segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Escrito por em 22.12.14 com 1 comentário

Kamen Rider (XII)

Há algum tempo, eu fiz aqui uma série de posts sobre os seriados do Kamen Rider, um dos mais famosos heróis de tokusatsu do Japão, talvez do mundo. De lá pra cá, já foram lançados dois seriados novos. Se eu tivesse me lembrado disso antes, poderia ter escrito esse post antes do 600, aproveitando a onda de "completar os assuntos que estão faltando". Só lembrei agora, porém, mas não faz mal, porque ainda não desisti de escrever aqui, então é sempre bom ter assunto novo. Vamos, portanto, às duas séries mais recentes do Cavaleiro Mascarado!

Kamen Rider Wizard
2012

Um misterioso ritual, realizado no dia de um eclipse solar, trouxe para nosso mundo criaturas místicas chamadas Phantoms. Como parte do ritual, humanos com potencial místico latente, chamados Gates, foram submetidos a um desespero intenso, para que os Phantoms tomassem seus corpos. Um desses Gates, porém, havia, na infância, após ver seus pais seriamente feridos em um acidente de automóvel, prometido jamais se render ao desespero. Graças à sua força de vontade, esse jovem, chamado Haruto Soma, conseguiu impedir um Phantom, Wizardragon, de assumir seu corpo, mas, com isso, ficou com Wizardragon preso dentro dele. Após fugir do ritual, Haruto foi abordado pelo misterioso Mago Branco, que lhe deu um cinto chamado Wizardriver e lhe explicou sobre a natureza de seus poderes. Com o Wizardriver, Haruto pode canalizar os poderes de Wizardragon, se transformando em uma forma híbrida entre humano e Phantom de grandes poderes. Ele decide usar esses poderes para combater os outros Phantoms, impedindo que eles escravizem a humanidade, se tornando Kamen Rider Wizard.

Kamen Rider Wizard seria exibido entre setembro de 2012 e setembro de 2013, com um total de 53 episódios, o recorde da Era Heisei. Kamen Rider Wizard também combateria os Phantoms e outros inimigos em três filmes, e teria um especial lançado diretamente em DVD. Sua temática de magia e dimensões ocultas é fortemente inspirada na série Harry Potter, que teve um boom de popularidade no Japão no início da década de 2010, motivado, principalmente, pelo lançamento dos últimos dois filmes da franquia. Alguns elementos, como vocês vão perceber, também parecem ter sido "emprestados" de O Senhor dos Anéis.

Após conhecer o Mago Branco e receber o Wizardriver, Haruto é instruído a procurar a loja de magias de Shigeru Wajima, artesão especializado em criar anéis mágicos, que lhe dá o Anel do Fogo. Haruto passa a trabalhar na loja, e fica encarregado de proteger a jovem Koyomi, que tem amnésia e passa a ser sua "assistente". O trio também decide fazer da loja sua base de operações, de onde Haruto tenta identificar os Phantoms antes de partir como Kamen Rider Wizard para combatê-los. Além de Wajima e Koyomi, personagens coadjuvantes de destaque são Shunpei Nara, jovem fascinado por magia que constantemente tenta convencer Haruto a aceitá-lo como seu aprendiz, e Rinko Daimon, detetive de polícia que também possui poderes mágicos latentes, mas não consegue convencer seus superiores de que os Phantoms são uma ameaça e devem ser investigados.

Assim como é tradicional para os Kamen Riders da Era Heisei, Kamen Rider Wizard possui várias formas, chamadas Estilos, acionadas através de seus anéis mágicos. Assim como a maioria dos Kamen Riders, Wizard tem como principais golpes os chutes, que combina em uma grande quantidade de manobras semelhantes a uma luta de capoeira, jamais acertando seus oponentes com socos; dessa vez, porém, eles arrumaram uma explicação para a preferência: Haruto teme danificar os anéis mágicos com o impacto de golpes com as mãos.

