domingo, 21 de junho de 2020

Escrito por em 21.6.20 com 0 comentários

Terence Hill & Bud Spencer

Todo mundo que cresceu durante a década de 1980 assistiu a pelo menos um filme com Terence Hill e Bud Spencer. Pode não saber os nomes deles, mas sabem quem são: um louro magro e um barbudo gordo. Eu adorava os filmes deles, mas confesso que, depois que cresci, e que eles pararam de passar na Sessão da Tarde (ou no equivalente do SBT), eu meio que me esqueci que eles existiam. Recentemente, porém, foi lançado aqui no Brasil um box com quatro filmes deles, o qual eu evidentemente comprei, e isso me deu vontade de escrever esse post. Então, hoje é dia de Terence Hill e Bud Spencer no átomo.

Hill e Spencer fizeram 18 filmes juntos; ao contrário do que muita gente pensa, porém, eles não eram "garrados", tendo começado suas carreiras separadamente, se unido por acaso, tendo feito outros filmes solo enquanto faziam os em dupla, e seguido cada um com sua própria carreira após os estúdios perderem interesse em produzir filmes com ambos no elenco. Graças à parceria, os dois foram amigos a vida toda, e mantiveram o contato até a morte de Spencer, em 2016. Outra coisa que muita gente não sabe é que, apesar de seus nomes, eles não eram norte-americanos, e sim italianos - Terence Hill e Bud Spencer eram nomes artísticos, adotados quando o estúdio italiano que produzia seus filmes decidiu lançá-los nos Estados Unidos, para diminuir a resistência do público da época, que não gostava de atores com nomes estrangeiros e difíceis de se pronunciar (Quvenzhané Wallis e Chiwetel Ejiofor estão aí para provar que esse não é mais o caso hoje em dia).

Bud Spencer era o mais velho da dupla. Nascido em 31 de outubro de 1929 em Nápoles, ele se chamava Carlo Pedersoli, e, na juventude, escolheu não ser ator, mas atleta, praticando natação e polo aquático. Spencer morou no mesmo prédio que o famoso ator e roteirista italiano Luciano de Crescenzo, que foi seu colega de turma na escola até 1940, quando, por imposição do trabalho de seu pai, um funcionário público, a família teve de se mudar para Roma, onde Spencer concluiu seus estudos e começou sua carreira de atleta juvenil. Após terminar o colégio, ele chegou a se matricular na Universidade Sapienza de Roma, para estudar engenharia química, mas, um ano depois, em 1947, seu pai teve de se mudar a trabalho mais uma vez - dessa vez para o Brasil. O primeiro emprego de Spencer foi no consulado italiano do Recife, em Pernambuco, onde aprendeu a falar português fluente. Em 1949, já com vinte anos, ele decidiu voltar para Roma, onde seguiu com sua carreira de atleta, nadando e jogando polo pela Società Sportiva Lazio Nuoto.

Spencer seria o primeiro italiano a nadar os 100 m estilo livre em menos de um minuto, em 19 de setembro de 1950, durante um campeonato realizado em Salsomaggiore; no mesmo ano, ele representaria a Itália no Campeonato Europeu, terminando em quinto nos 100 m estilo livre e em quarto no revezamento 4 x 200 m estilo livre. Ele também participaria de duas Olimpíadas, 1952 em Helsinque, Finlândia, e 1956 em Melbourne, Austrália, em ambas chegando às semifinais dos 100 m estilo livre. No pólo aquático, ele conquistaria dois títulos, o do Campeonato Italiano de 1954, com o time da Lazio, e o ouro nos Jogos Mediterrâneos de 1955, em Barcelona, Espanha; na natação, seu resultado de maior destaque seria uma prata nos 100 m estilo livre dos Jogos Mediterrâneos de 1951, em Alexandria, Egito. Em 1957, ele voluntariamente decidiria abandonar a carreira esportiva e voltar à América do Sul, dessa vez indo morar na Venezuela, onde trabalharia numa empresa governamental de construção de estradas.

