terça-feira, 28 de agosto de 2012

Escrito por em 28.8.12 com 0 comentários

Kamen Rider (X)

E hoje voltamos aos Kamen Riders! Que, aliás, estão acabando!

Kamen Rider G
2009

Assim como Kamen Rider ZX, Kamen Rider G não estreou em uma série, e sim em um especial para a TV, que foi ao ar em 31 de janeiro de 2009. Esse especial foi produzido para comemorar os dez anos das séries de Kamen Rider da Era Heisei, e contava com a participação de todos os dez Kamen Riders criados até então. Curiosamente, o especial também tinha um certo tom humorístico, que o diferenciava das demais produções de Kamen Rider.

O episódio começa quando uma organização terrorista chamada Shade invade os estúdios da TV Asahi - que, na vida real, transmite os seriados dos Kamen Riders da Era Heisei no Japão. A organização pretende, com o ataque, pressionar o governo para que seu líder, preso após o governo descobrir que a organização fazia experimentos com seres humanos, seja libertado. Dentre o grupo de terroristas, liderado por Daido Oda, está um jovem chamado Goro, a quem a Shade usava como cobaia em vários de seus experimentos. Ao ver que sua namorada, Eri Hinata, está dentre os reféns, ele se revolta, e assume a forma de Kamen Rider G para lutar contra os terroristas.

Todos os poderes de Kamen Rider G vêm do vinho. Isso mesmo, do vinho. Seu dispositivo de transformação lembra um abridor de vinho, e, para se transformar, ele o usa para abrir uma garrafa especial. Suas armas são uma espada que lembra um saca-rolhas e uma faca daquelas usadas para abrir garrafas de champagne. O próprio "G" do nome - e extremamente proeminente em sua armadura - vem da onomatopeia japonesa usdaa quando o vinho está sendo derramado de uma garrafa em uma taça, "gugugu".

Após Goro se revelar como Kamen Rider G, Oda se revela como um Worm, o Phylloxera Worm - a filoxera, também conhecida como "mosca do vinho", foi uma praga que quase acabou com a produção de vinho no século XIX. Assim como Oda, a maioria dos terroristas também se revela como sendo Worms. Kamen Rider G consegue salvar os reféns, mas os Worms se mostram muito fortes para ele, então ele pede ajuda aos outros Kamen Riders da Era Heisei, que enfrentam os terroristas enquanto Kamen Rider G luta contra Phylloxera Worm.

Além das piadas com vinho - tema escolhido sabe-se lá por que razão - Kamen Rider G também conta com a participação especial de muitos atores que trabalharam nas demais séries da Era Heisei, especialmente os que costumavam fazer papel de monstros, mas aqui aparecem sem fantasias. Yoko Ooshita, uma das mais famosas apresentadoras da TV Asahi, também faz uma participação especial como ela mesma, e Goro é interpretado por Goro Inagaki, um dos membros da boy band japonesa SMAP.

Kamen Rider G teve uma boa audiência, mas, por alguma razão, Kamen Rider G não é considerado um "Kamen Rider oficial" - na minha opinião, uma tremenda injustiça, já que ZX, que também estreou em um especial, e Shin, J e ZO, que estrearam em filmes, são. Deve ter algo a ver com o vinho.

Kamen Rider W
2009

Em um futuro não muito distante, existe uma cidade chamada Futo (que, em japonês, significa "Cidade dos Ventos"). Ecologicamente correta e autossustentável, Futo é uma espécie de utopia, na qual toda a população vive feliz e em harmonia com a natureza. Como nenhuma utopia costuma durar, entretanto, a Família Sonozaki começa a estragar o lugar, vendendo, principalmente a criminosos, aparelhos parecidos com pen drives, chamados Gaia Memories. Ligando a Gaia Memory em seu próprio cérebro, o usuário se transforma em um monstro chamado Dopant, de força, agilidade e velocidade muito superiores a um ser humano comum, e com alguns outros poderes sobrenaturais dependendo da Gaia Memory que utilizou. Além de transformar a pessoa em um monstro, o uso da Gaia Memory é perigoso porque o aparelho libera uma toxina, que vai lentamente tornando o usuário insano. Mesmo assim, a demanda pelo aparelho é grande, e a Família Sonozaki se torna uma espécie de máfia local, dominando financeiramente a cidade e deixando a polícia de mãos atadas.