Inicialmente, Wizard tem acesso a apenas quatro formas elementais. A principal, chamada Flame Style, é de cor vermelha, acessada através do Anel do Fogo de Wajima, permite que Wizard crie fogo com seus chutes, e é a mais equilibrada das quatro. A Water Style, de cor azul, é acessada através do Anel da Água, é mais veloz porém bem mais fraca que a Flame Style, mas permite que Wizard se mova livremente sob a água. A Hurricane Style, de cor verde, é acessada através do Anel do Furacão, e é a mais fraca das quatro, em compensação, é também a mais veloz, permite que Wizard dê pulos enormes, e até que flutue por alguns momentos. Finalmente, a Land Style, do Anel da Terra, de cor amarela, é a mais forte e resistente de todas, mas também a mais lenta e a que dá pulos menores, já que Wizard, com ela, fica bem mais pesado.

No início, Wizardragon antagoniza Haruto, já que, como o humano não se rendeu ao desespero, ele foi impedido de vir ao nosso mundo, ficando preso em seu corpo; conforme a série avança, porém, o Phantom vai passando a respeitá-lo, até que os dois se tornam aliados. Através do uso de um quinto anel, o Anel Especial, Wizard passa a poder manifestar partes do corpo de Wizardragon em nosso mundo, como se fossem partes de seu próprio corpo, ganhando acesso a cinco novas formas. Quatro dessas formas são variações das elementais: com a Flame Dragon, Wizard pode manifestar a cabeça de Wizardragon em seu peito, para que ela solte uma baforada de fogo; com a Water Dragon, ele pode manifestar a cauda de Wizardragon, que aumenta sua capacidade de manobra na água e pode ser usada para golpear inimigos; com a Hurricane Dragon, ele manifesta as asas, usadas para voar e para criar rajadas de vento; e com a Land Dragon, ele manifesta as garras de Wizardragon no lugar de suas mãos, podendo usá-las para escavar em alta velocidade ou para atacar inimigos com golpes cortantes. A quinta forma se chama All Dragon, e, com ela, Wizard manifesta todas as quatro partes de Wizardragon simultaneamente, se tornando uma máquina de destruição; essa forma, entretanto, só pode ser usada por poucos momentos, pois drena a energia mágica de Haruto rapidamente.

Mais adiante na série, Wizard consegue mais um anel, o Anel do Infinito, com o qual pode assumir a Infinity Style, forma super resistente, que permite que Wizard assuma velocidade da luz por alguns segundos, e usa como arma um machado mágico, feito da energia de Wizardragon. Apesar de só ter dez dedos, ao longo da série Haruto passa a ter acesso a uma centena de anéis, que lhe conferem os mais variados poderes, como o Anel Líquido, que permite que a Water Style ou a Water Dragon assumam uma forma líquida; o Anel de Trovão, que dá um novo ataque à Hurricane Dragon, com o qual ela pode criar uma tempestade elétrica; e o Anel Pequeno, que o encolhe para o tamanho de dois centímetros de altura.

Também adiante na série, Haruto é abordado por Kosuke Nito, um arqueólogo que, durante uma escavação, também encontrou um Anel Mágico. Com esse anel, ele conseguiu aprisionar em seu corpo um Phantom chamado Chimera, o que lhe permitiu se transformar em Kamen Rider Beast, que absorve o poder mágico de Phantoms derrotados para alimentar Chimera e manter seus poderes. Beast e Wizard inicialmente se tornam rivais, mas, aos poucos, vão passando a ser aliados. Assim como Wizard, Beast possui várias formas, mas somente a forma básica e a chamada Beast Hyper, mais poderosa, são acessadas através de anéis; outras quatro são acessadas através de mantos especiais que ele veste: o Falco Mantle, que aumenta sua velocidade; o Chameleo Mantle, que permite que ele se camufle, se tornando quase invisível; o Buffa Mantle, que aumenta sua força e resistência; e o Dolphi Mantle, que cura seus ferimentos e permite que ele se mova livremente sob a água. Beast não tem energia mágica suficiente para usar os anéis de Wizard, cuja energia não é compatível com os mantos de Beast.

