domingo, 12 de abril de 2020

Escrito por em 12.4.20 com 0 comentários

Como Treinar Seu Dragão

Eu adoro desenhos animados. Ultimamente, entretanto, fora do eixo Disney-Pixar, eu tenho gostado de pouca coisa. Está tudo muito parecido, meio óbvio, e, por conseguinte, meio sem graça. Talvez reflexo de que eu já não seja o público-alvo, e até parte natural da vida, mas me entristece que eu já não tenha tantas opções de diversão animada quanto há alguns anos - ironicamente, com a produção de séries e filmes animados hoje sendo talvez maior do que jamais foi.

Existe uma série, porém, que não é da Disney nem da Pixar, que eu absolutamente amo, e que fiquei um pouco triste porque ela provavelmente acabou. Já há algum tempo eu penso em escrever sobre ela aqui, e, enquanto escrevia sobre Dragon's Lair, decidi que seria um dos próximos assuntos. Portanto, hoje é dia de Como Treinar Seu Dragão no átomo.

Como Treinar Seu Dragão é inspirado em uma série de livros infantis de mesmo nome, escritos pela britânica Cressida Cowell. O primeiro livro, que, em português, se chama Como Treinar o Seu Dragão (em inglês, tanto o livro quanto o filme se chamam How to Train your Dragon), foi lançado em 2003, e tem autoria atribuída a Soluço Horrendo Haddock III (Hiccup Horrendous Haddock III no original), pequeno viking que fez sua estreia em outro livro de Cowell, Hiccup: The Viking Who Was Seasick (inédito no Brasil, o título traduz para algo como Soluço: O Viking que Enjoava no Mar), lançado em 2001, e que, após o sucesso do filme, foi relançado com o nome de How to be a Viking ("como ser um viking"). Soluço mora na ilha de Berk, e não só pertence à tribo dos Hooligans Cabeludos (Hairy Hooligans) como também é filho do Chefe, Stoico, o Imenso (Stoic the Vast), tendo a responsabilidade de assumir o comando da tribo quando tiver a idade apropriada. Ele se chama Soluço porque é costume entre os vikings de Berk dar a seus filhos nomes humilhantes - o melhor amigo de Soluço se chama Perna-de-Peixe (Fishlegs), e o primo e rival de Soluço, que acha que será um chefe de tribo muito melhor que ele, sendo o segundo na linha de sucessão, se chama Melequento (Snotlout) - que eles poderão trocar quando alcançarem a idade adulta - o que significa que, muito provavelmente, Stoico, o Imenso, um dia foi Soluço Horrendo Haddock II.

A parte do "treinar seu dragão" fica por conta do ritual de passagem da infância para a adolescência tradicional em Berk: aos 12 anos, todo viking deve encontrar e domar um dragão - que, no mundo onde a história se desenrola, são a principal espécie animal, existindo mais de 300 tipos diferentes de dragão - se tornando adultos quando o fazem, sendo expulsos da tribo se não conseguirem. Em Como Treinar o Seu Dragão, Soluço narra a história de como passou por esse ritual, e como ele foi essencial para que Berk sobrevivesse a um ataque do maior dragão já visto em toda a história, Morte Verde.

O livro faria um enorme sucesso, e daria origem a nada menos que 10 continuações: Como ser um Pirata (How to be a Pirate, 2004), Como Falar Dragonês (How to Speak Dragonese, 2005), Como Quebrar a Maldição de um Dragão (How to Cheat a Dragon's Curse, 2006), Como Mudar a História de um Dragão (How to Twist a Dragon's Tale, 2007), Como Navegar em uma Tempestade de Dragão (How to Ride a Dragon's Storm, 2008), Como Partir o Coração de um Dragão (How to Break a Dragon's Heart, 2009), Como Roubar a Espada de um Dragão (How to Steal a Dragon's Sword, 2011), Como Pegar a Joia do Dragão (How to Seize a Dragon's Jewel, 2012), Como Trair o Herói de um Dragão (How to Betray a Dragon's Hero, 2013) e Como Combater a Fúria de um Dragão (How to Fight a Dragon's Fury, 2015); além de quatro spin-offs: Como Treinar o seu Viking (How to Train your Viking, 2006, de autoria atribuída ao dragão Banguela, treinado por Soluço durante seu ritual), Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais (A Hero's Guide to Deadly Dragons, 2008), The Day of the Dreader (algo como "O Dia do Mais Pavoroso", 2012, inédito no Brasil) e The Incomplete Book of Dragons (algo como "O Livro Incompleto dos Dragões", 2014, inédito no Brasil).