Após a morte de seu mentor, o jovem detetive Shotaro Hidari, que possui o estranho hábito de se vestir como se estivesse na década de 1930, decide investigar a fundo o comércio das Gaia Memories e interrompê-lo doa a quem doer. Durante essa investigação, ele conhece um misterioso homem chamado Philip. De posse das Gaia Memories originais, que deram origem a todas as outras, Philip é perseguido pela Família Sonozaki, que o vê como uma ameaça. Após descobrir que Shotaro decide lutar contra eles, Philip decide usar suas Gaia Memories de forma inusitada: ligando-as, Philip e Shotaro combinam seus corpos em um só, ganhando incríveis poderes e se transformando em Kamen Rider Double.

Parêntese: o W do título da série também se pronuncia "dôbou", assim como o nome do Kamen Rider, e não "dôbou-iul", como deveria ser; double, caso alguém aí não saiba, significa "duplo" em inglês. Fecha parênteses.

Para se transformar, Shotaro e Philip inserem cada um uma Gaia Memory em um aparelho conhecido como Double Driver; Shotaro ficou com as Gaia Memories do Corpo, que determinam que tipos de ataques o Kamen Rider terá, enquanto Philip usa as Gaia Memories da Mente, que dão ao Kamen Rider poderes elementais. As três Gaia Memories do Corpo são a Trigger Memory, de cor azul, que conferem mira excepcional e proficiência com armas de fogo; a Metal Memory, de cor prateada, que amplia a força e resistência do Kamen Rider ao limite máximo; e a Joker Memory, de cor preta, que amplia a agilidade e velocidade, além de permitir que seja usado o mais poderoso golpe, o Rider Kick. As Gaia Memories da Mente são a Cyclone Memory, de cor verde, com o poder dos ventos; a Heat Memory, de cor vermelha, com o poder do fogo; e a Luna Memory, de cor amarela, com o poder da ilusão. Kamen Rider Double pode combinar os pares livremente, para um total de nove formas diferentes: Kamen Rider Double HeatMetal, Kamen Rider Double CycloneMetal, Kamen Rider Double LunaMetal, Kamen Rider Double CycloneTrigger, Kamen Rider Double HeatTrigger, Kamen Rider Double LunaTrigger, Kamen Rider Double CycloneJoker, Kamen Rider Double HeatJoker e Kamen Rider Double LunaJoker. Cada forma tem duas cores, correspondentes às Gaia Memories - Kamen Rider Double CycloneJoker, por exemplo, é metade verde e metade preto.

No meio da série, surge um novo Kamen Rider, Kamen Rider Accel, que passa a ajudar Double em sua luta contra os Dopants. Accel é na verdade o policial Ryu Terui, cuja família foi morta por um Dopant, e passa a se transformar em Kamen Rider depois que toma posse do Accel Driver e da Accel Memory. Kamen Rider Accel se parece com uma moto, com pneus e guidon na armadura, e realmente pode assumir uma forma de moto, a Bike Form. Quando está na Bike Form, Accel pode se combinar a uma espécie de tanque chamado Gunner A para assumir a AccelGunner Form, e com uma espécie de jato chamado Turbuler para assumir a AccelTurbuler Form. Mais para o meio da série, Accel ganha acesso a uma outra forma, a Accel Trial, bem mais veloz que a forma normal, mas mais fraca e menos resistente.

Personagens coadjuvantes de destaque incluem a chefe da agência onde Shotaro trabalha, Akiko Narumi; o ingênuo policial Mikio Jinno e seu parceiro Shun Makura, que não gostam do envolvimento de Shotaro com as investigações sobre as Gaia Memories; e os informantes de Shotaro: o blogueiro Watcherman, o "Papai Noel" Santa-chan e as adolescentes colegiais Queen e Elizabeth.

Como já foi dito, os vilões da série são os Dopants, monstros criados pelas Gaia Memories comercializadas pela Família Sonozaki, uma das mais antigas e tradicionais famílias de Futo. Seu chefe, o arqueólogo Ryubee Sonozaki, decidiu entrar para o ramo do comércio ilegal de Gaia Memories depois que seu filho, Raito, morreu e ressucitou como uma Gaia Memory. Cada membro da família possui uma Gaia Memory especial, chamada Gold Memory, com a qual pode se transformar em um Dopant sem correr o risco de ficar insano - risco que, aparentemente, Philip e Shotaro também não correm ao se transformar em Kamen Rider Double. Além de Ryubee, a Família é composta pela filha mais velha, Saeko, presidente da empresa de TI Digal Corporation; pela filha mais nova, Wakana, DJ da rádio Wind Wave; e por Kirihiko Sudo, principal comerciante das Gaia Memories. Os Dopants criados pelas Gaia Memories normalmente são identificados pelos poderes que possuem, como nomes como Magma Dopant, Spider Dopant e Violence Dopant; normalmente são criminosos que compram as Gaia Memories para cometer crimes, mas outros cidadãos podem comprá-las para seus próprios propósitos.

Além da Família Sonozaki, as Gaia Memories possuem relação com uma espécie de laboratório, chamado Foundation X. Presidido pela misteriosa Neon Ulsland e tendo como cientista-chefe Jun Kazu, um homem frio e sem emoções, que não se incomoda em testar seus inventos em si mesmo, a Foundation X na verdade trama para depor Ryubee, que considera muito emocional, e assumir todo o controle das operações envolvendo Gaia Memories.

Kamen Rider W teve 49 episódios, exibidos entre setembro de 2009 e agosto de 2010. Foi uma série de grande sucesso, gerando dois filmes para o cinema, quatro lançados diretamente em DVD e um para ser exibido especialmente em planetários, além de uma série de episódios especiais, nos quais Shotaro divagava sobre como seria sua vida se ele, Akiko ou Ryu tivessem feito escolhas diferentes. Esses episódios, conhecidos como Mini-Dramas, constavam dos extras quando a série foi lançada em DVD. Enquanto Kamen Rider W estava no ar, a Toei também pôs no ar em Tóquio uma versão real da rádio Wind Wave, que transmitia o programa de Wakana - como se ele existisse na vida real - além de vários outros que não apareceram na série mas eram de certa forma ligados a ela, como um comandado por Queen e Elizabeth e um que só tocava músicas-tema de Kamen Riders.

O primeiro filme de Kamen Rider W estrearia em dezembro de 2009, e não seria um único filme, mas três. Com o nome de Kamen Rider x Kamen Rider W & Decade: Movie War 2010, o filme era composto de três episódios. O primeiro, chamado Decade: The Last Story, serve como episódio final para Kamen Rider Decade, no qual Natsumi tenta salvar a vida de Tsukasa. Esse episódio traz um Kamen Rider inédito, Kamen Rider Kivala, que é Natsumi transformada com o poder de Kivala, tendo mais ou menos os mesmos poderes de Kiva. O segundo episódio se chama W: Begins Night, e nele Shotaro descobre que seu mentor e pai de Akiko, Sokichi Narumi, pode estar vivo, e passa a investigar o caso. O Kamen Rider inédito desse episódio é Kamen Rider Skull, na verdade o próprio Sokichi, que, em um ato de desespero, usou um aparelho chamado Lost Drive e a Skull Memory para se transformar e destruir um Dopant, preferindo sumir no mundo depois disso, mas agora retorna para ajudar Shotaro. O terceiro e último episódio, Movie War 2010, é uma convergência dos outros dois, e nele Decade, Double e vários outros Kamen Riders se unem para evitar a destruição do mundo pelo Neo Organism. Esse filme traz várias formas novas para Kamen Rider Double: Kamen Rider Double CycloneCyclone é totalmente verde e controlada apenas por Philip, enquanto Kamen Rider Double JokerJoker é totalmente preta e controlada apenas por Shotaro. Finalmente, Philip ganha acesso à Fang Memory, de cor branca, com a qual ele e Shotaro podem se transformar em Kamen Rider Double FangJoker, que tem acesso a várias armas cortantes, como espadas e bumerangues.

No ano seguinte, a Toei expandiria essa fórmula com o novo filme de Cho Den-O, chamado Kamen Rider x Kamen Rider x Kamen Rider The Movie: Cho-Den-O Trilogy. Mais uma vez seriam três episódios, mas agora, ao invés de serem exibidos todos em uma única sessão, eles estreariam com duas semenas de diferença entre um e outro. O primeiro episódio, chamado Episode Red: Zero no Star Twinkle é centrado em Kamen Rider Zeronos, que retorna ao passado para reviver uma história de amor. O segundo episódio, Episode Blue: The Dispatched Imagin is Newtral, é centrado em Kamen Rider New Den-O, que terá sua amizade com Teddy posta à prova durante uma crise. E o terceiro, Episode Yellow: Treasure de End Pirates, é centrado em Kamen Rider Diend, que viaja ao mundo de Den-O fugindo de um novo Kamen Rider, Kamen Rider G Den-O, que lembra um carro de polícia e pretende prendê-lo por seus crimes. Nesse episódio, ao reunir todas as Rider Cards, assim como Decade, Diend também assume uma Complete Form, na qual tem todos os poderes dos Kamen Riders G4, Ryuga, Orga, Glaive, Kabuki, Caucasus, Arc e Skull.

2010 também seria o ano do lançamento do segundo filme de Double, Kamen Rider W Forever A to Z: Unmei no Gaia Memory (unmei significa "destino"). Nele, Futo é invadida por uma força mercenária chamada NEVER, composta por criminosos que morreram e foram reanimados com superpoderes. Seu líder, Katsumi Daito, usa o Lost Driver e uma Gaia Memory especial, a T2 Eternal Memory, para se transformar em um Kamen Rider do mal, Kamen Rider Eternal. Nesse filme, Shotaro usa o Lost Drive de Kamen Rider Skull e a nova T2 Joker Memory para se transformar em Kamen Rider Joker, semelhante à forma JokerJoker de Movie War 2010. Para promover o filme, foi produzida uma série de 26 webisódios, todos em tom de comédia, chamados Net Movie Kamen Rider W Forever: The A to Z 26 de Bakushou Renpatsu (algo como "sucessão de gargalhadas"). O filme conta ainda com uma pequena participação daquele que seria o Kamen Rider seguinte, Kamen Rider OOO.

Os dois primeiros filmes em DVD não ficariam muito atrás no quesito comédia. O primeiro, chamado Kamen Rider W: Donburi's Alpha - Saraba Itoshi no Reshipi yo ("adeus receita querida") era um concurso de culinária entre Ryu, Akiko e Shotaro, sob o pretexto de se descobrir a fraqueza de um dos Dopants. O segundo, Kamen Rider W: Gaia Memory Daizukan (o "guia de campo") explicava todos os poderes e armas das formas de Kamen Rider Double; a desculpa era que Philip havia escorregado numa casca de ovo e perdido a memória, e Shotaro tinha de ensiná-lo tudo de novo.

Os dois outros filmes para DVD pelo menos eram sérios. Chamados Kamen Rider W Returns, eles eram "prequências" para a série, visitando o passado de Ryu Terui e de Katsumi Daido. Seus títulos, apropriadamente, eram Kamen Rider W Returns: Accel e Kamen Rider W Returns: Eternal.

Finalmente, Kamen Rider: Kyofu no Chikyu Ondanka Keikaku ("o pavoroso plano do aquecimento global") foi um filme produzido para ser exibido em planetários de todo o Japão. Nele, Kamen Rider Double luta ao lado de vários Kamen Riders do passado para impedir que a Shocker destrua a Terra através do aquecimento global. O filme tinha tom educativo, ensinando ecologia e desenvolvimento sustentável às crianças.

Série Kamen Rider

Kamen Rider G
Kamen Rider W

0 Comentários:

Postar um comentário