domingo, 5 de abril de 2020

Escrito por em 5.4.20 com 0 comentários

Top Model

Em janeiro, eu falei aqui sobre Que Rei Sou Eu?, minha novela preferida de todos os tempos, e sobre como eu, até uns dez anos atrás, era noveleiro de carteirinha. Pois bem, imediatamente após Que Rei Sou Eu?, estrearia Top Model, que, durante uns dois anos, seria minha segunda novela preferida de todos os tempos. Evidentemente, depois de fazer o post sobre Que Rei Sou Eu?, eu fiquei com vontade de fazer um sobre Top Model. Graças a isso, hoje é dia de Top Model no átomo!

Diferentemente de Que Rei Sou Eu?, Top Model era uma novela mais "tradicional", ambientada na época atual, em cenário urbano, com personagens contemporâneos. Ela seria, porém, a primeira novela a ter foco direto em personagens adolescentes - uma espécie de protótipo de Malhação - o que faria com que ela fosse um gigantesco sucesso. A dobradinha Que Rei Sou Eu? / Top Model, aliás, seria uma das raras vezes nas quais a Globo emendaria duas novelas seguidas de grande sucesso na faixa das sete, já que esse feito era mais comum na faixa das oito - depois de Top Model, estrearia Mico Preto, que seria uma boa titica e interromperia a sequência, mas não cabe falar disso agora.

Top Model seria a primeira novela de autoria de Antonio Calmon, que dividira o texto com o já veterano Walther Negrão, com quem declararia ter aprendido muito. Negrão pretendia criar uma novela que usasse a linguagem de Armação Ilimitada, seriado voltado ao público jovem que fez grande sucesso na década de 1980, protagonizado por Kadu Moliterno, André de Biase (que foram, também, seus criadores, junto com Daniel Filho) e Andréa Beltrão. Calmon abraçou a ideia, e decidiu fazer com que um dos personagens principais de Top Model, assim como os protagonistas de Armação Ilimitada, fosse ligado a um esporte considerado sinônimo de aventura, ligação com a natureza e vida saudável - o surfe.

Esse personagem era Gaspar Kundera (Nuno Leal Maia). Na casa dos 40 anos de idade, Gaspar é um remanescente da geração beatnik - que surgiu na década de 1950 e pregava um estilo de vida antimaterialista - foi hippie nos anos 1970, e surfista a vida toda. Teve três esposas, e mora em um trailer na praia do Recreio, no Rio de Janeiro, com seus cinco filhos - quatro biológicos e uma menina fruto de um relacionamento anterior de uma de suas ex. Gaspar é brincalhão, despreocupado com a vida, não liga para dinheiro ou bens materiais e não tem ambição, mas é extremamente trabalhador, competente e esforçado - seu maior defeito é o excesso de confiança nos outros, o que quase sempre faz com que ele se dê mal. Nuno Leal Maia é lembrado até hoje pelo personagem, e abordado nas praias por surfistas que querem pegar uma onda junto com ele - curiosamente, entretanto, o ator nunca aprendeu a surfar, e suas cenas no mar eram feitas por dublês.

Gaspar tem um irmão, Alex (Cecil Thiré), de personagem totalmente diferente: empreendedor, viciado em trabalho, ambicioso, autoritário, colérico, frio, calculista e determinado. Para Alex, as pessoas, principalmente as mulheres, são meros objetos que ele pode usar como quiser. Extremamente rico e bem sucedido, Alex é dono da Covery, uma confecção e agência de modelos, que desfila suas próprias criações nas principais passarelas do Brasil. Muitas das modelos se apaixonam por ele, e ele de vez em quando se apaixona por alguma delas, mas jamais se deixando envolver. Viúvo, Alex tem um filho chamado Júnior (Rodrigo Penna), que não se dá bem com ele, preferindo a companhia do tio e dos primos. Júnior é fissurado em filmes de terror, tem asma, e sua principal diversão é torturar sua governanta, Simone (Jacqueline Laurence), francesa que tem um passado misterioso e é secretamente apaixonada pelo patrão. Gaspar e Alex são filhos de Morgana (Eva Todor), que vive metida em pequenos golpes e trambiques com seu namorado Baby (Felipe Carone), principalmente em mesas de jogo.

Alex é claramente o vilão da novela, mas o protagonista não é Gaspar, e sim Duda Pinheiro (Malu Mader), moça de vinte e poucos anos que é contratada para ser a principal modelo da Covery no lugar de Carla (Suzy Rêgo), demitida após Alex descobrir que ela se casou em segredo com o fotógrafo Raul (Alexandre Frota). Duda sempre foi moleca, gostou de praticar esportes, foi independente e impulsiva, mas, após entrar para o mundo da moda, descobriu que a sofisticação e o glamour não aceitam sua personalidade, e se vê obrigada a mudar - embora não tenha vontade nenhuma de abrir mão de quem é. Duda mora com sua mãe, Cleide (Suzana Faíni), que é um tanto neurótica e quer que a filha mude seu comportamento de qualquer jeito, preocupada que ela perca seu emprego de modelo. Alex se apaixona por Duda e lhe dá vários mimos e vantagens, mas, assim como fez com Carla, parece disposto a descartá-la assim que ela o desagradar.

Apesar da atenção de Alex, Duda não é apaixonada por ele, e sim por Lucas Pasolini (Taumaturgo Ferreira), grafiteiro paulistano que vem para o Rio fugindo da polícia após se envolver em uma enrascada - sua mãe (Marília Pêra) está gravemente doente, e, querendo arrumar o dinheiro para seu tratamento, ele se envolve em um assalto, no qual seu amigo Grilo (Chiquinho Brandão) mata um homem e a culpa recai sobre Lucas. A mãe de Lucas acaba morrendo, mas não sem antes revelar que seu pai pode ser Alex ou Gaspar, pois ela teve casos com ambos no passado. Romântico, introvertido, descrente na sociedade e sem ideais, Lucas não quer estudar ou trabalhar, e passa as noites grafitando, até ser convencido por Gaspar a trabalhar com ele pintando pranchas de surfe. Ele também se apaixona por Duda, mas seu amor é proibido, e não pode ser descoberto por Alex. Lucas é perseguido por Silas Bonicelli (Luiz Carlos Arutin), detetive aposentado que investiga o caso do assassinato a pedido do Delegado Ataíde (João Signorelli), da polícia de São Paulo. Silas tem uma filha, chamada Giulia (Alexandra Marzo), que foi namorada de Lucas e quer reconquistá-lo.

O núcleo de maior sucesso da novela era o dos filhos de Gaspar, que atendiam pelos criativos nomes de Elvis Presley (Marcelo Faria), 18 anos, atlético, saudável e gente boa, mas nem um pouco brilhante, campeão de surfe, pesca submarina e natação, e muito bom em trabalhos manuais; Ringo Starr (Henrique Farias), 16 anos, malandro, esperto, intelectual, apaixonado por livros e por mulheres, praticamente pensando em sexo o dia inteiro, e principal responsável por controlar a situação financeira da família; Jane Fonda (Carol Machado), 13 anos, moleca, cabeça quente, confidente do pai e mais ou menos namorada de Júnior, com quem vive uma relação de amor e ódio; John Lennon (Igor Lage), 11 anos, mimado por todos os irmãos e que vive aventuras ao lado de seu inseparável cachorro Maradona, sendo criado mais por Ringo do que por Gaspar; e Olívia (Gabriela Duarte), que não é a Newton-John, 15 anos, única que não é filha biológica de Gaspar, menina doce, romântica, sonhadora e apaixonada. Outros adolescentes da novela eram Tininha (Adriana Esteves), namorada de Elvis; Ferreirinha (Oberdan Júnior) e Tico (Pedro Vasconcelos), amigos de Ringo e Júnior; Karina (Maria Mariana), amiga de Jane e Olívia; e Artur (Jonas Torres), namorado de Olívia, cujos pais eram contra o namoro, e que descobre ter uma doença fatal.

Para tomar conta dessa filharada toda, Gaspar conta com a ajuda de Naná (Zezé Polessa), mulher extremamente trabalhadora mas que não dá muita sorte na vida, que é apaixonada pelo surfista mas não tem coragem de se declarar. Naná tem um "pretendente", Saldanha (Evandro Mesquita), melhor amigo de Gaspar, surfista das antigas como ele e dono de um trailer onde vende sucos e sanduíches naturais. Saldanha, ou Sal, tem dois segredos: primeiro, ele é formado em direito, obrigado pela família; segundo, seu nome verdadeiro é Adaílton Pinto de Saldanha.

A única das ex-esposas de Gaspar que faz parte do elenco fixo da novela é Marisa (Maria Zilda Bethlem), mãe de Lennon. Fingida e chantagista, se casou com Gaspar imaginando uma ascensão social rápida, mas se deu mal pela falta de ambição dele; logo, assim que teve a oportunidade, o trocou por Alex, com quem teve um casamento que durou pouco. Depois da segunda separação, ficou gravitando em torno dos irmãos, sempre tentando se dar bem. As demais ex-esposas fizeram participações especiais em alguns capítulos: Florinda (Regina Duarte), era a mãe de Olívia, uma fotógrafa famosa que viajava o mundo, e foi a responsável por convencer os Rolling Stones a tocarem novamente juntos; Belatrix (Rita Lee), era a esotérica mãe de Ringo e Jane, que, em um sonho, surgiu em um disco voador e fez amor por telepatia com Saldanha; e Bárbara Ellen (Suzana Vieira), era uma milionária herdeira de poços de petróleo e de uma rede de hotéis, mãe de Elvis.

Outro personagem de muito sucesso foi Cida (Drica Moraes), cujo nome verdadeiro era Maria Aparecida das Dores do Parto. Moça do interior, veio para a capital ser doméstica na casa de Alex, vivendo aterrorizada por Simone, atormentada por Júnior, assediada por Ringo e constantemente interpelada por seu namorado Wanderley (Fábio Pillar), caminhoneiro que decide virar motorista particular de Alex só para ficar de olho nela, e que tem o sonho de levá-la de volta para a cidade natal dos dois, para que se casem.

Outros personagens de destaque eram Jacques Dupont (Jonas Bloch), advogado e assessor de Alex, pai de Artur e marido de Lia (Denise Del Vecchio), que vê o casamento desmoronar com a doença do filho; Rose (Cissa Guimarães), antiga amante de Jacques que não se conforma com o fim do relacionamento e passa a persegui-lo ao estilo Atração Fatal; Marvin Gaye (Miguel Magno), que trabalha na Covery e é o principal confidente das modelos; Glória (Márcia Couto), gerente da loja da Covery; e Clarice (Ilka Soares), amiga de Cleide. Dois atores hoje famosos na Globo estariam em pequenos papéis: Marcelo Novaes seria Felipe, filho de Clarice e ex-namorado de Duda, com quem ela termina quando entra para a carreira de modelo, e Flávia Alessandra seria Tânia, amiga de Tininha. Alexia Deschamps e Ingra Liberato, ambas ainda desconhecidas, fariam pequenas participações como modelos da Covery, e Eduardo Moscovis estrearia na televisão, como o vendedor Duzão. Ana Maria Tornaghi, Humberto Saade, Guilherme Leme e Vera Holtz fariam uma pequena participação em uma festa promovida por Alex.

Em determinado momento da novela, Lucas se torna estilista e cria modelos exclusivos para Duda. Esses modelos eram desenhados pela famosa editora de moda Nettzy de Carvajal, que já havia trabalhado na Globo como consultora na novela Ti Ti Ti, de 1985, e criados pelo figurinista Marco Aurélio, que se tornaria extremamente requisitado após a novela. Mas a participação mais curiosa da novela não foi de uma pessoa, e sim de um brinquedo, o Fluff, lançado pela Grow em 1989, originalmente lançado nos Estados Unidos como uma ferramenta anti-estresse. A Grow pagaria o equivalente a 150 mil dólares para que o Fluff aparecesse em seis cenas da novela, nas quais os executivos da Covery o usavam justamente para aliviar o estresse; a estratégia deu certo, e o Fluff se tornou um fenômeno de vendas no início dos anos 1990.

Com direção de Roberto Talma, Fred Confalonieri e Mário Márcio Bandarra, Top Model estrearia em 18 de setembro de 1989, com um total de 198 capítulos, o último indo ao ar em 5 de maio de 1990; na época, era comum que novelas de sucesso fossem "esticadas", chegando perto dos duzentos capítulos, mas Negrão e Calmon juram que não foi esse o caso, e que os 198 capítulos já estavam previstos desde o início. A direção do núcleo adolescente ficaria a cargo de Carlos Wilson, o Damião, professor do Tablado, um dos mais famosos cursos de teatro do Brasil. A direção geral originalmente seria de Ricardo Waddington, mas seria passada a Talma após um adiamento na data de estreia da novela.

Originalmente, Top Model seria exibida na faixa das seis, após Vida Nova, em maio de 1989; em cima da hora, porém, a direção da Globo decidiu substituí-la por Pacto de Sangue, cuja história faria homenagens aos centenários da abolição da escravatura (que ocorreu em 13 de maio de 1988) e da proclamação da república (que ocorreria em 15 de novembro de 1989), adiando Top Model para que ela estreasse às sete, em setembro, após Que Rei Sou Eu?. Originalmente, o papel de Alex caberia a Raul Cortez, o de Morgana a Eva Wilma, e de Marisa a Bruna Lombardi, mas, com o adiamento, esses atores ficariam indisponíveis e precisariam ser substituídos. Nuno Leal Maia quase também seria substituído: no início das gravações, a direção da Globo achou que ele estava muito parecido com seu personagem anterior, o bicheiro Toni Carrado, da novela Mandala, de 1987, e chegou a colocar Antônio Fagundes de prontidão para substituí-lo; Maia regravaria suas cenas, encontraria o tom certo do personagem, e acabaria sendo mantido.

A protagonista Duda, na versão original da sinopse, se chamaria Bárbara, e a Covery se chamaria Zana - nome que foi mudado porque a mãe de Lucas se chamava Suzana, e Talma não queria que ficasse parecendo que isso era uma prova óbvia de que o pai de Lucas era Alex. Duas cenas tiveram de ser alteradas na edição por já conterem o nome Zana como o da confecção, com inclusive um outdoor tendo de ser alterado por computação gráfica, algo raríssimo e caríssimo na época. Na sinopse original, Artur morreria logo no começo da novela, mas Jacques e Lia descobririam um sósia seu, chamado Daniel, que passariam a tratar como se fosse seu filho, e passaria a também ser namorado de Olívia; essa ideia posteriormente seria abandonada.

Flávia Alessandra e Adriana Esteves seriam escolhidas através do Concurso Top Model, realizado no Domingão do Faustão, que escolheria uma nova atriz para a novela; a princípio, apenas Flávia Alessandra seria escalada, mas, depois, Talma decidiria chamar também Adriana Esteves e Gabriela Duarte, filha de Regina Duarte na vida real, que foram as duas outras finalistas - coincidentemente ou não, Gabriela Duarte acabaria ficando com o papel de maior destaque, e Flávia Alessandra, com o de menor. Drica Moraes e Zezé Polessa também fariam suas estreias na Globo nessa novela, ambas sendo muito elogiadas e vindo a se tornar atrizes de grande sucesso.

Uma das maiores razões para o sucesso da novela foi sua retratação do universo, da vida e dos problemas dos adolescentes - de fato, eu tinha 11 para 12 anos na época, e adorava os filhos do Gaspar, inclusive imaginando como seria legal se eles fossem meus amigos; nunca antes na televisão eu havia visto uma abordagem do tipo. Temas como divórcio, famílias com filhos de múltiplos pais, e até mesmo menstruação e masturbação, consideradas tabu na época, eram tratadas com a maior naturalidade do mundo, e foram elogiadas por professores e especialistas. Em um dos capítulos, Gaspar levou uma namorada (Diana Burle) para dormir em casa, mas os filhos não aceitaram e acabaram a expulsando; ato contínuo, ele arranca uma revista de mulher pelada das mãos de Ringo e diz "se eu fiquei na mão, você também vai ficar". A cena teve grande repercussão, e inclusive levou à publicação de uma matéria bastante elogiada no jornal Folha de São Paulo sobre o fim da censura e a maior liberdade dos autores.

A abertura ficaria a cargo de Hans Donner, e, embora evidentemente usasse recursos de computação gráfica, a maioria de seus efeitos seria feito com truques como paredes espelhadas e modelos com mais de 1,80 m de altura. A intenção era fazer parecer que existiam vários planos de imagem onde na verdade havia apenas um. A música de abertura, chamada Eu Só Quero Ser Feliz, ficaria a cargo da desconhecida banda Buana 4, que praticamente desapareceria após o fim da novela.

Como de costume na época, Top Model contaria com duas trilhas sonoras, uma nacional, composta apenas por músicas de artistas brasileiros, e uma internacional, composta por músicas de artistas estrangeiros e que estreava somente após a metade da novela. A música mais famosa e popular da trilha nacional foi Oceano, de Djavan, tema de Lucas, que ganharia o Troféu Imprensa de Melhor Música de 1989, disputando com Bem que se Quis, de Marisa Monte, e Astronauta de Mármore, do Nenhum de Nós. Taumaturgo Ferreira declarou em uma entrevista ouvir a música em um walkman toda vez que se preparava para fazer suas cenas, pois ela o inspirava na composição do personagem. Outras músicas de sucesso da trilha nacional foram Essa Noite Não, de Lobão; Hey Jude, de Kiko Zambianchi; Babilônia Maravilhosa, de Evandro Mesquita; e À Francesa, de Marina Lima.

Já na trilha internacional o maior sucesso foi Stay, da banda australiana Oingo Boingo, que se tornou um verdadeiro hit - o sucesso foi tão grande que a banda foi convidada para fazer um show no Brasil, e a Globo aproveitou para gravar uma cena na qual Ringo e Júnior iam ao show e eram sequestrados por Grilo. Outros sucessos da trilha internacional foram Right Here Waiting, de Richard Marx; I Don't Wanna Lose You, de Tina Turner; Dont Wanna Lose You (sim, é isso mesmo), de Gloria Estefan; Don't Look Back, dos Fine Young Cannibals; Wish You Were Here, dos Bee Gees; No More Boleros, de Gerald Joling; Heaven, do Warrant; Call It Love, do Poco; I'm Gonna Miss You, do Milli Vanilli; e, acreditem ou não, Stairway to Heaven, do Led Zeppelin.

Top Model é, até hoje, a novela de maior audiência na faixa das sete, com picos de 64 pontos, número impressionante até para uma novela das oito, e jamais visto em uma das sete. Mas, apesar de todo o seu sucesso, a novela quase daria prejuízo para a Globo, sendo prejudicada pelos diversos planos econômicos adotados pelo governo de Fernando Collor em 1989 e 1990. Na época, era tradição na Globo fazer o último capítulo o mais grandioso possível, mas o de Top Model seria bem simples. Calmon chegaria a escrever um recado para a equipe de produção, explicando a necessidade de menos custos e pedindo para que o foco fosse na dramaturgia.

Todo o sucesso de Top Model faria com que ela se tornasse a reprise "mais recente" do Vale a Pena Ver de Novo, começando a ser reprisada em 14 de janeiro de 1991, apenas oito meses e oito dias após seu término. A versão Vale a Pena Ver de Novo seria condensada em 125 capítulos, 72 a menos que a exibição original, terminando em 5 de julho de 1991. Com a reprise, Malu Mader ficaria no ar às tardes e às noites simultaneamente, já que, na mesma época, interpretava a personagem Márcia em O Dono do Mundo. Top Model seria reprisada também, na íntegra, no canal Viva, onde foi exibida entre 19 de dezembro de 2011 e 18 de setembro de 2012 - exata data na qual completaria 23 anos de sua estreia.

0 Comentários:

Postar um comentário