O filme, porém, tem muitíssimo pouco a ver com o livro, exceto pelo nome de alguns personagens (Soluço, Banguela, Stoico, Perna-de-Peixe, Melequento, Bocão e Alvin), pelo fato de os vikings morarem na Ilha de Berk, e pelos dragões serem onipresentes no mundo e na história. Praticamente o resto todo é diferente, então, se você, como eu, resolver ler os livros porque gostou do filme, prepare-se para uma surpresa.

No filme, Berk é atacada frequentemente pelos dragões, de forma que o ritual de passagem envolve não treinar, e sim matar um deles. Todos os vikings são treinados desde crianças para reconhecer os ataques e as principais fraquezas de cada espécie de dragão, de forma a conseguir reagir de acordo durante um ataque. Soluço (voz de Jay Baruchel) não leva jeito para a coisa, e prefere criar equipamentos mecânicos que o ajudem a enfrentar os dragões, com a ajuda do ferreiro da ilha, Bocão Bonarroto (Gobber the Belch, algo como "Devorador, o Arroto" no original, voz de Craig Ferguson). Acontece que Soluço é filho do Chefe de toda Berk, Stoico, o Imenso (voz de Gerard Butler), que, viúvo desde muito cedo, o criou praticamente sozinho, e acha um absurdo o futuro Chefe depender de bugigangas para enfrentar dragões. Para ver se Soluço toma jeito, ele o matricula em uma escola de combatentes de dragões, na qual também treinam Perna-de-Peixe Ingerman (voz de Christopher Mintz-Plasse), menino gordinho, tímido e especialista em decorar as características dos dragões; Melequento Jorgenson (que no filme não é primo de Soluço, voz de Jonah Hill), menino encrenqueiro que faz bullying com os outros; os gêmeos Cabeça-Dura (Tuffnut) e Cabeça-Quente (Ruffnut) Thorston (vozes de T.J. Miller e Kristen Wiig), briguentos, mal-educados e que adoram implicar um com o outro; e Astrid Hofferson (voz de America Ferrera), menina corajosa e extremamente habilidosa no combate contra dragões, por quem Soluço é apaixonado. Vale citar como curiosidade que o pai de Melequento, Gosmento (Spitelout) Jorgenson, tem a voz de David Tennant, de Doctor Who.

Um dia, durante um ataque de dragões, Soluço usa uma de suas invenções contra um Fúria da Noite, a espécie de dragão mais rara e mais letal de todas, que todos julgavam estar extinto - tanto que ninguém acredita nele quando ele conta o que fez. A invenção de Soluço fere o Fúria da Noite, que se torna incapaz de voar. Com pena, Soluço cria outra invenção que permita que o bicho voe, mas somente quando controlada por ele, que deve montá-lo. Com o tempo, menino e dragão se tornam amigos, e Soluço decide batizar seu novo parceiro como Banguela (Toothless), já que ele não tem dentes - no livro, Banguela é de uma espécie bem comum, mas, como não tem dentes, Perna-de-Peixe convence a todos de que ele é de uma raça raríssima e quase extinta. Após fazer amizade com Banguela, Soluço passa a ter o maior desafio de sua vida: convencer os demais vikings de que eles podem ser amigos dos dragões, domando-os e vivendo em harmonia com eles, ao invés de tentando matar a todos os que aparecem. Mas, infelizmente, assim como nem todos os vikings estão dispostos a mudar de ideia, nem todos os dragões estão dispostos a ser domados...

Como é um desenho animado, é óbvio que no final todo mundo fica amiguinho e os vikings passam a treinar os dragões para auxiliá-los nas tarefas do dia a dia, então acho que vale dizer que cada um dos adolescentes ganha seu próprio dragão, cada um de uma espécie, os quais batizam com nomes bem criativos: o de Perna-de-Peixe se chama Batatão (Meatlug), o de Melequento é Dente de Anzol (Hookfang), o de Astrid é Tempestade (Stromfly), e o dos gêmeos é um dragão de duas cabeças, com cada um controlando uma cabeça e a chamando por um nome diferente: Bafo (Barf) e Arroto (Belch). Vale dizer também que Perna-de-Peixe e os gêmeos têm 14 anos no primeiro filme, enquanto Soluço, Astrid e Melequento têm 15.