Ele voltaria a Roma em 1959, quando conheceria Maria Amato, filha do produtor de cinema Giuseppe Amato, com quem se casaria em 1960, logo após os Jogos Olímpicos de Roma, e com quem teria três filhos, Giuseppe, nascido em 1961, Cristiana, nascida em 1962, e Diamante, nascida em 1972. Spencer conheceu Giuseppe Amato em 1950, quando começou sua carreira cinematográfica com um pequeno papel na comédia Quel Fantasma di mio Marito; no ano seguinte, ele faria uma ponta como um guarda na produção hollywoodiana filmada na Itália Quo Vadis, em 1954 ele faria um pequeno papel no filme de guerra Torpedos Humanos, em 1955 outro pequeno papel, na comédia Um Herói de Nossos Tempos, e, em 1959, conseguiria seu maior papel até então, o do líder tribal Rutário no épico Aníbal, o Conquistador. Após seu casamento, entretanto, Spencer decidiria não investir em sua carreira de ator, conseguindo um contrato com a gravadora RCA para compor canções que seriam cantadas por Ornella Vanoni e Nico Fidenco. Em 1964, ele desistiria dessa carreira para se tornar produtor de documentários para o canal de televisão RAI. Em 1967, graças a um convite do diretor Giuseppe Colizzi, amigo de seu sogro, ele decidiria retomar sua carreira de ator.

Já Terence Hill nasceu Mario Girotti, em Veneza, em 29 de março de 1939. Seu pai, curiosamente, era engenheiro químico, e sua mãe era alemã, nascida na cidade de Dresden. Quando Hill tinha três anos de idade, sua família se mudou para a cidade alemã de Lommatsch, onde ele viveu até o fim da Segunda Guerra Mundial, inclusive sobrevivendo a um bombardeio das forças aliadas em 1945. Em 1951, aos 12 anos, ele seria descoberto pelo cineasta Dino Risi durante uma peça escolar, e começaria sua carreira como ator mirim interpretando um líder de gangue no filme Il Viale della Speranza, de 1953. Naquele mesmo ano, ele conseguiria pequenos papéis em quatro outros filmes, e, nos anos seguintes, papéis progressivamente maiores, e bastante elogiados em filmes de guerra como La Vena d'Oro, Gli Sbandati e Divisione Folgore. Em 1956, ele contracenaria com Yves Montand em La Grande Strada Azzurra, e conseguiria seu primeiro papel como protagonista em O Estudante e a Vedeta, no qual fazia um adolescente apaixonado por uma mulher mais velha (interpretada por Giulia Rubini). Em 1958, ele contracenaria com Gina Lollobrigida em Anna di Brooklyn, de Vittorio de Sica, e com Yvonne de Carlo em A Espada e a Cruz, no qual interpretou Lázaro da Betânia. Em 1959 ele faria um pequeno papel em Aníbal, conhecendo Spencer durante as filmagens.

À exceção de protagonizar duas comédias adolescentes lançadas em 1959, Spavaldi e Innamorati e Cerasella, Hill passou os anos seguintes apenas fazendo pequenos papéis, e decidiu estudar literatura clássica na Universidade do Vêneto, onde conheceria sua futura esposa, Lori Hill, com quem teria dois filhos, Jess, nascido em 1969, e Ross, nascido em 1973. Em 1963, ele conseguiria seu papel de maior destaque até então, no épico O Leopardo, de Luchino Visconti, no qual contracenava com Alain Delon e interpretava um pretendente à filha de Burt Lancaster. Esse papel faria com que ele recebesse um curioso convite para estrelar filmes de faroeste - não na Itália, mas na Alemanha, já que ele também era fluente em alemão. Hill faria mais de dez filmes de faroeste alemães antes de retornar à Itália em 1967, para protagonizar o romance Io non Protesto, Io Amo, ao lado de Caterina Caselli. Seu sucesso nesse filme, e sua experiência prévia com filmes de faroeste levariam o diretor Giuseppe Colizzi a convidá-lo para protagonizar Deus Perdoa... Eu Não! - e é aqui que a história que nos interessa começa.