Completa o trio de Kamen Riders da série Kamen Rider Mage, na verdade a jovem Mayu Inamori, cuja irmã gêmea, Misa, foi tomada durante o ritual. Mayu também recebeu um Anel Mágico do Mago Branco, mas, diferentemente de Haruto, foi levada para outra dimensão, onde foi treinada pessoalmente por ele, retornando no episódio 40 já como Kamen Rider Mage. Curiosamente, em seis outros episódios também aparecem duas outras pessoas, Yuzuru Ijima e Masahiro Yamamoto, que também podem se transformar em Kamen Riders, também usam o nome de Kamen Rider Mage, e possuem os mesmos poderes de Mayu, mas com uniformes de cores diferentes - o de Mayu é laranja, o de Yuzuru é azul e o de Masahiro é verde. Não é explicado se, assim como Wizard e Beast, os Kamen Riders Mage possuem Phantoms em seus corpos.

Os Phantoms, aliás, são os antagonistas da série. Eles não são um grupo desorganizado de monstros que resolveu invadir nossa dimensão, e sim uma organização na qual os mais fracos (chamados Ghouls) são os soldados rasos, os intermediários são os monstros da semana, e os mais fortes são oponentes recorrentes. Todos os Phantoms possuem nomes de monstros mitológicos, como Minotaurus, Gargoyle e Manticore. Os três mais fortes são Gremlin, que tomou o corpo de um assassino serial; Phoenix, extremamente violento e controlador, que tomou o corpo de um florista delicado; e Medusa, que tomou o corpo de Misa. O líder dos Phantoms é Wiseman, que planejou o ritual, e agora tenta eliminar a barreira entre as dimensõe de vez, para que os Phantoms invadam em massa.

Dos três filmes de Kamen Rider Wizard, dois são crossovers. O primeiro, Kamen Rider x Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie War Ultimatum, traz personagens de Kamen Rider Wizard, Kamen Rider Fourze e de Akumaizer 3, um antigo tokusatsu da Toei da década de 1970, além de participações dos Kamen Riders OOO, W, Birth e Accel. No enredo, os Akumaizers capturam alguns Gates para roubar sua energia mágica, e os Phantoms, ao saber que eles têm uma máquina que faz isso, decidem usá-la para aumentar seu poder e destruir Wizard de uma vez por todas. O segundo, Kamen Rider x Super Sentai x Space Sheriff: Super Hero Taisen Z, vai ainda mais longe, e traz personagens das três principais franquias da Toei: Kamen Rider (com Wizard e Fourze), Sentai (Go-Busters, Gokaiger e Kyoryuger) e Metal Heroes (Gavan e Sharivan). Nele, Gavan recebe a missão de destruir Wizard, pois seus superiores creem que sua magia é uma ameaça à integridade do universo; ele se recusa, porém, e acaba agindo certo, já que somente unindo as forças dos Metal Heroes, Sentai e Kamen Riders eles poderão derrotar uma ameaça capaz de destruir toda a galáxia.

Em seu filme solo, Kamen Rider Wizard in Magic Land (que tem título original em inglês, mesmo no Japão), Wizard tem de enfrentar o vilão Kamen Rider Sorcerer, que quer vingança por ter sido banido para outra dimensão (a tal da Magic Land). Finalmente, no especial em DVD Kamen Rider Wizard Hyper Battle DVD: Dance Ring Showtime (também com título original em inglês), Wizard consegue um novo anel, o Anel da Dança, e deve utilizá-lo em um duelo de dança contra Beast e vários Phantoms.

Kamen Rider Gaim
2013

Com 47 episódios, exibidos entre outubro de 2013 e setembro de 2014, três filmes, um especial para a TV e um especial em DVD, Kamen Rider Gaim, na minha modesta opinião, é o Kamen Rider mais bizarro de todos. Se vocês duvidam, continuem lendo.