O filme foi produzido pela Dreamworks, que adquiriu os direitos sobre o livro de Cowell já em 2004. Somente após o lançamento de Os Sem-Floresta, em 2006, entretanto, é que a produtora Bonnie Arnold receberia a luz verde para começar a trabalhar nele. A primeira versão do roteiro, escrito por Will Davies, era extremamente fiel ao primeiro livro, mas quando Chris Sanders e Dean DeBlois, diretores e roteiristas de Lilo & Stitch, fossem contratados para dirigir Como Treinar Seu Dragão, eles decidiriam mudar tudo, por considerar que a história original era voltada para crianças bem pequenas, e o filme deveria mirar no público infanto-juvenil. Sanders e DeBlois reescreveriam o roteiro, que acabaria creditado a eles e a Davies.

A maior preocupação da equipe de produção, evidentemente, seria com os dragões. O desafio era criar os dragões mais diferentes possível, mas que ainda fizessem sentido caso existissem no mundo real, e cuja aparência fosse ao mesmo tempo cômica e criativa. Para criar Banguela, os animadores se inspirariam na pantera negra, e dariam a ele orelhas e grandes olhos, para que suas emoções pudessem ser demonstrada com mais facilidade. A equipe de produção, que contaria com Roger Deakins como consultor, também criaria novos softwares especialmente para criar o voo dos dragões - com cada espécie voando de uma forma diferente - e o fogo, que deveria ficar o mais parecido com fogo de verdade, diferentemente do que ocorria nos desenhos de computação gráfica da época, nos quais o fogo sempre se comportava de forma meio esquisita.

Como Treinar Seu Dragão estrearia em 21 de março de 2010, em meio a uma guerra pelo formato 3D: na época uma novidade, a maioria dos cinemas só tinha uma sala 3D, de forma que a data de lançamento de Como Treinar Seu Dragão já havia sido alterada de novembro de 2009 para março de 2010 para que ele não tivesse que competir com os lançamentos de final de ano; então, no início de 2010, a Warner decidiria converter Fúria de Titãs, filmado em 2D, para 3D, e colocar sua data de estreia uma semana antes de Como Treinar Seu Dragão. A Paramount, que distribuiria Como Treinar Seu Dragão nos cinemas, entraria com uma representação contra a Warner, alegando que isso prejudicaria sua distribuição, já que, desde o início, Como Treinar Seu Dragão estava sendo produzido para ser exibido em 3D - durante a distribuição, porém, seriam a Warner e a Disney quem acusariam a Paramount de estar fazendo algo ilegal, chantageando os cinemas para que eles decidissem colocar em cartaz Como Treinar Seu Dragão ao invés de Fúria de Titãs ou Alice no País das Maravilhas, sob ameaça de que eles não receberiam os próximos lançamentos da Paramount se Como Treinar Seu Dragão fosse preterido. No fim, as investigações dos órgãos competentes não deram em nada, e parece que ninguém foi prejudicado.

Com orçamento de 165 milhões de dólares, Como Treinar Seu Dragão renderia 43,7 milhões em seu primeiro fim de semana, um recorde para a Dreamworks, 217,5 milhões nos Estados Unidos, e quase 495 milhões no mundo inteiro, sendo também aclamado pela crítica, que elogiaria principalmente seu visual e os relacionamentos entre os personagens - embora alguns apontassem que há muita luta entre dragões e pouco desenvolvimento de personagens. O filme seria indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar de Melhor Filme de Animação (perdendo ambos para Toy Story 3) e ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original (perdido para A Rede Social).

O sucesso do filme faria com que a Dreamworks decidisse produzir três curta-metragens, lançados diretamente em DVD. Em A Lenda do Dragão Quebra-Ossos (Legend of the Boneknapper Dragon), lançado em 15 de outubro de 2010, Soluço e seus amigos decidem acompanhar Bocão em sua missão para matar o lendário dragão Quebra-Ossos, tido como apenas um mito pelos demais vikings de Berk. Como Treinar Seu Dragão: O Presente do Fúria da Noite (Dragons: Gift of the Night Fury), lançado em 15 de novembro de 2011, é um especial de Natal, mas, em Berk, todos se preparam para celebrar o Snaggletog, que é a mesma coisa só que com outro nome, quando todos os dragões somem misteriosamente, com Soluço descobrindo acidentalmente para onde foram e o que foram fazer. E, em O Livro dos Dragões (Book of Dragons), também lançado em 15 de novembro de 2011, Soluço e seus amigos encontram o lendário Livro dos Dragões, de autoria de Bork, o Audaz (Bork the Bold, voz de Jim Cummings), que descreve 14 tipos de dragões, seus ataques e seus pontos fracos.