Expoente do estilo que se tornaria conhecido como spaghetti western (ou, em bom português, "faroeste macarrônico", filmes de faroeste italianos com boas doses de comédia), Deus Perdoa... Eu Não! é considerado o primeiro filme da dupla Terence Hill & Bud Spencer - primeiro, porque ele é realmente aquele no qual ambos são protagonistas juntos, já que, no filme, os bandidos e amigos Cat Stevens (Hill) e Hutch Bessy (Spencer) unem forças para se vingar de Bill San Antonio (Frank Wolff), que, anos antes, os enganou durante um roubo e fugiu sozinho com o dinheiro. Segundo, porque foi graças a esse filme que os dois tiveram de escolher seus nomes artísticos: produzindo o filme especificamente de olho no mercado norte-americano, a companhia Crono Cinematografica estabeleceu que todos os atores teriam de ter nomes em inglês nos créditos; Mario Girotti escolheria o nome de seu poeta romano preferido da época da faculdade (Terêncio, que, em inglês, é Terence) e o sobrenome de solteira de sua esposa Lori Hill (com quem se casaria logo após as filmagens); já Carlo Pedersoli escolheria Bud em homenagem à cerveja Budweiser, e Spencer em homenagem ao ator Spencer Tracy.

Os papéis de Hill e Spencer em Deus Perdoa... Eu Não! estabeleceriam um padrão que os seguiria por toda a sua carreira em dupla: com algumas poucas exceções, o personagem de Hill era sempre um malandro disposto a engendrar vários truques e armações para se dar bem ou enriquecer sem esforço, enquanto o de Spencer era um fortão casca-grossa de pavio curto mas bom coração, que sempre acabava enredado nas confusões do amigo. Normalmente, eles se conheciam por acidente e se tornavam amigos, mas em alguns, como no próprio Deus Perdoa... Eu Não!, eles já possuíam uma amizade prévia. O contraste físico entre os dois também ajudava a estabelecer seus estereótipos: Hill era louro, de olhos azuis, esguio e atlético, sempre se esquivando dos piores golpes quando entrava em uma briga, enquanto Spencer, de 1,93 m de altura, era gordo, barbudo e com cara de poucos amigos, sempre cuspindo nas mãos ou arregaçando as mangas antes de brigar, e dando conta de vários oponentes ao mesmo tempo.

Deus Perdoa... Eu Não! seria um gigantesco sucesso, se tornando o filme de maior bilheteria de 1967 na Itália, e projetando Hill definitivamente ao posto de estrela. Ainda em 1967, ele estrelaria o musical La Feldmarescialla, ao lado de Rita Pavone, e, no ano seguinte, seria o protagonista de Viva Django!, faroeste continuação de Django de 1966, no qual Hill assumiu o personagem-título, interpretado por Franco Nero no original. Também em 1968, ele uniria os dois estilos, atuando no faroeste musical Os Pistoleiros do Oeste, mais uma vez ao lado de Rita Pavone. Enquanto isso, Spencer interpretaria um homem condenado por um crime que não cometeu em busca de vingança em Hoje Eu... Amanhã Você e participaria do faroeste Um Colt... para os Filhos do Demônio, ambos de 1968.

1968 também seria o ano no qual Hill e Spencer voltariam a se unir em Os Quatro da Ave Maria, continuação de Deus Perdoa... Eu Não!, que, com A Colina dos Homens Maus, de 1969, fecharia uma trilogia. Também em 1969, Spencer faria o filme de guerra Deus Está Conosco, ao lado de Franco Nero, e Hill faria o faroeste A Cólera do Vento. Então, em 1970, a dupla se reuniria mais uma vez para seu maior sucesso até então: Trinity é meu Nome, no qual Hill interpreta o fora-da-lei Trinity, o pistoleiro mais rápido do oeste, que tenta salvar seu irmão, Bambino (Spencer), de caçadores de recompensas. Para vocês terem uma ideia, o sucesso de Trinity foi tão grande que A Cólera do Vento, que foi lançado nos Estados Unidos depois, receberia o nome de Revenge of Trinity ("A Vingança de Trinity"), e A Colina dos Homens Maus seria lançado em vídeo no Brasil com o nome de Trinity: A Colina dos Homens Maus, mesmo sem nenhum dos dois filmes ter nada a ver com Trinity. Trinity ganharia uma continuação, Trinity Ainda é Meu Nome, em 1972, que se tornaria o filme italiano de maior bilheteria na história, recorde que manteve até 1997, quando foi ultrapassado por A Vida é Bela.

Entre os dois primeiros filmes de Trinity, a dupla faria um filme de piratas, O Corsário Negro, de 1971, mesmo ano no qual Spencer participaria do suspense policial (gênero conhecido na Itália como giallo) Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza, de Dario Argento. Em 1972, Hill faria o drama A Verdade e a Mentira e o faroeste ...E Agora Me Chamam 'O Magnífico', enquanto Spencer faria o filme de máfia Torino Nera, além de dois filmes que, no Brasil, ganhariam títulos bem picaretas: a comédia Si Può Fare... Amigo, a qual ele protagonizou ao lado de Jack Palance, viraria Que Assim Seja, Trinity, e o faroeste Una Ragione per Vivere e una per Morire, no qual atuou com James Coburn e Telly Savalas, receberia o título de Trinity... Os Sete Magníficos, ambos, obviamente, para tentar pegar carona no sucesso de Trinity. Até mesmo a comédia de ação ...Più Forte Ragazzi!, também de 1972, no qual Hill e Spencer interpretam dois aventureiros que enfrentam um minerador inescrupuloso na selva peruana, ou seja, nada a ver com faroeste, receberia no Brasil o título de Dá-lhe Duro, Trinity!.

Em 1973, Spencer faria mais um filme de máfia, Os Anjos Também Comem Feijão, ao lado de Giuliano Gemma, e a comédia policial Piedone lo Sbirro, na qual interpretava Piedone (pé-chato), um investigador durão e de métodos pouco convencionais, que se tornaria um dos personagens mais famosos de sua carreira. Enquanto isso, Hill faria mais um faroeste, Meu Nome é Ninguém, ao lado de Henry Fonda, considerado um dos melhores de sua carreira, e o qual ele mesmo considerava como seu favorito. Hill e Spencer voltariam a se reunir em 1974 para mais dois filmes: A Dupla Explosiva, na qual mafiosos destroem seu buggy vermelho ("de capota amarela") e eles decidem fazê-los pagar um novo, e Dois Missionários do Barulho, no qual interpretam dois padres que são mandados para a Venezuela e se envolvem em confusões com as autoridades locais. Em 1975, Hill faria mais um faroeste, Un Genio, Due Compari, Un Pollo, que, no Brasil, ganharia o título de Trinity e Seus Companheiros. Spencer faria mais um filme de Piedone, Piedone a Hong Kong (1975), e o filme medieval Cavaleiro da Aventura (1976).

O sucesso da dupla na década de 1970 era tão grande que o estúdio italiano Aetos decidiu contratar o ator norte-americano Paul L. Smith (que, em 1984, faria o Glossu Raban de Duna), que, assim como Spencer, era alto, gordo e barbudo, e o italiano Antonio Cantafora (que adotaria o nome artístico de Michael Coby), que, assim como Hill, era magro, louro e de olhos claros, para fazer cinco filmes entre 1973 e 1977, que copiavam descaradamente a fórmula de Hill e Spencer - o personagem de Coby era sempre um malandro trambiqueiro, e o de Smith um fortão de pavio curto e bom coração, e dois dos filmes, ainda por cima, eram faroestes nos quais eles eram irmãos. Esses filmes fariam um relativo sucesso na Itália, e um deles, Un Giocco da Ragazzi, de 1975, seria lançado nos Estados Unidos, pela Film Ventures International, com o título de Convoy Buddies. Levando a picaretagem a um novo nível, o produtor Edward L. Montoro, dono da Ventures, chegaria a creditar os atores como Terence Hall e Bob Spencer, mas teve de voltar atrás após ser processado por Smith. Na Hungria, onde Bud Spencer se tornou absurdamente popular graças ao personagem Piedone (ganhando uma estátua no centro de Budapeste após sua morte), o ator István Bujtor, que, como vocês devem imaginar, era alto, gordo e barbudo, faria sua própria série interpretando o inspetor, renomeado para Ötvös Csöpi, em seis filmes entre 1981 e 2008, os três últimos para a TV.