A série é ambientada na cidade de Zawame, que já foi próspera, mas, hoje dominada pela megacorporação Yggdrasill, se tornou poluída, opressiva e cheia de criminalidade. Para espantar seus problemas, os jovens de Zawame possuem dois passatempos: fazer parte de uma "gangue de dança", um grupo de amigos com nome de equipe e uniformes, que enfrenta outros grupos do mesmo tipo em duelos de dança, ou jogar o Inves Game, jogo digital também criado pela Yggdrasill, na qual os jogadores, imersos em uma realidade virtual, usam sementes de árvores frutíferas especiais chamadas Lockseeds para criar animais estranhos chamados Inves.

O protagonista da série é Kouta Kazuraba, membro do grupo de dança Team Gaim (um trocadilho com game, "jogo" em inglês). Apesar de adorar fazer parte do grupo de dança, Kouta sofre grande pressão de sua irmã Akira, que considera isso passatempo de adolescentes, e alega que já está na hora de ele crescer e arrumar um emprego de verdade. Um dia, porém, o capitão do Team Gaim revela a Kouta que encontrou um misterioso cinto, e desaparece logo em seguida. Procurando-o, Kouta não só descobre que o cinto é o lendário Sengoku Driver, mas também que os Inves não são animais virtuais, e sim criaturas de outra dimensão, chamada Helheim Forest, que planejam invadir a nossa através do jogo. Usando uma Lockseed de laranja no Sengoku Driver, Kouta se torna o Kamen Rider Gaim, guerreiro samurai com poderes para enfrentar e deter os Inves.

Kamen Rider Gaim também possui várias formas, conhecidas como Arms. Como seus poderes vêm de sementes, essas formas são baseadas em frutas. Eu disse que era bizarro.

A forma mais usada por Gaim é a Orange Arms, obtida através da Lockseed de laranja, a mais equilibrada em termos de força, velocidade e resistência, e que o equipa com uma espada em formato de gomo de laranja. A Pine Arms, da Lockseed de abacaxi, é a mais forte e resistente, mas mais lenta e com pulos mais curtos, e usa como arma uma maça em forma de abacaxi pendurada em uma corrente. A forma mais veloz e de pulos mais longos é a Ichigo Arms, da Lockseed de morango, armada com duas adagas. E a Suika Arms, da Lockseed de melancia e armada com uma lança dupla, possui três formas, uma na qual Gaim veste a melancia como armadura, aumentando sua resistência; uma na qual a melancia se fecha em volta dele, tornando-o praticamente invulnerável, mas incapaz de se mover; e uma na qual a melancia se torna uma espécie de jetpack, permitindo que ele voe. Mais tarde na série, Gaim também consegue usar a Lockseed de banana para criar a Banana Arms, que tem a força dos socos ampliada e usa uma lança tipo de cavaleiro medieval como arma.

Também mais tarde na série, Gaim ganha acesso a um artefato chamado Genesis Core, com o qual pode usar novas sementes para criar as Jimber Arms. Três ao todo, as Jimber Arms são equipadas com um arco chamado Sonic Arrow, e, apesar de terem todas os mesmos valores de força, velocidade e resistência, cada uma possui uma característica mais acentuada: a Jimber Lemon, da Lockseed de limão, é mais adequada ao combate corpo a corpo; a Jimber Cherry, da Lockseed de cereja, permite que Gaim se mova à velocidade da luz por alguns momentos; e a Jimber Peach, da Lockseed do pêssego, dá a Gaim uma espécie de radar, com o qual ele pode identificar as localizações de seus inimigos.

Mais para o fim da série, Gaim ganha acesso a uma Lockseed especial, que permite que ele evolua a Orange Arms, transformando-a na Kachidoki Arms, a mais resistente de todas, que usa duas bandeiras como arma. Combinando a Lockseed Kachidoki (palavra que, em japonês, significa "triunfo") com outra Lockseed, a Kiwami ("perfeição"), Gaim consegue acesso à Kiwami Arms, sua forma definitiva, que tem o poder de todas as frutas. Como de costume, a Kiwami Arms não pode ser usada durante longos períodos de tempo.

