas e os pés; ambos são levados ao campo de batalha pela nave Jet Charlemagne. Para destruir os monstros da semana, os France Five usam a bazuca France Cannon.

Existe, ainda, um "sexto France Five", Silver Mousquetaire, que aparece quando o grupo está em apuros, os salva e vai embora. Pink é apaixonada por ele, e Red não o suporta, porque, na verdade, Silver era o assistente do Professor durante o desenvolvimento do Projeto France Five, e culpa Red pela aparente morte de Sophie. Silver não tem uma arma, confiando apenas em suas habilidades nas artes marciais, mas tem um veículo, o galo mecânico Machine Chanteclerc (o galo é o animal-símbolo da França), que, no último episódio, se combina ao France Robot para formar o Robot d'Artagnan (através do "processo de fusão Alsácia-Lorena").

O líder do Império Lexos é o obeso e extremamente maligno Glou Man Chou, que não pode descer à Terra enquanto a barreira estiver ativa. Seu segundo em comando é Cancrelax, feiticeiro covarde e arrogante que cria os monstros da semana e usa sua magia para fazer com que eles fiquem gigantes após serem destruídos. Os comandantes das tropas são Warduke, brutamontes extremamente forte que vive irritado e usa uma espada enorme, e Extasy, moça gostosona cujas armas são seus poderes de sedução e um bastão que dispara raios elétricos. No meio da série, como Warduke e Extasy sempre são derrotados, Glou Man Chou manda vir seu filho, Zakaral, guerreiro impiedoso que usa uma estranha arma que se parece com uma espada com duas lâminas do mesmo lado e dispara raios pelas mãos, para ser o novo comandante das tropas; Zakaral possui quatro subordinados: o gigantesco Gorlock, o cozinheiro sádico Succulard, o reptiliano e andrógino Agony, e Lady Warcry, filha de Warduke, que tem a mesma personalidade do pai. Os soldados furrecas que apanham em todos os episódios se chamam Panou-Panou (mesmo som que eles fazem) e são armados com maças. Os monstros da semana se chamam Streums, e, ao longo da série, aparecem quatro: Hypnostreum, que pode possuir o corpo dos humanos; Discostreum, que tem o poder de controlar o som; Toxicostreum, que emana um gás venenoso e pode injetar esteroides que aumentam a força mas controlam a mente de suas vítimas; e Pyrostreum, que cospe fogo e é imune a altas temperaturas.

France Five seria uma produção independente, da produtora Buki X 4 (de propriedade dos atores que interpretam Red e Silver, sendo que o de Silver também é o roteirista da série), usando atores amadores e, inicialmente, com tudo feito por conta própria. Isso faria com que o primeiro episódio fosse absurdamente mambembe, com os uniformes dos France Five sendo constrangedores de tão pobres, o France Robot sendo claramente uma pessoa vestindo uma armadura de papelão, e Hypnostreum sendo simplesmente um sujeito vestido de preto com uma máscara de cobra. Além disso, originalmente, a intenção era que France Five fosse uma paródia dos seriados de tokusatsu exibidos com grande sucesso na França na década de 1980 - curiosamente, os mesmos que foram exibidos no Brasil, como Jaspion e Changeman - e, por isso, as atuações têm gestos exagerados, o tom do episódio beira a comédia, e não há muita preocupação em explicar a história dos France Five além de "vamos proteger a Torre Eiffel". Até mesmo a música da abertura era uma paródia da música de Bioman, com a mesma melodia, mas uma letra que faz referência a vários pontos turísticos, comidas, figuras históricas e celebridades francesas (o final do refrão é "conhaque, cornichon, Renoir, Alain Delon / fraternité, égalité, liberté / Jushi Sentai France Five").

O primeiro episódio seria lançado em VHS, e faria um sucesso tão grande que a Buki X 4 conseguiria um patrocinador para o segundo, o que garantiria uniformes ao estilo dos sentai da Toei e efeitos especiais bem melhores; o tom passaria a ser bem mais sério, tentando estabelecer France Five como uma série própria, ao invés de uma paródia, e, por alguma razão, as atrizes que interpretavam Margarine e Extasy seriam trocadas. O segundo episódio também seria vendido em VHS, e, junto com o primeiro, disponibilizado no site oficial de France Five, no qual também era possível comprar merchandising dos heróis. A partir do terceiro, além de disponibilizados no site, os episódios também estariam a venda em DVD. Em 2019, para comemorar os vinte anos da produção do primeiro episódio, seria lançado um disco de vinil com o áudio de um novo episódio (apelidado "episódio três e meio", pois se passa entre o 3 e o 4, antes da chegada de Zakaral), também à venda no site oficial.

Até o terceiro episódio, o nome completo da série era Jushi Sentai France Five (o "esquadrão mosqueteiro France Five"), mas, a partir do quarto, a Buki X 4 decidiria mudar para tirar o "sentai", termo associado aos seriados produzidos pela Toei. Os três primeiros episódios fariam tanto sucesso que a partir do quarto a série teria um orçamento bem maior, o que se traduziria em fantasias ainda mais perfeitas (Pyrostreum é um monstro melhor do que os dos Sentai da Toei da época) e efeitos especiais de última geração; a Buki X 4 também conseguiria convencer, após tê-lo abordado em uma convenção em Paris, para compor e interpretar uma nova música de abertura (a terceira no total), com letra em japonês, o cantor Akira Kushida, intérprete das músicas da abertura de Gavan, Sharivan, Shaider, Jiraya e Jiban, além da música-tema de Daileon, dentre muitas outras em tokusatsu e anime. Em uma entrevista, o ator que interpreta Red declarou que o quarto episódio foi o que eles mais gostaram de fazer, e "o primeiro do qual eles não sentiram vergonha após assistir". A atriz que interpretou Pink nos três primeiros episódios se desentenderia com os produtores, porém, e seria substituída para o quarto - a personagem, entretanto, continuaria sendo a mesma.

France Five teve um total de seis episódios, lançados, respectivamente, em 2000, 2001, 2002, 2004, 2012 e 2013. Originalmente, seriam apenas cinco, cada um centrado em um dos heróis (Blue, Yellow, Black, Pink e Red, nessa ordem), mas o ultimo acabaria sendo dividido em dois para não ficar muito comprido - cada um tem uma duração diferente, aliás, 25, 29, 30, 39, 35 e 41 minutos, respectivamente. Os dois últimos episódios seriam filmados juntos, e o motivo pelo qual levaram oito anos para serem produzidos não é muito claro, embora em entrevistas os atores falem muito em "disputas internas" e "comportamento infantil" - é certo, porém, que, depois da superprodução que foi o quarto episódio, pareceu que a barra havia ficado muito alta para o quinto, já que, afinal, se tratava de uma equipe amadora, que fazia tudo em seu tempo livre, muitas vezes acumulando funções (vários dos atores também interpretam os soldados Panou-Panou, e outros têm cargos na equipe técnica, com o ator que interpreta Glou Man Chou também sendo o cenografista, a que interpreta Extasy também sendo a figurinista, e assim por diante), mas felizmente eles conseguiram manter o padrão e fazer um encerramento mais que digno para a série.

Se alguém tiver curiosidade, France Five pode ser assistido de graça em seu canal oficial do YouTube, que conta com os seis episódios originais, vários making ofs, cenas de convenções e do lançamento do disco de vinil, o curta-metragem O Mundo de Cancrelax, e uma versão em desenho animado do episódio três e meio. Tudo com áudio em francês, mas os seis episódios originais e a maioria dos making ofs têm opção de legendas em inglês.

Kabuangaan Sport Ranger
2006


A raça alienígena Starhunter, originária da Sexta Dimensão, viaja pelo cosmos sugando a força vital de planetas e armazenando-a em dispositivos semelhantes a medalhas. Há 65 anos, eles vieram para conquistar a Terra, mas foram pegos no fogo cruzado da Segunda Guerra Mundial, e a nave que transportava dois desses dispositivos, a King Medal e a Knight Medal, explodiu sobre a Sibéria. A King Medal se fragmentou em cinco pedaços durante a explosão, mas a Knight Medal continuou inteira. Na época atual, uma expedição que contava com dois cientistas tailandeses, o Dr. Earth e o Dr. Heart, encontrou os destroços da nave e as medalhas; o Dr. Earth levou os cinco fragmentos para seu laboratório, enquanto o Dr. Heart levou a medalha que ainda estava inteira para seu instituto de pesquisa. Um dia, o instituto de pesquisa do Dr. Heart foi destruído por uma explosão misteriosa, e a medalha desapareceu; pouco depois, humanos que tiveram contato com a medalha antes da explosão começaram a se transformar em monstros e atacar a população.

Estudando os fragmentos que tinha em sua posse, o Dr. Earth concluiu que as medalhas emanavam a energia da Sexta Dimensão, e que essa energia, liberada no momento da explosão, estava transformando as pessoas em monstros. Mais que isso, a liberação da energia da medalha atraiu a atenção dos Starhunters, que decidiram voltar à Terra para tentar mais uma vez dominá-la. Usando seu conhecimento científico, o Dr. Earth adaptou os fragmentos da medalha que tinha em seu poder para fornecer energia a trajes e armas especiais, com o qual equipou cinco jovens atletas, para que eles pudessem deter os monstros e a invasão dos Starhunters. De posse desses equipamentos, esses cinco jovens se tornariam o Esquadrão dos Patrulheiros Esportivos!

Pois é, Sport Ranger é um sentai tailandês, cujo tema é esportes. A parte que eu achei mais interessante foi que esportes é um tema que nunca foi abordado pelos Sentai da Toei - exceto no caso de carros de corrida - então pelo menos nisso eles foram bem originais. Sport Ranger foi uma produção do Channel 3, o primeiro canal de televisão totalmente tailandês - antes dele estrear, em 1970, todos os canais de TV do país eram retransmissões de canais estrangeiros - e originalmente teve 16 episódios, que foram ao ar entre 6 de agosto e 6 de novembro de 2006.

O líder dos Sport Rangers é Boxing Red, um lutador de boxe amador recrutado pelo Dr. Earth especificamente para ser o líder da equipe por sua coragem e determinação sem limites, embora ele tenha problemas de autoconfiança e goste de se mostrar mais inteligente do que realmente é; o poder de Boxing Red vem do fogo, e sua arma são as Thunder Fist Gloves, duas luvas de boxe enormes que aumentam o poder de seus socos e têm um ataque especial no qual os socos fazem com que as coisas peguem fogo. O segundo da equipe é Soccer Yellow, jogador de futebol que imagina que seria um líder melhor que Red, um tanto taciturno, mas muito sério em tudo o que faz; seu poder vem da eletricidade, e sua arma é a Power Ball, que, uma vez chutada, pode ter sua direção controlada pelo pensamento de Yellow, e eletrocuta quem entra em contato com ela. O terceiro é Tennis Green, jogador de tênis nerd e mulherengo, mesmo não tendo talento nenhum para conquistador; seu poder vem da terra, e sua arma é a Racquet Sword, raquete que pode ser usada como raquete mesmo, acertando inimigos e objetos com sua rede, ou como espada, cortando inimigos e objetos com sua lateral. A primeira das duas mulheres do grupo é Swimming Blue, nadadora que também é a mais velha da equipe, gosta de agir como se fosse a irmã mais velha dos outros quatro, sendo extremamente meiga e superprotetora, e é viciada em fazer compras; seu poder vem, evidentemente, da água, e sua arma são as Double Cut Fins, duas lâminas em formato de barbatanas, que podem ser usadas como arma cortante ou para disparar um ataque especial em formato de um jato de água, e que, em alguns episódios, permitem que Blue tenha controle sobre a água. Completa a equipe Gymnastic Pink, a mais novinha dos cinco, ginasta tímida mas apaixonada pela vida; seu poder vem do vento, e sua arma é a Maya Ribbon, uma fita de ginástica rítmica indestrutível que tem um ataque especial que gera luz cegante.

Cada um dos Sport Rangers conta também com um Sport Detector, seu dispositivo de transformação, que também serve de comunicador para que eles estejam sempre em contato uns com os outros e com o Dr. Earth; e com um Sport Max Tackle, arma que possui três modos: adaga, espada e bumerangue (mas não pistola laser, como é tradicional em seriados de sentai). O ataque com o qual eles destroem os monstros da semana é a Super Attack Ball, bola que é chutada por Yellow, rebatida por Green, envolvida pela fita de Pink, manipulada por Blue e socada por Red na direção do monstro, que, ao ser atingido por ela, explode.

Os Sport Rangers também têm um robô, que se chama Spirit Robo. O Spirit Robo foi uma criação conjunta do Dr. Earth e do famoso engenheiro de robôs Dr. Josh, e fez sua estreia no episódio 10, bem a tempo de combater o primeiro monstro que ficou gigante, e destruí-lo com sua espada e seu ataque Meteor Storm Slash. Como de costume, o Spirit Robo é formado pela união de vários veículos, no caso cinco, cada um pilotado por um dos Sport Rangers: Spirit Fighter Lead, jato stealth pilotado por Red, que forma o tronco do robô; Spirit Fighter Brain, caminhão pilotado por Yellow, que forma as pernas; Spirit Fighter Heart, helicóptero pilotado por Green, que forma o braço direito e a espada; Spirit Fighter Strong, submarino voador pilotado por Blue, que forma o braço esquerdo e o escudo; e Spirit Fighter Base, ônibus espacial pilotado por Pink, que forma a cabeça.

Além de cientista de renome internacional, o Dr. Earth é diretor da Sport Searching School (SSS), escola onde os cinco Sport Rangers passam a morar e estudar após se tornarem uma equipe; outros aliados dos Sport Rangers são Darling, robozinho de computação gráfica que mora no computador da SSS, e aparece em sua tela para fazer análises e dar o aviso de que os monstros estão atacando; o já citado Dr. Josh, especialista em robótica e técnico de basquete; Po-po, fotógrafo atrapalhado amigo de Red; Maria, tenista amiga de Green que tem fotossensibilidade; e o Tio Cereja, senhor distraído e meio sem noção que possui um quiosque de bebidas frequentado pelos Sport Rangers em suas identidades civis. Outros personagens de destaque são Marine, a irmã mais nova de Blue, que tem inveja de sua habilidade na natação; e Tone, ex-namorado de Pink viciado em drogas.

A líder dos Starhunters é a Rainha, que fica só na Sexta Dimensão e não vem à Terra. O principal comandante das tropas em nosso planeta é Lorde Terceiro, auxiliado pelo General Tosa. Mas os mais perigosos Starhunters são Sit-thi e Matee-er, que corrompem humanos frustrados para que eles se tornem monstros - os monstros da semana, por sinal, são todos humanos transformados pelo poder das medalhas dos Starhunters. Os soldados furrecas que só servem para apanhar dos Sport Rangers se chamam Soldados Gib-Giew.

Com um tom um pouco mais adulto que o dos Sentai da Toei, Sport Ranger faria um gigantesco sucesso, se tornando um dos programas direcionados ao público infanto-juvenil mais assistidos do Channel 3; isso faria com que, durante muito tempo, o canal recebesse cartas pedindo a produção de uma segunda temporada, que só entraria definitivamente em produção cinco anos depois do final da série original. A segunda temporada teria mais 26 episódios, exibidos entre 2 de fevereiro e 24 de agosto de 2012, e traria um visual mais moderno, além de novos efeitos de computação gráfica, que havia evoluído bastante nesse meio tempo - até mesmo o robozinho da SSS seria atualizado para um mais moderno, um macaquinho chamado Hanuman.

Um fato curioso, embora completamente compreensível, da segunda temporada é que quatro dos cinco atores que interpretam os Sport Rangers são diferentes, com somente Blue sendo a mesma atriz da primeira temporada - Red, Yellow e Green são personagens novos, mas Pink é a mesma personagem, interpretada por outra atriz; o Dr. Earth também seria interpretado pelo mesmo ator, caso alguém esteja curioso. O principal vilão da segunda temporada é o Starhunter Nakha, incumbido pela Rainha de encontrar um corpo que ela possa possuir para vir à Terra comandar pessoalmente suas tropas - e a escolhida de Nakha é ninguém menos que Jenny, amiga de Blue e Pink por quem Red é apaixonado. Apesar de ter mais episódios, a segunda temporada não faria tanto sucesso quanto a primeira, sendo criticada por ter atuações pífias, enredos bobos e um tom bem mais infantil que a primeira. Sua performance acabaria fazendo com que ela fosse a última, com uma terceira não sendo sequer cogitada.

Assim como France Five, Sport Ranger pode ser encontrado completo no YouTube, no canal oficial Sport Ranger; o único problema, nesse caso, é que não tem legendas, somente o áudio original em tailandês.

0 Comentários:

Postar um comentário