Em 1975, Hill decidiria se mudar para os Estados Unidos e tentar uma carreira internacional, mas seus dois primeiros filmes, a comédia Mr. Billion, na qual interpreta um herdeiro que tem de chegar a tempo nos Estados Unidos para receber sua herança, e o filme de drama Marcha ou Morre, no qual atuou ao lado de Gene Hackman, ambos de 1977, foram dois grandes fracassos. Também em 1977, Hill e Spencer fariam um filme italiano policial de comédia filmado em Miami, Dois Tiras Fora de Ordem, no qual interpretam dois atrapalhados policiais norte-americanos. Spencer, que ficou na Itália e só foi a Miami gravar o filme, estrelaria, em 1977, ao lado de Herbert Lom, a comédia O Super Vigarista (1977), no qual interpreta um trambiqueiro que tenta dar um golpe de cinco milhões de dólares; no ano seguinte, 1978, ele faria mais um filme de Piedone, Piedone l'Africano, e um ex-jogador de futebol americano disposto a recuperar seu barco roubado em Lo Chiamavano Bulldozer.

Após dois fracassos, a carreira internacional de Hill ficou estagnada, de forma que seus dois filmes de 1978 foram em dupla com Spencer: Par ou Ímpar, no qual dois irmãos, um policial e um trambiqueiro, tentam desbaratar uma quadrilha que explora o jogo ilegal em Miami, e Nós Jogamos com os Hipopótamos, no qual dois irmãos tentam acabar com uma quadrilha de caçadores ilegais na África. Em 1979, Hill faria o filme de drama transcedental Org, no qual estreou como produtor, enquanto Spencer faria o faroeste fantástico O Xerife e o Pequeno Extraterrestre, que ganharia uma sequência, O Super Xerife, em 1980, mesmo ano no qual faria mais um filme de Piedone, Piedone d'Egitto, e no qual Hill estrelaria Poliziotto Superpiù, no qual interpreta um policial que ganha superpoderes após uma explosão nuclear, mas é acusado de um crime que não cometeu. Em 1981, Spencer faria Buddy no Velho Oeste, no qual um mineiro e seu amigo indígena tentam proteger uma pequena cidade do oeste americano de um xerife corrupto. Naquele mesmo ano, Hill e Spencer se reuniriam mais uma vez para Quem Encontra um Amigo, Encontra um Tesouro, no qual o personagem de Hill encontra um mapa de um tesouro enterrado em uma ilha supostamente deserta, e convence o personagem de Spencer a ir até lá com ele.

Em 1982, Spencer faria um dos maiores sucessos de sua carreira solo, Banana Joe, do qual também foi roteirista, no qual interpreta um homem que vive isolado em uma ilha plantando bananas, mas precisa da ajuda do povo de um vilarejo próximo quando um mafioso tenta tomar suas terras. No mesmo ano, ele faria Bomber, no qual interpreta um ex-boxeador que tem de voltar a lutar para enfrentar uma gangue, e, em 1983, faria Ladrões e Gatunos, no papel de um policial que tem suas férias com a família interrompidas quando surge a oportunidade de capturar um criminoso que ele procura há tempos. 1983 também seria o ano do lançamento de um dos filmes mais engraçados da dupla Hill e Spencer, Dois Loucos com Sorte, no qual um trambiqueiro e um ex-presidiário são confundidos com agentes secretos e enviados em uma missão que pode determinar o destino do planeta. Em 1984, Hill teria seu quinto fracasso de bilheteria solo seguido com Don Camillo, sua estreia na direção, no qual interpreta um padre que tenta resolver de forma pouco ortodoxa os problemas da pequena cidade para a qual foi designado.

Se os filmes solo de Hill eram fracassos, os em dupla com Spencer continuavam sendo grandes sucessos; apesar disso, na década de 1980, eles só fariam mais dois: Eu, Você, Ele e os Outros, de 1984, filmado no Rio de Janeiro, no qual um músico de jazz e um dublê de cinema são contratados para se fazer passar por dois milionários dos quais são sósias, e que, sem que eles saibam, estão marcados por assassinos profissionais; e Os Dois Super-Tiras em Miami, de 1985, no qual dois policiais têm de resolver um assassinato misterioso envolvendo um homem que acabou de sair da prisão após cumprir sete anos por roubar 20 milhões de dólares. Depois disso, Spencer faria o gênio em Aladim, de 1986, e partiria para uma bem-sucedida carreira fazendo filmes na TV italiana: nos seis primeiros, todos de 1988, interpretaria o policial Jack Clementi, em guerra contra o tráfico de drogas; nos 12 seguintes, lançados entre 1991 e 1993, interpretaria o ex-policial Jack "Extralarge" Costello, assessor da polícia em casos de difícil solução. Em 1991, ele também faria a comédia Un Piede in Paradiso, no qual interpretaria um motorista de táxi que está ameaçado de perder seu emprego quando a máfia tenta comprar sua empresa, mas encontra um bilhete de loteria premiado.

Enquanto isso, Hill faria o road movie Um Osso Duro de Roer, filmado nos Estados Unidos mas com diretor e elenco italianos, que estrearia em 1987. Em seguida, ele negociaria os direitos para interpretar um dos personagens mais famosos dos quadrinhos europeus, o xerife Lucky Luke. Hill estrearia como Luke em um filme de 1991 chamado simplesmente Lucky Luke, o qual também escreveria e dirigiria; o sucesso do filme daria origem a uma série, que estrearia no canal italiano Canale 5 em 20 de março de 1992. Infelizmente, a série não faria sucesso, e teria apenas 8 episódios produzidos, o último exibido em 22 de maio.

Em 1994, Hill e Spencer se uniriam novamente para seu último filme em dupla, o faroeste Botte di Natale, que, no Brasil, ganharia o título A Volta de Trinity, mesmo, mais uma vez, sem ter nada a ver com Trinity. Na época, Spencer já estava com 64 anos e Hill com 55, e parecia claro que os spaghetti westerns já não tinham mais espaço no cinema. Após alguns anos parados, os dois retornariam em 1997, Hill fazendo o filme de ficção científica Cyberflic, Spencer como protagonista da série de TV A Sorte Caiu do Céu, na qual ele e Philip Michael Thomas interpretam dois fugitivos da prisão que se disfarçam de padres. Exibida pela RAI, a série teria apenas uma temporada de 6 episódios, exibidos entre 9 de fevereiro e 16 de março de 1997.

Em 2000, Hill se reconciliaria com o sucesso em uma série de TV, Don Matteo, exibida pela RAI a partir de 7 de janeiro daquele ano. Hill interpretaria o personagem-título, um padre católico que ajuda a polícia da pequena cidade para a qual foi designado a solucionar crimes aparentemente inexplicáveis; o papel renderia a Hill o prêmio de Melhor Ator no Festival de Televisão de Monte Carlo de 2002. Don Matteo está no ar até hoje, e já teve 12 temporadas e 255 episódios; nos intervalos das gravações, Hill faria quatro filmes para a RAI, entre 2006 e 2009, dois de romance, nos quais interpretava o fazendeiro Rocco Ventura, e dois de faroeste, nos quais interpretava o pistoleiro Doc West. Em 2011, ele passaria a também atuar na série Un Passo dal Cielo, na qual interpretava o comissário de polícia de uma pequena cidade no norte da Itália, próxima à fronteira com a Áustria. Un Passo dal Cielo seria a primeira série filmada em HD pela RAI, e também está no ar até hoje, com 72 episódios divididos em cinco temporadas, o primeiro em 10 de abril de 2011; Hill participaria das três primeiras temporadas, saindo após 44 episódios, o último exibido em 16 de março de 2015, justamente por não conseguir conciliar as gravações com as de Don Matteo - na quarta temporada, ele seria substituído em Un Passo dal Cielo por Daniele Liotti, que interpretaria o mesmo personagem.

Spencer continuaria no cinema, mas, entre 1997 e 2000, faria apenas participações especiais, em quatro filmes italianos. Ele voltaria a ser protagonista em Cantando por Detrás das Cortinas, de 2003, no qual faria um velho capitão pirata em uma história contada por uma moça chinesa a um de seus clientes em um bordel. Em 2005, após tentar sem sucesso uma carreira na política, ele faria o filme para a TV Padre Speranza, na qual interpretava um padre que aconselhava jovens detentos de uma instituição penitenciária juvenil; em 2008, ele faria uma participação em outro filme para a TV, Pane e Olio, e, em 2009, voltaria ao cinema com um pequeno papel no filme de máfia alemão Matar é Meu Negócio, Querida. Em 2010, Spencer protagonizaria a série de TV I Delitti del Cuoco, exibida pelo Canale 5 e produzida por seu filho, Giuseppe, no papel de um policial aposentado que decide abrir um restaurante e se tornar chef (cuoco, em italiano), mas continua se envolvendo na solução de crimes. A série não faria muito sucesso e teria apenas uma temporada de 11 episódios, exibidos entre 9 de maio e 6 de junho. Após seu final, Spencer, já com 80 anos, decidiria se aposentar.

Após a aposentadoria, Spencer viveria em Roma com a esposa. Ele faleceria em 27 de junho de 2016, aos 86 anos, de causas não divulgadas pela família - Giuseppe apenas divulgou que ele morreu na cama, sem dor, em paz, na presença da família, e que sua última palavra foi "obrigado". Hill atualmente está com 81 anos, e ainda atua em Don Matteo - que teve sua mais recente temporada encurtada e está com as gravações suspensas por causa da pandemia, mas Hill ainda tem contrato, então tudo indica que ele retornará. No cinema, seu último papel foi em 2018, no filme de drama Meu Nome é Thomas, que também escreveu e dirigiu, no qual interpreta um homem que deseja ir da Itália até o deserto de Almería, na Espanha, para meditar, e, no caminho, acaba se envolvendo com uma ladra fugitiva.

Para concluir, vale citar como curiosidade que, apesar de tanto Hill quanto Spencer terem nascido na Itália e serem fluentes em inglês, ambos eram dublados por dubladores profissionais em seus filmes - uma prática extremamente comum no cinema italiano, para evitar que os personagens tivessem sotaques diferentes de suas regiões de origem (Spencer, por exemplo, tinha um sotaque napolitano fortíssimo, e não era prático que ele só interpretasse napolitanos). Em italiano, Hill seria dublado, na década de 1960, por Sergio Grazziano, de 1970 a 1983 por Pino Locchi, e de 1983 a 1996 por Michele Gammino, passando a usar sua própria voz a partir de 1996; em inglês, seus dubladores oficiais foram Lloyd Batista e Roger Browne, com sua própria voz sendo mantida a partir de Mr. Billion. Já Spencer seria dublado em italiano ao longo de toda a sua carreira, por Glauco Onorato até 1997, e por Sergio Fiorentini a partir de então; em inglês, seus dubladores oficiais foram Robert Sommer, Edward Mannix e Richard McNamara.

0 Comentários:

Postar um comentário