O rival de Gaim é Kamen Rider Baron, cuja identidade original é a de Kaito Kumon, fundador e líder do Team Baron, principal rival do Team Gaim. Kaito recebeu um Sengoku Driver experimental de Sid, um dos diretores da Yggdrasill, e pode usá-lo em conjunto com a Lockseed de banana para acessar sua forma Banana Arms, que possui socos e chutes mais poderosos que os de Gaim, e usa uma lança de cavaleiro medieval como arma. Mais para a frente, ele obtém uma Lockseed de manga, que usa para acessar a Mango Arms, de maior velocidade e alcance dos pulos, e armada com uma maça; e consegue usar a Lockseed de melancia de Gaim para criar sua própria Suika Arms. Usando o Genesis Core e a Lockseed de limão, ele acessa a forma Lemon Energy Arms, sua forma definitiva.

A série não possui só esses dois Kamen Riders, contando também com muitos outros, como por exemplo Kamen Rider Zangetsu, na verdade Takatora Kureshima, que trabalha para a Yggdrasill e foi o criador do protótipo do Sengoku Driver. Zangetsu usa a Melon Arms, da Lockseed de melão, que tem como arma um escudo. Seu irmão, Mitsuzane Kureshima, é um dos membros do Team Gaim, e, após o irmão se recusar a treiná-lo, ele recebe de Sid um Sengoku Driver semelhante ao de Baron, que usa para se tornar Kamen Rider Ryugen, que usa a Budou Arms, da Lockseed de uva, que tem como arma uma pistola. Mais tarde, ele consegue também a Kiwi Arms, da Lockseed de kiwi, que usa como arma dois leques, e a Yomitsuheguri Arms, versão evoluída e mais poderosa da Budou Arms, acessada através da Lockseed yomitsuheguri, e que só pode ser usada por um curto período de tempo, pois drena sua força vital.

Já Kamen Rider Gridon é Hideyasu Jonouchi, líder do Team Invitto, que tem como forma principal a Donguri Arms, da Lockseed de bolota (uma frutinha da família da avelã), que tem como arma um martelo. Kamen Rider Kurokagi é Ryoji Hase, líder do Team Raid Wild, que usa a Matsubokkuri Arms, da Lockseed de pinha, armada com uma lança. Kamen Rider Bravo é Oren Pierre Alfonso, chefe de cozinha e dono de um restaurante, que usa a Durian Arms, da Lockseed de durião (fruta do sudeste asiático famosa por ser muito gostosa, mas muito fedida), armada com duas espadas dentadas. E Kamen Rider Knuckle é um homem conhecido apenas como Zack, ex-integrante do Team Severe Beat, que acessa a Kurumi Arms, da Lockseed de noz, armada com duas luvas de boxe gigantes. Gridon e Knuckle também acessar a Suika Arms em um episódio cada.

Existe, também, um Kamen Rider maligno, Kamen Rider Mars, um homem misterioso conhecido apenas como Kougane, cuja forma básica é a Golden Arms, criada através da Lockseed do lendário pomo de ouro, que usa como armas uma espada e um escudo. No último episódio da série, a Lockseed do pomo de ouro é corrompida, e, ao tentar usá-la, Kougane se trona Kamen Rider Jam, usando a Darkness Arms, a mais poderosa de todas as formas, que tem uma espada semelhante à de Gaim.

A Yggdrasill também chegou a ter sua própria equipe de Kamen Riders, chamada New Generation Riders. Liderados por Kamen Rider Zangetsu, que usou o Genesis Core para assumir a forma Melon Energy Arms, que tem os mesmos poderes das Jimber Arms de Gaim, a equipe conta ainda com Kamen Rider Sigurd, na verdade o próprio Sid usando um de seus Sengoku Drivers e a Lockheed de cereja para assumir a Cherry Energy Arms; Kamen Rider Duke, na verdade o cientista da Yggdrasill Ryoma Sengoku, que usa a Lockseed de limão para assumir a Lemon Energy Arms; e Kamen Rider Marika, a guarda-costas Yoko Minato, que usa a Lockseed de pêssego para assumir a Peach Energy Arms.