O sucesso do filme também motivaria o Cartoon Network a procurar a Dreamworks, interessado em produzir uma série animada baseada nele. A Dreamworks já havia produzido séries baseadas em seus filmes antes, mas sempre em parceria com a Nickelodeon, e sempre voltadas para o público infantil, com um tom bem mais leve e humorístico do que os filmes que lhes deram origem; inicialmente chamada de Dragons: The Series, a série inspirada em Como Treinar Seu Dragão foi anunciada como a primeira voltada para o público infanto-juvenil, não somente mantendo o mesmo tom do filme, mas também servindo como continuação direta dele. Pouco antes da estreia, o Cartoon Netrwork decidiria mudar o nome da série para Dragons: Riders of Berk (Dragões: Pilotos de Berk no Brasil).

A primeira temporada da série teria 20 episódios, exibidos entre 7 de agosto de 2012 e 20 de março de 2013, e focaria nos habitantes de Berk se acostumando a conviver com os dragões, enquanto os adolescentes do filme montam uma Academia de Domadores de Dragões, e têm de lidar com vilões que não aceitam a convivência pacífica entre vikings e dragões. Baruchel, Ferrera, Mintz-Plasse, Miller e Tennant repetem seus papéis, mas os demais, envolvidos com outros projetos ou por razões pessoais, não aceitaram, e foram substituídos: Melequento tem a voz de Zack Pearlman, Cabeça-Quente a de Julie Marcus, Stoico a de Nolan North, e Bocão a de Chris Edgerly. Personagens que estreiam na série incluem Gustav Larson (Lucas Grabeel), menino que sonha se tornar um domador de dragões e tem Melequento como ídolo; Gothi (Angela Barthis), a xamã de Berk; Bolor (Mildew no original, voz de Stephen Root), ancião que planta repolhos e odeia dragões, que frequentemente conspira para convencer os outros a impedir que eles fiquem em Berk; Johann (Michael Goldstrom), mercador que sempre traz em seu barco novidades para os habitantes de Berk; Heather (Mae Whitmann), adolescente aparentemente sem memória encontrada pela turma de Soluço e que quer fazer parte dela; e os apoios cômicos Baldão e Estrume (Bucket e Mulch, vozes de Thomas F. Wilson e Tim Conway), dois vikings pouco inteligentes e muito atrapalhados que vivem se metendo em confusão.

O principal vilão da primeira temporada é Alvin, o Traiçoeiro (Alvin the Treacherous, voz de Mark Hamill, o Luke Skywalker de Star Wars), viking que foi expulso de Berk por ter cometido uma traição (que ninguém nunca revela qual é), e agora conspira para retornar e tomar o lugar de Stoico, sempre auxiliado por seu segundo em comando, Savage (Paul Rugg). Um vilão secundário da primeira temporada é Dagur, o Ensandecido (Dagur the Deranged, voz de David Faustino, de Um Amor de Família), líder da tribo dos Berserkers e filho de Oswald, o Agradável, que, ao contrário do pai, considera os vikings de Berk como seus inimigos, e, após a morte do pai, decide declarar guerra.

Para a segunda temporada, o Cartoon Network mudaria o nome da série para Dragons: Defenders of Berk (Dragões: Defensores de Berk no Brasil), e, a partir de então, a série passaria a ser conhecida como um todo como Dreamworks Dragons. Na segunda temporada, Dagur e os Berserkers passam a ser os inimigos principais, com Savage passando a ser o segundo em comando de Dagur, Heather ganha um papel maior, e Alvin passa a ser uma espécie de anti-herói. A partir da segunda temporada, Cabeça-Quente passa a ser dublada por Andrée Vermeulen. A segunda temporada teria mais 20 episódios, exibidos entre 19 de setembro de 2013 e 5 de março de 2014, mas não faria tanto sucesso quanto a primeira, o que faria com que o Cartoon Network não se interessasse em encomendar uma terceira, mesmo após a segunda temporada ganhar um Emmy de Melhor Design de Personagens em uma Animação.

Enquanto a série era produzida, a Dreamworks negociava uma sequência para o filme; Sanders, envolvido com Os Croods, não aceitaria retornar, mas DeBlois aceitaria ser roteirista e diretor, com a condição de que assinasse contrato para dirigir e escrever também um terceiro filme, fechando uma trilogia. Segundo DeBlois, ele planejava fazer com Como Treinar Seu Dragão 2 algo parecido com o que O Império Contra-Ataca fez com Star Wars, "expandindo o universo, o alcance, os personagens, a emoção e a diversão da franquia". A Dreamworks, por sua vez, aproveitaria para estrear em Como Treinar Seu Dragão 2 vários de seus novos softwares, criados em parceria com a HP, que melhoravam a animação facial, os movimentos dos dragões, proporcionavam iluminação como se fosse uma filmagem de verdade e permitiam que os artistas trabalhassem com as imagens enquanto elas eram renderizadas, sem precisar esperar todo o processo se concluir para fazer modificações. A equipe de produção também visitaria vários locais na Noruega e em Svalbard, já que, diferentemente do primeiro filme, ambientado totalmente em Berk, esse mostraria outros locais do Mar do Norte, e DeBlois queria que sua representação fosse realística.

No segundo filme, os dragões de Berk são ameaçados pela chegada de Drago Bludvist (Djimon Hounsou), guerreiro que deseja dominar o mundo usando um exército de dragões. Enquanto tentam impedir que seus dragões sejam capturados, Soluço e seus amigos fazem uma importante descoberta: a mãe de Soluço, Valka (Cate Blanchett), não somente estava viva como também era amiga dos dragões, e passou todos esses anos protegendo-os dos caçadores comandados por Drago. Outro novo personagem é Eret (Kit Harington, de Game of Thrones), um caçador de dragões que vende os que captura para Drago, mas acaba se tornando amigo de Soluço. Baruchel, Ferrera, Butler, Ferguson, Mintz-Plasse, Hill, Miller e Wiig retornam a seus papéis, mas Tenant não estava disponível, então o pai de Melequento não aparece. O segundo filme é ambientado cinco anos após o primeiro, o que significa que Soluço e seus amigos têm por volta de 20 anos.

Como Treinar Seu Dragão 2 estrearia em 8 de junho de 2014; com orçamento de 145 milhões de dólares, renderia 177 milhões nos Estados Unidos e quase 619 milhões no mundo todo, ou seja, menos que o primeiro filme domesticamente, mas mais internacionalmente. A crítica mais uma vez o aclamaria, desta vez destacando também a profundidade da história e as relações interpessoais dos personagens. Como Treinar Seu Dragão 2 ganharia um Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação, sendo indicado também ao Oscar, que perderia para Operação Big Hero, na mesma categoria.


Após o Cartoon Network desistir da série, a Dreamworks faria um contrato com a Netflix, para que da terceira temporada em diante ela estivesse disponível no sistema de streaming. Com uma nova mudança de nome, para Dragons: Race to the Edge (Dragões: Corrida até o Limite no Brasil), a série ganharia mais seis temporadas de 13 episódios cada, para um total de 118, com a terceira sendo disponibilizada em 26 de junho de 2015, a quarta em 8 de janeiro de 2016, a quinta em 24 de junho de 2016, a sexta em 17 de fevereiro de 2017, a sétima em 25 de agosto de 2017 e a oitava e última em 16 de fevereiro de 2018. Os vilões dessa nova temporada são os caçadores de dragões que trabalham para Drago (embora Drago não apareça), comandados pelos irmãos Viggo e Ryker Grimborn (Alfred Molina e JB Blanc), sendo que o principal caçador que entra em combate contra Soluço e sua turma é Krogan (Hakeem Kae-Kazim). A terceira temporada seria indicada a dois Emmys, de Melhor Programa Animado para Crianças (perdido para Niko and the Sword of Light) e Melhor Roteiro para Programa de Animação (perdido para Saúdem Todos o Rei Julien, também da Dreamworks e Netflix), e a quarta ganharia um de Melhor Edição de Som para Animação. É importante destacar que, apesar de terem sido lançadas após o segundo filme, as temporadas da terceira à oitava são continuação direta da segunda, e, portanto, ainda são ambientadas antes dos eventos de Como Treinar Seu Dragão 2, abordando, portanto, os eventos ocorridos nos cinco anos entre um filme e outro.

Em 1 de novembro de 2014 seria lançado mais um curta diretamente em DVD, com a diferença de que esse segue não os eventos dos filmes, e sim os da série, sendo cronologicamente ambientado entre a segunda e a terceira temporada. Chamado Dragões: A Origem das Corridas de Dragão (Dragons: Dawn of the Dragon Racers), ele traz Soluço e seus amigos competindo pelo título do primeiro campeonato de corrida de dragões de Berk, enquanto tentam desvendar o mistério de uma ovelha desaparecida.

Logo após o lançamento de Como Treinar Seu Dragão 2, começaria a produção de Como Treinar Seu Dragão 3 (How to Train your Dragon: The Hidden World no original). O plano original era que o terceiro filme fosse lançado em 2016, mas atrasos na produção fizeram com que a Dreamworks mudasse a data para 2017, e, depois, problemas surgidos quando a Dreamworks comprou a Pacific Data Image fizeram com que a data fosse novamente e sucessivamente adiada, até que a estreia ocorreria apenas em 22 de fevereiro de 2019.

Um ano após os eventos do segundo filme, Soluço e seus amigos lutam para acabar com todos os caçadores de dragões, libertando os dragões que eles capturam. Três chefes de tribo, Griselda, a Repugnante (Griselda the Grievous, voz de Julia Emelin), Ragnar, a Rocha (Ragnar the Rock, voz de Ólafur Darri Ólafsson) e Chaghatai Khan (voz de James Sie) decidem deixar suas diferenças de lado, se unir, e recorrer a Grimmel, o Cruel (Grimmel the Grisly, voz de F. Murray Abraham), o mais malvado caçador de dragões do mundo, responsável por levar os Fúrias da Noite quase à extinção, e criador de um soro que permite que controle qualquer dragão mentalmente, para que ele destrua os dragões de Berk de uma vez por todas. Enquanto isso, Soluço, vendo que Berk jamais estará livre da cobiça do mundo exterior, e que já está pequena para tantos dragões, decide encontrar o lendário Mundo Escondido, um refúgio para todos os dragões, e transferir Berk inteira para lá. Baruchel, Ferrera, Butler, Ferguson, Mintz-Plasse, Hill, Wiig, Blanchett e Harington retornam a seus papéis; Miller seria demitido após se envolver em um escândalo sexual, então Cabeça-Dura tem a voz de Justin Rupple. Talvez para compensar sua ausência no filme anterior, Tenant faz a voz de dois personagens, Gosmento, pai de Melequento, e Ivar (Ivar the Whitless), caçador de dragões que trabalha para Ragnar.

Com orçamento de 129 milhões de dólares, Como Treinar Seu Dragão 3 rendeu 160 milhões apenas nos Estados Unidos e pouco mais de 520 milhões no mundo inteiro. A crítica mais uma vez receberia o filme de braços abertos, elogiando especialmente o final da trilogia. Como Treinar Seu Dragão 3 seria indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação, perdendo ambos para Link Perdido.

Ainda em 2019, a Dreamworks criaria uma série chamada Dragons: Rescue Riders, que estrearia em 27 de setembro na Netflix. Voltada para crianças bem pequenas, em idade pré-escolar, a série acompanha os irmãos vikings Dak (Nicolas Cantu) e Leyla (Brennley Brown), que, tendo sido criados por dragões, desenvolveram a habilidade de falar com eles - os dragões dessa série, portanto, falam, e vivem incríveis aventuras junto com as crianças. Nenhum dos personagens dos filmes ou séries de Como Treinar Seu Dragão aparece, sendo Rescue Riders apenas ambientada no mesmo universo. Ao todo, foram produzidos 14 episódios, mas não há ainda previsão de uma segunda temporada.

O mais recente lançamento da série é mais um curta em DVD, How to Train your Dragon: Homecoming (até aonde eu saiba, ainda não disponível no Brasil), lançado em 3 de dezembro de 2019. Após os eventos de Como Treinar Seu Dragão 3, Soluço e Astrid se preparam para celebrar mais um Snaggletog, relembrando ao povo de Berk o que significa ser amigo dos dragões. Mas não perece que a série vai continuar a partir daí, sendo Homecoming mais como uma espécie de epílogo.

0 Comentários:

Postar um comentário