Os vilões da série, aliás, são todos ligados à Yggdrasill, que, além de Takatora, Sid, Ryoma e Yoko, conta em seus quadros com o misterioso benemérito DJ Sagara. Seus soldados usam uma versão mais fraca do Sengoku Driver, com a qual se transformam nos Kurokage Troopers, e os Inves são usados como monstros da semana.

O primeiro dos três filmes de Gaim, Kamen Rider x Kamen Rider Gaim & Wizard: Tenkawakeme no Sengoku Movie Daigassen ("a fiel batalha dos filmes de Sengoku"), é dividido em dois episódios. No primeiro, dedicado a Kamen Rider Wizard, Wizard tem que frustrar mais um plano dos Phantoms, que o leva, acreditem ou não, até a cidade de Fortaleza, no Ceará. No segundo, dedicado a Gaim, os vilões são os Kamen Riders Bujin, versões malignas de Gaim, Wizard, Fourze, OOO, W, Decade, Kiva, Den-O, Kabuto, Hibiki, Blade, Faiz, Ryuki, Agito e Kuuga.

O segundo filme, Heisei Rider vs. Showa Raider: Kamen Rider Taisen featuring Super Sentai, até que foi bem criativo: as maquinações de um vilão chamado Kamen Rider Fifteen, que tem os poderes dos quinze Kamen Riders titulares da Era Heisei (os citados no final do parágrafo anterior) acabam levando a um confronto no qual os Kamen Riders da Era Showa enfrentam os da Era Heisei. O "featuring Super Sentai" do título fica por conta de uma participação dos membros de ToQger, o sentai de 2014. Dois finais foram gravados, um no qual os Kamen Riders da Era Showa vencem, um no qual os da Heisei vencem; algumas semanas antes do lançamento do filme, a Toei pôs em votação qual dos dois grupos deveria ser o vencedor, sendo revelado, no dia da estreia, que os da Era Heisei venceram por uma pequena diferença de votos. O "final alternativo", no qual os da Era Showa vencem, foi incluído como extra no lançamento em DVD.

O terceiro filme foi uma parceria entre a Toei e a J-League, a liga profissional de futebol do Japão, e se chamava Kamen Rider Gaim Soccer Daikessen: Ogon no Kajitsu Sodatsu Cup! ("a grande batalha de futebol de Kamen Rider Gaim: o torneio das frutas de ouro!"). Nele, acreditem ou não, os Kamen Riders da série se envolvem em um torneio de futebol organizado por Kamen Rider Mars, com a participação de vários jogadores profissionais da J-League. Nem o especial em DVD conseguiu ser tão bizarro: chamado Kamen Rider Gaim Fresh Orange Arms Tanjo! ~ Kimi mo Tsukame! Fresh no Chikara ~ (algo como "Kamen Rider Gaim e a criação de Fresh Orange Arms: você também pode conseguir o poder do Fresh"), nele as Lockseeds dos Kamen Riders apodrecem, e uma misteriosa garota lhes revela que eles precisam de Lockseeds frescas ("fresh") para recuperar seus poderes. Ao usar uma Lockseed de laranja fresca, Gaim ganha uma nova forma, a Fresh Orange Arms.

Finalmente, o especial para a TV se chamava Ressha Sentai ToQger vs. Kamen Rider Gaim Haruyasumi Gattai Special (o "especial combinado das férias de primavera"), tinha uma hora de duração, e foi exibido entre os episódios 23 e 24 de Kamen Rider Gaim (o episódio 23 foi ao ar em uma semana, o especial na seguinte, e o 24 somente na seguinte). Nele, os ToQgers vão parar Zawame, e ajudam Gaim a derrotar um estranho monstro.

Antes de terminar, deixo aqui meu protesto por não existir uma Lockseed de maçã. Sério, tem de bolota e durião, mas não tem de maçã, que deve ser a fruta mais comum do planeta. Tem até de banana, que nem sementes tem.

Série Kamen Rider

Kamen Rider Wizard
Kamen Rider Gaim

Um comentário: